PDA

Ver Versão Completa : Quantos km aguenta o motor da xt660?

Anwar
21/09/2009, 03:44 AM
Desde que conheço a XT 660, nunca ouvi falar de problemas neste motor (forjado por sinal), mas aí fica a pergunta: Quantos km este motor aguenta? Qual a km da sua XT? Já soube de algum motor de XT660 que fundiu?

Foto: Motori Minarelli - 660cc
http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/motor-xt660combr.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/motor_xt660.jpg

Carlos-BSB
21/09/2009, 08:19 PM
É um motor largamente utilizado pela Yamaha. Tem ele até num Quad (acho que Raptor) MT03, Ténéré, XT's R e X.

http://www.minarelli.com/image/logo.jpg

http://www.minarelli.com/prodotti.html Parece que é um motor Italiano. Do grupo Yamaha de motores.

Minha XT660R está hoje com 41.000. Estou com ela desde 15/02/2008. Peguei com 19.761km. Fiz todas as revisões...20, 30 e 40mil Km. Ainda está engatinhando. :D Nunca ouví falar de motor das 660 fundido.

Marcio-Bsb
02/10/2009, 10:43 AM
dura a vida toda e mais um pouco! ;D

Desde que foi lançada ninguém conseguiu andar em uma 660 o suficiente para fundir o motor! http://www.thumpertalk.com/forum/images/smilies/ride.gif

Boeira
16/10/2009, 07:18 PM
Bom,

A minha ainda esta com 25 Mkm, mas acredito que o motor desta moto passe os 200 Mkm, logico, dependendo da manutenção, e da utilização!

Arnilton
16/10/2009, 08:00 PM
Qual a XT mais rodada que alguem ja viu? se eu não me engano vi uma no orkut beirando os 90 mil Km

Boeira
16/10/2009, 08:03 PM
Arniton,

Mano veio, eu conheço o Robson de Jaborá - SC, a XT 660 dele está acima de 80.000 km.

Boeira
16/10/2009, 08:03 PM
Arniton,

Mano veio, eu conheço o Robson de Jaborá - SC, a XT 660 dele está acima de 80.000 km.

Pacheco Polizel
16/10/2009, 09:27 PM
acho que não só o motor mas a moto em si depende de quem pilota se é um motociclista inteligente que cuida bem da sua maquina sempre zelando e pilotando de modo consiente ela vai durar muito tempo ou muitos kms .

um motoqueiro maluco que só quer acelerar forte ignorando qualquer possibilidade de quebra por mau uso estourando escapamento ou simplesmente não fazendo as manutenções necessárias , essa moto é judiada e vai acabar mais cedo , pode ser a melhor moto do mundo , se não cuidar estraga .

também pode acabar rápido na mão de qualquer um dos dois por alguma falta de manutenção preventiva , constantes inspeções feitas nas lavagens que se faz em casa mesmo e falta de percepção já vi muita gente fundir motor de carros e camionetes por falta de percepção , qualquer barulho anormal é motivo de atenção , se acender alguma luz tem que parar na hora senão é retifica na certa .

acho que a receita é não economizar nas trocas de óleo e fazer as revisões que consta no manual ter sempre atenção á qualquer barulho diferente e saber dosar a empolgação também ajuda a fazer durar um motor .

Talarico
26/10/2009, 12:40 PM
Rapaz pode por olio de cozinha usado na pastelaria da feira da praça da sé, q a moto roda a vida toda, e ainda seus netos vão aprender a andar nela!!

Talarico
26/10/2009, 12:40 PM
Rapaz pode por olio de cozinha usado na pastelaria da feira da praça da sé, q a moto roda a vida toda, e ainda seus netos vão aprender a andar nela!!

barriga
08/11/2009, 09:07 PM
Minha Xt esta com 218.000 km e o motor parece q ta consumindo muito oleo, o escapamento ta ficando sujo de oleo e frequentemente tenho que completar o oleo...

Carlos-BSB
08/11/2009, 10:20 PM
Barriga, 218.000km!!!!!!!!!! :o É uma heroína! Pena estar com esses probleminhas, esperados. Faz uma retífica aí. :D

Arnilton
09/11/2009, 07:25 AM
Minha Xt esta com 218.000 km e o motor parece q ta consumindo muito oleo, o escapamento ta ficando sujo de oleo e frequentemente tenho que completar o oleo...

Heroina mesmo, qual o ano dela? são isso mesmo? duzentos e dezoito mil kilometros?

Talarico
09/11/2009, 08:36 AM
Barriga, leva ela na concesionaria para fazer uma revisão baratinha, que ela com certesa vai sair como ZERA.!
Vc tiro ela 0 km?
Abraço.

barriga
09/11/2009, 10:30 PM
Uso a moto para uso diario, media de 50km por dia e finais de semana sempre vo pro litoral, mais uns 400km...fora as viajens grandes que ja fiz.

Fazer revisão não tem utilidade nenhuma, o problema dela é o desgaste natural do motor, só uma retifica salva ele...

Logo vou orçar o conserto, por enquanto nao ta dando problema nenhum fora ter q completar o oleo com mais frequencia, ainda aguenta muitos km.

Renato.Ex
10/11/2009, 08:53 AM
Barriga... Fora esse problema de completar o oleo q com essa km axo q deve ser + q normal, ela apresentou algum problema eletrico ou mecanico?

Luiz Almeida
17/11/2009, 02:10 PM
Aconselho a ficarem atentos ao nível de óleo do motor. A minha XT660 era 2007 e o Manual de Proprietário mandava trocar o óleo com 10 mil km. Evidente que não cumpri a recomendação do Manual - troquei o óleo do motor e o respectivo filtro a cada três mil quilômetros rodados.

Mesmo assim, percebi que minha moto baixava óleo. Dava para perceber por conta da quantidade de óleo que saía do motor nas trocas. Fiquei muito encucado, pois a moto não fumaçava e tampouco vazava óleo.

