Sangria do freio (Inovei e dancei!)

Tópico: Sangria do freio (Inovei e dancei!)

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    Salve Nação XT Vejamos, Estava eu passando os olhos em umas revistas sobre motos quando me deparei com algumas fotos da linha de montagem da Kawasaki em Manaus. Chamou minha atenção o sistema utilizado para a colocação do fluído de freio (era uma máquina que ligava mangueiras tanto no parafuso de sangria - conjunto da pinça, quanto no alto - reservatório). Fechei a revista e tive uma brilhante idéia (quase a reinvenção da roda): Vou substituir o fluído e fazer a sangria, mas de forma

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    1. Sócio-Colaborador Dercilio é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Sangria do freio (Inovei e dancei!)

      Salve Nação XT

      Vejamos,

      Estava eu passando os olhos em umas revistas sobre motos quando me deparei com algumas fotos da linha de montagem da Kawasaki em Manaus. Chamou minha atenção o sistema utilizado para a colocação do fluído de freio (era uma máquina que ligava mangueiras tanto no parafuso de sangria - conjunto da pinça, quanto no alto - reservatório).

      Fechei a revista e tive uma brilhante idéia (quase a reinvenção da roda):
      Vou substituir o fluído e fazer a sangria, mas de forma diferente, de baixo para cima.

      Mãos à obra:

      - Cortei um pedaço de mangueira um pouco maior que a mangueira do freio;
      - Encaixei no parafuso da sangria (freio dianteiro);
      - Com uma seringa, enchi a mangueira com fluído de freio;
      - Coloquei na outra extremidade da mangueira um compressor de ar (risos .. não não .. foi um inalador - segredo, minha mulher não pode saber);
      - Abri o reservatório e com uma seringa retirei o fluído;
      - Afrouxei o parafuso da sangria;
      - Liguei o "compressor de ar" e fiquei observando o reservatório;
      - VOILÀ !!! O nível no reservatório subia lentamente;

      - "fechei" o parafuso da sangria, desliguei o "compressor";
      - Retirei com uma seringa o fluído do reservatório;
      - Repeti essa operação 3 vezes até o "óleo" de freio mudar de cor.

      Fechei tudo e fui testar.

      SOCORRO !!!! o manete do freio parecia uma MariaMole ! Encostava na manopla "facin...facin" !!

      [/fracasso_detect]

      Fui ao posto de combustíveis, comprei mais "líquido" de freio e refiz nos métodos ortodóxos (dá-lhe bombar!!).

      Corrigi (levei a tarde toda, mas corrigi).

      Pergunto aos ilustres: "Mas aonde foi que eu errei" ????

      Avante avante
      http://xt660.com.br/image.php?type=sigpic&userid=286&dateline=1406649768


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      ...

      Não entendi, tentando arrumar, vc colocou fluido na mangueira com a seringa e depois usou o compressor pra empurrar esse fluido e ai ia completando??
      Vc falou que colocou fluido com seringa de um lado e o compressor do outro.. fica meio estranho.rs vc só vai conseguir jogar oleo longe.rsrs

      De qualquer geito, antes de você andar com a moto, tem que dar varias bombeadas, o pistão do freio empurra pouco oleo e se não tiver comprimido ele demora pra começar a comprimir, tem que ficar bombeando, ai ele vai ficando duro. Vc reparou se quando voltou pra casa o reservatorio tava mais vazio? Vc tem que completar e ir bombeando o freio, ai vai nivelando, quando ficar duro, blza ai vc da um tempo e depois da outra conferida, sempre com a mangueira no ladrão, de preferencia com oleo dentro, pq na hora que você desrosqueia, ja pode entrar ar.

      Essas maquinas são feitas pra isso, pode ser que ela coloque o oleo ja na pressão, ou faça a sucção por cima, ou até circule uma boa quantidade de fluido pra tirar o ar... melhor mesmo é sistema caseiro, mangueirinha de aquario de silicone, bastante papel e jornal e um vidrinho para sangrar bastante e depois colocar de volta no pote do fluido de freio, ai vc pode circular bastante fluido sem perder.

