PDA

Ver Versão Completa : Código de Erro 12 no Painel da XT660R

fpsrj
30/05/2010, 10:10 AM
Fala galera, estou com uma duvida simples, mas esta me dando uma baita dor de cabeça.

Minha moto ficou meio maluca, o painel quando ligo um lado do pisca acende farol alto, quando ligo o outro nao acende nada...

Me falaram que é por causa do fio negativo ou terra algo assim que deve ter arrembentado. Me falaram para eu ligar uma lampada no positivo da bateria e escontar o negativo no chassi da moto que ela teria que ligar, mas nao liga. Entao tem algo errado ne? Como acho de onde vem ou como faco um aterramento na moto para voltar a ficar tudo ok ?

Fora isso minha moto da dando codigo 12 no painel aperto start e faz barulho no rele de partida e a mesma nao liga.

Valeu pela ajuda.

paruvitu
30/05/2010, 10:36 AM
Tabela de códigos de erros:
11 Erro no sensor de identificação do cilndro
12 Erro no sensor de marchas na carcaça
13 Erro no sensor de pressão de entrada de ar
14 Erro no sensor no duto de entrada de ar
15 Erro no sensor de posicionamento de aceleração. (Throtlle position)
19 Erro no sensor do descanso lateral
20 Erro no sensor de pressão do ar na enrada (caixa de ar).
21 Erro no sensor de temperatura do líquido de resfriamento.
22 Erro no sensor de temperatura do ar na admissão.
23 Erro no sensor de pressão atmosférica.
25 Erro no sensor lambda (O2) – Sensor de oxigênio livre.
30 Ventilador com problemas
33 Sistema de resfriamento 1 em aberto
34 Sistema de resfriamento 2 em aberto
41 Sensor de choque (colisão ou queda acionado)
42 Erro no sensor de velocidade e ou curto circuito no sensor de neutro. (Diags 07 e 21)
43 Erro no controlador de voltagem da bateria.
44 EEPROM com erro de leitura e ou escrita (Diag 60)
50 Erro na memória do ECU
ER-1 Erro no link da ECU
ER-2 Erro no link da ECU

Anwar
30/05/2010, 10:47 AM
Sua moto não liga?
Você lavou sua moto recentemente?
Explique melhor as maluquices do painel... Ele acusa o pisca e luz alta mas acende também? Que ano é sua xt?

fpsrj
30/05/2010, 11:29 AM
Minha moto é uma xt660 ano 2005
Quando aperta start faz um baralho no rele de partida (que fica ali atras da moto na lateral)

Sobre o painel, quando ligo o pisca de um lado acende normal do outro fica piscando a luz do farol alto. Me falaram que pode ser algum cabo que não esta aterrado e ta dando curto circuito.

O codigo 12 é problema do rele de partida (na verdade é de um sensor la... mas o pessoal fuçando descobriu que é no rele).

Anwar
30/05/2010, 11:43 AM
Faz pegar no tranco e leva na concessionária! Pode não ser o rele...

fpsrj
30/05/2010, 11:52 AM
660 no tranco é cascudo da uma canseira ahhaha

paruvitu
30/05/2010, 01:49 PM
Faz assim:

Checa tudo novamente e verifica o erro, ai pega um fio encosta em algum lugar metálico vivo da moto(pintado não vale), procura algum lugar ralado no quadro pelo banco ou no escape e encosta a outra extremidade no negativo da bateria, faça isso bem rapido, não deve centelhar, se centelhar desista, o positivo tah em curto com o quadro, se não centelhar mantenha o fio conectado ao chassis e negativo da bateria e ver se volta a funcionar normal. Se for falta de aterramento, ao fazer isso tudo voltar a funcionar normal.

fpsrj
30/05/2010, 04:33 PM
paruvitu (http://xt660.com.br/member.php?212164-paruvitu) vou fazer isso e posto aqui mais tarde o que deu. valeu pelas dicas.

