Giro Além Oiapoque - Brasil,Guianas e Suriname - Página 2

Tópico: Giro Além Oiapoque - Brasil,Guianas e Suriname

Este tópico foi visto 324 vezes e possui 15 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Olá galera, boa tarde, a partir do dia 08 de Outubro de 2017, dois amigos e eu (Carlos Boni de Teneré 250cc, Wilson nino de Teneré 250cc e eu, Noellen Samara de Lander 250cc) começaremos mais uma mega aventura, dessa vez em direção ao Norte: http://i1281.photobucket.com/albums/a513/Noellen_Samara/logo_zpslxaoygsm.jpeg Estamos com o seguinte planejamento: https://docs.google.com/spreadsheets/d/19fMKThSjFmfDX-8FWxkpFeE6nwXAABN6sjlxl447h3A/edit#gid=0

Este tópico foi visto 324 vezes e possui 15 comentários.
    Página 2 de 2 12
    Giro Além Oiapoque - Brasil,Guianas e Suriname 324 Reviews

Avaliar Tópico: Giro Além Oiapoque - Brasil,Guianas e Suriname

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 324 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Nov 2012
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      XTZ 250 Ténéré Cinza 2014

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      AC AL AP BA CE ES MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ 65011387 RO RS SC SE SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Show Noellen

Baita viagem...Sem dúvidas nenhuma.
      Vamos acompanhando e seguimos na garupa virtual.

Abraço e secesso
      Viagem Machu Picchu 2013/14: https://www.youtube.com/watch?v=nQqRiAkHoBo

2. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Feb 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XTZ Lander Branca 2013

AC AL BA DF ES GO MG MS MT PE PR RJ RO RS SC SE SP
      Vlw galera, contar com a torcida de todos faz toda a diferença

Comecei a registrar o passo a passo no meu blog: ----> http://rumoaossonhos.com.br/index.ph...-planejamento/

Sempre fui a favor da ideia de que “a melhor forma ao planejar uma viagem é aprender com quem já foi”, visto que mapas nem sempre são tão exatos, e nada vale mais do que a experiência…. Por nosso roteiro ser desafiador, estamos “devorando” todos os relatos e vídeos na internet, principalmente sobre a Rodovia Fantasma (BR-319), as Guyanas e o Suriname, a BR 156 (entre Macapá e Oiapoque) e o trajeto de barco até Santarém, e vale a pena compartilhar alguns links mto bons!!!

Rodovia Fantasma:
      http://americasobreduasrodas.blogspo...-fantasma.html

Guyana Francesa:
      http://americasobreduasrodas.blogspo...-francesa.html

Suriname :
      http://americasobreduasrodas.blogspo.../suriname.html

Guyana:
      http://americasobreduasrodas.blogspo...a-inglesa.html

https://www.motoadventure.com.br/on-...merica-do-sul/

Deste último link, entrei em contato por e-mail com o Rodrigo que foi muito solícito e esclarecedor, e vale a pena postar aqui na íntegra, com as dúvidas enviadas e as respostas:

“1-) Vc pegou a autorização para a Guiana em Boa Vista? O que foi Necessário? Qto custou? Qto tempo demorou?

Sim, tem que pegar em Boa Vista. O consulado da Guiana fica na Rua Coronel Mota, 629. Lá vão te dar a autorização para entrada da moto. Tem que levar passaporte, doc. da moto e cnh (eu tinha a internacional, não sei se com a nacional pode?). Não custa nada. E fazem na hora.

Bom daí quando chegarem em Lethem, na fronteira, antes de fazerem a imigração, falem pro guarda que só vão entrar pra ir até o Banco fazer os seguros e depois voltam pra dar entrada, tem que ser assim, pois vão te pedir esses seguros na imigração. Voces vão no segundo andar do Guyana Bank for Trade & Industry, na rua principal mesmo, alí compram o seguro obrigatório da moto, da Guiana e do Suriname também !!! Tem que levar a autorização do consulado lá de Boa Vista, passaporte, doc. da moto e cnh. Comprei 15 dias pra Guiana e 15 pro Suriname, custou R$ 150. Tenham alguns xerox das documentações, se não me engano pediram em alguns lugares.

