Substituição do fluído das bengalas da XT660R

Tópico: Substituição do fluído das bengalas da XT660R

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    SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO Por: Anwar http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/troca_fluido_bengala/01.jpg FERRAMENTAS NECESSÁRIAS: 1. Chave de boca 22mm 2. Chave de boca 12mm 3. Chave de boca 10mm 4. Chave de boca 08mm 5. Chave Allen 04mm

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    1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Substituição do fluído das bengalas da XT660R

      SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO
      Por: Anwar


      FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
      1. Chave de boca 22mm
      2. Chave de boca 12mm
      3. Chave de boca 10mm
      4. Chave de boca 08mm
      5. Chave Allen 04mm
      6. Chave Allen 05mm
      7. Chave Allen 06mm
      8. Chave Allen 14mm
      9. Macaco / Jacaré

      OUTROS ÍTENS NECESSÁRIOS:
      1. Fita crepe (proteção do parafuso da bengala)
      2. Jarra medidora (com escalas de 50ml ou menos)
      3. Panos (pelo menos 3)
      4. Toalha (proteger tanque, carenagens e outros)
      5. Querosene (remover fluído usado da suspensão)
      6. Detergente (remover querosene da suspensão)
      7. Esponja (pode ser de cozinha)
      8 . Recipiente(s) com tampa (capacidade mínima de 1.3L)

      MANUAL INDICADO PARA:
      1. Substituição do fluído / óleo da suspensão dianteira da Yamaha XT 660 R - Fluído 10W (Original)
      2. Instalação dos calços de alumínio recomendados para XT660 modificada para motard - Recomenda-se a substituição do fluído 10W para o 15W(Medium/Heavy).

      OBSERVAÇÕES:
      Cada bengala utiliza 640cm³ de fluído hidraulico, independetemente da especificação do fluído.




      Neste tutorial será apresentada a instalação dos calços de alumínio para XT660 Motard, portanto iremos utilizar o fluído hidraulico 15W (Medium/Heavy) da Motul. Se no seu caso não houver modificações adicionais, é recomendado utilizar fluído 10W originalmente.




      Para realizar a medição dos 640cm³ de fluído hidraulico para cada bengala, será utilizado uma jarra medidora ou similar. É preferível utilizar um medidor com escalas de 50cm³ ou menor.




      Com o querosene, deverá ser feita a limpeza dos compontes internos da suspensão dianteira (molas, parafusos, arruelas e tubo).
      Após a limpeza das peças com o querosene, também deverá ser feita a limpeza com detergente para a remoção do querosene.
      Obs. Na falta de querosene, óleo diesel também é indicado.





      Primeiro passo: Cobrir o tanque e as carenagens laterais com uma toalha ou outro tecido, evitando assim riscos e manchas de óleo.




      Afastar o guidão dos parafusos de 22mm da bengala: Remova as tampinhas que cobrem os parafusos. Retire os 4 parafusos com uma chave allen 06mm. Lentamente, apoie o guidão sobre o tecido.




      Pensando adiante: Usando uma chave de boca 22mm, afrouxe apenas "meia volta" os parafusos da bengala. Importante realizar este procedimento com as bengalas ainda fixas na motocicleta, desta forma, facilitando a desmontagem quando estiverem soltas.
      ATENÇÃO: A remoção deste parafuso só deve ser realizada com a moto apoiada no macaco ou com as bengalas fora da motocicleta. Remover o parafuso com pressão na suspensão, ocasionará um disparo do parafuso.
      Observações: Antes de manusear os parafusos 22mm das bengalas, cubra-os com fita crepe para evitar riscos.




      Com uma chave allen 06mm, afrouxe bem os parafusos que fixam o eixo de roda dianteira mas não os remova.




      Com uma chave allen 14mm, afrouxe completamente o eixo da roda dianteira mas não remova-o.





      Retire completamente os 2 parafusos inferiores do protetor de bengala utilizando uma chave allen 4mm.





      Retire completamente os 2 parafusos superiores do protetor de bengala utilizando uma chave allen 4mm.
      ATENÇÃO: Após remover os 4 parafusos do protetor de bengala, a carenagem de farol juntamente com o farol ficarão soltos e pendurados por fios. Apoie-os lentamente.




