Tutorial - Desativar AIS e eliminar estouros do escapamento

Tópico: Tutorial - Desativar AIS e eliminar estouros do escapamento

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    1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Tutorial - Desativar AIS e eliminar estouros do escapamento

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      Antes de eu explicar como desativar o AIS da XT660, é importante mostrar para que serve e como funciona o sistema de indução de ar (AIS):


      SISTEMA DE INDUÇÃO DE AR (AIS)

      Injeção de Ar
      O sistema de indução de ar queima os gases não queimados do escapamento injetando ar fresco (ar secundário) na porta de exaustão, reduzindo a emissão de hidrocarbonetos. Quando houver uma pressão negativa na porta de exaustão, a válvula de palheta abre, permitindo que o ar secundário flua para dentro da porta de exaustão. A temperatura exigida para queimar os gases não queimados do escapamento é de aproximadamente 650 graus Célsius.

      Válvula de Corte de Ar
      A válvula de corte de ar é controlada pelos sinais da ECU de acordo com as condições do combustível. Geralmente, a válvula de corte de ar abre permitindo o fluxo de ar durante a marcha lenta e fecha quando o veículo estiver sendo pilotado. No entanto, se a temperatura do líquido de refrigeração estiver abaixo do valor especificado, a válvula de corte de ar permanece aberta e permite que o ar flua para dentro do escapamento, até que a temperatura esteja mais alta do que o valor especificado.



      Diagrama do Sistema de Indução de Ar



      Desativar o AIS
      Para desabilitar o AIS, tudo o que você precisa fazer é desligar o conector azul que está localizado atrás da buzina.



      Infelizmente, a única maneira de fazer isso, é removendo o banco, as carenagens laterais, as carenagens do tanque e, em seguida, desparafusar o tanque. As instruções para remover as carenagens podem ser encontradas no Manual do Proprietário da Yamaha.

      Não desligue as linhas de combustível para o tanque, você deverá deslizar o tanque para trás o suficiente para lhe dar acesso à bomba.

      Neste ponto, desconecte o conector azul e use fita isolante ou outro produto para evitar que os conectores fiquem expostos à umidade e sujeira.


      ELIMINANDO OS ESTOUROS DO ESCAPAMENTO

      Se você quiser se livrar dos estouros do escapamento, você precisa bloquear a mangueira do AIS para a caixa de ar. Isto irá reduzir os estouros em torno de 98% nas XT 660 2007 até 2010 e em torno de 50% nas XT 660 2004 até 2006.

      Para isso, utilizei um parafuso virado com a cabeça para dentro da mangueira, assim fica fácil remove-lo depois puxando através do eixo. Então, recoloquei a mangueira de volta na caixa de ar para não sugar sujeira no motor.










      Outras Observações
      Esta modificação não afeta em nada no desempenho da motocicleta, porém você estará agredindo o meio ambiente.

      Desativar a AIS, também reduz o ruído da caixa de ar quando o tubo de admissão (em baixo do banco) é removido ou quando se tem instalado o filtro DNA estágio 2.


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      Olá amigo, por gentileza, os "estouros", tecnicamente, conforme você disse, não prejudica a moto. Mas, por outro lado, você ressaltou que prejudica o ambiente. Então pergunto: na inspeção veicular, a moto passaria no teste, ou isso não tem nada a ver? Grato.
      Última edição por Ish Hagun; 25/05/2010 às 07:53 PM.


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      Postado originalmente por Ish Hagun
      Olá amigo, por gentileza, os "estouros", tecnicamente, conforme você disse, não prejudica a moto. Mas, por outro lado, você ressaltou que prejudica o ambiente. Então pergunto: na inspeção veicular, a moto passaria no teste, ou isso não tem nada a ver? Grato.
      Exatamente o que eu gostaria de saber !!!


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      Muito bom!!!!

      Só faltou um vídeo com os sons antes e depois do AIS bloqueado.


      pelo que entendi, os estouros são feios pelos hidrocarbonetos que não foram queimados ai qnd recebem o oxigenio do AIS entram em combustão dentro do cano???


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      Postado originalmente por dercilio
      Exatamente o que eu gostaria de saber !!!
      Provavelmente não irá passar, mas só medindo pra saber.


      Aqui na bahia não tem inspesão veicular. O únicom estado que tenho certeza é o RJ.


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      Postado originalmente por paruvitu
      Provavelmente não irá passar, mas só medindo pra saber.


      Aqui na bahia não tem inspesão veicular. O únicom estado que tenho certeza é o RJ.
      Sou de SC e aqui "ainda" não tem ... mas parece que além de RJ, SP também tem.

      E li em algum jornal que a coisa vai nacionalizar.

      Bom ou ruim ? Ainda não formei opinião. Só sei que no Brasil "criam-se dificuldades para se vender facilidades".

      até


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      Postado originalmente por Ish Hagun
      Olá amigo, por gentileza, os "estouros", tecnicamente, conforme você disse, não prejudica a moto. Mas, por outro lado, você ressaltou que prejudica o ambiente. Então pergunto: na inspeção veicular, a moto passaria no teste, ou isso não tem nada a ver? Grato.
      Tem tudo a ver! Eu acredito que a moto passe na inspeção de poluentes emitidos sem problemas. Quem se habilita?
      Postado originalmente por paruvitu
      Muito bom!!!!

      Só faltou um vídeo com os sons antes e depois do AIS bloqueado.


      pelo que entendi, os estouros são feitos pelos hidrocarbonetos que não foram queimados ai qnd recebem o oxigenio do AIS entram em combustão dentro do cano???
      Isso aí cara, lembrando que para isso acontecer, o interior do escapamento deve estar com aproximadamente 650 graus Célsius.
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      650ºC??? Duvido disso. Isso é temperatura demais até auto ignição de diesel e querosene, que são fraçoes bem mais pesadas que a gasolina.

      Vou procurar averiguar isso...


    9. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Está no Manual de Serviços da XT660R, mais precisamente na página 357 (7 -32).
      Download: http://xt660.com.br/showthread.php?7...Serviço-XT660R
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      Postado originalmente por paruvitu
      650ºC??? Duvido disso. Isso é temperatura demais até auto ignição de diesel e querosene, que são fraçoes bem mais pesadas que a gasolina.

      Vou procurar averiguar isso...

      Perguntei por aqui: a gasolina padrão BR(pura q sai das refinarias) tem auto-ignição a 257ºC, ou seja, se aquecê-la ate essa temperatura ela explode sem necessidades de centelhas. Com Centelha ele pode explodir a partir de 43ºC negativos.

      Como a gasosa dos postos tem alcool, deve ter uma leve alteração, mas não muito significativa...

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