PDA

Ver Versão Completa : Estrada Real - Expedição dos Diamantes

Ruy
11/08/2014, 09:24 PM
:salve: Amigos...

Está chegando a época de por o pé na estrada... ou os pneus!:hihihi:
Em setembro vou fazer o Caminho dos Diamantes da Estrada Real... Com a correria do trabalho:rejeitar:, pouco avancei no estudo do roteiro:ler:, peguei algumas poucas dicas e a data está chegando. Escolhi esse caminho por indicação do Mestre Atobá e do Pirajú, pois pretendo gastar 11-12 dias de viagem somente, tirando 3 dias totais gastos na ida e volta, sobrarão 8-9 dias de Estrada Real, e segundo eles é o caminho mais indicado para este tempo.
Bom, pretendo sair de Diamantina e ir até Ouro Preto, estou seguindo as informaçõe do http://www.estradareal.tur.br/ e de relatos.
Assim, alguém tem dicas de:
- pontos turísticos
- hospedagem (hotelzinho ou camping) :dormindo:
- e lógico... de boa comida mineira?

Já deixo prometido muitas fotos aqui! :hihihi::campeao::danca:
E estarei novamente fazendo campanha para doações ao Hospital de Câncer de Barretos!
Obrigado!!

3M@
11/08/2014, 10:10 PM
Ruy, final de fevereiro de 2015 pretendo fazer esta viagem também. Vou fazer Paraty-Rj/Diamantina. Que bom que vc vai, aí tu me da umas dicas blz? Vai ser minha primeira viagem de moto.

Gabriel Garcia
11/08/2014, 10:33 PM
O Tomasini acho que fez um roteiro parecido.
Daqui a pouco ele aparece por aqui.

Nirlei
11/08/2014, 10:53 PM
Ruy, fiz o Caminho dos Diamantes dos dias 19 a 24 de Julho, de jipe, com a família. Vai que é show! Pena que grande parte já está asfaltada. Hospedagem foi tranquilo (não reservei nada em lugar nenhum). Pernoitei em Diamantina, Conceição do Mato Dentro, Mariana e Ouro Preto. Diárias variaram de 130,00 a 200,00 (eu, a patroa e o filhote). Pontos turísticos, como o tempo foi meio curto, ficou restrito nas redondezas do caminho original. Não deixe de visitar o Santuário do Caraça. Lugar que traz uma tranquilidade bacana.
Ao todo, foram 1.650 km. Agora, é ter tempo para fazer o Caminho Velho, de Ouro Preto a Paraty.
*** Não se preocupe com a alimentação. Em Minas, come-se bem, gastando pouco.
Para não poluir o tópico, se quiser ver as fotos, estão no link do 4x4brasil:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/141992-estrada-real-caminho-dos-diamantes-de-diamantina-ouro-preto.html

Grande abraço.

Ruy
12/08/2014, 12:49 AM
:salve: Nirley!
Show de fotos! É pra animar....kkkk
Dicas anotadas!

Saulo WDS
12/08/2014, 08:14 AM
Grande Ruy

O Caminho dos Diamantes é uma viagem na viagem!
Dez dias serão perfeitos para esta Trip, passe pelo menos dois dias em Milho Verde conhecendo toda região das nascentes do Jequitinhonha.
Depois que experimentar o pão de queijo feito com queijo da região do Serro te garanto que nunca mais sera o mesmo, só de lembrar já me sinto mais gordinho!!

Em Milho Verde tem a Pousada do Seu Morais
Comida mineira legitima, dedo de prosa regada a cachaça na beira do fogão a lenha. Pensão completa e bem baratinho, vai lá depois tu me diz!

https://lh6.googleusercontent.com/--DuTvd1pEYM/UEPa5lBXWVI/AAAAAAAAGBU/y94kMzRd_mk/w722-h577-no/P1060646.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-BLotHyaRoOo/UEPadb605II/AAAAAAAAGEc/4JfpfQk1TFw/w769-h577-no/P1060629.JPG

Lá em diamantina o Ultimo Marco da Estrada Real no Caminho dos Diamantes fica bem em frente uma luxuosa pousada,
se achar que o Caminho valeu a pena comemore por lá e gaste sem moderação. kkkkk

https://lh4.googleusercontent.com/-oRrlhKTKtw8/UEPkVD04EQI/AAAAAAAAFyg/2Ts7-zprPJY/w866-h577-no/P1060750.JPG

Marco Zero da Real em Diamantina, enfrente a Pousada que eu te falei.

Uma duvida, você vai até Diamantina e volta pela Real sentido Ouro Preto ou vai a Ouro Preto e segue para Diamantina?
Parece que não mas faz muita diferença eu prefiro a segunda opção Ouro Preto Diamantina.

Você vai Solo? se for, prepare se será tomado pela mais pura emoção.

Nirlei

Eu vi as fotos lá, que espetáculo!! Parabéns pela Trip! Senti saudades da minha Band.

Ruy
12/08/2014, 10:53 AM
Grande Ruy. O Caminho dos Diamantes é uma viagem na viagem!

Saulo!
Agora tá dando coceira para a viagem chegar logo.
Minha idéia inicial é fazer Diamantina - Ouro Preto, pois sempre gosto de ter um caminho mais curto para a volta pra casa, para mim não faz muita diferença (pois aqui é longe de lá por qualquer lado que se comece), mas para os possíveis 3 companheiros de trip é mais perto (são tudo pro lado de SP/capital).
O que vc me fala que daria de diferente fazer ao contrário?
Pretendo não ir solo, há 3 candidatos a companheiros de trip, mas de qualquer jeito eu vou.
Obrigado!

Nirlei
12/08/2014, 11:23 AM
Fiz exatamente como você pretende, Ruy. Daqui a Diamantina (+/- 600 km) num dia. Depois, vim descendo até Ouro Preto. Prepare-se para muita poeira, trechos com areião, cuidado para não se perder na plantação de eucaliptos, e muitas obras nas estradas. O trânsito das cidades estão meio caóticos, devido às obras e a mineração. Abortei um trecho, que passava em Itapanhoaçanga, pois já estava tarde e as informações que tive era que não estava passando (não sei se era verdade). Os marcos nas cidades são confusos ou inexistentes. Quase ninguém sabe dar informações sobre eles. Uma pena.
Botei o tracklog no GPS e fui seguindo. Ajudou bastante.

Abrass, já com saudades da E.R.

Abrass.

Robinho Itajai
12/08/2014, 01:25 PM
Com certeza muito divertido esse percuso amigo ruy!
Acompanhando e curtindo por aqui essa trip!
Grande abraco!

Robinho Itajai
12/08/2014, 01:30 PM
Puxa saulo! Me deu ate vontade de sujar a tenere de barrinho vermelho
Como a sua... e um aventura inesquecivel!

Anwar
12/08/2014, 04:30 PM
Que bacana Ruy! Quero um dia fazer essa mesma expedição e me basear na tua experiência. Já estou de olho no teu planejamento...

Saulo86
12/08/2014, 08:57 PM
O caminho dos Diamantes dizem ser o mais bonito.

Fiz alguns trechos do caminho velho , Ouro preto - Paraty, foi show !!

Giovani16
12/08/2014, 11:22 PM
Vou acompanhar por aqui Ruy, também quero um dia fazer a ER, deve ser show.

Desde já faça uma excelente viagem e fotografe tudo e nos mostre aqui.

Abração.

Nirlei
13/08/2014, 09:17 AM
A E.R. já está no Google Street View! Pelo menos parte dela. Dá pra matar saudade dos lugares por onde passamos.

Abrass.

Tomasini
14/08/2014, 09:09 PM
Sucesso na trip, grande Ruy...

Fiz um trechinho pequeno, mas saboroso, da Real...(dicas dos ilustre amigos Saulo WDS e Atobá).

Não deixe de se fartar com o legítimo feijão tropeiro e o doce de leite batido...esse último, sensacional...

Se passar perto de Prados, vá a Bichinhos e almoce no restaurante da Angela (dica do Saulo). O caminho é um off show (parte do caminho velho) e a comida é sublime.

Acompanhando.

Abração.

Ruy
14/08/2014, 10:58 PM
Sucesso na trip, grande Ruy... Não deixe de se fartar com o legítimo feijão tropeiro e o doce de leite batido...esse último, sensacional...
Tomasini, já tô bem preocupado com essa comida mineira... capaz de ter que ir aumentando a calibragem dos pneus conforme aumenta o peso do piloto...kkkkkk!

Saulo WDS
15/08/2014, 08:09 AM
Sucesso na trip, grande Ruy...

Se passar perto de Prados, vá a Bichinhos e almoce no restaurante da Angela (dica do Saulo). O caminho é um off show (parte do caminho velho) e a comida é sublime.

Abração.

Mês passado meu filho estava na duvida se ia dar uma volteada de Moto para conservatória no Rio ou Tiradentes - MG
Como eu sei que ele gosta de uma boa mesa fui logo dizendo do restaurante da Ângela, então ele foi a Tiradentes!!
De lá ele me ligou dizendo que estava almoçando de joelhos de tão boa que era a comidinha mineira.

Lá próximo de Bichinhos tem um outro restaurante muito bom é o Pau de Angu , fica num sitio na beira da ER.
Já que o Rui vai recalibrar o pneu em cada curva mesmo, que passe pelo dois então!

Ruy
18/08/2014, 10:01 PM
Amigos.
Vou aproveitar esta viagem e, de novo, fazer campanha para o Hospital do Câncer de Barretos... sou insistente e vou repetir a dose da viagem ao sul de 2013.
Então povo, me aguardem, pois nessa parte sou bem chato....kkk
Segue um vídeo para vocês conhecerem o trabalho do hospital com as crianças. Quem se comover e quiser doar, é via internet, simples: www.hcancerbarretos.com.br/doacoes

https://www.youtube.com/watch?v=V-hkleMf-X0

Ruy
21/08/2014, 11:04 PM
Galera... incrível... eu tava achando que ia sozinho nessa trip.
Mas, como é o mundo do motociclismo, os amigos vão chegando, vão chamando outros.
Já somos 5 motos na trip:
Ruy - Negona XT66
Caio - 650 GS - meu brother irmão de anos e parceiro no Atacama
Karla - Té250 - parceira de EN Canastra
Robertão - 1200 GS - novo amigo a conhecer
Rosa - F650 - nova amiga a conhecer

Paul Barret... vombora?

Tomasini
21/08/2014, 11:08 PM
Que bom Ruy...

" A felicidade só é completa se for compartilhada".
(Alexander Supertramp - Into The Wild)

E a flag, apareceu???

Ruy
21/08/2014, 11:20 PM
Professor... flag em casa... esperando anciosa a trip!
Obrigado!

Ruy
27/08/2014, 06:16 PM
:salve: Amigos!
Estudando e estudando, segue o roteiro, era para ser resumido... mas a vontade de ver tudo prejudicou a elaboração dos trechos.
Viagem relativamente curta, 400 km e 6-7 dias. Mas a prioridade é conhecer, pisar, nadar, ver, respirar, contemplar, tirar muitas fotos e se o objetivo de voltar com um grande sorrindo dentro do capacete, na volta pra casa, for atingido... é bom demais!

Galera, ainda estamos aceitando dicas!
Paul Barret? Vombora?

Roteiro Resumido
Caminho dos Diamantes - Estrada Real - MG

DIA 1 - SÁB - CHEGADA EM DIAMANTINA
Pegar Passaporte
Casa de Chica da Silva
Casa JK
Casa da Intendência
Chafariz
Museu do Diamante
Mercado Velho (sábado)
Igrejas

DIA 2 - DOM - DIAMANTINA - SERRO (63,88 km)
Diamantina:
Caminho dos Escravos (trecho original de pedras)
Vila do Biribiri e Cachoeira dos Cristais
Frango ao Molho Pardo do Raimundo Sem Braço (Biribiri)
Localizar 1º Marco - Pousada do Garimpo
Gruta do Salitre
Gruta Monte Cristo
Calçamento de pedras - estrada de tropeiros
Povoado de Vau
São Gonçalo do Rio das Pedras:
Cachoeira do Comércio
Cachoeira Grota Seca
Igrejas
Milho Verde:
Aduana
Vista da Serra do Espinhaço (atrás da Capela do Rosário)
Cachoeira do Piolho
Cachoeira do Moinho
Cachoeira do Carijó
Sítio do Lageado (com Cachoeira do Lageado)
Trilha até Três Barras com calçamento original
Parque Estadual do Itambé
Igrejas
Três Barras:
Igreja de Três Barras

3 - SERRO - SEG - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO (83,56 km)
Serro:
Casa dos Barões
Casarões
Chafariz
Igrejas
Museu
Igrejas
Alvorada de Minas:
Cachoeira da Campina
Itaponhacanga:
Rio do Peixe
Santo Antônio do Norte
Córregos:
Igreja Matriz

4 - TER - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - ITAMBÉ DO MATO DENTRO (62,37 km)
Conceição do Mato Dentro:
Poço Piraquara
Cachoeira do Mutambo
Balneário Piscina de Água Quente
Lago das Ninfas
Parque Salão das Pedras: Colinas da Paz
Poço Azul
Cachoeira Três Barras e Balneário Córrego do Baú
Serra do Cipó
Igrejas
Morro do Pilar:
Cachoeira das Pedras
Cachoeira do Lageado
Cachoeira do Pica Pau
Cachoeira do Tombo
Rio Preto (com camping)

5 - QUA - ITAMBÉ DO MATO DENTRO - COCAIS (70,67 km)
Itambé do Mato Dentro:
Cachoeira do Funil
Cânion e Cachoeira Serenata
Cachoeira das Crioulas
Cachoeira do Lúcio
Cachoeira da Vitória
Serra do Cipó - Pico do Itacolomy (trilha a pé)
Ipoema:
Museu do Tropeiro
Bom Jesus de Amparo

6 - QUI - COCAIS - MARIANA (102,19 km)
Cocais:
Sítio Arqueológico Pedra Pintada
Cachoeira Pedra Pintada
Barão de Cocais:
Rancho do Cowboy
Santa Bárbara:
Museu Afonso Pena
Catas Altas:
Bicame de Pedras (Ruínas de Aqueduto)
Cachoeira do Meio
Cachoeira Santo Antônio (Bileto)
Complexo Santuário do Caraça
Santa Rita Durão
Camargos:
Cachoeira de Camargos

8 - SEX - MARIANA - OURO PRETO (11 km)
Mariana:
Cachoeira Matadouro
Estação Ferroviária - Maria Fumaça até Ouro Preto
Passeio de trem da Vale
Cachoeira do Ó no Distrito de Monhsenho Horta: praia, camping
Museus: Música, Arte Sacra
Pelourinho
Órgão da Sé
Mina da Passagem (maior mina de ouro do mundo)
Ouro Preto:
Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas (camping seguro)
Mirante do Morro São Sebastião
Trilha do Chafariz.
Museu do Aleijadinho
Congonhas:
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (doze profetas de Aleijadinho)

Zé Graff
27/08/2014, 06:28 PM
Puxa vida ... show heim !

TiagoKxuera
28/08/2014, 08:55 AM
Ruy, se eu estivesse de férias, te acompanharia nessa trip.
Já fiz o caminho velho inteiro e agora queria fazer o dos Diamantes. mas para esse ano a temporada de viagens acabou. =(
Bora trabalhar e pagar as contas. kkkkk
De qualquer maneira, vou na garupa virtual.
Boa viagem. Depois vou pegar todas as suas informações e salvar. hehehehheeh
Abrass,

Nirlei
28/08/2014, 10:00 AM
Show de bola, Ruy. Pena que pra mim, não deu para contemplar todos os atrativos relacionados à Estrada Real, pela falta de tempo. Mas voltarei, com certeza. Vale muito a pena.

Grande abraço.

Leão
28/08/2014, 10:21 AM
Ruy, excelente o cronograma, os locais devem ser fantásticos, tive a oportunidade de ver alguma coisa como em Ouro Preto e Congonhas por exemplo.

Boa viagem.

Ruy
29/08/2014, 07:48 PM

Puxa vida ... show heim !
Zé, espero que seja um grande show, de fotos, de aventura e de novos amigos!

Ruy, se eu estivesse de férias...
Tiago... bem que para motociclistas a Lei Trabalhista podia colocar 60 dias de férias né? Cara! 20 dias não dá nem para ir na Bolívia direito! :hihihi: Mas uma semana acho que quebra o galho na ER... Vombora!

...Pena que pra mim, não deu para contemplar todos os atrativos relacionados à Estrada Real, pela falta de tempo. Mas voltarei, com certeza. Vale muito a pena.Grande abraço.
Nirlei, pelo que estou vendo a Estrada Real é lugar para se voltar 3, 4, 5 vezes, pois com certeza, não dá para ver tudo uma vez só! Nem fui e já estou planejando voltar!..rss

Ruy, excelente o cronograma, os locais devem ser fantásticos...
Amigo Leão... estou babando nas fotos que vejo na net... ao vivo sempre é melhor! Obs: ouvi dizer que lá os negócios imobiliários estão aquecidos essa época, mas não estou interessado em adquirir nada esse ano! :hihihi:

Giovani16
29/08/2014, 11:21 PM
Que belo roteiro meu amigo Ruy, com certeza será uma bela viagem.

Acompanhando...

Ruy
09/09/2014, 05:04 PM
Amigos... o deslocamento de volta da trip, inclui uma passagem por Belo Horizonte, visto que é uma capital, com toda sua beleza, mas também problemas, o que os belo horizontinos me dizem de passar por lá com uma XT660? Arriscado? Perigoso?
Se não for por BH, vai aumentar o trecho por estradinhas menores (o que também não é ruim), mas na volta pra casa a gente sempre quer o mais curto e rápido.

Ruy
10/09/2014, 09:25 AM
Partiu a Expedição Caminho dos Diamantes: Karla Cps, Rosa Freitag e Roberto Carlos Kurs já na estrada!
Bandeira Azul rodando com a Karla!http://xt660.com.br/images/ttf/azul/bandeira.png
Eu saio na sexta, encontro eles lá... Bandeira Special Ops vai rodar, em prol do Hospital de Câncer de Barretos! http://xt660.com.br/images/ttf/special_ops/bandeira.png
Duas bandeiras na mesma trip... vai ser show! http://xt660.com.br/images/ttf/azul/bandeira.png + http://xt660.com.br/images/ttf/special_ops/bandeira.png
Peço boas vibrações dos amigos xt660 para que a viagem seja tranquila!
Vombora!

Zé Graff
10/09/2014, 09:54 AM
Sucesso na trip a todos. Acompanhando

Leão
10/09/2014, 10:38 AM
Boa viagem amigos, será uma belo passeio ainda mais com duas bandeiras e uma delas com tão nobre missão!

Abraçoooooooooooooo. TRAZ UM DIAMANTE PRA MIM!!!

Paul Barrett
10/09/2014, 02:27 PM
Boa viagem pra vcs Ruy... vai ser uma daquelas viagens que vc não esquece...

Única coisa que não estou gostando é não estar indo junto, mas ano que vem tem mais...

Abraço e suerte!

Nirlei
10/09/2014, 02:36 PM
Boa viagem! Garanto que vão gostar tanto (ou mais) quanto eu.

Abrass.

Ruy
10/09/2014, 04:30 PM
Leão... tô indo lá pra ver se fico rico! Enquanto os companheiros vão viajar e tirar fotos, vou ficar uma semana procurando ouro ou diamantes! Do que eu achar, mando 10% pra você..kkkkk

Paul... você vai fazer falta, então... fica responsável para arrumar outra desculpa para a gente andar de moto!

Nirlei, tô passando aí na sexta a tarde... guarda o jipe, pega a moto e vombora!

