O que lubrificar nas motocicletas?

Tópico: O que lubrificar nas motocicletas?

Este tópico foi visto 11775 vezes e possui 16 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Já vi algumas coisas a respeito, mas ainda tenho dúvidas e gostaria que os amigos mais experientes do fórum me ajudassem por favor. Achei o manual meio vago com referência a esse assunto. O que devemos lubrificar na moto? Com o quê? Sei que cada um tem sua "fórmula mágica", mas gostaria de explicações o mais técnicas possíveis, inclusive para ficar de referência futura. Eu lubrifico a corrente com chain lube (tem tópico específico dela no setor de "Transmissão"), e as juntas do pedal de

Este tópico foi visto 11775 vezes e possui 16 comentários.
    Página 1 de 2 12
    O que lubrificar nas motocicletas? 11775 Reviews

Avaliar Tópico: O que lubrificar nas motocicletas?

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 11775 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Yes 125

O que lubrificar nas motocicletas?

Já vi algumas coisas a respeito, mas ainda tenho dúvidas e gostaria que os amigos mais experientes do fórum me ajudassem por favor. Achei o manual meio vago com referência a esse assunto.

O que devemos lubrificar na moto? Com o quê? Sei que cada um tem sua "fórmula mágica", mas gostaria de explicações o mais técnicas possíveis, inclusive para ficar de referência futura.

Eu lubrifico a corrente com chain lube (tem tópico específico dela no setor de "Transmissão"), e as juntas do pedal de freio e embreagem com óleo spray.

Devemos lubrificar os cabos de embreagem e freio? Com o quê? Devemos lubrificar mais alguma parte do freio? Quais sensores devemos lubrificar e com o quê?

O que mais?

Agradeço as respostas

Abs

2. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Feb 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      ...

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      AL BA CE DF ES GO MA MG MS PA PB PE PI PR RJ 131067890 RS SC SE SP TO
      Clique para adicionar em seu perfil
      Salve Alexandre

Com certeza tem muita coisa para ser lubrificada nessa máquina. Vou falar sobre uma que já fiz, carece de detalhes técnicos porque em matéria de manutenção e reparos estou mais para aprender do que p/ ensinar. Isso é apenas um relato do que fiz e está dando certo (a tal "fórmula mágica").

Nesse tópico eu relato um problema com o cabo da embreagem. Na hora de colocar o novo fiz o seguinte:

- Antes de montar deixei o cabo em pé, no canto da garagem e lubrifiquei com óleo 90 (acho que é para transmissão de caminhões - sei lá - estava parado aqui na garagem e usei por conta da densidade). Precisei aplicar como a tal almotolia, dei umas 3 "bombadas" e deixei escorrer por dentro da capa do cabo a noite toda.
      - No outo dia instalei, tomando o seguinte cuidado: na "cabeça" do cabo tem uma espécie de capinha, nela tem uma fenda onde uma lado tem uma "meia lua" (vide foto 3) e no outro é reto - o lado com "meia lua" ficará voltado para o guidão. Caso contrário, cada puxada no manete essa tal capinha irá estrtangular o cabo ... pode partir os fios de aço.
      - Fiz isso e ainda coloquei o tal guarda-pó ... foi em maio/2009 ... esqueci que tenho cabo de embreagem ... só olhei hoje por causa do teu tópico ... acredite, está besuntado ainda!!!

Avante avante

3. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha XT660R Vermelha 2009

Não sei que oleo usa, mas o spray não é um bom lubrificante (pra esse caso ja que ele some com a agua) mas é bom pra limpeza:
      sugestão: antes de lavar a moto (quando for lubrificar) de umas prayzadas nos pontos a serem lubrificados, ele vai limpar o local e com a agua ele vai sair deixando mais limpo e tirando a graxa antiga.
      Ai você lubrifica com graxa (não sei a ideal, mas tambem no maximo 1 pra detalhes outra para coisas mais pesadas (se ver especificações de graxa, tem pra todo tipo)) pelo menos os seguintes pontos:
      -Sensores, naquela haste que entra e sai do sensor (freio traseiro e dianteiro, embreagem, descanço;
      -Cabos (na parte que fica desemcapada mesmo) da embreagem, tanto no manete quanto no cambio, acelerador;
      -Base do descanço, ponto de fixação das molas do descanço, onde tiver atrito, coloca um pouco... só oleo como da direção e etc devem ser estritamente de acordo com a reconedação.
      -É bom jogar um pouco de grafite na ignição e na fechadura que abre o banco.
      -Limpa contato spray nos bornes da bateria e um oleozinho depois.. (tem uns kits de revisão que vem varios tipos de oleos, derrepente é uma boa.)

