PDA

Ver Versão Completa : Ir de Uyuni a San Pedro de Atacama pelo deserto

Kallas
14/09/2016, 02:45 PM
Olá pessoal!

Alguém já fez o percurso de Uyuni (Bolívia) até San Pedro de Atacama (Chile) cruzando por aquelas estradas/trilhas que passam pelo meio do deserto e pelas reservas naturais, passando também perto das lagunas? Tem uma estrada que é geralmente utilizada pelos carros para fazer esse trajeto em seus roteiros de passeio. Pretendo fazer esse mesmo trajeto de moto.

Por gentileza, quem já fez esse percurso ou tiver mais informações a respeito e quiser compartilhar ajudaria bastante.

Desde já agradeço a atenção!
Kallás

MRey
15/09/2016, 09:57 AM
Olá Kallas,
Eu e amigos já fizemos esse trecho que vc tem interesse, com certeza é um dos trechos mais interessantes que se pode fazer em minha opnião.
Mas requer que todos tenham boa experiência de pilotagem, quando sai da estrada tem um trecho com muitas pedras, no meio do caminho tem a laguana colorada que tem um ponto de apoio com comida e se pode dormir, depois só o parque Eduardo Avora, ai já esta pertinho de São Pedro, também é dificil abastecer.

Computador\Galaxy S6\Phone\DCIM\Fotos top\898

Kallas
16/09/2016, 12:51 AM
Opa. Olá MRey. Você deve ter feito uma aventura e tanto. Imagino.
Você descreveu a viagem em algum site? Pode me indicar para eu dar uma olhada? Caso contrário, se não for pedir muito e você se lembrar bem dos detalhes da viagem, se importaria de gastar um tempinho e descrever aqui como foi esse trajeto? Se me permite algumas perguntas.

Supondo que eu vá fazer o trajeto desviando da Ruta 701 e passando pela Reserva Nacional Eduardo Avaroa (se entendi bem, foi esse o trajeto que você fez...):

1. Levaram quanto tempo para fazer essa travessia? Um dia somente daria? Acho que não né (se o cara não for muito experiente na terra).

2. Se precisaram de mais de um dia, dormiram no caminho, em barracas no meio do deserto? Ou nesse ponto de apoio que você comentou? Não é hotel ou pousada, é?

3. Como são as condições da estrada ao longo do trajeto? Uma coisa é pegar estrada de terra ruim com pedras, mas, que ainda dê para andar, outra é pegar estrada cheia de areia fofa (acho esse tipo de terreno um dos piores para se conduzir a moto e cansa demais). Passei dificuldades em minha viagem ao nordeste, quando tive que atravessar o "deserto do maranhão" cortando caminho por um atalho lá perto de Barreirinhas/MA, no sentido para Jericoacoara/CE. Não tenho muita prática nesse tipo de terreno e passei dificuldades naquele dia.

4. Não sei se é verdade, mas, se me lembro bem, algum tempo atrás li comentários a respeito de tocaia dos nativos para assaltar os turistas. Isso faz algum sentido? Ouviu alguma história a respeito?

5. Sei que é essencial levar GPS; em algum momento vocês se depararam com alguma parte da estrada em que não deu para identificar por onde seguir e precisaram recorrer somente à sinalização do GPS? Ou seja, na hipótese de alguém ir sem GPS nenhum, se for só seguindo a estrada o cara sai do "outro lado" ou em algum ponto é arriscado terminar se perdendo pelas entranhas do deserto porque a estrada não está bem visível?

Desculpe quantidade de perguntas, mas, tenho certeza de que você me entende. Fase de planejamento... rsrsrs
Enfim, se puder ajudar com qualquer informação mais detalhada que puder lembrar, será ótimo. Se também quiser indicar alguma outra pessoa com quem eu possa conversar, ou site na internet onde você tenha visto informações quando da época que vocês planejaram a viagem, seria de grande valia para mim.

De qualquer maneira, desde já fico grato pelas informações já dadas.

Muito obrigado!
Kallás.

