PDA

Ver Versão Completa : Região Norte de Moto - (RO-AC-AM-RR-AP-PA)

Saulo WDS
20/07/2014, 11:08 AM
Pessoal desculpem o termo "Urgente" do titulo do Tópico, é que estou a menos de um mês para partir para o ultimo trecho da Rota das Fronteiras onde o foco da viagem é as cidades que fazem fronteira com outros países da América do sul e estou encontrando dificuldades em conseguir informações atualizadas da região Norte.

Por mais que aja relatos de outros viajantes pela região Norte, juntando todas as informações que temos,
posso garantir que é quase nada, diante do tamanho e a distancia que temos da região Amazônica.

Foi pensando nisto, que imaginei que este tópico poderá ser muito útil para que eu conclua a Rota das Fronteiras,
e também que possa servir de fonte de pesquisa para futuros Motociclistas que planejem viagens ao Norte do País.

Por se tratar de colheita de dicas e informações atualizadas da região que conto com a colaboração essencial dos Foristas da Região Norte,
que de imediato me lembro de três nomes de foristas que sempre colaboram conosco; Pasin de Porto Velho e DanWBR de Manaus e Ivan-Jr de Belém.
espero contar com todos os outros foristas da região Norte! que vocês possam nos apresentar, desmistificar e apoiar,
o Motociclista Brasileiro que na maioria das vezes preferem ir ao Atacama, Ushuaia, Alasca, pela vasta gama de informações e apoio que tem destes lugares,
ao contrario na nossa imensa região Norte que eu tenho certeza não deixa nada a desejar a qualquer outro lugar do mundo.

Espero poder contar também com informações dos amigos de outras regiões que porventura conheçam,
viajaram ou obtiveram dicas e informações relevantes da região norte.

A viagem ao Norte pela Rota das Fronteiras terá uma duração de 30 a 40 dias,
e neste período toda duvida que eu tiver em relação a Trip serão perguntadas neste Tópico;

Roteiro:condições das estradas ...

Logística para Moto: tais como Voos e embarcações entres as cidades distantes.

Manutenção: Oficinas mecânicas, Lojas de peças e equipamentos etc...

Turismo: Dicas de Hotéis, Alimentação e lugares...

Vou Partir com informações e preparação básicas do roteiro e da Moto
Muitas Duvidas me aparecerão pelo caminho e é com vocês que eu passo a contar a partir de agora,
por favor me acompanhem e me ajudem sempre que puderem, conto com toda Família XT660.

E quando eu retornar tentarei contribuir e enriquecer este tópico com dicas e informações de tudo que eu ver e viver da região Norte.

Saulo WDS
20/07/2014, 11:09 AM
reservado-reservado

DanWBR
21/07/2014, 12:29 AM
Saulo, eu não conheço muito da Região Norte além de Manaus e redondezas... quer dizer, conheço muito bem a província petrolífera de Urucu, mas acho que ela não está no seu roteiro... hahaha

Conheço Belém só da janela do avião. Passei por lá N vezes mas só fazendo escala a caminho de Natal ou voltando de lá. Daqui de Manaus você pode ir pilotando sua moto até a Venezuela pela BR-174 ou descer até Porto Velho pela BR-319, mas claro que você já deve saber mais ou menos o que te espera indo ou vindo por esse caminho...

A BR-174 está muito boa, fui a Presidente Figueiredo recentemente (cento e poucos quilômetros daqui de Manaus) e vi que duplicaram vários trechos, para ajudar a desafogar o fluxo nas subidas e descidas, pois passam muitos caminhões por ela. Depois dessa cidade tem um trecho de reserva indígena pelo qual você só pode passar durante o dia.

Se planejas ir para a Venezuela, leve uma caixa de chocolates garoto para dar para os guardinhas da fronteira... Eu nunca fui, mas todo mundo que vai lá conta essa história... hehe

Sobre a 319, não conheço nada. Mas sei que agora começou o período seco aqui no Amazonas, então, se existe uma época que ela fica transitável, é essa (de julho a novembro).

De Belém pra cá, sua moto só vem ou vai de balsa. Se não me engano são uns 7 dias de viagem vindo e 4 indo, mas acho que esse tempo depende muito da balsa...

A ponte sobre o Rio Negro só vai te levar a algumas cidades e pontos turísticos próximos.

Tem uma concessionária BMW aqui perto de onde eu moro. :)

Essas são as informações iniciais que tenho em mente agora... de qualquer maneira, já falei com o amigo Norath para ficar de olho nesse tópico, a gente vai te ajudando no que puder.

Abraço!

Saulo WDS
21/07/2014, 10:41 AM
Grande DanWBR

Em primeiro lugar muitíssimo obrigado pela rápida resposta.

- Manaus será com certeza ponto estratégico para A Rota das Fronteiras, é dai que partirei para fronteira Venezuelana da Guiana.
Outros duas cidades que pretendo visitar partindo de Manaus é Tabatinga Fronteira Peru/ Colômbia e São Gabriel da Cachoeira,
para visita nessas cidades provavelmente terei que deixar a Moto em Manaus e seguir de avião para Tabatinga e São Gabriel,
Por acaso conhece as empresas que operam voos para estas duas cidades?
Na verdade Gostaria de Partir para Tabatinga saindo de Rio Branco porem nas breves pesquisas que eu fiz não há voos partindo de lá para Tabatinga,
sabe me dizer se há voos para Tabatinga partindo de Rio Branco?

- Será dai de Manaus que enviarei a Moto de Barco para Macapá, me parece que não há barcos que vão direto a Macapá partindo de Manaus,
provavelmente terei que ir a Santarém e de lá em outro barco seguir para Macapá, quando tiver alguma informação a esse respeito se puder post aqui.

- Quanto a 319 não pretendo fazer este trecho sozinho, provavelmente me encontrarei com grandes amigos daqui do fórum em Humaitá para seguirmos juntos neste trecho até Manaus.

- Muito bom saber que há uma concessionária BMW ai , provavelmente será la que farei a revisão de 60.000km.

- Ficarei atento as suas dicas e as do Norath, sabe me dizer se há outros amigos do Fórum que são ai de Manaus?

Ivan Jr
21/07/2014, 10:54 AM
Saulo

Como sou daqui obviamente conheço a região nordeste do Pará, onde fica a capital Belém

Se vieres do centro-oeste pode vir pela BR-153/010 que de Goiânia até o final/início dela, em Santa Maria do Pará ela está boa, ou pelo menos estava até novembro do ano passado. De Santa Maria você pega para a esquerda a BR-316 que também está boa, nos 40 km de pista simples até a cidade de Castanhal o trânsito é intenso em qualquer horário, depois a pista está duplicada e o trânsito melhora.

Se fores daqui de Belém para Macapá você terá que pegar um navio/barco para lá, a viagem dura de 24 a 30 horas.

De Macapá para Oiapoque você pegará a BR-xxx com metade do caminho em estrada de chão, e parece que atualmente a situação por lá está complicada. Mas o inverno amazônico está no seu término e a tendência é melhorar, ou ficar menos pior rsrs.

Você pode fazer as três Guianas, passar pela Venezuela e voltar por Manaus, com fizeram esses paraenses em 2009 ( http://aventuraducaribe.blogspot.com.br/ ).

Ah e aqui tem CC da BMW também.

DanWBR
21/07/2014, 11:42 AM
- Manaus será com certeza ponto estratégico para A Rota das Fronteiras, é dai que partirei para fronteira Venezuelana da Guiana.
Outros duas cidades que pretendo visitar partindo de Manaus é Tabatinga Fronteira Peru/ Colômbia e São Gabriel da Cachoeira,
para visita nessas cidades provavelmente terei que deixar a Moto em Manaus e seguir de avião para Tabatinga e São Gabriel,
Por acaso conhece as empresas que operam voos para estas duas cidades?

