Capacetes - Perigosos ou úteis?

Tópico: Capacetes - Perigosos ou úteis?

Este tópico foi visto 10275 vezes e possui 10 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Para que não haja nenhum engano, aqui estão alguns fatos que acredito serem verdadeiros quanto à capacetes de motocicleta: * Mais vidas foram salvas pelos capacetes do que perdidas pelo seu uso. * Mais ferimentos foram minimizados do que aumentados, pelo uso do capacete. * Mais ferimentos foram evitados totalmente do que causados, pelo uso do capacete. * O uso do capacete, (ao contrário da lei que obriga seu uso) é uma questão de segurança, não de direitos civis.

Este tópico foi visto 10275 vezes e possui 10 comentários.
    Página 1 de 2 12
    Capacetes - Perigosos ou úteis? 10275 Reviews

Avaliar Tópico: Capacetes - Perigosos ou úteis?

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 10275 vezes.

1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil

Capacetes - Perigosos ou úteis?

Para que não haja nenhum engano, aqui estão alguns fatos que acredito serem verdadeiros quanto à capacetes de motocicleta:

* Mais vidas foram salvas pelos capacetes do que perdidas pelo seu uso.

* Mais ferimentos foram minimizados do que aumentados, pelo uso do capacete.

* Mais ferimentos foram evitados totalmente do que causados, pelo uso do capacete.

* O uso do capacete, (ao contrário da lei que obriga seu uso) é uma questão de segurança, não de direitos civis.

* 'Motoqueiros' que se unem à "causa" de contrariar a lei que obriga ao uso do capacete, só prejudicam a imagem dos 'motociclistas' em geral. Eles pregam uma visão extremista, irreal e nunca tiveram um membro da família salvo da morte pelo uso do capacete.

Sendo uma lei ou não, você é quem decide se vai usar o capacete ou não. As consequências de não se usar um capacete, vão desde nada de ruim acontecer; passando por uma multa; um galo na cabeça; perder a mandíbula; o nariz; as orelhas; os olhos; até a morte. Se você usar um capacete, as consequências podem ser as mesmas, com a diferença de que a probabilidade delas acontecerem é muito menor. Você é quem escolhe, sendo lei ou não.

Existem preocupações válidas quanto ao uso do capacete, como:

* Eles evitam danos ao crânio, mas causam mais danos cervicais em troca. (o que significa que o capacete fez seu trabalho, que é proteger a cabeça, não o pescoço)

* Eles não protegem tanto quanto poderiam proteger. (mas quem gostaria de sair por aí com um 'caldeirão' de 15 Kg?

* Algumas pessoas acreditam estar tão seguras usando o capacete, que cometem mais imprudências do que se não estivessem usando-o. (isto é verdade para muita gente)

Outros fatos sobre o capacete:

* O material esponjoso dentro do capacete se comprime, dissipando a energia e evitando que a pressão de uma batida se localize num só ponto - também evitando que seu cérebro se danifique.

* O material sólido da parte externa impede que você seja ferido por pedras, insetos, etc.

* Se uma pedra atingir seu capacete, não quer dizer que você vai ter danos na coluna por causa disto. Mas e se a pedra acertasse direto na sua testa, o que aconteceria?

* Capacetes integrais protegem seu queixo e seu rosto muito melhor que os capacetes abertos. No caso de um acidente, você com certeza absoluta vai querer estar de capacete fechado. O asfalto é uma lixa muito perigosa para o ser humano.

* Você deixaria seu filho de 8 anos de idade ir na sua garupa, sem capacete? É porque é lei ou porque você sabe o que é bom para ele? Então porque a sua segurança deveria ser diferente?

* É uma questão de escolha? Mas não para o seu filho, não é mesmo?
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

2. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Bandeiras portadas:

DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Como alguém que só está escrevendo estas linhas por uso de capacete no passado, acho indispensável. Comecei a andar de moto no tempo que capacete só se via em corridas, tanto de F1 como em motos. Não era obrigatório, e ninguém, mas ninguém mesmo, usava, não havia a cultura do uso do mesmo, seja por que razão fosse. Podia o cara ter uma 750 ou uma 125, usar em estrada ou cidade, que não se via ninguém de capacete. Depois virou obrigatório em estradas, não me lembro o ano... quando comprei uma 125 e comecei a viajar, já era obrigatório, então comprei um usado, pesado demais. Usava pra ir e vir de Atibaia pra SP, onde estudava... um dia, chegando em SP, e de capacete, levei uma fechada de um ônibus no começo da Av. 23 de Maio e pude constatar que tombo de capacete é muito melhor... Mesmo assim, não usava no dia a dia, como todos, só um ray-ban, pro vento... e foi assim que passei por cima de um Dodge Polara na Av. Paulista em 1978. Ainda não aprendi, cabeça dura, demorei mais duas cabeçadas pro cérebro começar a funcionar, uma em um Corcel II e outra em uma Kombi velha... quando se tornou obrigatório na cidade, já usava... e pude comprovar na prática que não se deve sair de moto nem pra ir na esquina sem capacete...

3. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Mar 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha Lander Azul 2008

Cara, vc é um higlander!

4. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Mar 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      EX - YAMAHA XT660R AZUL 2012 - SÓ COM CARRO POR ENQUANTO !!!