Tá aí os amigos que já começaram a trip... Me esperem! Tô acabando umas planilhas aqui... e já vou!
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/16105_693108660796679_4018442521300856345_n.jpg?oh =4cd4b436f943edcf80d88f8db373435e&oe=54866D9F&__gda__=1422695284_cab95d386c268057f3dc6a99a78c0b4 2

Nirlei
10/09/2014, 05:05 PM
Eita Ruy! A vontade é muita. Mas, por hora não dá pra mim. Se precisar de alguma coisa por aqui, é só dar um grito.

Abrass.

Junior Cejota
10/09/2014, 10:10 PM
Parabéns vá com deus e tire bastante fotos.

Ruy
11/09/2014, 03:07 PM
Parabéns vá com deus e tire bastante fotos.
Valeu Cejota... foto é o que não vai faltar, já separei 6 cartões SD.... rsrsrsrs... Abraço!

Ruy
11/09/2014, 03:19 PM
:salve: Galera...
Qual não foi minha feliz surpresa hoje, quando convidei no Facebook um amigo para fazer uma colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos.... ele me pediu o site e de repente sumiu... depois de uns 5 minutos, voltou... o cara parou tudo e foi ao banco fazer a doação. Quando voltou, nos rápidos 5 minutos depois, postou isso:

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/1655946_740886612625970_409876549662311631_n.jpg?o h=a5f98d87f3842c2462503f6933dd2f91&oe=54D0DEFB

Obrigado BELO PANCAS!!!!!!!!
Tú é :ninja::ninja::ninja:!

Para doar: www.hcancerbarretos.com.br/doacoes (http://www.hcancerbarretos.com.br/doacoes)

BeloPancas
11/09/2014, 03:36 PM
Oh Ruy, se soubesse que iria publicar tinha caprichado na letra. Ruy eu agradeço de coração por ter me convidado a participar de uma ação tão nobre como essa. Parabéns pelo trabalho de divulgação do Hospital de Câncer de Barretos. Convido agora os demais amigos para aderirem a campanha.

Ruy
13/09/2014, 06:52 AM
:salve:Amigos!
Agora sim estou na estrada, indo me encontrar com os outros 3 companheiros de viagem.
Antes uma parada em Barretos para cumprir uma etapa importante dessa trip, a parte social. Entreguei ao hospital os recibos das doações que consegui. Foi mais de hora conversando e descobrindo a importancia desse lugar, principalmente para crianças, fiquei chocado ao saber de certas estatisticas, por exemplo, no Brasil sintomas de câncer em crianças são interpretados pelos medicos como: "dor de criança crescendo", virose, "dorzinha",manha, enjoeira, virose, etc; com isso, o que seria 90% curável precocemente, se torna dor e sofrimento. Peguei um bom material sobre esse assunto e acho que os papais aqui do forum vao gostar de ler, quando eu acabar a trip dou um jeito de repassar.
Bom, segue o deslocamento até Diamantina, passei por Passos, Furnas, Restaurante do Turvo - saudoso ER! Dormindo na empoirada Capitolio, de frente para o lago. Vombora! (Erros de portugues é tudo culpa do tablet...rsrsrs)

https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10606051_1488580324732231_2800451295942551895_n.jp g?oh=4a4da5b6edc2fedf5de7178303ed605d&oe=5484D223

https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10649636_1488622371394693_3140772981102263924_n.jp g?oh=eb3f19f49d10fa3229825eee6fd4a408&oe=54921227

***BQN***
13/09/2014, 07:57 PM
Ruy, vou ler com certeza esse material que tem em mãos. Faça uma ótima viagem e que Deus o acompanhe.

E erros de português... são pagos com fotos!!! :icon_thumleft:

Ruy
15/09/2014, 07:33 AM
Sábado me encontrei com os outros amigos da trip. Como havia uma notícia de que as estradas até Milho Verde tinha trechos intransitáveis, devido às obras de asfaltamento, a galera decidiu dar a volta por asfalto. Eu resolvi verificar, se fosse muito ruim, eu voltava atrás deles. Por sorte estava tudo OK! Visitem a ER antes que asfaltem!

Nirlei
15/09/2014, 09:38 AM
Pois é Ruy. No futuro deverá sobrar muito pouco do trecho da E.R. sem asfalto. Uma pena (pra nós). Mas pra quem mora na região e depende das estradas, não deixa de ser uma boa.

Grande abraço.

Saulo WDS
15/09/2014, 08:05 PM
Beleza Ruy !! Estou longe, porem acompanhando sua Trip, na volta quando estiver voltando para São Paulo vou descer pela ER.

Bote muitas fotos ai!!

Ruy
15/09/2014, 09:00 PM
Galera, hoje sai de Milho Verde e visitei a Cachoeira do Moinho. Não achei a do Piolho. O combinado era encontrar os amigos Karla, Rosa e Robertao em Conceição do Mato Dentro. Em Conceição visitei o Balneário de Águas Quentes, apesar do nome é uma piada o lugar, um corguinho, com umas picininhas de concreto abandonado, nem desci da moto. O salão de pedras é um conjunto de pedras grandes espalhados em um vale, da para tirar umas boas fotos com a moto no meio das pedras. Aliás, Conceição é a menor cidade mais congestionada do mundo, é muita caminhonete, ônibus e caminhão de minerações nas ruas, fiquei 15 minutos parado num engarrafamento, e de moto! No fim do dia, más
notícias, as meninas estão passando mal e os três amigos deixaram a ER, então, vou seguir solo e encontrar eles no final. Fotos? E as fotos? Meus eletrônicos, cabos e carregadores resolveram dar pau todos ao mesmo tempo... Não consigo publicar no Face para depois por aqui, mas assim que der eu encho o servidor do fórum de foto!! Amanhã: a maior cachoeira do mundo de Minas Gerais!

Ruy
15/09/2014, 09:37 PM
Saulo... Fiquei na pousada e conheci o Sr. Morais... Gente finíssima, ficamos no bate papo até tarde! Em Milho Verde: Pousada do Morais!!!!!

Monteverdi
16/09/2014, 01:46 PM
Eita passeio bão!! Quero muito fazer a estrada real!! Sô Rui, se passar por Itabira ou desviar por BH, estou à disposição para qualquer ajuda!

Poste mais fotos, para nos deixar com água na boca!

Inté!

Ruy
17/09/2014, 12:15 AM
Galera, ta complexo copiar os links por celular p copiar aqui. As fotos virao nais tarde.
Hije continuo solo, Karla, Rosa e Robertao foram p Carrancas.
Hoje fui na Cachoeira do Tabuleiro, demorei para achar, pois como na maioria das cidades turísticas sempre há placas indicando o caminho, mas de repente elas somem, e aqui não é diferente, errei o caminho. Na portaria da cachoeira, $10,00 para entrar, 1:30h para descer em pesada trilha a pé, e depois 1:30h voltar. Esse passeio vale a oena, mas o melhor é chegar logo q a portaria abre (8:00h). É show,

http://2.bp.blogspot.com/-gEofpJOH4OM/VCHT6tYZF9I/AAAAAAAAERE/uLvzF6FxZJM/s1600/DSCN2672.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-dUrmMgraCRw/VCHWriS-ruI/AAAAAAAAERw/B3wd7Be3mCM/s1600/DSCN2690.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-2Ee5NjiBe0k/VCKqemp0PgI/AAAAAAAAETE/59Xv9tZaauw/s1600/DSCN2700.JPG

TiagoKxuera
17/09/2014, 02:08 PM
Vai mapeando que em dezembro eu vou fazer o mesmo roteiro!
hehehhehehehheehhe

tsbega
17/09/2014, 04:18 PM
Que aconteceu com a Karla e a Rosa ?

Ruy
17/09/2014, 07:53 PM
Galera!
Kxuera, to guardando todas as infos, depois vou organizar esse tópico direitinho.
Tsbega: a Karla já tava meio ruim do estômago, e comeu um frango no molho, a coisa desandou num piriri danado, a Rosa ta de companheira e o Robertao ajudando, eles foram para Carrancas fazer uma trip mais light. Vou ver se encontro com eles em Ouro Preto.
Galera, a coisa aqui ta assim: meu GPS fica num piiiii piiii o dia todo (problemas com o cabo), minha câmera fotográfica leva 8 horas p ter uma carga completa (mas ta indo), o tablet roubado das filhas não tem memória (já apaguei tudo o q tinha e nada), só estou me comunicando via celular. Mas já resolvi o problema, passei o roteiro todo numa folha de caderno, comprei uma máquina com filme e a pilhas, e vou fazer os relatos em papel almaço (ou datilografado, se achar uma máquina de escrever), e depois mando tudo para o General.....kkkkk. A única tecnologia moderna q ta dando certo aqui até agora é a ECU da Negona...kkkkkk

Ruy
17/09/2014, 07:56 PM
To conseguindo por fotos no Face: www.facebook.com.br/caminhodosdiamantes2014

TiagoKxuera
17/09/2014, 08:27 PM
ECU da negona!
Boa!
Valeu RUY!
kkkkkkkkkkk

Ruy
20/09/2014, 12:19 PM
Galera! Finalmente Ouro Preto! 400 km de terra, pó, buracos, curvas, mas de paisagens, história e gente incrível! Ontem terminei a trip. Finalizei com sucesso minha campanha do Hospital de Câncer com a ajuda da flag Special Operations, que agora já está guardada esperando nova ação social de algum amigo do Fórum! Ontem a noite me encontrei com a Karla e o Robertão em Carrancas, bom churrasco, bom papo e cultivo de amizade! Hoje ... Estou a caminho de casa, pilotando e matutando... Qual a próxima?!
Assim que der vou colocar todas as fotos que tirei aqui! Bom fim de semana meus amigos!

Nirlei
20/09/2014, 01:05 PM
Bacana Ruy! Vamos aguardar os causos e as fotos.

Abrass.

***BQN***
20/09/2014, 02:48 PM
Que bom que deu tudo certo, Ruy.

Volte na paz!!!

Zé Graff
21/09/2014, 04:32 PM
Blza Ruy.
Parabéns pelo sucesso da trip

LuizLima
21/09/2014, 09:39 PM
Parabéns!!!!! bom retorno e fotosssss!!!! . . . . . .

Ruy
22/09/2014, 09:27 AM
Galera, lá vão os causos e as fotos então...

1º Dia - 12/09/2014 - Araçatuba à Capitólio
O grupo dessa viagem seria formado por Ruy, Caio (amigo-irmão de faculdade), Karla Cps, Rosa e Robertão, cinco motocas na estrada.
O Caio, por emergências de trabalho teve que abandonar o projeto (bem contrariado). Por outro lado a Karla, Rosa e o Robertão saíram 2 dias antes de mim, pois queriam visitar o Parque Estadual do Rio Preto. Eu, como estava aproveitando uma semana de férias, só pude sair na sexta (dia 12/09).
Como estava realizando uma campanha para o Hospital de Câncer de Barretos, junto com a bandeira Special Operations, passei lá para entregar os recibos das doações que consegui, uma garrafa pet com lacres de alumínio e pegar material informativo para agregar à minha campanha.

http://1.bp.blogspot.com/-ZBIoKtbsWvY/VB85rbCpusI/AAAAAAAAD-Q/t4UbnZCRmN8/s1600/IMG_2010.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-wwdLLsxgvW0/VB85-1E7RcI/AAAAAAAAD-Y/nUetKUOMCgI/s1600/IMG_2018.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-1z2NnMrvdns/VB86a2pxfEI/AAAAAAAAD-g/OnR9MIzYT68/s1600/DSCN2382.JPG

Pessoal, muito show, ficamos mais ou menos uma hora conversando sobre o trabalho do Hospital, é de arrepiar o que eles fazem por lá (mas isso eu vou colocar no tópico da Special Ops).
Almoço com a mãe em Barretos, bom demais.
De Barretos segue viagem para tentar dormir em Minas, o mais perto possível de Diamantina, viagem tranquila, se não fossem pela grande quantidade de incêndios na beira da estrada, momento tenso em um local onde tive que pilotar uns 50 metros com visibilidade zero por causa da fumaça e sem respirar.

http://1.bp.blogspot.com/-g50_8kjb9dI/VB9wIwNQR1I/AAAAAAAAD-w/WCsxzCiMyhg/s1600/DSCN2384.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-QBaxdHC0-5U/VB9wx2FvR-I/AAAAAAAAD-4/6mBR7ilKWeI/s1600/IMG_2024.JPG

Toquei até Capitólio, que fica depois de Passos. Passando em frente ao Restaurante do Turvo, lembrei da traíra desossada do 4º EN, na volta da trip, quem sabe saboreio uma.
Em Capitólio fiquei no Hotel Cyrilos, preço razoável, de frente para a lagoa da cidade. Só saí do hotel para abastecer a moto.

Primeira noite da trip, tranquila, com direito a um relaxante muscular para dar sono:

http://1.bp.blogspot.com/-xrZgo86T9TI/VB9w0f0z_5I/AAAAAAAAD_A/ysfZUJy3pO8/s1600/IMG_2028.JPG

Plano, acordar o mais cedo possível e chegar em Diamantina, afinal, Karla, Rosa e Robertão... já estavam pela região e... se divertindo... e o pior: sem eu!!!!!!

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10629807_694205877353624_3759228269384607925_n.jpg ?oh=c622dfea34eb81e79faff4585afdf1f3&oe=54C08B20&__gda__=1418523900_c0638c2d78bde08b6a5057152140a27 e

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10616564_693967814044097_5031277717830014034_n.jpg ?oh=02f2dcd075d6bd40c703ff5020323da5&oe=54C1B8F8&__gda__=1418000676_31f000d2fc81092faefa525edec694c 9

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10409777_696603650447180_2343436221440895650_n.jpg ?oh=b410c75559f26fd78fbdd6fb0d7ab942&oe=54C0EA2E

Paul Barrett
22/09/2014, 03:44 PM
Como já te disse Ruy, ótima trip, a única coisa destoante é que não fui junto... rsss

Ano que vem Bolivia... vai se preparando.

Ruy
22/09/2014, 04:46 PM
Como já te disse Ruy, ótima trip, a única coisa destoante é que não fui junto... rsss
Ano que vem Bolivia... vai se preparando.
Fez falta Paul........ mas oportunidades não faltarão meu amigo!

Ruy
22/09/2014, 04:59 PM
2º Dia - 13/09/2014 - Capitólio à Diamantina

Em Capitólio, de manhã foi possível visualizar a represa da cidade em frente ao hotel.

http://3.bp.blogspot.com/-uIxfnxHutWY/VB9zCF0aVmI/AAAAAAAAD_M/b_N7Ud9lHDo/s1600/DSCN2389.JPG

Caminho escolhido para Diamantina: Piumhi, Bom Despacho, Curvelo, Diamantina. Deve se ter cuidado nas estradas de Arcos, pois o trânsito de caminhões de calcário é muito intenso.
No meio do caminho, uma carreata... de carros de boi, alguma comemoração na cidade que não entendi bem, mas parei a motoca na hora para fotografar. Isso é que é interiorrrr.

http://3.bp.blogspot.com/-i0ShEy-GybQ/VB90vDTTkrI/AAAAAAAAD_k/LUaby14CG9w/s1600/DSCN2395.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-DzYsYXlW82A/VB90vLAqzyI/AAAAAAAAD_g/dYfuR-4IXuI/s1600/DSCN2398.JPG

E, sem muita paisagem para observar, a atenção se voltam para as placas.

http://3.bp.blogspot.com/-I1NZ7N0XTnk/VB91kEEbkaI/AAAAAAAAD_w/G7Zry3ElS_4/s1600/DSCN2401.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-BCfD2A0P65I/VB91kgzgtlI/AAAAAAAAD_0/gpHEF6iJcSU/s1600/DSCN2402.JPG

Enquanto eu ajeitava a moto para tirar a foto de cima, na casa do outro lado da rodovia duas senhoras se escondiam entre as samambaias da varanda para vigiar o que eu estava fazendo. Elas não perceberam que eu vi elas, tirei a foto, montei na moto, liguei e, na hora de sair, dei um tchau para elas... que se assustaram por terem sido descobertas no meio das plantas e saíram correndo para o fundo da casa, morri de rir, pois pareciam crianças fazendo arte.

E na terra do "é logo ali", tem jeito mais fácil de explicar onde ficam as coisas? Aliás, tudo é no próximo quebra mola.

Parada para almoço, restaurante simples, comida leve, bastante salada. E a Negona, lá fora sozinha trabalhando, fazendo campanha.

http://1.bp.blogspot.com/-KxzlxCz-odU/VB92Z54LfoI/AAAAAAAAEAA/KeFySjlLU0g/s1600/DSCN2403.JPG

No restaurante consegui conversar com a gerente, que me disse haver muitas funcionárias mães trabalhando lá, então deixei alguns folhetos sobre câncer infantojuvenil com ela, para distribuir entre as mães.

Então, barriga cheia vombora acelerar.... e... que nada, pára para tirar mais foto, dessa vez com uma girafa e uma roda quase gigante. É diferente? Tá ai a foto.

http://4.bp.blogspot.com/-R_MmUd3KDEk/VB93F2RJ4NI/AAAAAAAAEAI/QzpV4MGwDkk/s1600/DSCN2404.JPG

Esse é o destino, estou no caminho certo:

http://1.bp.blogspot.com/-YL-8x_mBDGo/VB94Vq8QS7I/AAAAAAAAEAU/02wzxCNRkik/s1600/DSCN2409.JPG

E não é que no meio do caminho tem um parque eólico? Ano passado foi no sul, agora aqui... tem que ter foto.

http://1.bp.blogspot.com/-Cgsd3Ss2UpI/VB948tqDf5I/AAAAAAAAEAc/h6DJQ3sL-6Q/s1600/DSCN2413.JPG

E a paisagem começa a mudar, montanhas começam a aparecer:

http://2.bp.blogspot.com/-c6oW98XrYLQ/VB__-3zRCSI/AAAAAAAAEBQ/SMJKD3gTQPo/s1600/DSCN2419.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-I_bCqJxVTHg/VB___eZsxFI/AAAAAAAAEBY/AHtwfeJGxL8/s1600/DSCN2422.JPG

Até que, surge a primeira placa com indicação da ER:

http://1.bp.blogspot.com/-Bf2l_QCfioA/VCAAFu1Tj8I/AAAAAAAAEBo/zZl7LCGez-s/s1600/DSCN2430.JPG

Chegando em Diamantina, localizei a Pousada Presidente, deixei minhas coisa lá e fui dar uma volta, descobrir onde se retirava o Passaporte da ER e onde ficava o Parque Biribiri, achei os dois e voltei para ver se os amigos já haviam chegado.

http://2.bp.blogspot.com/-hMeCIVGtWtQ/VCAAuBgbMrI/AAAAAAAAEBw/xpTv-czdfig/s1600/DSCN2440.JPG

E finalmente, o grupo se junta na Pousada, na pose faltou o Robertão que tava tirando a foto:

http://3.bp.blogspot.com/-Ahr9bjzIcjY/VCAA0Q-lCRI/AAAAAAAAEB4/XkgbCjx2WtI/s1600/DSCN2442.JPG

Até o momento as duas bandeiras xt660.net rodariam juntas nessa viagem.

Ficamos na Pousada Presidente, simples mas muito confortável, bom preço. O único inconveniente é que fica em uma ladeira muito íngreme, que exige certo cuidado ao manobrar as motos na rua para entrar e sair da pequena garagem.

À noite fomos jantar, com boa comida, bom papo e roda de amigos. A cidade estava agitada, em festa, muita gente na rua e muito barulho.