Na estrada (recentemente) um amigo informou-me que em momentos de aceleração nas ultrapassagens via sair fumaça do escapamento do lado esquerdo da moto. Pronto, eis a causa!

Fui a um mecânico de confiança e entendemos que a maior probabilidade seria algum retentor de válvula ressecado ou rachado. Saí da oficina falando que em breve telefonaria para combinar a execução do serviço.

Nesse espaço de tempo, fiz um test-drive em uma V-Strom 650 e gostei muito... Daí a 5 dias estava de moto nova...

A 660 era a moto no mercado nacional que melhor atendia meu tipo de uso. Dia a dia na cidade, beiras de praia e um pouco de fora de estrada leve e viagens. Pena que me desencantou com corrente perdendo o'rings com 16 mil km e o tal de baixar óleo.

É uma moto fantástica. Pena que o controle de qualidade da Yamaha do Brasil não esteja a altura.

Inté

Arnilton
17/11/2009, 02:17 PM
Aconselho a ficarem atentos ao nível de óleo do motor. A minha XT660 era 2007 e o Manual de Proprietário mandava trocar o óleo com 10 mil km. Evidente que não cumpri a recomendação do Manual - troquei o óleo do motor e o respectivo filtro a cada três mil quilômetros rodados.

Mesmo assim, percebi que minha moto baixava óleo. Dava para perceber por conta da quantidade de óleo que saía do motor nas trocas. Fiquei muito encucado, pois a moto não fumaçava e tampouco vazava óleo.

Na estrada (recentemente) um amigo informou-me que em momentos de aceleração nas ultrapassagens via sair fumaça do escapamento do lado esquerdo da moto. Pronto, eis a causa!

Fui a um mecânico de confiança e entendemos que a maior probabilidade seria algum retentor de válvula ressecado ou rachado. Saí da oficina falando que em breve telefonaria para combinar a execução do serviço.

Nesse espaço de tempo, fiz um test-drive em uma V-Strom 650 e gostei muito... Daí a 5 dias estava de moto nova...

A 660 era a moto no mercado nacional que melhor atendia meu tipo de uso. Dia a dia na cidade, beiras de praia e um pouco de fora de estrada leve e viagens. Pena que me desencantou com corrente perdendo o'rings com 16 mil km e o tal de baixar óleo.

É uma moto fantástica. Pena que o controle de qualidade da Yamaha do Brasil não esteja a altura.

Inté

Ja deu algum mergulho com a DL 650 ??

A DL é muito linda, e quando coloca os dois baus laterais e o bauleto, é linda demais; só que tb é outro nivel $$$$.

Luiz Almeida
17/11/2009, 04:58 PM
Ja deu algum mergulho com a DL 650 ??

A DL é muito linda, e quando coloca os dois baus laterais e o bauleto, é linda demais; só que tb é outro nivel $$$$.

Não Arnilton, ainda não.

A moto está amaciando.... e também tem um lado off muito menor do que a XT. Creio que terei de ser muito mais cuidadoso com a estruminha quando rodar por beiras de praia.

Este é um problema que resolverei no futuro. Tenho muita vontade de ter uma XL250 toda bem cuidada somente para curtir off road. Uma XT600 seria sonho!

Abraço

Luiz Almeida

Ulisses660
07/12/2009, 10:53 AM
Caros colegas vcs tem que ficar sempre atento sobre o nível do oleo do motor .Tando a minha como de vários colegas baixa oleo recentemente fiz uma viagem de 2000km baixou 400ML de óleo e sempre em viagem vai óleo para caixa de filtro de ar.Um grande abraço Ulisses Master Brazil Riders /Ba www.livramentomotoestrada.com.br (http://www.livramentomotoestrada.com.br)

ept.mario
07/12/2009, 08:24 PM
218.000, nao da nem para comentar.
E o estado geral dela com essa km, freios, cambio etc...
Algum problema

UNSCARRED
16/12/2009, 04:24 PM
Bom... quanto a isso o que posso dizer é que o mecânico da autorizada da yamaha me disse que a Lander 250cc chega nos 400 mil Km... Tive uma XT 600 que fundiu com 45 mil Km... mancada braba, falta de noção do mecânico que viu o filtro de ar bichado e colocou uma "gradinha" lá pra substituir e nem me avisou. Eu colocaria o original é óbvio né, mas tem gente que não sabe trabalhar e não me avisou sobre o ocorrido, então rodei com a moto na terra e ela mandou terra pra dentro do pistão rebentou tudo. Palhaçadas a parte, penso que se o mero motorzinho da lander chega aos 400 mil Km, o da XT vai embora pra lá disso, afinal pistão forjado, arrefecimento líquido e cilindro cerâmico, não tem como dá fim num motor desses né, a menos que ocorra uma eventualidade.

abráx..

Robson Jaborá/SC
16/12/2009, 05:17 PM
Amigos,
Minha XT está com 87.000 km agora, e tem baixado óleo com frequencia, na última revisão de 80.000 para 85.000, baixou uns 700 ml.
Estou monitorando com mais frequencia agora, e ela também não deu sinal de desgastes, nem mesmo de corrente de comando.
O Candango, amigo que era de Mafra e está em BSB agora teve problemas com o motor, vou pegar mais detalhes e depois posto aqui.
Abraço,

Robson Jaborá/SC
16/12/2009, 05:19 PM

Caraca barriga, tu tá rodando uma média de 120 km por dia com ela, muito bom...

Boeira
16/12/2009, 05:56 PM
Robson mano veio, sua moto está com 87.000 Km, 700 ml em 5.000 km.... eu não acho que seja preocupante.