Arnilton
30/05/2010, 06:14 PM
Faz assim:

Checa tudo novamente e verifica o erro, ai pega um fio encosta em algum lugar metálico vivo da moto(pintado não vale), procura algum lugar ralado no quadro pelo banco ou no escape e encosta a outra extremidade no negativo da bateria, faça isso bem rapido, não deve centelhar, se centelhar desista, o positivo tah em curto com o quadro, se não centelhar mantenha o fio conectado ao chassis e negativo da bateria e ver se volta a funcionar normal. Se for falta de aterramento, ao fazer isso tudo voltar a funcionar normal.

Mas com a chave ligada ou desligada?

paruvitu
30/05/2010, 07:14 PM
Ligada.

Se vc tiver um multimetro é mais fácil, basta checar a continuidade do chassis por negativo da bateria...

Barah
30/05/2010, 08:35 PM
Olá fpsrj!

Pelo comentário do acionamento das setas influenciar no farol alto... típico de mau contato. Exemplo: como falta conexão ao quadro da moto a tensão acompanha os demais componentes do circuito e ocasiona a falsa impressão de acionamento - no caso o farol.

Quanto ao código de erro 12 - fallha no "sensor da posição do virabrequim" - pode ser por causa deste mau contato. Como a parte elétrica está com problemas de conexão, os erros indicados podem ser absurdos.

Procurar defeito com uma lâmpada numa XT66 somente em caso de emergência, viagem por exemplo. Melhor utilizar um multímetro ou pagar para um eletricista fazer o serviço.

Com o manual de serviços e o multímetro em mãos pode encontrar a solução...

Abs

thuthankamon
01/06/2010, 01:41 PM
A minha também apresenta o código 12 no painel. Creio que o problema está na bateria. Quase não ando com ela e então creio ser o problema, de bateria "arriada". No "tranco" ela pega e não dá mais problema, mas se desligar, não pega mais. Achei que fosse o relé de partida (ainda tenho dúvidas). Lavei-a tempos atrás e pode ser que as escovas do induzido estejam gastas. Vou utilizar multímetro para averiguar possíveis irregularidades no sistema elétrico.

paruvitu
03/06/2010, 07:48 AM
eae, alguma solução????

fpsrj
07/06/2010, 11:43 AM
eae, alguma solução????

ate agora nada.. to na mesma.. ta complicado....

fpsrj
11/06/2010, 08:30 PM
Galera minha xt660 estava com erro 12 no painel e ja resolvi. Era o motor de arranque que estava em curto... so que agora ela nao liga.... fica nhe nhe nheh e nada.... nao tem alarme, e esta dando centelha normal. A moto esta numa oficina e o mecânico disse que é ela esta sem compressão, que tem que abrir o motor, achei estranho, vou ver com calma o que é e posto aqui no fórum.

Santinho
24/12/2010, 05:57 PM
salve galera, um help aqui pra mim......
ontem minha xt tb não pegou na partida e aareceu o n. 12
no painel, depois de muiitas tentativas a nega funcionou. vi no manual de
serviço que se trata de erro no sensor do virabrequim (?????????????????)
o acesso ao referido sensor é difícil, por baixo do motor de partida.
to andando com ela assim por enquanto, hora pega hora não pega
se alguém tiver alguma dica eu agradeço
grande abraço a todos

Barah
24/12/2010, 07:02 PM
O código 12 está indicando o acionamento do botão de partida mas sem giro do motor. Verifique o relé de partida ou o motor de arranque. Cheque o cabeamento de comando do sistema de partida.

O sensor do virabrequim está apenas fazendo seu papel de não perceber o motor girar na partida: a correção está no sistema de partida.

