A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta

Tópico: A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta

Este tópico foi visto 37472 vezes e possui 63 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Embelezamento e conservação: A lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta. Muitos motociclistas acreditam que lavam sua motocicleta para deixá-la bonita, isso é uma verdade, mas nesse ato eles também estão cuidando da conservação e da manutenção da motocicleta. Preferencialmente, lave você mesmo: Quando você lava pessoalmente sua moto, você terá contato direto com todas as peças e partes da moto, podendo observá-las com mais atenção,

Este tópico foi visto 37472 vezes e possui 63 comentários.
    Página 1 de 7 1234567
    A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta 37472 Reviews

Avaliar Tópico: A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 37472 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Nenhuma

A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta

Embelezamento e conservação:
      A lavagem periódica completa, mais que o embelezamento, visa à conservação da motocicleta.
      Muitos motociclistas acreditam que lavam sua motocicleta para deixá-la bonita, isso é uma verdade, mas nesse ato eles também estão cuidando da conservação e da manutenção da motocicleta.

Preferencialmente, lave você mesmo:
      Quando você lava pessoalmente sua moto, você terá contato direto com todas as peças e partes da moto, podendo observá-las com mais atenção, percebendo muitas coisas que no uso diário, não notaria, como uma peça solta ou quebrada, por exemplo

Quando Lavar:
      Para tomar a decisão de lavar a moto, deve-se avaliar o estado geral de conservação da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc.
      Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma lavagem completa, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los.

Porque lavar com freqüência:
      Se a moto estiver conservada e suas peças realmente limpas, ao sujar por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem e enxugar que ela ficara novamente bonita. Mas se a moto ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente.

Lavagem em outro local:
      O ideal é que você faça pessoalmente esse serviço, mas se você não tem tempo, ou local adequado para fazer esse serviço procure alguém para fazê-lo, de preferência para locais especializados como as oficinas de motos, evite levar em lava rápido de automóveis ou em postos de combustível, pois em geral eles não têm preparo e conhecimento sobre o cuidado especial que se deve ter com uma motocicleta, podendo causar danos irreversíveis em sua motocicleta.

Dicas:
      - Como estamos falando que lavagem é conservação, é importante então planejar essa ação, assim como planejamos serviços mecânicos.
      - Para lavar sua moto disponha de: tempo para a execução da tarefa, local adequado, roupa apropriada, materiais e produtos específicos.
      - Acostume-se a reservar um determinado dia da semana para a lavagem da moto.
      - Planeje com antecedência a lavagem de sua moto, nunca deixe para a ultima hora.
      - Evite datas que normalmente são complicadas como véspera e pós-feriados prolongados ou encontros de motociclistas.
      - Ao levar para lavar em outro local, procure levar a moto com antecedência.
      - A lavagem pode ser feita mesmo em dias frios ou chuvosos, pois normalmente nesses dias você não usa sua moto.

Nas próximas postagens passarei a transmitir informações mais detalhadas sobre o assunto.

Tomás André dos Santos - tasmotos
      TASMOTOS - SOROCABA/SP - http://www.tasnaweb.com

2. Curtida(s) MB86 (usuários que curtiram)

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      Honda CB 450

Re: A Limpeza na Conservação de sua Motocicleta

Boas dicas ! eu sempre evitei pegar chuva com minhas motos , oque mais causa necessidade de lavar motos é o asfalto molhado que emporcalha a moto toda , atualmente tenho uma cb 450 toda original inclusive pintura do motor , por isso evito sujar pra não ter que lavar tantas vezes eu imagino que á cada 20 lavagens mesmo do jeito que faço só com shampoo ela deve perder um pouco do brilho original as vezes são coisas impercebiveis mas se vc pegar uma foto da sua moto quando vc pegou ela 0km e comparar com uma foto atual vc vai entender oque estou falando .

Eu costumo tirar o banco e de vez em quando eu tiro também o tanque e até as rodas para limpar a moto toda ao invez de limpar só partes externas .

4. Curtida(s) MB86 (usuários que curtiram)

5. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Nenhuma

Pacheco,

Parabens pela moto... muito bem conservada.
      É importante ressaltar que sou muito procurado para cuidar de motos classicas como a sua, por isso meus parabens são com profundo conhecimento de causa.
      Um fator muito importante, que gosto de ressaltar para quem tem esse tipo de motocicleta, é relativo a utilização da mesma, essas motos devem ser utilizadas com frequencia, pelo menos uma vez por semana, não adianta só ligar, tem que rodar de fato. Outro fator importante é fazer o que voce faz... cuidar da moto, pois dessa forma voce passa a conhece-la e consegue prever os problemas de deterioração.
      Beleza cara, voce é um autentico motociclista, continue assim...

Abraços,

Tomás

6. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil

Mais uma vez, Tomás dando um banho de conhecimento! Excelente tópico!

