Óleo - Uma análise crítica e imparcial - Página 3

Tópico: Óleo - Uma análise crítica e imparcial

Este tópico foi visto 15468 vezes e possui 56 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Fiz este post no fórum do portal big trails e pensei que seria útil para vocês também! Boa leitura :D Pessoal, venho aqui compartilhar com vocês um assunto já bem batido nas conversas, fóruns e tudo mais. O tal do óleo lubrificante. Este deve ser um post longo mas acredito que vai ser bem informativo e com fatos comprovados pois quando se trata de óleo, muitas vezes o "achismo" e vários mitos predominam. É um prazer poder compartilhar essas informações. O conhecimento não é nada se ficar

Este tópico foi visto 15468 vezes e possui 56 comentários.
    Página 3 de 6 123456
    Óleo - Uma análise crítica e imparcial 15468 Reviews

Avaliar Tópico: Óleo - Uma análise crítica e imparcial

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 15468 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Aug 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XL700V/Transalp Branca 11

Postado originalmente por Giovani - Leão In Solo
      Jean, estou usando MOBIL atualmente, umas 5 trocas já! Tudo normal até o momento. Inclusive estou com proposta da próxima troca ter o óleo coletado para análise dentro da MOBIL. Com certeza reportarei aqui os resultados apresentados.

Carlos, muito bom o artigo, Valeu!
      Giovani seria muito bom se você fizesse isso, daria pra ter uma noção de como o motor da XT se comporta. Cada caso é um caso (condições de uso da moto) mas os outros membros que possuem XT poderiam tirar alguns parâmetros da sua.

Citação Citação
      Alguém já usou Mobil SuperMoto 4t SAE 20w50? Aparentemente mesmas especificações que o Yamalube . . .
      Como eu disse antes..óleo é óleo. No que diz respeito à proteção os dois devem ter resultados bem parecidos!

2. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Dec 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Azul

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      PR RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Postado originalmente por Giovani - Leão In Solo
      Obrigado senhores, muita conversa boa sobre assunto tão relevante...
      Dan; Óleo Mineral Yamalube 4T SAE 20W50 API SL JASO MA T903

Para incrementar o papo; RESPOSTA PARA LEIGOS POR FAVOR!

Os Tipos de Óleo, Mineral (Original nas XTs), Semi- sintético e Sintético e suas especificações de LETRAS...
      Quais as diferenças entre eles?
      Qual usar definitivamente?
      O que quer dizer as "letrinhas"?
      Os Minerais, semi - sintéticos e sintéticos tem as mesmas "letrinhas?

Agora eu quero ver!!!!! hehehehe
      Show de bola Leão. Obrigado pela resposta.
      Se alguém mais teve experiência com esse óleo Mobil, deixe seu comentário para conhecimento geral!!!
      "Somente um motociclista sabe porque um cachorro põe a cara para fora da janela quando anda de carro."

3. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Oct 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R 2005

Estava muito tempo sem acessar o nosso site xt660 por motivos de trabalho e sem tempo, mas hoje retornando e me enriquecendo com diversos comentários de altíssimo nível.

E EM RELAÇÃO A TROCA DO FILTRO DE ÓLEO, Luciano E colegas, VOCÊS TAMBÉM ESTÃO SEGUINDO O MANUAL?

PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUEM DE FORMA CRITERIOSA E ESPONTÂNEA.
      Última edição por Marcelo Faria; 09/12/2014 às 10:47 PM.

"Quando você quer alguma coisa,
      todo o universo conspira para que você realize o seu desejo."

Marcelo Faria

4. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

AL BA PB PE 17350674 SE
      Que tópico!

Eu sempre fui bastante crítico sobre o assunto a ponto de discordar até mesmo do fabricante da moto. Ai as pessoas me perguntam, ora Diego, por qual motivo você discorda da sua querida Yamaha em manter o 20W50 SL mineral? A responda é simples, as montadoras possuem acordos comerciais e parcerias onde nem sempre o melhor custo benefício de óleo é aquele que indicam.

Lembram a merda que deu nos motores 1.0 da linha Gol e Voyage em 2009/2010, graças a indicação do óleo?

Sempre fui contra, pelo menos desde meados de 2010 quando venho dando atenção especial as motos, ao uso de óleos 20W50 minerais. O óleo funciona, é claro, mas pagar R$ 20,00 em um litro de Yamalube beira quase ao absurdo.

Já li muita coisa e conversei com gente como o Flávio Xavier, um dos técnicos que homologam óleo para fabricantes e montadoras mais importantes do Brasil.

A discussão é muito ampla é requer análises técnicas, ensaios e tudo mais pra se chegar a uma opinião concisa e correta. Logo, tendo isso em mãos, sabe-se hoje de maneira geral que quanto menos viscoso o óleo for e competente o suficiente para manter a famosa película lubrificante entre as partes em atrito sobre altas cargas e temperatura, melhor.

É por isso que até a conservadora Yamaha lançou o 10W40 Semissintético, ou seja, eu estava realmente em certo em discordar do 20W50, kkkkkkkkkkk.