Alguns moradores informaram à Karla que o caminho até Milho Verde (primeira parada do programa de viagem) estava intransitável devido às obras de asfaltamento do trecho, a estrada estaria com piso afofado e as motos não andariam. Então, os planos foram mudados, daríamos a volta por asfalto, passando por Presidente Juscelino, Congonhas do Norte, até Conceição do Mato Dentro e começaríamos a expedição por lá. Meio frustrante, mas é melhor assim do que sofrer em um caminho intransitável.

Monteverdi
22/09/2014, 05:44 PM
Bravo!! Bela viagem!! Um dia eu chego lá!

Inté!

Nirlei
22/09/2014, 07:11 PM
Eita saudade dessas estradas! Ruy, a partir de Bom Despacho fiz o mesmo itinerário. Até uns dias antes, estava na dúvida se iria por Passos ou Araxá. Acabei optando por Araxá. Apesar de ser um pouco mais longe, as estradas eram melhores e com menos curvas. A MG 050 é terrivel. Belas paisagens mas pista simples e pedágio...

Parabéns e grande abraço.

Ruy
22/09/2014, 08:14 PM
Nirlei, foi o caminho mais curto, estrada boa, com cuidado, sem problemas.

Leão
22/09/2014, 08:51 PM
Belas fotos Ruy, imagino o que tens aí.

A TRIP por si só já é muito legal, mas com mais essa causa, essa campanha que estás fazendo, tomou outra dimensão, parabéns!

PS - Muito TOP teu visual, tipo "mosqueteiro"...
http://www.aovivonet.com/wp-content/uploads/2012/05/tela-os-tres-mosqueteiros.jpg

Abraço e manda mais fotinhos...

Ruy
23/09/2014, 08:36 AM
kkk Leão! Já me chamaram de Comendador, Motoqueiro Maluco e agora Mosqueteiro...kkk
É isso aí, fazer o bem é muito bom. Abraço!
Um por todos, todos por um!

Ruy
23/09/2014, 08:54 AM
3º Dia - 14/09/2014 - Diamantina à Milho Verde

Acordei cedo, para arrumar as tralhas, tomar café e sairmos logo, mas não foi possível. A Karla havia passado mal de madrugada, foi ao hospital e estava com problemas por causa de um frango no molho que havia comido em Rio Preto. Assim ficou resolvido que sairíamos de Diamantina após 12:00h para dar um tempo e ela melhorar. Enquanto isso eu e Robertão fomos comprar uns remédios para a Karla, pegar os passaportes de todos e visitar o Parque Biribiri.

O Parque Biribiri possui muitos atrativos. Visitamos a antiga tecelagem, a Cachoeira dos Cristais e a da Sentinela.

http://2.bp.blogspot.com/-dmGJVKATVzs/VCBO2iUJMsI/AAAAAAAAECM/vp1h9PTTDTw/s1600/IMG_2053.JPG
Vila Biribiri

http://1.bp.blogspot.com/-DXGCTfRhBsA/VCBO2QJ-fXI/AAAAAAAAECI/Z6nga3z1ibs/s1600/IMG_2056.JPG
Igreja em Biribiri

http://1.bp.blogspot.com/-dlJQn3CSL9A/VCBQSUY-dMI/AAAAAAAAECo/XrBZi9YHZQI/s1600/IMG_2076.JPG
Ponte para Cachoeira dos Cristais

http://3.bp.blogspot.com/-dDWve8DJcFE/VCBPjhSH-GI/AAAAAAAAECc/OD1G9430B2c/s1600/IMG_2069.JPG
Cachoeira dos Cristais

http://2.bp.blogspot.com/-W3Ynx399iGI/VCBPj-AVdsI/AAAAAAAAECY/4E42XwJzfxA/s1600/IMG_2070.JPG
Cachoeira dos Cristais

http://4.bp.blogspot.com/-w0h-6uVrWaM/VCBQT3aD_dI/AAAAAAAAECw/wBKoFmHcpac/s1600/IMG_2078.JPG
Cachoeira da Sentinela

As cachoeiras estavam com pouco fluxo devido à época de seca.

http://1.bp.blogspot.com/-p6d98spBmSo/VCBRhfCX3qI/AAAAAAAAEDM/5_mzshry2OI/s1600/IMG_2045.JPG
Rio Biribiri

http://1.bp.blogspot.com/--MUtHI7uB6U/VCBRfTJZ1qI/AAAAAAAAEDE/XkC4ARgR5pM/s1600/IMG_2049.JPG
Antiga ponte, ou aqueduto?

E andando de moto naquele lugar, foi me dando vontade de encarar o Caminho dos Diamantes logo. E a curiosidade em saber se o caminho para Milho Verde estava bom ou não foi aumentando. Será que não dá para passar mesmo? Fiquei um pouco frustrado com a possibilidade de pular um trecho e não fazer o caminho completo. Então surgiu uma idéia... que iria propor aos amigos.
Ao meio dia a Karla já aparentava estar melhor. Então fiz a proposta aos amigos: eles iriam por asfalto e eu iria por terra, se o caminho estivesse realmente intransitável eu voltava e seguiria por asfalto, encontrando eles à noite. Eles concordaram, então vamos verificar. E assim foi.

Aproveitei para visitar rapidamente o Caminho dos Escravos, uma parte da ER com seu calçamento original:
http://4.bp.blogspot.com/-L4NeGVCh0iI/VCBUA4cue7I/AAAAAAAAEDY/EtvyeuLI5IY/s1600/DSCN2445.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-QtIiAtxISPM/VCBUBEJkyVI/AAAAAAAAEDg/7bms0Ktop1Y/s1600/DSCN2452.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-HzCxV-fDtmA/VCBUBLRbBEI/AAAAAAAAEDc/28fRjbk2H2A/s1600/DSCN2457.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-IFBZcdRCaYE/VCBUIfiLnSI/AAAAAAAAEDw/nBt_0ztXO0o/s1600/DSCN2458.JPG

No caminho para a ER passei por dentro de Diamantina, para tirar mais umas fotos.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que por exigência de Chica da Silva, que era amante de João Fernandes de Oliveira, o homem mais rico de Diamantina. Observe que, ao contrário de outras igrejas, o sino fica nos fundos, uma exigência de Chica da Silva para que o brulho não a incomodasse, pois sua casa era ali perto.

http://2.bp.blogspot.com/-9ygygxduJdM/VCBVldGe3II/AAAAAAAAEEA/NON9hfh289Y/s1600/DSCN2464.JPG
Igreja de Nossa Senhora do Carmo

http://4.bp.blogspot.com/-h5Mi2E2kK-g/VCBVlQHhfJI/AAAAAAAAED4/rZqh5zOPBbA/s1600/DSCN2467.JPG
Casa de Chica da Silva

http://4.bp.blogspot.com/-EZJH1K7qu-s/VCBW9cBFRcI/AAAAAAAAEEc/BqodB21SyOU/s1600/DSCN2470.JPG
Primeiro marco da Expedição (em frente à Pousada do Garimpo).

Aliás, a Pousada do Garimpo só tem nome de pousada, porque na verdade é um hotel, dos bons, e mais caro.

Chega de fotos, e finalmente vamos rodar no Caminho dos Diamantes, se a estrada estiver em condições de rodar. Liguei o GPS para já ficar no caminho correto e murchei um pouco os pneus para a moto rodar mais macio. A rota se obtém no site do Instituto Estrada Real.

Para minha surpresa, e alegria, a estrada esta boa. A parte onde as máquinas já estavam trabalhando estava um tapete, compactada, completamente lisa e cascalhada. Deu para andar bem rápido pelo pouco trecho de obras, depois tudo voltou a ser uma simples estrada de zona rural.

http://3.bp.blogspot.com/-u-et9yMHXNM/VCBW9cUbAiI/AAAAAAAAEEY/KRiZszcAbVk/s1600/DSCN2471.JPG
Estrada em obras, saindo de Diamantina.

Para quem quer fazer um off road no Caminhodos Diamantes, venha logo, pois vários trechos vão ser asfaltados. Na verdade, o asfalto é necessário para a população local, e não afetará as belezas do lugar. Talvez atraia mais gente e os pontos turísticos fiquem mais visitados.

Segue viagem, encontrei essa casa, que o amigo Saulo WDS já tinha comentado no fórum, é uma casa cenográfica construída para o seriado A Cura (Rede Globo).

http://4.bp.blogspot.com/-gWkW-69lbVM/VCB2xJoeEeI/AAAAAAAAEEw/TS1MC1ZYTIk/s1600/IMG_2085.JPG
Por fora

http://1.bp.blogspot.com/-RhbajQQmOBY/VCB2z4OJ12I/AAAAAAAAEE4/sDYx2Q-p05g/s1600/DSCN2473.JPG
Gostei da sombra

http://2.bp.blogspot.com/-aZqlCTw7Vzc/VCB2z2toOqI/AAAAAAAAEE8/5k6YhnHyohQ/s1600/DSCN2476.JPG
Por dentro

http://3.bp.blogspot.com/-HBgJdgKg2_k/VCB6fLsBBqI/AAAAAAAAEFQ/Z1bPE9WDwwQ/s1600/DSCN2482.JPG
Depois do povoado de Vau, à frente do marco 263, à esquerda da estrada, há um portão pequeno de ferro, pare e entre ali para ver o antigo calçamento de pedras que os tropeiros utilizavam. Fica num local onde a estrada se divide em duas para desviar de uma árvore que fica bem no meio.

http://1.bp.blogspot.com/-cdB66AjyC2c/VCB8E8CpezI/AAAAAAAAEFk/5gtrJbD0LA8/s1600/DSCN2487.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-f-aiCClesKs/VCB8EpLe5NI/AAAAAAAAEFg/pwquMVYx6g8/s1600/DSCN2486.JPG

http://3.bp.blogspot.com/-eRCke_CsiVE/VCB8C4cAbFI/AAAAAAAAEFY/beMFuzhV5dg/s1600/DSCN2484.JPG

A estrada te convida a tombos a todo momento, cuidado com a poeira fina e fofa, principalmente em descidas e subidas onde as pedras soltas se escondem abaixo dessa camada. O melhor é andar com o GPS ligado, com uma resolução de 50-80 metros, pois você consegue ver as curvas antes delas chegarem.

http://4.bp.blogspot.com/-Gkbmgin2amI/VCB9FIf28YI/AAAAAAAAEFw/2dO1wYIkF9c/s1600/DSCN2488.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-Y6Ry-6dZF4s/VCB9GicCxVI/AAAAAAAAEF4/Zut3FtIwDt0/s1600/DSCN2490.JPG

Pouco mais a frente, a ponte sobre o rio Jequitinhonha, vale uma foto nela, e outra do alto.

http://2.bp.blogspot.com/-9AFRVATaxw4/VCB-_yeyyAI/AAAAAAAAEGA/22m4JLRCWkg/s1600/DSCN2495.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-LMkc2nIDkY4/VCB_CjauTZI/AAAAAAAAEGM/WpL1PRqrKXU/s1600/DSCN2498.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-XHeXnicyuTY/VCB_CXh_y-I/AAAAAAAAEGI/LI9efGl087w/s1600/DSCN2493.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-IJRpf7psXzk/VCB_vA7YLvI/AAAAAAAAEGY/JjC0djbUeh8/s1600/DSCN2500.JPG
Igreja de São Gonçalo do Rio das Pedras

No meu guia havia um lugar chamado Cachoeira da Grota Seca, em São Gonçalo do Rio das Pedras, parei para carimbar o passaporte da ER no Bar de Ademil, perguntei a ele e para algumas pessoas, que me passaram aquele famoso "é ali", então recorri aos mapas que eu tinha feito de cada cidade, e onde ficavam (mais ou menos) os lugares, e fui na sorte. Encontrei uma estrada que só descia e fui nela, pegando somente o caminho mais batido. Já eram 16:00 h e tinha andado bastante para chegar nessa cachoeira, então era olhar e voltar, para não pegar estrada no escuro. Não achei cachoeira, e sim um gigantesco vale com gigantescas pedras amontoadas no fundo, mas com barulho de um rio, que passava por baixo dessas pedras. O Ademil havia dito que para andar ali era melhor ir com um guia, pois poderia-se andar pelas cavernas existentes (devem ser embaixo das pedras). Ohei, tirei foto e fui.

http://4.bp.blogspot.com/-UDn2rAqm0BY/VCCCbogBJ5I/AAAAAAAAEGk/4a-5Rj4Gu2M/s1600/DSCN2502.JPG
O fundo do vale

http://3.bp.blogspot.com/-jmbmwekdGpQ/VCCCbaZ1CuI/AAAAAAAAEGg/rTzSStTm_gM/s1600/DSCN2507.JPG
O alto do vale

http://1.bp.blogspot.com/-_Z4GjPa04oc/VCCCbxW8zfI/AAAAAAAAEGo/p6SFtPKYRhQ/s1600/DSCN2510.JPG
Neve?

http://4.bp.blogspot.com/-2ro9Ve_d3DQ/VCCCvVaOTiI/AAAAAAAAEG4/orzyjhRLXcI/s1600/DSCN2511.JPG
O vale e o cara!

Chegando em Milho Verde, uma foto com o por do sol, morrinho alto para subir de moto, a XT foi, depois deu trabalho para descer:
http://4.bp.blogspot.com/-2DXG9IhpAcc/VCCDqWoIGDI/AAAAAAAAEHA/VmcKV_JdD-8/s1600/IMG_2104.JPG

Chegando em Milho Verde já estava tudo escuro, viajante cansado, sujo... parei na Pousada do Sr. Morais. Ótima hospedagem, ótimo jantar mineiro e ótimo preço. Depois tomando uma cervejinha, seu Morais veio contar as histórias de quando trabalhava em São Paulo, e outras da região, por fim, ótimo papo.

A pousada não tem garagem, mas seu Morais me garantiu que ninguém mexe na moto, coloquei ela debaixo de uma jaboticabeira, em frente à Pousada e seja o que Deus quiser.

Os amigos devem estar em Congonhas do Norte, amanhã devemos nos encontrar em Conceição do Mato Dentro.
Daqui para frente, eu não fiquei mais marcando os kms diários. Vamos rodando e ver quanto dá no final.

Naldo
23/09/2014, 11:09 AM
Ruy, fico sem palavras pelos seus registros! Parabéns mesmo pela viagem, pela sua ação social com a special ops e por ser o novo guardião da blue! Vc é o cara rs! Já está tudo atualizado lá no site da TTF ok!

Parabéns mais uma vez amigo!

BeloPancas
23/09/2014, 11:34 AM
Belos registros amigo Ruy, me deu vontade de largar tudo aqui pegar a patroa e partir pra ER, planejarei para 2016. PRIORIDADE.

Zé Graff
23/09/2014, 11:47 AM
Bacana teus relatos e fotos Ruy.

Ruy
23/09/2014, 04:27 PM
4º Dia - 15/09/2014 - Milho Verde à Conceição do Mato Dentro

Café da manhã, muito bom, muito pão, bolo e pão de queijo, praticamente almocei.

http://1.bp.blogspot.com/-08xIWBq6xdk/VCFUB_46TAI/AAAAAAAAEIU/irXqx_zcNFo/s1600/DSCN2513.JPG

Fotos da Pousada do Sr. Morais:

http://2.bp.blogspot.com/-lInL5H_i-n8/VCFUDQaz5FI/AAAAAAAAEIg/qrKzKHjOQ1g/s1600/DSCN2515.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-Je_ICMhao1o/VCFUu1RpkhI/AAAAAAAAEI0/d9LlVZXb7kA/s1600/DSCN2517.JPG

Adesivos colados!

http://3.bp.blogspot.com/-Hyy_hXDOrUk/VCFUqSGg3EI/AAAAAAAAEIs/q9ZEs7JOhQU/s1600/DSCN2516.JPG

Lubrificar corrente, montar a tralha,tirar a foto e pé na estrada.

http://1.bp.blogspot.com/-1DvQf5G8Xns/VCFUuyDxsAI/AAAAAAAAEI4/C6Fwq4N0xAE/s1600/DSCN2518.JPG

Ainda em Milho Verde, visitei o chafariz (sem água) da cidade:

http://2.bp.blogspot.com/-mRvB_mxNQrE/VCFWSKlTmEI/AAAAAAAAEJQ/w7jCcsIHKbs/s1600/DSCN2520.JPG

E a Capela do Rosário:

http://4.bp.blogspot.com/-aOOfITP9JbM/VCFV9ubx6JI/AAAAAAAAEJI/Yn1c1LfImBA/s1600/DSCN2529.JPG

Essa capela é cheia de segredos quanto a data de sua construção. Acreditava-se que era do século XIX, mas pesquisadores afirmam que ela foi erguida nos anos 50. Não há documentos que ajudem a datar precisamente a construção, mas relatos de moradores mais velhos confirmam que antes de 1950 não existia a capela.

E só andando no interior para encontrar essas pérolas:

http://4.bp.blogspot.com/--EtSeRVaX_k/VCFYmtYEesI/AAAAAAAAEJc/tufpd8kIJB0/s1600/DSCN2530.JPG

Não conseguiu ler? Então, mais perto:

http://4.bp.blogspot.com/-EIDpOuo3uDA/VCFaBe6pJUI/AAAAAAAAEJ4/wJCRqCIMYTM/s1600/DSCN2531%2Bweb.jpg

Na saída de Milho Verde, fica a Cachoeira do Moinho. Um dos moinhos ainda funciona, constatei isso vendo que estava trancado e havia milho triturado do lado de fora.

http://3.bp.blogspot.com/-th1oDO_ukkU/VCFbnjLwqoI/AAAAAAAAEKY/P1wENGq2wtU/s1600/DSCN2549.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-E8j6PLxKYVg/VCFbV6ammII/AAAAAAAAEKA/POioDm6rOL8/s1600/DSCN2542.JPG

Esse aqui é o que não funciona mais:
http://1.bp.blogspot.com/-kocFBS2VJH8/VCFbW7oGJaI/AAAAAAAAEKI/JSWqg_OqWsQ/s1600/DSCN2543.JPG

A dificuldade nessa região é que a todo momento dá vontade de tirar fotos, e é uma aventura fazer isso com calor de 40 graus, tem que escolher o lugar para parar a moto, as vezes manobrá-la poucos centimetros (ou muitos) para o descanso cair naquela depressão ou naquele morrinho no chão, tira luva, tira óculos, tira capacete, poe tudo em cima da moto, pega a máquina, e assim vai. Depois, da foto, faz tudo ao contrário. A dureza é o seguinte, depois que você tira a foto, anda 200 metros, faz uma curva e..? Aparece uma paisagem mais bonita que a anterior... ai... lá vamos nós de novo... calor de 40 graus, escolhe lugar para parar a moto.................

http://4.bp.blogspot.com/-eVwIPA_c7Jo/VCFdVb2tRbI/AAAAAAAAEKk/d5zYkXBRf1g/s1600/DSCN2550.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-9JYoiFWj0J8/VCFdWruVJ-I/AAAAAAAAEKw/lU1WVOP6lEk/s1600/DSCN2553.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-gW3sDEP1ybk/VCFdWeSPk9I/AAAAAAAAEKs/C5W4r12C9vU/s1600/DSCN2557.JPG

http://1.bp.blogspot.com/-Aa5We9BDkRs/VCFdlJeoD8I/AAAAAAAAEK8/F85fNSgJijg/s1600/DSCN2563.JPG

No Serro passei rápido, carimbei o passaporte, pela numeração na lista da pousada, vi que Karla , Rosa e Robertão já haviam passado por lá. Só tirei uma foto da Capela de Santa Rita, cartão postal da cidade e segui em frente.

http://2.bp.blogspot.com/-hjSfI1rzopY/VCFhWk1YJFI/AAAAAAAAELE/8uUd4a4WMSg/s1600/DSCN2570.JPG
Capela de Santa Rita

http://2.bp.blogspot.com/-NOeziSzlgKo/VCFhXsZFvVI/AAAAAAAAELI/x0MKwT1oiJs/s1600/DSCN2576.JPG
Vista das ruas de Serro

http://4.bp.blogspot.com/-2NwAjqF32zE/VCFhXw3DnPI/AAAAAAAAELQ/Y_nfG7BS98w/s1600/DSCN2578.JPG
Mais igrejas

Em Alvorada de Minas fui procurar a Cachoeira da Campina, pelos meus mapas seria fácil, mesmo assim perguntei... e ninguém sabia o local. Por instinto segui por uma estrada, perguntei, e nada de alguém saber. Desisti.

