Ajuste da injeção da XT660 - Página 4

Tópico: Ajuste da injeção da XT660

Este tópico foi visto 39942 vezes e possui 94 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Amigos, Estou criando esse tópico pra discutirmos o funcionamento de nossas máquinas! A nossa injeção usa o mesmo CDI das TDM e portanto ela tem o ajuste do segundo cilindro no caso o C2 e para a 660 nao da nada!!! Já o ajuste do C1 funciona para até 2000 RPMs ou seja não adianta engordar a mistura que a alta vai ser sempre a mesma!! No meu caso que só uso Gasolina aditivada o C1 em ZERO é o ideal. quando usava em 10 ele carbonizava vela, portando a mistura estava RICA! Bom é

Este tópico foi visto 39942 vezes e possui 94 comentários.
    Ajuste da injeção da XT660 4,00 39942 Reviews

Avaliar Tópico: Ajuste da injeção da XT660

Nota média: 4,00 | Total: 1 pessoas votaram | Tópico visualizado 39942 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      MT MT
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Divorciado(a)
      BMW F800GS 2015 e CRF230 2012

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Excelente tópico.

2. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha, XT 660 R, Black, 2009

Para Barah e e Anwar

Depois que comecei a participar deste fórum tive que fazer meus neurônios funcionar mais, a começar para escrever os nomes de vcs.. kkkk

Me deem opinião de vcs referente ao assunto abaixo...abração

Boa Tarde...

Baseado na leitura dos tópicos me digam se entendi certo.

Opção 01: C1= Positivo (de 1 a 10 por ex) siguinifica mais ar menos Gasolina?
      Opção 02: C1=Negativo ( de -1 a -10 EX) siguinifica mais gasolina e menos ar?

Se for isso a logica é que a moto com C1= Positivo vai ficar mais econômica que no modo Negativo?

Considerando que uso sempre gasolina de alta Octanagem Premium (ipiranga) ou Podim (BR)
      Vela de iridium
      Filtro do ar normal
      Moto 2009 com sonda

Qual configuração vc usaria nestas situações com proposito de ter uma maior autonomia.

Pretendo fazer estes testes em velocidades constantes, Pois trava de acelerador Cruize Control, e também vou utilizar o computador de bordo do GPS para ajudar a estipular um parametro mais completo, assim terei medias a mesma velocidade, tipo de combustivel e etc...

Obrigrada pelas ajudas inclusive ao Barah por postar o link deste tópico aqui...pois não estava conseguindo encontrar

3. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Willian, não respondi antes pois torna-se repetitivo, mas vamos lá...

Tipo de gasolina: aquelas em acordo com as normas dos países (MERCOSUR) e as adulteradas. Pode usar qualquer uma (boa) não vai obter rendimento extraordinário com a taxa de compressão do motor da XT66 (10:1).

Ajuste de emissão de CO2 (C1/C2): servem para isto, otimizar o motor na calibração do controle da emissão de CO2. A iama não deixou liberdade tão grande assim para um operador alterar estes valores e melhorar a performance do motor. O mapa de injeção é quem comanda o tempo de acionamento do bico injetor em acordo com a posição da borboleta e os sensores dos sistema, quando o motor está em plena carga este mapa toma conta e o ajuste de C1/C2 torna-se irrelevante.

Os motores da MINARELLI saem da fábrica na itália iguais uns aos outros e são econômicos conforme o projeto e a proposta, basta modular o acelerador conforme o gosto do piloto e a economia de combustível será proporcional.

Se começar a enganar (burlar) os sensores do sistema de injeção muda o projeto e vai precisar fazer novas medições para entender se atingiu o propósito... como nunca tem almoço de graça, melhor performance pede mais combustível.

Agora faço a pergunta: Qual autonomia desejada se a moto consegue perto de 25 km/l @ 90 km/h com o motor original?

4. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Casado(a)

Barah.. obrigado pelas respostas...

Vou responder tua ultima pergunta... A muito tempo eu noto que minha moto faz media inferior na minha cidade "praticamente ao nível do mar" sempre que vou viajar ja na segunda abastecida os valores mudam para melhor "pode ser sim influencia da gasolina ruim"

Andando muito suave sem arrancadas bruscas e etc.. a melhor media que to conseguindo é 22 e pouquinho... nunca consegui 25 em toda vida.. o melhor que consegui na XT2005 foi 24 e alguma coisa agora na viagem de janeiro em alguma parte do caminho que tinha muita declive... A média geral da viagem de 12 mil km foi de 20.45 teve seus picos de 23..e pouco.. mas 24 somente uma vez 25 nunca...

