PDA

Ver Versão Completa : XT660X em revista francesa

Anwar
20/06/2010, 03:02 PM
Pra quem entende françês, aí vai uma matéria da XT660X que saiu em uma revista francesa.
Créditos ao Felipe(panico) que enviou a matéria por e-mail.

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_01.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_02.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_03.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_04.jpg

Links para as fotos em tamanho ampliado:

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_01.jpg
http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_02.jpg
http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_03.jpg
http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/xt660x_franca/xt660x_franca_04.jpg

Arnilton
20/06/2010, 03:48 PM
Muito interessante, parece q aos 13 kkm ela teve q trocar a ECU, alguem sabe dizer o q foi feito aos 777 km ( me parece q alguma coisa no pneu ) e quando foi trocada a corrente.

paruvitu
20/06/2010, 05:26 PM
tah muito ruim de ler... tb queria ver os defeitos apresentados...

Miguel
24/12/2011, 04:30 PM
Resumindo aí :

A caixa quebrou aos 18000 km e foi substituída - na desmontagem aos 50000, tudo em estado de novo.

Motor consumindo óleo devido a um desgaste maior do anel raspador, o resto em perfeito estado, inclusive o cabeçote, onde o único reparo foi um certo cansaço das molas das valvulas, que neste motor são unicas, em vez do par usual. Injeção muito ruim, com falhas e apagões. Recomendam fugir dos power commander e das outras medidas tais como enriquecimento da mistura que só fazem mascarar o problema. Entre os usuários houve muitos casos de troca da CDI (não sei se isso é a ECU)

Rodas e raios em bom estado, rolamentos da balança, em especial o esquerdo sofrem com o esforço exercido pela tração, bucha marcada pelas agulhas do rolamento. Disco dianteiro em bom estado, o traseiro muito desgastado. Tres trocas de relação.

A caixa de direção sofreu infiltração por conta de um retentor machucado,

O ruim fica por conta da elétrica - os conectores da injeção são de melhor qualidade (estanques), mas o restante sofreu oxidação muito séria, a ponto de quebrarem os conectores na desmontagem. O nó maior está no conjunto de acoplamentos da parte frontal com o restante do chicote, que se encontra distribuída sob o tanque e exposta ao vento do radiador, u averdadeira armadilha de umidade., que inclusive causou a perda da iluminação dianteira.

Também os parafusos são de má qualidade, apresentado oxidação extensa.

Aos 777 km furou o pneu traseiro. Também quebrou o cavalete, saiu voando a proteção do escape.

Conclusão do mecânico : A impressão que dá esta moto não é boa - se por um lado a concepção do motor e a arquitetura do chassi estão conformes ao que se esperaria de um grande fabricante, outros componentes, e em especial a parte elétrica, estão mais na linha do descartável, e com isso a confiabilidade fica comprometida. É duro chegar a uma conclusão como essa quando se gosta da moto e se aprecia a nobreza de sua mecânica.

Anwar
24/12/2011, 04:38 PM
Valeu pela tradução Miguel! :vlw_1:

LuizLima
24/12/2011, 06:44 PM
hummmm!!! interessante! . . . valeu Miguel . . .

Rick-Sc
24/12/2011, 06:56 PM
Muito bom ler isso, pena que me deixo com medo, se deu tudo isso com 50 quero só ver quando chegar nos 100 pode troca a moto toda então =[
Odeio esse tipo de crítica
O bom de ler isso que já da de saber onde FOCA a manutenção que se faz em casa.

LuizLima
24/12/2011, 07:14 PM
Ai! Rick!! . . . isso depende muito de quem usa e em que condições, tem XT de pessoas aqui do Forum que ja rodou quase ou mais de 100kk sem qq problema maior, aminha tá com 37kk e troquei a pouco os pneus originais e ainda não troquei a relação, . . . então isto é muito relativo . . .

Abç

Gabriel Garcia
24/12/2011, 07:38 PM
mas é complicado ler isso que assusta um pouco,
a minha fez 39 mkl.
acho que os rolamentos da direcao estao fazendo um barulinho.
vamos ver se vai dar folga.