Na volta era horário da molecada ir para a aula, no momento em que passei em frente a um ponto de ônibus a meninada fez um alvoroço. Então parei, foi uma festa com um monte de perguntas. Aproveitei e distribuí para cada um os folhetos de identificação precoce de câncer infantojuvenil, instruí a eles levarem para suas mães. Não achei a cachoeira, mas ganhei o dia vendo a molecada rindo.

http://2.bp.blogspot.com/-IrUGKfglXfQ/VCFjvNoAtAI/AAAAAAAAELc/dBrOFp_jeFU/s1600/DSCN2580.JP G
Meninada alegre de Alvorada de Minas

http://4.bp.blogspot.com/-nXJ6ot-SeYc/VCFjv5nflgI/AAAAAAAAELg/iOGTJWUKxo4/s1600/DSCN2582.JPG
Mais igrejas

http://1.bp.blogspot.com/-GSOMvZZevmQ/VCFj_OXDdtI/AAAAAAAAEL0/4YFqFLtLjzI/s1600/DSCN2584.JPG
Tá com dúvida: marco à direita, segue à direita.

Até Conceição do Mato Dentro, foi só pilotar e fotografar. A estrada, mais alta permitia ver toda a serra ao redor, paisagem difícil de colocar nas fotos.

http://2.bp.blogspot.com/-ZeBDkh0mzOk/VCFnk67virI/AAAAAAAAEMM/fgemJVl5Y_Y/s1600/DSCN2588%2Bweb.jpg
Negona ficando vermelhona.

http://2.bp.blogspot.com/-gR3xGEv1XNc/VCFnfKTUipI/AAAAAAAAEL8/ojf5urYhBng/s1600/DSCN2591.JPG
Não adianta, as retas são poucas.

http://4.bp.blogspot.com/-aLYYDzIro_U/VCFnhnO3c6I/AAAAAAAAEME/MkGs0x-e-fA/s1600/DSCN2592.JPG
Sombra ajuda a cada uma hora.

http://1.bp.blogspot.com/-Y0jxlTKkwxk/VCFoZe1yJQI/AAAAAAAAEMU/gStx3ppGgD0/s1600/DSCN2596.JPG
Lá do alto, as serras.

http://2.bp.blogspot.com/-TbgoE4vTVEs/VCFoa-sN6wI/AAAAAAAAEMc/DBVOGdUh-cU/s1600/DSCN2597.JPG
Aqui de perto, o areião, querendo te vender um terreno.

http://4.bp.blogspot.com/-UPkV86y8F9Y/VCFodSrlVCI/AAAAAAAAEMk/b0bSAw9RtAQ/s1600/DSCN2599.JPG
Segue o marco.

http://4.bp.blogspot.com/-olQiqZAFRjY/VCFoy2AMo4I/AAAAAAAAEMs/_l8EKPk_3oA/s1600/DSCN2601.JPG
Campanha e colaboradores, juntos na trilha.

Passei por Itapanhoacanga, vi uma placa de cachoeira com uma seta, mas passei reto... desconfiei que a Cachoeira da Campina era por ali, mas se perdesse tempo procurando de novo, não chegaria em Conceição do Mato Dentro para encontrar a turma. Passei Santo Antônio do Norte (ou Tapera), carimbei o passaporte e segui adiante, pois não havia atrativos a visitar.

http://4.bp.blogspot.com/-fc27S-EdEjc/VCFx-wpVRqI/AAAAAAAAENc/Tpmlf6A5UDE/s1600/DSCN2610.JPG
Mais igrejas, não lembro onde.

http://4.bp.blogspot.com/-Nry6pLAigsM/VCFyBHVJ8eI/AAAAAAAAENo/QvxhXcwG8Jo/s1600/DSCN2608.JPG
E quando passo, as moças correm para a janela me ver!

http://3.bp.blogspot.com/-kd0TqcKInoA/VCFyCGHJRgI/AAAAAAAAENk/4Vp7OxgR_oQ/s1600/DSCN2612.JPG
E continuam lá! É difícil ser bonito!

Chegando em Conceição do Mato Dentro, enviei mensagem para os amigos, para ver por onde eles estavam, quem chegasse primeiro reservaria a pousada, como não tive resposta, pois o celular deles devia estar fora de área, procurei alguns locais para pernoitar e aí encontrei um problema; na região há uma mineradora, Anglo American, que explora minério de ferro na região, e as pousadas da cidade sempre ficam sem vagas, e o preço vai para absurdos R$ 130,00, no mínimo. Consegui ficar na Pousada Pallitos, chorando bastante ficou mais barato, reservei 4 apartamentos, descarreguei a moto e fui visitar o Balneário de Águas Quentes e o Salão de Pedras, além de tentar descobrir onde era o caminho para a Cachoeira do Tabuleiro.

Balneário Piscinas de Águas Quentes: sinceramente, horrível, não merece gastar tempo. Nem desci da moto, tirei umas fotos e fui embora. É um local com cara de abandonado, pequeno e sem nenhum atrativo além de um riozinho com piscinas feitas de concreto.

http://2.bp.blogspot.com/-eFBKk8P2zZ8/VCFrtVnFDwI/AAAAAAAAEM0/SC0UmYa60Ew/s1600/DSCN2613.JPG
Balneário Piscinas de Águas Quentes

Conceição do Mato Dentro não é uma cidade pequena e pacata como eu pensava, o movimento das ruas é intenso, há muito congestionamento por causa do excesso da carros das mineradoras e metade da cidade estava em obras de canalização de água e esgoto, ou seja, uma bagunça. Já comecei a perder a sensação de tranquilidade e segurança que tive nas cidadezinhas anteriores.

http://3.bp.blogspot.com/-izhzlM_hR6Y/VCF00Zp9sbI/AAAAAAAAEOE/eS3BzG5Gupo/s1600/DSCN2640.JPG
Santuário Bom Jesus do Matozinho

Para chegar no Balneário, e depois Salão de Pedras já tive que passar por dentro de um bairro onde o povo não tinha mais aquela simplicidade do interior, já era tudo cara de cidade grande. Pedi informações a uns rapazes, tipo "e aí mano?", de óculos escuros, bonezinho de aba reta, brincos... um deu a informação e o outro falou assim olhando para a moto: "XT, legal"!

Salão de Pedras: merece uma visita rápida, para descansar na sobra das pedras maiores e tirar umas fotos. Havia uma família com 2 carros acampando ali. Mas não demorei, achei tudo muito deserto para ficar ali dando sopa sozinho.

http://2.bp.blogspot.com/-aOwCFD1Dcno/VCFv2w7uzMI/AAAAAAAAENA/QGbi-aa62Ss/s1600/DSCN2619.JPG
Alto do Salão de Pedras

http://1.bp.blogspot.com/-DTsNxDrROyY/VCG65FCxx2I/AAAAAAAAEPU/eEU_qjXOjhk/s1600/DSCN2625%2Bweb.jpg
Alto do Salão de Pedras

http://1.bp.blogspot.com/-dY8y1RUVMyM/VCFv2p2-9mI/AAAAAAAAENE/loqwc6e7fSA/s1600/DSCN2632.JPG
Alto do Salão de Pedras

http://2.bp.blogspot.com/-PGJt6kJi0EE/VCFwGsfZbkI/AAAAAAAAENU/9NXZqmN7bt8/s1600/DSCN2635.JPG
Alto do Salão de Pedras

Fui atrás do caminho para a Cachoeira do Tabuleiro, para já saber por onde ir amanhã cedo. Mas desisti, o trânsito ficou infernal, com pare-siga dentro da cidade. Não havia espaço para costurar entre os carros e muitos ônibus das mineradoras, fiquei preso por uns 20 minutos e andar 3 quarteirões, muita confusão.

http://2.bp.blogspot.com/-HpaHrsSqXUY/VCFzx-n4FwI/AAAAAAAAEN0/m-k8INIPzeM/s1600/DSCN2641.JPG
Preso no congestionamento I

http://4.bp.blogspot.com/-wK5JcDhqme0/VCFzy04SVjI/AAAAAAAAEN8/Su1ZiCAdM9Y/s1600/DSCN2642.JPG
Preso no congestionamento II

No posto de gasolina, não havia combustível, então resolvi ir direto para a pousada. Os amigos não chegaram, não deram notícia e o dono da pousada precisava dos outros 3 apartamentos, pois havia gente interessada. Fui ver as mensagens no celular e eles avisaram que estavam na Serra do Cipó e não iam mais fazer a ER, pois a Karla continuava não muito bem.

Portanto, a trip agora é solo, até o fim!

Amanhã... Cachoeira do Tabuleiro!

Nirlei
23/09/2014, 05:44 PM
Show! Conceição do Mato Dentro deve ser a cidade mais congestionada do mundo, em proporção ao seu tamanho.:-)

Abrass.

Ruy
23/09/2014, 05:45 PM
E aqui, mais um amigo xt660.net que colaborou com minha campanha!
Obrigado Guilherme RAMIRES!

Bá tchê... tô feliz que nem lambari de sanga!

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/p296x100/10671492_740891539292144_3498945400664792727_n.jpg ?oh=82c540c5ff22240dd4f3043997c51174&oe=54C1BC6C&__gda__=1422166578_1e8b23f12b98ae09423cb4f53981220 c

Ruy
23/09/2014, 05:47 PM
Show! Conceição do Mato Dentro deve ser a cidade mais congestionada do mundo, em proporção ao seu tamanho.:-) Abrass.
Nirlei... você disse tudo!
Lá eu comentava que tinha conhecido "A menor cidade mais congestionada do mundo"!...kkkk

Nirlei
23/09/2014, 08:27 PM
Falando em transito caótico, tem uma rotatória em Diamantina, no Largo Dom João, que une umas cinco ou seis ruas. Fica próximo ao prédio do Corpo dos Bombeiros. Me fez lembrar alguns cruzamentos na India. :-)

Abrass.

Ruy
23/09/2014, 08:45 PM
Verdade Nirlei... Trânsito de Índia mesmo. No centro histórico de Ouro Preto é a mesma coisa, quase bati XT com CG lá!

***BQN***
23/09/2014, 10:10 PM
Ruy, belo texto recheado de fotos incríveis!!! Vai voltar cheio de pó mas com a alma lavada.

Essa foto me fez lembrar o Mestre Atobá...

http://2.bp.blogspot.com/-ZeBDkh0mzOk/VCFnk67virI/AAAAAAAAEMM/fgemJVl5Y_Y/s1600/DSCN2588%2Bweb.jpg

TiagoKxuera
24/09/2014, 08:11 AM
Show de bola heim!
E esse lance da criançada é fera demais!

Ruy
24/09/2014, 10:33 AM
5º Dia - 16/09/2014 - Conceição do Mato Dentro à Morro do Pilar

Café da manhã, lubrificar corrente e.... pára tudo!
Vou consertar as duas chapinhas do parafuso de esticar a corrente, que ficaram folgadas e estão com um barulho muito chato; 15 minutos para fazer o serviço e conferir alinhamento e aperto da roda traseira. Pronto... carregar moto e sair! Não... abastecer, ver se chegou gasolina no posto BR.

Destino: Cachoeira do Tabuleiro!
Onde fica? Não sei, vamos descobrir. Só me avisaram que ficava na saída para Santo Antônio do Norte, ou seja, a entrada pela qual cheguei na cidade.
Logo que fui chegando no fim da cidade, uma placa indicando Cachoeira do Tabuleiro à frente; que bom, esta estaria indicada e eu chegaria fácil. Mais à frente outra placa mandando seguir reto, então acelerei no asfalto, cheguei até o trevo Santo Antônio do Norte/Dom Joaquim, como eu já tinha vindo de um lado e não vi indicação de cachoeira, segui para Dom Joaquim... nisso, eu já tinha andado uns 12 km, e nada de placas. Parei num pare-siga, um motociclista parou do meu lado e perguntei onde era a Cachoeira do Tabuleiro, o cara deu uma risadinha e lá veio: "É logo na entrada lá da cidade, depois que passar a primeira ponte, segue à direita". Puts... tempo perdido, gasolina perdida.

Agora indo pelo caminho certo, as placas acabaram. Aproveito para fazer uma observação:
- Esse é um grande problema nos locais turísticos no Brasil (em vários que já visitei), as placas sempre indicam algum local quando estamos longe, mas, quando chegamos perto elas somem, é tipo assim: "o que você procura, é mais ou menos pra lá!". O turista acaba achando, mas perde tempo, usufrui menos e gasta menos nos locais; os gestores das cidades turísticas deviam se dedicar um pouco mais nesse ponto.

http://3.bp.blogspot.com/-gzgNQf1CFVE/VCHISHTgGHI/AAAAAAAAEPs/Kz3YGFVaR7A/s1600/DSCN2646.JPG
Estrada para a Cachoeira do Tabuleiro

Agora, rodando para a cachoeira, só segui a estrada principal até que apareceu, a danada, lá longe, não tinha como errar, agora sim "é pra lá"!

http://1.bp.blogspot.com/-I1hB_wxwALM/VCHM8MbJgSI/AAAAAAAAEP0/G_SLujlby-k/s1600/DSCN2650.JPG
Cachoeira do Tabuleiro, lá no fundo!

Chegando na portaria do parque, tudo organizado, prédio de administração, banheiros, chuveiros, água gelada, estcionamento (só sinto falta de uma coisa nesses lugares, árvores, tudo é em pleno sol). Lá são duas opções:
1 - Ir até na cachoeira por baixo (uma hora e meia de trilha pesada)
2 - Ir até o mirante (800 m)
Valor: R$ 10,00

Escolhi ir na cachoeira, lógico, depois de vir até aqui vou ver de longe? Nem a pau! Para uma hora e meia de caminhada tive que me praparar: calça leve, tênis, camistas, mangas tatuadas, balaclava (não trouxe chapéu) e óculos escuros. E a água? Fui pedir uma garrafinha qualquer emprestada ao funcionário e ele me empresou um cantil, beleza! Água gelada no caminho. Vombora!

A descida é bem íngreme, em escadas entalhadas nas rochas e alguns caminhos com piso de pedra e cimento.

http://4.bp.blogspot.com/-FGH-TMlhtCA/VCHQ587gBZI/AAAAAAAAEP8/Mf6wcZFr56A/s1600/DSCN2655.JPG
A escolha é sua.

http://2.bp.blogspot.com/-ZO-iojDzNo0/VCHQ6b5Hl2I/AAAAAAAAEQE/nq5SI8xMl_w/s1600/DSCN2656.JPG
Hora de saída.

http://2.bp.blogspot.com/-XKU6b5_bQ_8/VCHQ6PIkPJI/AAAAAAAAEQA/ZM4uAHil1u4/s1600/DSCN2657.JPG
O solzão forte, e toda a proteção Ninja!

http://4.bp.blogspot.com/-8s1-FICMBWY/VCHR5fD7MaI/AAAAAAAAEQU/EXgAmI4qLdo/s1600/DSCN2662.JPG
Vai encarar?

http://2.bp.blogspot.com/-cbgQid-GNGk/VCHSGRr5bYI/AAAAAAAAEQc/sfdS9RXmtSM/s1600/DSCN2663.JPG
A cachoeira ao fundo, e o longo caminho.

http://2.bp.blogspot.com/-R5ysY1Y74WE/VCHSHNmvJnI/AAAAAAAAEQg/nzo9UKCfDcE/s1600/DSCN2664.JPG
Agora é pedra

http://4.bp.blogspot.com/-vd3TJGijV-0/VCHTh493DSI/AAAAAAAAEQs/o3GH3aGTOXQ/s1600/DSCN2666.JPG
De vez em quando, no meio do mato.

http://2.bp.blogspot.com/-7c0OH_c8w_U/VCHTsVoUmvI/AAAAAAAAEQ0/xiObFEddXOw/s1600/DSCN2668.JPG
Cheguei no rio.

http://3.bp.blogspot.com/-jynNb8Dk9s4/VCHTs57b8PI/AAAAAAAAEQ4/-boEWstXYi4/s1600/DSCN2669.JPG
Parada, meio do caminho ainda.

http://2.bp.blogspot.com/-gEofpJOH4OM/VCHT6tYZF9I/AAAAAAAAERE/uLvzF6FxZJM/s1600/DSCN2672.JPG
Mas lá tá ela, vombora!

http://1.bp.blogspot.com/-van662h9SlU/VCHV5FwQosI/AAAAAAAAERM/_wLO4Dco0l4/s1600/DSCN2674.JPG
Uai... algum Atacameño passou aqui!!

http://3.bp.blogspot.com/-biNb0zR2dt8/VCHV6Zm_uaI/AAAAAAAAERU/yWgNq0rg6FI/s1600/DSCN2675.JPG
Como eu, outros seres viventes.

http://2.bp.blogspot.com/-lVzeP6_xC50/VCHV7CcDlaI/AAAAAAAAERc/xB67qiH3-G0/s1600/DSCN2676.JPG
Agora, pelo leito do rio e por cima das pedras

http://4.bp.blogspot.com/-UctU6r3T2b4/VCHWoRU67aI/AAAAAAAAERk/0xMzLmAEzX8/s1600/DSCN2679.JPG
Tá chegando!

http://4.bp.blogspot.com/-wPVgxekXgY0/VCHWrB5MKWI/AAAAAAAAERs/Gpm1LYk28hQ/s1600/DSCN2685.JPG
Tá perto!

http://1.bp.blogspot.com/-dUrmMgraCRw/VCHWriS-ruI/AAAAAAAAERw/B3wd7Be3mCM/s1600/DSCN2690.JPG
Mais perto!

A vontade mesmo era de ir debaixo da queda, então fui. Como a cachoeira é alta, a água era pouca e o vento era forte, a água ficava dançando de um lado para outro, mas uma hora ela veio, boa e gelada, para abençoar o esforço de chegar até ali. Bom demais.

http://4.bp.blogspot.com/-2Ee5NjiBe0k/VCKqemp0PgI/AAAAAAAAETE/59Xv9tZaauw/s1600/DSCN2700.JPG
Molhei até a câmera.

Aqui nesse ponto da Cachoeira do Tabuleiro é a Serra do Espinhaço, ela é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil, com 273 m de altura. O poço tem 18 m de profundidade.
A maior cachoeira do Brasil é a do El Dorado, localizada na Serra do Curupira-AM, com 353 m.
A segunda maior é a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina-BA, com 340 m.

Para ilustrar, segue uma foto da Cachoeira do Tabuleiro em época de água abundante:
http://mundocrux.com.br/wp-content/uploads/2012/06/cachoeira-do-tabuleiro-04-493x370.jpg

Bem diferente né?

A volta da cachoeira foi extremamente cansativa, mesmo assim gastei as mesmas uma hora e meia para subir tudo, acabei com a água e tive que parar várias vezes, pois as pernas não queriam mais erguer o corpo nos degraus. Lá em cima, tomei uns 2 litros de água em 15 minutos, como o local estava sem outros visitantes, tomei um banho de chuveiro e fiquei sentado na sombra por quase uma hora, pois o corpo não aguentava subir na moto e pilotar. Essa trilha vai me ferrar a coluna já bichada.