Se não me engano tem a Azul/Trip e a Rico Linhas Aéreas. Todos os voos regulares regionais saem do Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes. Tem várias empresas de táxi aéreo por aqui também, voando naqueles teco-teco...

Na verdade Gostaria de Partir para Tabatinga saindo de Rio Branco porem nas breves pesquisas que eu fiz não há voos partindo de lá para Tabatinga,
sabe me dizer se há voos para Tabatinga partindo de Rio Branco?

Acho que não. Não deve ter demanda.

- Será dai de Manaus que enviarei a Moto de Barco para Macapá, me parece que não há barcos que vão direto a Macapá partindo de Manaus,
provavelmente terei que ir a Santarém e de lá em outro barco seguir para Macapá, quando tiver alguma informação a esse respeito se puder post aqui.

Para Macapá quase 99% de chance que não. Tem daqui pra Parintins, Santarém, Belém... voo direto também não tem. Direto daqui tem para Boa Vista, Santarém, Belém, Porto Velho... GOL, TAM e Azul.

- Ficarei atento as suas dicas e as do Norath, sabe me dizer se há outros amigos do Fórum que são ai de Manaus?

Do fórum eu não sei Saulo, mas tem um motoclube muito conhecido daqui de Manaus que é o Almas Livres. No site deles tem os telefones de contato. Acho que alguém de lá pode te dar informações mais específicas, porque eles sempre fazem essas viagens longas partindo daqui de Manaus. http://www.almaslivres.org.br

A concessionária BMW daqui é a Braga Motors. http://www.bragamotors.bmw.com.br/br/pt/index.html

Saulo WDS
23/07/2014, 09:07 AM
Ivan JR

Valeu meu irmão pelas primeiras dicas.
Provavelmente será em Belém que eu vou dar por finalizado a Rota das Fronteiras.
Então você sabe, se eu chegar até ai, sera para comemorar!! espero que possamos fazer isto juntos!

O Roteiro deste Trecho será mais ou menos assim, tudo dependerá de tempo.
Em manaus desço de Barco para Macapá, talvez eu tenha que fazer um baldeação em Santarém;
De Macapá vou ao Oiapoque e na volta ai sim Belém, Sabe me dizer se há balsas de Macapá direto para Ilha do Marajó? se houver passo lá antes de apontar em Belém.

Li toda Trip que você citou http://aventuraducaribe.blogspot.com.br/ ). Inicialmente eu até cogitei chegar em Oiapoque vindo pelas Guianas, caminho inverso que eles fizeram,
abortei a ideia diante de algumas dificuldades que achei desnecessárias para mim que vou Solo.

O que eu gostei foi que um deles conseguiu fazer uma foto com a Moto aparentemente próximo ao Monte Roraima, lá eu vou tentar chegar.

Vamos nos falando.

Saulo WDS
23/07/2014, 09:20 AM
DanWBR

Se não me engano tem a Azul/Trip e a Rico Linhas Aéreas. Todos os voos regulares regionais saem do Terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes. Tem várias empresas de táxi aéreo por aqui também, voando naqueles teco-teco...

Esta informação é importante, minha intenção inicial era Ir a Tabatinga Partindo de Rio Branco, e de lá para São Gabriel da Cachoeira,
depois voltar para Rio Branco pegar a Moto e subir para Manaus, pelo visto terei que ir a Manaus primeiro.

Obrigado pela dica do Almas Livres, entrarei em contato com eles.

Ivan Jr
23/07/2014, 10:03 AM
Saulo

Macapá fica próxima de barco da cidade de Afuá, já na ilha do Marajó mas do outro lado em relação a Belém, essa cidade não costuma ser muito visitada.
Quando os turistas vão para conhecer o Marajó eles se dirigem para as cidades de Salvaterra e/ou Soure, nesse caso ir pra lá tem que passar por aqui, leva de 3 a 4 horas de balsa e roda mais uns 25 km de estrada.
A passagem custa por volta de uns 40 reais, e a balsa para atravessar de Salvaterra para Soure uns 8 reais.

E quando chegar aqui vamos comemorar sim.

Robinho Itajai
24/07/2014, 07:47 PM
Que roteiro trip que vais fazer SAULÃO!
Mas que DEUS te acompanhe nessa aventura inédita amigo... se cuide nessas estradas irmão!
O M.C s ALMAS LIVRES de MANAUS-AM , um deles conheci no 10° moto capital em BRASILÍA ! os caras são muito legais mesmo! vc vai se dá bem, vão te receber de braços abertos !

Um abraço forte meu ae... vou está acompanhando e viajando daqui do fórum!
Valeu!

BidielaRacing
27/07/2014, 02:05 PM
Parabens saulo belas materias e viagens vai com deus!!!!!

Saulo WDS
22/08/2014, 06:31 AM
Pessoal, muito obrigado pelos votos de boa viagem!

Nesta sexta -feira dou inicio ao mais longo trecho da Rota das Fronteiras que também sera a mais longa Trip que eu já tenha feito em Duas Rodas.
Calculei 45 dias para concluir esta ultima etapa da Rota das Fronteiras, se tudo correr como o planejado ao terminar esta Trip serão 50.000 km rodados somente para realização deste sonho que é conhecer o Brasil pelos extremos das fronteiras, de quebra estarei realizando outro sonho que é conhecer todos os estados do Brasil sobre duas rodas e com a mesma Moto.
Tenho fé que tudo correra bem, apesar de viajar Solo tenho certeza que nunca estarei sozinho Deus esta comigo e terei a honrosa companhia de vocês.

Assim sera a primeira parte do Roteiro, a que considero a mais fácil.

Nos dias 22 / 23 e 24 me desloco para Comodoro - MT iniciando ali a ultimo trecho da Rota das Fronteiras, a Rota que eu escolhi para chegar a Comodoro foi, São Paulo / Jatai - GO / Barra do Garças - MT / Chapada dos Guimarães - MT / Campo Novo dos Parecis e finalmente Comodoro. serão 2500 km somente para me deslocar até o lugar onde eu já havia chegado antes através da Rota das Fronteiras e será lá que eu vou considerar que estarei começando a Trip.

1° dia - 600 km - Comodoro - MT / Pimenteiras do Oeste MT / Pimenta Bueno - RO
2° dia - 400 km Pimenta Bueno / Costa Marques
3° dia - Reservado a explorar a região do Rio Guaporé e fronteira com Bolivia
4° dia - 750 km Costa Marques / Porto Velho
5° dia - 350 km Porto Velho / Guajará Mirim
6° dia - 700 km Guajará / Xapuri / Epitaciolândia
7° dia - 450 km Brasiléia / Assis Brasil / Rio Branco
8° dia - 650 km Rio Branco / Cruzeiro do Sul
9° dia - 650 km Cruzeiro do Sul / Rio Branco
10° dia - 750 km Rio Branco / Humaitá

Este é o primeiro trecho, em alguns lugares pode ser que eu fique um dia a mais dependera do momento.
Em Humaitá me preparo para Chegar em Manaus através da BR 319 este é o único trecho que não me sinto confortável em fazer Solo,
estou em contato com o pessoal da região e provavelmente terei a companhia de outros Motociclistas, porem caso não coincida nossas datas sigo Solo.
alguns dizem ser possível vencer os 680 Humaitá / Manaus em apenas um dia em todo caso reservei dois dias para esta travessia.

