Estabilizador para suspensão dianteira da xt660r - Página 2

Tópico: Estabilizador para suspensão dianteira da xt660r

Este tópico foi visto 4467 vezes e possui 14 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

E ai moçada tudo bem? Alguém já instalou ou conhece alguém que colocou um estabilizador na XT 660R? Estou com o tradicional problema esta moto que é o shymmy e como minha moto está motard, parece que o problema aumentou mais ainda. Se alguém souber onde posso comprar um estabilizador para as canelas peço que me informe porque acho que só isto irá resolver este problema crônico deste modelo. Já balanceie as rodas e coloquei o calço nas molas e não melhorou em nada. Pelo que pude observar as

Este tópico foi visto 4467 vezes e possui 14 comentários.
    Página 2 de 2 12
    Estabilizador para suspensão dianteira da xt660r 4467 Reviews

Avaliar Tópico: Estabilizador para suspensão dianteira da xt660r

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 4467 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Jul 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT 660R

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Marcos XT

Front Fork Spacers amigo a peça que você procura não seria essa que tem para vender no mercado livre?

http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

E você poderia me dar umas dicas para fazer o para-lama inferior e superior como o seu pois também tenho uma XT Mortard.

2. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

Fernandinho, tudo bem? Estes calços que estão sendo vendidos no ML não resolveram o problema. Eu comprei o alumínio e mandei um torneiro fazer as peças para mim. Inclusive elas ficaram melhores do que estas do ML porque elas tinham guias para as molas e tubos internos da canela. Mas como já disse não adiantou nada, pois, a moto continuou com o famigerado shimmy. Hoje uso um par de valvulas emuladoras para diminuir o fluxo do fluido nas canelas tornando-as mais firmes. Fiz também uma barra estabilizadora que prende uma canela à outra evitando a torção de uma delas sozinha, ou seja, elas fazem o mesmo movimento e ao mesmo tempo. E ao outra coisa que fez o maior efeito na eliminação do shimmy. Este final de semana que passou rodei com a XT a 173 Km/h sem shimmy. é muito bom. Quanto ao paralama inferior, eu comprei um paralama dianteiro da fazer 250 e fui recortando até ficar do jeito que eu precisava. Hoje ele está parafusado na barra estabilizadora que eu fiz. O paralama superior eu fiz comprando um paralama usado e arranhado que tinha sido trocado por seguradora. Dai, peguei o meu paralama original e marquei com uma caneta onde eu iria cortar o paralama arranhado. Eu recortei aproximadamente uns 15 cm para diminuir a ponta deste paralama para diminuir a força do ar na ponta do paralama. Com isto eu consegui fazê-lo mais reto e o vento quase não incide sobre ele. Veja as fotos de como ele ficou depois de cortado. Os paralamas que aparecem nas fotos anteriores não são mais o que eu estou usando hoje. O da primeira foto foi um pedaço de um Arcerbis que eu tinha guardado. Com ele é que eu percebi a necessidade de diminuir o paralama. Na outra foto está um paralama original diminuido porem a diminuição foi na parte de trás do mesmo. Seguem fotos atuais. Espero ter te ajudado. Abraço.
      Na foto abaixo estão dois paralamas oroginais plotados sendo que o da esquerda é um que eu cortei um pedaço no meio dele e recuei a parte da frente um pouco para trás. note os parafusos de fixação na sua lateral. O da direita é o que estou usando hoje. Note que ele tem o bico bem pequeno. Quando eu cortei sua ponta o vento parou de balançar a frente da moto.

As fotos abaixo estão na sequencia de alteração dos paralamas

Nas estradas não olhamos paisagens, fazemos parte delas

3. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Jul 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT 660R

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Marcos XT

Obrigado ajudou muito.

Vou fazer o seguinte vou seguir o manual que tem aqui no forum para que eu possa fazer o para lama inferior e também já faço essa barra estabilizadora.

Sabe me falar qual material utilizado para fazer essa barra que futuramente vira o suporte? E se tem alguma dica ou macete para facilitar?

E o para lama superior o meu esta com o bico ralado peguei assim já. E já tinha intenção de trocá-lo então vou fazer como você me falou vou cortar.
      mas tenho que utilizar algo bem preciso que não estrague a peça para que eu não precise pintar.

Se poder dar a dica de como fez para cortar o seu e se deu certo ou precisou de acabamento?

vou posta uma foto para você ver minha moto

já comprei ela assim

agora que vou começar a mexer nela.

Desde já obrigado

4. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

A barra estabilizadora foi feita manualmente usando uma morsa para fixação. O material foi aço inox. Quanto a cortar o paralama, primeiro você marca onde vai cortar depois eu usei uma serra policorte manual para facilitar o corte. O acabamento foi feito com lixas sendo a mais grossa primeiro e as mais finas por ultimo. Abraço.