O caminho agora é para Morro do Pilar, na estrada, algumas fotos interessantes.

http://3.bp.blogspot.com/-zk5R_A9wBhQ/VCKvxNEx48I/AAAAAAAAETg/aqCfHLla2QY/s1600/DSCN2703.JPG
Parque Estadual Serra do Intendente, além da Cachoeira do Tabuleiro, outras atrações.

http://2.bp.blogspot.com/-sDL2yKi4xeM/VCKvwy8cMSI/AAAAAAAAETY/FuGO-ltExig/s1600/DSCN2704.JPG
Quem fez esse mataburro não andava de moto.
É só passar na diagonal.

http://3.bp.blogspot.com/-xNER0CDdRRg/VCKvwtTCZ0I/AAAAAAAAETU/_lOZWBhwoDY/s1600/DSCN2705.JPG
Se depender desse produtor, a diversão não acaba nunca!

http://2.bp.blogspot.com/-kiEYj9xl5R8/VCKwU9-IziI/AAAAAAAAETs/964q8qS6_jk/s1600/DSCN2706.JPG
Não há ponte e rio que não se queira fotografar.

http://2.bp.blogspot.com/-5bYQ9MFxDcQ/VCKwaSJzpcI/AAAAAAAAET8/Bu2zmBdk-U0/s1600/DSCN2708.JPG
De cima da ponte anterior

http://3.bp.blogspot.com/-IPiMaL8QBAo/VCKwZ3uPMxI/AAAAAAAAET0/IcBDfpV_g9g/s1600/DSCN2715.JPG
Mais um por do sol

Em Morro do Pilar existem várias pousadas, procurei primeiro a do Vovô Juca, era barata mas não tinha estacionamento. Me indicaram uma que fica em frente, mas não tem placa alguma, a Pousada Indaiá, também não tem garagem, mas a dona possui uma loja de móveis a meio quarteirão dali, onde guardei a moto, caberiam duas, talvez 3. Pousada confortável.

Dia quente, molha toda a roupa de suor, então tem que lavar, no dia anterior tinha lavado um pouco, mas não secaram totalmente, então aproveitei e coloquei tudo pendurado para secar.

http://3.bp.blogspot.com/-cQwmSZUgUd4/VCK0KacGE-I/AAAAAAAAEUM/0Nmg1uLTI7A/s1600/DSCN2729.JPG
Para reduzir bagagem, tem que ser assim.

http://4.bp.blogspot.com/-IHwxKmzd9V0/VCK0KeE_lmI/AAAAAAAAEUI/ldqcQw2WHLQ/s1600/DSCN2733.JPG
Pouca roupa e ir lavando.

Jantei em um pequeno, ótimo e barato restaurante self service ali perto, o Terra Minas. Liguei para casa de orelhão, porque a Vivo não pega lá direito.
Amanhã, o destino é Cocais! No caminho conhecer a Cachoeira do Funil e a Cachoeira da Serenata.
Kms rodados hoje: um montão!

TiagoKxuera
24/09/2014, 11:35 AM
Ver se chegou gasolina?
Vc foi pra ER ou pra Bolívia? kkkkkkkkkkkkkkkk

Esse lance de ser perder nos pontos, em Gonçalves por exemplo tiraram as placas para que você contrate um guia... fodha...

Aguardando os outros dias... hehehhehhe

Ruy
24/09/2014, 08:46 PM
É Tiago, igual a Bolívia eu não sei, mas me lembrei do Chile, na região de Chuquicamata, nas ruas e nas estradas, é só caminhonete de mineradora. Ai é muito carro, caminhonete, ônibus e caminhão para abastecer, o combustível zera! No posto não tinha nenhum combustível, nem gasolina, nem diesel, nem álcool!

LuizLima
24/09/2014, 09:07 PM
Que Showwww!!! Ruy!!!! demaiissssss . . . . lugares!!!!!! Espetacular!!!!! Parabens!!!!!!!!

Monteverdi
25/09/2014, 10:20 AM
Sô Ruy, parabéns pela viagem e pela campanha!! Já estive em alguns dos lugares que você visitou e me deu uma baita saudade..kk A cachoeira do Tabuleiro me lembrou um tombo que tomei (parado!) com minha namorada na última descida antes de chegar no parque.. ô descidinha... Quando eu tinha uma Titan 125 viajava mais do com a XT... ô vida..kk

Inté!

Ruy
25/09/2014, 11:35 AM
..A cachoeira do Tabuleiro me lembrou um tombo que tomei (parado!)...
Meu amigo Monteverdi... esqueci de por no relato.. mas levei dois tombos nessa viagem, sem a moto! Um deles foi subindo numa pedra molhada nessa cachoeira, caí igual criancinha, sem traumas. O outro conto mais adiante.
Agora de motoca, felizmente, nenhum terreno comprado. Apesar das ótimas terras do lugar, com lindas paisagens e benfeitorias, não me interessei por nenhuma compra. Mas.... todos os dias me ofereciam vários, alguns empurrados à força, de porteira fechada e tudo, mas... também não me interessei. Até agora, sem escrituras na ER!
Vombora!

Turok600
28/09/2014, 01:45 PM
Bela Expedição!

To de olho pra pegar dicas

Nirlei
28/09/2014, 01:45 PM
Não tive problemas com falta do combustível em postos. Só saindo de uma cidade (não me lembro qual), fui abastecer e a bomba estava com problemas. Segui até a próxima cidade. De carro é mais fácil, devido à maior autonomia. De moto, a coisa é mais complicada.

Vombora, Ruy. Continue com os relatos da viagem. Tá muito bacana :-)

Abrass.

TiagoKxuera
28/09/2014, 07:27 PM
Ruy, vendo as fotos da sua xt preta encardida de poeira deu saudade da minha. :(
hehehehe
No aguardo de mais fotos.

Tomasini
28/09/2014, 08:50 PM
Sensacional as fotos e os relatos Ruy...

Viajando com o amigo...sensacional...

Tive a mesma sensação que o Thiago...bonito demais a moto com esse barro vermelho...

Abração.

Ruy
28/09/2014, 08:57 PM
Ruy, belo texto recheado de fotos incríveis!!! Vai voltar cheio de pó mas com a alma lavada.
Essa foto me fez lembrar o Mestre Atobá...

BQN, é difícil andar por estas estradas sem lembrar do cara! Afinal, ele sempre estava por aqui e tinha muitas fotos legais. E volta e meia a gente vê que uma foto ou outra saiu parecida com uma dele, fuçando no computador aqui e organizando as fotos, achei 3 semelhantes a dele. Algumas dicas dessa trip peguei com ele, pneus, uso de bauleto, trecho a seguir, levar GPS, tudo deu certo! O mestre deu sua aula... o amador aqui conseguiu!
Então, uma homenagem ao cara! Já que a foto o lembrou!

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/s480x480/10660249_740569635991001_5126785235624420985_n.jpg ?oh=0f4f1b2a58c23c6e615f9a5f4da5323b&oe=54C86CA4&__gda__=1417941570_c06e02e0bbaffa95ee4bf9fcccdb6b7 c

Ruy
29/09/2014, 04:45 PM
6º Dia - Morro do Pilar à Cocais

Essa noite foi sofrida... de madrugada, surgiram as dores adquiridas na trilha para a Cachoeira do Tabuleiro, principalmente na coluna (coisa dos 40 anos, normal), foi chato.
Então... o que fazer.. quem poderá me ajudar?! Quem... quem? ....
A Patroa! Mensagem para ela pelo zap zap, depois do questionário sobre o que tinha acontecido, veio a receita: tal, tal e tal remédio, prontamente comprados na farmácia perto da pousada e imediatamente ingeridos antes de subir na noto.

Segue viagem para Itambé do Mato Dentro, conhecer a Cachoeira do Funil e Cachoeira da Serenata.

Vi uma placa de acesso ao Mineroduto Minas-Rio, o Seu Morais (Pousada Morais) tinha me contado uma certa teoria da conspiração, que o minério de ferro estava sendo levado para as Europa através de água, sinceramente não entendi direito na hora; e mais, que na verdade o minério estava cheio é do ouro, e as mineradoras estavam pagando por gato e levando lebre! Fiquei muito confuso com a informação do Seu Morais, e mais confuso quando vi as obras do Mineroduto.

http://2.bp.blogspot.com/-a7YxKORyaSk/VCP0XkRuhvI/AAAAAAAAEUo/yXtkwiLYiME/s1600/DSCN2736.JPG
Placa do Mineroduto Minas-Rio

http://4.bp.blogspot.com/-pdLs0Hs8pt8/VCP0Ytt6KMI/AAAAAAAAEUw/xc36W4kxh8o/s1600/DSCN2737.JPG
Mineroduto cortando as montanhas

http://1.bp.blogspot.com/-Obdv_z45-v8/VCP1FGOuo9I/AAAAAAAAEU4/dfqjR5MKAco/s1600/DSCN2738.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-IUSSz7dDDKE/VCP1H5l4OaI/AAAAAAAAEVA/QExZYzrgO3k/s1600/DSCN2739.JPG

Esse Mineroduto ficou na cabeça e à noite fui pesquisar. São 529 km de dutos, sendo o maior do mundo, que vai de Conceição do Mato Dentro até o terminal de minério de ferro no Porto do Açú, em São João da Barra (RJ). O minério triturado é misturado à água e bombeado pelos tubos, fazendo uma viagem de 4 dias para chegar ao terminal. É impressionante o que o homem pode fazer. Só fiquei pensando: e de onde vai vir tanta água? Não achei resposta. Mas tem muita gente que não gostou.

Segue viagem:

http://4.bp.blogspot.com/-JjPRhWhsZog/VCQPOAi1uVI/AAAAAAAAEVk/7fZUFvqus3o/s1600/DSCN2742.JPG
Cuidado! Campo minado!

http://4.bp.blogspot.com/-rqxogRsitJ4/VCQRXXKFH8I/AAAAAAAAEV4/sBwQIN4zlLI/s1600/DSCN2749.JPG
Estrada alta, serra ao fundo, Negona vermelha (ou marrom?)

http://1.bp.blogspot.com/-cdcf40JBzLc/VCQRY77n9OI/AAAAAAAAEWA/cTju2iYsIJM/s1600/DSCN2753.JPG
Por onde passam as estradas...

Em uma expedição dessa, em um lugar como o Caminho dos Diamantes, é impossível conhecer todos os pontos turísticos em uma semana, são cerca de 400 km, mas é muita coisa para ver. Então escolhi alguns nomes que achei interessante e outros que li alguma coisa, ou perguntei no caminho. Um deles é a Cachoeira do Funil, não sei porque, achei um nome imponente (acho que por influência da Serra do Funil).

http://3.bp.blogspot.com/-yS9YtIaVTuo/VCQRdRPZVMI/AAAAAAAAEWI/9Zzf0FdmPs4/s1600/DSCN2754.JPG
Segue a placa...

http://1.bp.blogspot.com/-l4FhkAHXYdc/VCQSI1VCJmI/AAAAAAAAEWQ/lvuZ3DydV8o/s1600/DSCN2758.JPG
Cachoeira do Funil

Bom, em uma viagem em que você está selecionando, entre várias opções, visitar as mais legais... me decepcionei um pouco com essa. Fica em um local que serve, aparentemente, de um parque da prefeitura para lazer de fim de semana, a cachoeira é pequenina, com mesas e bancos de concreto ao redor, com um bar e local para acampar, como era dia de semana, não havia ninguém. A sujeira era bastante. Acho que devo me informar melhor com a população antes de escolher os pontos. Pelo menos essa é ótimamente sinalizada.

Vamos então a uma cachoeira que, essa sim, me falaram que era imperdível, a Cachoeira da Serenata.

http://4.bp.blogspot.com/-EZh8uOMQhFc/VCQSPW0QGWI/AAAAAAAAEWc/KRa4Sblw2xE/s1600/DSCN2765.JPG
Boa sinalização!

Caminho de terra normal, o mesmo enfrentado todos os dias anteriores, mas o sofredor foram as porteiras e chaves de arame, só 5 (cinco). Com calor de 40 graus dentro da roupa, solzão forte lá no alto, parar abrir porteira, passar a moto, fechar porteira... foi dureza. Pensamento do mala aqui: "Ahh se essa for pequena igual à outra! Vou ficar muito p da vida".

Chegando no sítio o proprietário veio me atender, de meia e chinelos Havaianas. Com aquele excesso de educação de vendedor de sapato, explicou o que o sítio oferecia: local para camping, chuveiro, refeição e, a visita à cachoeira, claro. Valor da visita de R$ 5,00, mas ele já foi avisando que não tinha troco, e se eu quisesse dar mais, ele não reclamaria. Não paguei na hora e ele me apontou o caminho, "vai por esta porteira"... outra????..."segue pela porteira... mais outra?? "no meio daquelas duas árvores, e vai descendo pelo pasto".

Lá fui eu, 7 porteiras, dá para chegar de moto praticamente no topo da primeira queda. Pelo menos essa aparentava ser alta, e o barulho da água era forte.

http://2.bp.blogspot.com/-gevROkkBaC4/VCQSO6k-z9I/AAAAAAAAEWY/5UdI8x47xmg/s1600/DSCN2767.JPG
Moto na beira do rio.

http://2.bp.blogspot.com/-M9svjbBspx4/VCQSbaPOsBI/AAAAAAAAEWo/o_8NKSO_KWA/s1600/DSCN2795.JPG
Antes da primeira queda.

http://4.bp.blogspot.com/-wXJD_886xAQ/VCQZSTHfdYI/AAAAAAAAEW4/DuA853_Lnt0/s1600/DSCN2768.JPG
Primeira queda

http://1.bp.blogspot.com/-DcYi7nvoG5g/VCQZUKM9C8I/AAAAAAAAEXA/kTuhiwC014I/s1600/DSCN2769.JPG
Primeira Queda

Apesar da atenção do dono do sítio e de toda a infraestrutura prometida, não há caminho preparado para visitar as quedas, é no meio das pedras, do mato e dos espinhos mesmo. Um lugar tão bonito, deveria ter mais atenção. Mas imagino que em fins de semana deva ser bastante frequentada mesmo assim.

http://4.bp.blogspot.com/-aOnJ7LBgqAM/VCQZVF52GGI/AAAAAAAAEXE/7SHaAsFHEGM/s1600/DSCN2770.JPG
No meio dos espinhos, tinha um ninho... tinha um ninho no meio dos espinhos!

http://4.bp.blogspot.com/-2fj4lQyHOR8/VCQaLUyLARI/AAAAAAAAEXo/1y4heXNlVIk/s1600/DSCN2785.JPG
Segunda queda.

http://4.bp.blogspot.com/-dtzRiiwYO0A/VCQZ59qtdKI/AAAAAAAAEXQ/9jX3KJL8YQI/s1600/DSCN2776.JPG
Segunda queda.

http://3.bp.blogspot.com/-RwvbvqVlVPs/VCQZ94UFlrI/AAAAAAAAEXY/QfqoWiVjIPk/s1600/DSCN2777.JPG
Observe nessa foto que, água da queda não cai direto no poço, há um enorme buraco antes, a água chega no poço pelo fundo.

http://3.bp.blogspot.com/-Ky9bLvAKRgE/VCQZ-qpIgvI/AAAAAAAAEXc/6LHpzQjDrD4/s1600/DSCN2784.JPG
Segunda queda.

http://3.bp.blogspot.com/-u9SghF8Cf-Y/VCQdVd2tKhI/AAAAAAAAEX0/16ta5nme98E/s1600/DSCN2786.JPG
Alto da terceira queda.

Fui até o alto da terceira queda, a mais alta, para chegar ao poço eu teria que dar uma volta muito grande no vale para descer muita coisa, como já estava todo dolorido da ida ao Tabuleiro, achei melhor parar por ali. Mas as 3 quedas são ótimas, com poços grandes, dá para passar o dia ali. Aprovada!

Voltei à casa (2 porteiras), e como o anfitrião, agora de botinas, não ia ter troco, comprei uma água e acabei tomando tudo de uma vez só. Então a conta ficou em R$ 7,50. Paguei R$ 10,00 e ficou por isso mesmo. Mas, no fim acabei ganhando uma enchida da garrafinha com água da geladeira para levar na moto, acabou ficando R$ 10,00 mesmo. Vombora... abrir 5 porteiras.

5 porteiras depois... uma garrafinha de água esvaziada, segue a viagem.

Chegando em Ipoema, parei para carimbar o passaporte no Museu do Tropeiro, dei uma passeada pelo acervo, mas tinha uma excursão escolar, muito tumulto, não me demorei por lá. Com fome e sede, parei na rodoviária e comi um salgado com Coca Cola. A atendente, muito educada, morena de olho azul, vi que era mãe... e vai campanha do Hospital de Câncer, ela recebeu o folheto e começou a ler ali mesmo. Aproveitei para saber mais sobre a Cachoeira Alta, a moça disse que valia a pena, então, vombora!

Na saída da rodoviária, duas funcionárias da prefeitura, ficaram olhando a moto... mais uma chance de fazer o bem. Duas mães, e vai campanha.

http://2.bp.blogspot.com/--YqbA7R63E8/VCQi8DPBZaI/AAAAAAAAEYc/jo9POgHSufc/s1600/DSCN2800.JPG
Segue campanha, câncer infanto-juvenil.

http://4.bp.blogspot.com/-xQoCGNm7u4s/VCQjVUaR_eI/AAAAAAAAEYk/3Aybk4koTl4/s1600/DSCN2799.JPG
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

http://1.bp.blogspot.com/-vyJT4TOtVUE/VCQhS3rb55I/AAAAAAAAEYI/N7xN6yL_5_8/s1600/DSCN2801.JPG
E, segue a boiada!

http://4.bp.blogspot.com/-8AcXGGnvXYE/VCQhTt9Dc1I/AAAAAAAAEYQ/OMC66a7BSj8/s1600/DSCN2803.JPG
E a boiada nos levará até... a Cachoeira Alta! Vombora!

A cachoeira fica há 11 km da cidade, em um sítio-pousada; de fora do portão, com guarita, dava para ver que a infraestrutura é muito boa, tudo gramado, com muita árvore, banheiros, local para refeição, mas... tudo trancado! Do lado de fora, um carro de Mogi Mirim, devia ser de algum visitante, como eu, e já deviam ter ido lá para dentro sem autorização. Bom, como já tinha um, se viesse bronca, seria divida por 2... passei por baixo do portão e fui. No caminho procurei algum ser vivente, mas nada. Passa por baixo de uma porteira, para acessar o caminho da cachoeira e vai por uma subida... sinceramente, a todo momento me lembrava, forçadamente, da Cachoeira do Tabuleiro... como dói fazer subida!

E essa é a Cachoeira Alta:

http://4.bp.blogspot.com/-zCQLXm_E8LM/VCQlpVHqeQI/AAAAAAAAEYw/FrhLBRRqRug/s1600/DSCN2808.JPG
Outra que vale à pena visitar.

http://3.bp.blogspot.com/-2WpJ8YbHKXQ/VCQlpw7AloI/AAAAAAAAEY0/syVfardaZro/s1600/DSCN2809.JPG
Não cabe ela inteira na foto.

A cachoeira tem 110 metros, com um grande poço. Aparentemente um bom lugar para passar o dia. Não desci até o poço, pois a Cachoeira do Tabuleiro ainda estava se manifestando em minhas pernas.

O carro de Mogi Mirim tinham dois caras, que também foram lá conhecer, eram vendedores de correntes diversas para as mineradoras, se viesse bronca, seria dividida por três! Aproveitei para perguntar sobre o tal mineroduto, se eles sabiam como funcionava, disseram que sim... que tinha uma esteira gigante dentro dos tubos que percorria todo o percurso até o porto... puts... essa foi de acabar com os queijos do Serro! (alusão aos pequis de Goiás).

