Como evitar acidentes de moto? - Página 2

Tópico: Como evitar acidentes de moto?

Este tópico foi visto 8658 vezes e possui 20 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Quando nós motociclistas nos acidentamos, ficamos mais experiêntes e preparados para evitar os erros cometidos no passado, inclusive aqueles relatados pelos colegas. Portanto, se você já se acidentou; Quase se acidentou; Ou pensou no que poderia gerar um acidente, relate suas experiências obtidas! Faça nossos colegas terem a consciência dos pontos fracos enfrentados pelos motociclistas no transito! Este tópico é uma cópia do qual criei em 2010 no site mototuristas.net

Este tópico foi visto 8658 vezes e possui 20 comentários.
    Página 2 de 3 123
    Como evitar acidentes de moto? 8658 Reviews

Avaliar Tópico: Como evitar acidentes de moto?

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 8658 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      RN RN
      Data de Ingresso
      Dec 2010
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660 R, Preta, 2006

Pra resumir: Muito tempo de direção e experiência com o trânsito; Conhecer todas as reações da sua moto; Conhecer todas as normas explícitas e implícitas da rua e total falta de vontade de se arriscar em cima de uma moto, pois o asfalto é quente e abrasivo...
      Ah! já ia esquecendo: Manutenção da moto ultra-super em dia.
      Última edição por Rodrigão; 07/01/2012 às 07:07 PM.
      Abraço,

Rodrigão.

2. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Otimas dicas que achei aqui :
      Isso pode salvar sua vida, vale a pena ler:
      http://xt660.com.br/showthread.php?601
      .

3. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Jun 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      Suzuki VStrom 650 preta 2013

Vai aí uma contribuiçãozinha, o joelho está sarando! mas que ficou feinho ficou, vamos ao relato do "escorregão" ou como diz o Nicoleli do "chicote" rsrrs :

Sábado, dia 20/10/12 tudo pronto para a viagem ao Encontro Sulista em Porto Belo, acordamos com chuva, enquanto tomamos café a chuva parou, e eu pensei: Bom, parou a chuva... eu não vou na garupa do Nicoleli, olhei pro tempo e concluí, vou com a minha macaca, afinal já estava até abastecida e tal.
      Como estou com ela desde o dia 10/05, ainda não havia pilotado na chuva nem no molhado, só conhecia a macacuda no seco (falta de experiência). Bom, que excesso de freio derruba, eu já sabia, uma vez já havia me assustado com a yes 125 numa rodovia e dancei legal na pista, mas consegui segurar. Continuando, saímos numa boa eu tava bem equipada (fora o protetor do joelho que tirei da calça na última hora, ô azar), logo depois de um dos sinaleiros da Wenceslau Braz, o Nicoleli já estava na minha frente, pegamos a direita na rua que dá acesso a linha verde, o Nicoleli já lá na frente, fizemos a curvinha, e eu pensei tenho que chegar logo perto dele acelerei para ultrapassar o carro da frente, mas senti que o motorista começou a comer a pista me fechando e como havia um carro estacionado, achei mais seguro recuar, foi aí que freiei e cara! que lizo, e que rápido, a macaca dançou, ficou atravessada na pista e me chicoteou, é difícil explicar, mas tive a sensação total de descontrole, e zupt de peixinho no chão. É tudo tão rápido, mas ao mesmo tempo a gente pensa em tantas coisas, como: ai meu Deus minha moto vai quebrar, e daí já no chão: ai meu Deus tomara que não venha nenhum louco atráz de mim e me atropele, e por último eu preciso levantar logo pro Nicoleli ver que eu to bem, ai meu joelho e fiquei catanto os caquinhos da lanterna direita dianteira e o pedal.
      Bom, isso não atrapalhou o passeio, voltamos para a casa eu na dele e ele na minha, e o resultado: fui na garupa dele.
      Eu poderia ter evitado sim esse acidente! e atribuo ele a falta de experiência minha com a moto na situação de chuva, aprendi que a frenagem brusca derruba, derruba no seco e principalmente no molhado. Vivendo e aprendendo.

Motocicleta é muito prazeiroza, mas não perdoa erros e nem abusos, a gente tem que respeitar a máquina e saber pilotar em várias situações, no caso, pista molhada.
      Porque Deus amou ao mundo de tal maneira...João 3.16

4. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      G650 GS BRANCA 2012

Belo topico, na minha opiniao o mais importante e andar sempre devagar, o prazer da moto na estrada e fazer parte da paisagem e nao passar como um foguete por ela,todas as vezes que me acidentei estava acima da velocidade da via.
      Outra coisa sempre muito falada mais as vezes a gente da uma abusada.... beber e dirigir, realmente bebida e moto nao combina, ja perdi um amigo que saindo de um churrasco que fizemos, bebeu um pouquinho a mais e achou que DAVA pra dirigir, resultado, bateu num poste depois da curva e acabou falecendo.
      No mais, a coisa mais importante e curtir a motoca, passear lugar de correr e na pista e nao na estrada colocando a vida sua e a dos outros em risco.

obs, nao coloco acento porque esse teclado nao tem kkkk

5. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Que bom Vanda que não aconteceu nada de grave, eu tenho um medo lascado de chuva e moto, por isso procuro sempre o melhor pneu para chuva nem quero saber de preço, pois ja tomei um tombo besta por não conseguir parar a moto muito menos controlar direito na chuva, outra vez foi uma chicoteada sem frear numa curva bem aberta a 60 km/h, hj sou muito cagão na chuva, mas nunca aconteceu nada de serio, só no seco mesmo, mas estou bem e que bom que o joelho esta no lugar ainda e feinho mas pelo menos funcionando !!!