Só para garantir mais vida util do motor(seu caso), troque o óleo antes, exemplo com 3.000 km, 0k!

everton290
16/12/2009, 07:15 PM
alguem sabe dizer quantos litros de oleo vai na 66? e qual a caracteristica do oleo?

pessoal tem uns pontos importantes pra saúde do motor que vale a pena lembrar... com certeza a maioria de vcs tem conhecimento disso mas o que eu aprendi sobre oleos gostaria de compartilhar:

eu trabalho em uma concessionária de maquinas agricolas, sou vendedor de peças (nada a ver com moto kkkkk) mas fiz alguns cursos sobre oleos oferecidos pela shell e mobil e olha, as vezes o tipo de oleo que a fabrica recomenda por incrível que pareça não é o melhor!!!
a honda por exemplo ta recomendando um oleo do tempo do imperio que é o MOBIL SUPER MOTO com API SF... depois desse oleo (SF) ja saíram inumeros oleos superiores com API SG, SH, SJ... mas talvez por um contrato da honda com a mobil eles ainda continuam usando esse velho oleo...
fiquem atentos, um oleo de boa qualidade é a garantia de longa vida ao motor... um 15w50 por exemplo facilita a partida a frio e atinge os pontos mais altos de lubrificação muito mais rapido que um 20w50... qualto mais alto o API melhor é o oleo, não é porque a fabrica recomenda um API SF que vc não possa por um de API superior (melhor)...

trocar o oleo antes da kilometragem recomendada pela fabrica tambem é importante, eles fazem uma "media aproximada" da viscosidade do oleo, mas não conhecem o tipo de carga que cada motor vai fazer, não sabem se a região que você mora é mais quente, mais fria, com mais poeira etc... então é importante trocar o oleo antes da kilometragem, em condições "severas" de trabalho!!!

e mais uma coisa: a cada troca de oleo é indispensável a troca do FILTRO!!!!
botar oleo novo e deixar o filtro velho é um erro, pq vc coloca oleo novinho e ja contamina com os residuos que ficaram no filtro velho... não queira economizar um pouco e ter prejuizo maior depois!!! trocar o oleo e não trocar o filtro é igual tomar banho e não trocar a cueca!!!!!

com certeza tomando esses cuidados da pra dobrar a vida util desse motorzão!!!

Robson Jaborá/SC
16/12/2009, 08:16 PM
Robson mano veio, sua moto está com 87.000 Km, 700 ml em 5.000 km.... eu não acho que seja preocupante.

Só para garantir mais vida util do motor(seu caso), troque o óleo antes, exemplo com 3.000 km, 0k!

Pois é Boeira!
Foi a primeira vez que apurei mais que 500 ml, vou dar uma nova testada e se acontecer mesmo, farei trocas a cada 3.000 km.
Obrigado pela dica!

Boeira
16/12/2009, 08:36 PM
Robson mano veio, sua moto está com 87.000 Km, 700 ml em 5.000 km.... eu não acho que seja preocupante. Só para garantir mais vida util do motor(seu caso), troque o óleo antes, exemplo com 3.000 km, 0k!
Pois é Boeira! Foi a primeira vez que apurei mais que 500 ml, vou dar uma nova testada e se acontecer mesmo, farei trocas a cada 3.000 km. Obrigado pela dica!

Isso ai mano, em seu caso(87 mkm) troque com 3 mkm.

ept.mario
16/12/2009, 08:44 PM
Valeu, Johonson

Arnilton
17/01/2010, 08:55 PM
Muito Massa esse filme, principalmente a parte de procurando o Nemo e do Tiozinho q passa CG

http://www.youtube.com/watch?v=Gazyc6CX3Y4&feature=related

peguei de um cara la do orkut.

zerocom
20/01/2010, 11:28 PM
JONHSON

agora fiquei curioso em saber essa questão do óleo que vc disse, então seria melhor usar o óleo 15w50, foi isso mesmo?se vc puder explicar
as especificações técnicas dos óleos, por favor fique a vontade...rsss
to pra trocar o óleo da motoca, e só não troquei ainda, pq to pesquisando qual o melhor óleo e qual que duraria mais na kilometragem...

everton290
21/01/2010, 11:00 PM
JONHSON

agora fiquei curioso em saber essa questão do óleo que vc disse, então seria melhor usar o óleo 15w50, foi isso mesmo?se vc puder explicar
as especificações técnicas dos óleos, por favor fique a vontade...rsss
to pra trocar o óleo da motoca, e só não troquei ainda, pq to pesquisando qual o melhor óleo e qual que duraria mais na kilometragem...

então cara, os oleos evoluíram muito nos ultimos anos e algumas montadoras continuaram usando oleos "antigos" por isso fiz esse comentário sobre as caracteristicas dos oleos...

pra começar o raciocinio, existem oleos MULTIVISCOSOS e MONOVISCOSOS...

os monoviscosos praticamente não são mais usados em motores, seria o caso do oleo "sae 30", "sae 40", etc... a viscosidade desses oleos funciona da seguinte forma: quando ele ta frio ele tem viscosidade 40 por exemplo, mas na medida que vai esquentando o motor, ele tende a "afinar", portanto ele é um oleo ruim porque é grosso na partida a frio, demorando mais pra chegar às partes altas do motor e pesando pra bomba de oleo, e depois que o motor ta bem quente que é onde ele deveria efetuar a maior proteção ele AFINA...

os multiviscosos acabaram com esse problema, o 20w50 por exemplo, ele é 20 quanto ta frio (W vem de Winter = inverno) e na medida que vai esquentando ele engrossa virando 50, dessa forma ele favorece a primeira partida (quando o motor ta friozão ele é 20) e vai proteger bem eliminando o atrito quando o motor ta bem quente (virou 50)...

a grande busca das companhias desenvolvedoras de oleos lubrificantes é aumentar cada vez mais a diferença entre a fase fria e quente do oleo, ou seja, quanto mais fino ele for na partida a frio mais favorecerá o motor, bomba de oleo, cabeçote etc , pra vc ter uma ideia ja existem oleos 0w40... isso mesmo, ZERO!!! isso é tecnologia hein! se não me engano algumas equipes de F1 usam em seu motores oleo 0w30 sintetico!!! e olha que os motorzinhos deles giram mais de 18.000 RPM!!!!!!