Segue viagem. Passa por Bom Jesus do Amparo, sem atrativos, e segue para Cocais.

Usei o GPS em todo o trecho da ER. Fiz o download no site do Instituto Estrada Real e a rota é bem fiel ao caminho. Coloquei uma resolução de 80 metros, assim, era possível visualizar curvas antes delas chegarem e comparar com o terreno que eu estava no momento. E foi bastante útil quando eu perdia algum marco de vista e passava reto do local (a rota sumia da tela), ou nas duas vezes em que os marcos estavam em lugares errados, provavelmente mudados por alguma obra na estrada. Como o meu suporte do Ebay não chegou à tempo... a antena corta-pipa serviu bem, com duas fitas de silver tape, ficou perfeito!

http://4.bp.blogspot.com/-v3EsWXLi2eE/VCQoIgvch-I/AAAAAAAAEZI/izn_YQpLvEs/s1600/DSCN2813.JPG
GPS em seu suporte marca Gambitech!

http://1.bp.blogspot.com/-52aRQtB09jo/VCQoHiNi0sI/AAAAAAAAEZE/eQTWdr3b_Dk/s1600/DSCN2811.JPG
Trecho em meio à plantação de eucalipto, sombra todo o tempo.

Fim do dia, chegando finalmente em Cocais. Pensei que ia ser uma cidade maior. Descobri que é um distrito de Barão de Cocais, essa sim, maior.

Avistei a Pousada Vila Cocais, havia mais duas a procurar, mas gostei da cara dessa e fui entrando. Diária cara, de R$ 98,00, chorei e saiu por R$ 95,00 (mega desconto!?). Mas valeu a pena, chalé com banheiro, cama de casal hiper confortável, tudo coisa fina. Somando com os R$ 45,00 de ontem e dividindo por dois, a média fica boa para esses dois dias, R$ 70,00. E eu estava precisando de um bom colchão de molas para curar minha coluna!

Conheci uma galera de Brasília, que percorria a ER com bikes. Um era motociclista, dono de uma Transalp e o papo de motos e bikes foi longe.

O cardápio da pousada também era bem salgado, e como eu já estava comendo pouco nessa trip, pedi um Filé Kids, que se mostrou uma boa refeição e de menor custo.

Fotos da pousada, muito bem estruturada.

http://4.bp.blogspot.com/-Dbf6en0TwYg/VCQsTlWZdWI/AAAAAAAAEZc/daeM9BuvU6U/s1600/DSCN2816.JPG

http://3.bp.blogspot.com/-K-WVuDE0NWI/VCQsTlYNEsI/AAAAAAAAEZg/zwlrEvBAMX4/s1600/DSCN2818.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-MGPUkAgVyHE/VCQs-L8s9QI/AAAAAAAAEZw/iychjc1ohlI/s1600/DSCN2820.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-dpGXaPgqpIs/VCQtBDf1GPI/AAAAAAAAEZ4/7E8V0nz2bds/s1600/DSCN2821.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-GVlFErvmBXo/VCQtBegF48I/AAAAAAAAEZ8/7B6V24b7hug/s1600/DSCN2823.JPG

Vombora... dormir!

Monteverdi
29/09/2014, 05:35 PM
Sô Ruy, a cachoeira de Itambé do Mato dentro fui até lá com minha saudosa Fazer 250 e a patroa..!!
Foi a última viagem que ela fez comigo de motoca, isso em 2008.. ela chorou de cansaço antes de chegarmos em BH..kk

Em Ipoema, voltando por lá, vale à pena conhecer as outras cachoeiras e as Serra dos Alves. Belos lugares!

Inté!

Ruy
29/09/2014, 06:27 PM
Monteverdi... você tem razão, vale voltar sim, uma semana para ver tudo é muito pouco!
Imagina se for fazer todos os Caminhos então, pode reservar uns 60 dias para ver tudo de bom lá!
É por isso que a ER continua nos planos do futuro!
Abraço!

Fernando Orthey
29/09/2014, 10:32 PM
Ainda quero fazer esse percurso

que dizer vou Fazer

lindas fotos

abraço

Ruy
01/10/2014, 03:37 PM
Galera... a pedidos e para fazer propaganda vou colocar os acertos que fiz na Negona para a viagem.

1) Pedaleiras by Giovani 16 - (http://xt660.com.br/showthread.php?4761-Pedaleiras-largas-para-XT660R
Aprovadas com louvor! :icon_thumleft::icon_thumleft::icon_thumleft:
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10613079_1495217644068499_3637924584507558033_n.jp g?oh=4f03ba0e0efbfd0fb59564ac26050226&oe=54CCBBF0&__gda__=1417838234_436f9173947bb18623fea1262faf138 f

2) Pneus - tirei os Metzeler Turance e coloquei os Metzeler Sahara Enduro 3.
Resultado: aprovados em todas as situações ocorridas. :icon_thumleft::icon_thumleft::icon_thumleft:
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/230018_1495217530735177_2002142306881325807_n.jpg? oh=0a22e656ecd810b16701d9be45144745&oe=54C94469&__gda__=1422815289_21b48929ef660ab51dd021d3f5d3380 4

3) Aumento na altura do para-lama inferior dianteiro, para evitar acúmulo de barro e travamento da roda (trauma do 4º EN).
Não foi possível testar, não choveu. :nao_sei:
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10489859_1495217547401842_8642097651839319124_n.jp g?oh=5a370fbe9bf4f5846462ac388c9c8bbb&oe=54B68486&__gda__=1421605868_39e1fb76c02f8b6fcb279f406accaf3 e https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10625061_1495217617401835_6738085746524319937_n.jp g?oh=f538e6964ef00498119447b2e6a1a651&oe=54CCB61C&__gda__=1421629219_86cffdb1cf0fe8e14339348fa494d6c 5

4) Bigfoot, para pisos aresonos, fofos ou encharcados.
Aprovado, por cansar menos o piloto nas paradas. :icon_thumleft::icon_thumleft::icon_thumleft:
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/1006078_1495217634068500_3985920699032763507_n.jpg ?oh=4c6bce09ab613718bc731a876298f4da&oe=54846B8C&__gda__=1422000314_7ea1900324fcfce9869df14bef38360 a

5) Tela no radiador.
Apenas comprei um pedaço de tela, trançada quadrada e emoldurei um pedaço sobre a grade plastica da moto, seguindo o contorno e relevo e dobrando para trás. Ajuda na fixação com "enforca gato" e pelos próprios parafusos de fixação da peça na moto.
Resultado: o radiador está intacto, não há marcas de pancadas na tela.
Foto: não tirei...:esqueci:

6) Cavalete central by BQN.
Retirado, por dois motivos:
- Troquei a medida do pneu para 140/80, o pneu cresceu, e mesmo com o cavalete, não saia mais do chão.
- O cavalete estava pegando no chão em curvas e lombadas, no off ia dar trabalho.

7) Piloto.
Tentou emagrecer pelo menos 5 kg para a viagem e engordou 1kg.
Resultado: reprovado! :nao2::nao2::nao2:

Giovani16
01/10/2014, 11:26 PM
Bahhh Ruy demais a viagem, o relato e mais ainda a campanha, Parabéns!!!!!
Li tudo numa tacada só e agora espero os próximos capítulos...

Valeu pelo merchandising, que bom que gostou das pedaleiras!!

7) Piloto.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nirlei
02/10/2014, 08:40 AM
7) Piloto.

Pois é, Ruy. Foi só isso porque você deve ter segurado o ímpeto da comilança. :-)
Geralmente, em viagens, eu até como menos. Tenho um certo receio de ter um piriri durante o percurso. Aí, acabou-se a alegria.

Grande abraço.

Tomasini
02/10/2014, 02:08 PM
Muito bom Ruy...

Excelente trip...

PS.: sobre a tela do radiador, item 5 dos acertos da negona, acho que uma parte dela aparece na segunda foto do item três...seria ela lá no fundo?
Qual o material dela?
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10625061_1495217617401835_6738085746524319937_n.jp g?oh=f538e6964ef00498119447b2e6a1a651&oe=54CCB61C&__gda__=1421629219_86cffdb1cf0fe8e14339348fa494d6c 5

Muito bom o Sahara 3 140 né??? A dica do Mestre também me serviu...

Algum problema com retentores de bengala???

Abraço

Ruy
02/10/2014, 02:40 PM
Professor!
Quanto à tela de radiador eu queria comprar uma, mas já não estava mais a fim de investir (os pneus minaram o caixa!). Eu ia comprar esse abaixo, o vendedor é até daqui de Araçatuba, mas custa R$ 200,00!
http://proradgp.loja2.com.br/img/a88288e651819ebb602a28dcb4a8a921.jpg

E aí nasceu a gambitech: eu olhando pra moto, ela olhando pra mim, e lembrei de uma peneira de tela da patroa guardada no fundo da casa. Aí... nasceu o protetor! Recortei a peneira, levei uma bronca, mas uma peneira nova custa nem R$ 20,00. Porém, a malha é muito fina e a ventoinha começou a ligar com mais frequência em baixa velocidade (menor ventilação natural), mas nada que provocasse qualquer elevação de temperatura anormal na Negona. Fui e voltei na boa!
Tirei uma foto agora da motoca, não fica profissional, mas ninguém notou a existência da tela até hoje.
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/1911873_742216715826293_6296559637565100227_n.jpg? oh=7b5b93e0054491e6908a14160ae3c083&oe=5484FB5E&__gda__=1421184611_384e91898093c215c90e4dbc55b80a4 c

Mas.... já comprei uma tela com malha maior, creio ser 4 mm. E vou trocar. Comprei em loja de parafusos e ferramentas.
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10666013_742216719159626_9147950258484643196_n.jpg ?oh=94a2e65af1c038565ef942f796fd1421&oe=54C01F99&__gda__=1422740240_5421a72fc42ddd91ca7e646f70bc0df 2

Os retentores de bengala estão intactos! Sem problemas. Como dá para ver nas fotos, a motoca ainda está do jeito que chegou da viagem... esse fim de semana vai ganhar água e sabão para depois ficar internada para uma revisão.

Abraço!

Ruy
05/10/2014, 02:03 PM
7º Dia - Cocais à Mariana

No estilo da ótima pousada, o café da manhã foi muito bom também. Antes de partir peguei no papo com os ciclistas de Brasília, demorei um pouco para sair.
Bem perto de Cocais já fica o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, a entrada é na estrada mesmo, à direita, bem sinalizada. Com taxa de visitação de R$ 5,00.
O sítio arqueológico fica dentro de uma propriedade de agricultura tipo familiar, fui recebido pela Dna. Maria, muito falante e gente finíssima. Ela fez o papel de guia, e me levou até às pinturas explicando a história, as técnicas das pinturas, a idade e, contando muita história para fazer rir também.

Pinturas com cenas de caça:
http://1.bp.blogspot.com/-AWUppvgPqZM/VCdNKomKGKI/AAAAAAAAEeU/ddVnTBlXPQA/s1600/DSCN2827-web.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-p3LzoUWAYqA/VCdNtBNsKyI/AAAAAAAAEek/wW5f-_NyUhY/s1600/DSCN2835-web.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-JQe5UmqH-D8/VCdN_QuwYDI/AAAAAAAAEe0/cVwOjOEbPwc/s1600/DSCN2836-web.jpg

As pinturas ficam em três paredões próximos, na Serra da Conceição, bonito lugar, de onde é possível ver a Cachoeira da Pedra Pintada, que fica em outro sítio mais à frente. Altitude: 1250 m.

http://4.bp.blogspot.com/-MI_LEXgYSDs/VCdNBYl9mLI/AAAAAAAAEeM/cgAzo0GRP5U/s1600/DSCN2828-web.jpg

Serra da Conceição.

Segundo Dna. Maria, as pinturas rupestres tem cerca de 6.000 anos, e são semelhantes a outras encontradas na França e na Espanha. O que dá para ver são cenas de caça, com muitos riscos, que provavelmente são alguma marcação de tempo. Há partes das pinturas de diferentes épocas, porém próximas, pois as formas dos desenhos se alteram. As tintas eram feitas com pedras moídas, sangue de animais, seivas vegetais, etc; e não saem! Pesquisadores já tentaram extrair um pouco das tintas para estudo, mas não tiveram muito sucesso.
A visita no local é rápido, o sítio tem uma infraestrutura de lanchonete e venda de doces, queijos, balas e artesanato.
A Cachoeira da Pedra Pintada não abre em dias de semana, pois o dono do sítio trabalha na cidade, mas permite visitação se passar por baixo da cerca e ir a pé; como de longe vi que a água era ínfima, passei reto.
Dna. Maria tem netos, então recebeu o folheto do Hospital de Câncer! Gostou e ficamos mais uns 10 minutos conversando sobre o assunto.
Ao sair do sítio arqueológico vi os rastos das bikes, os caras de Brasília já tinham passado reto, a galera pedala forte.
Segue o bonde, sentido Barão de Cocais, não visitei atrativos, pois o objetivo hoje era o Santuário do Caraça, em Catas Altas.
O caminho começa a ter outras indicações junto com os marcos da ER, são estes outros marcos indicando o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), provavelmente para as romarias em datas religiosas importantes.

http://3.bp.blogspot.com/-msxl9cENP7A/VCdPWPFePbI/AAAAAAAAEfQ/5JiamwGE4yE/s1600/DSCN2844-web.jpg

Marcos adicionais da ER.

Também há outros indicativos para te manter na rota certa, durante as romarias são amarradas fitas zebradas nos arbustos e árvores da estrada, acaba a romaria mas elas continuam por lá por algum tempo.

http://2.bp.blogspot.com/-918wQa3y8Ac/VCdQHe2BJ5I/AAAAAAAAEfY/D9AnrJ10AXg/s1600/DSCN2947-web.jpg

Fitas indicando a rota da última romaria.

O trecho agora é diferente, entre Barão de Cocais e Santa Bárbara, se sai do cerrado e entra em mata atlântica, com sombra, mas muitas curvas, e descidas/subidas. Deu para refrescar um pouco o corpo e a moto.

http://1.bp.blogspot.com/-nkku4eB5tXs/VCdREmRLVZI/AAAAAAAAEfg/dc1j33GBRFE/s1600/DSCN2841-web.jpg

Mata Atlântica

Antes de chegar em Santa Bárbara, plantação de eucaliptos, em colheita, estrada com bastante terra fofa devido ao movimento de máquinas. E não é que justamente ali encontro o pessoal das bikes? Eles estão mais rápido do que eu na estrada. Acelera então!

http://3.bp.blogspot.com/-BPgTvP2TGws/VCdRVlm0EoI/AAAAAAAAEfo/oSYErvcKitE/s1600/DSCN2845%2B-%2Bweb.jpg

Colheita de eucalipto.

Ainda antes de Santa Bárbara, consegui uma foto com dois motivos, justamente na hora que eu inventava um jeito de tirar uma foto da Negona com essa ponte, o trem passou, então, foi do jeito que deu mesmo:

http://3.bp.blogspot.com/-4q07z5y6D34/VCdTcLnve-I/AAAAAAAAEf0/vRa2Lh2v-qw/s1600/DSCN2846-web.jpg

"Nossas motos com pontes e viadutos" e Nossas motos com trens"

Como também gosto de carros antigos, nessas viagens não deixo de observar os que aparecem, essa tive que fotografar, igualzinha a que a minha mãe tinha! Eu adorava esse carro. Se a cor da pintura for original, é um modelo LS de 1981, com motor 1.600, a última; pois já estava perdendo mercado para um outro carrinho recém lançado, chamado Gol BX (motor 1300 a ar).

http://2.bp.blogspot.com/-nQKmH4WSbgQ/VCdT1wjFq-I/AAAAAAAAEf8/hXaZAscgl8I/s1600/DSCN2849-web.jpg

Brasília da mamãe!

As obras em uma rua importante de Santa Bárbara, me fizeram sair da rota do GPS, fiquei perdido e acabei encontrando... com .... com .... a turma do pedal! Os caras tão andando a 80km/h em estada de terra? Ou eles estão tirando menos fotos do que eu!
Saindo agora para Catas Altas, continua um pouco de caminho com sombra.

http://1.bp.blogspot.com/-2rU0kxt0d58/VCdV7sAdoVI/AAAAAAAAEgM/p_nl0Wc7VVY/s1600/DSCN2850web.jpg

Sombra extra até no banbuzal, depois... sol forte!

De Santa Bárbara para Catas Altas, caí em uma arapuca de novo, acho que já era a terceira vez, é o seguinte: quando vou andar na estrada de terra, murcho os pneus da moto um pouco, para ela não ficar quicando, batendo tudo e também para conservar a coluna meia boca do piloto. Algumas vezes, dentro da cidade eu via que a saída era por asfalto, perguntava para os frentistas de posto se dali para frente era terra ou asfalto, alguns falavam que era tudo asfalto, então eu enchia o pneu da moto (perde tempo e começa a esquentar dentro da roupa), e quando eu saía da cidade, andava uns poucos quilômetros e o GPS mandava sair do asfalto... tudo de novo, pára para esvaziar pneu (perde tempo e esquenta dentro da roupa), por conta disso tomei duas decisões: 1) Não encho mais pneu, 2) preciso comprar uma jaqueta e calça mais apropriadas para verão.
E atenção para os estudos das rotas, tem lugar que, simplesmente só se passa a pé ou de bike; dá para arriscar uma moto mais leve.

DICA: MARCO 486 - ATENÇÃO!
Esse marco é importante por dois motivos:
1 - A rodovia MG-129 nesse marco leva para o Santuário do Caraça, que fica antes de Catas Altas (eu errei, fui até Catas Altas e tive que voltar)
2 - O caminho para o próximo marco (487) é de passagem difícil para moto e não passa carro!

Então vamos por partes, primeiro visite o Santuário do Caraça, pegue a MG-129 sentido oeste, para Brumal, as placas indicarão bem o caminho.

Depois volte até o marco 486, se quiser continuar na ER, pela passagem difícil, pegue a estrada de terra à direita, se quiser desviar siga em frente e pegue a ER mais adiante. Se for para Catas Altas pela ER, vai ver o Bicame de Pedra, se for por asfalto perde a atração. Veja mapa:

http://2.bp.blogspot.com/-l5CaO62fySI/VDGDe4nYldI/AAAAAAAAE0w/aCVtefBOJN8/s1600/Mapa%2Bpara%2BCaraca.png

Voltando ao trecho que segui, inclusive com o erro de ir a Catas Altas antes de ir ao Santuário:
No marco 486 a estrada de terra acaba na entrada de um sítio, e a rota é a direita por um caminho de gado, estreito, subida, piso inclinado lateralmente e com uma pedra lisa enorme (também inclinada) no meio da subida. Calor de 40 graus dentro da roupa, parei para analisar a situação, até o gado tinha deixado marcas de escorregões, a pedra estava coberta por um talco branco. Era tombo na certa passar ali. Consultando a planilha da ER vi que dava para fazer o caminho dos carros, desviando por asfalto até Catas Altas, mas eu queria seguir o roteiro fiel, então, vamos à aventura, do marco 486.

