@DiegoNunes, alguns podem até lubrificar os vedados, mas eu não faço isso, ele já vem com uma quantidade de lubrificante para sua vida útil, se por acaso perdeu essa graxa é porque trabalhou acima dos limites especificados, e o correto é a troca.
Este tópico foi visto 12423 vezes e possui 16 comentários.
Já vi algumas coisas a respeito, mas ainda tenho dúvidas e gostaria que os amigos mais experientes do fórum me ajudassem por favor. Achei o manual meio vago com referência a esse assunto. O que devemos lubrificar na moto? Com o quê? Sei que cada um tem sua "fórmula mágica", mas gostaria de explicações o mais técnicas possíveis, inclusive para ficar de referência futura. Eu lubrifico a corrente com chain lube (tem tópico específico dela no setor de "Transmissão"), e as juntas do pedal de
Este tópico foi visto 12423 vezes e possui 16 comentários.
@DiegoNunes, alguns podem até lubrificar os vedados, mas eu não faço isso, ele já vem com uma quantidade de lubrificante para sua vida útil, se por acaso perdeu essa graxa é porque trabalhou acima dos limites especificados, e o correto é a troca.
As pessoas até duvidam daquilo que você diz, mas elas acreditam naquilo que você faz!
Bom saber, é vivendo e aprendendo com essa turma experiente do fórum, então nas revisões eles não lubrifica os rolamentos?? não é preciso lubrificar???
Abraço.
Moto Grupo Rota dos Ventos (Irmandade, Igualdade e humildade)
Os rolamento que são lubrificados, são os rolamentos de agulha que estão nas partes móveis da balança e o rolamento de rolo cônico na "caixa de direção".
As pessoas até duvidam daquilo que você diz, mas elas acreditam naquilo que você faz!
@janickgers, o que os fabricantes de rolamentos preconizam não é isso. Vale ressaltar que o lubrificante "vai embora" muito mais rápido que o próprio rolamento em determinadas circunstâncias, não necessariamente comprometendo as suas estruturas. Ainda sim, é por isso em motos geralmente se usa rolamentos DDU e não os blindados.
DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Eu lubrifico os rolamentos das rodas (reengraxar) a cada 20K Km. Dá prá ver que a graxa vai ficando preta e contaminada e/ou ressecada, perdendo sua eficiência. Daí eu nem tiro os rolamentos. Limpo superficialmente o excesso de graxa velha com um pano e querosene, bato água, assopro prá tirar o excesso de água e reengraxo em abundância, reinstalando a vedação. A vedação pode ser retirada com a ponta de um canivete fininho, com delicadeza, para não danificá-la.
Custo para reengraxar (R$ 2,00) no máximo.
Custo para trocar os rolamentos...: mais de R$ 100,00.
Acredito que com essa manutenção os rolamentos durem mais de 100K kms. Os meus já vão prá 50K kms, sem sinal de desgaste (folgas ou ruídos). Em rolamentos blindados (capa de aço) não é possível dar essa manutenção. Acredito que os rolamentos que vem com a capa de plastico já prevêem a manutenção dos mais cuidadosos.
Na verdade cada tipo de vedação tem sua aplicação, os Z e ZZ se utiliza em lugares onde eles trabalham por exemplo dentro do óleo, essa blindagem de metal não impede a entrada e saída de lubrificante líquido, Z blindado de um lado ZZ blindado os dois lados, geralmente se utiliza dentro dos motores, rolamento de eicho de câmbio, de embreagem onde a vedação de borracha nao aguenta e impede a circulação do óleo esse mantém a lubrificação e permite a circulação, já para rodas é recomendado os DDU que vedam melhor e se pode fazer manutenção, eu trabalhei em fábrica de máquinas agrícolas, trabalhei 4 anos e meio na assistência técnica a campo, vi muito rolamento estragando, e também muitos durando absurdos, em máquinas iguais, somente outro dono, se a vida útil de um rolamento for 20 mil km sem lubrificar, lubrificando vai chegar tranquilo a mais de 50 como o amigo acima citou
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)