Batidas na suspensão dianteira da XT660R - Página 3

Tópico: Batidas na suspensão dianteira da XT660R

Este tópico foi visto 6545 vezes e possui 42 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Boa noite a todos, gostaria de compartilhar esta característica da moto com vocês, a minha moto é uma XT660R 2014 e desde que a comprei (usada) ela apresenta uma " batida" tipo ferro com ferro na dianteira sempre que passo por um buraco de tamanho maior. De inicio eu achei que seria uma folga na caixa de direção, com isso, desmontei a caixa de direção, observei se havia desgaste, a moto tinha 4.000 km, lubrifiquei a caixa e montei, tudo certinho, nenhum calo e nenhuma anormalidade, quando

Este tópico foi visto 6545 vezes e possui 42 comentários.
    Página 3 de 5 12345
    Batidas na suspensão dianteira da XT660R 6545 Reviews

Avaliar Tópico: Batidas na suspensão dianteira da XT660R

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 6545 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Branca 2014

Estados onde estive de moto:
      PB 540672
      Clique para adicionar em seu perfil
      Postado originalmente por HugoRN
      Cara a minha 2013 ja foi pra concessionária mas resolve por um tempo e depois volta, mas se tu sabe a possivel causa, e pode nos ajudar, acredito que seria anti-ético fraudar, denegrir ou algo assim, é uma informação sigilosa? Acredito que muitos tem o problema.
      Você já encontrou a solução ?

2. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      Muito interessante a dúvida levantada @FBF, seria muita gentileza se o Vini conseguisse mais detalhes com os colegas dele.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

3. Sócio-Colaborador Vini Ténéré é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha Ténéré 250 Azul 2014

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Bolando uma boa explicação ao amigo...

4. Sócio-Colaborador Vini Ténéré é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Namorando

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Bom, teoricamente a suspensão é feita para jamais perder contato com o solo, como vc diz, e os casos que eu tive experiência, a moto fazia barulho ao "receber" impacto de baixo para cima e o estalo ocorre devido a pressão feita contra todo o sistema da suspensão! Como disse, me baseando na minha experiência, a solução foi trocar as flautas pelas furadas. Talvez se conseguisse um par de flautas usadas para um teste, seria interessante...
      É trabalho pra caramba, mas é oque se pode fazer até o momento! 🙏

5. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Postado originalmente por Vini Ténéré
      Bom, teoricamente a suspensão é feita para jamais perder contato com o solo, como vc diz, e os casos que eu tive experiência, a moto fazia barulho ao "receber" impacto de baixo para cima e o estalo ocorre devido a pressão feita contra todo o sistema da suspensão! Como disse, me baseando na minha experiência, a solução foi trocar as flautas pelas furadas. Talvez se conseguisse um par de flautas usadas para um teste, seria interessante...
      É trabalho pra caramba, mas é oque se pode fazer até o momento! 
      Blz vini, vou tentar encontrar o momento exato do barulho, se é na pressão ou no retorno e falo pra vocês.

6. Curtida(s) Vini Ténéré (usuários que curtiram)

7. Sócio-Colaborador Vini Ténéré é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Namorando

Bandeiras portadas:

PR RS SC

Encontrei essa imagem em meus arquivos, essa é a medida aparentemente "drástica" para acabar com o estalo na suspensão ao receber impactos!
      Mais claro que isso impossível! Kkk
      Abraço!

8. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      valeu @vini Ténèrè

9. Curtida(s) Vini Ténéré (usuários que curtiram)

10. Usuário Registrado

Estado
      ES ES
      Data de Ingresso
      Jun 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R 06 - PRETA

rapaz, esse barulho acontece com a minha, é 2006...devagar as vezes da umas batidas como se tivesse algo folgado, aí bate. Isso começou depois que tive que desmontar a frente toda da moto...passei uma raiva pra achar o barulho achando que fosse algo na suspensão (e não é). Ví várias dicas para apertar aqui, acolá, e etc, futuquei e nada, até que um dia sumiu o bendito...algo se juntou novamente. Semanas atras troquei o óleo/retentores da nega, como desmontaram e montaram, veio de novo o barulho, isso é alguma parte na frente que está frouxa, pode procurar, e não é nada dentro da suspensão, vai gastar muitas dilmas caçando algo no lugar errado.