Se a gente comparar a ficha técnica do Mobil 15W50 SL semissintético que custa R$24,00, Lubrax Tecno Moto 10W40 SL semissintético que custa R$ 19,00 e o Yamalube 20W50 SL mineral que custa R$ 20,00 (valores médio de Recife-PE) veremos que o Yamalube está anos luz atrás dos dois citados.

Tá Diego, qual a vantagem de largar o Yamalube mineral? Simples: Você vai gastar um pouquinho mais ou talvez não e garantir uma melhor lubricidade e estabilidade do sangue do motor, garantindo aposto eu, até uma maior durabilidade do motor a longo prazo e economia de combustível.

Pode ser que esse ganho seja bastante singelo, também acredito, mas só o fato de não pagar aos fabricantes o preço de zona em detrimento de seus interesses comerciais, já é um ganho muito importante.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

5. Curtida(s) Luiz Augusto Effting (usuários que curtiram)

6. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Aug 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)

Citação Citação
      Sempre fui contra, pelo menos desde meados de 2010 quando venho dando atenção especial as motos, ao uso de óleos 20W50 minerais. O óleo funciona, é claro, mas pagar R$ 20,00 em um litro de Yamalube beira quase ao absurdo.
      Tamo junto. Nunca paguei por marcas e com óleo não é diferente.

Citação Citação
      Se a gente comparar a ficha técnica do Mobil 15W50 SL semissintético que custa R$24,00, Lubrax Tecno Moto 10W40 SL semissintético que custa R$ 19,00 e o Yamalube 20W50 SL mineral que custa R$ 20,00 (valores médio de Recife-PE) veremos que o Yamalube está anos luz atrás dos dois citados.
      O Yamalube é um bom óleo mas na minha opinião é caro. Os da Petrobras (Lubrax) são os que tem o melhor custo/benefício. São óleos decentes e com preço justo. O Lubrax equivalente ao Yamalube deve custar uns R$ 12,00. E vale lembrar que os únicos óleos produzidos no Brasil para motos com a certificação JASO MA são os Mobil MX, todos os da Petrobras, Yamalube e o Genuíno Honda. Fonte: http://www.jalos.or.jp/onfile/pdf/4T_EV_LIST.pdf os códigos que começam com M055 são produzidos no Brasil.

Citação Citação
      Tá Diego, qual a vantagem de largar o Yamalube mineral? Simples: Você vai gastar um pouquinho mais ou talvez não e garantir uma melhor lubricidade e estabilidade do sangue do motor, garantindo aposto eu, até uma maior durabilidade do motor a longo prazo e economia de combustível.
      Eu não tenho nada contra óleo mineral e eu não diria que este ou aquele óleo vai garantir uma maior vida útil ao motor. Tanto porque isso está relacionado a N fatores. Mas isso já é assunto pra outro tópico.
      Enfim, se usar o recomendado fosse a melhor coisa para todo mundo já podia até fechar este e outros subfóruns né? Bom, a verdade é que dificilmente a gente vai ver um motor estragar por culpa do óleo (seja ele o recomendado ou não) desde que tenha o mínimo de manutenção.

Usar óleo de diferente especificação (não de diferente marca) do recomendado é um experimento. Pode ser que tenha resultados bons ou não. Contando que não seja um óleo muito fino ou muito grosso. Eu já vi uma teoria mais ou menos assim: "Qualquer óleo vai bem em um motor saudável."
      O fator determinante para o desempenho do óleo são seus aditivos e não a viscosidade (fino ou grosso) ou a base do óleo (sintético x mineral x semi-sintético).

7. Usuário Registrado

Estado
      CE CE
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Meia-meia preta

Lendo e aprendendo. Muito boa discussão.

Mas, independente de tudo, continuo trocando óleo e filtro a cada 3k km no máximo, e usando a especificação do manual. Time que está ganhando, não mexo.

Abs!
      Feith
      XT600E 1997 (R.I.P.) / Versys 2010 (R.I.P.) / Lander 2008 / XT660R 2012
      Não compre peças usadas. Não alimente bandido e covarde.
      Instagram / Twitter: @andrefeith.

8. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Feb 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      yamaha, xt660, preta, 2007

Agradeco aos colegas por estas explicações de qualidade superior, e gostaria de lancar outro questionamento: e sobre o produto comercializado MILITEC ? realmente cumpre com o anunciado? e se realmente cumpre o que divulga, qual proporção utilizar na 660?

9. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R, Negona, 2011/12

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

ES GO MG MS PR RS SC SP TO
      Postado originalmente por DiegoNunes
      ...as montadoras possuem acordos comerciais e parcerias onde nem sempre o melhor custo benefício de óleo é aquele que indicam. Lembram a merda que deu nos motores 1.0 da linha Gol e Voyage em 2009/2010, graças a indicação do óleo?
      @DiegoNunes, tenho que concordar com você nesta parte de seu comentário. Há sim um certo interesse econômico pesado das montadoras. Me permitam dar um exemplo fora do mundo das nossas motos, mas pelo que estou passando ultimamente e que pode retratar um pouco este fato.
      Trabalho com uma caminhonete VW com motor Euro IV, para diesel S10, esses motores possuem um tal de "filtro de partículas", que não podem nem ver a cara de diesel comum e óleos não especificados para eles (segundo orientação da montadora). Vamos ao problema:
      - Resolvi não levar mais a caminhonete nas duas últimas revisões obrigatórias de garantia (90.000km e 100.000km), devido ao absurdos valores que a VW já arrancou nas 8 anteriores, abusurdos mesmo, sempre na casa dos 4 dígitos/revisão.
      - Na oficina a VW utiliza óleo Motul Specific 507 00 (chama-se Specific, pois é feito para atender somente à especificação 507 00 da própria VW). Observação: na oficina esse óleo é à granel (tambores).
      - Para fazer somente a troca de óleo, a VW cobra: o óleo, a mão-de-obra da troca, o filtro de óleo, o uso do scanner e o filtro de combustível (sem essa troca ela não passa o scanner e não garante o serviço), tudo por singelos quase $1.000,00!
      - Curioso: no balcão da VW não tem este óleo para vender, e eles te empurram outro totalmente fora da especificação.
      - Na lista de óleos similares que a própria VW indica: uma marca não existe no Brasil, um Shell que a própria Shell (liguei lá) informou que não distribui no mercado varejista (nós) somente para montadoras, um Castrol que não é vendido em lugar nenhum, sobrando somente o Motul Especifc mesmo.
      - O Motul Especif não é artigo de estoque da lojas, pois é absurdamente caro (quase o mesmo preço de concessionária), e tem que ser encomendado.

Creio que fica claro que, somando-se os fatores: uso de um óleo muito específico, não distribuição no varejo, uso de óleo granel nas concessionárias, dificuldade na compra. Há sim uma manobra de mercado abusiva, para ficarmos amarrados nos abusivos preços de serviços das concessionárias.

Fora todo o medo que naturalmente temos de detonar um motor desse tipo, pois é um absurdo qualquer conserto, quem dirá uma retífica.

Assim, estou adotando a seguinte técnica: encomendar o Motul específico, esperar chegar e fazer a troca fora da VW. E a cada 60.000 km, fazer a troca na concessionária só para o tal scanner dar uma verificada geral, como rodo cerca de 70.000 km/ano, vai ser um período seguro (espero!).

Peço desculpas pelo post não ser do mundo das motos, mas hoje, montadora de qualquer tipo de veículo pratica esses abusos. Sofro igual na mão da Jonh Deere, mesmos absurdos caros para qualquer revisão, consertos e peças.
      ----------------------------------
      Meus veículos: XT 660R-Negona, Fusca Azeitona-72, Caloi Berlineta Dobrável (restaurada), Monark Monareta (a restaurar).
      Ex: XL700V Transalp, Falcon NX4, XL250R, Vespa PX200, Fusca Trovão Azul-76, Caloi 10, Caloi Berlineta Dobrável.

10. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Aug 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)

Postado originalmente por Pido
      Agradeco aos colegas por estas explicações de qualidade superior, e gostaria de lancar outro questionamento: e sobre o produto comercializado MILITEC ? realmente cumpre com o anunciado? e se realmente cumpre o que divulga, qual proporção utilizar na 660?
      Nunca usei e nunca vou usar. Por que? Porque é um gasto desnecessário. O óleo já é o suficiente para a lubrificação do motor ponto final.
      Estes videos no youtube naquela máquina de torque chega a ser engraçado. Aquilo não acontece dentro do motor.
      É só minha opinião

11. Usuário Registrado

Estado
      PE PE
      Data de Ingresso
      Dec 2014
      Estado civil
      Namorando
      Yamaha XT 660R Vermelha 2009

AL BA PB PE 17350674 SE
      @Ruy, é por isso que aqui em casa a gente tem Toyota, kkkk.

Seria cômico se não fosse trágico. O negócio tá feio demais e eu não pago nem a pau pelo "status mercadológico" que as empresas criam. Eu digo, reafirmo e provo que muitas peças, seja de moto de carro ou qualquer outra coisa, tem seu preço configurado em cima do público que utiliza.

As provas cabais e simples estão ai no dia a dia, preço de pneu, pastilha de freio e outros consumíveis.
      DIEGO NUNES| RECIFE-PE | Yamaha XT 660R
      Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Página 3 de 6 123456

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vazamento de óleo
      Por MCorrea no fórum Motor
      Respostas: 7
      Último Post: 16/11/2013, 08:16 AM
    2. 50ml de oleo no motor
      Por Artur Orsi no fórum Lubrificação
      Respostas: 85
      Último Post: 08/05/2012, 06:37 PM
    3. Óleo de freio?
      Por actionmen no fórum Lubrificação
      Respostas: 4
      Último Post: 20/04/2012, 09:24 PM
    4. Radiador de óleo
      Por Fcunha no fórum Equipamentos
      Respostas: 9
      Último Post: 13/12/2011, 09:02 AM
    5. O óleo sintético é melhor que o óleo mineral?
      Por Anwar no fórum Curso Online de Pilotagem
      Respostas: 0
      Último Post: 22/11/2009, 11:04 PM