PDA

Ver Versão Completa : Suspiro de óleo ligado a caixa de ar

FabianoXT66
09/07/2010, 10:31 PM
Pessoal,
Tenho regularmente notado que dentro da minha caixa de ar está acumulando um pouco de "suor" de óleo do motor. Este óleo vem do suspiro do motor que "joga" o vapor de óleo dentro da caixa de ar. Percebi isto pois tem uma tampa/bico plático transparente na parte inferior esquerda da caixa de ar que tem mostrado acúmulo de óleo. Como esta é minha primeira XT estou na dúvida se é normal (minha XT66 é 2009 e tem 4.500Km). O nível de óleo não baixa, mas 300 à 400Km depois que limpo está juntando "suor" de óleo novamente.
Alguém já teve este mesmo relato em sua moto. Devo verificar/trocar algo ??

Bahia
09/07/2010, 11:25 PM
Pessoal,
Tenho regularmente notado que dentro da minha caixa de ar está acumulando um pouco de "suor" de óleo do motor. Este óleo vem do suspiro do motor que "joga" o vapor de óleo dentro da caixa de ar. Percebi isto pois tem uma tampa/bico plático transparente na parte inferior esquerda da caixa de ar que tem mostrado acúmulo de óleo. Como esta é minha primeira XT estou na dúvida se é normal (minha XT66 é 2009 e tem 4.500Km). O nível de óleo não baixa, mas 300 à 400Km depois que limpo está juntando "suor" de óleo novamente.
Alguém já teve este mesmo relato em sua moto. Devo verificar/trocar algo ??

Vc já deve ter trocado o óleo na revisão de 1000 ok!!! Será que na autorizada não colocaram óleo a mais? Digo isso pq na minha moto queriam colocar 2,8L ai eu mostrei n o manual que eram 2,6L trocando o filtro de óleo!! O proprietário ainda me disse que o manual não valia nada, Discuti como ele até pq ele queria que eu assina-se um termo me responsabilizando se eles colocassem 2,6L com o filtro. Não assinei, o mecânico deles disse que eu estava certo, ai o caldo entornou pra o mecânico. Mandei um e-mail pra Yamaha reclamando e ela respondeu com aquela política: Nossos representantes são treinados...blá,blá...ai eu quase mando eles pra aquele lugar. Não faço mais nada na Yamaha, pelo menos na que levei!!!

Na minha EX-XT 600 quando acontecia isso de o óleo cair na caixa de filtro era sempre pq eu colocava a mais!!Desencana que não é nada demais, só vai perder seu filtro de ar mais cedo pois vai ficar encharcado de óleo, principalmente se vc rodar em alta algum tempo!!!

Bom eu troco o óleo da minha 660 a cada 4.000Km e a cada 2duas trocas um filtro de óleo.O manual manda a cada 5000km. Na minha XT600E eu trocava o óleo a cada 3000km, mesmo o manual mandando eu trocar a cada 5000km, mas ela era refrigerada a ar então esquentava mais, já a 660 é a água, então trabalha a uma temperatura mais baixa, é por isso que troco a cada 4.000km.
Tem gente que diz que jogo dinheiro fora trocando a cada 4.000km, mas eu prefiro. Minha EX-XT600 vendi com 98.000km e o motor tava inteirão!! Hj ta com 120.000km e beleza!(eu conheço o novo proprietário dela).

Abraço!!

LVZA
10/07/2010, 01:07 PM
Esse respiro tem em todos os motores, serve principalmente pra reduzir os níveis de emissão/controle ambiental. O óleo esquenta no motor e por humidade e por ele mesmo quente faz faz um pouco de vapor, aliado também a um pouco dos gases da combustão que acabam passado pelas bordas do pistão e chegando ao óleo, aí esse ar é aspirado pelo motor novamente por vácuo na caixa do filtro de ar.
Naturalmente é normal sempre aparecer um pouquinho, aí como já foi dito, óleo em ecesso aumenta.. A caixa da minha tem ate um principio de escorrido na tampa do filtro, eu para entrar e sair de casa, a rampa é bem inclinada e isso deve ajudar o respiro a captar um pouco de óleo como se o nível de óleo no motor estivesse errado. Ate porque o reservatório de óleo fica no quadro da moto que chega muito mais alto que o motor e a quantidade no motor acaba variando em diferentes inclinações.

