Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas

Tópico: Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas

Este tópico foi visto 13860 vezes e possui 20 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Em nosso dia a dia a gente vai recebendo diversas informações sobre conservação de motocicletas, seja em sites, fóruns, ou revistas especializadas. Juntei varias dessas informações, fiz uma releitura delas, acrescentei minha experiência e meu pensamento e estou disponibilizando para os amigos motociclistas. - Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o

Este tópico foi visto 13860 vezes e possui 20 comentários.
    Página 1 de 3 123
    Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas 13860 Reviews

Avaliar Tópico: Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 13860 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Nenhuma

Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas

Em nosso dia a dia a gente vai recebendo diversas informações sobre conservação de motocicletas, seja em sites, fóruns, ou revistas especializadas. Juntei varias dessas informações, fiz uma releitura delas, acrescentei minha experiência e meu pensamento e estou disponibilizando para os amigos motociclistas.

- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o seu uso freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase todos seus componentes, como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.

- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira irão funcionar como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação.

- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua motocicleta em lava rapido de veículos, normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos. As maquinas de lavar de alta pressão tem jatos d’água muito forte, e danificam peças como colméia do radiador, contatos elétricos, etc.. O “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.

- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo, pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da suspensão.

- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

- Utilização de Chaveiros: Nunca utilize chaveiros e chaves diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda as partes onde tem contato, como da mesa da suspensão dianteira, e outras.

- Capa para Moto: O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

- Combustível e Tanque de Combustível: Alem de utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a sofrer um processo de oxidação.

- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes, principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das pernas e das mochilas.

- Proteção Definitiva: Atualmente existem profissionais que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.

- Bauleto: O uso de bauletos é a opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.

Tomás André dos Santos - tasmotos
      TASMOTOS - SOROCABA/SP - http://www.tasnaweb.com

2. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      Honda CB 450

Tomaz , quando usa a proteção definitiva aqueles adesivos preto fosco por muito tempo , quando for tirar eles a cola não vai ficar grudada ? tem algum produto ideal pra tirar a cola depois ? e no caso dos adesivos quando for tirar não corre risco de arrancar o adesivo junto ?

3. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      May 2010
      Xt660R - azul - 2010

Este produto é o ANTI CHIP da 3M. Difícil é achar um local que possa fazer a instalação deste filme plástico.

4. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Yamaha, XT660, Preta e 2006

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Pessoal,
      Alguém tem alguma dica do que passar nas partes de plastico do tanque, bolha e paralama da XT, para uma melhor conservação das cores?

5. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      No paralama traseiro você pode passar silicone (Gimo ou 3M).
      Na bolha passe massa de polir n.2 e depois cera (com algodão)
      Nas carenagens da moto passe cera com algodao ou flanela de polimento.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

6. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)

DF GO MG SP
      Blz Anwar, vou tentar neste final de semana.
      Obrigado
      Abraços

7. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Feb 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      ...

Bandeiras portadas:

AL BA CE DF ES GO MA MG MS PA PB PE PI PR RJ 131067890 RS SC SE SP TO
      Postado originalmente por Anwar
      No paralama traseiro você pode passar silicone (Gimo ou 3M).
      Na bolha passe massa de polir n.2 e depois cera (com algodão)
      Nas carenagens da moto passe cera com algodao ou flanela de polimento.
      Salve

Ouso discordar do Mestre. A cêra tb tem propriedades abrasivas, penso eu que isso não combina com os plásticos (padrão balde) das carenagens da 66R.

Para a preservação das cores: Acredito que produtos com proteção em face dos raios UV ajudem.

Exemplo:

É o que eu tenho usado (acha em supermercados).

Avante avante

8. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)

DF GO MG SP
      Dercilio,
      Agradeço também a sua dica, acabei de comprar no carrefour.
      Com a cera já voltou a ficar boa, mas me interessei pelo produto e não vejo a hora de passar "na danada".
      Tem alguma dica de utilização ou é só seguir as instruções da embalagem?

9. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      Eu evito ao máximo passar produtos nas carenagens da moto. Qualquer poeira vai riscar, com certeza! Acredito que a película que a cera deixa nas carenagens, ajuda a evitar riscos nas próximas lavagens e secagens. Quanto as propriedades abrasivas, isso é fato, a maioria dos produtos tem! Também evito passar silicone nas carenagens, pois quando encosta o dedo fica marcado e a poeira gruda mais facilmente. Para quem deixa a moto no sol, esse produto que o Dercílio mencionou parece ser eficiente, mas será que também não contém propriedades abrasivas? Eu acho que estas propriedades abrasivas das ceras e silicones evaporam rapidamente após a aplicação, justamente para "assentar" o produto na peça.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

10. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Aug 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      Falcon Cinza Una Metálica 2002 SuperMotard

lavo minha nega todos os sabados, sabão neutro ou algo do genero, querosene...pincel...cerveja e muita vontade, pra secar...flanela....(naum soltam pelinhos)....silicone spray....preteador nos pneus...cera....WD40 na corrente..uma voltinha pra secar e depois óleo 90, e voá lá...taum linda (pro meu gosto) como que se tivesse saindo da loja...

[]´s

Ex Biz 100cc 2002 (Bibi) - Falcon 2002 SuperMotard (Frankenstein) Clio 1.6 16v 2008 (Besouro) Keep Riding, Sometimes Driving !

Página 1 de 3 123

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Mitos sobre Lavagem e Conservação de Motocicletas
      Por TasMotos no fórum Lavagem Artesanal de Motocicletas
      Respostas: 25
      Último Post: 24/07/2014, 10:53 PM
    2. Respostas: 28
      Último Post: 25/11/2013, 01:49 PM
    3. Dicas para comprar XT 660
      Por crazy0 no fórum Dicas
      Respostas: 2
      Último Post: 15/02/2013, 11:37 AM
    4. Pneus Kenda para motocicletas