Amortecedor de Guidão para XT660 - Página 2

Tópico: Amortecedor de Guidão para XT660

Este tópico foi visto 17995 vezes e possui 25 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Boa tarde, Ja estive as voltas com vários problemas de estabilidade (shiming) e ja me deram muitas ideias e nada realmente elimina este problema. Muitos motociclistas nem percebem ou nao se incomodam, mas a mim incomoda e muito, mas o ultimo ocorrido me deixou P da vida. Vou contar em um breve relato. Em outubro troquei os dois pneus por Michelin Sirac e depois de uns dias fui viajar para Belo Horizonte (uns 600km de casa) e percebi que ficou muito ruim, shimando até no meio de curvas.

Este tópico foi visto 17995 vezes e possui 25 comentários.
    Página 2 de 3 123
    Amortecedor de Guidão para XT660 17995 Reviews

Avaliar Tópico: Amortecedor de Guidão para XT660

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 17995 vezes.

1. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Digao, dá uma checada na caixa de direção pra ver se tem alguma folga, mesmo mínima... A minha não shima, perto de 150 dá uma balançadinha de leve, mas quase nem sente... vc vê que a frente tá leve mesmo... coloquei óleo Motul 15 na suspensão, mas não por isso, e pro meu gosto ficou muito melhor, mais firme... Estou usando os Metzeler Tourance que vieram com ela, e está balanceada tambem como veio.
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

2. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Sep 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      YAMAHA XT 660 R Azul 2005

Esquece essa Gambiarra de amortecedor de direção.
      Quando a minha começa a shimar me coloco mais a frente para aumentar o peso na dianteira e resolve.
      Se quero andar acima de 150 coloco o peito no tanque, e vai embora, até 180 não shima. Mas só assim mesmo..
      Vou colocar o famoso calço e óleo 15w assim que puder, não gosto de ficar me abaixando.. até porque ninguém aguenta viajar dessa forma.
      Carlos E. K.
      XT660R e TTR230

3. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Pessoal alguém ja tentou fazer um balanceamento ? é só fazer isso que resolve o problema de shimming, não tem nada a ver com trocar nada, muito menos colocar amortecedor de guidão !!

4. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Dec 2011
      Estado civil
      Não informado
      XT 660r Preta 2005

eu também tinha esse problema, comprei spacer forks c/ anwar e deu uma boa melhorada.... porem, depois que eu coloquei peso do guidão e abaixei 4 cm a dianteira( tive que abaixar por causa da minha estatura) resolveu quase 100%, pelo menos até 150km/h.

há! coloquei um alongador de guidão tb... nao sei se interfere.. mais coloquei

5. Usuário Registrado

Estado
      RJ RJ
      Data de Ingresso
      Aug 2012
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Tenere 250

Postado originalmente por CEK
      Quando a minha começa a shimar me coloco mais a frente para aumentar o peso na dianteira e resolve.
      Pessoal, já ouvi relatos de que a suspensão da frente da BMW F800 GS ficava meio solta em velocidades altas, e resolveram isso aumentando a pré-carga da traseira, alguns ainda tiveram que baixar a mesa (pra frente ficar mais baixa). Isto forçava a frente a carregar mais peso, e assentava a frente dela.

Também já vi vídeos no Youtube do cara explicando como se safar de um "speed wobble" (ou "tankslapper"), e a lógica é a mesma: desacelerar pra que haja transferência de peso pra roda da frente, e então ela estabiliza.

Se o problema for a frente muito leve, o que é possível neste tipo de moto (de para-lama alto) quando se desenvolve velocidade, pode ser que aumentar a pré-carga da mola traseira e/ou baixar um ou dois cm a mesa (como o Razzec disse) façam a frente carregar mais peso e assentar um pouco. Mas eu testaria primeiro a mola traseira, especialmente se o problema acontecer com carga/garupa e não acontecer quando você está sozinho!! Mas mesmo que ele aconteça com você sozinho, tente a pré carga traseira.

Abraço!
      Última edição por ghamauricio; 28/08/2012 às 09:21 AM.

6. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Jun 2011
      Estado civil
      Não informado
      XT660R,Azul,2008

Senhores, quando comprei minha XT tive o mesmo problema citado acima. Andei lendo os comentarios vi que so foi falado em alinhamento e balanceamento. Na minha moto eu resolvi o problema com um bom desempeno das rodas e um balanceamento. Sugiro que sempre que trocar os pneus da moto façam um desempeno e balanceamento. Porque?

