Amortecedor de Guidão para XT660 - Página 3

Tópico: Amortecedor de Guidão para XT660

Este tópico foi visto 18424 vezes e possui 25 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Boa tarde, Ja estive as voltas com vários problemas de estabilidade (shiming) e ja me deram muitas ideias e nada realmente elimina este problema. Muitos motociclistas nem percebem ou nao se incomodam, mas a mim incomoda e muito, mas o ultimo ocorrido me deixou P da vida. Vou contar em um breve relato. Em outubro troquei os dois pneus por Michelin Sirac e depois de uns dias fui viajar para Belo Horizonte (uns 600km de casa) e percebi que ficou muito ruim, shimando até no meio de curvas.

Este tópico foi visto 18424 vezes e possui 25 comentários.
    Página 3 de 3 123
    Amortecedor de Guidão para XT660 18424 Reviews

Avaliar Tópico: Amortecedor de Guidão para XT660

Nota média: | Total: 0 pessoas votaram | Tópico visualizado 18424 vezes.

1. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Oct 2013
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha RD 350 preta 1992 - XT600Z azul 1991

O início do shiming pode ser causado pelo piso ou o conjunto roda/pneu - que é o mais frequente. Tem que eliminar a causa, verificando o alinhamento e ajuste do aro e sua excentricidade. Depois de verificada a roda, um bom balanceamento do conjunto roda e pneu devem eliminar o problema. Tambem aconteceu comigo após a troca de pneus. As outras opções de troca de fluido, reforço entre bengalas, altura etc ajudam, mas deve-se eliminar o problema e não tentar minimizar seu efeito.
      Preparando minha viagem pela América do Aul

2. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

Oi moçada. Até agora não vi ninguem fazendo o que fiz na minha. Todas as sugestões que foram citadas aqui no fórum eu fiz e nenhuma resolveu sequer um pouco do problema. Dai, conversando com um e com outros cheguei a conclusão que o problema em sua maior parte era causado pelo "GIGANTE PARALAMA DIANTEIRO". Fiz várias experiências com paralamas menores e tive a grata surpresa de atingir 170 sem o famigerado SHIMMY. Quando estou com garupa da para passar do 170 e ela não da SHIMMY. Podem ter certeza, 90% do problema é causado pelo paralama dianteiro original. Veja o tamanho do paralama da XT 660X da Europa. Da para perceber que ele é bem menor do que o da XTR. Além do paralama menor ela tem barra estabilizadora entre as canelas e tem o curso um pouco menor do que a XTR. Eu já estava para vender a moto e por uma iluminação Divina consegui esta solução quase perfeita. Digo quase perfeita por que quando você está acima de 150 e passa por uma saliência ou pega um deslocamento de ar provocado por outro veiculo, o SHIMMY começa. Ai é só você desacelerar um pouco que o SHIMMY para e você pode acelerar novamente. Hoje estou usando o paralama original da XTX europeia, mas, o que deu melhor resultado foi um original que eu cortei a aba. Segue histórico de fotos dos paralamas que testei. Como poderão ver a solução quase total do problema é bem mais simples do que podemos imaginar. Hoje minha moto além do paralama XTX está também com válvula emuladora dentro das duas canelas, barra estabilizadora (tudo como a XTX europeia). Estou pesquisando sobre amortecedores de direção, mas, até agora só encontrei o Max-Racing por R$890,00 e não tenho coragem de pagar isto por ele, pois, não tenho certeza que irá resolver os 10% restante. Segue link do anuncio:
      http://atallaescapes.com.br/store/pr...-XT--660.html#

Abaixo, está o paralama atual XT 660X original

Abaixo, está o paralama original da XTR recortado. Este deu o melhor resultado
      Nas estradas não olhamos paisagens, fazemos parte delas

3. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Aug 2012
      Estado civil
      Casado(a)
      XT 660 R (Murgueça)

Estados onde estive de moto:
      DF GO MG SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      MarcusXT,

Gostei do banco da sua moto, pareci que ficou bastante confortavél, é um banco original ou comprou um banco novo (tipo do Pedrinho) e mandou por mais estofamento?

4. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

OI, Tikim.

Foram usados dois bancos sendo um original e o outro da XRE. A espuma do banco da XRE foi modificada e instalada na base do banco da XT. O preço final com a mão de obra ficou em R$600,00.

5. Sócio-Colaborador Leão é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660R, Preta, 2006.

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      BA ES MG PR RJ RS SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil
      Meio fora do Tópico, mas...

Eu não entendo de X, não sou muito fã, pelo simples fato de perder muito da capacidade polivalente da R, mas confesso que se tivesse 2 XTs, seria uma de cada, aqui na minha região emos muitas serras, curvas e mais curvas que uma X iria bem.

Gosto de ver os amigos debatendo sobre as transformações, parabéns.

Observei umas fotos da Europeia e as ABAS laterais maiores das R's não podem influenciar nesse SHIMMY também?
      A própria bolha da X não exerce um efeito "ASA" dando maior aerodinâmica?
      Outra coisa observada é o curso da suspensão Europeia 200mm e da R 225mm, pode fazer diferença?
      Só uma especulação aqui...

Enquanto nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós, e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).

6. Usuário Registrado

Estado
      MG MG
      Data de Ingresso
      Apr 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      MT-09

As primeiras X que foram lançadas eram quase idênticas às R. Acho que em 2010 é que ela foi modificada para como está hoje e creio que isto foi para melhorar seu desempenho . No caso da minha moto, além do paralama menor ela está com uma barra estabilizadora e válvula emuladora que diminui o fluxo do fluído da suspensão dianteira. Quanto as abas do tanque entendo que elas não provocam o Shimmy, mas, podem ajudar no balanço a partir do momento em que ele começa, portanto devemos cortar o mal pelo começo. É por isto que estou pesquisando sobre o amortecedor de direção que é a unica coisa que falta para eu colocar.

Quanto a utilização da X ou da R eu prefiro a X por utilizar a moto mais no asfalto e as vezes em estrada de terra. Do jeito que está agora ela melhorou muito no asfalto e eu não percebi diferença em estrada de terra em velocidades até 90 km/h. Valeu cada centavo que gastei.
      Última edição por MarcusXT; 18/10/2014 às 08:02 PM.

7. 04/09/2016

Página 3 de 3 123

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (1 registrados e 1 visitantes)

1. Marcus kato

Tópicos Similares

1. Amortecedor traseiro da XT660R
      Por Valter Taroco no fórum Suspensão
      Respostas: 7
      Último Post: 02/12/2016, 12:01 AM
    2. Amortecedor de direção na XT660R
      Por Mauricio no fórum Direção
      Respostas: 13
      Último Post: 03/07/2015, 11:56 AM
    3. Venda de Banco Ere, Alongador de guidão, Protetor de guidão, bolha original e base de
      Por Claus.SS no fórum Peças, Acessórios e Equipamentos
      Respostas: 3
      Último Post: 16/10/2013, 12:23 AM
    4. Amortecedor
      Por Fernando Gabor no fórum Elétrica
      Respostas: 1
      Último Post: 08/10/2013, 09:08 AM
    5. Guidão Renthal para XT660 - Qual usar?
      Por Anwar no fórum Direção
      Respostas: 15
      Último Post: 03/01/2012, 12:11 AM

Tags para este Tópico