Relação da XT660R/Z (Corrente/Coroa/Pinhão)

Tópico: Relação da XT660R/Z (Corrente/Coroa/Pinhão)

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    Para quem tem pouca paciência na leitura segue o link: http://xt660.com.br/showthread.php?2172-Comparativo-entre-as-Rela%E7%F5es-para-XT660R&p=34661#post34661 ################################################# Se continuar por aqui tem mais informações úteis sobre manter a transmissão da XT66.. O sistema de transmissão da XT66 precisa de manutenção como qualquer moto. Aqui encontrará informações para auxiliar a manter a moto em boas condições de uso...

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    Relação da XT660R/Z (Corrente/Coroa/Pinhão) 5,00 376373 Reviews

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      Relação da XT660R/Z (Corrente/Coroa/Pinhão)

      Para quem tem pouca paciência na leitura segue o link:

      http://xt660.com.br/showthread.php?2...4661#post34661

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      Se continuar por aqui tem mais informações úteis sobre manter a transmissão da XT66..

      O sistema de transmissão da XT66 precisa de manutenção como qualquer moto. Aqui encontrará informações para auxiliar a manter a moto em boas condições de uso...

      Pinhão original: aguenta a metade dos km rodados da coroa. Previsão de 25000 km se lubrificado correntamente. Ao desgastar, pode ser trocado por outro paralelo RIFFEL ou VAZ.

      Lubrificar a corrente: precisa manter úmida com óleo, não recomendo o uso de graxa. Refazer a lubrificação a cada 300 ~ 500 km.

      Rolete superiror do guia da corrente: se está desgastando rapidamente diminua o peso sobre a moto. Trocar o material do rolete é ilusão, pois sua função é limitar o curso da corrente e se está desmanchando indica excesso de peso na moto.

      A XT66 não é indicada para carregar peso em excesso, então saiba o quanto carrega na viagem pois quando trabalhar a suspensão a corrente fica esticada quando encosta no rolete superior. Se a corrente estiver no limite da vida útil ao esticar pode não aguentar e rompe.

      Regulagem da folga da corrente precisa ser feita para atender todo o curso da suspensção, de preferência quando a moto estiver carregada pronta para viajar, com o garupa em cima da moto inclusive.

      Principal de tudo: o conjunto de motor + transmissão da XT está dimensionado para entregar torque com o motor cheio, resumindo, não gosta de trabalhar em baixas rotações com marchas altas. Deixe de ser preguiçoso e acelere a moto, caso contrário a corrente chicoteia e estará diminuindo a vida útil da corrente: aumenta o desgate podendo até cair para fora do pinhão ou coroa.

      A seguir tem solução para até trocar o passo da corrente para o tamanho 525, não precisa, basta comprar uma corrente no paralelo dimensionada corretamente ou cuidar da transmissão original - aguenta perto de 30000 km se bem cuidada.

      ################################

      As primeiras XT66 usam a DID 520 VP, a partir de 2008 a DID 520 VP2...

      No exterior a recomendação é DID 520 VM ou num UP para DID 520 ZVM2
      http://www.didchain.com/chainSpecs.html

      A CZChains é 520 ORM:
      http://www.mitasbrasil.com.br/czchains.html

      Corrente EK é 520 MVXZ. Veja no sítio os tipos de emenda, a SLJ é bem interessante:
      http://www.ekchain.jp/product/street_bikes.html

      Onde consultar mais informações:

      http://www.didchain.com/trialsChains.html
      http://www.didchain.com/chainSpecs.html
      http://www.dc-afam.com/html/products/index.html
      http://www.rk-japan.co.jp/global/chain/chain_oring.htm
      http://www.ekchain.jp/feature/index.html
      http://www.reginachain.it/eng/produc...cheda_zr.shtml

      **********************************
      O kit utilizado na minha moto:

      Pinhão AFAM, ref. 21510-15
      Coroa AFAM, ref. 12305-45
      Corrente da AFAM, ref. A520XSR-G

      http://www.dc-afam.com/images/downlo...ansmission.pdf

      É uma corrente do tipo X'ring fornecida com emenda, porém os pinos da emenda precisam ser remanchados e ao final se torna uma corrente sem emenda.






      Corrente CZChains: boa resistência mas podem arrebentar o grampo da emenda perto dos 10000 km. Na caracterísitca de funcionamento da XT66 evitaria corrente com emenda+grampo, vale o comentário da previsão de durabilidade da emenda.

      PS. Se algum parceiro tiver recomendações de correntes disponíveis no mercado paralelo não hesite em por em discussão aqui no fórum. Minha recomendação é para uma manutenção de longo prazo e alta resistência, sintam-se livres para substituir pela corrente mais conveniente para sua necessidade/custo.

      Abraços

      ################################################## ###


      Defeito na corrente por travamento dos elos;
      Defeito na corrente por folga nos rolinhos - entre os elos;
      Defeito na corrente por danificação dos retentores (O'ring);

      Imagens na página 7, por Bahia.





      Para quem deseja aumetar o passo da corrente para o tamanho 525:
      Corrente:
      https://motow.websiteseguro.com/det_...SROZ%20114%20L

      http://www.criativaacessorios.com.br/
      Foto abaixo do conjunto coroa + pinhão 525


      Como ajustar a folga da corrente:



      Corrente EK comprada por AMorlin - página 22:




      Emenda para ser montada por definitivo:

      Última edição por Barah; 08/11/2012 às 09:18 PM. Razão: Concentrar informações...


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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão


      Excelente pesquisa, Barah. Vai servir de fonte de consulta. Mas com relação aos preços isso é bem relativo.