      Para finalizar a remoção do protetor de bengala juntamente com o paralama dianteiro, remova os 4 parafusos posicionados sob o paralama dianteiro, utilize uma chave 10mm.




      Agora iremos iniciar a remoção das bengalas: Com uma chave de boca 10mm, afrouxe completamente, sem remover, os 8 parafusos que fixam as 2 bengalas. Começe pelos 4 superiores, dois de cada lado.




      Afrouxe completamente, sem remover, os 4 parafusos inferiores que fixam as bengalas.




      Levante a moto: Com muita calma, posicione o macaco em baixo da moto e trave-o. utilize um pano ou tapete de borracha em cima da aste do macaco para evitar danos na motocicleta. Levante a motocicleta lentamente e esteja certo de que o macaco não irá escapar. É normal que apenas a roda traseira seja erguida, isto será revertido quando for removida a roda dianteira, então vamos lá!



      Remoção da roda dianteira: Remova o eixo da roda dianteira (antes frouxo). Lentamente, retire a roda dianteira e segure a bengala para que a frente da moto não desca. Coloque um tapete de tecido ou de borracha sob as bengalas, pois, caso venham a descer, estarão protegidas.




      Remoção do burrinho de freio: Com uma chave de boca de 12mm, retire completamente os 2 parafusos que fixam o burrinho de freio na suspensão da motocicleta.




      Com uma chave allen de 5mm, afrouxe bem mas não remova os parafusos do guia de flexíveis de freio. Em seguida, remova os flexíveis do guia.




      Remova as bengalas: Girando e puxando para baixo ao mesmo tempo.
      ATENÇÃO: Muito cuidado para não escapar o macaco de baixo da moto. Apoie uma das mãos na mesa da moto quando for puxar as bengalas.




      Remoção das bengalas concluída.




      Com uma chave de boca de 22mm, remova completamente os parafusos das bengalas, estes, sairão com uma pequena quantidade de pressão, então segure-os ao mesmo tempo que os remove.




      Remoção do fluído: Como pode-se ver, esta é a sequencia das peças móveis contidas no interior da bengala. Agora um passo muito importante! A remoção do fluído: Para cada bengala, utilize um recipiente de pelo menos 700ML para despejar o fluído. Deixe o fluído escorrer com a mola ainda dentro da bengala. Aguarde o esgotamento total. Leve o óleo usado ao posto de gasolina mais próximo para que seja realizado o descarte adequado do fluído.



      Com o querosene, deverá ser feita a limpeza dos compontes internos da suspensão dianteira (molas, parafusos, arruelas e tubo), desta forma, removendo todo o fluido usado. Com a ajuda de um pano e esponja, esfregar estas peças com querosene, em seguida repetir o processo. Para o tubo, é mais prático colocar uma quantidade média de 150ml de querosene em seu interior, fechar com a porca, chacoalhar bem e aguardar 5 minutos. Remova todo o querosene das peças utilizando uma esponja com detergente. Esfregue bem e repita o processo.




      Para remover o querosene dos tubos, coloque um pouco de detergente e água em seu interior e chacoalhe bem. Repita 3 vezes este processo utilizando apenas água. Ao realizar a limpeza do tubo com todos estes produtos, é necessário abrir e fechar o curso, como se estivesse em uso na motocicleta.




      Os parafusos e arroelas também devem ser limpos como os demais ítens da suspensão dianteira.




      Após a limpeza das peças da suspensão dianteira, é necessário seca-las completamente. Utilize um pano bem seco e que não solte fios.




      Para a secagem do tubo, faça o seguinte: Vire a abertura do tubo para baixo, tampe-a com a mão, faça pressão, em seguida, deixe o ar sair com a água. Repita o processo diversas vezes. Para finalizar a secagem no interior dos tubos, utilize uma vareta e um pano.




      Bengalas prontas para serem abastecidas com fluído novo.




      Em uma jarra medidora, coloque 640ml de fluído de seu interesse:
      Fluído 10W: Indicado para XT660-R originais
      Fluído 15W: Indicado para XT660-R, modificadas para motard e que irão receber calço de alumínio.




