Como evitar acidentes de moto?

Tópico: Como evitar acidentes de moto?

Este tópico foi visto 8669 vezes e possui 20 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Quando nós motociclistas nos acidentamos, ficamos mais experiêntes e preparados para evitar os erros cometidos no passado, inclusive aqueles relatados pelos colegas. Portanto, se você já se acidentou; Quase se acidentou; Ou pensou no que poderia gerar um acidente, relate suas experiências obtidas! Faça nossos colegas terem a consciência dos pontos fracos enfrentados pelos motociclistas no transito! Este tópico é uma cópia do qual criei em 2010 no site mototuristas.net

Este tópico foi visto 8669 vezes e possui 20 comentários.
    Página 1 de 3 123
    Como evitar acidentes de moto? 8669 Reviews

Avaliar Tópico: Como evitar acidentes de moto?

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 8669 vezes.

1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil

Como evitar acidentes de moto?

Quando nós motociclistas nos acidentamos, ficamos mais experiêntes e preparados para evitar os erros cometidos no passado, inclusive aqueles relatados pelos colegas. Portanto, se você já se acidentou; Quase se acidentou; Ou pensou no que poderia gerar um acidente, relate suas experiências obtidas! Faça nossos colegas terem a consciência dos pontos fracos enfrentados pelos motociclistas no transito!

Este tópico é uma cópia do qual criei em 2010 no site mototuristas.net
      http://mototuristas.net/phpBB3/viewtopic.php?f=9&t=32

2. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      Não furo sinal verde!
      01. Não cheguei a cair da moto, mas inacreditavelmente, meu pneu dianteiro bateu em um veículo que furou o sinal.
      02. Os veículos passam no sinal amarelo, quase vermelho. Aguarde 3 segundos antes de arrancar, ou aviste veículos antes de atravessar o cruzamento.

Corredor
      01. Pessoas abrem as portas dos carros nos corredores.
      02. Pessoas atravessam fora da faixa de pedestres.
      03. Ao passar no corredor ao lado de um caminhão, ônibus ou Van, você perde a visão dos pedestres que atravessam em sua frente. Use a busina e passe bem devagar nestes pontos.
      04. Carros saem das garagens para entrarem nas ruas e ocupam quase 2 faixas até endireitar o carro. Você raramente verá estes veículos.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      May 2010
      Estado civil
      Não informado
      XT 660 R - Preta - 2008

1 - Ando sempre com dois dedos no manete de freio

2 - Observo o trânsito a frente do veículo que está logo a minha frente, para prever possíveis reações (12 seconds rule)

3 - Evito o ponto cego dos veículos

4 - Ao me aproximar de um veículo que pretendo ultrapassar, verifico se existe a possibilidade do mesmo convergir à esquerda (já tomei um tombo assim) e agora ando mais esperto:

5 - Não fico escondido atrás de veículos grandes :

6 - Em pistas simples, quando estou atrás de um veículo grande que impossibilita a visão do trânsito a frente, observo a sombra do veículo no acostamento ou na pista contrária logo a frente do veículo grande.;

7 - Evito ou não piloto quando bebo;

8 - Tenho atenção redobrada com crianças, cachorros e bolas cruzando a rua (atrás de uma bola sempre vem uma criança);

9 - Sempre piloto abaixo do meu limite, isto é, não aplico tudo que poderia fazer com a moto quando estou em uma tocada mais agressiva principalmente em curvas. Mantendo uma margem de segurança do seus limites, sempre haverá uma chance de corrigir uma ação errada;

10 - Procuro sempre lembrar das reações de sobrevivência que causam muitos acidentes, como olhar para um ponto fora da trajetória da moto, ou frear bruscamente

Tem mais uma centena de coisas , que partem desde a manutenção preventiva da moto, até evitar determinados pontos em horário de pico. Mas vamos ouvir as demais experiências

4. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      May 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      XT660 preta 2008

MG PR RJ SP
      Ja tomei chão quando tinha uma CB 400 passando em uma curva que tinha areia e agua escorrida em frente a uma construção, não lembro se a roda dianteira ou traseira desgarrou, cuidado com esses locais ao passar em cima de areia curvando.
      De XT mudei de SP p/ MG
      De XT espero não mudar
      Ja tive: Mobilette III - Turuna 125 - CB 400 II - CB 450 Custom - XLX 250 R - RD 350 R - Ténéré 600 2TY

5. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT660

Um ponto importante é nunca ficar no ponto cego de um outro veículo

"Matar quem compra peças roubadas é legítima defesa!!"

6. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Triumph Explorer 1200XC / XLX 350 89

Tudo isso tem que ser redobrado quando esta chovendo. Pois fica tudo mais complicado. Faixas de pedestres também se tornam mais perigosas.

Vlw

7. Sócio-Colaborador Zé Graff é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2010
      Estado civil
      Não informado
      BMW F 800 GS Trophy e Honda Lead

Bandeiras portadas:

MG PR RS SC SP
      Mtos anos em cima de uma moto. Mtos sustos portanto, mas nunca nada grave aconteceu,
      exceto raras excessões na época dos enduros e trilhas. No trânsito do dia a dia, cuidar com o que
      os outros podem aprontar, na medida do possível, prever o que o motorista vai ou esta tentando fazer.
      Andar com velocidade compativel com o fluxo do transito.

8. Sócio-Colaborador Leão é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660R, Preta, 2006.

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      Algumas situações são para estrada e a maioria para cidade;
      Fico muito atento aos espelhos dos carros, quero ter certeza que eles me viram;
      Nunca ponto cego, devemos enxergar o motorista no espelho;
      Faço uso de buzina sempre que desconfio de alguma ação de outro motorista;
      Em fila com outros carros a frente, estou sempre de olho no carro lá da frente, assim posso antecipar frenagens;
      Corredores são tentadores mas tem que ficar esperto, principalmente se o sinal fecha, algum passafgeiro pode querer sair na corrida e abre a porta na nossa cara, se o trânsito está em movimento tem que cuidar se tem buracos entre carros alguém pode querer mudar de pista repentinamente;
      Procuro sempre antecipar ações, preciso me imaginar no volante de um carro ou caminhão e antever manobras;
      Procuro conhecer bem a moto, inclusive rodando em lugares desertos e fazer algumas manobras de frear, sair de lado rapidamente e retomadas, acelarações, etc...
      Tento sempre criar mentalmente várias hipóteses e como faria para sair dela.
      na estrada devemos estar muito alertas em cruzamentos, na chegada de cidades e nunca relaxar antes de chegar dentro de casa depois de uma longa viagem.

Aqui vai meu relato de uma situação incrível, eu usava uma YBR para trabalhar, logo no início da minha pilotagem e durante um mês fiquei com uma coisa na cabeça - E se eu batesse num carro, o que deveria fazer?
      Aí comecei a treinar pular das pedaleiras, comecei a fazer de conta que ia pular, me apoiava nas pedaleiras e dava impulso.
      Eis que num belo dia, uma caminhonete se atravessou na minha frente estava a uns 70KH, freei o que deu e... PULEI POR CIMA DA CAMINHONETE e rolei lá na frente como um dublê, foi PERFEITO!! Rolei legal, levantei, bati nas pernas e nos braços, pra ver se tava tudo no lugar, dei uns pulos no chão e voltei, peguei o motorista pelo pescoço pelo vidro, ele tava em choque, imagina eu!
      A moto ficou "cravada" no quebra mato da caminhonete, entrou na frente dela literalmente.

Enfim, o que me salvou foi que treinei para algo que não queria que acontecesse, mas que poderia acontecer.

Se cuidem meus amigos!!!

Enquanto nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós, e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).

