PDA

Ver Versão Completa : Dicas Rápidas de Conservação para Motocicletas

TasMotos
29/04/2010, 12:24 AM
Em nosso dia a dia a gente vai recebendo diversas informações sobre conservação de motocicletas, seja em sites, fóruns, ou revistas especializadas. Juntei varias dessas informações, fiz uma releitura delas, acrescentei minha experiência e meu pensamento e estou disponibilizando para os amigos motociclistas.

- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o seu uso freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase todos seus componentes, como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.

- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira irão funcionar como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação.

- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua motocicleta em lava rapido de veículos, normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos. As maquinas de lavar de alta pressão tem jatos d’água muito forte, e danificam peças como colméia do radiador, contatos elétricos, etc.. O “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.

- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo, pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da suspensão.

- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.

- Utilização de Chaveiros: Nunca utilize chaveiros e chaves diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda as partes onde tem contato, como da mesa da suspensão dianteira, e outras.

- Capa para Moto: O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.

- Combustível e Tanque de Combustível: Alem de utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a sofrer um processo de oxidação.

- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.

- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes, principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das pernas e das mochilas.

- Proteção Definitiva: Atualmente existem profissionais que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.

- Bauleto: O uso de bauletos é a opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.

Tomás André dos Santos - tasmotos

Pacheco Polizel
29/04/2010, 10:20 AM
Tomaz , quando usa a proteção definitiva aqueles adesivos preto fosco por muito tempo , quando for tirar eles a cola não vai ficar grudada ? tem algum produto ideal pra tirar a cola depois ? e no caso dos adesivos quando for tirar não corre risco de arrancar o adesivo junto ?

Ish Hagun
23/05/2010, 02:03 PM
Este produto é o ANTI CHIP da 3M. Difícil é achar um local que possa fazer a instalação deste filme plástico.

Capeto
18/08/2010, 04:41 PM
Pessoal,
Alguém tem alguma dica do que passar nas partes de plastico do tanque, bolha e paralama da XT, para uma melhor conservação das cores?

Anwar
18/08/2010, 11:24 PM
No paralama traseiro você pode passar silicone (Gimo ou 3M).
Na bolha passe massa de polir n.2 e depois cera (com algodão)
Nas carenagens da moto passe cera com algodao ou flanela de polimento.

Capeto
19/08/2010, 12:54 PM
Blz Anwar, vou tentar neste final de semana.
Obrigado
Abraços

Dercilio
19/08/2010, 01:31 PM
No paralama traseiro você pode passar silicone (Gimo ou 3M).
Na bolha passe massa de polir n.2 e depois cera (com algodão)
Nas carenagens da moto passe cera com algodao ou flanela de polimento.

Salve

Ouso discordar do Mestre. A cêra tb tem propriedades abrasivas, penso eu que isso não combina com os plásticos (padrão balde) das carenagens da 66R.

Para a preservação das cores: Acredito que produtos com proteção em face dos raios UV ajudem.

Exemplo:
http://www.linhagrandprix.com.br/img/produtos/prod_protetor_uv.jpg
É o que eu tenho usado (acha em supermercados).

Avante avante

Capeto
26/08/2010, 07:51 PM
Dercilio,
Agradeço também a sua dica, acabei de comprar no carrefour.
Com a cera já voltou a ficar boa, mas me interessei pelo produto e não vejo a hora de passar "na danada".
Tem alguma dica de utilização ou é só seguir as instruções da embalagem?

Anwar
26/08/2010, 08:06 PM
Eu evito ao máximo passar produtos nas carenagens da moto. Qualquer poeira vai riscar, com certeza! Acredito que a película que a cera deixa nas carenagens, ajuda a evitar riscos nas próximas lavagens e secagens. Quanto as propriedades abrasivas, isso é fato, a maioria dos produtos tem! Também evito passar silicone nas carenagens, pois quando encosta o dedo fica marcado e a poeira gruda mais facilmente. Para quem deixa a moto no sol, esse produto que o Dercílio mencionou parece ser eficiente, mas será que também não contém propriedades abrasivas? Eu acho que estas propriedades abrasivas das ceras e silicones evaporam rapidamente após a aplicação, justamente para "assentar" o produto na peça.

Ander
27/08/2010, 12:09 AM
lavo minha nega todos os sabados, sabão neutro ou algo do genero, querosene...pincel...cerveja e muita vontade, pra secar...flanela....(naum soltam pelinhos)....silicone spray....preteador nos pneus...cera....WD40 na corrente..uma voltinha pra secar e depois óleo 90, e voá lá...taum linda (pro meu gosto) como que se tivesse saindo da loja...

