Mitos e Verdades sobre moto viagem ao Atacama (reportagem) - Página 5

Tópico: Mitos e Verdades sobre moto viagem ao Atacama (reportagem)

Este tópico foi visto 10721 vezes e possui 48 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Curtidas Curtidas:  14

Mitos e Verdades sobre moto viagem ao Atacama Matéria e fotos tiradas pelo motociclista Policarpo Jr e Vanessa Dias. Seguem perguntas e respostas com algumas curiosidades e importantes informações sobre viagem de moto para a região do Deserto de Atacama (Chile). http://2.bp.blogspot.com/-kUq59xv9tPg/UP6XBqGCtuI/AAAAAAAACm8/4UAgOZUjeU8/s640/mapa.png https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTp6AIQl-T4elO22tePCfpK0-RkbppJU369bG8CHI_dEfq9s9Fl 1) É preciso ir de moto Big

Este tópico foi visto 10721 vezes e possui 48 comentários.
    Página 5 de 5 12345
    Mitos e Verdades sobre moto viagem ao Atacama (reportagem) 10721 Reviews

Avaliar Tópico: Mitos e Verdades sobre moto viagem ao Atacama (reportagem)

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 10721 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2015
      Estado civil
      Não informado
      Ténéré 250

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Pois é, concordo que as chances de dar problema na troca de óleo na mão de terceiros em um país diferente e que não se domina totalmente a língua. E com o agravante da XT ser diferente na hora de drenar e completar o óleo.

Sobre o óleo ser semi sintético ou sintético e durar mais, não se fie tanto por isso.
      Naturalmente um óleo de melhor qualidade vai fazer menos mal ao motor depois de uma alta quilometragem.

Eu usaria um óleo 100% sintético da Motul ou Castrol. Filtro original.

Uma vantagem é que em viagens, a temperatura fica mais estável e a exigência não é tão grande quanto na cidade, e em razão disso, pode prolongar um pouco a troca.

ABS

2. Curtida(s) Giovani16 (usuários que curtiram)

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R, Negona, 2011/12

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

ES GO MG MS PR RS SC SP TO
      Postado originalmente por Giovani16
      Samuel, em viagens longas você pode espaçar mais a KM da troca de óleo, isso se sua moto não estiver baixando....
      Concordo com o @Giovani16, que escreveu com muita propriedade do bom mecânico que é!
      Em viagens, a moto viaja com o motor mais folgado, sem esforços de "para e acelera" comum das cidades. O manual da XT fala em troca a cada 5.000 km no uso regular, em uso de estrada creio que pode-se esticar um pouco mais.
      Eu costumo dividir a viagem ao meio, e fazer uma troca... completando se precisar (nunca precisou). Por exemplo: Uma viagem de 9.000 km, faço a troca om 4.500 km, e fico sempre de olho no nível.
      E lógico, sempre saio de viagem com óleo e filtros zerados!
      ----------------------------------
      Meus veículos: XT 660R-Negona, Fusca Azeitona-72, Caloi Berlineta Dobrável (restaurada), Monark Monareta (a restaurar).
      Ex: XL700V Transalp, Falcon NX4, XL250R, Vespa PX200, Fusca Trovão Azul-76, Caloi 10, Caloi Berlineta Dobrável.

4. Curtida(s) Giovani16, Augusto, SamuelR32 (usuários que curtiram)

5. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Mar 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660R

Bandeiras portadas:

DF ES GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Na viagem que eu fiz em 2014 eu mesmo troquei o óleo com 3.000Km rodados, bem no meio da trip.
      Porém eu estava de tétéquinha, que teoricamente é bem mais fácil de trocar (e vai menos óleo tbm).
      Numa viagem de 6.000Km (hoje) eu não trocaria. Seguiria as dicas que o pessoal passou aí em cima.
      Abrass,
      XT660R - Gambazona
      Cachoeira de Minas - MG

6. Curtida(s) SamuelR32 (usuários que curtiram)

7. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Mar 2016
      Estado civil
      Casado(a)
      Honda XL 700 Transalp 2013

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Postado originalmente por Tomasini
      Salve Samuel...

Óleo recomendo comprar em Mendoza...ano passado paguei 21 reais o litro (Yamalube 20w40)...na CC Yamaha em Antofagasta até tem, mas é bem salgado...Filtro não precisa levar, basta colocar um original na saída. Aconselho levar os oring´s (aneis de borracha) da tampa do filtro de óleo, já passei um aperto por não ter levado.
      A troca de óleo recomendo você mesmo fazer...garantia que ninguém apertará demais os parafusos. Quando fui, fiz a troca em San Pedro de Atacama, lá tem um local que troca de óleo de 4X4, micro-ônibus - Lubicentro, utilizei o espaço e os potes dos caras...as chaves eu tinha...e outra, qualquer cantinho com algum papelão e garrafas pets já serve para trocar o óleo...o importante em grandes viagens é ter autonomia, por isso leve o óleo (no caso de trocar no Chile) e todas as chaves necessárias para pequenos e médios serviços que posso precisar fazer na moto.

Abraço
      Certo amigo. Obrigado pela dica! Abraço.
      As Ex: Agrale 27.5 1991, Tornado 2007, CRF 230 2008, CRF 230 2011, Falcon 2008, Tornado 2008, [/I] XT660 R 2010 .

8. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Mar 2016
      Estado civil
      Casado(a)

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Postado originalmente por Giovani16
      Samuel, em viagens longas você pode espaçar mais a KM da troca de óleo, isso se sua moto não estiver baixando.
      Aconselho usar um óleo semi-sintético, 6000 kms pode fazer tranquilo sem necessitar fazer troca de óleo, leve junto meio litro do óleo que for usar e complete o nível aos 3000 kms.
      Nas minhas duas viagens que fiz, rodei 6900 kms na XT e não fiz nenhuma troca durante as viagens, isso com óleo Mobil, 15W/50 semi-sintético, usei 250 mls para completar o nível aos 3500 kms.
      Ao fazer a troca depois da viagem tirei 2,3 lts e o óleo não estava tão ruim.
      Acho um risco muito grande alguém fazer uma merda durante a troca em qualquer lugar durante a viagem, isso pra quem não faz a troca mesmo com o devido cuidado.

Imagina alguém estourar a rosca do cárter, esquecer de apertar o parafuso ou não por a quantidade correta de óleo, pode ser o fim da sua viagem...
      Entendi amigo. O vendedor da Yamaha aqui perto de onde eu moro me falou mais ou menos a mesma coisa. Ele tem uma XT 660 e ja foi 2 vezes para o Chile, e disse que também não trocou o óleo durante a viagem, e fez 6500 km.
      As Ex: Agrale 27.5 1991, Tornado 2007, CRF 230 2008, CRF 230 2011, Falcon 2008, Tornado 2008, [/I] XT660 R 2010 .

9. Curtida(s) Giovani16 (usuários que curtiram)

10. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      XT

Pretendo fazer uma destas no futuro. É tranquilo acampar? A ideia é economizar ao máximo.

11. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Mar 2016
      Estado civil
      Casado(a)

Bandeiras portadas:

PR RS SC
      Seria top acampar né. Mas a quantia de equipamentos e malas seria maior ainda.

12. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2019
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT 660r

Boa tarde!!!
      Gostei das dicas!!!
      Partirei 05/10/19 de Itatiba-SP para o Atacama...
      Se alguém tiver mais algumas dicas boas eu agradeço!!
      Motociclista velho, mas novo de carta e de moto.. kkkkk
      Então, qualquer ajuda é bem vinda!!!
      Abraços a todos!!!!

13. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660R, Negona, 2011/12

Bandeiras portadas:

ES GO MG MS PR RS SC SP TO
      Boa @Leandro Mello!!!!
      Eu e um amigo sonhávamos com uma viagem de moto ao Chile desde 1993, quanto eu tínhamos 23 anos. Naquela época, sem internet, sem TV a cabo, a idéia de ir ao Chile se baseava em ter uma moto, ter dinheiro e seguir um mapa, de certo modo ainda bem que não fomos, pois não se resume só a isso.
      Fiz Atacama em um retorno meu às motos, depois de 15 anos sem andar sobre duas rodas, comprei minha XT e fui com esse amigo de 1993. Foi fantástico, pois achávamos que eramos heróis (depois descobrimos que milhares de motociclistas fazem isso a todo tempo , mas foi nosso momento de aventura, um tesão!
      Acabamos colocando toda a viagem em um blog, que pode te servir de referência para algumas coisas (lembre-se que as informações são de 2012).
      Segue: www.rastroserotas.com.br
      E não esqueça de colocar os relatos aqui, a galera curte muito! E lembre-se de agendar a Take the Flag International.

Nessa oportunidade também comecei meus vídeos de viagem, Atacama foi o segundo:

Abraço!! Boa viagem!
      Última edição por Ruy; 15/08/2019 às 11:13 AM.
      ----------------------------------
      Meus veículos: XT 660R-Negona, Fusca Azeitona-72, Caloi Berlineta Dobrável (restaurada), Monark Monareta (a restaurar).
      Ex: XL700V Transalp, Falcon NX4, XL250R, Vespa PX200, Fusca Trovão Azul-76, Caloi 10, Caloi Berlineta Dobrável.

Página 5 de 5 12345

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Viagem Atacama/Machu Picchu
      Por Fabricio_JLLE no fórum Viagens
      Respostas: 117
      Último Post: 01/04/2016, 02:02 PM
    2. Viagem de moto ao deserto do Atacama
      Por dtolfo no fórum Viagens
      Respostas: 5
      Último Post: 21/09/2014, 10:13 PM
    3. Mitos sobre Lavagem e Conservação de Motocicletas
      Por TasMotos no fórum Lavagem Artesanal de Motocicletas
      Respostas: 25
      Último Post: 24/07/2014, 10:53 PM
    4. Reportagem do 1º EN já nas Bancas na Revista Moto Adventure!
      Por Herbert.Zgoda no fórum 1° Encontro Nacional xt660.net
      Respostas: 15
      Último Post: 25/05/2011, 11:49 PM
    5. Respostas: 5
      Último Post: 15/01/2010, 07:58 PM