PDA

Ver Versão Completa : Shimy XT660R 2015

João Toledo
09/04/2017, 08:23 PM
Roda balanceada, pneus traseiro e dianteiro pneus Mitas E-7 novo, traseira com 29 libras, dianteira 31 libras, suspensão traseira com posição da mola no segundo click é um shimy de assustar acima de 125 km, alguém teve esse problema e solucionou

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Vitor
09/04/2017, 09:44 PM
Existem vários fatores que podem contribuir para o surgimento do shimmy.
Talvez seja o caso de fazer um novo balanceamento.
O pneu, apesar de novo, pode ser defeituoso e estar causando a trepidação.
Roda desalinhada, problemas na suspensão (ou alguma alteração realizada na mesma) e na caixa de direção também são causadores de shimmy.

malaguti
10/04/2017, 06:25 AM
Roda balanceada, pneus traseiro e dianteiro pneus Mitas E-7 novo, traseira com 29 libras, dianteira 31 libras, suspensão traseira com posição da mola no segundo click é um shimy de assustar acima de 125 km, alguém teve esse problema e solucionou

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
João. Esse shimy ao qual você se refere, é a moto começar a balançar, sem que você consiga mantê-la em linha reta? Se é isso, pode apostar que é caixa de direção folgada. Já aconteceu comigo. Estava escrevendo em outro post poucos dias atrás. Foi quando eu descobri que o meu mecânico tinha preguiça de usar o torquímetro... Confira o aperto da caixa de direção. Não paga dez, ele está folgado demais.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

malaguti
10/04/2017, 06:40 AM
Outra coisa... Tem muita gente que usa a calibragem acima do recomendado por fábrica, para deixar o guidon mais leve. Eu não sei se é o seu caso, mas a calibragem recomendada pela fábrica é 29 psi. Colocar + pressão que o recomendado diminui a área de contato do pneu com o chão, e ela tende a desgarrar com qualquer pedrisco. Além do +, quando você diminui a área de contato, você está concentrando o peso da moto em uma região menor do pneu, o que leva à um desgaste prematuro. Resumindo botar + pressão que o recomendado, come o centro do pneu mais cedo, encurtando a sua vida útil.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Tikim
10/04/2017, 05:45 PM
malaguti eu sigo a recomendação do manual da moto (ando sempre com garupa) e não do fabricante, os pneus durou em média 18k senão me engano, acho que pra XT foi de bom tamanho na minha XRE na época não passou de 12k.