Aquaplanagem - Perigo Evitável

Tópico: Aquaplanagem - Perigo Evitável

Este tópico foi visto 11456 vezes e possui 11 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/pilotagem/TIRE11.jpg Pneu com canal p/ dreno d'água A aquaplanagem acontece quando seus pneus passam rápido por uma superfície molhada, sem que dê tempo para os canais da banda de rodagem drenarem o local. O seu pneu fica, então apoiado sobre a água, totalmente sem tração. A palavra "rápido" é um termo relativo. Depende do projeto do pneu, da calibragem dele, do tipo de piso, do peso da moto, e da profundidade da água. É uma boa aposta

Este tópico foi visto 11456 vezes e possui 11 comentários.
    Página 1 de 2 12
    Aquaplanagem - Perigo Evitável 11456 Reviews

Avaliar Tópico: Aquaplanagem - Perigo Evitável

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 11456 vezes.

1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil

Aquaplanagem - Perigo Evitável

Pneu com canal p/ dreno d'água

A aquaplanagem acontece quando seus pneus passam rápido por uma superfície molhada, sem que dê tempo para os canais da banda de rodagem drenarem o local. O seu pneu fica, então apoiado sobre a água, totalmente sem tração.

A palavra "rápido" é um termo relativo. Depende do projeto do pneu, da calibragem dele, do tipo de piso, do peso da moto, e da profundidade da água. É uma boa aposta dizer que acima de 95 Km/h você irá aquaplanar, não importando como são as outras variáveis. Isto não quer dizer que a 90 Km/h você está a salvo.

De qualquer forma, há duas coisas que você não deve fazer se estiver aquaplanando:

* Acionar os freios

* Mudar de direção

Para falar a verdade, se você aquaplanar numa motocicleta, você vai ir ao chão muito provavelmente, a não ser que este efeito seja breve, você mantenha a roda imóvel, e mantenha equilíbrio perfeito.

Abaixo, alguns tipos de desenho da banda de rodagem, com canais feitos para drenar água.

Há dois fatores que não combinam num pneu:

- Capacidade de drenagem
      - Capacidade de frenagem

Ao aumentarmos a capacidade de drenagem, a de frenagem diminui (pois há menos superfície de contato com o solo, por causa dos canais)

Assim, existe uma configuração de pneus ideal para sua moto:

* O pneu com melhor frenagem deve ir na roda dianteira (menos canais de drenagem)

* O pneu com melhor drenagem deve ir na roda traseira (mais canais de drenagem)

Além disto, cuide ativamente para não aquaplanar, pois ao contrário de um carro, numa moto é muito mais fácil de se acidentar desta maneira. Evite andar rápido com piso molhado, pois além do perigo de aquaplanar, a performance de frenagem fica bem diminuída.
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

2. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Aug 2010
      Estado civil
      Não informado
      XT660 Preta 2009 NOIR

Boa dica, Anwar. Abs, Kike Falcões RJ.

3. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Dec 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      Suzuki, GS500E, preta, 2008 - Benedita!

Excelente dica, embora eu nunca tenha enfrentado isso de moto, nos últimos dias ocorreu duas ou tres vezes com o carro na Dutra, tem chovido demais!

4. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      BMW, F 800 GS, Triple Black, 2012

Bandeiras portadas:

MG PR RJ SC SP
      Anwar

Excelente post! Excelentes informações! Eu creio que, em termos de aquaplanagem de moto, bem como de carro, a dica mais importante é a qual você disse acima: evitar andar rápido com piso molhado. Eu sempre reduzo a velocidade com piso molhado e, até uns três anos atrás, eu nunca tinha tido um acidente de carro ou de moto com psio molhado, até que u dia, andando a uns 30 km/h no meio do corredor aqui no Rio, surgiu um pedestre correndo no meio dos carros para fugir da chuva que tinha começado há poucos minutos. Meti a mão nos freios para não atroplear o cidadão e não tive como segurar a moto (Falcon), mesmo andando devagar. Caí no meio dos carros e estorei o tornozelo. Ou seja, piso molhado, velocidade reduzida e atenção redobrada!

5. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Dec 2009
      Estado civil
      Não informado
      V-Strom 650XT

Bandeiras portadas:

Pois é, por menos fui pro chao no sabado!! fato inédito nao cai da moto, cai com a moto!! estava lavando a danada e começou a chover ai resolvi empurra-la par outro local e tinha uma pequena inclinaçao, quando estava fazendo força pra subir, eu aquaplanei (e estava de tennis) escorreguei como uma rasteira!!! tentei segurar a moto e foi eu e ela para o chao, nesta desloquei o ombro e ralei o joelho o braço,vou ficar 15 dias no mínimo sem andar de XTX!! Dificil de acreditar né!

Nem contei ainda o prejú!!!
      Mas a vida continua!!