Depois vão voltar alí na fronteira e fazer a imigração finalmente, com passaporte, autorização do consulado, seguro obrigatório, doc. da moto, cnh e nome de algum hotel em Georgetown (tenham algum nome, podem perguntar). Pronto, entraram na Guiana.

Quando forem cruzar o rio Essequibo, tem um controle policial, devem registrar a passagem de voces, não passem direto, mesmo que eles não estejam na estrada, o interesse é de voces. E, uns 100 km depois de cruzarem a balsa do Rio Esequibo, tem um vilarejo que se chama Mabura, alí procurem uma casinha azul, do lado direito da estrada é a polícia e eles tem que registrar a passagem das motos e carimbar a autorização. Provavelmente também não vão parar voces, mas voces tem que ir lá !!

Sobre o cambio, em agosto de 2015 R$1,00 = 60 dólares guianeses (GYD).

Mais dicas, a balsa, no Rio Essequibo, nessa direção não paga nada, mas não vem prá esse lado só pra pegar motos, se tiver carro daí eles vem. Então se informem do horário que passam as vans, pois todo dia elas fazem esse trajeto, acho que chegam alí umas 6:00 da manhã !!Alí, poucos kms antes de atravessar o Rio tem o Iwokrama International Centre, um centro de pesquisas que tem quartos pra alugar.

De Lethem até Georgetown são 565 km, sendo 460 de terra ou lama se chover.
      Em Georgetown olho vivo prá malandragem deles !!
      Não deixem de conhecer a St. George’s Cathedral, maior igreja de madeira do mundo.

Roteiro na Guiana : Lethem – Annai, 132 km, tem gasolina em Annai.
      Annai – Kurupukari (é o local da balsa do Rio Essequibo e tem o controle policial), 99 km.
      Kurupukari – Mabura (outro controle policial), 109 km.
      Mabura – “58 Miles”, 17 km, é um posto de gasolina e tem restaurante e dá prá dormir em redes (levem).
      “58 Miles” – Linden, 103 km, depois de Linden começa o asfalto.
      Linden – Georgetown, 110 km.
      Georgetown – Corriverton, 190 km, é a última cidade da Guiana, antes de atravessar pro Suriname (ferry).

Sobre a língua, como a Guiana era colonia Inglesa, o idioma é ingles. Mas não é fácil de entender não, tem um sotaque meio que caribenho, sei lá ? De qualquer forma, tem que ser ingles.

Os tramites de saída na aduana da Guiana, podem demorar um pouco, o pessoal é meio enrolado.

É bom dormirem em Corriverton pois até atravessar e fazer tudos os tramites, pode demorar e ainda depois vão até Paramaribo, no Suriname.

Suriname : – Atravessa o ferry próximo a Corriverton.

Daí vai fazer a papelada de aduana, imigração, é bem enrolado, tinha uma fila enorme, pois vem muita gente junto no ferry e é meio difícil de entender o que é necessário. Tive sorte que tinha uns franceses da UN e sabiam o que fazer, fui junto com eles e nem pegamos fila. Tentem achar algum estrangeiro alí na balsa (ferry) prá facilitar pra voces.

Da divisa a Paramaribo, 252 km.
      Em Paramaribo tem muito cassino e bare com jazz ao vivo, etc.. Conheçam a bela Saint Peter and Paul Cathedral.
      De Paramaribo a Albina (fronteira com Guiana Francesa) 150 km.

Procura onde faz a papelada de saída do Suriname e vai pegar o ferry para a Guiana Francesa.

Esse ferry tem horários, procurem tem um site, o ferry é frances, bem organizado, paguei 15,50 EU.

