Amaciamento do motor da XT660R/Z - Página 3

Tópico: Amaciamento do motor da XT660R/Z

Este tópico foi visto 13077 vezes e possui 30 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Olá pessoal, estou curtindo os primeiros kms com a "poderosa", e como não possui conta-giros, o técnico da revenda Yamaha daqui de BH me instruiu para não passar dos 110km/h, antes dos mil kms, para o período de amaciamento. Pergunto aos colegas do forum que pegaram a 66 zero, qual a melhor forma de amaciamento . Um abraço a todos.

Este tópico foi visto 13077 vezes e possui 30 comentários.
    Página 3 de 4 1234
    Amaciamento do motor da XT660R/Z 13077 Reviews

Avaliar Tópico: Amaciamento do motor da XT660R/Z

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 13077 vezes.

1. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado
      XR250 Tornado 08 , Merida one twenty 500 D

Tenho dois procedimentos, frutos de muita pesquisa, e que já segui uma vez ao adquirir uma moto zero,e que estou a repetir agora : primeiro,
      trocar o óleo e filtro após os primeiros cem km para não ficar circulando mais tempo com limalha no óleo, e novamente aos 500 km. Na minha moto anterior,
      era bem visível a presença de limalha à luz do sol. E segundo, procurar forçar o motor para assentar os anéis, sem chegar ao ponto de acelerar com tudo como alguns recomendam, mas sem também usar de cuidado excessivo. É bom dar aceleradas e deceleradas, sem nunca manter regimes constantes de giro. As explicações para isto são algo complexas, mas fazem sentido. Básicamente, trata-se de desbastar a rugosidade microscópica da parede do cilindro de modo uniforme, e isto só é possível se houver pressão suficiente sobre os anéis. Caso contrário, haverá um desbaste maior aqui, menor ali e como resultado uma vedação menos que perfeita, e daí uma sequencia de males, tais como menor potencia e contaminação mais rápida do óleo.

2. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Concordo com os procedimentos, Miguel. Essa troca de óleo aos 100 e 500 deveria ser padrão nas motos, elimina muita sujeira ainda nos primeiros km do amaciamento, que como vc bem colocou, não deve ser feito em regimes constantes e nem em muito baixa rotação... é obvio que tambem testar a que velocidade máxima a moto chega com 500km é forçar demais o motor...
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

3. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado
      XR250 Tornado 08 , Merida one twenty 500 D

Postado originalmente por Paul Barrett
      Concordo com os procedimentos, Miguel. Essa troca de óleo aos 100 e 500 deveria ser padrão nas motos
      Paul, não é difícil imaginar o porque disto do ponto de vista das fábricas e ccs...

4. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      At: Tornado / Ex: XT 660R 2011/12 Preta/NX400i Falcon 2013 Prata

Bandeiras portadas:

MG PR RS SC SP
      Pessoal..
      Peguei minha XT essa semana, 0 bala....

Qdo questionei o mecânico s/ como deveria ser minha condução ate os 1000km, ele me respondeu o seguinte: "Pode andar com o punho baixo", só me fez a seguinte informação, "não force a 3a marcha quando a mesma estiver em baixa velocidade, sempre q quiser arrancar, engate 2a e de continuidade, pois tem quebrado a engrenagem da 3a marcha, do resto, ele mandou pregar o pau para ver se acontece alguma coisa durante o 1 ano de garantia.

Até o presente momento peguei estrada somente uma vez que foi qdo a retirei na CC, estou aguardando chegar a placa para que eu possa pegar mais estrada, mas qdo sai da CC mandei 150km...ai manerei, pois era minha 1a vez q andava com a XTzona....mais a bixa parecia q tava implorando pra min enrolar mais o cabo...rsrsrsrsss
      Última edição por Brunoas182; 18/12/2011 às 02:01 AM.

5. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Pode rodar com a motoca desde zero até o fim do motor com o mesmo cuidado: é um motor com entrega de torque e baixa rotação. Não quebra, mas se o piloto abusar não há caixa ou motor que aguente... e precisa ser muito grosso para tal feito.

Rodar em baixa rotação na terceira marcha não é recomendado por motivo do escalonamento das marchas: motor trepida e maltrata a transmissão.

Os casos de terceira marcha quebrada tem como motivo principal obstrução do furo de lubrificação desta engrenagem... por fim, as engrenagens são robustas e aguentam o tranco.

6. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2009
      Estado civil
      Casado(a)
      YAMAHA XT660R PRETA 2012/13

AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ 134217727 RO RR RS SC SE SP TO
      Sempre acesso vários sites e fóruns sobre motociclismo. Levei o caso de amaciamento para Bitenca do Fórum Motonline. Resposta abaixo. Vale a pena ler.

Amaciamento e troca de óleo

por motonline | 23.04.2012

Óleo: Troque como recomenda o fabricante - A natureza agradece

Bitenca,

Gostaria de sua ajuda quanto a questão da troca de óleo no amaciamento do motor. Alguns colegas de um fórum que participo faz até 3 trocas de óleo antes dos 1000Km como forma de retirar a limalha que se deposita do óleo, favor ver abaixo um trecho:
      …”existe uma série de considerações sobre a troca antecipada do óleo, no caso de motos novas. Alguns recomendam trocar até 3 vezes antes de primeira revisão. A ideia é retirar o óleo com limalhas que surgem no amaciamento da moto – mesmo antes da quilometragem indicada pelo fabricante – e, assim, prolongar a vida útil do motor…”
      Pergunta: Do ponto de vista técnico, a ação acima está correta?
      Atenciosamente,
      Ricardo Ribeiro de Souza
      Recife – PE.

Olá Ricardo,
      A resposta seria sim e não.
      Sim porque todo motor novo, ao funcionar, suas peças móveis se acomodam em posição mais confortável para um funcionamento mais livre. Nesse processo, partículas metálicas são liberadas no óleo.

Não, porque o fabricante já prevê essa condição e seja por aumento na precisão na usinagem e dimensionamento das peças, seja pelo uso de filtros, as partículas não vão provocar mais desgaste do que o necessário, previsto pelo fabricante.
      Nos motores mais antigos essa condição era mais crítica, necessitando de um período maior de amaciamento e mais trocas de óleo. Hoje em dia, a precisão é maior e os materiais mais adequados. As trocas de óleo não tem que ser mais frequentes.
      Em todos esses casos o fabricante sempre recomenda o processo ideal para o amaciamento e as trocas de óleo não devem ser mais frequentes do que o recomendado. Causa entre outras consequencias ambientais, um custo desnecessário.

Abraços,
      Bitenca

7. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Suzuki V-Strom 650 XT 2015/16 e Suzuki, Yes, Prata, 2008

Bandeiras portadas:

BA CE PB PE
      Boa galerinha, sei que aqui deve ter algum mecânico e estou um pouco preocupado, queria saber se posso acelerar acima do recomendado durante o amaciamento, pq algumas vezes estou acelerando e quando olho o RPM está acima do recomendado.
      Obrigado.
      Moto Grupo Rota dos Ventos (Irmandade, Igualdade e humildade)

8. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

AL BA PB PE 17350674 SE
      Com a tamanha precisão na usinagem e qualidade do óleo e filtros, trocar óleo antes dos 1.000 km são pouco válidas. Em carros nos dias de hoje, a primeira troca de óleo de muitos modelos é com 10.000 km. Em moto o negócio é mais complicado por causa da caixa de câmbio.

Todas as partículas que possam causar danos ao motor, dentro deste período inicial ficam retidas no filtro. O papel do filtro filtra partícula com 5 mícrons. Pra se ter uma ideia, a folga entre o cilindro e pistão da XT é de 0,030-0,050 mm. 0,030 mm = 30 mícrons.