eu não vi ainda a característica do oleo original da xt 660, provavelmente por ser uma moto mais moderna ja use um oleo de boa qualidade!!!

no frasco do oleo você vai observar a viscosidade (15w50, que significa 15 quando frio e 50 quando quente) e vai observar tambem o API do oleo: o API como eu tinha comentado anteriormente é a "qualidade do oleo"... quanto mais alta as letras melhor é o oleo, possui mais caracteristicas protetoras, mais aditivos, mais resistencia ao calor, etc... exemplo: o oleo de API SF é muito, mas muito inferior ao de API SM...

bom, desculpa se ficou meio longa a coisa, eu sou meio enrolado pra explicar, mas acho q deu pra vc ter uma deia ehehheheh

Arnilton
22/01/2010, 07:12 AM
Otima dica, quando chegar em casa vou pegar um oleo novo que tenho q colocar no fogo para ver se engrossa.

everton290
22/01/2010, 08:55 AM
Otima dica, quando chegar em casa vou pegar um oleo novo que tenho q colocar no fogo para ver se engrossa.

ahauuauhauhauahuahu eu nunca fiz o teste mas se vc tiver afim faz a experiência e posta o resultado aqui pra nós hhehehehe

Ricardo cabação
02/02/2010, 11:03 AM
Pessoal,tenho uma máquina desta! é 06 e está com 19.000km,o motor ainda asovia,troco óleo a cada 2.500km,filtro de óleo a cada 5.000km,e velas à cada 5.000km,filtro de ar à cada 10000km,a moto me dá autonomia de 19,8km p/ litro tá ótimo,só nao encontrei um pneu que durasse mais que 8.000km,tô usando michelam no momento vamo ver quanto vai rodar!
BOM SE NINGUÉM PERCEBEU,A XT 660R SÓ VAI VIRAR O HODÔMETRO QUANDO BATER 1 MILHÃO DE KM RODADOS,CONFIRAM QUANTOS ZEROS TEM À ESQUERDA!! tenho certeza que a criança vale cada centavo!e feita pra durar,até mesmo mais que o piloto rs!!!!
a minha relação nunca ajustei, a danada não folga!,mas passo graxa especial p/alta temperatura,um dia sim outro não!nao marco bobeira
pra moto continuar sempre confiável,nao pode deixer nada passar de liso. UM ABRAÇO!

RICARDO CABAÇÃO

paolowo
02/02/2010, 09:19 PM
a minha está com 48000km e roda como nova,uso motul desde zero faço as trocas de vela e filtro de 5 em 5mil km ,uso power commander e ela consome em média 22 a 24km/l,lembro que uso a tampa do bujão de óleo com imã que retira as particulas de metal desgastadas do motor,quando fizer 1 milhão eu posto como estará esse motor

alan-sc
11/02/2010, 05:53 PM
Arniton,

isso, conheço ele pela internet tb

o robson do velho oeste..

esse motor pra fundir vai longe.. é tanque de guerra

abraçao a todos

Robson Jaborá/SC
22/03/2010, 01:24 PM
Arniton,

isso, conheço ele pela internet tb

o robson do velho oeste..

esse motor pra fundir vai longe.. é tanque de guerra

abraçao a todos

97600 galera, mais um mês e meio e a princesa faz 100.000. :atirando_3:

Marcel
23/03/2010, 09:41 AM
Porra, aprendi legal com as dicas do jonhson... valeu cara!

Robson Jaborá/SC
29/03/2010, 02:46 PM
:wav:

everton290
29/03/2010, 02:57 PM
Porra, aprendi legal com as dicas do jonhson... valeu cara!

cara isso que é o legal do forum, compartilhar experiências... com certeza tudo o que eu aprender vou procurar compartilhar com a galera!!!
qq duvida q tiver a nosso alcance estamos aí!
grande abraço! :icon_thumleft:

rafaelfleming
30/03/2010, 08:57 AM
Olá pessoal, já que esta se falando em óleo, me surge uma coisa que não consigo engolir na 660, a leitura é muito imprecisa. No manual a instrução é incerta, fala em 'deixe o motor ligado de 10 a 15 min, desligue o motor, espere alguns e seja o nível', quanto é alguns minutos?? Já conversei com muita gente e com o cara da concessionária, a orientação foi usar a moto no pau, deixar o motor MUITO quente, já preparar o paninho, descer da moto correndo, desligar o motor e imediatamente olhar o nivel...

Fiz isso um dia e o nível estava legal, para ter certeza que essa forma de medir funcionava, no dia seguinte medi de novo e o óleo nem apareceu na vareta...aí fica a dúvida, acreditar que esta faltando, completar e jogar óleo no filtro ou não olhar e só confiar na troca (não gosto desta opção)...

Como vcs fazem??

Abração

Robson Jaborá/SC
30/03/2010, 09:23 AM
Olá pessoal, já que esta se falando em óleo, me surge uma coisa que não consigo engolir na 660, a leitura é muito imprecisa. No manual a instrução é incerta, fala em 'deixe o motor ligado de 10 a 15 min, desligue o motor, espere alguns e seja o nível', quanto é alguns minutos?? Já conversei com muita gente e com o cara da concessionária, a orientação foi usar a moto no pau, deixar o motor MUITO quente, já preparar o paninho, descer da moto correndo, desligar o motor e imediatamente olhar o nivel...

Fiz isso um dia e o nível estava legal, para ter certeza que essa forma de medir funcionava, no dia seguinte medi de novo e o óleo nem apareceu na vareta...aí fica a dúvida, acreditar que esta faltando, completar e jogar óleo no filtro ou não olhar e só confiar na troca (não gosto desta opção)...

Como vcs fazem??

Abração

Rafael!
Esse negócio é uma m.... Vem desde as Falcons, que tem esse procedimento.
Liga, espera, segura a moto na vertical, desliga, espera, mede, repete o processo...
WTF!!!
Eu não faço mesmo, não tenho saco para essa incapacidade tecnológica, prefiro colocar mais óleo e que sobre um pouco do que seguir esses procedimentos arcaicos.

panico
26/05/2010, 02:13 PM
Galera o meu motor durou 70,000..

