PDA

Ver Versão Completa : Trincas no chassi da XT660

Flavildo
06/07/2010, 01:51 PM
olá Pessoal

Alguem ja ouviu falar em tricas no chassi, estava olhando uma XT na concessionaria e vi uma XT que caiu/bateu e o bagageiro trincou o quadro , na regiao da fixação. como pode o bagaeiro ser mais forte que o quadro!!!

ai perguntei para o mecânico.. e aee vai da PT? ele disse que nao. que é normal o chassi trinca nesta região. e normalmente fazer um reforco e soldam.

entao estranhei e gostaria de saber se alguem tem algum historico sobre esse problema

Abrax

Flavildo

paruvitu
06/07/2010, 02:12 PM
Bagagueiro eh uma peça pequena e aquelas barrinhas pra fixação do dbau acabam deixando a estrura bem reforçada, quase como uma treliça.

Na XT nunca vi, mas na tornado eh bem comum trincar o quadro por excesso de carga no bagageiro + vibração.

LVZA
06/07/2010, 07:38 PM
O quadro tem os lugares especificos de onde tem que ter resistência, tirando eles, na rabeta o ultimo ponto de resistencia mesmo é onde fica o ultimo suporte do banco, o resto não leva peso, so carenagem e etc.

Pacheco Polizel
07/07/2010, 09:58 AM
Acho que o cara dessa XT carregou um boi no baú kkkkkkkk é a primeira vez que vejo um caso desses na XT , isso era problema nas primeiras falcons sem reforço e nas saharas , será que fica bom o concerto ?

lessandro
07/07/2010, 10:34 AM
Fazendo uma boa solda nao tem erro, fica bom sim.
É como falaram, ali nao é um local que precisaria de reforco, e conforme a batida pode quebrar com certeza.
Só espero nao fazer isso na minha ehehehhe

Alexandre
07/07/2010, 03:19 PM
XT tbm nunca tinha visto relato sobre trinca no chassi ali. Na Tornado do meu cunhado trincou feio, só com o peso e vibração do bauleto.

FernandoMaia
02/10/2010, 02:41 PM
Eu nunca vi XT com quadro trincado. Isso acontece muito nas BMW.

AMorlin
06/01/2011, 01:35 PM
Eu já ví e deve ser comum... igual a Lander, a minha quebrou o chassi na época.
Já vi uma XT com a rabeta arriada, quase tocando no pneu, devido a trinca/quebra do chassi bem onde os parafusos vão no quadro.
E o motivo da quebra nem foi tanto o peso, e sim devido ao parafuso que fixava o bagageiro ser um pouco maior e foi apertado demais e pressionou o chassi, que é oco naquela região.

Foi resolvido com um barrinha de aço por dentro e solda, ficou melhor que original.

RafaelFleming
06/01/2011, 04:57 PM
Na minha XT havia quebrado o quadro dos dois lados eu tinha soldado e estava aguentando....

Pode ter até outra razão de não ficarmos sabendo deste tipo de coisa, é considerado uma coisa delicada para se espalhar e meio que queimar a moto depois para venda, acho que isso pode influenciar

Abs

srv
12/03/2011, 07:30 PM
Após a última viagem precebi que o quadro estava Quebrado no parafuso de fixação do baú. Quase fiquei sem a rabeta. Por sorte o suporte do baú segurou tudo (apenas pelos dois parafusos laterais).

Minatti
12/03/2011, 07:34 PM
cara acabei de soldar o qdro da minha lander ocorreu a mesma coisa porem qbrou mesmo nem me estressei levei em uma empresa de soldas e arrumei e meti um reforço pq eh feito so para aguentar 3kg ou seja ia me encomodar por poko

Anwar
12/03/2011, 07:41 PM
Srv, a trinca ocorre nas duas situações, trepidação excessiva e excesso de peso. Ao passar em um buraco com excesso de peso no baú, o impacto é bem maior que a vibração do baú vazio, isso permite o inicio da quebra do quadro com as vibrações. Quem utiliza baú na xt660 deve verificar periodicamente se existem indícios de trinca no quadro e reforçar caso necessário.

Paul Barrett
12/03/2011, 07:43 PM
Minatti, fugindo do tópico e aproveitando a sua presença aqui, por favor uma pergunta que sei que vc vai tirar de letra: No caso da moto do Shyriu, que deu PT, o seguro vai pagar a moto dele e vender em leilão a moto batida? Não há uma negociação direta? Se houver, vem com documentação? Pergunto pq estou interessado, depende do preço compro e vou arrumando com tempo... Agradeço antecipadamente!

LFTR MG
12/03/2011, 07:48 PM
Como fazer p soldar o quadro e nao dar problema na injection da moto,ouvi dezer que soldas elétrica atrapalha a injection???