O WD é um bom oleo mas ele some rapidinho, é mais pra um quebra galho, se vc está disposto a lubrificar tudo direitinho, deixa o wd para entre os intervalos de cada mão na massa dessa.

Recomendo tambem luvas cirurgicas, até sendo exagerado, você comprar uma caixa de luva cirurgica, ai toda vez que mexer com coisa que suja a mão, você coloca elas... no maximo você vai rasgar a luva e ficar com um pontinho ou outro dos dedos sujos, limpa rapidinho. É uma droga limpar/lubrificar corrente ou até mesmo mexer com pintura e ficar meia hora limpando a mão depois, fora aquela unha suja de mecanico que só sai com o tempo.
      Até sua mulher/mãe vai gostar, quando for cortar cebola ou mexer com carne que deixa a mão fedendo o resto do dia, pega um par de luvas e pronto..
      XT660 + RED = XT666

4. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Feb 2010
      Estado civil
      Não informado
      TÉ 660 Azul 12- TÉ 250 Azul 12-Suzi GS 120 13

Bandeiras portadas:

Com Graxa;
      Caixa de direção.Vou fazer com 10 mil kms.
      Balança traseira.Quando trocar a relação.
      Terminais de Bateria:Limpar com vinagre e passar graxa para evitar zinabre.
      Quanto aos cabos,é sempre bom mante-los lubrificados pois o contato com a agua vai produzindo ferrugem e acaba quebrando o cabo.
      Oleo da suspenção dianteira também vou trocar com 20 mil kms

5. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Yes 125

Opa, tá ficando bom isso, várias idéias!!

Essa das luvas foi ótima também, agora a patroinha não vai mais ter deculpas pra não descascar o alho... hehehehehe

Se alguém tiver mais dicas sobre lubrificações, estamos ouvindo!

6. Usuário Registrado

Estado
      MS MS
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT 660 R, PRETA 2008

Essa da cebola carne e alho foipra acaba heim.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

7. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      CBR1000RR, XTZ250R

Aqui na bahia faço revisão anual por 180 dinheiros e os caras lubrificam tudo!
      A vida é curta. Curta o quanto for possível!!!

8. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Suzuki V-Strom 650 XT 2015/16 e Suzuki, Yes, Prata, 2008

Bandeiras portadas:

BA CE PB PE
      Boa, aproveitando o tópico, gostaria de saber se procede um informe que recebi de um mecânico que dizer ser bem entendido aqui da minha city.
      Seguinte: o mesmo disse que nas revisões não se lubrifica os rolamentos pq para lubrificar tem que tirar os rolamentos e a retirada é feita a força dando pancadas danificando os mesmos, esse mecânico disse que o certo é trocar quando estiverem ruins no lugar de lubrificar, isso é verídico??????
      Moto Grupo Rota dos Ventos (Irmandade, Igualdade e humildade)

9. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      Té 660 2013

AC MS MT PR RO RS SC SP
      Rolamento blindado não se lubrifica, se troca. agora esse lance de tirar e colocar na porrada, aí é muito amadorismo. Existem ferramentas para tal procedimento.
      As pessoas até duvidam daquilo que você diz, mas elas acreditam naquilo que você faz!

10. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

AL BA PB PE 17350674 SE
      @janickgers, justo, apenas não confundir rolamentos blindados com vedados.

Os rolamentos originais da XT possuem sufixo DDU, logo, são vedados e não blindados (Z e ZZ). Isso significa dizer que dependendo do uso, a lubrificação pode ser necessária.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Página 1 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Selfie das nossas motocicletas
      Por Chucky no fórum Fotografias turísticas no motociclismo
      Respostas: 84
      Último Post: 07/07/2017, 01:43 PM
    2. Uso do Militec em motocicletas
      Por Anwar no fórum Lubrificação
      Respostas: 55
      Último Post: 19/06/2016, 12:01 PM
    3. Roubo de motocicletas no Brasil
      Por rosnos3 no fórum Segurança
      Respostas: 87