Segunda parte Mais dificil

13° Manaus / Boa vista
14 ° Boa Vista / Santa Helena de Uiarém - VN
15° e 16° dia Explorar região Monte Roraima - Se o clima colaborar farei um Sobrevoo de helicóptero ao Monte Roraima com uma rápida parada no Marco da Triplice fronteira.
17° dia Santa Helena de Uiarém / Lethem - Guiana
18° - Reservado a chegar no Extremo Norte do Brasil este trecho não estava previsto porem farei o possivel para alcançar em homenagem ao Mestre Atobá que alguns meses antes me aceitou a fazer parte da Trip de Extremo a Extremo, no trecho Humaitá / Manaus / Santa Helena Uiarém" caso eu chegue até lá tenho certeza que será uma bela homenagem ao Mestre.
19°Lethem / Boa Vista
20° Boa Vista / Manaus
21° e 22 °Moto fica em Manaus sigo de avião para Tabatinga fronteira extrema Brasil / Colombia/ Peru
23° Embarco junto com a Moto descendo o Rio Amazonas " Este trecho ainda tenho duvidas se vou direto a Belém ou desço em Santarém e sigo para Macapá também de barco calculo 6 dias de barco neste trajeto.
29° Macapá / Oiapoque
30° Oiapoque / Macapá
33° Macapá / Belém
34° Belém / Marajó
35° Marajó / Belém

Calculo mais uns sete dias de Belém a São Paulo totalizando os 45 dias planejados, que poderão ser alguns dias a mais ou a menos.

Conto com a colaboração de todos vocês, aqueles que tiverem algumas informações e dicas das cidades citadas acima,
tais como hospedagens, Manutenção para Moto, lugares interessantes ou a serem evitados, das condições das Estradas, etc.... por favor colaborem!

DanWBR
22/08/2014, 09:46 AM
Ô Saulo, porque não fica uns dias em Santarém e vai a Alter do Chão? Não conheço ainda mas o lugar dispensa apresentações... você vai chegar justamente na melhor época do ano, quando o nível do Rio está baixando e as praias começam a aparecer. Com certeza renderia belíssimas fotos. :-)

Ruy
22/08/2014, 09:57 AM
Saulo... acho que quando você terminar a Rota das Fronteiras, deveria por isso tudo num livro, pelo pioneirismo, pelos relatos e pelas fotos!
DanWBR... deve ter razão, estes tempos um caminhoneiro me falou mil maravilhas de Alter do Chão, deve ser show.
Meu amigo, aparentemente seu roteiro de ida e volta não envolve minha região, mas estando aqui perto e precisando de qualquer coisa, é só me ligar!
Grande abraço.
Ótima viagem!

Anwar
22/08/2014, 11:16 AM
Saulo meu amigo, faça uma excelente viagem! Estamos no comboio virtual! Abraços.

Ivan Jr
22/08/2014, 11:31 AM
Saulo

Mais uma vez eu digo que estarei a disposição no que precisar aqui.
Como o Dan disse, vale a pena passar 1 ou 2 dias em Santarém (ou "Santo Harém", como já me falaram ;););) ) e conhecer Alter do Chão, não é a toa que a consideraram como a Caribe Brasileira.
E como você vai para o Marajó, vale a pena também considerar 2 dias para ir, conhecer e voltar (ou até mais) e mais 1 ou 2 dias para conhecer Belém.

***BQN***
22/08/2014, 11:58 AM
Ô Saulo, porque não fica uns dias em Santarém e vai a Alter do Chão? Não conheço ainda mas o lugar dispensa apresentações... você vai chegar justamente na melhor época do ano, quando o nível do Rio está baixando e as praias começam a aparecer. Com certeza renderia belíssimas fotos. :-)

Altér do chão está nos meus planos já faz um tempão. Saulo, se sobrar um tempinho siga o conselho do amigo... pq não vai se arrepender. Boa viagem e que Deus te acompanhe!!!

Leão
22/08/2014, 12:30 PM
Saulo WDS, desejo uma excelente viagem pra ti, com muitas descobertas, realizações, alegrias e novas amizades pelo caminho.

DEUS te acompanhe amigão. Vai dar tudo certo.

Abraço, nem preciso dizer para nos manter sempre informados da localização de alguma forma né?

Tomasini
22/08/2014, 12:40 PM
Grande desbravador Saulo WDS, faça uma grande e prazerosa viagem.

Curta cada quilometro dessas estradas, cada cantinho desse imenso e maravilhoso Brasil.

Busque conhecer um pouco das particularidades desses povos...seus costumes, os olhares sobre o país, suas opiniões políticas, suas condições sociais, seus valores...

Siga com fé, confiança, prudência e atento ao seu "sexto sentido".

Um fortíssimo abraço.

Tikim
22/08/2014, 01:42 PM
Saulo que trip fantástica, estaremos na garupa virtual e que Deus te acompanhe no seu trajeto.Abraço.

Nirlei
22/08/2014, 04:52 PM
Saulo, que Deus te leve e te traga em segurança! Uma ótima viagem e que você possa trazer muitas fotos e causos para compartilhar conosco.

Grande abraço.

Saulo WDS
24/08/2014, 07:33 AM

E como você vai para o Marajó, vale a pena também considerar 2 dias para ir, conhecer e voltar (ou até mais) e mais 1 ou 2 dias para conhecer Belém.

DanWBR e Ivan JR, é exatamente estas dicas que eu procuro, com certeza irei readequando o roteiro pelo caminho conforme as dicas forem chegando.

Pessoal, muito obrigado pelos votos de boa viagem, com certeza a Trip fica muito melhor com a companhia de vocês, mesmo que virtualmente.

Esta noite pernoitei em São Simão - GO, hoje sigo para Barra do Garças e de lá sigo pela BR 70 até Primavera do Leste, porem se render sigo até Chapada Guimarães.
Sexta feira fui escoltado pelos amigos Paul Barrett e Carlos Menegueti até Pirassununga onde pernoitamos, antes fomos a casa do Primo Mestre cervejeiro do Paul em Pirassununga e ficamos até tarde até esgotar a ultima gota da mais deliciosa cerveja feita e servida exclusivamente para nós, Valeu Paul..Bebemos tanto que até esquecemos de registrar o momento com uma foto.

Saulo86
24/08/2014, 09:25 AM
Se cuida parceiro !!!

No mais, estamos acompanhando !!!

Saulo WDS
25/08/2014, 06:42 AM
Valeu Saulão filhote.
Obrigado pela companhia!

Saulo WDS
25/08/2014, 06:50 AM
Vou iniciar a terceira Etapa da Rota das Fronteira Lá em Comodoro - MT,
porem o caminho que escolhi para chegar até lá também é surpreendente!

Entrei em minas através da ponte sobre o Rio Grande entre Colômbia SP e Planura - MG,
depois me embrenhei por estradas de terra entre Frutal, Itapagipe e Campina Verde.
desatento sofri a primeira pane seca fora de estrada, por sorte que foi bem no meio da pequena vila.
fui salvo pela hospitalidade Mineira, o Romeu tirou dois litros de gasolina da sua Moto,
me serviu água gelada, e antes de ir embora tocou moda de viola...Depois segui para São Simão - Go, onde conheci as Cataratas do Itaguaçu, em Jataí novamente troquei o asfalto da BR 158 e adentrei 100 km de Chão batido, em Barra do Garças refresquei o calor nas Praias do Araguaia, e agora enquanto descanso na Chapada dos Guimarães faço este relato para vocês.
Fala verdade quem anda de Moto, tem ou não tem história pra contar?

https://lh4.googleusercontent.com/-PgexBK_8x0g/U_reyEcvMII/AAAAAAAAuBA/5w0T9rb4xro/w1044-h532-no/14%2B-%2B10

https://lh6.googleusercontent.com/-xQ5VLQxBe5g/U_reyJQdSKI/AAAAAAAAt-o/gv8WD5Evpts/w769-h577-no/14%2B-%2B8

https://lh5.googleusercontent.com/-t_pnUxjI5To/U_reyMEMsPI/AAAAAAAAt-Q/EESvplFupNw/w769-h577-no/14%2B-%2B5

https://lh4.googleusercontent.com/-hJ98GDTIhbo/U_reyOlj24I/AAAAAAAAt-Y/-ofvGeBw8BM/w769-h577-no/14%2B-%2B6

