Postado originalmente por
panico
Eu tive problemas com shimy e vou compartilhar minha experiência. Peguei uma 660 R 2012 com 3000 km rodados e desde o inicio a moto estava com a frente instável. Prontamente notei que os raios dianteiros estavam soltos e mandei apertar e isso deu uma baita diferença mas ela ainda estava shimando.
Eu conferi todos os rolamentos, aperto dos parafusos do motor, revisei a CX de direção, balança, links. Fiz balanceamento estático nas rodas. Troquei óleo da suspensão dianteira e nada do shimy sumir. Pensando que o problema era na suspensão dianteira eu fiz pesquisas e vi que muita gente estava usando calços na suspensão dianteira e tratei de fazer o meu. Eu fiz um calço de 12,5 mm de altura e deu uma pequena melhora. Logo fiz um calço de 28 mm e melhorou muito e pensei que a solução seria fazer o de 30 mm que estaria resolvido. Para minha surpresa piorou totalmente a moto. Eu fiz contato com um preparador de suspensão aqui de São José dos Campos, o Marquinhos da RR Suspensões e contei toda essa ladainha pra ele e ele de cara falou que o Shime vem da traseira da moto e perguntou se eu havia alterado a pre-carga da mola traseira e eu disse que sim, que estava no Maximo e com espaçador de 28mm.. Ele falou para colocar no mínimo todas as pre-cargas,
Eu coloquei a mola traseira no ajuste 1 e coloquei um espaçador de 26mm. No meu caso resolveu o problema. Quando eu estiver com peso na garupa eu subirei a pre-carga somente para esta ocasião.
Ainda não chegou a 100% ideal, pois preciso soltar mais um pouco a frente. Ou seja, vou fazer um espaçador de 22mm e ver se chego no ideal do tamanho dele.
Pelo que entendi, minha moto tinha um problema com os raios soltos que foi agravado com o ajuste errôneo da pré-carga traseira e conforme eu fui aumentando carga na mola dianteira fui minimizando esse sintoma do shimy a um custo da moto andar extremamente dura e com as suspensões trabalhando com menor curso. A moto continuava super arisca de curva e shymando. Andei 200 km alternando entre asfalto e terra e deu pra sentir bem a moto e infelizmente a não ser que mande preparar os amortecedores terei que andar com pré-carga mínima na traseira e um pouco na frente ( no caso calço de 22mm).
O lance que a pré-carga dela já vem a mais de fábrica porque ela é projetada para andar com 2 pessoas mais malas e aumentar a pré-carga seria apenas no caso de andar 2 pessoas pesadas na moto mais malas.
Mas e se a pré-carga traseira estiver no mínimo e a moto continuar shymando? (supomos que tudo esteja perfeito na moto.) Nesse caso o problema esta no amortecedor traseiro que esta sem ação e o que causa isso vai desde óleo vencido, peças internas desgastadas, etc...
Tanto o óleo da suspensão dianteira quanto a traseira tem que ser trocados 1 vez por ano. No amortecedor traseiro ninguém faz essa troca de óleo e ele perde sua função cedo. O preparador disse que não é legal retrabalhar esse amortecedor, pois muitos preparadores fazem um furo nele, colocam uma válvula e trocam o óleo. Mas os cavacos caem dentro do amortecedor eles vai explodir cedo, muito cedo.
Ou abrir a traseira dele e soldar uma tampa com uma válvula, etc.. O canal é colocar um amortecedor PRO nela, com regulagens e que permita trocar o óleo de acordo.
O que fazer então? Tentar baixar a pré-carga traseira e colocar um calço de 22 mm na frente e testar. Mas e se a moto afundar demais?
O problema se ela estiver afundando demais é porque o amortecedor que não esta segurando e não a mola que esta fraca. A suspensão tem vários milímetros de curso e tem que usar todos eles. Suspensão dura, com muita pré-carga disfarça o problema do afundamento mas certamente não disfarça o retorno que volta com alta velocidade. Espero ter ajudado porque eu vejo tanta gente se lascando com esse problema. Só pra lembrar que a moto “TEM” que estar com os raios apertados na tensão correta, sem qualquer folga em rolamentos, links e balança uma calibragem entre 28 e 29 na frente e 29 a 31 na traseira, tem que verificar aperto dos prisioneiros do motor e folgas nos cubos.