Dercilio
10/07/2010, 02:26 PM
Salve Camaradas

Isso acontece por aqui também

http://www.postimage.org/image.php?v=TsDmkRS

Meio complicado aceitar isso como normal. Troco óleo a cada 3mil, troco filtro também (compro genérico por R$8.90 e troco sempre); 2,6L de óleo como manda o manual. Por falar nisso, sigo exatamente os passos descritos no manual (ligar, esquentar, ... , preencher em duas etapas - 1,9L depois o restante ... e por aí vai...). Só troquei na autorizada quando completou 954km; depois disso sempre comigo. Não baixa nada (quase nada), consigo preencher os vasilhames do óleo que coloquei com o óleo que tirei - dá uma diferença de 100 a 150ml.

Ainda que me digam ser isso normal ... causa estranheza!

até

FabianoXT66
11/07/2010, 09:17 PM
Ricardo,

Eu acompanhei a revisão e foi colocado óleo conforme especifica o manual com a troca do filtro (2,6 litros).

Abraço !!

Barah
11/07/2010, 11:00 PM
Existe uma peça na tubulação entre o motor e a caixa de ar para decantar o óleo que sai do motor e evitar chegar na caixa de ar. Infelizmente passa certa quantidade de óleo e decanta na caixa de ar. No momento da troca do filtro de ar seque este excesso de óleo na caixa de ar e rode feliz.

Coloque no motor o volume de óleo indicado no manual.

Abs

Bushido
12/07/2010, 12:12 AM
Salve Camaradas

Isso acontece por aqui também

http://www.postimage.org/image.php?v=TsDmkRS

Meio complicado aceitar isso como normal. Troco óleo a cada 3mil, troco filtro também (compro genérico por R$8.90 e troco sempre); 2,6L de óleo como manda o manual. Por falar nisso, sigo exatamente os passos descritos no manual (ligar, esquentar, ... , preencher em duas etapas - 1,9L depois o restante ... e por aí vai...). Só troquei na autorizada quando completou 954km; depois disso sempre comigo. Não baixa nada (quase nada), consigo preencher os vasilhames do óleo que coloquei com o óleo que tirei - dá uma diferença de 100 a 150ml.

Ainda que me digam ser isso normal ... causa estranheza!

até

Onde vc compra o filtro genérico? qual marca?
Esse preço tá bom!
Consegue o telefone da loja pro pessoal?

Dercilio
12/07/2010, 12:21 AM
Onde vc compra o filtro genérico? qual marca?
Esse preço tá bom!
Consegue o telefone da loja pro pessoal?

Salve Bushido

Taí Camarada:

http://img687.imageshack.us/img687/9857/screenshot001ls.jpg

Fico devendo a marca, eu não lembro mais e joguei as caixinhas fora junto com filtros usados (foram descartados em posto de gasolina - ação ambientalmente correta - ehehehehehh).

até

Bushido
15/07/2010, 05:26 PM
Valeu!
Vou encomendar.
Está bem mais em conta que o original!

zerocom
31/07/2010, 01:05 AM
Acabaram-se os meus problemas com isso, depois eu posto a foto no qual eu tive que fazer, sinceramente melhorou até o consumo da moto.

FabianoXT66
31/07/2010, 11:44 AM
Acabaram-se os meus problemas com isso, depois eu posto a foto no qual eu tive que fazer, sinceramente melhorou até o consumo da moto.

Aguardo a foto ansiosamente ....

zerocom
01/08/2010, 03:22 PM
Acabarm meus problemas, fiz um desvio isolando onde entrava a mangueira do suspiro sendo desviado para baixo como vcs mesmo podem ver, isso me encomodava pra caraio
não tem problema nenhum em desviar, apenas evita a queima do mesmo que nada mais serve para retornar e queimar junto no cilindro...Padrão de Qualidade - Meio Ambiente. Fiz isso e nunca mais enxarcou o Filtro de Ar, sendo uma mistura única de ar e combustão no cilindro., sinceramente até melhorou um pouco no consumo.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGzEE4BCuVhpEdmiKrQSlh2Pzj8MsmXKt4DxSJ43Eu0soG zkYY6QTnAxYMsFJKsgkJFflCx7mCYF1LGKkorrr60Am1T1UCvV yXQPqSOX4_XpbnEcnmumiM2X.jpg

Anwar
01/08/2010, 07:15 PM
Zerocom,

Com certeza a moto ficará mais potente e também mais econômica!