11. Curtida(s) Vini Ténéré (usuários que curtiram)

12. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Postado originalmente por Rafael.PP
      rapaz, esse barulho acontece com a minha, é 2006...devagar as vezes da umas batidas como se tivesse algo folgado, aí bate. Isso começou depois que tive que desmontar a frente toda da moto...passei uma raiva pra achar o barulho achando que fosse algo na suspensão (e não é). Ví várias dicas para apertar aqui, acolá, e etc, futuquei e nada, até que um dia sumiu o bendito...algo se juntou novamente. Semanas atras troquei o óleo/retentores da nega, como desmontaram e montaram, veio de novo o barulho, isso é alguma parte na frente que está frouxa, pode procurar, e não é nada dentro da suspensão, vai gastar muitas dilmas caçando algo no lugar errado.
      Eu também já desmontei, montei a dianteira toda, desmontei a caixa de direção e nada, vou trocar a posição da mola para ver o que acontece e colocar um calço na parte superior do espaçador para ver se é ele que está batendo, valeu pelo comentário.

13. Curtida(s) Vini Ténéré, Rafael.PP (usuários que curtiram)

14. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)

PB 540672
      Boa noite a todos, venho aqui para informar que consegui reduzir 90% do barulho relatado no inicio do tópico, uso a moto todos os dias no mesmo percurso e fica fácil perceber os lugares (quase sempre pequenas lombadas) onde ocorre o barulho, então vamos lá:
      - como já dito, para mim o problema não tem nada a ver com caixa de direção ou peça solta, tenho todos as ferramentas para desmontar e montar toda a frente da moto e fiz isso pessoalmente já procurando possíveis causas ou peças soltas e não encontrei;
      - diante da dica do amigo @ Vini Ténéré, comecei a observar a suspensão dianteira e deduzi que o barulho só aparecia quando o pneu por uma fração de segundo perdia o contato com o pavimento provocando uma extensão total da suspensão;
      - com isso, pensei que podeira ser problema na especificação do óleo e fiz a troca colocando o Motul 10w ;
      - ao fazer a troca percebi que as molas internas dos garfos estavam ambas com o passo menor posicionado para baixo e acima delas tem uma arruela seguida de um espaçador medindo aproximadamente 20 cm que termina no parafuso-tampa da parte superior do garfo;
      - inicialmente achei que estivesse tudo ok com as molas e que poderia montar normalmente usando os valores de volume e nível de óleo especificados para o modelo 2005 (640ml e 125mm de nível);
      - porém ao fazer a montagem o barulho continuou do mesmo jeito, só o conforto da suspensão que melhorou muito;
      - então vamos lá para a solução: resolvi usar as especificações da Ténéré 660Z 2012, que é o manual mais recente que encontrei, onde preceitua que o nível do óleo deve ser de 145mm (20mm a mais) de espaço entre o óleo e a parte superior do tubo totalmente recolhido e sem a mola e a mola deve ser montada com o passo menor para cima, ou seja, o contrário do que estava anteriormente;
      - até hoje eu não sei quais são as especificações corretas para a XT660R 2014, que é a minha, a unica certeza que tenho é que ela não é igual ao modelo 2005 pois tem um espaçador de 20cm que não está presente na 2005;
      - ao montar a suspensão tive a grata surpresa de não ouvir mais o barulho em 90% dos locais que ouvia e mesmo assim das vezes que ouvi eu fiz de proposito de forma a testar o máximo da suspensão e em situações que normalmente eu saberia evitar o barulho, portanto, me sinto confortável para afirmar que consegui grande avanço no problema relatado. Sinceramente o que mais me chama atenção é o fato dos espaçadores ficarem soltos dentro do garfo e pela velocidade de expansão da mola criar-se um espaço entre o espaçador e a mola e quando vem a compressão aquela folga faz com que o espaçador se choque contra o parafuso-tampa causando o barulho;
      - ainda falei no tópico anterior em colocar borrachas na parte superior do espaçador para tentar evitar o barulho mas desisti uma vez que a borracha de deteriora e as partes pequenas se misturariam ao óleo causando uma contaminação;
      - antes da troca fiz uma medição do curso utilizado da suspensão e verifiquei que dava 160mm, ao mudar o nível de 125mm para 145mm as suspensão passou para 175mm de suspensão usada, tenho 105 quilos e não faço frenagens muito forçadas que afundam demasiadamente a suspensão;
      - ao pessoal que é fã da suspensão mais dura esqueçam, ela ficou bem mais macia e extremamente confortável, o óleo é o mesmo 10w porém parece que não é a mesma moto, gostei muito.
      - Desculpem o texto extenso mais gostaria de ser o mais claro possível, aguardo comentários e se alguém tiver os valores de óleo referentes ao modelo 2014 da R fiquem a vontade para informar, obrigado.
      Ao administrador @Anwar peço que se assim achar conveniente mude o nome do tópico para "Ploc ploc na suspensão dianteira da XT660R 2014, parcialmente resolvido",

Página 3 de 5 12345

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)