O quê deixa a XT660R mais instável? - Página 3

Tópico: O quê deixa a XT660R mais instável?

Este tópico foi visto 23492 vezes e possui 48 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Resultados da Enquete: qual razão de instabilidade é mais comum?

Votantes
    11. Você não pode votar nesta enquete
    • Óleo + regulagens de suspensão dianteira

3 27,27%
    • Pneus gastos ou descalibrados

7 63,64%
    • Ângulo de Caster errado

0 0%
    • Bolha + Bauleto

1 9,09%

Boa tarde pessoal, tenho uma XT660r 2005 com 26 mil km rodados. Tem rolamentos de roda novos, pneu dianteiro e traseiro mais de metade gasto. Bom o problema existe desde os pneus em ótimas condições, com ou sem baú. Quando faço curvas em alta velocidade, em estradas de asfalto (dos bons), a moto começa a fazer um movimento muito estranho de sobe e desce conjugado com direita e esquerda. Quase daria para qualificar como uma shimada, mas na verdade parece que a moto fica toda doida.

Este tópico foi visto 23492 vezes e possui 48 comentários.
    Página 3 de 5 12345
    O quê deixa a XT660R mais instável? 23492 Reviews

Avaliar Tópico: O quê deixa a XT660R mais instável?

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 23492 vezes.

1. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Jan 2012
      Estado civil
      Divorciado(a)
      XT 660r Azul 2006

Postado originalmente por Giovani - Leão In Solo
      serezuello, Rinaldi é uma empresa aqui do Sul, ao lado de Caxias, Bento Gonçalves; Posso te dizer que quem usa pneus pra trilha e moto boys, estão bem, o pneu é barato e quase não acaba por ser super duro, a empresa faz pneus pra trator imagina a composição dessas borrachas.
      Pra XT não, opta por outro meu amigo, segurança em primeiro lugar.

Mesmo assim seguem os dados da Rinaldi para futuras observações.

Rinaldi S.A. Indústria de Pneumáticos
      Rua Luiz Alegretti, 193
      Bento Gonçalves- RS - Brasil
      CEP: 95700-000
      Fone: +55 (54) 3455 7500
      Fax: +55 (54) 3455 7575
      rinaldi@rinaldi.com.br

Amigo já estava com medo!!! agora estou é com pavor mesmo!!!! este pneu joga muito...... escorrega como o amigo disse até no seco!! vou realmente trocar ele urgentemente

2. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Preta 2008

Olá pessoal.

A minha 660R shimava muito acima dos 140Km/h, mesmo em linha reta, coisa de dar medo, a minha esposa tira onda com isso até hoje. Diz que nas esportivas, a cabeça dela é que chacoalhava com o vento, e na XT660R, é a bunda dela que fica rebolando! Ela adorava as esportivas e ODEIA a XT660R... O lado bom, é que sempre viajo sozinho agora.

Neste tempo, eu fiz as seguintes alterações:

- suspensão traseira estava no mais duro, voltei um ponto;
      - limpei e engraxei todos os rolamentos da suspensão traseira, balança e link;
      - troquei o fluído dos telescópicos por 15W;
      - calcei as molas dos telescópicos em 5mm;
      - apertei a caixa de direção até ficar um pouco mais firme para virar, fazendo um papel parecido com o de um amortecedor de direção;
      - troquei o guidão por um fat bar, mais alto e mais leve;

A moto mudou bastante de comportamento, hoje shima pouquíssimo, e só acima dos 160Km/h, mas com um movimento bem mais sutil.
      Pretendo balancear as rodas novamente, pois os pneus já estão em quase meia-vida, e também trocar os retrovisores por modelos menores e mais baixos, e subir os telescópicos em uns 20mm ou 30mm na mesa, baixando um pouco a frente da moto.
      Este problema da XT660, pelo que li aqui e conversei com mecânicos, não é atribuído à um item isoladamente, é uma conjunção de fatores, então não adianta atacar apenas um ponto. São vários fatores que causam o shimmy, mas alguns itens são claros em contribuir para o fato:

- suspensão traseira muito dura;
      - suspensão dianteira macia;
      - rodas desbalanceadas;
      - pneus descalibrados;

Uma coisa que percebi é, se vc endurece a suspensão dianteira e amolece a traseira o problema já diminui drasticamente, então fazendo isso vc "ergue" a dianteira da moto e aumenta o cáster, então poderia ser o ângulo muito baixo. Porém quando coloca rodas Motard tipo XT660X na frente, vc diminui o cáster, e mesmo assim o shimmy não aumenta, então não deve estar associado ao cáster, mas com certeza o efeito giroscópico de uma roda 21' é fator determinante para tal oscilação, o que em uma roda 17' é bastante inferior.