Boa dica Anwar, redobrem a atençao na água!

Abraço!
      Ricardo Bahia

6. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha XT660R Vermelha 2009

É bom observar que os sulcos no pneu nada tem a ver com a aderencia do pneu no molhado (agarra mais ou menos), o sulco serve unica e esclusivamente pra drenar agua (combater aquaplanagem) quer faz parte da pista molhada, mas não se encontra sempre nessa situação. Obsevando claro que como nas corridas, a pista molhada é possivel andar de pneu slick (geralmente depois que chove, ou mesmo se der uma garoada fina), mas se tiver acumulo de agua (chuva grossa, poça), ai precisa ter os sulcos, mas não quer dizer que aquele pneu cheio de sulcos vai fazer mais curva que um pneu que tenha menos em uma situação simples de pista molhada, quem efetivamente agarra no asfalto é a borracha que quanto mais macia, melhor.
      Prova disso é o pneu das motos esportivas, eles tem muito pouco sulco e nem por isso é um sabão quando chove.

Uma coisa nunca dita mas importantissima, é reduzir a marcha ou andar com o motor cheio (bye bye economia de combustivel), por exemplo se você estiver em baixa velocidade em 5a marcha (se parar de acelerar, o carro quase não tem reação, ele fica embalado), a chance de aquaplanar é bem grande, ja se você colocar a 4a deixando o motor "empurrando" (se aliviar o acelerador o carro da uma freiada), a aderencia é muito maior. Isso é minha experiencia em muitos anos forçados de chuva, estradas ruins e pé pesado (ando na chuva muito mais rapido que muita gente anda no seco, não me orgulho disso, mas pra fazer isso com relativa segurança, tem que aprender muitas coisas e saber até onde pode ir).

Se eu entro numa curva em velocidade moderada vendo uma corredeirazinha de agua no meio (br-101 altura rio/angra... super comum..) deixando em marcha alta e baixa aceleração ou nenhuma, ela da uma nitida "escorreda", ja se eu reduzo a marcha ou mesmo acelero um pouco, ela faz a curva e não tem qualquer reação ao passar pela poça. Isso vale na moto, seria o mesmo que vocÊ passar em um atoleiro, quanto mais cheio o motor estiver, melhor ele vai passar (claro tudo dentro de suas proporções). A unica hora que essa recomendação perigosa de não freiar, não acelerar e rezar vale é quando vc entra numa mega poça em alta velocidade que ai vc tem que realmente esperar para ver o que vai acontecer, se vai passar reto ou ela vai jogar seu carro longe que é uma condição bem incomum.Ja se não tem pericia pra fazert uma coisa nem outra, tem que andar devagar e ponto final, não vai ter pericia para tirar o pé do acelerador ou deixar de encostar no freio nessa situação (que tendo abs, não é uma ma ideia ao menos dar uma encostada no freio, até se você entrar errado na curva, derrapar por algum motivo ele costuma ajudar a concertar o carro.. por isso que não dou o valor recomendado por essa "dica", que pra mim é como aquela historia de sequestraram o avião, o sequestrador matou os pilotos na sua frente e está de sapato limpo e rezando descendo violentamente contra alguns predios, mas não reaja.. ).
      XT660 + RED = XT666

7. Usuário Registrado

Estado
      MS MS
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Bros 160 ESDD

AC AL AM BA CE DF ES GO MG MS MT PB PE PI PR RJ 65002999 RO RS SC SE SP
      Controversa essa direção defensiva, hein!
      Na Br 364, elevaram em 10 metros a estrada pra resolver os alagamentos de Porto Velho a Abunã, onde tem a balsa pro Acre. Mas esse tópico está excelente,li as opiniões e aprendi mais um pouco.

8. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Solteiro(a)
      XT660

Outra coisa que se deve evitar são as faixas de sinalização no asfalto...molhadas elas deslisam que nem sabão

"Matar quem compra peças roubadas é legítima defesa!!"

9. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Jul 2011
      Estado civil
      Namorando
      XT 660R

Ótimo tópico, Anwar!

Ninjaboy, essas faixas malditas deveriam ser proibidas!!! Já passei alguns sustos, no último estava devagar num corredor, de 3ª, e acelerei um pouco (pouco mesmo) mais forte... Foi o suficiente pra traseira querer ultrapassar a frente...

Abs,

10. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Nov 2011
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Triumph Explorer 1200XC / XLX 350 89

Cara ja aconteceu comigo da até um frio na barriga.

hehe

Página 1 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Estacionar em descida, perigo !
      Por Miguel no fórum Outros
      Respostas: 6
      Último Post: 04/01/2012, 03:13 PM
    2. Perigo em sampa
      Por Talarico no fórum Segurança
      Respostas: 44
      Último Post: 28/04/2011, 05:16 PM