Barah
12/03/2011, 08:18 PM
Isole o descanso lateral em relação à terra. Conecte o terminal negativo da fonte de solda ao quadro, melhor raspar o quadro para fazer o contato ideal sem isolamento. Custa nada desconectar os terminais da bateria.

O ideal é fechar o circuito entre o eletrodo da solda e o terminal de aterramento (negativo da fonte de solda). Como por vezes o aterramento é precário, circula corrente pelo quadro da moto e se encontrar a terra vai conhecer o prejuízo.

srv
13/03/2011, 11:35 AM
Como fica isso na hora da venda?

TAG
19/07/2011, 01:41 PM
Sem querer, felizmente ou infelizmente, descobri que minha moto esta com esse problema.

Estou vendo na loja onde comprei, e o que foi dito é que isso é comum sim, principalmente nas Landers. Ficaram de indicar uma empresa pra fazer esse serviço pra mim. Pelo que entendi eles desmontam e entregam pra empresa especializada. Não tenho valores ainda.

Mas, se alguém puder indicar algum lugar para fazer o serviço agradeço.

Sou de SP - SP.

Abs,

Leonardo13
20/07/2011, 03:27 AM
Caraca vou ver isso tb na minha !!! Sou de sampa tb !!

AMorlin
22/07/2011, 10:20 PM
TAG, desmontam a moto toda?
Não precisa, basta desmontar a rabeta e soldar a parte traseira do quadro.
Já vi em Lander´s e XT´s isso acontecer.
Quem gosta de andar carregado sabe que isso é comum.

Na ultima viagem da turma aqui para o Jalapão houve 2 ou 3 quebra de quadro.

Sem querer, felizmente ou infelizmente, descobri que minha moto esta com esse problema.

Estou vendo na loja onde comprei, e o que foi dito é que isso é comum sim, principalmente nas Landers. Ficaram de indicar uma empresa pra fazer esse serviço pra mim. Pelo que entendi eles desmontam e entregam pra empresa especializada. Não tenho valores ainda.

Mas, se alguém puder indicar algum lugar para fazer o serviço agradeço.

Sou de SP - SP.

Abs,

Leonardo13
22/07/2011, 10:54 PM
Parece que a minha esta ok, se alguém puder tirar umas fotos com o antes e depois da solda para postar aqui seria legal !

LVZA
23/07/2011, 12:45 AM
Minatti, fugindo do tópico e aproveitando a sua presença aqui, por favor uma pergunta que sei que vc vai tirar de letra: No caso da moto do Shyriu, que deu PT, o seguro vai pagar a moto dele e vender em leilão a moto batida? Não há uma negociação direta? Se houver, vem com documentação? Pergunto pq estou interessado, depende do preço compro e vou arrumando com tempo... Agradeço antecipadamente!

Nesse caso a seguradora costuma ser mercenária. Tive uma lancha velha, reformei todinha, bati de leve a rabeta em uma pedra e rachou, quem tem barco sabe, uma rabeta volvo sai o preço de uma XT nova... E a lancha valia pouco mais que isso, Ou seja, PT.. Um amigo ofereceu de comprar a lancha a um preço legal, (preço de mercado mesmo menos o preço de arrumar com pecas usadas), ele sabia que a lancha, o motor e etc estava 100%, mas aí a seguradora ficou de sacanagem, querendo uma fortuna. Esse pessoal que trata dessa área deve levar grana dos leiloeiros e etc aí, inviabiliza para eles te venderem mesmo que repassem por muito menos para os leiloeiros (problema da seguradora), mas ganham algum por fora.

ManuelJS
23/07/2011, 01:04 AM
Lá vou eu me metendo. Mas Paul, tem outra coisa também, se deu PT teoricamente não pode mais voltar a rodar, mas veja que falei teoricamente pois existe uma máfia atuando no assunto.

Vou lhe dar um exemplo. Um amigo comprou um carro e foi fazer o seguro, neste momento teve uma surpresa, nenhuma seguradora queria fazer o seguro pois o carro estava cadastrado em um cadastro de carros com PT. Com isso resume-se que carros com PT, que as próprias seguradoras informaram em algum lugar o PT os disponibilizam para venda.

Se eu não estou enganado, eu já ouvi falar de dois casos, de um com certeza. Por este motivo falei teoricamente no início.

Paul Barrett
23/07/2011, 04:30 AM
Nesse caso a seguradora costuma ser mercenária. Tive uma lancha velha, reformei todinha, bati de leve a rabeta em uma pedra e rachou, quem tem barco sabe, uma rabeta volvo sai o preço de uma XT nova... .

