Amaciamento do motor da XT660R/Z - Página 2

Tópico: Amaciamento do motor da XT660R/Z

Este tópico foi visto 14191 vezes e possui 30 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Olá pessoal, estou curtindo os primeiros kms com a "poderosa", e como não possui conta-giros, o técnico da revenda Yamaha daqui de BH me instruiu para não passar dos 110km/h, antes dos mil kms, para o período de amaciamento. Pergunto aos colegas do forum que pegaram a 66 zero, qual a melhor forma de amaciamento . Um abraço a todos.

Este tópico foi visto 14191 vezes e possui 30 comentários.
    Página 2 de 4 1234
    Amaciamento do motor da XT660R/Z 14191 Reviews

Avaliar Tópico: Amaciamento do motor da XT660R/Z

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 14191 vezes.

1. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Jun 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT 660

BOA TARDE ,
      Sigam o manual, lá está claro o que fazer no período de amaciamento.
      Esta motocicleta é vendida em vários países e a recomendação é a mesma.
      Saudaçoes,
      Adilsop

2. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Dec 2009
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Azul 2008

Postado originalmente por Dexter
      Olá pessoal, estou curtindo os primeiros kms com a "poderosa", e como não possui conta-giros, o técnico da revenda Yamaha daqui de BH me instruiu para não passar dos 110km/h, antes dos mil kms, para o período de amaciamento.

Um abraço a todos.
      Se conseguir nao passar desta velocidade me conta como!!!
      KKKK

A minha eu peguei em Dez de 2008, e amaciei ela dois dias depois indo pra Aparecida com a Galera de SP, Anderson1975, Fabio Pé, FBI, Alemão... etc...

Fui com meu filho na garupa e dei umas boas esticadas até 160Km/h... Ela tava com uns 90 Km rodados só antes de sairmos...

Não sei se fiz mal, mas ate hj ela está inteira com 24 mil Km.. e eu não conegui segurar a mão... eu pensava na garantia de fábrica qualquer coisa...

Abrax...
      PBonfim > Paulo Natera

" A gente não faz amigos, reconhece-os!!! "
      Vinicius de Moraes

3. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Não custa obedecer os critérios que o fabricante recomenda!

ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

4. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Bandeiras portadas:

DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Existe um outro problema, ainda não citado: Aquecimento. Como a camisa e pistão/anéis ainda não se ajustaram, isso gera muito mais calor do que o normal... na primeira volta com a moto que saiu da concessionária vc anda 10 km e o motor já parece ter chegado de uma viagem. Acontece tambem em caso de retífica; até que haja o ajuste, tem que maneirar no acelerador... amaciamento de cabo enrolado pode não fundir o motor de cara, mas provavelmente irá diminuir sua durabilidade a longo prazo. Não sei até quanto roda o motor da 66 antes de precisar retificar ou trocar anéis/pistão (alguem pode me informar?) mas com certeza essa hora vai chegar antes para um motor mal cuidado/amaciado. Trocas de óleo/filtro frequentes são essenciais, pq o problema da micro limalha das peças sempre vai haver, mesmo que em menor quantidade.

5. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Feb 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      ...

Bandeiras portadas:

AL BA CE DF ES GO MA MG MS PA PB PE PI PR RJ 131067890 RS SC SE SP TO

6. Usuário Registrado

Estado
      DF DF
      Data de Ingresso
      Feb 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      BMW F800GS Branca

Alguém poderia me explicar a diferença entre "amaciar" um motor de uma moto e "amaciar" o motor de um carro?

Minha pergunta é porque, se as duas indústrias utilizam-se da mesma tecnologia, tem algumas que até fabricam os dois, porque critérios diferentes?

Primeira revisão em carros novos geralmente aos 10000 KM.
      Manuel Josemir (O Manu)

XT660R 2011/2012 Preta

INFORMAÇÃO,LAZER,DICAS DE VIAGENS,AMIZADES........
      AQUI TEM MUITA MAS CUSTA PARA MANTER
      CAMPANHA 10%.20 REAIS É MUITO POUCO

7. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Sep 2010
      Estado civil
      Namorando
      Srad 750 - 2009

Eu tenho uma pergunta sobre qual óleo colocar depois da revisão dos primeiros 1.000 mil KM'S. Já que nesses primeiros 1.000 mil KM'S o motor pode soltar microfuligens e tudo mais, que tal na troca de 1.000 mil KM'S, colocarmos um óleo semi-sintético, por ser menos denso ele entrará mais facilmente em outras partes do motor, onde o óleo mineral não alcança. Usar esse óleo semi-sintético, quem sabe, mais 800 KM'S, pois vai ter uma quilometragem boa nesse óleo e trocá-lo novamente, para ai sim, sair mais e mais fuligens do motor. E depois colocar o óleo que agrada a cada um.
      O que acham dessa hipótese ? Não? ahahaaha
      Better Than This! Sonhe e faça acontecer.

8. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha XT660R Vermelha 2009

O Oleo sintetico é superior em tudo em relação ao mineral, o semi-sintetico fica nesse meio termo, mas o proprio semi-sintetico muitos ja consideram "sintetico".
      A unica vantagem do mineral é o preço. O sintetico tem condições de durar mais tempo no motor, mas isso pode envolver problemas causados com a fuligem do combustivel que deixa o oleo escuro o que não é uma boa ideia, mas substituir o mineral pelo sintetico, com certeza vai bem. Só quando o motor estiver velho e fumando que é bom usar oleo mais grosso para evitar a perda.

Quanto a diferença entre carro e moto creio ser o uso para qual foi projetado. O motor do carro tem uma margem muito grande de "sobra", o motor tem que ser muito mais forte que o normal e funciona em baixa rotação, por exemplo na cidade enquanto você vai na padaria abaixo de 2500rpm tranquilamente, o ponto morto da sua moto está quase ai ja. O motor das motos que tem que ser pequenos e leves considero muito ineficiente, seu unico proposito é dar potencia mesmo... por exemplo enquanto você anda tranquilo e faz 20km/l com sua XT, um carro na mesma tocada e praticamente mais de 4x de peso a mais (e tamanho entao...) faz 10km/l... (o tranquilo de moto ja é uma tocada mais animada de carro...). Creio que por isso o motor da moto peça mais cuidado, é só ver as peças internas de um carro e a de uma moto para ver a diferença fisica... o pistão de uma moto é uma casquinha, ja de um carro ja é bem mais forte, ja se pegar a de uma caminhonete a diesel, ja deixa o do carro fragil e ele dura bem mais. As folgas admitidas na moto são menores e ai vai.. imagina perder 500ml de oleo, sua moto anda no "vermelho", ja um carro mal baixou na vareta.
      Tem o fato tambem de que os carros depois que o motor atinge a temperatura ideal, o sistema de arrefecimento consegue manter a temperatura extremamente fixa, seja subindo uma serra ou descendo, isso contribui bastante tambem para a vida do oleo.
      Última edição por LVZA; 18/03/2011 às 06:53 PM.
      XT660 + RED = XT666

9. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

"Alguém poderia me explicar a diferença entre "amaciar" um motor de uma moto e "amaciar" o motor de um carro?"

Motos trabalham com maior giro em relação aos motores de automóveis, pelo menos para a maioria dos motores aspirados: raramente ultrapassam 6000 rpm. Pra mim uma das únicas diferenças na pilotagem/direção: enquanto numa moto @ 6000 rpm é sussa num automóvel está perto do limite.

Troco o óleo da moto zero km nos primeiros 1000 km porque é recomendado (limpeza do motor), apensas isso. No carro se recomendarem 5 ou 10 kkm... faria o mesmo.

Lanço uma pergunta pra quem gosta de amaciar motores...
      _ Como amaciar o motor da XT66 se o pistão tem tratamento cerâmico? Vai dizer que sai de fábrica com uma camada a ser gasta durante o amaciamento?

Vida longa ao mito amaciamento

10. Usuário Registrado

Estado
      DF DF
      Data de Ingresso
      Feb 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      BMW F800GS Branca

Entendo as explicações, porém ainda fico "encafifado" porque só o motor das motos soltam os tais esmeros/resíduos/pedaços ou coisa do tipo das peças novas do motor.

E os carros não os soltam? É que mesmo com a diferença entre os motores, o valor de 1000 para 10000 é bem grande.
      Manuel Josemir (O Manu)

XT660R 2011/2012 Preta

INFORMAÇÃO,LAZER,DICAS DE VIAGENS,AMIZADES........
      AQUI TEM MUITA MAS CUSTA PARA MANTER
      CAMPANHA 10%.20 REAIS É MUITO POUCO

Página 2 de 4 1234

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. XT660R - Fim de motor - 99.079 Km
      Por Robson Jaborá/SC no fórum Motor
      Respostas: 131
      Último Post: 13/06/2014, 04:09 PM
    2. Dica sobre "amaciamento" da nova XT660
      Por Bareska no fórum Dicas
      Respostas: 3
      Último Post: 01/09/2012, 12:38 PM
    3. Motor a AR e outros...
      Por Leão no fórum Motor
      Respostas: 7