Abraço

Santinho
27/12/2010, 03:38 PM
Valeu pela dica barah. Hj mesmo vou dar uma olhada nesse relé

depois digo o resultado

bração

marcosnevermind
29/03/2011, 09:04 PM
Depoimento: Galera, depois de muita agonia de ficar 1 semana sem moto hoje, resolvi meter as cara, comprei o resistor uma serrinha, um super bonder e silicone selador ao todo acho que gastei uns 10 reais, primeiro fiz o teste, da moto pra ver como que tá vi que não havia fio conrropido, o problema estava na bendita ecu, tirei ela, e fiquei de sabado pra domingo grilado até enchi a cara em um bar aki só de raiva, domingo pedi pra Deus, que me ajuda-se, e tal; uma solução para o meu problema, hoje depois do almoço, meti as caras, não tinha nada a perder, se não desse certo pelo menos eu tentei, fui abrir a Ecu, e sem querer pegou em um capacitor a minha sorte que não danificou em nada só foi no começo mesmo, com muita calma fui serrando até tirar a carcaça de plastico logo depois cheguei no resistor de numero 2XX não me lembro direito soldei outro em cima, fiz um teste com o multimetro percebi que ele estava realmente queimado, logo de inicio com muita ansiedade já coloquei ele na moto e dei uma partida pra ver se pagava, a moto pegou de primeira uma alivio, fiz todo o procedimento enrolei com plastico fita isolante, e coloquei na moto fui dar uma volta quando desliguei pra abaster e fui ligar vi que ela não ligou só vi o barulho do rele, catracando, apertei o botão vermelho, e dei partida pegou no normal, depois varias vezes, desligando e ligando ela pegava normal, fui no carrefour aki perto de casa, ela deu o errinho lá de novo mais, mais pegou tambem de boa, to fazendo o teste, tomara que ela funcione comigo mais algumas vezes, até eu terminar meu curso pra eu vender ela e comprar a minha sonhada hornet. e moto velha não mexo nunca mais só se for no maximo 1 a 2 anos de uso. Deus vai me ajudar que ela não vai dar mais esse problema de novo.

marcosnevermind
29/03/2011, 09:05 PM
Pessoal me ajudem, hoje a noite fui abastecer em um posto aki perto de casa a uns 200 metros deu ERRO 12 no painel e fazia "TEC" no rele, lateral. Lembrando que neste domingo eu fiz um reparo na ECU, alguem sabe a solução do problema? Me ajudem, falaram que é o sensor do virabrequim, já to pra ficar doido com essa moto. Eu parei pra abastecer, o rapaz colocou a gasolina, quando fui dar partida: ERRO 12 no painel, creio que não seja a ECU, senão tinha dado antes, eu vedei ela ficou zera.

tssb
26/10/2011, 06:41 PM
A minha moto tem uma semana que vem apresentando dificuldades de ligar, parece que o motor de partida fica girando mais nao gira o motor, e aparece o erro 12 no painel, mais eu ficava tentando e ela acabava pegando.
Hj ela nao pego de jeito nenhum, me deu o maior trabalho, acabo que tive q ir na concessiornaria e pedir pra que eles buscassem a moto. Eles pegaram e o diagnostico: Trocar rolamento da partida, engrenagem da partida, parafuso de fixação e juntas, total: 1350 pilas...
Qze cai pra traz.... Tem base nao....

Alguem sabe falar algo sobre o assunto????

Abçs

Barah
26/10/2011, 07:16 PM
A minha moto tem uma semana que vem apresentando dificuldades de ligar, parece que o motor de partida fica girando mais nao gira o motor, e aparece o erro 12 no painel, mais eu ficava tentando e ela acabava pegando.

Sintoma de embreagem unidirecional escorregando... o orçamento de peças está correto, pode procurar as peças no mercado paralelo ou tentar a importação.

tssb
26/10/2011, 08:15 PM
o defeito é exatamente esse...
Tava desse jeitinnho. Mais a minha chegou num ponto que nao ligou mais.

Não consegui achar as peças paralelas. To lascado mesmo.. rsrsrsrs

Leonardo13
27/10/2011, 12:25 AM
Amigo pega um manual de peças em ingles e procure na internet ou no ebay, quam sabe de sorte !!!

ManuelJS
27/10/2011, 08:51 AM
TSSB, o Amolin, companheiro nosso aqui do forum, tem um catálago de peças e creio também que ele sabe onde encontrar peças para XT lá fora, só não sei se exatamente estas.

tssb
27/10/2011, 11:30 AM
peguei o catalogo de peças tbm,
vou ver aki certim oq fazer, tbm nao posso ficar muito tempo sem a moto...