      Obs: Vc é doido sair com a moto sem testar o freio!
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    3. Sócio-Colaborador Dercilio é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Postado originalmente por LVZA
      Não entendi, tentando arrumar, vc colocou fluido na mangueira com a seringa e depois usou o compressor pra empurrar esse fluido e ai ia completando??
      Vc falou que colocou fluido com seringa de um lado e o compressor do outro.. fica meio estranho.rs vc só vai conseguir jogar oleo longe.rsrs

      De qualquer geito, antes de você andar com a moto, tem que dar varias bombeadas, o pistão do freio empurra pouco oleo e se não tiver comprimido ele demora pra começar a comprimir, tem que ficar bombeando, ai ele vai ficando duro. Vc reparou se quando voltou pra casa o reservatorio tava mais vazio? Vc tem que completar e ir bombeando o freio, ai vai nivelando, quando ficar duro, blza ai vc da um tempo e depois da outra conferida, sempre com a mangueira no ladrão, de preferencia com oleo dentro, pq na hora que você desrosqueia, ja pode entrar ar.

      Essas maquinas são feitas pra isso, pode ser que ela coloque o oleo ja na pressão, ou faça a sucção por cima, ou até circule uma boa quantidade de fluido pra tirar o ar... melhor mesmo é sistema caseiro, mangueirinha de aquario de silicone, bastante papel e jornal e um vidrinho para sangrar bastante e depois colocar de volta no pote do fluido de freio, ai vc pode circular bastante fluido sem perder.

      Obs: Vc é doido sair com a moto sem testar o freio!

      Salve LVZA

      Reconheço, minha explicação foi péssima.

      Vou tentar aclarar:

      Ficou assim: inalador - mangueira com fluído dentro - "ladrão" do conj. da pinça.

      Quando liguei o inalador ele soprou ar para dentro da mangueira com o fluido e empurrou para cima (a pressão de ar desse aparelhinho é pequena e o fluído subiu devagar).

      Deu tudo certo, mas o resultado final foi terrível (o manete estava totalmente frouxo).

      Fui no posto de gasolina caminhando (fica na esquina de casa), a moto ficou na garagem aguardando eu refazer o trabalho.

      Refiz do jeito convencional: abastecendo pelo reservatório, abrindo e fechando o parafuso do ladrão e bombando nos intervalos para tirar o ar do sistema. Dessa forma deu certo, sempre dá !

      O óleo estar comprimido dentro da mangueira (da moto) é a resposta para minha tentativa número 1 (de baixo para cima) ter sido frustrada.

      dããr pra mim ! Não pensei nessa pressão.

      Valeu, abraço.
      Última edição por Dercilio; 16/07/2010 às 07:18 PM.
      http://xt660.com.br/image.php?type=sigpic&userid=286&dateline=1406649768


    4. Sócio-Colaborador Dercilio é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Peraí

      Li novamente e, se forçar um pouquinho a amizade, dá para entender. Não ficou tão truncado assim.

      Vou dissecar:

      - Cortei um pedaço de mangueira um pouco maior que a mangueira do freio;
      Essa parte tá fácil: temos aqui apenas um pedaço de mangueira (essa de aguário que o amigo se referiu)

      - Encaixei no parafuso da sangria (freio dianteiro);/
      Talvez algumas nomenclaturas estejam atrapalhando. Eu chamo esse "ladrão" de "parafuso da sangria". Então vamos chamar essa ponta da mangueira de aguário (para não confundir com a mangueira da moto) de ponta "X".

      - Com uma seringa, enchi a mangueira com fluído de freio;
      Como a ponta "x" da mangueira já estava conectada no "Ladrão", eu usei uma seringa (pois a bitola da mangueira "de aquário" é pequena) e enchi de "óleo" pela outra ponta (que chamarei agora de ponta "Y").

      - Coloquei na outra extremidade da mangueira um compressor de ar (risos .. não não .. foi um inalador - segredo, minha mulher não pode saber);
      A mangueira "de aquário", nesse momento cheia de "óleo", foi conectada ao inalador pela ponta "Y" (pois eu só usei a seringa com o exclusivo fim de colocar fluído dentro dá mangueira "de aquário", depois guardei - a seringa).