Quando você desliga a mangueira de respiro do motor da caixa de ar, fará com que a caixa de ar capte ar puro e não reinalado do motor, consequentemente absorverá maior quantidade de moléculas de oxigênio, proporcionando uma queima mais “forte”!

Um motor consegue induzir apenas um certo volume de ar/combustível, normalmente 10 partes de ar para uma parte de combustível, então com esta modificação, você obtém o melhor das 10 partes de moléculas de oxigênio. Obtém ar frio e puro e não os vapores quentes do motor. Perfeito!

Os fabricantes fazem isso visando a qualidade do meio-ambiente e também para passar pelo controle de emissões de gases.

Barah
01/08/2010, 08:44 PM
Zerocom, esta alteração não é novidade, porém o recomendado é instalar um filtro de ar na ponta da mangueira para evitar deixar o motor "aberto".

Abs

zerocom
01/08/2010, 09:15 PM
Zerocom, esta alteração não é novidade, porém o recomendado é instalar um filtro de ar na ponta da mangueira para evitar deixar o motor "aberto".

Abs

Filtro de Ar na ponta da mangueira? Essa é novidade pra mim...Posta alguma foto ae, pra ver com fica

Barah
01/08/2010, 09:27 PM
Sim, a tubulação estava conectada ao filtro de ar e livre de impurezas. Deixou o motor aberto e precisa de um filtro de ar... no motor da XT600 alguns fizeram esta alteração (xt600.com.br)

Abs

zerocom
01/08/2010, 09:35 PM
Acabarm meus problemas, fiz um desvio isolando onde entrava a mangueira do suspiro sendo desviado para baixo como vcs mesmo podem ver, isso me encomodava pra caraio
não tem problema nenhum em desviar, apenas evita a queima do mesmo que nada mais serve para retornar e queimar junto no cilindro...Padrão de Qualidade - Meio Ambiente. Fiz isso e nunca mais enxarcou o Filtro de Ar, sendo uma mistura única de ar e combustão no cilindro., sinceramente até melhorou um pouco no consumo.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGzEE4BCuVhpEdmiKrQSlh2Pzj8MsmXKt4DxSJ43Eu0soG zkYY6QTnAxYMsFJKsgkJFflCx7mCYF1LGKkorrr60Am1T1UCvV yXQPqSOX4_XpbnEcnmumiM2X.jpg
Essa mangueira, ela aspira óleo e gases que são mandados na caixa de ar e não respira oxigenio e tal, o que eu não to conseguindo entender é o filtro de ar? Aonde vai na mangueira e pra que serve sendo que ela está apenas aspirando e não respirando.

Dercilio
01/08/2010, 10:23 PM
..... :cheguei:

Bumota
27/08/2010, 05:50 PM
na minha sempre houve essa umidade de óleo na caixa, e no tubo de dreno fica umas sujeirinhas, sempre que lembro, eu limpo
e já passo um ar no filtro, mas essa umidade é "normal" pra 66, mas o filtro se for de papel fica um pouco ensebado.

Dercilio
01/09/2010, 04:30 PM
Salve

Esse "filtro de ar na mangueira" ainda está nebuloso no meu entedimento. :nao_sei:

Estou de olho nesse tópico ... :cheguei:

Avante avante

WGripa
02/09/2010, 01:15 AM
Salve

Esse "filtro de ar na mangueira" ainda está nebuloso no meu entedimento. :nao_sei:

Estou de olho nesse tópico ... :cheguei:

Avante avante

Aguardando tb...

Anwar
10/09/2010, 10:26 PM
na minha sempre houve essa umidade de óleo na caixa, e no tubo de dreno fica umas sujeirinhas, sempre que lembro, eu limpo
e já passo um ar no filtro, mas essa umidade é "normal" pra 66, mas o filtro se for de papel fica um pouco ensebado.

É importante drenar a água e o óleo que ficam acumulados neste tubo de dreno. Para isso basta tirar a tampa no final da mangueira.

Anwar
10/09/2010, 10:29 PM
Filtro de Ar na ponta da mangueira? Essa é novidade pra mim...Posta alguma foto ae, pra ver com fica

Filtro de ar não é o mais indicado por "enforcar" a passagem de ar. Utilize uma mangueira em L para evitar que entre água.

zerocom
08/10/2010, 12:12 PM
Por incrivel que pareça...até hj não consegui entender o filtro de ar com a mangueira junto...alguém tem alguma foto explicativa?