Concordo quando você diz que deve-se usar a moto e não apenas liga-la periodicamente, desta forma, todos os componentes mecanicos da moto estarão lubrificados, incluindo: (Motor, embreagem, suspensão, rolamentos, etc.)

Ouvi dizer que você Tomás, leva horas trabalhando em uma única moto! Quanto tempo aproximadamente?

Vida longa as motocicletas!
      Abraços.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

7. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2010
      Estado civil
      Não informado
      Nenhuma

Anwar,

Antes de falar em tempo para lavagem é necessario explicar o que faço, senão vai parecer que sou muito lento para lavar uma moto.
      Meu trabalho consiste em lavar a moto com pincel, depois com esponja, enxaguar e enxugar bem removendo qualquer detalhe.
      Por exemplo: a corrente cora e pinhão tem a graxa toda removida, toda mesmo, após a lavagem pode-se passar a mão em qualquer local da moto (capa de corrente, coroa, balança traseira, embaixo do motor, etc) que não ira sujar a mão, da pra entender?
      A seguir vem o acabamento onde eu aplico um determinado produto em todas peças da motos, quando eu digo todas, estou falando todas mesmo. Não fica nenhuma peça aparente que não receba um acabamento com produto especifico para o tipo e estado do material.
      A lavagem é artesanal e personalizada:
      Artesanal porque não usa produtos quimicos, equipamentos de alta pressão, etc.
      Personalizada porque cada moto é tratada de acordo com suas condições e necessidades.
      Exemplo: para pinturas novas um tipo de cera, para pinturas detonadas outro tipo, para peças plasticas ressecadas um tipo de produto, para peças plasticas novas outro tipo de produto, etc. etc.
      Vamos então ao tempo do serviço: de 5 a 11 horas dependendo do modelo da moto e de seu estado.

Abraços

tasmotos

8. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      Honda CB 450

Tomaz , obrigado pelo elogio eu realmente gosto de dar um trato sempre fui desse jeito até quando era moleque quando ainda tinha mobylete sempre fui meio grudento com minhas coisas , eu ando até bem com ela não é porque ela é uma vovózinha que vai deixar de trabalhar pelo contrário faz exercicios toda semana de vez em quando algumas viajens curtas e garanto é uma delicia andar com ela limpa é um prazer enorme e ela também adora chega á parecer um cavalo em desfile de 7 de setembro

9. Usuário Registrado

Estado
      RN RN
      Data de Ingresso
      Dec 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT 600Z Tenere 91 Branca\vermelha

tasmotos

Poderia me tirar algumas dúvidas.
      Moro em AP e não tenho condições de lavar meu carro e moto, levo a moto para lavar e sempre me veio a dúvida.

Silicone para peças plásticas:
      -Resseca com o tempo?
      -Faz mudar de cor?
      -Com que frequência é bom aplicar esse produto, faz mau?

Lavagem de corrente:
      -Que produto devo usar e a frequência?

Limpa alumínio/desengraxante:
      - Não gosto de usar esses produtos em nada, prefiro passar mais 15 minutos esperando o lavador esfregando com sabão do que ele passe esses produtos, faz mau?

Pastilhas/disco de freio:
      - Quando estão com graxa e outras sujeiras como devo limpar?

VLW.
      -

10. Usuário Registrado

Estado
      DF DF
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      BMW F800GS Trophy 2012

Estados onde estive de moto:
      GO MG RJ
      Clique para adicionar em seu perfil

Boas questões, Patinho. Certamente o Taz já tem as respostas na ponta da linha. Vou acompanhar este tópico.

11. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT 660

Que legal, quem mora em sorocaba e região tá sossegado, já tem onde fazer a lavagem.
      Em Curitiba tem a Motodax, que lava com água quente. (motodax.com.br)

12. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      Honda CB 450

Vou deixar de banhar minha CB com vap , vou instalar um chuveiro na garagem

Brincadeiras á parte ! já ouvi dizer sobre lavagens com água quente deve ser bom mesmo pena que em casa fica esquisito por um chuveiro na garagem senão eu ia fazer o teste .

Página 1 de 7 1234567

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Qual foi sua primeira motocicleta?
      Por Boeira no fórum Enquetes
      Respostas: 252
      Último Post: 2 Semanas Atrás, 08:53 PM
    2. Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas
      Por TasMotos no fórum Lavagem Artesanal de Motocicletas
      Respostas: 20
      Último Post: 19/06/2016, 09:55 PM
    3. Mitos sobre Lavagem e Conservação de Motocicletas
      Por TasMotos no fórum Lavagem Artesanal de Motocicletas
      Respostas: 25
      Último Post: 24/07/2014, 10:53 PM
    4. Limpeza do Filtro de ar K&N com kit limpeza
      Por AMorlin no fórum Tutoriais
      Respostas: 18
      Último Post: 05/06/2014, 11:12 PM
    5. Limpeza/Lavagem e conservação do capacete.
      Por Leonardo13 no fórum Boteco [Off Topic]
      Respostas: 11
      Último Post: 11/10/2012, 09:10 AM