A 2009 a 100 km-h ta fazendo 20- 21

Então meu objetivo era tentar identificar se tem alguma coisa errada com a regulagem do C1 para minha região.. pois se eu conseguir deixar ela reguladinha para fazer entre 23 e 25 tenho uma autonomia um pouquinho melhor bem melhor... não quero colocar o tancão feio... já coloquei vela de iridium, mudo o filtro de ar a cada 10 k

Sempre tive vontade de testar o C1 a -5 por exemplos mas me assustaram dizendo que podia furar o pistão... por falta de gasolina... até hoje não entendi isso.... se C1 positivo é mais ou menos gasolina ou mais ou menos ar...

Esta semana coloquei C1=0 e vou andar uns km assim... abastecendo mesma gasolina mesmo posto e etc... depois vou andar a C1=+5 e depois = a -5 se furar o pistão vamos descobrir...

abração... um dia se encontraremos para papear tomar cerveja e contar historias depois de um dia de estrada...

5. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Dec 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT660R

Massarolo, mesmo problema que o seu o que vc fez?

6. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Willian impossivel dar merda c1 = -5, eu andei com c1 em -15 durante um mês inteiro, e só achei que a moto ficou mais ruim e consumo dela melhorou pouco coisa, depois coloquei em +25 ela morria menos e o consumo piorou bebendo um pouco mais, nesse caso ela ficou mais acelerada, tive que diminuir a aceleração dela no pino que tem ao lado do bico injetor mesmo !!!
      Creio que não terá resultados nótorios com regulagens de 5 em 5, mas sim de 10 em 10, 20 em 20 ja testei muitas regulagens, para mim a que ficou melhor foi +15 e c1 e c2, sem nada, vou colocar mas ja comprei vela iridium e cabo para aumentar centelha, só falta os filtros, mas ainda não instalei nenhum deles, quero instalar tudo de uma vez para ver a diferença !!

7. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Casado(a)

Boa tarde Leonardo 13... Muito boa tua colocação...

Baseado nela posso deduzir que: C1: Positivo entra mais combustível, fazendo a moto ficar mais esperta em arrancadas ou trocas de marcha onde a rotação fica abaixo dos 3 mill rpm. Se isso tiver certo eu posso regular o C1= -10 por ex, pois com vela de iridium e gasolina boa, a moto deve ficar econômica, em baixa rotação, como ando sempre em viagens maiores na faixa dos 100 km-h (ultima marcha menor aceleração) Trava de acelerador (diga-se loto automático ligado) Posso ter alguma diferença em economia. Elevando a mesma para os 24-25 km-l e assim com uma autonomia tranquila de 350 a 370 km... assim posso rodar pelo menos 300 km a cada parada e sem medo de ficar sem gasolina...

Claro que o barah dever estar de se perguntando, mais por que este gaúcho louco quer rodar 300 e tantos km sem parar... e que viagem tão grande é essa que ele quer fazer? quantas pernas de 300 uma ou duas...valheria tanta pesquisa e esforço???

uma vez por ano sempre faço uma viagem longa, mas também ando meio inclinado a fazer uma prova de regularidade chamada Ironbutt mil milhas em 24 horas... e este é o objetivo da pesquisa sobre consumo e etc...

Obrigado a todos pela troca de experiencia...

8. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Quanto ao C1 sempre foi um misterio para mim também, tento achar respostas sobre isso mas só consigo achar relatos de pessoas que deram as caras a fuçar, e depois compartilhar igual eu, não sei ao certo se realmente é entrada de mais ou menos "ar", ou se é mais ou menos "gasolina", pois quando regulei o c1 nessa configuração de -15 a moto ficou pouca coisa mais fraca e morria com mais frequencia (coisa que ja faz normal), quando aumentei para +25 a moto ficou mais esperta sem apagões, a aceleração em marcha lenta subiu, nas arrancada não mudou em nada, não sei também se faltou mais regulagem, porém percebi que o c2 influencia também !!!!Como vc disse um deve ser "AR" +ou- gasolina e outro "Gasolina" +ou-, mas não posso afirmar, vi um cara num site que colocou o C1 em +35 e disse que o consumo ficou em 13 a 15, muito ruim, mas disse que a moto estava o !!!!
      Eu coloquei também para testar mas não ficou bom, a moto ficou com muito excesso, ai sim fiquei com medo de dar problema na injeção, hoje uso c1 e c2 = 0, economia e apagões normais, ja consegui fazer 23km/l, de vez em quando deixo em C1 C2 = 15 a moto faz no maximo 18, mas anda mais entre a 2º e 4º marcha, em nenhuma vez aumentou o final da moto, e olha que eu tentei mesmo !! Caso eu saiba de outra configuração vou começar a usar para testar, mas acho que não é confiavel ficar alterando com frequencia isso !!

9. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Faixa de consumo da XT66 original (km/l):

13 <...> 19 <...> 25

Perto de 13 km/l está no momento de trocar por uma moto com motor 1000 cc...
      Perto de 25 km/l está no momento de trocar por uma moto com motor 250/300 cc...

Rodei boa parte dos 60000 km com esposa + bauletos e sempre usando o torque do motor pra mover essa massa com desenvoltura: 18 km/l de média e considerando o sistema de injeção no ajuste correto.

Quem modula a vazão de ar para o motor é a borboleta do acelerador, logo a mão do piloto é quem pode liberar + ou - ar para o motor.

O bico injetor manda + ou - combustível em acordo com o mapa de injeção e a leitura dos sensores do sistema de injeção. De novo, os parâmetros de C1 e C2 é uma pequena parcela de ajuste da injeção com pequeníssima interferência em baixas rotações - a iama não projetou o motor para qualquer um ficar alterando o sistema de injeção e depois arcar com prejuízos por má regulagem.

Vão perder os cabelos nessa insistência de melhorar a performance do motor ajustando C1/C2.

Willian, precisaria umas duas caixas de cerveja pra vc entender que o ajuste de C1/C2 é placebo

Economia de combustível está na mão direita do piloto e na quantidade de carga colocada na moto.

10. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Casado(a)

Barah estou começando a me interessar mais por este assunto de C1, kkk

Eu diria umas 2 cx de Bhomeia a -7º uns 10 k de costela da para, umas duas picanhas e uns dois entrecot para aperitivos..... tenho avental e faça vem afiada para esta lida, posso carregar no baú rumo a um hotel bonzinho com piscina e etc. no meio do caminho...entre nós dois... um fim de semana deve ser suficiente para aprofundar os estudos...

Voltando ao tópico...

Ta começando a entrar nos meus miolos, Logo um C1= +10 esta fazendo o bico meter mais combustível, e -10 menos combustível, Claro que isso só vai valer para rotação baixa e ainda penso que só serviria em motos anteriores as 2009 que não tinham sonda...pois as sondas são para fazer isso... para que tem a tal regulagem...

Leonardo: C1 positivo deve sim ser mais gasol, pois se fica dando estouros é mistura gorda... ok?

Estou desconfiado que nas motos com sonda esta regulagem não vai alterar em nada... mas vou fazer os testes...

As Bemezinha F650 Gs monocilindrica 2004 chegam a fazer 30 e muitos, com muita facilidade fazem 30... mas é claro que são mais leves, menos arrasto do para brisa por ser menor, e são duas velas por cilindro enquanto as nossas moto são uma vela só...por isso a vela de iridium é tão fundamental na XT660, por que será que no outro lado do oceano elas já saem de fabrica com vela de iridium....???

Para viajar em retas e trechos longos sem aclives e declives como temos aqui no estremo sul a trava de acelerador ajuda muito...tanto na economia quando no descansar do braço, pois é mouse a semana toda e acelerador no fim de semana...

Bom final de semana...

Página 4 de 10 12345678910

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ajuste no Facho de Luz do Farol da XT660R
      Por Ninjaboy no fórum Elétrica
      Respostas: 26
      Último Post: 23/12/2017, 09:29 AM
    2. Ajuste do Marcador de Velocidade
      Por TimmBalla no fórum Como usar o fórum (Dúvidas e Sugestões)
      Respostas: 9
      Último Post: 08/11/2014, 03:13 PM
    3. limpeza do corpo da injeçao
      Por Rogerson no fórum Injeção
      Respostas: 15
      Último Post: 06/08/2013, 01:04 PM
    4. Falcon 400 2013 virá com injeção eletrônica
      Por Patinho no fórum Novidades
      Respostas: 55
      Último Post: 01/11/2012, 04:44 PM
    5. Erro na luz de injeção da XT660Z Teneré
      Por Rafael Martins no fórum Elétrica