Cada pneu tem uma massa diferente e teoricamente o pneu deveria ser equilibrado, porem o processo do fabricante de pneu não é perfeito porque nada é perfeito, então aparecem pneus com equilibrios diferentes. Os raios da roda vão se afrouxando conforme o desgaste do pneu vai acontecendo e com as pancadas e trepidações que as nossas ruas e estradas nos proporcionam, com isso a roda se acomoda junto ao pneu. Quando trocamos o pneu temos um equilibrio diferente e com isso as rodas e a moto se comportam diferentes, normalmente trepidando ou vibrando a moto. Por isso a importancia de desempenar e balancear sempre que o conjunto for modificado, trocado.

Espero ter ajudado.

Abração.

7. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Apr 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660 R Preta 2008

Amigos,

Comprei minha XT660R faz 2 meses e esse problema de "shimar" é muito incômodo mesmo.... A minha se eu soltar as duas mãos em baixa velocidade ela balança muito.... Em alta velocidade ela se desestabiliza com qualquer irregularidade do asfalto e principalmente com os desníveis das pistas e dos sulcos feitos por caminhões...

Por favor, me ajudem a solucionar esse problema, pois já pensei até me comprar outra moto para não ter que passar por esse medo mais...

Abraço

Clayton
      Clayton Zanin
      Vinhedo - SP

8. Sócio-Colaborador Paul Barrett é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Jan 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R 2012 azul Honda XLX 250R 1987 Honda C100 Biz 2005

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG MS PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Clayton, o que vc já verificou desses itens:

Caixa de direção com folga

Balanceamento

Montagem do pneu / Câmaras

Calibragem

Óleo das bengalas
      Cuidado com o stress...
      Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.

9. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Apr 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660 R Preta 2008

Postado originalmente por Paul Barrett
      Clayton, o que vc já verificou desses itens:

Caixa de direção com folga

Balanceamento

Montagem do pneu / Câmaras

Calibragem

Óleo das bengalas
      Olá Paul, muito obrigado pelos comentários... mas realmente não verifiquei todos estes ítens... o que fiz foi o balanceamento só... Vou verificar estes itens que você recomendou e ver se consigo eliminar o problema...

Abraço

Clayton
      Clayton Zanin
      Vinhedo - SP

10. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

Pelo que pude perceber os comentários pararam por aqui, mas, o problema continua. Gostaria de saber se alguém conseguiu resolver de vez o problema e como fez. Minha XT é uma motard e estou com este mesmo problema. Já mandei balancear, baixei 40 mm na frente e por ultimo coloquei somente o calço de 30 mm, porém, nada melhorou. Hoje, ao fazer 130 Km/h ela começou o shimmy. Apesar de já ter comprado o fluído Motul 15w estou optando por tirar o calço e colocar em seu lugar a válvula emuladora que comprei especificamente para a XT. Já ouvi dizer que a única coisa que resolve o simmy é a instalação de uma barra estabilizadora entre as duas bengalas. Mas, não estou conseguindo achar para comprar. Se alguém souber onde eu posso encontrar esta barra ficaria muito agradecido se me disserem. Obrigado.
      Nas estradas não olhamos paisagens, fazemos parte delas

Página 2 de 3 123

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Amortecedor traseiro da XT660R
      Por Valter Taroco no fórum Suspensão
      Respostas: 7
      Último Post: 02/12/2016, 12:01 AM
    2. Amortecedor de direção na XT660R
      Por Mauricio no fórum Direção
      Respostas: 13
      Último Post: 03/07/2015, 11:56 AM
    3. Venda de Banco Ere, Alongador de guidão, Protetor de guidão, bolha original e base de
      Por Claus.SS no fórum Peças, Acessórios e Equipamentos
      Respostas: 3
      Último Post: 16/10/2013, 12:23 AM
    4. Amortecedor
      Por Fernando Gabor no fórum Elétrica
      Respostas: 1
      Último Post: 08/10/2013, 09:08 AM
    5. Guidão Renthal para XT660 - Qual usar?
      Por Anwar no fórum Direção
      Respostas: 15
      Último Post: 03/01/2012, 12:11 AM

Tags para este Tópico