Valeu pela força moçada.

DsM
08/05/2013, 06:02 PM
senhores minha moto apresentou tambem o codigo 12 .... mais acabei indo no no mecanico do yamaha .. resumindo todo nao irei colocar de talis .... quando dava a partida o motor de arranque pegava mais sentia que rodava a placa de partida .. nao erra rele .. mais sim a placa de partida mesmo que esta zuada .. foi aberto o moto nesta parte e foi encontrado mais coisas os parafusos se segura a placa de partida quebrado entao senhores nao tente de forma nenhuma dar tranco na moto .. pois com isso ferrou uma parte que nao sei o nome agora mais depois colo pois ira ainda ser passado tudo... acho que tudo vai sair 1500 .. acho ou mais .. estou fudido mesmo nao espera que fosse isso tudo ...

Leonardo13
09/05/2013, 03:05 AM
Amigo tem outros casos por aqui no forum falando sobre os parafusos dentro do motor que se soltam com tempo, erro na produção algumas não vieram com trava roscas nesses parafusos.

DsM
13/05/2013, 12:33 PM
meu codigo 12 deu isso deu 2.900 para arrumar

Super Teko
20/05/2013, 03:31 PM
Tem hora que essa moto dá medo, uns defeitos assim do nada com um preço maluco desses é tenso!

Penso em comprar uma XLX250R e reformá-la, to com essa ideia já faz alguns dias batendo na minha cabeça, e quando vejo uns relatos assim sempre volto a pensar na XLX250R... heheheh

ftdumba
01/07/2014, 10:09 PM
Amigos, estou com um problema em minha xt, qdo ligo a chave e ela esta em ponto morto, ela da um sinal antes da partida, assim que ligo ela continua com o mesmo apito, isso pode ser o relê de partida com problema?

o que devo fazer para resolver esse problema?
obrigado a todos.

julianoxt
03/08/2014, 03:28 AM
A minha tava dando erro 12 e levei na Yamaha e o mecânico disse que é quando a bateria do alarme esta fraca. A bateria foi trocada e o problema foi solucionado!

JeanCRP3
22/01/2015, 11:33 AM
Pessoal, acredito queo código 12 esteja aparecendo por alguns motivois, sejam eles, bateria, sensor, parafusos, relé, enfim, está tudo meio relativo, pois o painel apresenta o código quando há o acionamento da partida e o motor não liga. Então ná há uma solução única, e cada caso é um caso!
Minha moto está fazendo um téctéc aparentemente no relé quando aperto o botão "Start", e logo aparece o código 12.
Pelo padrão que está acontecendo, é a bateria da moto que deve ser trocada, pois quando precisei fazer um "gato" com outra bateria a moto pegou extremamente bem, o que leva a pensar que deve ser falta de carga da bateria que atualmente uso. Acredito que tenho que arriscar comprar uma bateria nova pra tentar sanar o problema (aproveitando um preço bom de bateria Yuasa que encontrei), se tiver sucesso, aviso aqui, se não, deve ser relé, e se não for, aí só alguém especializado em elétrica!!

Otom
22/01/2015, 12:22 PM
Creio tb. pelos relatos que é apenas a troca da bateria.

Bokomoko
22/01/2015, 12:49 PM
Eu concordo com o Otom.

Testaria uma carga na bateria para ver se resolve. Eu tive esse problema e resolveu com uma boa carga na bateria. Depois ele voltou mas aí a bateria tava na lona mesmo e troquei-a. Nunca mais apareceu.

JeanCRP3
10/02/2015, 09:06 AM
Só pra confirmar, troquei e bateria ppr uma nova e não deu mais téctéc e consequentemente não apareceu mais código 12... É uma das soluções!!!