Na foto parece que o caminho é largo, não tão íngreme, mas é ilusão de ótica.

http://3.bp.blogspot.com/-MRp-8nW51zw/VCdV7ul1HGI/AAAAAAAAEgI/I4KETEI639Y/s1600/DSCN2851-web.jpg

Marco 486

A saída foi analisar o caminho a fazer, ponto a ponto, mas com alforges pesados, altura menor da moto devido ao peso, e com certeza eles iriam pegar no chão quando a moto passasse pelos buracos mais fundos, somado ao calor e cansaço do piloto, resolvi descarregar a moto, passar e depois carregar de novo.

http://1.bp.blogspot.com/-Qk0MYDdO7gM/VCdcxWc-laI/AAAAAAAAEkY/j-yr4Rg4myA/s1600/DSCN2851-web%2Bcom%2Bsetas.jpg

Esquema da trilha

Descarrega alforges, sobe o morro a pé para deixá-los lá em cima, volta para passar com a moto, a Negona foi valente, na pedra lisa eu tinha medo da roda da frente escorregar, mas essa passou e quem escorregou foi a traseira, santo protetor de cárter, salvou meus canos de escapamento. Pé no chão, acelera e a moto foi, beleza! Agora, carregar alforges de novo na moto. Suei tanto que encharcou a manga da jaqueta e pingava suor no chão como se estivesse tomado chuva. Deu certo.. vombora!

http://3.bp.blogspot.com/-roTeXxSuB6g/VCdV84Ne4wI/AAAAAAAAEgg/NUULzU9_ztI/s1600/DSCN2854-web.jpg

Caminho por pasto, com porteira!

Muito pasto e porteira depois, cheguei no marco 505 onde se encontra as ruínas do Bicame de Pedra, que foi um aqueduto, construído em 1972, originalmente com 18 km, servia para levar água para as minerações e cidades. Hoje ele tem somente estes 150 m. A obra custou 15 kg de ouro!

http://1.bp.blogspot.com/-ZU-1jvoEhiQ/VCdV-3Ts3CI/AAAAAAAAEgo/0lnKq5W5sak/s1600/DSCN2857-web.jpg

Alto do bicame

http://4.bp.blogspot.com/-FBNC-V72q5A/VCdV_aFRqoI/AAAAAAAAEgw/YH5fbJxkF8Q/s1600/DSCN2864-web.jpg

Passagem.

http://1.bp.blogspot.com/-nw9J7v5DeGY/VCdgji3DR8I/AAAAAAAAEkk/UEmoiMXWMCA/s1600/Bicame.JPG

Era uma grande obra.

E segue o GPS, agora saindo da estrada e passando ao lado da estrada de ferro. Em um percurso curto, voltando logo à estrada municipal.

http://4.bp.blogspot.com/-O3QXTCqwOZY/VCdWAiwteCI/AAAAAAAAEhA/wwPrLMUx48A/s1600/DSCN2865-web.jpg

Curto percurso ao lado da estada de ferro.

Segui até chegar em Catas Altas, a rota do GPS pode confundir um pouco, pois ela manda entrar na cidade por um pequeno trecho até a Catedral e depois sair passando sobre este mesmo trecho. Em Catas Altas parei para almoçar, já era 13:30h, a barriga roncava, comi em um pequeno restaurante self service, ao lado da catedral, com R$ 14,00 comi a vontade e tomei duas Cocas. De clientes, só eu e uma moça que não parava de chorar sozinha numa mesa no canto, ligava no celular, dava a notícia de que estava grávida e chorava! Chegou para pagar sua conta, sem chorar, mas só de falar com o dono do estabelecimento, chorava de novo e explicava, "eu tô grávida tô ligando para todo mundo para contar!" Bom, enquanto eu arrumei a moto a moça foi para uma escadaria lateral da igreja, ficava clicando no telefone e... chorava! Bom, já fui intrometido demais, deixa a moça chorar, coisa de grávida.

http://3.bp.blogspot.com/-MpAPWWyyV4Y/VCdWBT0j9zI/AAAAAAAAEhI/7DVOTAOmF8k/s1600/DSCN2869-web.jpg

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

http://2.bp.blogspot.com/-HTT_WwMZhJI/VCdWB2cJkbI/AAAAAAAAEhM/ba3Y7GrzIFY/s1600/DSCN2871-web.jpg

Guerreira

http://1.bp.blogspot.com/-HbK98B9mzrQ/VCdWCFyzIPI/AAAAAAAAEhU/Ok3ioEaRqDM/s1600/DSCN2872-web.jpg

Mega marco da ER.

Passaporte carimbado no Centro de Atendimento ao Turista. Aproveitei para descobrir o caminho para o Santuário do Caraça, foi aquela explicação de mineiro né... primeira a direita, depois esquerda e depois direita, aí segue reto que sai lá. Bom sabendo que a primeira é à direita, o resto a gente vai descobrindo. E não é que errei? Estava andando atrás de um taxi, ultrapassei e fiz o motorista parar, taxista vai saber.. e, o senhor falou: "não, você passou, é primeira a esquerda, depois esquerda e aí segue reto". Ok, a primeira a esquerda eu acertei, e depois fui no instinto mesmo, e deu certo. Até o Santuário é tudo asfalto, paga-se R$ 15,00 para entrar.

http://3.bp.blogspot.com/-w4daDJG9rlk/VCdWDWRYU9I/AAAAAAAAEhg/19JXpBfN2pY/s1600/DSCN2873-web.jpg

Caminho todo asfaltado

http://3.bp.blogspot.com/-7TM1I9GqUno/VCdWE_-eJdI/AAAAAAAAEho/wtL4wy6RjnE/s1600/DSCN2874-web.jpg

Santuário ao fundo.

O Santuário Caraça é aquele onde os padres alimentam os lobos Guarás à noite. É um complexo religioso, hoteleiro e de áreas protegidas ambientalmente. É possível se hospedar lá e ficar mais de um dia andando pelo parque que tem muitas atrações, mas as trilhas são maioria a pé. Ou dá para sair em outras regiões ao redor. Há diárias caras, mas havia um preço de R$ 127,00 com café, almoço e jantar inclusos, somando tudo, até da para encarar!

http://3.bp.blogspot.com/-PGOtOH0VH-A/VCdWEyMEZMI/AAAAAAAAEhs/oltRy78uCzc/s1600/DSCN2882-web.jpg

Este é o museu, estava fechado.

O Santuário mantém várias atividades, educação, missionária, ajuda aos pobres, turismo, reserva particular do patrimônio natural, patrimônio cultural e é uma das 7 maravilhas da Estrada Real (não sei quais são as outras 6). Eu não sabia se podia tirar fotos, não havia placas, então fui tirando!

http://1.bp.blogspot.com/-3cFgxzNklA4/VCdWGXWYY1I/AAAAAAAAEiA/qCIGlFJBQiw/s1600/DSCN2884-web.jpg

Igreja por dentro.

http://4.bp.blogspot.com/-9sA4speQugg/VCdWG9njO4I/AAAAAAAAEiE/jX4mas9Fd_4/s1600/DSCN2888-web.jpg

É grande.

http://1.bp.blogspot.com/-usQm_0Dz_Ak/VCdWH-PL90I/AAAAAAAAEiQ/bVtlwZH-k3o/s1600/DSCN2892-web.jpg

Dentre muitas imagens.

http://2.bp.blogspot.com/-znppn0teiaM/VCdWI0SfykI/AAAAAAAAEic/FEsv5eRjSso/s1600/DSCN2895-web.jpg

Tinha essa...

http://1.bp.blogspot.com/-qK_YQG2b5ds/VCdWIoSpClI/AAAAAAAAEiY/4pOHZFQZJeQ/s1600/DSCN2894-web.jpg

... com um túmulo aberto em baixo.

http://4.bp.blogspot.com/-TZIxvCDLtwg/VCdWKK8_yUI/AAAAAAAAEio/NVi2_6WtUAQ/s1600/DSCN2900-web.jpg

Jardim

http://4.bp.blogspot.com/-9R1h2NdHE9M/VCdWLPSUPQI/AAAAAAAAEi0/1B3ikLrwRJA/s1600/DSCN2903-web.jpg

O cara!

http://4.bp.blogspot.com/-23HDyCO-7EY/VCdWLMZ9CTI/AAAAAAAAEiw/NPfAkOm6OqI/s1600/DSCN2905-web.jpg

A igreja.

http://3.bp.blogspot.com/-Jy6XOOGYk18/VCdWLhputKI/AAAAAAAAEjA/1zyRKm74Pi4/s1600/DSCN2909-web.jpg

Igreja

http://3.bp.blogspot.com/-VEd2HcGYKv4/VCdWM3hBxmI/AAAAAAAAEjI/FxplEb1nEN0/s1600/DSCN2916-web.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-our7OvjQwyg/VCdWNQ0oXGI/AAAAAAAAEjQ/H3sW6SdHfJs/s1600/DSCN2918-web.jpg

Vista geral.

http://1.bp.blogspot.com/-YGYNQkYXcd4/VCdWNhDAlLI/AAAAAAAAEjU/p4A7KUdsKyY/s1600/DSCN2922-web.jpg

Imagem da Via Sacra

http://4.bp.blogspot.com/-VRhBUpRSO0g/VCdWO7IfHoI/AAAAAAAAEkE/ATwqnn5hAa4/s1600/DSCN2924-web.jpg

Piscina

http://1.bp.blogspot.com/-_vLiRywJ73I/VCdWPmiCS2I/AAAAAAAAEjg/c5CvmRg-VqE/s1600/DSCN2925-web.jpg

Indo embora.

Santuário visitado, voltei para Catas Altas para restabelecer a rota do GPS. Estrada de terra novamente e atenção, mais um local onde não passa carro, no marco 522, passagem tranquila sobre aterro de um belo açude com a serra ao fundo.
Dica para quem vai de carro: não saia da estrada no marco 522, continue sentido MG-129, ao chegar na rodovia já pegue a estrada de terra que surgir à direita, você voltará na ER no marco 524. Só perderá a imagem do açude, que não é lá grande coisa.

http://4.bp.blogspot.com/-GZVrw_fVytI/VCdWPpnpLkI/AAAAAAAAEjk/frQ6VJ9yj3I/s1600/DSCN2930-web.jpg

Marco 522

http://2.bp.blogspot.com/-TGVEejskWLc/VCdWQuK4ywI/AAAAAAAAEjw/N9FlMIL_AO0/s1600/DSCN2934-web.jpg

Serra ao fundo.

Agora sim, essa foto a seguir tem história dolorosa. Como já estava chegando o fim do dia, sol abaixando, resolvi tirar umas fotos com as bandeiras. Tudo beleza até eu resolver pegar uma pedra sobre esse platô no pé da cruz, estava meio longe do meu braço e eu dei um pulo para alcançar, na volta desequilibrei e bati as costelas com todo o meu peso de 100 kg; doeu... pensa num trem que doeu. Mas, aguentei e tirei a foto. Com dor, fui embora antes de anoitecer.

http://3.bp.blogspot.com/-IJ8D1SORV9A/VCdWRpJSsqI/AAAAAAAAEj4/gXqMxaOGfcc/s1600/DSCN2939-web.jpg

Fotinha doída!

http://1.bp.blogspot.com/-CgNyE6YZT8o/VCdWSNLZPlI/AAAAAAAAEkA/sGOjoGwZa7U/s1600/DSCN2946-web.jpg

Essa moto é pedreira!

Finalmente, anoitecendo, passei por Santa Rita Durão, Camargos e cheguei na cidade de Mariana! Pelo nome e pela história eu achava que era uma cidade pequena, só de prédios antigos... ilusão; a cidade é grande e de cara já peguei um congestionamento daquele que só vejo quando vou para São Paulo. Escureceu e resolvi dar uma de motoqueiro mesmo, cortando entre os carros (onde a largura permitia) e parei em um posto. Uma frentista que tentou me ajudar me confundiu mais, pois todos os hotéis que eu citei eram longe dali. Então, subi na moto e fui, no instinto... cheguei no centro histórico e achei a Pousada Contos de Minas... me assustei com o preço de R$ 140,00, chorei um desconto e não rolou. Liguei então no hotel Avenida Palace, o choro deu certo, saiu de R$ 100,00 para R$ 80,00 fui direto. Para jantar, saí a pé e comi espetinho ao lado do posto BR. Fazendo campanha para o HCB!

http://4.bp.blogspot.com/-hW5lAfA2DPM/VCdqEmCbNBI/AAAAAAAAEk0/lGJSiYRfCqA/s1600/IMG_2153.JPG

No posto BR, uma coleção particular de carrinhos, motos e troféus!

A dor nas costelas, estava incomodando, não dava nem para por a mão em cima. Como eu já estava tomando os comprimidos para a coluna, achei que iam ajudar em tudo. Com dor, vombora dormir!

Amanhã, Ouro Preto!

Monteverdi
05/10/2014, 11:35 PM
Sô Ruy, fico aguardando a continuação da história igual minha esposa espera pela novela..kk Mas é claro, a estrada real é incomparável com qualquer coisa na TV.:vlw_1: Você postou até um foto da placa da desconhecida "Passabém", que é vizinha da enorme São Sebastião do Rio Preto, cidade dos meus pais, que conta com uma gigantesca população de 1700 habitantes....

Agora, lhe pergunto: Você chegou a entrar na água lá no Caraça? Adoro cachoeiras, mas naquela água, eu não consegui entrar... doía até o osso de tão gelada..:shocked:.. E olha que estive lá em pleno verão com o sol terrível..

Inté!

Ruy
06/10/2014, 01:21 PM
...Você chegou a entrar na água lá no Caraça?
Monteverdi, não entrei na água... o tempo era curto e gastei visitando somente as construções principais (igreja, hotel, museu), além disso, pelo que vi no mapa do parque, as trilhas são para caminhadas, acho que apenas dois lugares daria para ir de moto. Mas, é um lugar que dá para se hospedar (bom preço e com refeições) e passar pelo menos um dia lá conhecendo. Vou procurar o mapa do parque, escanear e por aqui. Mas se a temperautra da água for a mesma das cachoeiras que entrei, pode considerar como muito gelada!
Abraço!

Nirlei
06/10/2014, 02:41 PM
Show de bola Ruy! Pena que o trecho do aqueduto eu abortei, devido ao horário. Ficou para a próxima. Também peguei um congestionamento monstro na chegada a Mariana, no mesmo horário da saída do pessoal da mineradora (ou siderúrgica, sei lá). Fiquei mais de uma hora andando mais lento que tartaruga. Perdi a paciência e entrei em uma rua em obras. Andei um pouco e voí-la: rua interditada com um monte de pedras grandes, tipo paralelepípedo. Dei uma olhadinha para os lados, não vi ninguém, engatei uma primeira e escalei o monte de pedras. Andar de 4x4 tem suas vantagens.:-)

Grande abraço.

Ruy
14/10/2014, 11:13 AM
Galera... último dia da viagem.

8º dia - Mariana a Ouro Preto

Nesse dia dormi mal, a dor nas costelas incomodou, dormir sobre o lado esquerdo do corpo foi tarefa impossível, mas mandei os remédios para dentro durante o café da manhã e vamos seguir com calma, pois os off acabou.

Programa: visitar o centro histórico antes da cidade ficar movimentada, carimbar o passaporte, visitar a Mina da Passagem, terminar a expedição em Ouro Preto (ponto final do Caminho dos Diamantes), finalizando a guarda da bandeira Special Operations do xt660.net, assim como a campanha para o Hospital de Câncer deste ano.

Fora do Caminho dos Diamantes, seguir para Congonhas ver os apóstolos de Aleijadinho, depois terminar o dia em Carrancas para encontrar os amigos Karla, Robertão e César (filho da Karla que foi passar o fim de semana lá). A Rosa já tinha ido embora dias antes, fazer outra trip e ir para casa.

Moto abastecida, pneus com pressão de asfalto, primeira tarefa ir na Pousada Contos de Minas (esqueci de fazer isso ontem). Cidade ainda vazia, vi que ia ser tranquilo para a visita no centro histórico, porém, alguns problemas:
- Centro histórico fechado, pois haveria um evento de bikes (aquele para o qual os bikers de Brasília estavam vindo).
- A cidade é toda com zona azul, e moto tem que parar em lugares específicos, todos longe; aí moto com alforges e outras coisas, não tinha segurança para deixar sozinha.

Dei uma volta no quarteirão procurando lugar para parar, achei um portão aberto e no fundo parecia mesmo um estacionamento, porém não havia placas indicando isso. Entrei com a moto no lugar, não havia uma alma para atender, coloquei em uma baia com um bilhete do horário de chegada, para pagar corretamente depois. Eram 7:30h, se eu visitasse tudo até antes das 8:00h talvez o funcionário não chegasse e a estacionada saísse num 0800.

Corri direto para a Catedral de Nossa Senhora de Assunção (1734), que era a mais perto. Entrei e comecei a fotografar, principalmente as peças revestidas de ouro, que são mais impressionantes. Levei uma bronca, pois não se pode tirar fotos lá dentro, mas consegui algumas:

http://2.bp.blogspot.com/-LtvA8L6bErQ/VCgiz8rz7VI/AAAAAAAAEnI/o8afH1riGXo/s1600/DSCN2949-web.JPG
Catedral de Nossa Senhora de Assunção

http://3.bp.blogspot.com/-C-puKIn-Bhc/VCgjZhecITI/AAAAAAAAEnQ/yUxjQe8c8wo/s1600/DSCN2953-web.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-I9dxbjl58kc/VCgjaOqIdvI/AAAAAAAAEnY/2ytKyH1LoUM/s1600/DSCN2954-web.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-GCLBjcZxYeE/VCgjaX5f-ZI/AAAAAAAAEnc/o52L7r4eGMk/s1600/DSCN2955-web.jpg
Catedral de Nossa Senhora de Assunção - Órgão

http://1.bp.blogspot.com/-4kAuQBsTlDE/VCgjiRoNfdI/AAAAAAAAEoA/TlrZpp2FqmI/s1600/DSCN2956-web.jpg
Catedral de Nossa Senhora de Assunção - Ouro

http://4.bp.blogspot.com/-kWogUdypgTo/VCgjdXe4n_I/AAAAAAAAEno/KJ6gt7vTT24/s1600/DSCN2957-web.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-z5y8pTwxl38/VCgjd8Ds_vI/AAAAAAAAEns/CgxYXKM_UIg/s1600/DSCN2958-web.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-rEJThqsWPQU/VCgjgNzFvqI/AAAAAAAAEn4/51_688cnQmk/s1600/DSCN2959-web.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-wZa5nYyS1lA/VCgkjjjda-I/AAAAAAAAEoM/TC24KG0qIcA/s1600/DSCN2950-web.jpg
Rua de Mariana

Terminada à visita, corri para o estacionamento, pois ainda era 07:50h, por sorte ninguém chegou para cobrar, então fui embora. Segue para Mina da Passagem.

A Mina da Passagem fica no caminho para Ouro Preto, mas só abre às 09:00h, então, depois de visitar Ouro Preto, dar o último carimbo no passaporte e pegar o certificado, volto na mina.

Ouro Preto é uma cidade grande, com bastante trânsito, assim é melhor ir direto para o centro histórico, a Praça Tiradentes.

