Óleo - Uma análise crítica e imparcial - Página 4

Tópico: Óleo - Uma análise crítica e imparcial

Este tópico foi visto 14357 vezes e possui 56 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Fiz este post no fórum do portal big trails e pensei que seria útil para vocês também! Boa leitura :D Pessoal, venho aqui compartilhar com vocês um assunto já bem batido nas conversas, fóruns e tudo mais. O tal do óleo lubrificante. Este deve ser um post longo mas acredito que vai ser bem informativo e com fatos comprovados pois quando se trata de óleo, muitas vezes o "achismo" e vários mitos predominam. É um prazer poder compartilhar essas informações. O conhecimento não é nada se ficar

Este tópico foi visto 14357 vezes e possui 56 comentários.
    Página 4 de 6 123456
    Óleo - Uma análise crítica e imparcial 14357 Reviews

Avaliar Tópico: Óleo - Uma análise crítica e imparcial

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 14357 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

Estados onde estive de moto:
      AL BA PB PE 17350674 SE
      Clique para adicionar em seu perfil
      @Luciano.X, compartilho da mesma opinião com relação ao tal aditivo milagroso.

Eu quero ver ensaios que comprovem o funcionamento do produto de forma dinâmica como um todo. Outra coisa, as pessoas esquecem que a maioria das motos utiliza o mesmo óleo para lubrificar a caixa de câmbio.

@JeanCRP3, eu já usei o Mobil 15W50 SL semissintético na ex-TNR 250cc e continuo usando na XT. Na verdade o que eu gostaria de usar mesmo era o Lubrax Tecno Moto 10W40 SL JASO MA2 semissintético, mas não acho mais o bendito por aqui. Enquanto o novo Yamalube 10W40 custa R$ 24,00, o Lubrax em questão custa R$ 18,00.

Só uma dica: Quem abandonar o 20W50 vai notar o motor mais barulhento ainda, só que isso é completamente normal.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

2. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Jul 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Yamaha XT 660 Preta 2009

Boa tarde motoqueiros, parabéns pelo tópico!
      Muita informação técnica, isso é o que é relevante, não o que o mecânico diz que é.
      Fiz duas trocas de motul + filtro (80 R$) até perceber a ilusão... mas a razão prevalece...
      Estudei o manual e os preços e to usando lubrax essencial 20W-50 mineral (3 litros = R$ 36,00)... Faz 3000 km, completa 0,5L e faz mais dois...
      Não tenho como testar o óleo, mas sou filho de mecânico e é nítido que o óleo não está no seu fim aos 5.000 km...
      E gostei da moto com o lubrax, melhorou o barulho e vibração e ainda amaciou o câmbio...
      O motul com 3000km já não é mais óleo... (na minha opinião)
      Filtro vou colocar o original e andar 20.000 km...
      Vou testar esse semi-sintético 10-40 da lubrax... gostaria de saber se há algum prejuízo na embreagem?
      Usei militec demais uma vez num motor twister 250cc e tive que trocar o óleo porque tava patinando demais os discos de embreagem...
      Não sei se quero tentar usar militec na XT....
      Um abraço XTzeiros!

3. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

AL BA PB PE 17350674 SE
      Fazendo uma breve análise na tabela de códigos JASO, raríssimos são os Yamalubes e Lubrax que possuem certificação JASO MA2. Já a Mobil, até o velho Mobil preto (Mobil 4T 20W50 SL) possui certificação JASO MA2.

Outra observação interessante que um consultor da Motul me fez é a seguinte: Diego, os únicos óleos fabricados no Brasil que tem certificação JASO (M055) são da Mobil, Lubrax e Honda. O Yamalube vendido aqui é fabricado aqui e usa o código do japão para homologar o produto.

Na verdade trocando em miúdos, os óleos mais confiáveis disponíveis em grande escala no Brasil são Motul e Mobil.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

4. Sócio-Colaborador Leão é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660R, Preta, 2006.

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      @Luciano.X, recebi resultado de uma análise, pode dar um parecer?

Obrigado.

Enquanto nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós, e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).

5. Curtida(s) Giovani16, Augusto, Carlos13, Fabricio_JLLE (usuários que curtiram)

6. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Oct 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      XT660R AZUL 2006 | ex-XRE300

Vou dar o meu parecer, tá Leão...

Continua andando de moto que tá tudo certo. Se algo quebrar, arruma e segue viagem!

Kkkkkk
      Hagel

7. Curtida(s) Leão, Giovani16, Augusto (usuários que curtiram)

8. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Aug 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XL700V/Transalp Branca 11

Postado originalmente por Leão
      @Luciano.X, recebi resultado de uma análise, pode dar um parecer?

Obrigado.
      Leão,
      Ferro, cobre e silício na minha opinião estão baixos considerando a km.
      Certamente não há sinais de problema algum no seu motor! Peças em cobre compõem em sua maioria as bronzinas. Ferro vem da caixa de câmbio, comando de válvulas, engrenagens etc a taxa de desgaste tende a ser proporcional a km. Silício é sujeira que é aspirada para dentro do motor. Pelo jeito seu filtro de ar está em ordem.

Agora quanto ao óleo, era um 20w50 e agora ele é um XXw40 quase um 30. Bastava rodar mais um pouco e certamente ele ia afinar mais. Isso é normal em motos. Já vi 15w40 afinar pra quase 20 e 10w60 afinar pra 40.