Rick-Sc
24/12/2011, 07:48 PM
Nao sei por que mais eu tenho muito medo da minha chega quebra
Voces nao tem noçao do medo que tenho, eu sei como voces sabem que isso é RARO,mais tenho meu medo.
Valeu pela força fico muitooo aliviado lendo essa sua resposta
Obrigado

Ninjaboy
24/12/2011, 08:21 PM
Essa semana tá tenso, li quase todas as 40 páginas sobre o problema da corrente estourar, e fiquei com o pé atrás
agora esse lance da matéria francesa... =S

Miguel
24/12/2011, 09:06 PM
Ninjaboy, uma observação sobre corrente : quando comprei a Té, vi que a corrente estava enforcadíssima. Pedi que fosse afrouxada, a moto desceu para a oficina, fiquei tranquilo. Ao chegar em casa, continuava com uma folga que não chegava a 2 cm. Aumentei para 4,5. Se tivesse confiado na cc estaria me arriscando a uma ruptura e um desgaste acentuado de todo o conjunto. Agora fico me perguntando, quanta gente não fica rodando por aí com a corrente enforcada sem saber ? Tem gente que acha que corrente tem que estar esticadinha ! Antes de resolver comprar dei uma volta numa XT R e notei um barulho forte de corrente, não deu outra, corrente sem folga quase. Mostrei isso ao dono e ele ficou surpreso, dizendo que fazia as manutenções na Yamaha ! Então...

E quanto à matéria - limitei-me a traduzir, mas é preciso observar que fora essa inexplicável quebra da caixa de marchas, e os problemas na injeção, naquilo que interessa a moto é quase que perfeita, pouquíssimo desgaste no cabeçote, motor, transmissão, tudo como novo. O que pegou foram a elétrica e a qualidade dos parafusos. Acho que o veredito foi severo devido a estes quatro fatores, a saber, a quebra da caixa (é brabo!), as deficiencias na injeção, a qualidade do chicote e dos parafusos.

Ah esqueci de dizer, as borrachas amortizadoras da coroa também desgastaram bem. Mas isso é porque estão fazendo seu trabalho.

Para nós aqui os problemas na injeção já foram sanados, a elétrica é uma questão de manutenção mais apurada (WD a cada 10000 km deve resolver), os parafusos idem. Só resta essa história da caixa. Ele diz que a nova caixa, trocada em garantia, está como se tivesse saído da embalagem, e foram 50 - 18 = 32 k rodados.

Notar também que essa moto fêz ida e volta França-Marrocos com garupa e carga.

E aí uma opinião minha :se os carros fossem exigidos como as motos são, a quantidade de quebras seria enorme. O fato é que os motociclistas tendem a abusar, e muito, das suas máquinas. Nos manuais diz "acelere suavemente..." pois sim, é só ver o que acontece sempre que o sinal abre, parece largada de Grande Premio de Formula 1. Até Pop engarupada passa na minha frente, rs. Os caras ficam com a moto engrenada e acelerando. Economizam tostão em óleo, manutenção só quando quebra, borrachão, empinada, aceleram com motor frio, é só ver as barbaridades no YouTube. E quando acaba quebrando, vem dizer que a moto não presta.

Paul Barrett
24/12/2011, 10:01 PM
Miguel, CDI = Capacitor Discharge Ignition. Foi o reponsavel pelo fim do platinado, que eu já usei, vc tambem mas com certeza não temos saudade nenhuma dele... rssss

Com relação às outras conclusões, é uma pena ver que há pessoas incompetentes na Yamaha hoje, que já teve engenheiros do quilate dos que projetaram a primeira das XT, a 500, uma obra prima mecânica, além de feita para durar, era bonita e pelo que sei, não quebrava, não dava panes na elétrica, assim como a Motosport 250 da Honda... uma pena que ao se aposentarem esses profissionais, que fizeram o nome das fabricantes japonesas, os que os substituíram nunca estivessem à altura...

Trabalho em uma montadora de barcos, guardadas as devidas proporções, é a mesma coisa... tenho que dar atenção especial a tudo quanto é problema de corrosão, é como se vc fizesse motos pra andar na água salgada! Os motores que uso resolvem em grande parte o problema, já que são feitos para isso, e a Yamaha é um dos que fornecem motores náuticos, de qualidade como se espera de algum motor com a marca dos três diapasões... mas o resto das conexões elétricas é crítico, mesmo aparelhos de cd que são feitos para uso em barcos não aguentam muito não... e todas as lâmpadas, interruptores e etc... Teria vergonha se fizesse uma moto, pra andar fora da água, e ela desse problemas elétricos por corrosão... considero isso pura incompetência, os materiais estão ao alcance de todos, é só usar...