Capacete é essencial para nossa segurança, ja fui vítima de acidente o o capacete ficou todo ralado, se estivesse sem, seria minha cabeça que teria ficada toda ralada, isso se não tivesse ficada quebrada.........
      " " "CHICO 13" " "

5. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Bandeiras portadas:

DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Obrigado pelo Highlander, só vi agora... kkkkkk Mas é isso mesmo... depois de começar a usar capacete, foram mais algumas cabeçadas, mas aí confortavelmente com o cérebro dentro do capacete... Indispensável... embora seja muito agradável andar sem, sentindo o vento no rosto, não dá pra arriscar... Nessas épocas passadas em que não se usava, muitos amigos se foram...

Abraço
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

6. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      XTzuda

Capacete sempre, até para poucos metros do destino ou retirar a moto da frente do prédio e colocar no estacionamento do outro lado da rua, a multa é barata, a emergência é cara!!!

7. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Seria bom se todos os motoqueiros do Brasil pudessem ler esse texto que vc escreveu Anwar, muito construtivo, eu sempre uso o capacete até para simplesmente subir na moto, porque tb certo dia ouvi uma história que me abalou muito a pouco tempo atrás:
      Um amigo tinha uma moto até pouco tempo, até conhecer uma mina que agora é namorada dele, mas quando se conheceram toda a vez que ele saia de moto, a menina entrava em desespero, chegava até a chorar enquanto ele não dava noticias (coisa que esse amigo meu não era muito bom em fazer), foi quando ele perguntou para ela o porque de tanto desespero, só porque ele havia saido de moto e as vezes demorava para ligar para ela! Foi quando ela disse que o Pai dela tinha morrido de XT600 !!
      E o pior de tudo que o Pai da menina morreu com a moto parada, isso porque ele foi na padaria de manha comprar pão para a familia de moto e sem capacete, chegou na padaria comprou os pães na hora de montar na moto enroscou a calça no pedal caiu de lado e bateu a cabeça no chão em uma quina, e acabou morrendo por traumatismo craniano.
      Fiquei chocado com a Historia meu amigo pior ainda, ainda mais em saber que ela não conseguia aceitar o fato e ainda estava se tratando pisicologicamente, ele até vendeu a moto, e para completar ainda mais a historia, perdi um amigo a 2 meses por usar um capacete vagabundo e outro amigo a um pouco mais de tempo por estar sem.
      Claro que não é por isso que não vou desistir de andar de moto, mas vou andar mais atento, e sempre com capacete na cabeça, estou pensando até em trocar o capacete por um mais seguro e bem mais caro, só por esses fatos !!!Alias é porque é lei ou porque você sabe o que é bom para você ?
      Muito show Anwar , mais uma vez parabens pelo post.

8. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Nov 2009
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha XT660R Vermelha 2009

...

Na Florida/EUA, nao é obrigatório o uso de capacete, a cabeça é sua. Mas lá o povo é muito mais conciente e as ruas totalmente diferentes, por exemplo andar entre carros, mesmo parado no sinal é proibido, correr, poucos se habilitam a arriscar, pois se tiver correndo muito, é cana! É só obrigatório algum óculos, mas muitos nem isso o fazem.
      Acho uma tremenda burrice, na estrada por exemplo, a dois meses estava nos EUA no carro, ao lado uma harley, o cara nem de óculos estava, voou na nossa frente vários pedaços de pneu de caminhão que estava aos pedaços na estrada e foi levantada pelo carro da frente, se pega o cara na cabeça, tirando os ferimentos, era suficiente para o cara ficar desorientado, e isso é só uma das coisas, tem pedaço de para choque, Parafusos, pedras e etc, no mínimo um capacete aberto com viseira protegendo toda a face é necessário. Lá o calor é extremo, faz 40 graus fácil no verão e pra andar a 50km/h na cidade, o fechado é difícil. Mas pedra, inseto e etc, isso é diário, mesmo aquela poeira... Nem precisa chegar ao fato dos acidentes, no dia a dia na melhor das hipóteses você protege sua face e seus olhos, se cai um grão de areia dentro do olho, você pode arranhar o Globo e parar no oftalmo e passando a semana pingando coisa no olho. Maior furada, e pelo menos eu, acima de uns 50, 60 acho muito desconfortável ficar de cara para o vento..
      XT660 + RED = XT666

9. Usuário Registrado

Estado
      DF DF
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Yamaha,XT660R,Black,2009

Descontraindo um poouco.....

Fora q tem cada Capacete bunito pra caramba!!!!

Diiminuindo um poco da nossa feiura, ehehehehehe.

10. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Para diminuir bem a feiura, tem que ser fechado e fumê !!kkkkkk

Página 1 de 2 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Suportes para capacetes
      Por paruvitu no fórum Recursos Técnicos Alternativos
      Respostas: 43
      Último Post: 28/01/2015, 12:06 PM
    2. Vendo 2 Capacetes p/ R$ 400,00 + Brinde
      Por Luclan no fórum Peças, Acessórios e Equipamentos
      Respostas: 0
      Último Post: 25/06/2012, 10:37 AM
    3. Capacetes Custo x Benefício
      Por fihitsu no fórum Equipamentos
      Respostas: 11