Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido]

Tópico: Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido]

Este tópico foi visto 130415 vezes e possui 192 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Tutorial para consertar a ECU da XT660 referente ao erro 19 mostrado no painel. Autor: Leonardo13 Download PDF: http://www.4shared.com/document/CsM9kxUR/consertar_erro_19_ecu_xt660.html

Este tópico foi visto 130415 vezes e possui 192 comentários.
    Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido] 4,50 130415 Reviews

Avaliar Tópico: Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido]

Nota média: 4,50 | Total: 4 pessoas votaram | Tópico visualizado 130415 vezes.

1. Administrador Anwar é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      PR PR
      Data de Ingresso
      Sep 2009
      Estado civil
      Não informado
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Honda Lead Preta 2010

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

Estados onde estive de moto:
      MG PR RJ SC SP
      Clique para adicionar em seu perfil

Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido]

Tutorial para consertar a ECU da XT660 referente ao erro 19 mostrado no painel.
      Autor: Leonardo13

Download PDF:
      http://www.4shared.com/document/CsM9...ecu_xt660.html
      ACOMPANHE O XT660.NET NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS [ TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK ]

2. Curtida(s) teoroxcross (usuários que curtiram)

3. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Feb 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660r

Olá Pessoal, sou novo aqui no site e membro do xt600.com.br a 6 anos, então minha moto apresentou o cod 19, pesquisei na net, e achei aqui neste site o esquema, procurei o cara, la da capital de SC, nos tópicos do xt600.com.br, me soltaram os cachorros e jacarés, falaram que eu nem deveria entrar neste site pesquisar.
      e voces ficam indicando o cara do site. me chamaram até de superiores da sociedade. quando falei que eu posso arrumar.
      Grassas a este site, peguei o esquema, em pouco menos de meia hora botei minha moto pra rodar, me custou R$0,50 o resistor, abri uma janelinha de 2 cm e ... pronto.
      justifica os valores que cobram porque a responsabilidade é grande.
      agora pergunto aos que ja fizeram a cirurgia na ECU.
      como se comportou o corta corrente do cavalete lateral depois do concerto??????

4. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Já que trouxe o assunto de lá para cá...

Jorge, desde quando acompanho o conserto da ECU, o Hart, de Floripa, foi quem comentou reparar e relatou o motivo do problema: lamentável não evitarmos a causa da queima do resistor. Já desmontei módulos eletrônicos resinados e bem sabe a dificuldade fazer este serviço - nem todos tem estrutura em casa ou apto para desenrolar tal serviço. Bom, colocaram na net algumas fotos onde se localiza o resistor e quem quiser pode trocar. Mesmo com formação técnica, pagaria ao Hart pelo serviço - mais cômodo pra mim conforme o risco assumido e a capacidade desenvolvida para reparar a ECU. Algumas pessoas gastaram tempo e tiveram conhecimento para desenvolver a técnica do reparo e sou grato por isso: pago pelo serviço prestado.

Como o resistor trocado suporta maior dissipação de potência, não haverá mais problema com este código na ECU. Está aí, merecem o pagamento por vender o serviço seguro, descobrir como reparar... quem quiser pode fazer por próprias mãos, quem não... paga.

5. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Feb 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660r

Exatamente Barah, foi como sitei em outros tópicos,"quem não se habilita que não se meta, deixe para pessoas capacitadas" pois é, postei la no xt600.com.br o concerto que fiz, e ja levei patada, porque os caras desenvolveram a solução do problema, e não aceitam que outros realizem o concerto, como postei com fotos, ja botaram defeito, e ai fica; quem se habilita fassa, se não paga.
      só que meu problema foi um pouco mais sério, acabei de achar uma pesquiza que;
      ha um CI que comanda o corta corrente por outro sençor do pedal de cãmbio, da luz do neutro, quando ela se apaga, envia a informação que leva para o sençor do cavalete lateral, que se estiver aberto (cavalete armado) o CI não recebe a informação, lá do pedal de cãmbio, que está em neutro, tipo; luz verde acesa( neutro) não corta corrente no cavalete lateral, apaga-corta; este CI da minha ECU tambem pifou, porque não processa mais o corta corrente no sençor do cavalete lateral. mas o importante é que a moto ta rodando. mas como sou eletrecista de autos, ja pencei em ligar um pequeno circuito por fora, pegando o pulso da lus de neutro acionando un relé que vai cortar o corrente do pós chave da ECU, e tudo volta a funcionar normalmente.affff só gambiarra nessas motocas pra rodar em??

6. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Jorge, havia acompanhado sua pendenga lá noutro site... não quero entrar no mérito da questão sobre o reparo em si da ECU: quem fizer uma pesquisa aprende a reparar, se conseguia fazer mesmo antes de mencionar sua opinião - com fotos e tudo mais.

Lendo seu POST acima... várias vezes lidos, diga-se de passagem, tens muito a melhorar no conhecimento técnico (crítica construtiva).

A periferia da sinalização do descanso lateral não está errada, a falha está na ECU em não suportar a potência dissipada no resistor vindo a danificá-lo. Até então desconheço ECU com erro em CI, por relatos sempre retomou o funcionamento substituindo o resistor.

Sou detalhista em reparos que faço, não gosto de gambiarra e no caso da ECU, nas suas devidas proporcionalidades, o reparo com a troca do resistor e a resina aplicada fica a contento.

7. Usuário Registrado

Estado
      BA BA
      Data de Ingresso
      Dec 2009
      Estado civil
      Não informado
      V-Strom 650XT

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

A minha ECU ja deu cod 19 4 vezes!1 Três a Yamaha trocou, na quarta vez a moto já tava sem garantia, como eu tava na rua, contratei um guincho e fui direto pra autorizda, eu ia brigar novamente, no caminho pra lá já tava pensando em mandar pro Hart em SC, mas ia ficar uma semana sem moto até arrumar e eu tava de férias e ia viajar no sab e era sexta feira, baita decepção, deu vontade de colocar fogo na moto!! Sei lá, coisa de Deus!!!! Ba Quando cheguei o chefe da oficina veio me ajudar a tirar a moto do reboque, ai eu já fui falando que era cod. 19 outra vez!! Ele me disse: Vc pode brigar com a Yamaha, mas vai levar um tempo! Agora eu faço por fora pra vc 1000,00!!! isso era um 6º à tarde e ele disse amanhã (sabado) te entrego! Nem tirei a moto do reboque, terminei levando a moto pra casa e ele ficou com a peça pra conserrto. No sab 8:00 h ele me ligou fui buscar a peça, chorei e fez por 600,00!! Viajei sem problemas e um tempo depois vi este esquema na net. Se eu soubesse antes eu mesmo ia fazer o conserto, mesmo sem saber muita coisa de eletrõnica, mas soldar eu sei!! Agora se não tivesse este esquema pagaria sem dó ao Hart, até pq ele teve todo o trabalho de pesquisa pra descobrir o tal defeito. Só acho que Hj deveria ser bem mais em conta que o preço cobrado antes, pois já pagou toda a trabalheira que dava antes, hj vc não precisa perder as 6 horas que ele mesmo mencionava pra retirar toda aquela proteção, já vai no local certo!!

Abraço!
      Ricardo Bahia

8. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Nov 2010
      Estado civil
      Não informado
      yamaha, XT660R, Pretinha 2006

Boa tarde a todos
      Jorge para quem não sabe eu fui o Autor do tutorial com algumas alterações do Anwar que por sinal ficou muito bom, estava acompanhando aqui as mensagens e vi que vc citou sobre o outro forum, pois bem, a uns dias atrás me questionaram sobre o conserto que fiz nesse outro site, agrdeceram e tal mas por outro lado tomei varias pedradas por que em um determinado topico onde o Hart monopolizava com seu consero da ECU eu postei esse mesmo tutorial sem as modificações do Anwar ai ja viu, ainda para ajudar citei que gastei menos de 30 reais, só por dizer isso muitos ja ficaram ofendidos e até falaram para me procurar caso a moto voltasse a dar problemas, mas como não sou de ficar encrencando , disse que era apenas para aqueles que quisessem se aventurar e que era por conta e risco igual vc disse, mas fazer o que nem todos tem a mesma intenção e a mesma Índole obrigado qualquer duvida estou a disposição !!

9. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Feb 2011
      Estado civil
      Casado(a)
      XT660r

cod 19

pois é Barah, então, antigamente valvulas comandavam funções, ai vieram transistores, agora se fala de CIs e Processadores, Cis comandam funções e mandam para o processador,é como uma pessoa, CI seria um membro, braço,perma etc, processador, o cérebro, então, quando danifica um ci, perde aquela função destinada a ele, claro que este conjunto, na moto, vem a ser a ECU, mas não sei, só sei que o sençor do cavalete hoje voltou a funcionar, não da pra intender, porque então esta ausência do sençor do cavalete, e depois de dias vem a funcionar, é um quebra cabeça em?? agora, assim como queima um resistor!! pode queimair um CI tambem (circuito integrado) aqueles quadradinhos cheio de perninhas que comandam funçôes, e não falei que ci da erro, e sim queima. erro da no processador, este é meu conhecimento técnico, ou se estou muito errado.
      mas Barah, dexe pra lá, isso tudo ta sendo uma escola pra muita gente, antes de dar o código 19 ma minha moto, eu nem sabia onde ela estava parafuzada na moto, agora aprendi até a concerta-las.
      Última edição por bkjorge; 25/02/2011 às 11:15 PM.

10. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      Oct 2009
      Estado civil
      Não informado
      XT660 2008 - 60.000 km

Jorge, uma ECU precisa ser robusta e aguentar o tranco! O sinal do sensor do descanso lateral é aterramento do negativo no quadro da moto - jamais deveria ocorrer o erro 19. Comeram bola aqui! Já reparei equipamentos onde não foi feita isolação galvânica no sinal de um botão e o comando seguia direto para o processador: quando ocorria surto de tensão no botão o processador queimava a entrada e se tornava sucata. Pensa no prejuízo e custo da placa eletrônica por um erro simples como este.

O erro 19 pra mim é simples: ressarcir o prejuizo, por parte da fabricante, pois não tenho como prevenir e é erro de dimensionamento de componentes!

11. Usuário Registrado

Data de Ingresso
      Dec 2010
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Yamaha XT660 Preta 2005

Caros colegas, tive problemas em minha xt660 há 10 dias, apresentou erro cod 19 no painel e depois desapareceu.
      Em um passeio a cidade de Cascavel-PR onde ocorreu um encontro de motos fiquei na mão.
      Já sabendo do problema comecei a pesquisar uma forma de resolver o pepino.
      Tinha informações que em Florianópolis tinha um camarada que recuperava, e tb no Rio de Janeiro, mas inconformado procurei ajuda com uns amigos aqui mesmo (Foz do Iguaçu-PR) e já estou rodando novamente sem problema algum.
      A empresa responsável pelo concerto é a Rei das Chaves, onde fui bem atendido e fiquei satisfeito. O nome do técnico é Jéferson.
      Tái mais uma opção para acabar com nossa dor de cabeça com o erro 19.
      Abraço.

Página 1 de 20 1234567891011

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Código de Erro 12 no Painel da XT660R
      Por fpsrj no fórum Elétrica
      Respostas: 51
      Último Post: 03/11/2016, 02:58 PM
    2. Código de erro 33 no painel da XT660R
      Por Marciano Pereira no fórum Elétrica
      Respostas: 32
      Último Post: 15/12/2015, 12:47 PM
    3. Código de erro 43 no painel da XT660R
      Por cap.america no fórum Elétrica
      Respostas: 4