Anwar
08/10/2010, 05:49 PM
Sérgio,

O DNA Stage 3 já vem com um filtro para esta finalidade. Veja na imagem:

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/dna_3_airbox.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/filtro_dna/filtro_dna_01.jpg

Barah
12/10/2010, 10:24 AM
Nas devidas proporções, instalar um filtro na ponta da mangueira do suspiro de ar do motor, caso retire a mangueira da caixa de ar.

http://i22.photobucket.com/albums/b311/fabricio_ais/filtrodear.jpg

Ricardo XTRed
12/10/2010, 05:43 PM
instalar um filtro na ponta da mangueira do suspiro de ar do motor

Barah vc fez isso em sua moto? Que filtro foi usado? Recomenda? E a respeito do que o Anwar comentou sobre enforcar a passagem de ar com o filtro?

Abraço

Barah
12/10/2010, 07:22 PM
Ricardo, não fiz essa alteração. A quantidade de óleo depositada na caixa de ar considero normal e atrapalha em nada. A única experiência que fiz com o motor foi estrangular a injeção de ar fresco no motor (sistema AIS). Como não interferiu sequer com a diminuição dos peidos do motor parei. Establizar o motor da XT66 vai além principalmente com a correção sobre o sensor MAP. Neste caso, fico com o trabalho de arrecadar dinheiro para trocar de moto.

Melhor remédio atual para o motor da XT66 é alterar a marcha lenta para perto de 1500 rpm e desencanar do resto. Toda alteração feita, seja em sensores ou estrangular uma tubulação aqui ou acolá tem pouco efeito e muita perda na eficiência do motor.

Abraço

paruvitu
12/10/2010, 08:26 PM
No mercado livre vende. qnd vc compra um filtro cônico pra carro geralmente vem um pequeno pro suspiro. No meu carro não coloquei o pequeno pq usei o corpo do filtro original pra colocar o cônico.

Dercilio
20/10/2010, 04:40 PM
Salve

Anwar, meu mestre :salve:. Diga-me:

http://img51.imageshack.us/img51/6579/tubofiltro.jpg

Se o ar "sujo" com óleo segue na direção "A" parece lógica a colocação do tal filtro.
Porém, contudo, todavia e entretanto, estou quase convencido de que esse "ar sujo" faz o caminho "B" ... daí a pergunta: pq o filtro ????

Saluto

Anwar
20/10/2010, 06:15 PM
Ilustre,

Não vejo necessidade de ter filtro alí, desde que se coloque uma mangueira para baixo em formato de "L", desta forma, evitando que água seja respingada dentro da camara de respiro. Se o uso fosse extremamente Off-Road, aí sim eu usaria um filtro. Percebi na imagem que foi isolada a mangueira que entra na caixa de ar. Alí sim eu implantaria um filtro para promover ainda mais ar puro!

Gabriel 66 black
20/10/2010, 06:23 PM
To muito curioso pra saber a resposta tbm, porém, desculpe se eu tiver errado mas
o fluxo segue na direção A msmo.. o óleo q fica acumulado na caixa de ar volta pra dentro do motor..
se essa mangueira estiver exposta vai puxar td o q é sujeira pra dentro do motor,
agora o q ñ entendi é como a alteração funcionou..
será q ñ existe um re-fluxo (direção B) em alguma situação
de aceleração/desaceleração q fazia sujar o filtro de ar antes da alteração??

Anwar
23/10/2010, 12:42 AM
Gabriel, o sentido é somente "B". Você pode isolar o buraco da caixa de ar, mas jamais a mangueira que sai do motor! Fazendo isso, seu motor não reinalará mais os gazes do motor e sim "oxigênio puro". Se você não procura performance, respeite as questões ambientais. Abraço!

LVZA
23/10/2010, 01:15 AM
Galera, esse refluxo de ar é tão insignificante, não esquentem a cabeça com isso, esse ganho em deixar o motor aspirar ar puro e frio é 99,98% psicologico, essa mangueira manda um soprinho muito do furreca... se quer mudar, tira a mangueira cristal e coloca uma preta e faz a limpeza nas revisões conforme a recomendação de fabrica/quando for inspecionar o filtro de ar. Essa moto não tem 2 cv, tem 48 e 6kg de torque, é mais facil sua viseira fechada ou aberta mudar mais o consumo que isso.
Esse filtrinho serve quando se coloca filtro conico direto no coletor, ai não tem onde colocar esse respiro, mas o pessoal acha bonitinho e fica colocando pra qualquer motivo e não esqueçam que usando isso, a propria chuva e agua da lavagem pode deixar entrar agua ali e ir parar no oleo, quem acha besteira, Ja coloquei filtro conico num carro que tive, em chuva e com o motor frio dava uns pipocos, podem acreditar que a humidade entra mesmo..