Rafael.PP
08/07/2015, 01:15 PM
boa tarde!

tive o erro 12. Como sabia que minha bateria nao estava tão saudável, efetuei a troca e o tec tec no rele continuava. Por sorte, um amigo foi conferir e com voltimetro constatou que o motor de arranque não tava virando. Abrimos e estava meio impregnado de tipo zinabre. Fiz a limpeza e substituição das escovas + suporte (magnetron, vendem sendo pra xt600Ee mas é o mesmo da xt660). Limpei tudo e montamos, 100% funcionando e o erro finalizado.

Falavinha
04/04/2016, 12:57 PM
Bom dia pessoal. Minha XT660R apresentou código 12 no painel e depois disso ela não liga mais. Alguém pode me ajudar???

Augusto
04/04/2016, 01:15 PM
@Falavinha (http://xt660.com.br/member.php?u=219370) tem várias situações, de acordo com os relatos não necessariamente é só um problema.

O mais fácil de verificar é a bateria, começa por aí.

Aproveitando, te aconselho a ler os tópicos antes, possivelmente a solução para o teu problema estava relatado aqui neste topico.

Também te aconselho a criar um topico de apresentação, te apresente lá que o pessoal gosta de dar boas vindas!!

Abraços e boa sorte!

Minha moto é uma xt660 ano 2005
Quando aperta start faz um baralho no rele de partida (que fica ali atras da moto na lateral)

Sobre o painel, quando ligo o pisca de um lado acende normal do outro fica piscando a luz do farol alto. Me falaram que pode ser algum cabo que não esta aterrado e ta dando curto circuito.

O codigo 12 é problema do rele de partida (na verdade é de um sensor la... mas o pessoal fuçando descobriu que é no rele).

Olá fpsrj!

Pelo comentário do acionamento das setas influenciar no farol alto... típico de mau contato. Exemplo: como falta conexão ao quadro da moto a tensão acompanha os demais componentes do circuito e ocasiona a falsa impressão de acionamento - no caso o farol.

Quanto ao código de erro 12 - fallha no "sensor da posição do virabrequim" - pode ser por causa deste mau contato. Como a parte elétrica está com problemas de conexão, os erros indicados podem ser absurdos.

Procurar defeito com uma lâmpada numa XT66 somente em caso de emergência, viagem por exemplo. Melhor utilizar um multímetro ou pagar para um eletricista fazer o serviço.

Com o manual de serviços e o multímetro em mãos pode encontrar a solução...

Abs

Galera minha xt660 estava com erro 12 no painel e ja resolvi. Era o motor de arranque que estava em curto... so que agora ela nao liga.... fica nhe nhe nheh e nada.... nao tem alarme, e esta dando centelha normal. A moto esta numa oficina e o mecânico disse que é ela esta sem compressão, que tem que abrir o motor, achei estranho, vou ver com calma o que é e posto aqui no fórum.

O código 12 está indicando o acionamento do botão de partida mas sem giro do motor. Verifique o relé de partida ou o motor de arranque. Cheque o cabeamento de comando do sistema de partida.

O sensor do virabrequim está apenas fazendo seu papel de não perceber o motor girar na partida: a correção está no sistema de partida.

Abraço

A minha tava dando erro 12 e levei na Yamaha e o mecânico disse que é quando a bateria do alarme esta fraca. A bateria foi trocada e o problema foi solucionado!

boa tarde!

tive o erro 12. Como sabia que minha bateria nao estava tão saudável, efetuei a troca e o tec tec no rele continuava. Por sorte, um amigo foi conferir e com voltimetro constatou que o motor de arranque não tava virando. Abrimos e estava meio impregnado de tipo zinabre. Fiz a limpeza e substituição das escovas + suporte (magnetron, vendem sendo pra xt600Ee mas é o mesmo da xt660). Limpei tudo e montamos, 100% funcionando e o erro finalizado.