[]´s

Dercilio
27/08/2010, 02:04 PM
Salve

Anwar, pô Dr., assim não vale... as carenagens da tua moto estão super, ultra, mega protegidas (muito bem pintadas ao estilo "B-2 Stelth Bomber"). Ademais o Capeto perguntou sobre preservação da cor, daí respondi com um produto que impede (ou minimiza) a ação dos raios UV. E tem mais, cêra não acrescenta camada na pintura, pelo contrário ela faz um micro polimento. Para brilho (embelezamento) dos plásticos Yamarríscos tenho usado com sucesso Lustra Móveis. E se me contrariar novamente, vamô pra porrada !! :aborrecido:

Capeto, isso mesmo, conforme a "bula". Eu costumo fazer (um vez ao mês) em dia de chuva o seguinte: passo com um pedaço macio de esponja de forma generosa e deixo "curtindo"... tiro o excesso horas depois, flanela macia e depois aplico lustra móveis. Pq dia de chuva? respondo: quando "hidrato" os pláticos da motoca fico o dia todo nesse trampo e ela, parada um ou dois dias na garagem - para evitar (ou amenizar) aquilo que Anwar falou, grudar poeira no produto.

http://www.gimba.com.br/imagens/imagem.asp?codprod=9630880&h=384&w=384&tamanho=

Avante avante

azarias
28/08/2010, 12:25 AM
alguem para informar, como tirar aqueles acumulos de graxa branca naquelas partes horriveis de tirar ...longe do alcançe ....ja comprei a moto com esse problema da graxa.

Anwar
28/08/2010, 12:47 AM
Azarias,

Pincel e querosene é a solução!

marcelokia
08/03/2011, 03:11 PM
salve

ouso discordar do mestre. A cêra tb tem propriedades abrasivas, penso eu que isso não combina com os plásticos (padrão balde) das carenagens da 66r.

Para a preservação das cores: Acredito que produtos com proteção em face dos raios uv ajudem.

Exemplo:
http://www.linhagrandprix.com.br/img/produtos/prod_protetor_uv.jpg
é o que eu tenho usado (acha em supermercados).

Avante avante
esse é o melhor contra o sol!!!!!!

LVZA
08/03/2011, 04:37 PM
Uma cera liquida Grand Prix da vida passando com uma flanela de leve não causa qualquer arranhado, mesmo microscopico, pega uma flanela e passa tranquilo (inclusive nem suja a flanela). Passe no farol e bolha, essa cera é feita para uso automotivo, ou seja, para lavar e etc, tem tanto o protetor UV que ajuda a não desbotar como o efeito anti-estatico que evita o acumulo de poeira, essa mencionada acima é pra colocar no painel do carro, onde ta longe da agua. A cera propria dura um bom tempo e acha em qualquer mercado, fora que usando assim, dura eternamente um vidrinho de grand prix, gasta muito pouco pra deixar a carenagem lisinha.

Tem tambem aquelas "cristalizadoras", faz o mesmo efeito, mas a cera liquida ou mesmo a comum tem a vantagem de limpeza tambem, nas cristalizadoras, o que tiver de sugeira fica.

Uso e sempre usei assim e só alegria, minha lander 2007 ta com cor de nova. A XT foi embora zero bala tambem. Ja os arranhados do dia a dia, tão todos lá isso não tem geito, mas nenhum deles se refere a cera protetora.

Tomasini
27/07/2012, 12:12 AM
Passei silicone gel da Jimo nas carrenagens e fiocu muito bom, realçou bem a cor.

Super Teko
29/07/2012, 06:46 AM
Passei silicone spray nas carenagens e rabeta, gostei do resultado, a rabeta tava com uns arranhões que fiz quando esbarrei o tenis pra subir na moto, eles diminuiram de intensidade.

Di66
25/08/2012, 09:20 AM
comprei lustra-móveis Poliflor Spray e fiz uma geral na magrela.... ficou show de bola.... vale a pena...e custa R$ 7,00 o tubo, q deve dar para umas 3 ou 4 lavagens...APROVADO.

http://immagineblog.files.wordpress.com/2012/04/img_2262.jpg

malves81
27/10/2013, 05:28 PM
Aproveitando, agora que vendi minha Lander e comprei uma XT, tenho uma coisa que me intriga, no cano de descarga. Nunca consegui deixar o meu sem aquele vermelhão da queima. O meu tá novinho ( a moto ta nova ) e queria mantê-lo assim. Alguém sabe o que usar pra conseguir essa façanha?
PS: tô usando a cera grand prix com proteçao UV e ela, por incrivel que pareça, não cola poeira. Fica dica!

LucasVianna
27/05/2016, 12:59 PM
Passei silicone gel da Jimo nas carrenagens e fiocu muito bom, realçou bem a cor.
Tenho uma XRE, também passei Jimo nas partes plásticas (bico, painel) e ficou show. Realçou bem as cores.

gneto
19/06/2016, 09:55 PM
Ai galera ouvi falar de um produto que chama renovador de plastico pesquisei e achei varias marcas entre elas da marca wurth que é uma marca de respeito só que não conheço ninguém que tenha usado dizem que é melhor que a cera alguém ai ja usou este tipo de produto?