Sei lá, tem que ir tentando vários fatores até que a moto fique com um comportamento no mínimo aceitável. Na minha, acho que já cheguei neste ponto, ou próximo dele.

Abraços.

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Dupan a minha não Shima nada nem na velocidade final !!!e eu não troquei rodas, mas é como vc disse, tem que ir garinpando até achar o ponto certo para não shimmar mais !!

4. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Solteiro(a)
      yamaha xt 660r azul 2011

qual seria o melhor a fazer numa xt com rodas 21, a minha nao shima na reta ,nem em alta, mas nas curvas percebo que ela balança um pouco, e nas frenagens forte ela abaixa muito, ja ouvi falar de abaixar a frente, sera que se eu colocar o calço o oleo mais grosso e abaixar a frente vai ficar muito ruim pra andar, a tras esta na 4 mais dura.

5. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Marcus, calço não usei, nem acho necessário, mas Motul 15W é bom na frente... estou só esperando vencer a garantia pra colocar, na minha 2005 tinha colocado e melhorou bem.

Como deve estar na garantia a sua, ou quase acabando, é hora de experimentar.
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

6. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Sep 2012
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Tenere 660

Estou com uma Tenere 660 z e tb tem esse problema, mas ainda nem pensei em resolve-lo, caso alguem descubra avisem...kkk

7. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Apr 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660R Preta 2012

Comprei uma xt660 (0km) 2005 que acima dos 140 km dava medo, balançava muuuito, agora estou com uma 2012 que um pouco menos mas também shimma, acredito que seja fallha de projeto do pessoal da yamaha.

8. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Antes de mais nada, antes de diagnosticar o shimmy da máquina, os cuidados básicos de calibragem, balanceamento, câmaras com remendo muito grande (olha o perigo de câmara remendada) óleo da suspensão trocado e com a quantidade certa... e alinhamento da frente após algum incidente, seja uma simples derrubada da moto parada...

Depois disso se continuar a shimmar, deve ter alguma coisa muito errada com a moto.
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

9. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Não tinha visto a enquete antes. kkkkkkkkk

Escolho nenhuma das opções, os citados são itens de manutenção básicos (óleos, pressão), erro de projeto não há, pelo contrário, precisam rodar numa XT600 para saberem o que é rodar com uma pandorga... na FALCON então.

A XT66 é uma TORNADO com motor grande, o fato de sentar mais próximo do tanque faz baixar a dianteira. Viajei muito com bauletos de 41 litros e esposa. Nem balanceamento com chumbo resolve oscilações, a XT não é tão sensível para uma roda desbalanceada - acreditem, já gastei dinheiro colocando chumbo nos raios.

Agora, um pneu mau montado e aro torto estes sim fazem a dianteira entrar em colapso.

10. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Apr 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660R Preta 2012

Quando digo que acredito mais em falha de projeto do que problemas outros, é pelo fato de ter comprado as duas 0 km e depois dos mil km iniciais acelerei acima dos 140 km/h e tanto a xt660 2005 quanto a 2012 apresentaram shimmy. Quando me refiro que as motos eram 0km é que simplesmente para frisar que o mínimo que se espera das concessionárias é que o óleo da suspensão, camaras de ar e balanceamento estejam com medidas e específicações desejadas e etc. quanto a calibragem do pneus eu tenho por regra faze-la periodicamente.(a 2005 comprei em MG e a outra na Bahia)

Página 3 de 5 12345

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. XT660R afogou e não pega mais
      Por Fernando Orthey no fórum Injeção
      Respostas: 30
      Último Post: 29/07/2016, 08:22 PM
    2. Respostas: 6
      Último Post: 20/02/2013, 10:42 AM
    3. Respostas: 1
      Último Post: 09/09/2012, 04:46 PM
    4. Votação: Muda pra Eduardo ou deixa Eduado?
      Por Alexandre no fórum Boteco [Off Topic]
      Respostas: 8
      Último Post: 26/08/2010, 02:00 AM