5. 04/09/2016

6. 04/09/2016

7. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

Postado originalmente por panico
      Eu tive problemas com shimy e vou compartilhar minha experiência. Peguei uma 660 R 2012 com 3000 km rodados e desde o inicio a moto estava com a frente instável. Prontamente notei que os raios dianteiros estavam soltos e mandei apertar e isso deu uma baita diferença mas ela ainda estava shimando.
      Eu conferi todos os rolamentos, aperto dos parafusos do motor, revisei a CX de direção, balança, links. Fiz balanceamento estático nas rodas. Troquei óleo da suspensão dianteira e nada do shimy sumir. Pensando que o problema era na suspensão dianteira eu fiz pesquisas e vi que muita gente estava usando calços na suspensão dianteira e tratei de fazer o meu. Eu fiz um calço de 12,5 mm de altura e deu uma pequena melhora. Logo fiz um calço de 28 mm e melhorou muito e pensei que a solução seria fazer o de 30 mm que estaria resolvido. Para minha surpresa piorou totalmente a moto. Eu fiz contato com um preparador de suspensão aqui de São José dos Campos, o Marquinhos da RR Suspensões e contei toda essa ladainha pra ele e ele de cara falou que o Shime vem da traseira da moto e perguntou se eu havia alterado a pre-carga da mola traseira e eu disse que sim, que estava no Maximo e com espaçador de 28mm.. Ele falou para colocar no mínimo todas as pre-cargas,
      Eu coloquei a mola traseira no ajuste 1 e coloquei um espaçador de 26mm. No meu caso resolveu o problema. Quando eu estiver com peso na garupa eu subirei a pre-carga somente para esta ocasião.
      Ainda não chegou a 100% ideal, pois preciso soltar mais um pouco a frente. Ou seja, vou fazer um espaçador de 22mm e ver se chego no ideal do tamanho dele.
      Pelo que entendi, minha moto tinha um problema com os raios soltos que foi agravado com o ajuste errôneo da pré-carga traseira e conforme eu fui aumentando carga na mola dianteira fui minimizando esse sintoma do shimy a um custo da moto andar extremamente dura e com as suspensões trabalhando com menor curso. A moto continuava super arisca de curva e shymando. Andei 200 km alternando entre asfalto e terra e deu pra sentir bem a moto e infelizmente a não ser que mande preparar os amortecedores terei que andar com pré-carga mínima na traseira e um pouco na frente ( no caso calço de 22mm).
      O lance que a pré-carga dela já vem a mais de fábrica porque ela é projetada para andar com 2 pessoas mais malas e aumentar a pré-carga seria apenas no caso de andar 2 pessoas pesadas na moto mais malas.
      Mas e se a pré-carga traseira estiver no mínimo e a moto continuar shymando? (supomos que tudo esteja perfeito na moto.) Nesse caso o problema esta no amortecedor traseiro que esta sem ação e o que causa isso vai desde óleo vencido, peças internas desgastadas, etc...
      Tanto o óleo da suspensão dianteira quanto a traseira tem que ser trocados 1 vez por ano. No amortecedor traseiro ninguém faz essa troca de óleo e ele perde sua função cedo. O preparador disse que não é legal retrabalhar esse amortecedor, pois muitos preparadores fazem um furo nele, colocam uma válvula e trocam o óleo. Mas os cavacos caem dentro do amortecedor eles vai explodir cedo, muito cedo.
      Ou abrir a traseira dele e soldar uma tampa com uma válvula, etc.. O canal é colocar um amortecedor PRO nela, com regulagens e que permita trocar o óleo de acordo.
      O que fazer então? Tentar baixar a pré-carga traseira e colocar um calço de 22 mm na frente e testar. Mas e se a moto afundar demais?
      O problema se ela estiver afundando demais é porque o amortecedor que não esta segurando e não a mola que esta fraca. A suspensão tem vários milímetros de curso e tem que usar todos eles. Suspensão dura, com muita pré-carga disfarça o problema do afundamento mas certamente não disfarça o retorno que volta com alta velocidade. Espero ter ajudado porque eu vejo tanta gente se lascando com esse problema. Só pra lembrar que a moto “TEM” que estar com os raios apertados na tensão correta, sem qualquer folga em rolamentos, links e balança uma calibragem entre 28 e 29 na frente e 29 a 31 na traseira, tem que verificar aperto dos prisioneiros do motor e folgas nos cubos.
      Infelizmente alguns de nós têm que passar por todas as etapas que você também passou. Depois de todas elas realizadas cheguei a conclusão que a instalação de um amortecedor de direção resolve este problema de fábrica facilmente. Ou seja, não é necessário fazer nada além de instalar o amortecedor de direção. Só ele resolve. Os outros problemas como raios bambos também têm que ser consertados por motivo de segurança.

Página 2 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Barulho na suspensão dianteira da XT660R
      Por lennonrn no fórum Dicas
      Respostas: 20
      Último Post: 21/02/2017, 06:42 PM
    2. Geral na suspensão dianteira e traseira da XT660R
      Por dupantoja no fórum Suspensão
      Respostas: 44
      Último Post: 28/10/2016, 12:29 PM
    3. Vendo suspensão dianteira da XT660R
      Por Dimitry no fórum Peças, Acessórios e Equipamentos
      Respostas: 5