Já imaginava Lvza, não ia ser facil comprar alguma coisa de seguradora que não fosse o seguro superfaturado que eles vendem... Quanto a rabeta Volvo, se precisar de alguma coisa nessa área, não necessariamente as peças de motor, mas barcos infláveis Flexboat, é só avisar, trabalho na Flexboat aqui em Atibaia. E o preço é esse mesmo que vc falou... essas as mais baratas... montamos aqui um conjunto de centro-rabeta com joystick que saiu por perto de 200.000...

Manuel, se comprar direto da seguradora, e eles não derem baixa nos docs, poderia ser que desse pra continuar rodando...

TAG
25/07/2011, 11:59 AM
TAG, desmontam a moto toda?
Não precisa, basta desmontar a rabeta e soldar a parte traseira do quadro.
Já vi em Lander´s e XT´s isso acontecer.
Quem gosta de andar carregado sabe que isso é comum.

Na ultima viagem da turma aqui para o Jalapão houve 2 ou 3 quebra de quadro.

AMorlin, obrigado! É isso mesmo que vc disse. Estou aguardando orçamento pra saber qto vai ficar essa facada!

Abs,

Chico 13
02/11/2012, 11:04 AM
Mandando a Moto Pra Lavar Hoje Vi a Rabeta Baixa e, Quadro Quebrado Dos Dois Lados, é De F.... Mesmo !!!

Gus Maua
02/11/2012, 11:20 AM
puxa vida, q saco hein Chico...esses quadros da yamaha....a lander do meu cunhado tbm rachou dos dois lados, ele e um amigo fizeram uma solda, tipo tala, e dps limaram bem e ficou bem incorporado no quadro...

vc carrega muito peso, ou foi do nada msm ???

outro amigo aqui q é mecanico de motos ha anos me viu com a moto esses dias e me disse pra tomar cuidado com essa traseiro pq esse quadro quebra msm...

Chico 13
02/11/2012, 12:11 PM
Já Carreguei Muito Peso No Baú Em Viagens, a Ultima Foi Para Tiradentes No 2 EN, Mas Só o Bagageiro do Manivela Já Pesa Bem, Pois Ele é Maciço !!!

Adriano Sardo
02/11/2012, 12:36 PM
Ontem levei a minha na revenda para realinharem o paralama traseiro, pois segundo o mecânico com a trepidação e o peso do baú, principalmente em estrada de chão, isso acontece. Informou também com relação a possibilidade de rachadura no chassis nesse ponto da traseira pq seria um dos pontos fracos da moto.

Barah
02/11/2012, 01:16 PM
Adriano, esta moto não é feita para carregar carga em excesso... no máximo o garupa e pequena bagagem no bagageiro. Sim, o quadro é forte, mas se não se prevenir parte. Como carreguei peso demasia posso te afirmar ser difícil rachar... mas recomendo instalar suporte para malas que prendem nas pedaleiras - esta mão francesa ajuda e muito.

Sem isto a trepidação do bagageiro com o bauleto carregado pode e faz o quadro rachar.

Adriano Sardo
02/11/2012, 09:37 PM
Adriano, esta moto não é feita para carregar carga em excesso... no máximo o garupa e pequena bagagem no bagageiro. Sim, o quadro é forte, mas se não se prevenir parte. Como carreguei peso demasia posso te afirmar ser difícil rachar... mas recomendo instalar suporte para malas que prendem nas pedaleiras - esta mão francesa ajuda e muito.

Sem isto a trepidação do bagageiro com o bauleto carregado pode e faz o quadro rachar.

Pois é tinha o da Givi na Falcon com apoio nas pedaleiras , mas para XT não achei do mesmo jeito.

Barah
02/11/2012, 10:04 PM
Adriano, pode encontrar aqui:

http://www.manivela.com.br/Produtos/detalhe/29

http://www.manivela.com.br/uploads/produtos_imagens/36357061f3ff6b0b9f78b3e1772bcf61.jpg

E o bem feito GIVI e leve:

http://provermotos.com.br/produto/Suporte-Malas-Laterais-XT-660R-2009-PL353/140

http://givi.com.br/attachfile/content/prodotti_regionali_br/39754/0.0.1.varc_pl353.jpg

Chico 13
03/11/2012, 12:16 AM
Barah, mas esse é o suporte de malas laterais, se for somente bagageiro não vem com esse apoio da pedaleira.

Acabei de mandar um email pro manivela pra ver quanto ele me faz o suporte da malas laterais, vou viajar dia 15 e to sem alforges, assim estreio as minhas malas....

Piazza
03/11/2012, 08:27 PM
Barah,

Você sabe informar se o suporte lateral para malas do Manivela ou GIVI encaixa com o bagageiro Hércules da RONCAR?

Grande abraço!!!

***BQN***
03/11/2012, 08:38 PM
Barah,

Você sabe informar se o suporte lateral para malas do Manivela ou GIVI encaixa com o bagageiro Hécules da RONCAR?

Grande abraço!!!

Piazza, do Manivela não sei... mas tenho um da Givi e encaixa perfeitamente no da Roncar.

Migas
03/11/2012, 08:40 PM
Boa noite galera,
Comprei esta semana o suporte de malas laterais do Manivela, 418,00 + frete.
Um grande abraço,
Migas

Piazza
03/11/2012, 09:44 PM
Piazza, do Manivela não sei... mas tenho um da Givi e encaixa perfeitamente no da Roncar.

Vlw BQN...Pelo que vejo o da GIVI sai o dobro do preço do Manivela. Se o Manivela der certo é uma mão na roda..ou melhor no suporte.

Gde. abraço!!!

Adriano Sardo
03/11/2012, 10:09 PM
Teria q ser o sistema como o da givi para alforges. Enviei email para manivela.

Barah
04/11/2012, 09:25 AM
"Piazza, do Manivela não sei... mas tenho um da Givi e encaixa perfeitamente no da Roncar"
Dito isto, os suportes mencionados tem o mesmo encaixe Givi vs Roncar.

Barah
04/11/2012, 09:30 AM
Adriano, suporte para alforge não prende nas pedaleiras. Deve comprar pra bauleto e tirar os pinos de encaixe dos bauletos.

Tikim
05/11/2012, 03:44 PM
Pessoal, como assim a trinca do chassi na XT é comum?

Gosto d+ de pegar estrada off-road (serra da canastra por exemplo) e falar que posso ter problemas porque a moto não encara um OFF aí é pá cabá né? Tiveram problemas só quem utiliza bauleto ou sem bauleto também ?

Putz...é revoltante a moto do Chico é ano 2012 e já trincou o chassi? Sei que cada caso é um caso, mas se uma moto com promessa de ON-OFF pelo preço absurdo que é quebrar o chassi porque não aguenta um peso no bauleto? Putz, na boa a qualidade da dona yamarra tá f...!

JJ&JP
19/12/2012, 09:58 PM
Já Carreguei Muito Peso No Baú Em Viagens, a Ultima Foi Para Tiradentes No 2 EN, Mas Só o Bagageiro do Manivela Já Pesa Bem, Pois Ele é Maciço !!!

Cara manda foto do local exato por favor. Estou com uma viagem batendo a porta e quero verificar isso.

Chico 13
19/12/2012, 11:32 PM
Sem Chance, Vendi a Moto

JJ&JP
20/12/2012, 12:35 AM
Blz.
Qual é a região onde acontece essas falhas?

Tikim
31/01/2013, 03:01 PM
Blz.
Qual é a região onde acontece essas falhas?

Weld, pesquisa no google e tem até aqui no próprio fórum fotos mostrando onde ocorrem a trinca do chassi, retire o banco e veja é perto da emenda da solda da continuação do chassi...espero ter ajudado...abraço.

Super Teko
13/05/2013, 09:44 AM
Neste tópico mostra o trincado com ótimas fotos:
http://xt660.com.br/showthread.php?2997-Quebrou-o-chassi-o-que-fazer

Gerimum2012
31/08/2013, 10:09 AM
Olá pessoal, tive exatamente o mesmo problema. Minha XT é 2012/2013 a peguei em janeiro deste ano. Ontem notei que o baú estava com um pequeno rangido. Tirei o banco e me deparei com aquilo! Fiquei paralisado! Ontem mesmo acionei a concessionária, que levaram a moto, tiraram fotos e mandaram pra fábrica. Agora é esperar... Será que existe alguma chance de substituição?
Obs.: no baú levo o capacete do meu filho e no máximo em 10' por dia, a mochila dele indo pra escola.

VRG
31/08/2013, 01:32 PM
Provavelmente irao dizer que é mal uso, que vc colocou peso demais, é a cara da yamaha fazer isso.
Nao dá mole, chega junto e aperta eles, assim consiguira resolver esse problema.
Boa sorte.

Soueu
31/08/2013, 02:01 PM
Se o bagageiro e o bauleto foram comprados de uma autorizada yama, ai dá para reclamar legal.
Do contrário poderão alegar que não se trata de produtos específicos para a moto. Ou não, até poderão resolver a questão na boa. Mas de qualquer foma os serviços de solda nessa parte do quadro em nada interferem na dinâmica e na estética da moto. E os relatos dão conta de fica bom e não é oneroso.

Penso * que o ideal é sempre colocar o bagageiro mais barato e frágil, pois se tiver de quebrar, acontecerá com o bagageiro e não com o quadro.

* Os bagageiros que tenho nas motos são de qualidade, mas adiquiri antes de saber de relatos de trincas em quadros. Hoje, ciente, compraria os mais fracos.