Vazamento no retentor do pinhão da XT660R - Página 2

Tópico: Vazamento no retentor do pinhão da XT660R

Este tópico foi visto 2277 vezes e possui 11 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Segue o relato do "causo": Um tempo atrás percebi que tinha um óleo vazando de algum lugar próximo ao pinhão (uma gota acumulada na parte inferior do motor). Limpei toda a relação e a área do pinhão para monitorar onde estava "a fonte" - o óleo identificado era do motor e foi descartado que pudesse ser qualquer lubrificante da corrente. Ele estava escorrendo e acumulando uma gotinha bem abaixo do sensor de neutro (achei que estivesse vazando ali, em um primeiro momento), e mais algumas

Este tópico foi visto 2277 vezes e possui 11 comentários.
    Página 2 de 2 12
    Vazamento no retentor do pinhão da XT660R 2277 Reviews

Avaliar Tópico: Vazamento no retentor do pinhão da XT660R

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 2277 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Aug 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660 R (Murgueça)

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      @Hagel, valeu por compartilhar com a galera !

2. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Nov 2017
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R

Estados onde estive de moto:
      BA SE
      Clique para adicionar em seu perfil

Vazamento no retentor do pinhão da XT660R

Postado originalmente por Hagel
      Segue o relato do "causo":

Um tempo atrás percebi que tinha um óleo vazando de algum lugar próximo ao pinhão (uma gota acumulada na parte inferior do motor).
      Limpei toda a relação e a área do pinhão para monitorar onde estava "a fonte" - o óleo identificado era do motor e foi descartado que pudesse ser qualquer lubrificante da corrente.
      Ele estava escorrendo e acumulando uma gotinha bem abaixo do sensor de neutro (achei que estivesse vazando ali, em um primeiro momento), e mais algumas gotas nos parafusos inferiores da carcaça.

A uns dias atrás fui à oficina do nosso colega @Giovani16 para trocar a relação (e mais alguns serviços) e investigamos toda a área ali.
      Preventivamente já levei um o-ring do sensor de neutro e um retentor do pedal de câmbio para troca (custo baixo).

Ao retirar os 2 parafusos da chapinha que trava o retentor do eixo de transmissão, localizada atrás do pinhão, os furos "cegos" tinham indício de óleo como se algum parafuso maior tivesse rompido para dentro do motor.
      Confesso que nesta hora me deu "aquela desanimada"... Mas fazer o que? Consertar... única opção.
      Colocamos uma luz para observar bem o local, limpamos tudo ali e ficou a dúvida se alguém tinha colocado um parafuso com passo de rosca diferente ou algo assim, e consequentemente trincado alguma parede do furo/carcaça.
      Aplicamos um selante nos parafusos, reinstalada a chapinha e o novo pinhão foi colocado.
      O retentor do pedal e do sensor foram trocados, e aparentemente estavam íntegros.
      O retentor do eixo estava OK, com as bordas normais, sem aparentar deformidade ou algum indício que o vazamento era ali.

Finalizada a manutenção, retornei e passei a monitorar o local - QUE AINDA VAZAVA

Nas últimas semanas conversei com algumas pessoas e me disseram:
      - "você é o primeiro que me fala de vazamento neste retentor"
      - "nunca vi vazar esse retentor do pinhão, na XT"
      - "retentor do pinhão, vazando?, tem certeza que não é em outro lugar?"
      - "no retentor nunca vi vazar, mas minha XT já "suou" óleo naqueles furos 'cegos'"

Enfim, colocada a moto no cavalete novamente, retirada a chapinha, inspecionado os furos... o mecânico não encontrou óleo no local (deduzimos que possivelmente alguém aplicou óleo na hora de montar em outra troca de pinhão).

Moto ligada, em rotação alta: VAZANDO NA PARTE INFERIOR do retentor.

Agora vem a parte ruim: a Yamaha, com sua maravilhosa estratégia de preços (#sqn), resolve cobrar SÓ 200 reais neste retentor...
      Nesta hora desanimei de novo com a CSS. Como um retentor destes pode custar o valor de um bauleto? Quase o valor de um pneu dianteiro?
      Bom... sabemos disso há muito tempo!

Ah não! ... fui pro ebay ver os preços "do mundo"... o mesmo retentor é vendido lá fora por $15 a $20 dólares no máximo.
      SALVE O PAÍS DOS IMPOSTOS!

O que fiz? Achamos um retentor de 8 reais, SIM, OITO REAIS, e colocamos no lugar.
      Sei que a durabilidade não é a mesma, mas como só teríamos acesso ao original por encomenda, resolvi aplicar para testar e ver como se comporta. Tomara que funcione, pois não quero ter que comprar um pedacinho de camara de pneu com uma molinha de caneta, por míseros 200 reais.

------ Fim do "causo" -------

Pergunto aos companheiros de estrada: alguém aqui já teve problema neste retentor?
      Alguém já notou óleo ou alguma anormalidade na chapinha que segura este retentor?
      Qualquer troca de informação será bem-vinda aos leitores futuros, pois não achei nenhum tópico sobre isso.
      Bom tarde!
      Amigos tive o mesmo problema, ontem fui investigar.
      desmontei o pinhão removi uma bucha de aço que fica logo apos ao pinhão,
      notei que o retentor estava perfeito, mas no eixo existe um O-Ring que já estava meio que desgastado.
      levei o mesmo ate uma oficina e autopeças de diesel encontrei o O-Ring um pouquinho mais grosso (Coisa minima, acredito que ate melhor que o original.) se encaixou perfeitamente!
      Depois fiz a limpeza dos componentes e remontei tudo.
      Resultado:
      Fim de vazamento! Espero poder ajudar assim como já fui muito ajudado pelos integrantes desse fórum.
      Última edição por Rlemos10; 26/03/2018 às 07:32 PM.

3. Curtida(s) Alemão Ténéré (usuários que curtiram)
    Página 2 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vazando fluído pelo retentor da bengala da XT660R
      Por Zensurf no fórum Suspensão
      Respostas: 13
      Último Post: 15/12/2017, 06:18 PM
    2. Problema no retentor da bengala da XT660R
      Por Rafael.PP no fórum Suspensão
      Respostas: 34
      Último Post: 24/04/2015, 12:23 AM
    3. Código do retentor da bengala da XT660R
      Por Guto_MG no fórum Suspensão
      Respostas: 46
      Último Post: 27/03/2015, 06:50 PM
    4. Qual retentor de bengala usar na XT660R?
      Por MarcoCanelinha no fórum Suspensão
      Respostas: 12
      Último Post: 22/02/2014, 09:08 PM
    5. Vazamento de gasolina na XT660R
      Por Gabriel.660 no fórum Injeção
      Respostas: 6
      Último Post: 27/08/2013, 02:50 AM

Tags para este Tópico