Cataratas do Itaguaçu - São simão - GO

https://lh4.googleusercontent.com/-_tnh3XxYAZw/U_pwnUAgzCI/AAAAAAAAt0g/nYKqtyqHt84/w769-h577-no/20140824_085551.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-FiunfYb9_U4/U_pv215t1mI/AAAAAAAAty0/YK_pNpGsHtY/w769-h577-no/20140824_085034.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-LVOOEG50Y-E/U_pwBes-XGI/AAAAAAAAtzM/GOwiaMqoybA/w769-h577-no/20140824_085102.jpg

Estrada G0 - 184 100 km delicioso estradão de terra batida, alternativa a BR 158 entre Jataí e Caiapônia - GO

https://lh4.googleusercontent.com/-F7-elgN4zt0/U_px5x4oqaI/AAAAAAAAt3g/Zz71314i36Q/w769-h577-no/20140824_115629.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-CeGWDAqJjXI/U_pxcURyX-I/AAAAAAAAt2Y/1-6l1E__xsk/w769-h577-no/20140824_114410.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-OaFafbMKUi4/U_px0-XbUXI/AAAAAAAAt3U/VnP93KvnHuA/w769-h577-no/20140824_114524.jpg

Praias do Araguaia entre Aragarças - GO e Barra do Garças - MT

https://lh4.googleusercontent.com/-DUOHiVS9yfU/U_pyusKRE6I/AAAAAAAAt5k/Z5NAKLqQOZc/w769-h577-no/20140824_142027.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-A5NxJZJwJDA/U_py_r10L5I/AAAAAAAAt6I/OphaLT_OwjY/w769-h577-no/20140824_142247.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-MA0M8Ipm9PI/U_pzJDbEuLI/AAAAAAAAt6U/sXhiiWrrO40/w769-h577-no/20140824_142256.jpg

Pelo poeirão nas rodas e na relação percebe-se por quais caminhos se chega aos lugares fantásticos.
Se quisermos conhecer as belezas do Brasilzão temos que por a roda na terra! Assim diria o Mestre!

LuizLima
25/08/2014, 09:08 PM
Espetácular!!!!! Boa jornada amigo!!!! sempre alerta!!! aproveite o máximo e conte TUDO!!!!! . . . . .

Saulo WDS
26/08/2014, 07:38 AM
Ontem sai da Chapada dos Guimarães e segui rumo ao Norte do Mato Grosso, passei pela Barragem do Manso , entre Bom Jardim - MT e Nobres paguei R$ 10,00 de pedágio para rodar pelas terras da fazenda do Grupo EMAL, rodei 40 km pela estrada do Açúcar e economizei quase 100 km de asfalto, antes passei pelas vilas de Roda D'água, coqueiral e Bom jardim perfazendo todo o Complexo Turístico da Cerquinha, depois ainda por estradas de terra segui para Diamantino, depois peguei a BR 386 estrada perigosa sem acostamento e em alguns trechos mal conservada, achei que as estradas de terra estavam até melhor! Em Campo Novo dos Parecis, meu GPS não acusava, porem conversando com o frentista do Posto ele me falou de um Atalho de 60 km pela estrada dos Índios, não pensei duas vezes, e segui...fiquei surpreso ao saber que a tal estrada dos Índios é asfaltada, mais surpreso ainda quando tive que pagar outro pedágio de R$ 10,00 agora para os Índios, Em Sapezal já quase chegando em Comodoro precipitou uma chuva forte que me fez vestir toda a capa, um km depois o sol voltava a arder, para não perder tempo nem parei para tirar a capa, foi assim que eu cheguei em Comodoro.

https://lh4.googleusercontent.com/-wM2ATDlKcrg/U_u2Qhtu47I/AAAAAAAAuCc/NgBb8chrAXU/w769-h577-no/20140825_085429.jpg

Chapada dos Guimarães

https://lh6.googleusercontent.com/-aA3Q5z0dQtg/U_u4uxM7TxI/AAAAAAAAuF0/XuYoE55_DK4/w769-h577-no/20140825_102426.jpg

Estrada da Barragem do Manso

https://lh5.googleusercontent.com/-pSd5mf8LmbM/U_u5EkVpaKI/AAAAAAAAuGY/i6wkcIDMLyM/w769-h577-no/20140825_110958.jpg

Vila Roda D'água

https://lh6.googleusercontent.com/-dD_QjFL6vB0/U_u48rcIOsI/AAAAAAAAuGM/M7NU2mge2xk/w769-h577-no/20140825_110947.jpg

Vila Coqueiral

https://lh6.googleusercontent.com/-L_rophaX_sk/U_v4Ov5OyLI/AAAAAAAAuSA/3NsOR2Bnh8w/w769-h577-no/20140825_113013.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-7-SZZi9imks/U_vE01LFljI/AAAAAAAAuIo/g_vugDKSgAE/w769-h577-no/20140825_122014.jpg

Pedágio da Fazenda EMAL - Estrada do Açúcar

https://lh4.googleusercontent.com/-DlMJBV5vDtI/U_vNP3P30OI/AAAAAAAAuL0/ez5ryId2_zc/w769-h577-no/20140825_153103.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-vc-TBV5rsYY/U_vG-uYGlRI/AAAAAAAAuJk/8DcctwiM6p8/w769-h577-no/20140825_124521.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-a0KJL3czTAc/U_vSzIQRQwI/AAAAAAAAuOE/p3lE3YM_neE/w769-h577-no/20140825_165737.jpg

Pedágio na estrada dos Índios

https://lh5.googleusercontent.com/-bWG0Wyp4ncQ/U_va5RT0USI/AAAAAAAAuPU/o2VRoUu1XNo/w769-h577-no/20140825_170421.jpg

Ponte sobre o rio Papagaio - Sapezal - MT

Nirlei
26/08/2014, 10:11 AM
Show de imagens!!!

Grande abraço.

LuizLima
26/08/2014, 09:56 PM
Beleza!!!! acompanhando!!!! . . . .

DanWBR
27/08/2014, 01:39 AM
Que massa, Saulo... acho muito legal esse tipo de viagem por dentro das fazendas e estradas de barro...

Outra coisa, tenho que admitir que estou preocupado com essa sua proposta de vir sozinho pela BR-319... falo isso porque passei por uma situação perigosa no início do ano, me empolguei em uma viagem de carro sozinho daqui até Silves (+/- 340 km), e peguei um trecho de 100 km que não tinha uma alma viva para me fazer companhia, nem um posto de combustível, nem sinal de celular. Estava procurando um poço de petróleo e acabei entrando num ramal errado, com mato até a altura do capô do carro, combustível já acabando... de repente o carro começa a deslizar, sem aderência, abismo dos dois lados. Se não fosse a 4x4, estaria perdido. E sozinho. Fico preocupado em imaginar você numa situação parecida por essas terras desconhecidas, não sei se nessa BR existem longos trechos desabitados...

Fala com o norath, de repente ele vai lá para Porto Velho te esperar pra subir contigo. Do jeito que ele é doido... e ele já foi do exército, deve saber se virar no meio da floresta comendo grilo e muriçoca. Só que não deve durar muito não, ele é só o couro e o osso. Hahah

Saulo WDS
27/08/2014, 07:52 AM
Amigo DanWBR

Tenho mantido contato com outros Motociclistas que estarão subindo a 319 a partir do dia 07, se coincidir as datas subo com eles.
Porem se chegar muito antes ou depois em Humaitá vou Solo...
Se o Norath vier, já pensou? fantástica a ideia, aproveite faça companhia a ele e subimos todos juntos, que tal?

Saulo WDS
27/08/2014, 07:55 AM
Comodoro era o ultimo município de fronteira do estado do Mato Grosso que me faltava para conhecer, na verdade para o efeito que eu desejo para Rota das Fronteiras não basta conhecer o Município eu tenho que chegar literalmente na Fronteira, mesmo que seja somente pata avistar o País vizinho que geralmente esta do outro lado do rio e aqui no caso de Comodoro é o rio Guaporé. Na manhã de ontem eu já estava com tudo preparado para partir em direção a antiga fazenda Confap a 100 km estradão de terra, lugar mais próximo da fronteira em Comodoro, porem fui desestimulado por um fazendeiro que estava hospedado no mesmo hotel que eu estava, e que havia chegado da Confap no dia anterior...Ele me disse assim, melhor você não ir para lá, não tem nada para ver, choveu a estrada não esta tão boa e tem uma ponte caída e alem do mais, segundo ele, eu não conseguiria chegar na beira do rio Guaporé para avistar a Bolivia. Dito isto achei de bom senso não arriscar e me dei por satisfeito por ter chegado em Comodoro a ultima cidade de Fronteira ao Norte do Mato Grosso...Apontei minha Moto em direção a BR 364 meu destino agora são as cidades da Fronteira do estado de Rondônia. 350 km depois lá estava eu no meu primeiro encontro com a fronteira Brasil / Bolivia no Estado de Rondônia as margens do magnifico rio Guaporé na cidade de Pimenteiras do Oeste.

https://lh3.googleusercontent.com/-oegnZNm7AqM/U_0EmiHFwWI/AAAAAAAAuTc/urlEj9fqhnU/w769-h577-no/20140826_090035.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-IM2uhXQ2JwI/U_0FpKy8ePI/AAAAAAAAuUw/TYSioie3vTQ/w769-h577-no/20140826_100630.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/3gURcpbhfbf5WEeCFTwO1x8ruRZCjHBwzQw3GFCMPcgi=w916-h577-no

https://lh6.googleusercontent.com/-Y7EwYDuJhuY/U_0Kl9FbV1I/AAAAAAAAucc/f7V5lsmXd8I/w769-h577-no/20140826_143819.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-ICfyWCgXUx0/U_0G6b9itII/AAAAAAAAuXM/GF24jGWY-gc/w769-h577-no/20140826_134814.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-dblurXsRLaU/U_0IODMiVwI/AAAAAAAAuZQ/AILEGlI5JAk/w769-h577-no/20140826_141238.jpg

DanWBR
27/08/2014, 01:18 PM
Saulo meu camarada, seria um prazer imenso, mas infelizmente não posso faltar ao trabalho por tanto tempo assim. E o norath muito menos, acho que ele só tem folga um dia por semana e ainda é aleatório mas, como eu disse, do jeito que ele é doido...

Dá uma olhada nisso aqui, tem alguns comentários no final: http://acritica.uol.com.br/noticias/Abandono-travessia-perigos-desafios-BR-319_0_1056494344.html

Norath
29/08/2014, 12:05 PM
Amigo DanWBR

Tenho mantido contato com outros Motociclistas que estarão subindo a 319 a partir do dia 07, se coincidir as datas subo com eles.
Porem se chegar muito antes ou depois em Humaitá vou Solo...
Se o Norath vier, já pensou? fantástica a ideia, aproveite faça companhia a ele e subimos todos juntos, que tal?

Fala Saulo WDS, gostaria muito de acompanhar ai, rasgar a 319 cheia de lama, e pegar estrada, mas infelizmente, eu não vivo, eu trabalho. É foda... até suspenderam minhas férias que já estão pra vencer, por conta das eleições, fazem 5 anos que não tiro férias.

Estou em Manaus, se passar por aqui, fala com a gente que eu e o daniel, vemos se podemos te ajudar. De qualquer forma, se vier a Manaus, e eu tiver alguma folga, agente dá uma esticada numas estradas legais até uns municipios nao tao distantes blz?

Abraço

Saulo WDS
30/08/2014, 07:17 AM
Norath

Não esquenta não meu amigo, eu entendo perfeitamente como é esta fase da vida,
eu mesmo depois que meus filhos nasceram passei vinte anos sem tirar uma férias.
Inclusive já vou adiantando aos amigos do Fórum, que depois que terminar esta Trip eu também vou tirar férias...Férias do fórum!!
Vou fincar a cabeça no trabalho e focar o ganha pão, enquanto isso vou digerindo todo o conhecimento que eu tenho adquirido com a Rota das Fronteiras e depois eu volto para contar.

Acredito que estarei em Manaus por volta do dia 10 de setembro, será uma passagem relâmpago, um dia talvez,
e já sigo para Roraima, porem uma semana depois estarei de volta, quem sabe nos encontramos nestas oportunidades.

Quanto a esticada, quem sabe não rola uma escolta de alguns kms quando eu estiver indo para Boa Vista, o que acha?

abraços vamos nos falando.

Saulo WDS
30/08/2014, 07:25 AM
Pessoal

Agora sim a Trip esta com cara de Fronteira, passei dois dias em Costa Marques, valeu cada centímetro rodado para chegar lá, neste trecho o Rio Guaporé serpenteia toda a Fronteira com a Bolívia, uma pena que ele esteja com níveis água bem acima do normal para esta época e as praias do Guaporé ainda estão cobertas. Visitei o forte Príncipe da Beira, este sim não poderia deixar de visitar, é um belíssimo Marco da nossa Fronteira. Com três reais paguei a travessia da pequena chalana e atravessei para a Bolívia onde fui conhecer a vila de palafitas chamada de Vista Buena, é incrível! construíram uma vila inteira de lojas sobre as palafitas, dentro da floresta na margem do Guaporé e de frente para Costa Marques " lá vendem de tudo, desde bebidas, elétrico eletrônicos, até as mais variadas quincalharias"...Porem a visita que mais me chamou a atenção foi ao Parque Ecológico Lagoa Azul onde fui recebido pelo sr. Bernardo, proprietário da reserva particular, ativista fervoroso defensor da natureza, o que era para ser uma visita de 15 minutos se estendeu por mais de três horas na companhia do sr. Bernardo, homem simples, vive da floresta, mas não se deixe enganar, com certeza o mais sábio defensor da natureza que eu já tive a oportunidade de conhecer, me contava a historia de cada arvore do caminho com a mesma empolgação das vezes que discursou e palestrou "segundo ele ao lado de Chico Mendes" na ONO e em outros 11 países da America Latina...Ter tido a oportunidade de conhecer este homem, que deixou de fazer o que estava fazendo, para passar horas ao lado deste desconhecido, só pode ter um único sentido...Mas isto eu guardo e levarei sempre comigo... quem quiser mudar o seu paradigma que venha até aqui!! Uma coisa eu posso garantir eu e o seu Bernardo temos algo em comum, a paixão pela Moto, ele fez questão de emparelhar as guerreiras para o registro do momento.

https://lh5.googleusercontent.com/-bxFH4e1bfHQ/U_5yiGou5LI/AAAAAAAAutQ/c5pTEXzmo6s/w769-h577-no/20140827_154722.jpg

Forte Príncipe da Beira - Costa Marques - RO

https://lh4.googleusercontent.com/-Dobx5RSiPYM/U_5tVy904VI/AAAAAAAAupU/svKrk6ZFKvc/w769-h577-no/20140827_152901.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-YV9tOWmD8j8/U_-32Gp6HRI/AAAAAAAAu0w/kkmIRjIxZvs/w769-h577-no/20140827_191712.jpg

Vila de Palafitas - ribeirinhos de Costa Marques

https://lh5.googleusercontent.com/-XDkSu4EJtQU/U_-2izumJ-I/AAAAAAAAuy4/h1oJt3wpLM0/w769-h577-no/20140827_191347.jpg

Do Outro lado do Rio Vista Buena - Bolivia

https://lh6.googleusercontent.com/-XLK4yapSM5k/U_-6cYCfCQI/AAAAAAAAu3w/wHg_4uf9SK0/w769-h577-no/20140828_090726.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-HnDlRIKLmDU/U_--r8UtZhI/AAAAAAAAu80/BAaN9wddjWc/w769-h577-no/20140828_093914.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-YYCUyV2KMug/U_-95N1hCyI/AAAAAAAAu7I/k9jPWOwd20Y/w769-h577-no/20140828_092839.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-zbx8HHd8uKw/U_--NNg6L0I/AAAAAAAAu7s/dFLsS7GVejo/w769-h577-no/20140828_093128.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-rTpeR2qGu3I/U_--C7cHxHI/AAAAAAAAu7U/DO8OBsFc_MQ/w769-h577-no/20140828_093105.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-iNohmOfhtfo/U_-7m-GaxsI/AAAAAAAAu4s/JWum_nDNIkA/w769-h577-no/20140828_090851.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-T6zmmhPmB9g/U_-1nDwexGI/AAAAAAAAuyU/C2x2BknJfmg/w769-h577-no/20140827_183849.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-A8LhBJ-Jkxs/U_-2Vbgfx8I/AAAAAAAAuys/BeYyPBfimF0/w769-h577-no/20140827_183906.jpg

Saulo WDS
30/08/2014, 07:37 AM
Rota das Fronteiras

Ontem estive em Porto Velho, rever o rio Madeira 30 anos depois é de arrepiar, o rio parece ainda muito mais imponente que antes, espetáculo este reencontro!! Gostaria muito de ter me encontrado com o casal Pasin César e Rubia Luz e entregar pessoalmente o abraço que o Paulo Paulo Roberto Abbud Barreto e Rosangela Aliberti enviaram a eles; como não estavam na cidade fica para uma próxima vez. Pasin meu amigo sei que Porto Velho é muito mais que isto, as fotos que fiz ao passar por ai rapidamente são dedicadas especialmente a vocês que embora não conheça pessoalmente tenho profunda admiração.

https://lh4.googleusercontent.com/-7h1B9dDgaKw/VAByxFq_7YI/AAAAAAAAvF4/nuQ13BZO5B0/w769-h577-no/20140829_093026.jpg

Catedral Metropolitana de Porto Velho - RO

https://lh6.googleusercontent.com/-Oy8iPRGi9So/VAB0Sgr5X8I/AAAAAAAAvGg/U5ajaeqWL9Q/w769-h577-no/20140829_093524.jpg

Estas três caixas d'água, eu não sei qual é, mas elas tem historias para Porto Velho,
depois quando o amigo Pasin retornar ele contara esta historia para nós, não é Pasin?

https://lh4.googleusercontent.com/-9D6oc7_TEhQ/VAB-8lnrbGI/AAAAAAAAvK0/yCOZBReHMIc/w769-h577-no/20140829_100337.jpg

Rio Madeira - Porto Velho - RO

https://lh4.googleusercontent.com/-XNn10RAcYSQ/VAB7mV1-8QI/AAAAAAAAvJI/2_sP3aTm954/w769-h577-no/20140829_095151.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-9oIPJqPm-1E/VAB-4zPpKtI/AAAAAAAAvKo/EPs1IcihzjY/w769-h577-no/20140829_100143.jpg

Um Pouquinho do que ainda resta da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Leão
30/08/2014, 11:31 AM
Muito bom Saulo, lindos lugares belas fotos....

Sigo na garupa do amigo.

Norath
30/08/2014, 01:12 PM
Norath

Quanto a esticada, quem sabe não rola uma escolta de alguns kms quando eu estiver indo para Boa Vista, o que acha?

abraços vamos nos falando.

Blz irmão, so me fala os dias e horarios que estará por aqui, se coincidir na minha folga, fico a disposição para acompanha-lo nas estradas.

Abç

Vitor
30/08/2014, 04:53 PM
Show de viagem Saulo.
Confesso que já estava impaciente aguardando suas fotos e relatos sobre a região do Forte Príncipe da Beira.
Voltei no tempo, pois tive a oportunidade de voar bastante nessa região, na década de 80.
Em Guajará, caso resolva visitar o lado boliviano (Guayarámerin), atente para o fato de ir num barco brasileiro e voltar em barco boliviano. Na época, se descumpríssemos esta regra, era quase certo levar chumbo. E os barcos brasileiros eram bem mais seguros.... espero que já não seja mais assim.
No caminho para Cruzeiro do Sul vais passar por Tarauacá. Somente a título de curiosidade, é a terra do abacaxi gigante, que passa facilmente dos 10 kg. Vai que te sobra tempo e aproveita para provar um.
Parabéns! E esperando as fotos do AC.

LuizLima
31/08/2014, 01:20 PM
Espetáculo!!! estava ancioso pelos relatos . . . . acompanhando . . . . avante!!!

Saulo WDS
03/09/2014, 07:07 AM
Show de viagem Saulo.
Confesso que já estava impaciente aguardando suas fotos e relatos sobre a região do Forte Príncipe da Beira.
Voltei no tempo, pois tive a oportunidade de voar bastante nessa região, na década de 80.
Em Guajará, caso resolva visitar o lado boliviano (Guayarámerin), atente para o fato de ir num barco brasileiro e voltar em barco boliviano. Na época, se descumpríssemos esta regra, era quase certo levar chumbo. E os barcos brasileiros eram bem mais seguros.... espero que já não seja mais assim.
No caminho para Cruzeiro do Sul vais passar por Tarauacá. Somente a título de curiosidade, é a terra do abacaxi gigante, que passa facilmente dos 10 kg. Vai que te sobra tempo e aproveita para provar um.
Parabéns! E esperando as fotos do AC.

Grande Victor, voar aquela região do Forte Príncipe da Beira deve ser emocionante, ainda mais com aquele Madeira serpenteando toda aquela Fronteira.
O Acre em termos de Fronteira gostei mais das do Sudoeste, em Direção a Mâncio Lima a BR 364 corta quase todos os municípios do Acre, a estrada esta em péssimo estado e chegar no extremo é quase uma saga....A curiosidade é que em direção a Mâncio Lima os municípios são enormes proporcionais ao tamanho da Amazônia, porem a cidades propriamente ditas são pequenas, já tinha desistido de encontrar uma cidade grande, foi quando fui surpreendido ao chegar em Cruzeiro do Sul e ver uma cidade daquele tamanho cravada as margens do rio Juruá.
Gostaria muito de ter Seguido sua sugestão porem quando passei no trevo Tarauacá ameaçava uma chuva que acabou não vindo segui direto.

https://lh6.googleusercontent.com/YdQ1BCz23pqP_N_zV1gE9B2U3E59QAk7OLe6kTt1VNH6=w769-h577

Saulo WDS
03/09/2014, 07:30 AM
Rota das Fronteiras

Numa localidade chamada Extrema em Rondônia me despedi das fronteiras rondonienses e o Acre me me recebe de de braços abertos como quem diz, seja bem vindo! Deixei a BR 364 segui pela Rodovia Estadual AC - 474 passei por Acrelândia e logo já estava novamente na Fronteira com a Bolivia em Placido de Castro na primeira cidade fronteiriça do Sudoeste do Acre, lá o limite da Fronteira é apenas uma ponte de madeira sobre o rio Abunã sem nenhuma espécie de controle Aduaneiro, no outro lado, na Bolivia uma pequena vila, " Não existe no Mapa" não consegui identificar o nome do lugar, ruas de terra, e muitas lojas de igual a muitas outras que eu tanto vi nestas fronteira, quincalharia para todos os gostos, também há equipamentos elétricos eletrônicos e automotivos com preços irrisórios, tudo voltado para o consumo dos Brasileiros...o lugar uma pobreza de dar dó...Assim foi meu primeiro encontro com a fronteira Boliviana no Acre.
Depois segui para Epitaciolândia cidade gêmea com Brasileia e as duas fazem fronteira com a Bolivia na cidade de Cobija, capital do Departamento de Pando, esta sim uma grande cidade Boliviana, chega ser Bonita e agradável, comparando-a com as outras cidades fronteiriças da Bolivia, mais bonita inclusive que as vizinhas Brasileiras Brasiléia e Epitaciolândia. Porem antes passei por Capixaba, fronteira seca, uma pequena vila paupérrima, porem muito importante para o registro da Rota das Fronteiras, foi lá que encontrei o Primeiro Marco De Fronteira no Estado do Acre. Neste mesmo trecho passei também por Xapuri, o lugar merece um post só para ele, quando eu tiver tempo eu pósto. De Brasiléa/ Epitaciolândia segui para a Tripice fronteira Brasil - Bolivia - Peru em Assis Brasil, e assim foi que eu conheci toda fronteira do Sudoeste do Acre.

As fotos estão em ordem conforme relato acima.

https://lh3.googleusercontent.com/-MedbO0YRbL4/VAL9kDviVdI/AAAAAAAAvnQ/N9Gh5WKqEao/w769-h577-no/14%2B-%2B112

https://lh3.googleusercontent.com/-ffQZwefMEZo/VAL9kKAyl1I/AAAAAAAAvoY/BIMGf4teOZ0/w769-h577-no/14%2B-%2B121

https://lh3.googleusercontent.com/-79tZsufuJGE/VAL9kNwyfHI/AAAAAAAAvoo/rA2fvU7nOHw/w769-h577-no/14%2B-%2B123

https://lh4.googleusercontent.com/-vnCw9sIGSUc/VAL9kJzvCoI/AAAAAAAAvow/r-t_IToWAns/w769-h577-no/14%2B-%2B124

https://lh5.googleusercontent.com/-7FLUBrR9lQo/VAL9kLh87CI/AAAAAAAAvpI/38Hns0BWfgE/w769-h577-no/14%2B-%2B127

https://lh5.googleusercontent.com/-BDxc3XKJIR4/VAL9kKYgAFI/AAAAAAAAvp4/UtAn8xkOWJg/w769-h577-no/14%2B-%2B133

https://lh5.googleusercontent.com/-F0Kx280Z7ag/VAUVPry1ylI/AAAAAAAAvv4/SDASQZYvitE/w769-h577-no/20140831_124524.jpg

Ponte que ligam as cidades gêmeas Brasiléia a Epitaciolândia

https://lh6.googleusercontent.com/-ap1WHiWZrDE/VAUVrwHjYGI/AAAAAAAAvw0/6lpROrP33_4/w769-h577-no/20140831_125627.jpg

Nova ponte da fronteira Brasil - Bolivias - Brasiléa / Cobija , esta sim com estrutura Aduaneira completa.

https://lh3.googleusercontent.com/--wP6Aa5UXxU/VAUV4Q2uBMI/AAAAAAAAvxM/1pbIJx9ZKWc/w769-h577-no/20140831_125736.jpg

Portal de entrada de Cobija - BO

https://lh6.googleusercontent.com/-u_p5ti8Fzes/VAUWsldSdAI/AAAAAAAAvy4/9kxQyveEHBw/w769-h577-no/20140831_133254.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-ok7rOmoP8-k/VAUXGFATcPI/AAAAAAAAvz0/rcfQZAyUf4U/w769-h577-no/20140831_145638.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-A1Xc49WlGKQ/VAUYE_XuuRI/AAAAAAAAv2E/BMbw93Qx8lE/w769-h577-no/20140831_151716.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-3iZVEsUOMwY/VAUYwGNK-eI/AAAAAAAAv3k/qqzC64pBfrA/w769-h577-no/20140831_154046.jpg

Pessoal eu gosto de fazer relato detalhado tentando mostrar as particularidade de cada lugar, mas fazer isto durante a viagem é quase impossível,
porem acho que da para ter uma ideia do que é a Rota das Fronteira. Vendo as fotos assim parece que foi fácil chegar até lá...Mas não foi, mais dificil são encontrar os passos de fronteiras não oficiais, que por incrivel que pareça são os que mais me interessam.

Hoje estou em Cruzeiro do Sul , com duas horas a menos de fuso em relação a são Paulo,Extremo do Acre, ontem estive em Mancio Lima o Município de fronteira mais ao Extremo Oeste do Brasil, olhem lá no mapa é lá que eu estou, para chegar aqui foi uma saga, nem sei se algum dia vou conseguir contar!! Estou cada vez mais fascinado pela Rota das Fronteiras.

Saulo WDS
03/09/2014, 08:04 AM
Rota das Fronteiras

Xapuri não é só Chico Mendes, esta cidade teve papel importante nas fronteiras atuais do Brasil.

https://lh5.googleusercontent.com/-brD3riQ-VPs/VAUU2sVFuEI/AAAAAAAAvu8/oTROTdBs5es/w769-h577-no/20140831_120300.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-CySVmY9OJ2c/VAUT3C5aIwI/AAAAAAAAvs4/5FEpFWAyp8I/w769-h577-no/20140831_113804.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-E46fzu_o1sg/VAUTv8HSCTI/AAAAAAAAvss/WQwyjxlomIo/w769-h577-no/20140831_113603.jpg

A Revolução Acreana foi a disputa pelo território do que hoje é o Acre entre Brasil, Bolívia e Peru.
No final do século XIX, a região que hoje conhecemos como estado do Acre passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. O embate entre os três passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos.

Esta curioso, quer saber mais? então espie o Link; http://www.infoescola.com/historia/revolucao-acreana/

https://lh5.googleusercontent.com/-C1WEOywnwPA/VAUUb7jC1HI/AAAAAAAAvuA/8oK-yU-ll1s/w769-h577-no/20140831_114420.jpg

Anwar
03/09/2014, 03:01 PM
Grande privilégio termos informações sobre essas regiões e culturas. Talvez eu nunca vá a estes locais, mas já é uma grande conquista a visita virtual. Valeu Saulo!

Vitor
03/09/2014, 03:09 PM
Conhecendo as características desta região, posso afirmar sem medo de errar, de que até aqui já foi aventura de gente grande.
Sem contar que seguindo solo aumenta bastante a dificuldade. E ainda tem muito barro pela frente...
Se cada um de nós tivesse a oportunidade de fazer, ao menos uma pequena parte dessa jornada, com certeza voltaria mais orgulhoso de ser brasileiro.
Parabéns Saulo! :clap:

xt660.net é história viva!

PS: Plácido de Castro virou metrópole. :cheesy:

Dercilio
03/09/2014, 03:20 PM
Mil Vivas ! :icon_cheers:

Estou lendo atentamente, aprendendo muito e encontro-me fascinado pela grandiosidade dos diversos aspectos do teu projeto ! :salve:

Finíssimo Diário de Bordo. :vlw_1: Excesso de generosidade em compartilhar tais maravilhas. :bater_palmas:

Sucesso hoje e sempre ! :campeao:

Avante avante

Leão
03/09/2014, 03:32 PM
O que o Saulo WDS está fazendo não é só por ele não, é pela cultura e memória do motociclismo brasileiro. Que privilégio estamos tendo aqui.

Valeu Saulão!

Gabriel Garcia
03/09/2014, 04:00 PM
No final de tudo ele é obrigado a escrever um livro.

Já sabe né Saulo.

Vitão
04/09/2014, 03:35 AM
Acompanhando de perto todos os relatos!!!

e concordo com o Gabriel Garcia, tu vais publicar um livro né Saulo??

abraços

Leão
04/09/2014, 03:33 PM
Olá pessoal, consegui contato por SMS com Saulo hoje.

Ele está num barco, super lotado pelo que informa, muita carga, excesso de peso ele acredita, diz que teve uma noite tensa em virtude disso. O Barco segue lento mas segue.

Ele chega no Sábado em Manaus, pediu para avisar aqui.

Boa viagem Saulo, como disse, fica tranquilo, estamos aqui torcendo e tudo vai dar certo...Abraço.

Pessoal daquela região, procurem informar-se que barco é esse e onde se encontra por favor.