Anwar
23/10/2010, 01:21 PM
LVZA,

Mesmo que a mudança fosse tão somente psicológica, eu faria!
A questão não é fazer só isso, e sim um conjunto de modificações que fazem uma grande diferença!

Abraço!

Gabriel 66 black
23/10/2010, 03:40 PM
Gabriel, o sentido é somente "B". Você pode isolar o buraco da caixa de ar, mas jamais a mangueira que sai do motor! Fazendo isso, seu motor não reinalará mais os gazes do motor e sim "oxigênio puro". Se você não procura performance, respeite as questões ambientais. Abraço!

Certo entendi.. mas pode haver um fluxo de óleo por essa mangueira né, o qual fazia a caixa do filtro ficar lambuzada antes?

Barah
23/01/2011, 08:49 PM
Um filtro mais discreto para o motor respirar no suspiro de óleo... sim, o motor tem turbo, mas aí é outra estória...

http://i201.photobucket.com/albums/aa202/kevxtx/robertocomplete1.jpg

Igor Direne Neves
26/01/2013, 11:49 AM
Pessoal, sou novo no site e na XT, pois comprei a minha no final do ano passado, uma XT preta 2008 muito bem conservada. Depois de rodar uns 300Km mandei na concessionária Yamaha para trocar o óleo do motor e filtro. Trocaram também a vela e me cobraram absurdos R$400,00. O pior é que depois da revisão começou a escorrer uma pequena quantidade de óleo pela mangueira do respiro do motor, mas só quando a moto fica parada na garagem por mais de 2 dias. Rodando diariamente não vaza. Voltei na concessionária e agora querem trocar a mangueira do respiro, que custa R$250,00 e demora 10 dias para chegar. Como acho que estão me enrolando, peço a opinião dos mais experiente, pois estou achando que colocaram óleo em excesso no motor na troca, mas na concessionária juram que não. Anexei algumas fotos da mangueira.

http://s682.beta.photobucket.com/user/Igdirene/library/Moto

acdurigan_piu
26/01/2013, 12:52 PM
mas de onde vem o vazamento na mangueira? não vem das pontas não né?
se realmente tiver q trocar acho q tem como arrumar essa, em empresa q faz flexivel de freio, pois eles aproveitam a ponta!!!! ou veja siumilar de caminhão ou carro e veja se compensa o preço!!!!!

400 foi caro!!! pois a vela é R$ 50,00
filtro se não me engano R$ 40,00
3 litros MOTUL q é top R$ 100,00

Anwar
26/01/2013, 12:53 PM
Igor, pelo que vi nas fotos, esta não é a mangueira do respiro, de qualquer forma, foi verificado se a mangueira está obstruída ou furada? Se possível conte-nos mais detalhes...

Paul Barrett
26/01/2013, 03:53 PM
Pelas fotos não é mesmo a do respiro... e dentro da caixa de ar, tem óleo? Dá uma olhada por lá, se erraram na quantidade já molhou seu filtro novo...

Igor Direne Neves
26/01/2013, 06:46 PM
Amigos, agradeço pela atenção e orientações. Abri a caixa do filtro de ar da XT e estava com uma quantidade razoável de óleo, formando até uma poça no fundo. Sequei o excesso com papel toalha e percebi que o filtro está velho, sujo e não foi trocado na recente "revisão" na concessionária HP Yamaha de Varginha/MG (ao menos não cobraram a peça e demostraram certa honestidade). Acho que o óleo está pingando pelo dreno e escorrendo pela mangueira das fotos que postei. Verificando a ordem de serviço da revisão, percebi que usaram 3 litros de óleo para a troca e sobrou apenas 100ml, ou seja, colocaram 2,9 litros de óleo, sendo que no manual manda colocar 2,6 litros com a troca do filtro. Será que os "mecânicos treinados" da concessionária fizeram besteira?

acdurigan_piu
26/01/2013, 06:48 PM
e o anel de cobre na porca do vazante tem q ser trocado!!!!!