Com relação ao pós venda e garantia, temos problemas como todos que trabalham no ramo, são milhares de peças em um barco feito praticamente à mão, manufatura desde a laminação do casco, confecção dos tubos infláveis em Hypalon, fabricação de todas as peças em inox... Evita-se ao máximo, mas podemos ter problemas em raros casos... mas não nos comportamos como a Yamaha, o cliente pode ter certeza de que terá o problema resolvido... lamentamos que ele tenha problemas, tenha que esperar até resolvermos, pois às vezes o barco está em Fortaleza, por ex., mas mandamos um funcionário até lá de avião com o necessário para resolver o problema. Nunca nem pensamos em fazer como a Yamaha em relação a recall de ECU, farol, etc. Temos um nome a zelar, não somos a Yamaha, Honda, BMW, mas fabricamos barcos em que o cliente pode confiar... no mercado nacional, e mesmo no internacional, o nome Flexboat é respeitado...

Leonardo13
25/12/2011, 03:45 AM
Miguel valeu pela tradução !!
Rick não se limite a isso, não ache que sua moto vai dar problema e ja vai ficando desesperado por isso, mesmo se der problema não vai ser nada que não consiga resolver !!
Veja a revista o que disse, motor estava como zero, problema da ecu aqui no forum temos a solução, corrente: compre uma boa e siga a manutenção correta (veja o topico do Barah tem tudo que precisamos para comprar uma boa corrente lá, eu mesmo mudei muito conceitos meus depois que li todas as paginas de lá, e ainda acompanho), olha a otima dica do Miguel, deixe a corrente com uma minima de folga e sempre lubrificada, toda parte eletrica use limpa contatos (Esse sim é proprio para a parte eletrica de motos, WD é melhor usar em peças como parafusos e demais), troca de oleo de boa qualidade, filtro de oleo original se possivel, e filtro de ar periodicamente, troque periodicamente tb os rolamentos da roda e as buchas da coroa e não terá mais problemas com a moto além disso !!!

Ninjaboy
25/12/2011, 12:05 PM
Vlw pela dica Miguel, é sempre bom verificar a moto periodicamente ou até mesmo após a revisão pois tem muito mecânico ruim nas CC

Miguel
25/12/2011, 02:42 PM
Pois é Paul - O que temos que considerar em relação às ccs, e não é só elas não, as oficinas particulares também, é o brutal aumento do nº de veículos que tem ocorrido, o que talvez no seu caso não se aplique e lhe permita manter a qualidade. Óbviamente, um aumento correspondente das instalações das oficinas não pode acontecer fácilmente, e nem adianta contratar mais mecânicos, pois eles nem terão onde trabalhar. Mecânica é serviço de profunda atenção e concentração, para ficar bom não pode o mecânico estar estressado. Mas com oficina cheia, n motos para entregar, clientes ansiosos, é humanamente impossível. O resultado é a inevitável queda na qualidade do serviço, e some-se a isso o despreparo dos aprendizes que vão aprender a trabalhar às nossas custas. Minha moto veio com pressão dos pneus baixíssima, nível do fluido de refrigeração baixo, embreagem com metade do curso, corrente enforcada...e sabe Deus o que mais vou ir descobrindo - 'cuidadosamente revisada' segundo o vendedor.

Gosto muito de ver as opiniões dos usuários no Best Cars Web Site, há lá um ítem sobre satisfação com as ccs, e a rejeição é unânime. Lembro de um caso em que o cliente saiu correndo depois que o mecânico lhe assegurou que a XT era bicilindrica
!

Eu acredito que o único caminho é fazer você mesmo. A maioria dos serviços não são difíceis para quem tem certa habilidade, eu até embreagem já troquei. Agora na Ténéré vou desmontar a coluna de direção e a suspensão traseira antes que comece tudo a ranger e deteriorar, já que a fábrica inexplicávelmente não costuma lubrificar estes itens adequadamente, como inúmeros relatos atestam.