      Finalização: Lentamente, coloque os 640ml de fluído hidráulico que estão contidos na jarra medidora, dentro do tubo da bengala, em seguida coloque: A mola, o calço de alumínio (apenas para XT660-R Motard), a arroela e por último a tampa/parafuso.
      Monte a motocicleta utilizando o processo inverso.

      Observações: Quando utiliza-se os calços de alumínio nas versões XT660-R Motard, a colocação da tampa/parafuso fica mais pesada. Neste caso, para facilitar o fechamento, apoie a bengala sobre um pano no chão, pressione a tampa para baixo até que esta encoste na boca do tubo, ainda pressionando, gire-a para direita para fechar.

      Lembre-se: Leve o óleo usado ao posto de gasolina mais próximo para que seja realizado o descarte adequado do fluído.
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    2. Curtida(s) DiegoPaul (usuários que curtiram)

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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO



      Fabuloso, muito bom mesmo
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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Muito legal o Tutorial, riqueza de detalhes e muito bem explicado ..!!!

      Nota 10...!!!

      Vlw...
      A Estrada como história. O Céu como testemunha. O Horizonte como desafio. O Caminho como destino...


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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      E a coragem pra fazer?!

      Ficou muito bom mesmo, esse fórum tá cada dia melhor!


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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Postado originalmente por FernandoMaia
      E a coragem pra fazer?!

      Ficou muito bom mesmo, esse fórum tá cada dia melhor!
      Éh coragem eu não tenho. mas para quem tem ficou muito bom.
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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Eu estou prestes a realizar este procedimento só que eu tenho que trocar o retentor do lado direto, com relação a troca do óleo hidráulico até que ficou muito bem explicado mais e para trocar o retentor tem que desmontar a parte de baixo e alguém tem um tutorial de como se faz isso ?


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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      parabéns, ficou filé mesmo, se tiver mais favor colocar a disposição!
      Boas


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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Consegui trocar o retentor, claro que tive algumas dificuldades com o parafuso allen que fica em baixo da canela ele girava junto com a flauta ai eu fis o seguinte, lavei bem com querosene depois deixei um tempo de molho no detergente e enchaguei bem dei um jato com compressor isso fes com que a canela ficasse bem seca por dentro ai eu peguei um cabo de vassoura e cortei ele um pouco maior que a canela e coloquei ele dentro da canela e fechei a parte de cima apertei bem ai a flauta ficou travada, eu consegui tirar o parafuso da bengala de baixo, o problema depois foi para colocar o novo retentor tive que dar umas pancadas com um martelinho para ele entrar na bengala mais no fim deu tudo certo e a moto ta show e eu aproveitei o enbalo e desmontei tanbém a caixa de direção lavei com querosene e detergente e coloquei uma graxa nova especial para rolamento a cor dela e azul ela tem grafite agora a moto fuicou show só dei mole no final esqueci de alinhar a frente mais no domingo eu vou afrouxar os parafusos da mesa e alinho a frente.


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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Anwar , parabens pelo topico e explicação .
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    11. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
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      Re: SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DAS BENGALAS - FAÇA VOCÊ MESMO

      Postado originalmente por BrunoXT
      Eu estou prestes a realizar este procedimento só que eu tenho que trocar o retentor do lado direto, com relação a troca do óleo hidráulico até que ficou muito bem explicado mais e para trocar o retentor tem que desmontar a parte de baixo e alguém tem um tutorial de como se faz isso ?
      Bruno,

      É necessário uma "chave T" para desmontar a bengala completamente e remover os retentores. Na ausência desta chave, é possivel prosseguir da seguinte forma:

      Existe um parafuso allen na parte inferior da bengala. Se você afrouxa-lo (sem remover) antes de tirar a bengala da mesa, não será necessário utilizar esta "chave T". Essa chave é utilizada para este parafuso não rodar em falso, mas se solta-lo primeiro, ele não irá virar em falso e soltará fácilmente!

      No manual de Serviço da XT660, mais precisamente na página 191 (4-53), você terá as instruções necessárias para este serviço. Aqui no fórum você poderá encontrar o Manual de Serviço da XT660.

      Boa sorte!
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