9. Curtida(s) Leão, Augusto (usuários que curtiram)

10. Sócio-Colaborador Leão é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660R, Preta, 2006.

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      @Luciano.X, obrigado pelo esclarecimento.

Enquanto nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós, e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).

11. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Oct 2015
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT660R Azul 2008

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RS SC SP
      Alguém por aqui já testou o bardhal 20w50 4T APISL? Vi ele a venda aqui em CWB e estou pensando em usar.
      Baiano/Refúgio MC

12. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Sep 2015
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Branca 2014

PB 540672
      Observando as especificações do motor 660 no sitio do fabricante http://www.minarelli.com/prodottieng.html verifiquei que o oleo recomendado é de outra especificação, alguem saberia explicar ?

Engine type: single cylinder 4-stroke - 4 valves
      Crankcase: dry type
      Cooling: liquid cooling by pump
      Bore: 100 mm
      Stroke: 84 mm
      Displacement: 659,7 cc
      Compression ratio: 10:1
      Distribution: SOHC
      Ignition system: electronic (290 W - 14 V)
      Spark plug: NGK CR7E
      Fuel supply: F.I.
      Throttle body: Ø 44 (with TPS)
      Cylinder: aluminium
      Clutch: light alloy multiple disc wet clutch
      Primary transmission: straight-tooth gear
      Transmission: 5-speed gearbox
      Starting: electric
      Enginelubrication: SAE 10W-40 oil
      Engine weight with oil: kg 51

13. Curtida(s) Tomás Stringhini, Luiz Augusto Effting, Augusto (usuários que curtiram)

14. Usuário Registrado

Estado
      ES ES
      Data de Ingresso
      Jun 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R 06 - PRETA

nobre @DiegoNunes, li li e re-li, mas então qual seria a diferença de fato em hoje trocar o mineral para o semi sintetico?

tava lendo sobre a diferença dos dois, e fiquei encucado com a parte abaixo, em especial os trechos sublinhados:

"SINTÉTICO OU MINERAL
      O óleo mineral, como o seu nome já diz, é oriundo da prospecção do petróleo. Através do refino, o óleo base mineral, é aditivado para a formação dos óleos disponíveis. O óleo sintético tem sua base "sintetizada" ou seja, feita em laboratórios, sem a necessidade de utilizar a base mineral. A grande diferença entre estes dois óleos é a capacidade da manutenção da estabilidade do produto por mais tempo. Teoricamente, o óleo sintético mantém a sua estabilidade por mais tempo do que o óleo mineral. Mas, existe nesta relação algo que deve ser levado em conta: a nossa gasolina não é de qualidade como a de outros países. Há uma mistura com o álcool para elevar, forçadamente, a sua octanagem. Mesmo a gasolina especial não é completamente pura. Dentro da câmera de combustão há a lubrificação do óleo. Esta gasolina, de baixa qualidade, gera o aparecimento de substâncias que fazem com que a estabilidade conseguida com o óleo sintético não seja tão efetiva, diminuindo a capacidade de lubrificação. O óleo sintético, embora de grande qualidade, tem algumas características lubrificantes que, as vezes, podem ser prejudiciais a determinados motores de motocicletas reduzindo a vida útil do sistema de embreagem. Alguns fabricantes nacionais não aconselham o uso do óleo sintético em seus motores.Há ainda o óleo semi-sintético. Estes óleos possuem em sua base um combinado de sintético e mineral atingindo um meio termo na composição do lubrificante entre os dois tipos de compostos.

RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO
      Se levarmos em conta o preço e a redução da vida útil do sintético provocada pelos efeitos de nossa gasolina chegaremos a uma durabilidade bem inferior a esperada. Não julgo um procedimento muito saudável para o motor manter um óleo por quilometragem superior entre oito e 10 mil quilômetros, sendo o óleo sintético ou não.
      A meu ver, um óleo sintético duraria duas vezes mais do que um mineral. Valeria a pena pagar o preço de cada litro do sintético? Vai depender do dono da motocicleta. Se vai viajar muito sem qualquer possibilidade de trocatalvez seja interessante mas, em situações normais, deve-se colocar na ponta do lápis."

Resumindo, eu hoje na minha XT660 2006 com 46mil km, vale ainda apena mudar para um 10w40 semi sintetico?? atualmente uso o Lubrax Essencial 20w50 SL.

Página 4 de 6 123456

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vazamento de óleo
      Por MCorrea no fórum Motor
      Respostas: 7
      Último Post: 16/11/2013, 08:16 AM
    2. 50ml de oleo no motor
      Por Artur Orsi no fórum Lubrificação
      Respostas: 85
      Último Post: 08/05/2012, 06:37 PM
    3. Óleo de freio?
      Por actionmen no fórum Lubrificação
      Respostas: 4
      Último Post: 20/04/2012, 09:24 PM
    4. Radiador de óleo
      Por Fcunha no fórum Equipamentos
      Respostas: 9
      Último Post: 13/12/2011, 09:02 AM
    5. O óleo sintético é melhor que o óleo mineral?
      Por Anwar no fórum Curso Online de Pilotagem
      Respostas: 0
      Último Post: 22/11/2009, 11:04 PM