Aproveito pra mandar um especial abraço pro meu amigo do Clube Xt o Robson Jaborento pé rachado,,,,,

ta fazendo... hoje ta colocando a biela nova....

Mas respondendo a pergunta o que ouvi falar que é um motor pra 200,000 km!

Anwar
26/05/2010, 02:27 PM
Felipe,

Impressionante!!! Você é o primeiro que aparece com um motor quebrado aqui no clube. Parabéns! he he he
Conte-nos como conseguiu quebra-lo tão cedo!

Seja bem vindo!
Abraços.

Barah
26/05/2010, 06:43 PM
Panico, comente o que foi a quebra do motor, parte debaixo, parte de cima, biela... outros.

A propósito, numa das trocas fiz a medição do óleo retirado do motor e foram consumidos 400 ml - meu caso esse consumo é para cada 5000 km com a troca do filtro a cada 5000 km.

Atualmente aos 47000 km rodando normal.

Abs

FILIPE
26/05/2010, 07:20 PM
O meu tb a cada 3 a 5 mil rodados abaixa uns 300ml ... Dizem que é normal mais eu nao acho .

Anwar
26/05/2010, 07:31 PM
O meu tb a cada 3 a 5 mil rodados abaixa uns 300ml ... Dizem que é normal mais eu nao acho .
Qual a quilometragem atual da sua moto?

Talarico
26/05/2010, 07:37 PM

Eu nao deixo passar de 3mil km para trocar o oleo.!

Abraço Talarico.

paruvitu
26/05/2010, 11:38 PM
Li uma daquelas reportagens de uma revista sobre a 660, acho q foi internacional, que abriram o motor de uma com mais de 100.000 e mediram as folgas, variações de diametro e perda de espessura. Esta tudo dentro dos conformes e o autor citava ser um motor pra 200.000kms...

O cilindro de cerâmica prologa demais a vida desse motorzão, que tb trabalha em baixas rotações se comprarado com as super esportivas...

Talarico
27/05/2010, 09:20 AM
Li uma daquelas reportagens de uma revista sobre a 660, acho q foi internacional, que abriram o motor de uma com mais de 100.000 e mediram as folgas, variações de diametro e perda de espessura. Esta tudo dentro dos conformes e o autor citava ser um motor pra 200.000kms...

O cilindro de cerâmica prologa demais a vida desse motorzão, que tb trabalha em baixas rotações se comprarado com as super esportivas...

Vc ainda tem a revista?
Seria legal se postacemos ela aqui na Forum.!

Abraço!

Robson Jaborá/SC
16/06/2010, 07:57 AM
Galera o meu motor durou 70,000..

Aproveito pra mandar um especial abraço pro meu amigo do Clube Xt o Robson Jaborento pé rachado,,,,,

ta fazendo... hoje ta colocando a biela nova....

Mas respondendo a pergunta o que ouvi falar que é um motor pra 200,000 km!
Outro pra ti dizinfiliz...

klebercdias
25/10/2010, 12:27 AM
Colocando oleo direitinho trocando filtro vc vai andar muito
ja ouvi falar que pode chegar aos 300.000.00 km se for verdade vou morrer e o motor vai estar bruto ainda hehehehe

Alexandre
25/10/2010, 08:17 AM
Kleber, espero que estejas certo!! Mas já temos casos aqui no fórum que contradizem isso. Vamos vendo!!

Robson Jaborá/SC
25/10/2010, 08:23 AM
Pois é, tem que esperar mais algumas chegarem na casa dos 100 MKm...

Padumi
25/10/2010, 02:33 PM
Só aqui no forum tem 3 relatos de motores que não chegaram aos 90.000 km....

Robson Jaborá/SC
25/10/2010, 02:40 PM
Báh, tinha visto só um...
Então...

WGripa
25/10/2010, 04:05 PM
A minha já está pra virar 44k km... E quero mesmo os 300k km...

barriga
02/01/2011, 02:54 AM
A minha estava com 252.123km antes de eu me acidentar com ela,sai de uma festa de gole e bati na traseira de um carro ontem a noite ja chegando em casa.
Hoje negociei ela com um cara que meche com motos aqui em Curitiba, nem tive coragem de orçar o conserto, a roda veio pra traz com bengala e estorou o radiador....Vendi por R$ 13.500..e agora estou na duvida se pego outra moto ou um carro mesmo, depois desse episodio comecei a pensar mais em segurança.

Robson Jaborá/SC
02/01/2011, 08:04 AM
Caraca!
Deve ser a mais rodada do Brasil.
Parabéns.

Arnilton
02/01/2011, 09:21 AM
Seu Barriga, e vc? sofreu alguma coisa?

paruvitu
02/01/2011, 02:09 PM
A minha estava com 252.123km antes de eu me acidentar com ela,sai de uma festa de gole e bati na traseira de um carro ontem a noite ja chegando em casa.
(...)
..e agora estou na duvida se pego outra moto ou um carro mesmo, depois desse episodio comecei a pensar mais em segurança.

Pq não muda o habito e pára de misturar alcool com direção? Não pense só em sua segurança, mas tb nas daqueles que compartilham o transito contigo e tem os msm direitos.

Uma moto na mão de um bêbado é uma arma, um carro conduzido por um bêbado é uma arma de destruição em massa!

