Batidas na suspensão dianteira da XT660R - Página 4

Tópico: Batidas na suspensão dianteira da XT660R

Este tópico foi visto 5113 vezes e possui 42 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Boa noite a todos, gostaria de compartilhar esta característica da moto com vocês, a minha moto é uma XT660R 2014 e desde que a comprei (usada) ela apresenta uma " batida" tipo ferro com ferro na dianteira sempre que passo por um buraco de tamanho maior. De inicio eu achei que seria uma folga na caixa de direção, com isso, desmontei a caixa de direção, observei se havia desgaste, a moto tinha 4.000 km, lubrifiquei a caixa e montei, tudo certinho, nenhum calo e nenhuma anormalidade, quando

Este tópico foi visto 5113 vezes e possui 42 comentários.
    Página 4 de 5 12345
    Batidas na suspensão dianteira da XT660R 5113 Reviews

Avaliar Tópico: Batidas na suspensão dianteira da XT660R

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 5113 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Branca 2014

Estados onde estive de moto:
      PB 540672
      Clique para adicionar em seu perfil
      Postado originalmente por FBF
      Boa noite a todos, venho aqui para informar que consegui reduzir 90% do barulho relatado no inicio do tópico, uso a moto todos os dias no mesmo percurso e fica fácil perceber os lugares (quase sempre pequenas lombadas) onde ocorre o barulho, então vamos lá:
      - como já dito, para mim o problema não tem nada a ver com caixa de direção ou peça solta, tenho todos as ferramentas para desmontar e montar toda a frente da moto e fiz isso pessoalmente já procurando possíveis causas ou peças soltas e não encontrei;
      - diante da dica do amigo @ Vini Ténéré, comecei a observar a suspensão dianteira e deduzi que o barulho só aparecia quando o pneu por uma fração de segundo perdia o contato com o pavimento provocando uma extensão total da suspensão;
      - com isso, pensei que podeira ser problema na especificação do óleo e fiz a troca colocando o Motul 10w ;
      - ao fazer a troca percebi que as molas internas dos garfos estavam ambas com o passo menor posicionado para baixo e acima delas tem uma arruela seguida de um espaçador medindo aproximadamente 20 cm que termina no parafuso-tampa da parte superior do garfo;
      - inicialmente achei que estivesse tudo ok com as molas e que poderia montar normalmente usando os valores de volume e nível de óleo especificados para o modelo 2005 (640ml e 125mm de nível);
      - porém ao fazer a montagem o barulho continuou do mesmo jeito, só o conforto da suspensão que melhorou muito;
      - então vamos lá para a solução: resolvi usar as especificações da Ténéré 660Z 2012, que é o manual mais recente que encontrei, onde preceitua que o nível do óleo deve ser de 145mm (20mm a mais) de espaço entre o óleo e a parte superior do tubo totalmente recolhido e sem a mola e a mola deve ser montada com o passo menor para cima, ou seja, o contrário do que estava anteriormente;
      - até hoje eu não sei quais são as especificações corretas para a XT660R 2014, que é a minha, a unica certeza que tenho é que ela não é igual ao modelo 2005 pois tem um espaçador de 20cm que não está presente na 2005;
      - ao montar a suspensão tive a grata surpresa de não ouvir mais o barulho em 90% dos locais que ouvia e mesmo assim das vezes que ouvi eu fiz de proposito de forma a testar o máximo da suspensão e em situações que normalmente eu saberia evitar o barulho, portanto, me sinto confortável para afirmar que consegui grande avanço no problema relatado. Sinceramente o que mais me chama atenção é o fato dos espaçadores ficarem soltos dentro do garfo e pela velocidade de expansão da mola criar-se um espaço entre o espaçador e a mola e quando vem a compressão aquela folga faz com que o espaçador se choque contra o parafuso-tampa causando o barulho;
      - ainda falei no tópico anterior em colocar borrachas na parte superior do espaçador para tentar evitar o barulho mas desisti uma vez que a borracha de deteriora e as partes pequenas se misturariam ao óleo causando uma contaminação;
      - antes da troca fiz uma medição do curso utilizado da suspensão e verifiquei que dava 160mm, ao mudar o nível de 125mm para 145mm as suspensão passou para 175mm de suspensão usada, tenho 105 quilos e não faço frenagens muito forçadas que afundam demasiadamente a suspensão;
      - ao pessoal que é fã da suspensão mais dura esqueçam, ela ficou bem mais macia e extremamente confortável, o óleo é o mesmo 10w porém parece que não é a mesma moto, gostei muito.
      - Desculpem o texto extenso mais gostaria de ser o mais claro possível, aguardo comentários e se alguém tiver os valores de óleo referentes ao modelo 2014 da R fiquem a vontade para informar, obrigado.
      Ao administrador @Anwar peço que se assim achar conveniente mude o nome do tópico para "Ploc ploc na suspensão dianteira da XT660R 2014, parcialmente resolvido",
      Só pra constar, já voltou o barulho novamente, não vou desmontar tudo novamente porque acho desnecessário, se alguém tiver a solução me fala aí, @Vini Ténéré , não esqueci da sua dica, porém não tive coragem de executar, valeu tratoristas.