O motor sofre desgaste diariamente e se for fazer uma análise a cada troca de óleo, a presença de partículas sólidas metálicas estarão sempre presentes. O grande segredo é o tamanho delas. As que ficam naturalmente circulando são tão pequenas a ponto de serem bem menores que as próprias folgas do motor.

Eu me preocupo mais em dosar o acelerador. É importante não pesar a mão tanto nas altas rotações como nas altas cargas, bem como evitar andar numa mesma rotação o tempo todo.

Uma coisa extremamente importante em qualquer motor, principalmente nos monos que possuem baixa inércia no vira, evite andar com ele "pedido" uma marcha menor.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

9. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Suzuki V-Strom 650 XT 2015/16 e Suzuki, Yes, Prata, 2008

Bandeiras portadas:

BA CE PB PE
      Postado originalmente por DiegoNunes
      Com a tamanha precisão na usinagem e qualidade do óleo e filtros, trocar óleo antes dos 1.000 km são pouco válidas. Em carros nos dias de hoje, a primeira troca de óleo de muitos modelos é com 10.000 km. Em moto o negócio é mais complicado por causa da caixa de câmbio.

Todas as partículas que possam causar danos ao motor, dentro deste período inicial ficam retidas no filtro. O papel do filtro filtra partícula com 5 mícrons. Pra se ter uma ideia, a folga entre o cilindro e pistão da XT é de 0,030-0,050 mm. 0,030 mm = 30 mícrons.

O motor sofre desgaste diariamente e se for fazer uma análise a cada troca de óleo, a presença de partículas sólidas metálicas estarão sempre presentes. O grande segredo é o tamanho delas. As que ficam naturalmente circulando são tão pequenas a ponto de serem bem menores que as próprias folgas do motor.

Eu me preocupo mais em dosar o acelerador. É importante não pesar a mão tanto nas altas rotações como nas altas cargas, bem como evitar andar numa mesma rotação o tempo todo.

Uma coisa extremamente importante em qualquer motor, principalmente nos monos que possuem baixa inércia no vira, evite andar com ele "pedido" uma marcha menor.

Boa galerinha, sei que aqui deve ter algum mecânico e estou um pouco preocupado, queria saber se posso acelerar acima do recomendado durante o amaciamento, pq algumas vezes estou acelerando e quando olho o RPM está acima do recomendado.

Obrigado.
      A resposta não ficou clara amigo Diego, se é que vc respondeu minha pergunta.
      Abraço.
      Moto Grupo Rota dos Ventos (Irmandade, Igualdade e humildade)

10. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Aug 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660 R (Murgueça)

DF GO MG SP
      Não esquenta a "muringa" com isso não, a questão do amaciamento é somente em relação a ficar cortando giro, acelerar e ficar cortando giro e não passar marcha, coisas do tipo entende? No mais ao menos nos primeiros 1k é não fazer isso (depois dos 1k tb não faça afinal você não é motoqueiro ), depois "çulera esse trem" e seja feliz o motor não vai estragar assim, tem muito mito que você lê na internet que a maioria é pura balela, uma das principais coisas pra amaciamento do motor e que é bastante importante é a questão da troca de óleo nos 1k, no mais repito, desencana com esse trem de ficar olhando RPM com medo de estragar a motoca.....curte seu trator de boa çuuuleeeraaaaaaaaaaaaa e seja feliz ..Abraço.
      Última edição por Tikim; 26/11/2015 às 09:42 AM.

Página 3 de 4 1234

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. XT660R - Fim de motor - 99.079 Km
      Por Robson Jaborá/SC no fórum Motor
      Respostas: 131
      Último Post: 13/06/2014, 04:09 PM
    2. Dica sobre "amaciamento" da nova XT660
      Por Bareska no fórum Dicas
      Respostas: 3
      Último Post: 01/09/2012, 12:38 PM
    3. Motor a AR e outros...
      Por Leão no fórum Motor
      Respostas: 7