Atobá
02/01/2011, 06:40 PM
Lamento pelo acidente.
Como estava o desempenho do motor?
Consumia muito óleo?Fazia algum barulho estranho?
Esta km é a mais alta que já vi.
Quanto "pensar em segurança",que tal mudar seus habitos para continuar andando de moto.Não vai ser trocando de veiculo que vc vai resolver seus problemas.
Robson!!!!!!!!!!!!!
Depois desta,sua moto virou quase zero.kkkkkkkkkkkkkkkkk

acdurigan_piu
03/01/2011, 09:02 AM
eu faço o seguinte, oleo MOTUL 3000 a cada 2000
filtro toda troca
e na cabeça do parafuso colei um IMã com cola p/ alta temperatura da Wurth, pois o motor sempre tem tendencia a soltar cavaco e caso ele solte e não fique no filtro ele fica preso na cabeça do imã
isso aprendi nas motos KTM pois elas são assim

paruvitu
03/01/2011, 09:50 PM
MOTUL 3000 = CILADA BINO!

vc tah usando um óleo 4 gerações inferior ao Yamalube, o motul 3000 é API SG, enquanto o Yama é SL.... Ou seja vc tah paganho 20 conto num oleo importado que é inferior ao LUBRAX GP da Petrobas e custa 8 reais o litro e tem a msm caracteristica do Yamalube.

Sobre o imã acho irrisório o efeito, pro cavaco pasar pelo filtro ele deve estar furado e nunca vi filtro de oleo furar... tem gente q nem usa o filtro...

leotão
12/04/2011, 12:12 PM
Ai galera, vcs podem nao acreditar, mas a xt 600 q eu tinha antes da 660 era do ano 95 e o motor dela foi aberto pela 1 vez comigo com seus 330mil km de muito cacete, e eu acredito q ela rodaria mais uns 20 mil. Abri o motor pq estava fumando um pouco, e como ia vender resolvi arrumar. Como o motor eh o praticamente o mesmo....

JÁ VI CASO DE XT 600 (TENERE) COM 450MIL KM SEM ABRIR

MAS TB O CARA EH UM VOVÔ Q NAO PASSA DE 100KM/H (NÃO É O MEU CASO) A MINHA SO LEVA CACETE COITADINHA !!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Guilherme
12/04/2011, 01:09 PM
A minha Brutona ta com 22.400km peguei ela com 10.500km. Ano passado fui em um encontro Brasilia Moto Capital, que por sinal uns dos melhores que eu ja vi. deu mais de 150 mil pessoas. Bem voltando ao assunto conheci um cara de Brasilia que tirou uma 660 zero quilometro. ela é 2005/2005 e na época em Agosto ela tava com 140.000 km. ele ja fez muitas viagens internacional com a 660. ele me falou que ja teve varias motos.CB500/ hornet/vmax/shadow. e na epoca ele tava com a xt 660, me falou que so troca a xt dele por outra nova. que relaçao custo beneficio nao existe igual!!!! Concordo plenamente com ele. Sou 100% Fã da minha brutona!!!

Robson Jaborá/SC
15/04/2011, 04:19 PM
Lamento pelo acidente.
Como estava o desempenho do motor?
Consumia muito óleo?Fazia algum barulho estranho?
Esta km é a mais alta que já vi.
Quanto "pensar em segurança",que tal mudar seus habitos para continuar andando de moto.Não vai ser trocando de veiculo que vc vai resolver seus problemas.
Robson!!!!!!!!!!!!!
Depois desta,sua moto virou quase zero.kkkkkkkkkkkkkkkkk
Pois é,
Se ele comprou em 02/01/2005 (ano de lançamento da XT);
Rodou até o dia que postou 02/01/2011;
São 2.191 dias.
Pegando 252.123 Km, dividindo por 2.191 dias...
Ele rodou 115 km por dia, é uma boa média, com certeza.

Bom era umas fotos para analisar né?
Até para poder ter uma idéia de manutenções realizadas, correntes gastas, rolamentos trocados, etc., etc., etc.
:ler:

Jairoq
20/06/2011, 06:15 PM
18.500km, viagens de cerca de 5.000Km... Troca a cada 5Kk... Não baixou um ml de óleo... A última viagem à Chapada Diamantina com garupa, carga... Tocada sempre acima de 120km-h não baixou nada, a Bruta é boa e como cada mota tem suas diferenças, tive sorte Rs Rs Rs

Jairoq
20/06/2011, 06:23 PM
Esqueci... Média de consumo nos trechos entre 18km-l e 21km-l dependendo da tocada.

Zensurf
27/11/2011, 08:33 PM
Pois é,
Se ele comprou em 02/01/2005 (ano de lançamento da XT);
Rodou até o dia que postou 02/01/2011;
São 2.191 dias.
Pegando 252.123 Km, dividindo por 2.191 dias...
Ele rodou 115 km por dia, é uma boa média, com certeza.

Bom era umas fotos para analisar né?
Até para poder ter uma idéia de manutenções realizadas, correntes gastas, rolamentos trocados, etc., etc., etc.
:ler:

Entrando na onda dos números me veio uma conta na cabeça, o custo x benefício...

Se uma XT zero custa aproximadamente 27k talvez possamos calcular o benefício utilizado. Sem calcular o preço de revenda, custo de manutenção e combustível o Barriga teria tido 27k sw custo por 250kk de beneficio o que da R$ 0,108 reais por KM. Já o Robson que esta com uns 120kk teria R$ 0,225.

Bom eu ja estou com uma média bem alta que pretendo reduzir rápdio, paguei 23k por uma usada com 4.600 rodados. Hoje depois de 8400k eu teria uma média de R$ 2,73 que é exatamente o que ando pagando no litro de gasolina.

Resumindo, o negócio é rodar e rodar poque o custo diminui bastante e o benefício não preciso nem dizer....

Abs!

Migas
28/11/2011, 08:06 AM
Bom dia,
Temos a moto do Robinho de Itajaí - SC
Na quarta, num encontro regional, olhei a Km, tá com 156.000, só trocou óleo e filtro.
Migas

vini
28/11/2011, 09:15 AM
E a corrente de comando.

Bruno Dias Anunciação
19/06/2013, 10:21 PM
Boa noite, Galera!!

Ontem estava lendo curiosidades de nossas XTs aqui no site e hoje resolvi compartilhar com vcs!!