Se não quiserem esperar pelo ferry vai com os barquinhos dos caras mesmo, mas cuidado, são bem malandros !
      Cambio em agosto 2015 1 real = 0,95 Surinam Dólar (SRD).

Idioma oficial no Suriname é o holandes, mas a maioria fala o táki-táki, incompreensível. Eu me virava bem com o ingles mesmo.

O Suriname não é muito barato.

Entrou na Guiana Francesa, daí o sistema de alfandega é primeiro mundo, rápido, fácil, sem burocracia. Claro que é obrigatório um visto tirado no Consulado Frances no Brasil. Teve gente que me disse que não precisava, que dava prá arrumar lá na fronteira, não caiam nessa !! Fiz em SP, dá uma olhada no site, deu um pouco de trabalho, tem que ter seguro de saúde internacional, reserva de hotel em Cayenne (faz uma qualquer pela internet e depois cancela, só tem que mostrar o comprovante de reserva ), etc.. Não lembro preço do visto, mas tem no site deles. E o seguro internacional de saúde, tem de vários preços e não é caro

A primeira cidade na Guiana Francesa é Saint-Laurent-du- Marroni. Daí 260 km até Cayenne. No caminho tem Kourou, mas não recomendo. A Guiana Francesa é bem cara tudo em euro. Idioma frances, claro, mas com ingles dá prá se virar bem. Depois de Cayenne até Saint Georges (última cidade ) são 190 km. É uma cidade minúscula, tem que procurar lá o lugar prá fazer a papelada de
      saída. Prá atravessar pro Oiapoque tem uma belíssima ponte, mas não tá funcionando. E tem uma única balsa. É mais fácil atravessar as motos nas canoas mesmo, com cuidado !!

Pronto entrou no Brasil. Do Oiapoque a Calçoene 220 km, sendo 130 de barro (talvez esteja bom, quando fui tava ruim).

Calçoene a Tartarugalzinho 130 km.
      De Tartarugalzinho a Ferreira Gomes (essa é melhor prá ficar, tem pousada legal na beira-rio) 100 km.
      De Ferreira Gomes a Macapá 130 km.

Infelizmente o Amapá é o estado mais perigoso do Brasil . Lembrem-se disso.

E como vão sair depois, de barco ? Macapá a Belém, 24 hs.

Bom acho que respondi tudo.
      Fiquem a vontade se quiserem saber mais. “

Por isso dizem que “conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado”, registro as viagens no meu blog não para exibição, mas sim para que tbm sirvam de base para outros motociclistas… bem, burocracia é o que não falta rsrs espero lembrar de tudo isso

Faltam 112 dias o/
      Última edição por Noellen; 4 Dias Atrás às 09:00 PM.

3. Curtida(s) LuizLima, Tomás Stringhini, JeanCRP3 (usuários que curtiram)

4. Sócio-Colaborador Tomás Stringhini é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Oct 2014
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      XT660R

Bandeiras portadas:

PR RS SC SP
      Perfeito o relato do Rodrigo. Leio muitos relatos de viagens em blogs e fóruns, e concordo que nenhum mapa vai ser tão útil para o planejamento quanto os relatos de quem já teve a experiência.

5. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Apr 2017
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT 660R Preta 2008

Isso aí rapaziada! Parabéns pela iniciativa e pela coragem! Mais um acompanhando de longe, com certeza!! Forte abraço e vamos em frente.

6. Sócio-Colaborador Zé Graff é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2010
      Estado civil
      Não informado
      BMW F 800 GS Trophy e Honda Lead

Bandeiras portadas:

MG PR RS SC SP
      Que show Noellen,
      meus parabéns pela aventura.
      Acompanhando

7. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Dec 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Azul

Bandeiras portadas:

PR RS SC SP
      muito bom.. na expectativa junto!!!

"Somente um motociclista sabe porque um cachorro põe a cara para fora da janela quando anda de carro."

Página 2 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico