Chave da ignição sacudida pelo vento

Tópico: Chave da ignição sacudida pelo vento

Este tópico foi visto 6817 vezes e possui 11 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Me caiu aqui uma ficha : será que é saudável para o interruptor de ignição a chave estar presa a aquela cordinha que fica vibrando loucamente quando em velocidade ? Vai ver é esta a causa de alguns problemas com este interruptor, a chave fica sendo sacudida pelo vento por estar presa a este acessório, que realmente é prático, mas pode ter este efeito adverso. Será ?

Este tópico foi visto 6817 vezes e possui 11 comentários.
    Página 1 de 2 12
    Chave da ignição sacudida pelo vento 6817 Reviews

Avaliar Tópico: Chave da ignição sacudida pelo vento

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 6817 vezes.

1. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado
      XR250 Tornado 08 , Merida one twenty 500 D

Chave da ignição sacudida pelo vento

Me caiu aqui uma ficha : será que é saudável para o interruptor de ignição a chave estar presa a aquela cordinha que fica vibrando loucamente quando em velocidade ? Vai ver é esta a causa de alguns problemas com este interruptor, a chave fica sendo sacudida pelo vento por estar presa a este acessório, que realmente é prático, mas pode ter este efeito adverso. Será ?

2. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Preta 2008

Miguel, realmente não é bom, mas não acho que seja este o problema para mal contatos, pois a chave da ignição na XT660 é composta de três partes distintas, a parte de cima, que tem o segredo da chave, e permite ou não que este gire, a parte do meio, que é um disco com contatos, que é girado por um eixo dentado pela parte de cima, fazendo os contatos pararem em determinadas posições e ligando a parte elétrica, e a parte de baixo, que tem um carro com um pino, que faz o travamento do guidão no quadro.

VEja a parte de cima do lado direito, e as duas outras ainda montadas:
      (foto: site XJRiders)

Aqui a parte de baixo, com a trava, ainda montada, e a parte do meio com os contatos. Os dentes que fazem a marcação das posições da chave estão no fundo do copo, do lado direito:

Carro com o pino da trava do guidão:

Eu acho que, com a chave vibrando, vc até vai prejudicar o giro da chave, pode ir desgastando as chavetas que fazem o segredo da abertura e eles começam a girar com dificuldade:

Mas como a parte de baixo é isolada pelo eixo, não deveria dar problemas de contato. O problema de contato pode ocorrer por água que entra e escorre até a parte de baixo, causando oxidação dos contatos.
      Essa desmontagem das fotos é do forum XJRiders e é uma boa opção para quem está com problemas na chave de ignição da moto: http://www.xjrider.com/viewtopic.php?f=44&t=719

No caso é uma desmontagem e manutenção da chave de ignição da XJ600, mas é praticamente idêntica à da XT660, mesmo sistema, com trava no guidão e contatos.

A minha está começando a enroscar, está ruim de virar a chave da moto para ligar, com certeza tem chavetas enroscando, e com o tempo o material tem oxidação, necessita de uma limpeza.
      Vou ver se consigo fazer isso nesse final de semana, se fizer eu posto umas fotos aqui. O problema vai ser só arrumar a bancada, está tudo empilhado lá, preciso dar uma geral na oficina antes... E com cerveja gelada na geladeira, a motivação diminui.

Abraços.
      Última edição por dupantoja; 17/05/2012 às 04:03 PM.

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      At: Tornado / Ex: XT 660R 2011/12 Preta/NX400i Falcon 2013 Prata

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Miguel
      Não sei se vem ao caso, mas qdo eu tinha uma XTZ 125, as vezes não conseguia dar partida mesmo com o interruptor de partida ligado, nem acendia a luz da injeção, foi quando o mecânico da CC mandou eu abrir o Interruptor do Afogador/onde desliga a moto sem ter que girar a chave, e jogar Spray de Limpa Contato, após isso funcionava legal, mas era só chover ou lavar a moto que entrava água e voltava tddd novamente....
      Não sei se isso acontece com a XT, pelo menos a minha nunk aconteceu, mas acho que vale a dica...
      "Não conheço a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todo mundo", por Bill Cosby.

4. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado

Bruno, realmente deve-se evitar a água, na lavagem tudo bem que dá para colocar um plástico, mas na chuva...este sistema deveria ser melhor projetado. Leio muito fórum de XT e esse problema da ignição aparece muito.

Dupantoja, muito bom ver como é por dentro...só uma dúvida, no manual do proprietário tem um papo complicado de entender sobre chaves com códigos, com transmissor-receptor, sistema imobilizador...onde é que está tudo isso nas fotos ?

E realmente, sendo assim creio que a cordinha não deve afetar muito - mesmo assim é bom colocar uma mais leve, como uma de fita que ganhei de brinde outro dia.

5. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Preta 2008

Miguel, este sistema das fotos é simples, não tem sensor.
      Na XT660 há um sensor certamente, mas é uma peça bastante simples, que deve levar o impulso magético lido ao ECU da moto, que é quem realmente está codificado.
      Pelo que parece, na capa preta de plástico que fica em volta da ignição, tem uma bobina de fios, que faz o papel de leitor do chip. É o mesmo sistema de alarme nas portas das lojas de departamentos, com as etiquetas magnéticas.
      Veja nesta foto de um kit de Suzuki à venda, que há dois conjuntos de fios... Um deles deve ser do sensor, que fica em volta da capa preta da ignição:

Se eu desmontar tudo esse final de semana, tiro fotos e coloco aqui, e aproveito pra identificar ele...

Abraços.

6. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      May 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      XT660 preta 2008

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Ae tinha q ser o du mesmo, ow ve se não toma muita cerva p/ pode faze o conserto direito em...hehe.

Abração
      De XT mudei de SP p/ MG
      De XT espero não mudar
      Ja tive: Mobilette III - Turuna 125 - CB 400 II - CB 450 Custom - XLX 250 R - RD 350 R - Ténéré 600 2TY

7. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Mandou bem Du...

8. Usuário Registrado
      [Autor do Tópico]

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado

Me parece neste caso que a chave também deve ser cuidada, para não cair no chão, etc. Também está dito muito de leve no manual, mas ao que parece ela não deve ficar exposta a campo magnéticos (motores eletricos, equipamentos eletronicos) e nem as chaves reserva e vermelha devem ser guardadas juntas.

Desculpe se não li, mas porque você está desmontando tudo ?

9. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Sep 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660R Preta 2009

Pelo sim ou pelo não ..... eu não uso nenhum tipo de chaveiro.

Só a chave "peladinha" e mais nada.

Deus é Fiel
      Visite Alto Jequitibá - http://www.altojequitiba.mg.gov.br/

10. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Preta 2008

Miguel, ainda não desmontei, essas fotos são do XJRiders... Mas pretendo fazer isso porque a minha chave está enroscando um pouco para girar, principalmente para destravar e ligar. Como já coloquei silicone, óleo mineral grafitado e nada adiantou... Só desmontando como o cara aí das fotos fez e limpando tudo.

Sobre a chave, o chip interno é bem resistente, é como um chip de silício mesmo, sólido. Alguns carros da VW são de vidro, como uma ampola pequena, mas mesmo assim, por seu tamanho diminuto e estar colado à chave, ele tem bastante resistência à batidas e quedas.
      Já campos magnéticos e alta temperatura certamente podem danificá-los.

Pedrão, esse é o problema, trabalhar na moto sem tomar uma gelada... A sorte é que a geladeira é longe da oficina, não dá pra ir buscar uma gelada à toda hora, então o consumo é menor!! E como tive pedra no rim estas últimas duas semanas, não sei se já volto a beber, he, he, he...

Abraços.

Página 1 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Copiar chave de ignição da XT660R
      Por Fokkah no fórum Elétrica
      Respostas: 61
      Último Post: 11/04/2018, 04:51 PM
    2. Miolo de ignição da xt660r
      Por Scooby no fórum Peças
      Respostas: 14
      Último Post: 06/09/2016, 04:33 PM
    3. Chave de ignição e troca de bateria
      Por Marco Aurelio Piazzo no fórum Elétrica
      Respostas: 8