TiagoKxuera
16/09/2016, 08:59 AM
Bom dia Kallas.

Eu também fiz o Avaroa e tem um relato muito completo aqui no site.
http://xt660.com.br/showthread.php?5349-Viagem-de-moto-Uyuni-San-Pedro-Julho-de-2014&highlight=tiagokxuera+uyuni

Tenho todas as rotas do GPS. Bastante informação.

Vou comentar as suas perguntas:

1. Levaram quanto tempo para fazer essa travessia? Um dia somente daria? Acho que não né (se o cara não for muito experiente na terra).
Dois dias. O primeiro dia saímos umas 3 da manhã do Avaroa e chegamos por volta das 6 ou 7 da tarde na Laguna Colorada. Que é metade do caminho. O Segundo saímos umas 9 ou 10 da manhã e chegamos no final da tarde em San Pedro. Não paramos muito. Tocamos quase que "direto".

2. Se precisaram de mais de um dia, dormiram no caminho, em barracas no meio do deserto? Ou nesse ponto de apoio que você comentou? Não é hotel ou pousada, é?
Fez -16,9 Graus na Laguna colorada. Dormimos no abrigo que tem lá. rsrsrs Não tem recurso nenhum. É o basicão mesmo.
(Já já vem o CrisR me chamar de coxinha, mas ele e a CatiR são outro nível de aventura! Os caras acampam no meio da nevasca sim! 0_o kkkk)

3. Como são as condições da estrada ao longo do trajeto? Varia entre péssima e muito ruim. A vezes é menos pior. kkkk. Tem trechos com areião no estilo jalapão e tem trechos de pedras soltas. Tem uns subidões legais também. kkkk Uma coisa é pegar estrada de terra ruim com pedras, mas, que ainda dê para andar, outra é pegar estrada cheia de areia fofa (Tem bastante). (acho esse tipo de terreno um dos piores para se conduzir a moto e cansa demais). Você vai cansar muito. O lega é que não esteja sozinho. Caí duas vezes e em nenhum dos casos consegui levantar a moto sozinho... Passei dificuldades em minha viagem ao nordeste, quando tive que atravessar o "deserto do maranhão" cortando caminho por um atalho lá perto de Barreirinhas/MA, no sentido para Jericoacoara/CE. Não tenho muita prática nesse tipo de terreno e passei dificuldades naquele dia. Habilidade off road e sangue no olho é imprescindível nessa trip. Teve companheiro que perdeu as contas de quantas vezes caiu no primeiro dia. kkkkkkkkk

4. Não sei se é verdade, mas, se me lembro bem, algum tempo atrás li comentários a respeito de tocaia dos nativos para assaltar os turistas. Isso faz algum sentido? Ouviu alguma história a respeito?
Nunca ouvi falar. Creio que não procede.

5. Sei que é essencial levar GPS; em algum momento vocês se depararam com alguma parte da estrada em que não deu para identificar por onde seguir (Sim, mesmo com o GPS fica confuso). Sem GPS? vishe, acho muito difícil. e precisaram recorrer somente à sinalização do GPS (Tínhamos 3 Garmins. Um trincou a tela, outro oxidou o carregador por causa do sal. Ficou só o meu funcionando) ? Ou seja, na hipótese de alguém ir sem GPS nenhum (Essa opção é muito arriscada. Aí tem que se preparar muito mesmo), se for só seguindo a estrada o cara sai do "outro lado" ou em algum ponto é arriscado (rsrsrs. vc estará no meio do deserto. A noite a temperatura cai. Aí fica brabo) terminar se perdendo pelas entranhas do deserto porque a estrada não está bem visível? Tem trechos que não é bem visível mesmo. E os 4x4 passam a milhão por vc. Não param por nada.

Não quero fazer terror. Quero só colocar a realidade mesmo. Pra não achar que vai lá e vai ser fácil.
De qualquer maneira, essa trip será um divisor de águas. Como foi pra mim. Vale la pena! Não desiste. rsrsrsrs

Vai mandando as dúvidas que vamos conversando.