2. Curtida(s) Vini Ténéré (usuários que curtiram)

3. Sócio-Colaborador Vini Ténéré é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha Ténéré 250 Azul 2014

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Mete a broca meu! Se tem receio, indico usar uma outra flauta, compra uma usada talvez pra teste.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

4. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Bandeiras portadas:

DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Não digo que seja isso, mas barulho tambem é gerado pelo protetor das bengalas, aquela peça plástica preta que protege as bengalas e tem um "encaixe" onde deveria correr no movimento das bengalas... não custa verificar.
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

5. Curtida(s) Tikim (usuários que curtiram)

6. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Postado originalmente por Paul Barrett
      Não digo que seja isso, mas barulho tambem é gerado pelo protetor das bengalas, aquela peça plástica preta que protege as bengalas e tem um "encaixe" onde deveria correr no movimento das bengalas... não custa verificar.
      Valeu pela dica @Paul Barrett , este barulho que você falou eu também já identifiquei, os plásticos ficam vibrando, não é a mesma coisa, o barulho que citei no inicio do tópico é bem parecido com aquele produzido pela caixa de direção folgada, mas infelizmente não se trata disso, é tipo um "ploc" de ferro com ferro, e bem complicado de encontrar, valeu
      Última edição por FBF; 25/09/2016 às 11:44 PM.

7. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      May 2014
      Estado civil
      Não informado
      XT660R

Olá gente!

Li todo o tópico e achei muito interessante! A minha motoca é 2008 e faz esse barulho também. Compartilho de várias tentativas feitas pelos colegas, já troquei óleo, olhei a frente, plásticos e o bendito barulho continua lá.. Confesso que não me importo mais com ele..kk Pelo o que entendi ao longo dos dois anos e meio com a moto é que trata-se de uma característica crônica. Bora rodar!!

Por falar em suspensão, o que me perturba atualmente é uma grande perda de estabilidade. Sempre achei a XT extremamente estável, especialmente nas curvas, mas de um tempo pra cá ela tá sem estabilidade e com a frente bamba nas frenagens. Às vezes, nas arrancadas, ela também dá um golpe esquisito. Já troquei pneu, desempenei roda, balanceei, conferi toooodos itens que os colegas citaram para o assunto deste tópico e nada... Se alguém tiver uma pequena luz, mesmo que de lamparina, sobre algo semelhante, favor dar um toque!!

Inté!

8. Curtida(s) Vini Ténéré, FBF (usuários que curtiram)

9. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Postado originalmente por Monteverdi
      Olá gente!

Li todo o tópico e achei muito interessante! A minha motoca é 2008 e faz esse barulho também. Compartilho de várias tentativas feitas pelos colegas, já troquei óleo, olhei a frente, plásticos e o bendito barulho continua lá.. Confesso que não me importo mais com ele..kk Pelo o que entendi ao longo dos dois anos e meio com a moto é que trata-se de uma característica crônica. Bora rodar!!

Por falar em suspensão, o que me perturba atualmente é uma grande perda de estabilidade. Sempre achei a XT extremamente estável, especialmente nas curvas, mas de um tempo pra cá ela tá sem estabilidade e com a frente bamba nas frenagens. Às vezes, nas arrancadas, ela também dá um golpe esquisito. Já troquei pneu, desempenei roda, balanceei, conferi toooodos itens que os colegas citaram para o assunto deste tópico e nada... Se alguém tiver uma pequena luz, mesmo que de lamparina, sobre algo semelhante, favor dar um toque!!