Minha Xt esta com 101.000km, estou com ela a dois anos e meio, peguei ja com 68.000km.

alem de manutenção normal, tenho a dizer aos amigos

No primeiro mês q estava com ela, fez um barulho do lado direito do motor, ja me apavorei néhh, algumas oficinas só escutaram o barulho e ja disseram q era biela (só para abrir o motor R$1800,00) blz, procurei um mecânico de confiança por indicações e resolvi com R$350,00, foram abertas as duas tampas do lado direito do motor, a porca da ponta do gira afrouxou, apertamos, trava nela, junta, oleo, liquido de arrefecimento e pau, kkkk, tudo blz

Estava em viagem no natal de 2012, tive problemas com bateria, parei abasteci no posto e não pegou mais, hhhhhhhuuuummmm, não era a bateria, depois de alguns testes descobri q o retificador de corrente estava carregando em torno de 12 a 12,5 quando deveria estar em 13,5 a 14, tive q trocar.

hoje esta com um barulho do lado esquerdo, quase certo que seja algo na corrente de comando, ja estou resolvendo.

fora estas coisinhas, hehehe, a XTsuda é um grau.

Valeu galera.

Paul Barrett
19/06/2013, 11:38 PM
Bruno, essa da porca do desembraio já é conhecida... tem gente que é sorteado com esse pepino, então os caras da CC já sabiam, mas queriam te extorquir assim mesmo. Infelizmente a Lei de Gerson ainda faz muito sucesso aqui nesse país. Tenho esperança que um dia isso mude...

Retificador já é um caso raro... segundo o Barah, um integrante aqui do site que entende bem de elétrica da XT, ele é muito preciso, mantendo os 14V religiosamente... quanto pagou pelo retificador?

Esse barulho na corrente de comando depois dos 100.000 é perfeitamente possivel, não deixe de voltar aqui pra confirmar. Não é nada... as Honda atuais batem corrente aos 15 ou 20mil... minha Tornado aos 20 tive que trocar o tensionador... custava uma nota o original, e não resolvia... aí coloquei um paralelo que resolveu muito bem...

E o motor? Compressão, potência etc... como que se comporta após os 100mil?

Bruno Dias Anunciação
05/07/2013, 12:36 AM
Dae blz!

Paul Barretti, o retificador eu consegui usado por 400 reais, o mecânico da yamaha escutou barulkho e disse que é biela, encostei a moto hoje para ver o que é, vou abrir.

retorno em breve

Valew

Ruy
05/07/2013, 09:56 AM
Galera.
Por todas as histórias relatadas aqui no fórum, as XTs só fundem se não tiver manutenção correta.
A moto do Barriga tava rodando com 218.000km! (http://xt660.com.br/showthread.php?56-Quantos-km-aguenta-o-motor-da-xt660/page2)
As motos que fundiram até agora foi por: falta de óleo, barulho que não se levou para ver o que era logo e quebrou peça dentro do motor, filtro de ar errado (ou sem) e cagadas de mecânicos.
A do Robson estourou o motor com 99.000km, e era uma engrenagem do câmbio que já avisava que tinha um problema.... ele arriscou tocar, deu errado (http://xt660.com.br/showthread.php?775-XT660R-Fim-de-motor-99.079-Km).
Assim galera, um motor desses só vai fundir se vier com alguma peça com defeito grave.
A dica: percebeu qualquer barulho ou comportamento diferente do motor, pára tudo, verifica tudo e leva no mecânico; às vezes uma ação simples e barata na hora evita um prejuizão depois.

Soueu
05/07/2013, 10:44 AM
Fundir, fundir, só se faltar óleo e também a falta deste associada a folgas por desgaste no motor em si, ou; camisa, pistão, câmara de explosão, biela, anéis, virabrequim e bronzinas(ou rolamentos). O desgaste pelo uso aumenta as folgas e consequentemente os atrito que fazem gerar mais calor. Ai o óleo tem de ter muita competência para lubrificar e fazer a troca de calor, caso contrário as peças se fundem.
No mais é falta de manutenção, montagem em desacordo com procedimentos técnicos, desajuste, defeitos em peças ou falta de resistência delas e também fluidos adulterados.

Soueu
05/07/2013, 10:47 AM
Esse vídeo é antigo, mas bem elucidativo > Os motores e os lubrificantes evoluiram muito, mas a os movimentos são os mesmos.

http://www.youtube.com/watch?v=XZhFPDLmFwk&list=PL3537262AA560A8EA

Eduardo Henrique
05/07/2013, 03:43 PM
Muito bom o vídeo!!
Uma coisa q parece simples mas é extremamente complexa!

Ruy
05/07/2013, 04:12 PM
Fundir, fundir, só se faltar óleo e também a falta deste associada a folgas por desgaste no motor em si, ou; camisa, pistão, câmara de explosão, biela, anéis, virabrequim e bronzinas(ou rolamentos). O desgaste pelo uso aumenta as folgas e consequentemente os atrito que fazem gerar mais calor. Ai o óleo tem de ter muita competência para lubrificar e fazer a troca de calor, caso contrário as peças se fundem.
No mais é falta de manutenção, montagem em desacordo com procedimentos técnicos, desajuste, defeitos em peças ou falta de resistência delas e também fluidos adulterados.
Sou eu: ótimo vídeo! Olhando a coisa por dentro, vem aquela dica: óleo, só use a especificação que a dona Yamaha indicar.
Fundir é um linguajar generalizado dos mecânicos, quando um motor detona e vai precisar de retífica, todo mundo diz que "fundiu", ou "tá fundido" ou "tá fundindo".

FHF
17/07/2013, 08:19 PM
Alguem aqui faz engine flush antes de cada troca de oleo? Em meus carros as vezes eu faco a "limpeza" antes de trocar o oleo...

Tem mecanicos que recomendam e ha outros que nao querem nem tocar nisso...

Bruno Dias Anunciação
24/07/2013, 10:45 PM
Blz galera!!

Precisando da ajuda dos amigos para conseguir
Jogo de juntas e kit biela para a 66.