Abrass,

Saulo86
17/09/2016, 10:34 AM
Coloca na conta a altitude, pra lá de 4000 metros.

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

Kallas
17/09/2016, 09:36 PM
Pessoal, e quanto aluvas e botas de frio? Já fui até Machu Picchu (Set/2013) e Ushuaia (Out/2015) e enfrentei bastante frio em ambas as viagens. Tenho roupas segunda pele e macacão de viagem que nunca me deixaram na mão (até 0 graus), mas, tenho um problema com luvas e botas de viagem que está difícil de solucionar. Um pouco é culpa minha porque sou meio "mão de vaca" e procuro sempre por recursos mais baratos, mas, tem hora que você cansa de passar aperto.

Gostaria de saber da experiência de vocês sobre quais botas vocês e seus amigos usaram e se foram suficientes para aguentar o frio sem passarem muito aperto. Do mesmo modo, e as luvas? Quais luvas vocês e seus amigos usaram e que chegaram a conclusão de que é uma boa luva para repetir em todas as viagens? São impermeáveis tbm?

Saulo86, é, ainda tem mais essa da altitude, que também conheço bem. Se derrubar a moto, vai ser um parto levantá-la...

Um abraço!
Kallás

robram2004
22/09/2016, 12:10 AM
Fiz com meu filho em 2013, fizemos em 2 dias.
Estarei na regiao agora em outubro.

www.fb.com/blogrobram

robram2004
22/09/2016, 12:19 AM
Relato desta viagem:
http://www.mochileiros.com/moto-travessia-paraguai-argentina-bolivia-e-chile-deserto-e-pasos-off-road-extremo-t78716.html

www.fb.com/blogrobram

robram2004
22/09/2016, 12:24 AM
Existem luvas boas, segunda pele use solo x power nao tem nada mais quente.
Nos pes use uma meia social e depois outras quentes, ajuda a tiras o suor do pe e manter aquecido.
Ja cheguei a usar 3 pares de meias.
Para as maos, use uma luva de guidao, daquelas de moto boy, opcao barata e eficiente.

www.fb.com/blogrobram

Kallas
24/09/2016, 08:34 PM
Legal robram2004.
Vou procurar saber sobre essas luvas. Também li seu relato e ajudou bastante. Muito legal os vídeos e fotos, pois, dá uma noção boa de parte das estradas.

Obrigado!
Kallás

TiagoKxuera
26/09/2016, 09:03 AM
Kallas, as rotas do GPS que usei foi o robram2004 que me passou.
Já subi o arquivo. Preciso do seu email para mandar.

Abrass,

ChrisR
28/09/2016, 02:46 PM
Fez -16,9 Graus na Laguna colorada. Dormimos no abrigo que tem lá. rsrsrs Não tem recurso nenhum. É o basicão mesmo.
(Já já vem o @Cris (http://xt660.com.br/member.php?u=213858)R me chamar de coxinha, mas ele e a @CatiR (http://xt660.com.br/member.php?u=219139) são outro nível de aventura! Os caras acampam no meio da nevasca sim! 0_o kkkk)

KKKKKKK capaz kxuera, vcs foram no inverno, complicado acampar por la nessa época!

Acompanhando esse tópico, contem ótimas informações!

Abraço

TiagoKxuera
28/09/2016, 05:53 PM
Enviei as rotas pra vc ChrisR.
Abrass,

Mayron Pohl
11/11/2016, 03:21 PM
TiagoKxuera, sera que podia enviar essa rota pro meu email tmb cara?! mayron.pohl@gmail.com

Eu e o Allan, estamos vendo de ir acompanhar o Dakar por um pedaço e estamos querendo desviar e fazer esse trajeto ae

TiagoKxuera
11/11/2016, 04:04 PM
Envio sim, claro.

barraforte
24/02/2017, 03:12 AM
Opa TiagoKxuera, quero entrar no rateio também.

Vou te mandar o email no PVT.

ABS

Dom
27/02/2017, 06:29 PM
Passeio muito maneiro! Fiz esta viagem em outubro de 2016 e minha XT dominou o deserto!