      - Abri o reservatório e com uma seringa retirei o fluído;
      Busquei a seringa de onde eu havia guardado (não estava muito distante) e tirei o "óleo de freio" do reservatório, afinal a idéia era fazer o "óleo" subir a partir do conj. da pinça, então isso evitaria o transbordamento.

      - Afrouxei o parafuso da sangria;
      Essa parte também é de fácil entendimento (penso eu). Me referi ao parafuso do "ladrão". Sei que por ali deve sair, mas na minha experiência eu queria que entrasse "óleo".

      - Liguei o "compressor de ar" e fiquei observando o reservatório;
      Esse compressor de ar não é aquele 40Bar, era o que eu tinha disponível em casa: um inalador (desses que se usa quando, geralmente as crianças ficam gripadas). Pois bem, liguei e fiquei olhando o reservatório (que estava vazio, pois removi o "óleo" que ali estava com a seringa).

      - VOILÀ !!! O nível no reservatório subia lentamente;
      Eu estava feliz, estava tudo dando certo, o "óleo" estava subindo e o nível do reservatório estava aumentando.

      Como eu queria substituir completamente o "óleo de freio", eu suspendia o procedimento, tirava "óleo" do reservatório e ia "soprando" mais "óleo" com a minha engenhoca.

      Eu só não contava com a necessidade de pressão no sistema. (esclarecido pelo colega)

      Moral da história: quando fazemos a sangria no método "normal", ao bombar o manete não estamos apenas tirando o ar do sistema (como todos dizem) mas também estamos criando pressão dentro da mangueira (da moto).

      Aprendi.

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    5. Usuário Registrado
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      Olá pessoal! Bom, sou novo aqui no forum, porém sou velho no mundo das motos, tenho uma CB400 1980, uma oficina de restauração de motos, e a próxima aquisição minha será uma xt660.

      Uma coisa eu falo para vcs, não tem segredo nenhum, é mais simples do que a maioria imagina!

      1- Abra a tampa do reservatório
      2- Cubra tudo em volta com um pano para que não tenha perigo de cair fluído em volta.
      3- Complete o reservatório com fluído novo
      4- Conecte uma mangueira no sangrador da pinça de freio
      5- Coloque uma seringa na outra ponta.
      6- Com a seringa puxe o fluído para fora da pinça, com cuidado para que não esvazie o reservatório e entre ar no sistema
      7- Quando encher a seringa, só retirar e esvaziar dentro de um recipiente, e enquanto isso deixe a mangueira pingando dentro do recipiente também
      8- Coloque a seringa vazia e continue o procedimento de retirada de fluído pelo sangrador.
      9- Assim que observar que está saindo fluído novo pelo sangrador, pode fechar e ir para outra pinça.
      10- ACABOU!

      Observação importante
      Assim que o nível de fluído do reservatório abaixar complete sempre, nunca deixe entrar ar no sistema, pois aí vai dar mais trabalho para sangrar, mas o procedimento é o mesmo.

      Abraços!!

      Andraus
      visitem - www.oficinadoandraus.com.br


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      Andraus... visitei seu site, e não tem endereço, foto nem telefone da sua oficina! Acho que é importante isso, né?


    7. Usuário Registrado

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      Dercilio o problema de tudo isso que vc fez foi que talvez tenha ficado ar no sistema, como vc fez o esquema no reverso, creio que assim que aplicou a mangueira pelo o respiro e colocou o oleo por cima, ja tenha ido com um pouco de ar, ou uma bolha ficou bem no meio e não quis subir junto com o oleo velho para o reservatorio !!
      Talvez se conseguisse fazer pro lado certo teria dado tudo ok, mas acho que foi só isso mesmo, pois quando troquei o fluido de oleo da moto e do carro, e fica seguer uma bolha acontece isso também !!!Fora que além de vc não estar fazendo a troca para o lado certo, o compressor (Inalador da sua mulher kkkkk) não ajudou muito a espulsar a bolha para cima !!!

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