Valew

jungletfs
08/10/2013, 06:49 PM
Olá pessoal a minha XT 660/2006 esta com 62.000 km e esta trankis, o q tenho notado é um choro de óleo na caixa do filtro??? Mas não é a primeira q faz isto, foi o q me falaram.
Não sei pq faz este choro de óleo na cx de filtro e filtro. Se alguém souber me esclareça! Valeu amigos!

Tomasini
08/10/2013, 07:32 PM
Olá pessoal a minha XT 660/2006 esta com 62.000 km e esta trankis, o q tenho notado é um choro de óleo na caixa do filtro??? Mas não é a primeira q faz isto, foi o q me falaram.
Não sei pq faz este choro de óleo na cx de filtro e filtro. Se alguém souber me esclareça! Valeu amigos!

Salve grande, tudo bem???

Cara olho na caixa de ar, normalmente é óleo em excesso...cuido bastante disso, a minha é 2009, mas volta e meia aparece um pouco de óleo por ali...acredito ser normal...o que não pode é enxarcar o filtro...

Vai tranquilo, vendi minha última com 75.000Km e o cara está rodando feliz e faceiro...

Abraço

jungletfs
08/10/2013, 07:43 PM
Valeu mano véio!

Salve grande, tudo bem???

Cara olho na caixa de ar, normalmente é óleo em excesso...cuido bastante disso, a minha é 2009, mas volta e meia aparece um pouco de óleo por ali...acredito ser normal...o que não pode é enxarcar o filtro...

Vai tranquilo, vendi minha última com 75.000Km e o cara está rodando feliz e faceiro...

Abraço

Giovani - Leão In Solo
08/10/2013, 09:02 PM
Minha moto 2006, está com 78000K.

Parece ZERO! hehehehe

Sobre o óleo na caixa é normal como disse o Tomasini.

Sempre mantenha as manutenções em dia! Seja feliz!

jungletfs
08/10/2013, 11:14 PM
Obrigado mano véio!
Minha moto 2006, está com 78000K.

Parece ZERO! hehehehe

Sobre o óleo na caixa é normal como disse o Tomasini.

Sempre mantenha as manutenções em dia! Seja feliz!

Leandro Pereira
14/12/2014, 08:52 PM
A minha XT660R - 2005, tirada em 2006 está hoje com 196mil km.
O motor tem ainda a mesma pegada de quando era nova, mas está fazendo uma fumacinha azul.
Vou ter que abrir o motorzinho.
Para aqueles que apostaram da bateria original dela, ganharam a aposta, pois o motor foi antes da bateria.
Quando for abrir, manterei os amigos informados.
Abços.

Fabricio_JLLE
14/12/2014, 09:11 PM
Muito bom Leandro, estamos acompanhando!

Ruy
15/12/2014, 01:33 AM
Galera..... conheci uma XT 600 Teneré com 250 mil km originais... Se o sangue continua bom... a 66 vai durar muiiiito!

Tomasini
15/12/2014, 08:09 AM
O duro é chegar em uma revenda e ouvir o vendedor dizer que uma XT com 62.000 Km está muito rodada e é um risco para loja receber uma moto assim...!!!!

Tikim
15/12/2014, 08:59 AM
O duro é chegar em uma revenda e ouvir o vendedor dizer que uma XT com 62.000 Km está muito rodada e é um risco para loja receber uma moto assim...!!!!

Tomasini esquenta com isso não, desde quando vendedor entende de alguma coisa parceiro? Sem querer desmerecer pois talvez aqui existam vendedores de moto, mas a maioria que vejo esses caras querem apenas $$$$$, sempre querem lucrar em cima de tudo e todos, é a mesma coisa na CC se você não tiver um mínimo de conhecimento querem te passar para trás é foda.

Tikim
15/12/2014, 09:00 AM
A minha XT660R - 2005, tirada em 2006 está hoje com 196mil km.
O motor tem ainda a mesma pegada de quando era nova, mas está fazendo uma fumacinha azul.
Vou ter que abrir o motorzinho.
Para aqueles que apostaram da bateria original dela, ganharam a aposta, pois o motor foi antes da bateria.
Quando for abrir, manterei os amigos informados.
Abços.

Muito bom ler isso Leandro, feita as manutenções em dia como tem que ser a XT é uma moto fantástica, feita pra durar e rodar é claro.

lagatixa
15/12/2014, 09:46 AM
Estou vendendo a minha XT 2008 azul com 126000Km.
Comprei ela com 54000Km, de lá pra cá nunca regulei folga de válvula nem foi mexido em embreagem e nem escova de motor de arranque.
A moto baixa um pouco de óleo, não fumaça.
Faço a troca de óleo a cada 5000Km depois dos 80000Km.
A questão de baixar óleo é relativo do uso. Pois agora estou com uma XT nova com apenas 26000Km e ela baixa óleo se a tocada for agressiva.

Giovani - Leão In Solo
15/12/2014, 07:59 PM
Nossa, que beleza. 196.000Km!!!!

A minha com 104.000 achava que estava no limite...Com essa informação começo a sentir a moto zerada...

Comparo quando me acho meio velho e converso com alguns membros do grupo...kkkkkkk

Zenden
17/12/2014, 07:46 AM
Nesse momento a moto retribui os cuidados e observância das trocas de filtro e óleo nos intervalos certos.

Paul Barrett
18/12/2014, 04:09 AM
196.000km... essa camisa de cerâmica é boa mesmo... acho que abrir só pra trocar anéis, retentor de válvulas ou alguma coisa de rolamentos de biela/comando... já foi trocada alguma peça, tipo corrente de comando?

Algum barulho anormal ou tudo como era antes? Falando dos anéis, se estiverem desgastados compensa trocar, não só pela perda de compressão e queima de óleo, mas podem quebrar e riscar a camisa, e aí não tem cerâmica que aguente...

Boa sorte aí com o motor... posta umas fotos dele aberto se der...

TiagoKxuera
18/12/2014, 07:14 AM
Caraca!
Motinha pau pra toda obra mesmo!
Abrass,