Inté!
      Valeu pela participação @Monteverdi , eu também vou desencanar com essas pancadas, a única coisa eu não fiz, além da dica do Vini, foi colocar um calço no bendito espaçador que fica na parte superior da mola, ele mede uns 20cm, parece um pedaço de tubo cortado, a sua moto tem este espaçador ?, eu acredito que quando a mola se expande cria uma pequena folga neste espaçador e quando ela volta o espaçador se choca contra o parafuso tampa da bengala provocando o barulho, valeu tratoristas.

10. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Jun 2011
      Estado civil
      Namorando
      XT600E, 2003, azul

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      @Monteverdi essa perda de estabilidade que tu descreve é sintoma de rolamentos da direção com casa/calo. Quando foi a última vez que lubrificou/desmontou eles?

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

11. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      May 2014
      Estado civil
      Não informado
      XT660R

Fala Sô FBF Não sei que espaçador é esse... Embora eu tenha acompanhado o serviço durante a troca do óleo da suspensão, não sei como é essa peça.. Vou pesquisar no manual de serviço da 2008 posto aqui!

Sô Giovani16, pensei que fosse a direção, mas está ok. Troquei os rolamentos há dois anos e já rodei aproximadamente 25 mil kms. Normalmente, quando há folga na direção ou qualquer defeito nos rolamentos a direção balança muito, coisa que não acontece, nem com o pneu velho que estava na moto.

As rodas estavam empenadas e foram concertadas, balanceamento refeito, pneu dianteiro novo e traseiro quase novo. Tudo conferido. Percebo que a falta de estabilidade está mais relacionada com a traseira que com a dianteira. Melhorei a calibragem dos pneus, especialmente o dianteiro, e melhorou muito. Mas percebo que ora está melhor e ora está muito ruim.

Só faltam duas opções: 1 - Haver folga nos rolamentos da balança e/ou roda traseira, folga nas buchas do amortecedor, ou; 2- Problema com o pneu (Metzeler Tourance). Alguns amigos relataram problemas com esse pneu que trincava de forma precoce a base dos gomos. O meu está assim com 10 mil km e aparentemente, não ha deformação na carcaça. Ainda roda pelo menos mais 10 mil km.

Se tiverem mais dicas, agradeço!
      Inté!

12. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Postado originalmente por Monteverdi
      Fala Sô FBF Não sei que espaçador é esse... Embora eu tenha acompanhado o serviço durante a troca do óleo da suspensão, não sei como é essa peça.. Vou pesquisar no manual de serviço da 2008 posto aqui!

Sô Giovani16, pensei que fosse a direção, mas está ok. Troquei os rolamentos há dois anos e já rodei aproximadamente 25 mil kms. Normalmente, quando há folga na direção ou qualquer defeito nos rolamentos a direção balança muito, coisa que não acontece, nem com o pneu velho que estava na moto.

As rodas estavam empenadas e foram concertadas, balanceamento refeito, pneu dianteiro novo e traseiro quase novo. Tudo conferido. Percebo que a falta de estabilidade está mais relacionada com a traseira que com a dianteira. Melhorei a calibragem dos pneus, especialmente o dianteiro, e melhorou muito. Mas percebo que ora está melhor e ora está muito ruim.

Só faltam duas opções: 1 - Haver folga nos rolamentos da balança e/ou roda traseira, folga nas buchas do amortecedor, ou; 2- Problema com o pneu (Metzeler Tourance). Alguns amigos relataram problemas com esse pneu que trincava de forma precoce a base dos gomos. O meu está assim com 10 mil km e aparentemente, não ha deformação na carcaça. Ainda roda pelo menos mais 10 mil km.

Se tiverem mais dicas, agradeço!
      Inté!
      Olha ai @Monteverdi , o espaçador.
      http://www.bike-parts-yam.com/yamaha...-31507-24.html
      e o item 18,36

13. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      May 2014
      Estado civil
      Não informado
      XT660R

Sô FBF, a foto que colocou é referente ao garfo da TMAX, certo? Segue a imagem do manual da 2008. Consegue visualizar a peça?

Inté!

http://ap.imagensbrasil.org/image/p2X1Sn

Página 4 de 5 12345

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)