Joni Gustavo
15/06/2016, 06:01 PM
Fala galera!
No último sábado, a moto ficou fora de casa cerca de meia hora a uma hora, num frio de uns 5ºC, quando fui dar a partida, ela indicou código 12 no painel, desliguei, liguei ela de volta e dei a partida e tudo ok, não apareceu nada, fui para casa da minha namorada e até então uma semana e tudo ok.
Minha dúvida é se isso é algum sintoma ou algo que foi de momento.
Também tenho dúvida quanto a algumas esporádicas vezes, o que não vem acontecendo mais, é dar a partida e a luz alta ascender junto com a partida, sem que eu a acione.
E algo que eu reparei mas creio que seja normal, na partida a luz de injeção se ascende e no que a moto liga a luz se apaga.

Luis_Ranz
15/06/2016, 07:36 PM
Joni Gustavo dá uma lida aqui http://xt660.com.br/archive/index.php/t-2912.html

Jefy
15/06/2016, 09:15 PM
baaa bora me enturmar nesses alarmes porque a minha ta chegando.

Joni Gustavo
16/06/2016, 12:46 PM
@Joni Gustavo (http://xt660.com.br/member.php?u=219101) dá uma lida aqui http://xt660.com.br/archive/index.php/t-2912.html

Valeu luiz_Ranz, irei verificar

Arthur Pinheiro
17/06/2016, 01:15 PM
Código 12, comigo, foi apenas a troca do Relê de partida. Na CC + mão de obra gastei R$130,00, isto há uns 3 anos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Arthur Pinheiro
17/06/2016, 01:16 PM
Ah e foi bem assim, horas apresentava o código e não ligava, eu insistia e ela pegava... Isto persistiu por umas 2 semanas até que ela se arrenegou e me deixou na mão rsrs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Joni Gustavo
17/06/2016, 01:26 PM
Tô rodando com a minha, só aconteceu naquele caso isolado e não mais, tô de olho nos mínimos detalhes

Zensurf
21/06/2016, 01:17 PM
Na minha apareceu umas 2 semanas atrás, fiz pega com cabo de chupeta e até o momento não apareceu mais. Espero que continue assim.

Gabriel Gobbi
22/06/2016, 03:46 PM
hahahahahaha, bem assim mesmo...

Luis_Ranz
22/06/2016, 08:07 PM
Pessoal...Desencana a XT é indestrutível, gasolina e óleo e pau na mula!!!
Forte Abraço

Enviado de meu GT-S5310B usando Tapatalk

DiegoPaul
29/10/2016, 01:09 PM
Vou contar minha experiência, talvez sirva de informação pra alguém.

Estava viajando quando parei em um posto de gasolina pra tomar uma café, na hora de sair nada de partida, e eis que aparece no painel o "código de erro 12". Rapidamente entrei no fórum pelo celular e vi que se tratava de um problema com o relé de partida. Removi o banco da moto e tampa lateral esquerda para ter acesso ao relé que fica abaixo do grupo de fusíveis.
Quando a partida era acionada, ouvia-se o barulho de relé sendo acionando, porém sem reação do motor de partida.
Quando fui mexer nos cabos que ficam fixados no relé de partida, eis a surpresa: O parafuso que fixa o cabo que alimenta o motor de partida tinha se soltado com a vibração do motor.
Apenas reapertei o parafuso e tudo voltou ao normal. Segui viagem.

Já estava pensando em ligar a moto "no tranco" e abortar a viagem, mas alguns minutos perdidos e tudo estava resolvido!

BidielaRacing
29/10/2016, 04:51 PM
São anomalias bem distintas nesta super e maior monocilindrica nacional ou por umidade ou master vibração que diga meus faróis auxiliares !!

Zensurf
03/11/2016, 02:58 PM
Voltou a aparecer na minha algumas semanas atrás. Fiquei puto porque achei que a bateria tinha ido pro pau de novo. Pesquisei, li novamente este tópico e me lembrei que uma ou outra vez a luz do neutro deu umas piscadas e eureka!

"12 Erro no sensor de marchas na carcaça"

Tentei ligar segurando a embreagem e ela pegou normalmente! Ainda não desmontei pra ver se é mau contato ou se terei que trocar a peça mas voltou a funcionar normalmente depois disso. Ela chegou a ameaçar o mesmo problema mas aí eu percebi antes de aparecer o código 12.