6. Usuário Registrado

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Feb 2012
      Estado civil
      Namorando
      XT 660R 08 - Preta

Meu tombo foi perto da onde a Vanda caiu, na Brigadeiro Franco aqui em Curitiba. Indo pra faculdade bem afoito porque tinha prova e estava atrasado... numa subidona, ultrapassei um ônibus que estava a direita, quando entrei na frente do ônibus um cachorro se atravessou na minha frente.
      Meu azar é que estavam recapando o asfalto, quando apertei o freio fui pro chão. Minha sorte que o ônibus conseguiu parar antes de passar por cima de mim.

Acho que foi um conjunto de coisas: azar, estava noite e a rua é escura, muito confiante.... e o pior estava sem proteção nenhuma.

Sofri bastante com a minha mão... Hoje não vou na esquina sem luva e jaqueta e evito ao máximo pilotar à noite.

7. Sócio-Colaborador Pierozan84 é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      May 2012
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      DRZ 400 E, XT 600 (Ex XT660 09 Red - XRE Preta - CG 125)

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      PR RS SC
      Clique para adicionar em seu perfil
      Postado originalmente por Vanda_Strom
      fizemos a curvinha, e eu pensei tenho que chegar logo perto dele acelerei para ultrapassar o carro da frente, mas senti que o motorista começou a comer a pista me fechando e como havia um carro estacionado, achei mais seguro recuar, foi aí que freiei e cara! que lizo, e que rápido, a macaca dançou, ficou atravessada na pista e me chicoteou, é difícil explicar, mas tive a sensação total de descontrole, e zupt de peixinho no chão. É tudo tão rápido...
      Vanda, agora que vi este teu post fiquei pensando no meu tombo.

Tenho a sensação de chicote na moto... fui de peixinho no chão.... mas não costumo frear em curva, só em extrema necessidade, e no caso não freei não. Foi na saída da curva.

Fiz a curva tracionando normalmente. Acredito que o pneu traseiro ao chegar na parte de menor aderência patinou e derrapou.... então soltei o acelerador... momento em que a moto tracionou e chicoteou...

E aí pilotos.. Pode ter sido isso?

8. Sócio-Colaborador LuizLima é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      xt660 - Azul - 2007 97000k

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      Pois éh!! Pessoal!!!! . . . Sempre Alerta!!!! Sempre!!! . . . minimizar ao máximo a hipótese de erro . . . pessoal!!!!! se cuidemmmmmm!!!!!

"Seja um Sócio Colaborador"

http://mototourlima.blogspot.com.br veja também http://www.arteworks.com.br/

9. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      Piero, acredito que nesse seu caso (curva), vc só escaparia na inércia ou corrigindo o efeito giroscopio no acelerador, mas isso é teórico, na velocidade que isso acontece, fica praticamnente impossível escapar. Sua tese com certeza está certa! E que baita mancha em! Sorte a todos nós!
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

10. Sócio-Colaborador Nirlei é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Sep 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Ex - XT 660R 12/13 Preta

Bandeiras portadas:

BA ES MG RJ SP
      Andar por estradas não asfaltadas me ajudou muito a aprimorar uma direção / pilotagem defensiva. O que aprendí na terra, já coloquei em prática algumas vezes no asfalto. É começar devagar, ir andando nos mais variados tipos de piso e ir conhecendo os seus limites e os limites da máquina. Isso vale tanto para o 4x2 quanto o 4x4!!!

Abrass.

Página 2 de 3 123

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Como apertar os raios da moto?
      Por Andres no fórum Rodas e Pneus
      Respostas: 0
      Último Post: 22/10/2013, 11:57 AM
    2. Como sua moto se comporta em estradas cascalhadas?
      Por Flavio Augusto no fórum Trilhas e Off-Road
      Respostas: 30
      Último Post: 23/04/2013, 11:01 PM
    3. Como cair da moto com classe
      Por Anwar no fórum Curso Online de Pilotagem
      Respostas: 9
      Último Post: 28/02/2011, 03:56 AM
    4. Jogar a moto no chão para evitar um acidente? Errado!
      Respostas: 0
      Último Post: 03/04/2010, 04:52 AM
    5. Como evitar o ressecamento da borracha?
      Respostas: 1
      Último Post: 23/11/2009, 08:16 AM