Estou usando o lubrax que tem uma classificação atualizado e com um preço bom 12\L
Ibantivel no custo benefício e é a especificação pedida no Manual da motocicleta
Este tópico foi visto 18939 vezes e possui 56 comentários.
Fiz este post no fórum do portal big trails e pensei que seria útil para vocês também! Boa leitura :D Pessoal, venho aqui compartilhar com vocês um assunto já bem batido nas conversas, fóruns e tudo mais. O tal do óleo lubrificante. Este deve ser um post longo mas acredito que vai ser bem informativo e com fatos comprovados pois quando se trata de óleo, muitas vezes o "achismo" e vários mitos predominam. É um prazer poder compartilhar essas informações. O conhecimento não é nada se ficar
Este tópico foi visto 18939 vezes e possui 56 comentários.
Estou usando o lubrax que tem uma classificação atualizado e com um preço bom 12\L
Ibantivel no custo benefício e é a especificação pedida no Manual da motocicleta
Uma dica de óleo bom e barato é o Petronas Selenia. Estou utilizando ele e gostando muito, possui as especificações superiores ao yamalube e me custou R$ 14,00/L
@FBF, a especificação SAE 10W-40 é a de óleo multiviscoso, que se comporta como viscosidade 10 a frio (W de winter) e depois de aquecido, como um óleo 40.
Aqui no Brasil as temperaturas médias são mais altas, e a especificação é 20W, pois o motor não precisa de óleo mais fino pra facilitar a partida a frio, como na Europa...
Cuidado com o stress...
Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.
Em partes... As montadoras ignoram os mais adversos climas que enfrentamos no nosso país. Em alguns locais do RS e de SC o óleo 20W é muito espesso no inverno. Aqui na Serra ao menos sempre que usei nas minhas motos a vibração com o motor frio era muito grande nos primeiros quilômetros (mesmo deixando a moto parada alguns minutos para aquecer). Corrigi isso passando para um óleo 10W40 quando tinha a Ténéré 250 e agora na XT 10W50. Em dias de frio mais rigoroso na partida a frio a vibração reduziu significativamente e o motor ficou mais macio.
Felizmente não atingimos temperaturas negativas com tanta frequência quanto alguns países europeus em que mesmo um óleo 10W é muito grosso para o inverno.
Buenas rutas
O que realmente importa para o motor é o número após o "W". Que é a viscosidade durante o trabalho.
Já o número antes do "W", quanto menor melhor. E interfere somente na partida. Logo quanto mais fino, mais fácil de dar a partida, além de penetrar mais fácil em todas as pequenas frestas.
ABS
@Voltolini, alterar a viscosidade de trabalho (depois do W) dependendo da região, é recomendado pelo fabricante.
Há uma tabela conforme a temperatura ambiente de trabalho.
Isso, independente do tipo de refrigeração do motor.
ABS
hoje coloquei o óleo da YPF 10W30, JASO T903- MA -API-SJ semisintético, e o filtro novo, n lembro a marca.
más o mecânico falou que trocando de 2 em 2 mil filtro e óleo, é só alegria!![]()
Pode aumentar o tempo de troca amigo, e esse óleo já é obsoleto tem óleo com uma classificação melhor SN.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Opa @gmsd , fiquei curioso para saber qual óleo já vem com esta especificação, poderia citar aqui pra agente ? valeu, abraço
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)