9. Sócio-Colaborador LuizLima é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      xt660 - Azul - 2007 97000k

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      . . . acho Importante!, qdo andar de moto, não ter PRESSA!, ter consciência de que ao andar de moto vc sempre vai chegar antes que os carros. Sempre procurar um posicionamento estratégico, sempre Alerta! . . . a situação no trânsito pode mudar em frações de segundos . . . numa terça-feira pela manhã, chuvosa, me preparo para ir a aula, trajeto de 25km via BR101 de Porto Belo - SC à Baln. Camboriú, estava td tranquilo, a chuva na metade do trajeto já havia quase parado trânsito fluindo normalmente, velocidade aproximada de 100km/h, fluxo de veículos consideravel, á aproximadamente 8km do destino antes do túnel do Morro do Boi, que separa Itapema de Balneário, estava na pista da esquerda me aproximando do tunel e pensei! . . . a pista deve ta uma meleca na entrada do túnel vamos reduzir, mudei para a direita e o veículo que vinha atrás, um carro Vermelho nã consigo lembrar o tipo, me ultrapassou já dentro do túnel, conferí o retrovisor e vi um Fiat Stillo amarelo vindo a milhão, pensei onde esse cara vai?, ele cortou a minha frente e ultrapassou o carro vermelho em alta velocidade, este por sua vez, deve ter se assustado e começou a zigzaguear na pista, devia estar á uns 30 mts a minha frente, pensei ele vai perder o controle, não deu outra, embicou o carro para a direita batendo na mureta de proteção à minha frente, rodou bateu de traseira no mesmo lado da mureta e começou a capotar, tudo isto na minha frente , última olhada no velocímetro 94km/h, olhei retrovisor apertei os freios roda traseira começou a escorregar, aliviei freio trazeiro falei não vai para, e o carro virando na minha frente perdendo para choque, farol, . . . , freiei no limite o dianteiro olhei no retrovisor, os carros atrás já estavam parando, tirei para a esquerda a poucos centímetros do capotamento e fui parar a moto á uns 30 mts á frente vendo ainda o carro Amarelo (FDP) saindo na outra boca do túnel e o outro atrás de mim com as rodas para cima, já sendo socorrido . . .

Conclusão: em frações de segundo a coisa vira de Céu para Inferno!! . . . vamos ficar espertos!!!!

Espero ter contribuido com minha aventura!! Abçs . . . Excelente Tópico Anwar!!!

PS: esse não dava prá treinar . . .

10. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Sempre ando meio rapido !
      1º Em dia de chuva nunca abusar dos freios, por isso sempre tento antecipar tudo a minha frente.
      2º Estou chegando no semáforo vermelho e derrepende o mesmo fica verde, antes de retomar a velocidade sempre olho para os lados para ver se nimguém aproveitou e tentou atravessar a faixa enquanto os carros ainda não sairam, mas como ja estou embalado vindo mais atrás as vezes não somos vistos por pedestre, sempre fico atento com isso.

Sempre ando rapido, mas sempre tento imaginar o que o motorista da frente vai fazer, principamente se consigo ver que é mulher, ai tenho que ficar muito mais esperto kkk

3ºNunca abusar do freio dianteiro, uma unica derrapada na dianteira é chão, pelo menos hoje aprendi a dozar o freio entre dianteira e traseira !!!

Página 1 de 3 123

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Como apertar os raios da moto?
      Por Andres no fórum Rodas e Pneus
      Respostas: 0
      Último Post: 22/10/2013, 11:57 AM
    2. Como sua moto se comporta em estradas cascalhadas?
      Por Flavio Augusto no fórum Trilhas e Off-Road
      Respostas: 30
      Último Post: 23/04/2013, 11:01 PM
    3. Como cair da moto com classe
      Por Anwar no fórum Curso Online de Pilotagem
      Respostas: 9
      Último Post: 28/02/2011, 03:56 AM
    4. Jogar a moto no chão para evitar um acidente? Errado!
      Respostas: 0
      Último Post: 03/04/2010, 04:52 AM
    5. Como evitar o ressecamento da borracha?
      Respostas: 1
      Último Post: 23/11/2009, 08:16 AM