Momento cultural: Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980

http://3.bp.blogspot.com/-d6uNElacZz8/VCgkktmWYQI/AAAAAAAAEoY/6drTNiU9GRU/s1600/DSCN2963-web.jpg
Chegando em Ouro Preto

http://4.bp.blogspot.com/-Pfq0HLAxbac/VCgkkYamUbI/AAAAAAAAEoU/DlnmZ84c0aU/s1600/DSCN2962-web.jpg
No fim da subida: igreja

http://3.bp.blogspot.com/-yWRNIClKm6s/VCgkldhLDaI/AAAAAAAAEok/JPvnv36tpT4/s1600/DSCN2967web.jpg
Igreja Matriz de Santa Efigênia (1720 a 1785) projetada pelo pai de Aleijadinho

http://1.bp.blogspot.com/-zUt-r8b1Pp4/VCgkmrQ6IFI/AAAAAAAAEos/AN73R0zJmNw/s1600/DSCN2973-web.jpg
Ao fundo, Museu da Inconfidência

http://2.bp.blogspot.com/-_Z85sPr5Qxg/VCgkmxNEDyI/AAAAAAAAEow/6fCH_wbZsXw/s1600/DSCN2974-web.jpg
Praça Tiradentes, com o monumento ao mesmo.

http://1.bp.blogspot.com/-SyYqRNs4lnU/VCgknfYxtuI/AAAAAAAAEo4/5YP8d3fTvZo/s1600/DSCN2975-web.jpg
Igreja Nossa Senhora das Mercês “de Cima”

http://2.bp.blogspot.com/-oqhfWHx3K1Y/VCgkoaCNOWI/AAAAAAAAEpE/TA2hFV5v6kQ/s1600/DSCN2976-web.jpg
Sino de igreja em reforma

http://3.bp.blogspot.com/-IS6Xa88I5hU/VCgko9GG99I/AAAAAAAAEpI/MR9BrmckVP4/s1600/DSCN2977-web.jpg
Igreja de São Francisco de Paula.

http://3.bp.blogspot.com/-6icX3K5-RLE/VCgkpnivRwI/AAAAAAAAEpU/K1lu1tBQPrk/s1600/DSCN2979-web.jpg
Praça Tiradentes

http://4.bp.blogspot.com/-W7XXv48-1Q4/VCgkqgTyYLI/AAAAAAAAEpc/FYfyxn759M0/s1600/DSCN2980-web.jpg
Feira de Artesanato em frente à Igreja de São Francisco de Assis

As obras de Aleijadinho estavam transferidas para a Igreja de São Francisco de Assis, então fui lá, taxa de R$ 5,00 e já há avisos para todos os lados "Proibido fotografar e filmar", então, a igreja e as obras de Aleijadinho ficarão somente na lembrança.

Dentro da igreja, fiquei perto de alguns guias que contam as histórias de tudo, por exemplo, a Santa Ceia pintada em uma das paredes apresenta somente comida mineira, com uma grande costela de porco; na pintura referente ao Lava Pés, Jesus tem corpo de mulher, com seios fartos; obras de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.

http://1.bp.blogspot.com/-fPw5JMApTjc/VCgksRxdUPI/AAAAAAAAEpw/tzE11BIXnag/s1600/DSCN2985-web.jpg
Igreja de São Francisco de Assis

No interior, obras de Aleijadinho, com muitas histórias também, imagens perfeitas feitas em madeira, ou pedra sabão. Só visitando para entender.

Tudo visitado, fui à Fiemg dar a última carimbada no passaporte da ER e pegar o tal certificado, tive que colocar o certificado nos Correios, pois não tinha lugar nas malas que eles não fossem se amassar.

Uma paradinha em uma loja de pedras para comprar uns presentes para as meninas, um lanchinho com Coca e água para voltar a pilotar, agora para voltar à Mina da Passagem.

A Mina da Passagem é a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação pública. Tem uma história bem complexa entre vários donos, várias paradas e retomadas na exploração. Mas o que aprendi foi o seguinte: são 8 km quadrados de galerias feitas sob cálculos precisos de engenheiros, para se explorar o máximo de rocha sem abalar a estrutura, são nove pavimentos, sendo do quinto em diante alagados. Dessa mina foram tiradas 35 toneladas de ouro até hoje, e ainda estima-se que haja, em seus pilares de sustentação, mais de 70 toneladas. A escavação se estende por baixo de boa parte de Mariana, havendo outras entradas, que atualmente são bloqueadas.

http://1.bp.blogspot.com/-0Xitlmvq0Wk/VCgktIJcPGI/AAAAAAAAEp8/9xzW9vDUYYs/s1600/DSCN2986-web.jpg
Entrada da mina.

Custa R$ 35,00 a visita, mas acho que vale à pena. A visita é feita com guias. A descida é feita por um carrinho sobre trilhos, para várias pessoas, através de cabo de aço movido por uma máquina à ar comprimido.

http://1.bp.blogspot.com/-gpc1r3KII-8/VCgkwfv9FgI/AAAAAAAAEqE/RN4pt7W1VEA/s1600/DSCN2987-web.jpg
Carrinho

http://3.bp.blogspot.com/-CN2In4YT3Xg/VCgk6FxtpcI/AAAAAAAAErU/P1XcqfegLIs/s1600/DSCN3028-web.jpg
Máquina de ar comprimido

http://1.bp.blogspot.com/-RpJmVfwd_Io/VCgkwnplS4I/AAAAAAAAEqI/1U7A1_KJhoU/s1600/DSCN3002-web.jpg
Descemos 135 metros

O esquema do ouro nessa mina é o seguinte: o ouro veio de rochas magmáticas que se infiltraram entre as rochas ali existentes, a parte que tem ouro é a branca, as rochas derretidas vieram de baixo para cima em um movimento diagonal, por isso que as paredes da mina são inclinadas, as escavações seguiam o caminho do ouro. Com o movimento magmático o outro se concentrou na parte superior da mina, em cerca de 4g de ouro para cada tonelada de pedras, na parte inferior a concentração é de 1g para cada tonelada.

http://2.bp.blogspot.com/-kGIQFJdQtHA/VChHmaU2ZAI/AAAAAAAAEvs/YBFJEPUELNI/s1600/IMG_2163-web.jpg
Paredes inclinadas

A abertura da mina era feita com explosões, as rochas brancas eram levadas para cima, as escuras ficavam lá embaixo em partes já exploradas anteriormente, este trabalho de organizar as rochas dentro da mina era feito no intervalo de almoço dos operários, por isso que existe aquela expressão: "enquanto descansa, carrega pedra".

http://2.bp.blogspot.com/-dA7wmH4XRGU/VCgkw8I3fLI/AAAAAAAAEqQ/aZtEvKZT3x0/s1600/DSCN3003-web.jpg
Enquanto descansa, carrega pedra

Outra curiosidade, na época em que o ouro era explorado por escravos, aqueles que ficavam nas batéias roubavam o outro esfregando o pó no pelo das éguas, à noite, escondidos eles lavam os pelos dos animais para retirar o ouro, daí surgiu a expressão "lavando a égua".

http://3.bp.blogspot.com/-BComj5DH3j0/VChHnwR0NII/AAAAAAAAEv0/avvsHQ7rcIc/s1600/IMG_2166-web.jpg
Galeria

http://2.bp.blogspot.com/-abeHWMF_-Fo/VChHoLkWrrI/AAAAAAAAEv4/JGgyOTv9b-w/s1600/IMG_2172-web.jpg
O cara e "as mina"... tendeu?

Outra curiosidade, aqueles mesmos escravos que lavavam a égua, tinham que esconder o ouro com alguém de confiança, pois esta poupança serviria para comprar a liberdade, e quem melhor que o vigário para cuidar dessa guarda? Mas, quando o vigário ajuntava uma certa quantia, fugia com o dinheiro, aí todo mundo "caiu no conto do vigário"!

http://4.bp.blogspot.com/-8WkrKh9Hn3Q/VChHovZXK6I/AAAAAAAAEv8/bPMJrxab7Fs/s1600/IMG_2176-web.jpg
Trilhos do carrinho

http://1.bp.blogspot.com/-aFubwHfpiOs/VChHpcCAzSI/AAAAAAAAEwM/uAhyFP1KxvU/s1600/IMG_2180-web.jpg
Placa antiga, indicando o 3º nível

Do 5º ao 9º pavimento a mina é totalmente alagada. Há uma empresa que explora essa área com mergulhos, mas os mergulhadores não podem ser amadores.

http://2.bp.blogspot.com/-H8A67ZtJWIw/VCgkzA5QmrI/AAAAAAAAEqo/OGKSYnH9ktI/s1600/DSCN3014-web.jpg
5º pavimento: alagado

http://1.bp.blogspot.com/-WCADSEwyvB8/VCgkxybHUTI/AAAAAAAAEqc/MdD84y1cHMg/s1600/DSCN3006-web.jpg
Local de saída para mergulhos

Como em Diamantina não achei ouro, melhor tentar em Mariana, então fui lá eu para a batéia!

http://3.bp.blogspot.com/-Xi0V4jckalU/VCgkz_zJxlI/AAAAAAAAEq0/aNawiE3dX44/s1600/DSCN3022-web.jpg
Procurando ouro

http://1.bp.blogspot.com/-XKbXvC5mt7Q/VCgk04AHMDI/AAAAAAAAEq8/2UFD2Zq9jB8/s1600/DSCN3023-web.jpg
Deixa com quem sabe

http://3.bp.blogspot.com/-8MQJ7M1YQZo/VCgk4XPAQsI/AAAAAAAAErE/lue9RrDMVpU/s1600/DSCN3025-web.jpg
Terminou? Quanto deu?

http://4.bp.blogspot.com/-yAyIwK4cVXY/VCgk5vc5o-I/AAAAAAAAErM/n484BGQtF9I/s1600/DSCN3027-web.jpg
Resultado positivo, deve ter uns 0,00001 gramas.

Terminada a visita na Mina da Passagem, já saindo definitivamente da rota do Caminho dos Diamantes, finalizo aqui a Expedição, o trabalho das bandeiras Hospital de Câncer de Barretos (Moto Grife) e Special Operations (xt660.net). Gastei quase todos os folders que peguei no HCB, os cartões de visita e os adesivos. Não sei em quantas doações ou conscientizações quanto ao câncer infantil vou ter sucesso, mas trabalhei como aquele beija-flor da fábula, fazendo minha parte e espero que tenha ajudado bastante.

A bandeira Special Operations fica agora disponível ao próximo guardião do xt660.net que queira fazer uma boa ação.

A bandeira HCB continuará em trabalho em qualquer viagem ou evento em que eu participar!

http://1.bp.blogspot.com/-ibrtNN6lygo/VCglhDXaVLI/AAAAAAAAEs8/0xGYz8sw6Ik/s1600/DSCN3057-web.jpg

Foto para encerrar a campanha!.. desse ano!

O caminho agora é passar por Congonhas, visitar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com os profetas de Aleijadinho, e começar a volta para casa, passando antes em Carrancas para encontrar os amigos, fazer um churrasco, confraternizar, descansar para pegar a estrada amanhã.

O trecho até Carrancas faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, que vai de Ouro Preto até Paraty, que com certeza, fará parte de uma expedição futura, assim não segui marcos nem rotas, apenas caminhos de asfalto.

Finalmente em Congonhas, já aprendi que as cidades históricas não são pequenas. Cheguei até próximo ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, mas ao lado é um camelódromo, com todo o tipo de coisas xing lings, não dá para chegar de moto. Como havia um posto policial ali, estacionei a moto do lado e fui tranquilo. O calor era forte, só não sofri tanto porque hoje não usei ainda a calça, bota e jaqueta, já que os trechos até aqui eram curtos.

Então, eis o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os apóstolos de Ajeijadinho (alguns).

http://4.bp.blogspot.com/-Ps1jf6Un3PQ/VCglmIgr7oI/AAAAAAAAEtw/1X4npD2a8yA/s1600/DSCN3074-web.jpg
Entrada do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

http://2.bp.blogspot.com/-kEJSKDYlnJs/VCglmrnDf2I/AAAAAAAAEt4/Ew2nSx3Lmr0/s1600/DSCN3075-web.jpg
Jeremias

http://1.bp.blogspot.com/-IE1F5e-yp7E/VCglna4BcoI/AAAAAAAAEuE/oq6auUAyCDI/s1600/DSCN3076-web.jpg
Isaías

http://3.bp.blogspot.com/-NNxjf8lhFpk/VCgloP2GCCI/AAAAAAAAEuM/nHethy8LMTM/s1600/DSCN3078-web.jpg
O cara (de profeta, nem a barba)

http://1.bp.blogspot.com/-ZRl2ElrkhAo/VCglomvhYhI/AAAAAAAAEuQ/K8EwCi9vudo/s1600/DSCN3079-web.jpg
Jeremias

http://2.bp.blogspot.com/-jz-VXHoqcDU/VCglquJMhvI/AAAAAAAAEuo/KXej4xSolHE/s1600/DSCN3082-web.jpg
Baruc

http://3.bp.blogspot.com/-FlDRhMsjlcQ/VCglrUg6fDI/AAAAAAAAEu0/rVNrUGcMdDM/s1600/DSCN3083-web.jpg
Daniel e Oséias

Findada a visita aos profetas, hora de encarar a estrada, sem paradas até Carrancas. Eu precisava vestir a calça, a jaqueta e a bota para pilotar, como estava com as calças dry por baixo, fiz tudo isso ali na rua mesmo, entre a moto e um carro. Piloto pronto, vombora.

Em Carrancas, Karla, Robertão e o César já estavam se preparando para um pequeno churrasco. Bom papo, boas histórias contadas e um bom descanso para o retorno aos lares amanhã.

http://4.bp.blogspot.com/-8lohOQR1de8/VCglsC-CfJI/AAAAAAAAEvA/yFjiWKwRs_Y/s1600/DSCN3090-web.jpg

No outro dia... despedida dos amigos e tocar direto, até em casa! Só parar para abastecer, banheiro e comer rápido! Decidi chegar de surpresa em casa, o povo só me esperava no outro dia.

http://1.bp.blogspot.com/-HMAHpK6qB-Y/VCiBP2KeAwI/AAAAAAAAExU/t8Xm9A6xxhw/s1600/DSCN3091-web.jpg
As amizades são uma das ótimas partes de uma trip!

Após 790 km, sendo que, a partir de Franca, foram 400 km de baixo de chuva, cheguei em casa às 19:30 h, buzinado, acelerando, fazendo o maior barulho e... ... ... cri cri cri (grilos!)... ... ... Ninguém em casa, nem o cachorro! A patroa e as catarrentas foram numa festinha de aniversário! E o Cara, manézão, foi viajar sem chave de casa!!! :esqueci:
Saída: descarregar a moto, e ir lá na festinha buscar a chave, debaixo de chuva... bom, mas quem já tá na chuva, é pra se molhar.... Pelo menos ganhei abraços e beijinhos!

E é isso pessoal...
Acho que, como o conto do beija flor (que levava um pouco de água no bico para apagar o incêndio na floresta), fiz minha parte.
Viajei, curti e tentei, pelo menos, fazer uma boa ação.
Agradeço muito a oportunidade de compartilhar tudo isso com essa família XT660!!
Obrigado.

Monteverdi
15/10/2014, 12:01 AM
Sô Ruy, parabéns pela expedição! Isso sim, foi uma viagem com pouco tempo e muito proveito! Parabéns também, pela campanha e a disponibilidade!:icon_thumleft:

Espero ler outros relatos de viagens como essa! Ou, quem sabe, poder fazer algo assim!!

Inté!

Ruy
15/10/2014, 12:30 AM
...Ou, quem sabe, poder fazer algo assim!!
Monteverdi, vc ta ai do lado... vombora acelerar!
Quando eu for fazer o Caminho Velho, vou te chamar!!

Monteverdi
15/10/2014, 11:41 AM
Opa..!! tô dentro!! Alguns dos lugares que você visitou, aqui por perto, eu até já fui, mas sempre de maneira descompromissada e às vezes sem tempo para explorar a história.. Mas fazer os caminhos da Estrada Real é uma vontade que tenho!!!

Inté!

Max Payne
15/10/2014, 01:54 PM
Galera... último dia da viagem

Ruy, belíssima viagem. As fotos são um verdadeiro patrimônio. Se for realizar novamente esta viagem dá um toque que tenho interesse em ir compartilhar essa maravilha. Abç

Ruy
15/10/2014, 06:32 PM
Valeu Max... Cara, a ER não é lugar para ir uma vez só, por alguns motivos. Primeiro, são 4 caminhos, e há de se fazer todos. Segundo que não dá para visitar todas as belezas numa única trip. Então, com certeza, em 2015 estou voltando por lá!
Abs!

Ruy
29/10/2014, 04:01 PM
Galera, para fechar o tópico, segue um vídeo, com um bom rock!

https://www.youtube.com/watch?v=lsHe-iqEnSs

Max Payne
29/10/2014, 04:23 PM
Galera, para fechar o tópico, segue um vídeo, com um bom rock!

RUY, show de vídeo. Que imagem! Parabéns, muito emocionante e retrata bem o verdadeiro espírito desta offroad fantástica! Forte abraço! Max

Leão
29/10/2014, 05:19 PM
Pra fechar com chave de "Diamante"!!!

Parabéns Ruy, os relatos já davam a dimensão dessa TRIP mas o vídeo ficou sensacional!

Que DEUS te dê sempre saúde e força. Abração.

talescustodio
29/10/2014, 07:12 PM
Que belo vídeo! Obrigado por postar!

Deve ter sido uma baita viagem! Que aventura!

Nirlei
29/10/2014, 07:54 PM
Show de bola!!!

Parabéns Ruy. Deu pra matar um pouco a saudade da região da E.R.

Grande abraço.

Ruy
04/10/2015, 05:14 PM
:salve: Galera!
Nesta viagem fiz uma campanha social para o Hospital de Câncer de Barretos. As ações sociais do xt660.net estão cada vez melhores e ajudando mais pessoas.
Levei a bandeira Special Ops, para promover conscientização para prevenção do câncer infantojuvenil, e para angariar doações diretamente para o Hospital.
Para que minha ação fique registrada, e para que, os próximos leitores deste tópico entendam o trabalho deste importante hospital, deixo aqui uma descrição resumida.

O Hospital de Câncer de Barretos foi inaugurado em 1967, como única alternativa para portadores de câncer no interior, mas devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, com campanhas insistentes hoje é referência nacional no atendimento desta doença e realiza, por ano, mais 600.000 atendimentos a mais de 100.000 pacientes, de 1.500 municípios do Brasil (é um recorde nacional). Possui mais de 260 médicos e 3.500 funcionários. Hoje consta com unidades em Barretos/SP, Jales/SP, Porto Velho/RO, Juazeiro/BA, Campo Grande/MS e Fernandópolis/SP. Pacientes de todos os estados brasileiros, viajam de todas as maneiras possíveis para serem atendidas pelo HCB, pela excelência de seu serviço.

Apesar desta grande estrutura, todo o atendimento é feito via SUS, e aí que os problemas começam: o SUS não aprova todos os procedimentos necessários aos pacientes (por serem, onerosos), porém o HCB nunca deixa de realizá-los, visando o bem estar do paciente, ou sua cura. Estes procedimentos não cobertos pelo sistema público custam ao hospital um déficit de mais de R$ 5 milhões/mensal. Isso mesmo! O HCB gasta R$ 5 milhões por mês em procedimentos que o SUS se recusa a cobrir. O hospital, para cobrir esse valor, capta recursos de diversas maneiras, através de doações, eventos, campanhas, shows, leilões solidários, CDs e DVDs, jantares e muitas outras iniciativas.

A iniciativa que apoio é a doação, de qualquer valor, diretamente ao hospital, que é feita de maneira muito simples:
- Basta acessar o site http://www.hcancerbarretos.com.br/doacoes gerar um boleto (identificado ou anônimo) e pagar no seu banco.
- Depósito direto pelo Banco do Brasil, Bradesco ou Santander.
- Cartão de crédito.
- Através de incentivo fiscal (abatido no IR).

Antes de doar, conheça:

http://www.youtube.com/watch?v=z0vboYnxSCQ

Anwar
11/10/2015, 03:20 PM
Excelente campanha @Ruy! Vamos divulgar...

Ruy
10/02/2016, 10:40 PM
Galera, uma boa novidade:
Foi lançado um aplicativo para Android e iOS que tem mapeadas 180 cachoeiras da Estrada Real.
Acho que vale à pena dar uma boa olhada.
Abraço!

http://cachoeirasestradareal.com.br/
https://1.bp.blogspot.com/-3dOPCvK8SOs/VrvVYblE_eI/AAAAAAAAHNU/jv20G2qqhXc/s640/APP%2Ber.jpg (http://www.cachoeirasestradareal.com.br/)

Anwar
14/02/2016, 02:23 PM
Excelente dica Ruy, valeu!