E por falar em Best Cars...um trecho de um depoimento

[Defeitos apresentados] sim muitos deu defeito no cdi codig 19 gastei 3.000,00 depois de 90 dias quebrou a 3 marcha gastei mais 1200,00 em quanto fazio o teste da caixa novamente deu defeito no cdi mais agora tinha garantia mais mesmo assim minha moto esta parada ha mais de 30 dia por falta de peça de reposiçao

Estou ficando preocupado...o francês quebrou a caixa, o Robson quebrou a engrenagem de terceira, esse aí em cima também, certo mecânico recomendou não forçar nas retomadas em terceira...será esse um ponto fraco que precisamos atentar ??

Paul Barrett
26/12/2011, 12:36 AM
Miguel, tenho a impressão que em certos tipos de retomada, aqueles em que vc deixa a moto perder velocidade e depois tenta a retomada e ela já começa a trepidar, chicotear a corrente e não tem o rendimento que se espera, é óbvio que se deve reduzir a marcha, qualquer que seja ela, e evitar sobrecarga na transmissão... se insistir com isso sempre, acho que uma hora não aguenta...o que deve acontecer com mais frequência na retomada em terceira, pq é o que mais se usa em baixas velocidades, trânsito urbano, talvez por isso sempre a terceira... há relatos de quebra de outras que não a terceira? Espero não passar pela experiência de quebrar uma engrenagem pra saber a resposta... nunca quebrei nada no câmbio do que quer que fosse, nem bicicleta...

Tambem sou adepto do faça vc mesmo... tenho muita ferramenta, muita mesmo, não é por falta de ferramenta que deixo de mexer eu mesmo na bike, mas às vezes falta alguma ferramenta especial, aí só conseguindo uma... e com a chegada da eletrônica, alguns aparelhos eletrônicos tambem são necessários para regulagem... tecnologia tem dessas... depois fala aí se os itens estavam ou não lubrificados de acordo...

Leonardo13
26/12/2011, 05:19 PM
Sempre ouvi dizer para não andar em baixas rotação com a 3º marcha, agora eu sei porque !!

Soueu
29/05/2012, 11:09 PM
Sempre ouvi dizer para não andar em baixas rotação com a 3º marcha, agora eu sei porque !!

Opa ! então, a 3ª passa a ser uma simples transição da 2ª p/ a 4ª ? Será ?

Ou existe um erro de projeto, ou lotes de engrenagens sem a devida qualidade, mau trato ou uso abusivo.
Difícil julgar. O que penso é : Se uma das melhores motos nacionais é assim, como serão as outras ?

Teris
30/05/2012, 05:49 PM
Excellent job Anwar!!!

Magrin
30/12/2012, 02:01 PM
A xt e top sim ...o que falta a muita pessoas e fazer o que manda o figurino q são as revisões!
tenho um amigo meu q o xt dele e novo 20.000 km 2011 ai eli falou assim - troquei meu oleo so duas vezes! Fiquei doido falei vc e doido tem d trocar com 5 e 5 mil km ele falou ue num sabia...kkkk e assim tem muitos por ai...
E tenho outro colega q e doidim liga a xt e ja sai doido acelera mesmoooooo corta giro e tudo mas doido mas faz todas a revisoes certaa filtro oleo e usa miltec...
O que vale e ser feliz na XT...na minha fiz mudanças e estou feliz sim,e tambem e o que dou conta de comprar e pagar rrss kkk...feliz ano novooo...

L@mn-Luiz
01/01/2013, 11:31 AM
.
- Ainda bem que li todo este tópico só hoje, que estou chegando de uma viagem solo ao Chile, +/- 5.300km, comprei minha moto usada,há uns dois anos, ela tinha 34.000km, sou cuidadoso, manutenção e tudo, antes de viajar fiz uma revisão, incluí 2 pneus novos, fui e voltei na boa, moto EXCELENTE, só gasolina, super tranquilo, agora ela esta com quase 50.000km, perfeita e lindona ! ! ! Abrç

Soueu
09/03/2013, 11:05 PM
Tá ai ! A exemplo de Einsten, o "trem" é relativo.
Por aqui temos problemas com as correntes, mas ao que consta não temos os problemas da moto do teste, como ela não teve o da corrente.

Onde trabalho, dá para ouvir bem o barulho dos veículos que passam na via, e o som de 90% das motos são motores no limite dos giros e usados de forma inconsequente.
Quer dizer, o pessoal debulha mesmo. E todo piloto de teste acredito que também procure os limites para aferir dados para suas análises, mas também acredito que se houver patrocínio, o réu :nao2: será condenado