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      Avatar de Luiz Almeida

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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Para ilustrar o tópico e repassar experiência que tive:

      Fiquei deveras surprêso com o estado da corrente original da minha XT660 com cerca de 16 mil km rodados. Como já havia ouvido falar das diversas quebras deste componente e o respectivo estrago resultante, sem falar na possibilidade de grave acidente, estava alerta.

      A corrente não apresentava folgas laterais ou longitudinais, ou seja, estava bem encaixada na coroa, mas a ausência dos retentores o'rings e a excessiva folga dos anéis que recombrem os pinos me assustou.

      Vejam na foto:


      Sempre fui muito zeloso quanto à moto por inteiro, especialmente em relação ao conjunto de transmissão. A limpeza era feita com querosene e a lubrificação com graxa Molycotte, aditivada com bissulfeto de molibdênio. Quando ia rodar nas beiras de praia usava óleo mais fino misturado com grafite.

      Bom, resolvi trocar o conjunto. O que menos durou dentre todas as motos que comprei zero, passando por uma XL 250, companheira de trilhas semanais e mais de 8 enduros, que troquei o conjunto de fábrica com 24 mil km.

      Usei pinhão e coroa Riffel, com o aço mais forte oferecido no mercado.

      A corrente foi uma DID japonesa, a mesma da CB500, que foi colocada SEM emenda por profissional de minha inteira confiança.

      Vendi a XT, acredito, com um conjunto de transmissão mais confiável do que o oferecido pelo fabricante.

      Por fim, não poderei fazer, tecnicamente, juízo de valor sobre a corrente original. Só quero alertar que fiquem atentos e não façam economia em relação à corrente da XT660. Os danos poderão sair muito, muiiito mais caros.

      Inté

      Luiz Almeida

    4. Curtida(s) Augusto (usuários que curtiram)

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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Atualizando informações... achava que a corrente aguentaria mais, mas os rolinhos estavam com folga parecida com a foto do Luiz e os elos não paravam mais alinhados - ficavam apontando para cima. As regulagens antes foram 3 vezes, agora com frequência a cada 1000 km - estava na metade da balança. Havia trocado o pinhão aos 25000 km pensando em maior km com a corrente, não foi.

      Não paguei pra ver arrebentar, coloquei um kit paralelo fornecido pela revenda autorizada. Como estou acompanhando a durabilidade, posso tecer comentários mais tarde.

      O kit composto de coroa + pinhão + corrente X'ring sem emenda custou a metade de um kit original.

      Abraços
      Última edição por Barah; 23/11/2011 às 10:58 PM.


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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Salve galera acabei de fechar a minha relação!!! >

      Mas no meio deste sofrimente de liga telefone para tudo qto é lado descobri lugares e há uma loja que só mexe com venda de relações é a tal de corcopin que fica lá nas bocas daqui de SP (11) 3222-2808 lá tem a relação para super por R$ 370,00 corrente did com retentor e pinhão e coroa vaz. Mas na Indiana comprei a relação original tudo Yamaha made in japan por R$ 500,00 em 2x não exitei e abraçei pego no sabado agora vou ficar mais sossegado de cair na estrada com a monstrinha.

      Abs

      Rojas


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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Bom no meu caso so troquei o Pinhao da relaçao, ate agora esta bom nao vi problemas..!!


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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Po Talarico a minha tá estralando e será que trocando o pinhao ela para de estralar¿¿¿

      Esse é meu medo e to sempre com a patroa na garupa! Já pensou a corrente me estoura na estrada sento e choro!

      Abs Rojas


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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      INFELIZMENTE AS VEZES O BARATO NÃO É O RACIONAL

      CONJUNTO COROA E PINÃO + CORRENTE PREFERENCIALMENTE

      DEVEM SER TROCADO JUNTOS, POIS UM OPINHÃO GASTO SUBSTITUÍDO

      POR UM NOVO , JAMAIS VAI SE AJUSTAR PERFEITAMENTE COM A CORRENTE USADA,

      ENTÃO TENDERÁ A SE DESGASTAR PREMATURAMENTE, ILUDINDO A ECONOMIA

      DE MONEY, JÁ FIZ ISSO NA MINHA ANTIGA FALCON, AS VEZES EM TEMPOS DE

      POUCA GRANA , MAS SABIA QUE IA DURAR MENOS, ADIVINHEM.....

      GRANDE ABRAÇO
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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      INFELIZMENTE AS VEZES O BARATO NÃO É O RACIONAL

      CONJUNTO COROA E PINÃO + CORRENTE PREFERENCIALMENTE

      DEVEM SER TROCADO JUNTOS, POIS UM OPINHÃO GASTO SUBSTITUÍDO

      POR UM NOVO , JAMAIS VAI SE AJUSTAR PERFEITAMENTE COM A CORRENTE USADA,

      ENTÃO TENDERÁ A SE DESGASTAR PREMATURAMENTE, ILUDINDO A ECONOMIA

      DE MONEY, JÁ FIZ ISSO NA MINHA ANTIGA FALCON, AS VEZES EM TEMPOS DE

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      Re: Sistema de Transmissão - corrente/coroa/pinhão

      Minha relação original durou apenas 19.000km.
      Arrebentou de uma vez. Não fez nenhum tipo de barulho antes de travar.

      Não economizem com a relação se perceberem que esta se encontra gasta. O prejuízo pode ser bem maior se tardar a substituição.

      Balança, espelho do cubo, prisioneiros e porcas! Todos detonados!

      Vejam o prejuízo nas fotos:







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