DanWBR
04/09/2014, 03:56 PM
Giovani, tenta contato novamente e pergunte o nome da balsa, a previsão de chegada (hora) e em qual porto a balsa vai atracar. Se eu puder eu vou lá esperar por ele.

Leão
04/09/2014, 03:59 PM
Ok Dan, já enviei mensagem...ele tem dificuldade de sinal na região que está. Aguardemos.

DanWBR
04/09/2014, 08:05 PM
Valeu Giovani. Realmente ele só deve pegar sinal quando já estiver chegando aqui...

Leão
05/09/2014, 01:23 PM
Dan e demais amigos, tenho notícias do Saulo, nesse momento 11e40 está chegando em Manicoré.

Vai descer numa cidade chamada Nova Olinda e seguir por terra e chega em Manaus Sábado...

Dan, ele quer teu celular, vamos fazer assim, te envio agora por MP o número dele, por favor mande seu contato diretamente no celular dele, facilita a comunicação.

Abraço.

Zé Graff
05/09/2014, 02:47 PM
Saulo, siga firme e forte. Estamos todos acompanhando e torcendo por ti.
Leão, obrigado por nos manter informado.

Leão
05/09/2014, 07:26 PM
Valeu Zé...

O Homi está por aqui!!!!
https://goo.gl/maps/PpXiz

DanWBR
05/09/2014, 09:18 PM
Que massa, ele veio pelo Rio Madeira... ainda deve pegar uma balsa pelo menos para atravessar o rio negro e chegar aqui em Manaus!

Giovani, vou mandar mensagem pra ele entrar em contato quando chegar. Valeu!

Norath
06/09/2014, 07:22 PM
Acabei de voltar de Nova Olinda do Norte, daniel. Ele vai pegar uma balsa de nova olinda pra autazes, de la outra balsa pra pegar a estrada que chega ao careiro da várzea. Aí é so atravessar e vai desembarar em Manaus no porto da CEASA.

Abç

LuizLima
06/09/2014, 08:12 PM
Que maravilha é essa "Família!!!!" !!!!!! por isso Amo o Motociclismo!!!!! a integração é espetacular, saudações à todos, isso é demais . . . . . Vida longa à Família XT660.net!!!! . . . . tenho o maior orgulho de participar disto!!!!!

DanWBR
06/09/2014, 11:05 PM
Mandei mensagem e até agora ele não retornou. Deve ter demorado um pouco mais por aquelas bandas. Vamos ver se amanhã ele aparece por aqui... aguardando.

Saulo WDS
07/09/2014, 08:41 AM
Pessoal..a balsa acabou chegando muito tarde em Nova Olinda. Resolvi continuar na balsa que eu estava..chego em Manaus lá pelas nove da manhã de domingo.

DanWbr não recebi tua mensagem...caso eu não consiga contato com vocês agora de manhã. Então seguirei logo para boa vista..Quando retornar de Roraima nos encontrarmos .ok?

Comigo está tudo bem. A moto precisa revisão. Farei quando retornar de Roraima. Depois de cinco dias preso numa balsa não vejo a hora de rodar.

Leão
07/09/2014, 11:39 AM
Bom ter notícias "navegador"... Tá que é um Amyr Klink!!

Pega a estrada e vai tirar o "atraso" hehehe

JMarcelo
07/09/2014, 12:36 PM
Acompanhando sua trip

DanWBR
07/09/2014, 01:25 PM
Pessoal, vejam só quem eu encontrei perdido no porto, chegou numa balsa com bananas até o pescoço. Quando vi de longe umas 5 pessoas ajudando a tirar uma moto grande da balsa, pensei, "não tem erro, é o Saulo"! haha

Ele muito agoniado para pegar a estrada depois de cinco dias numa balsa, falou que queria ir direto para Boa Vista e eu acabei indo com ele até a barreira policial na saída do outro lado de Manaus, daí ele seguiu direto pela BR-174 rumo à Roraima. Prometeu passar uns dias aqui na volta. Tô esperando! Prazer enorme te conhecer, grande Saulo!

http://www.inforside.com.br/pub/WP_20140907_09_58_35_Pro.jpg

Leão
07/09/2014, 01:30 PM
Que legal Dan, muito legal mesmo ver essa foto. Obrigado.

LuizLima
07/09/2014, 02:49 PM
Showw!!!! . . . maravilha!!! agora é estrada!!!! avante . . . .

Saulo WDS
08/09/2014, 11:33 AM
Pessoal muito obrigado pela companhia de todos você!
Uma pena que eu não tenha conseguido postar as fotos, meu computador pegou um virus terrivel e não me deixa postar.

Ontem foi um dos dias mais emocionantes que eu tive junto desta familia.
Cheguei em Manaus cansado pra caramba, e completamente só..
E sabem que estava lá para me esperar e me escoltar até a BR?
Ele mesmo o DanWBR, imaginem como isto é emocionante! só mesmo esta familia para nos proporcionar estas surpresas.

https://lh4.googleusercontent.com/sq89x0T7JM5v5Ijm8Ltw4fRqfTX5juIUCCqf42BPddAa=w769-h577-no

Tomasini
08/09/2014, 12:32 PM
Sensacional...

Emocionante...

Zé Graff
08/09/2014, 12:33 PM
Show mesmo. Valeu Dan. Espetacular Saulo.

DanWBR
08/09/2014, 05:50 PM
Digo o mesmo pessoal, não imaginava que seria tão bacana... se quiserem passar por aqui também podem contar comigo!

Estranho depois que a gente se conhece ficar se referindo aos apelidos, melhor o nome mesmo! hehe... O meu é Daniel. :-)

Saulo, você passou a noite em Presidente Figueiredo ou seguiu direto? Viu as cachoeiras lá da ruazinha dos restaurantes? Uma pessoa aqui no condomínio falou que não estão deixando passar pela fronteira da Venezuela por causa da epidemia de Ebola. Sei que é exagero mas o fato é que a pessoa que falou voltou da barreira mesmo, não deixaram passar não. Agora, da Venezuela pra cá pode... (???)

***BQN***
08/09/2014, 08:55 PM
Sensacional esse encontro!!!

Lucio Bot
08/09/2014, 09:55 PM
Kkkkk e muito rapido isso aqui Saulo desculpa nao deu tempi de avisar antes a galera! Kkkk

Maravilha que esta curtindo de montao imagino as fotos que vc tirou!!!

Samuka
10/09/2014, 02:16 PM
Grande Victor, voar aquela região do Forte Príncipe da Beira deve ser emocionante, ainda mais com aquele Madeira serpenteando toda aquela Fronteira.
O Acre em termos de Fronteira gostei mais das do Sudoeste, em Direção a Mâncio Lima a BR 364 corta quase todos os municípios do Acre, a estrada esta em péssimo estado e chegar no extremo é quase uma saga....A curiosidade é que em direção a Mâncio Lima os municípios são enormes proporcionais ao tamanho da Amazônia, porem a cidades propriamente ditas são pequenas, já tinha desistido de encontrar uma cidade grande, foi quando fui surpreendido ao chegar em Cruzeiro do Sul e ver uma cidade daquele tamanho cravada as margens do rio Juruá.
Gostaria muito de ter Seguido sua sugestão porem quando passei no trevo Tarauacá ameaçava uma chuva que acabou não vindo segui direto.

https://lh6.googleusercontent.com/YdQ1BCz23pqP_N_zV1gE9B2U3E59QAk7OLe6kTt1VNH6=w769-h577

poxa, esteve pelo meu Acre, se eu tivesse visto logo este tópico teria conhecido esse guerreiro.

abraços e boa viagem.

Leão
11/09/2014, 01:27 PM
Alô Saulooooo! Onde está amigão???

Leão
11/09/2014, 02:47 PM
Para nosso acompanhamento; Cronograma do Saulo Post #12

Segunda parte Mais dificil

13° Manaus / Boa vista
14 ° Boa Vista / Santa Helena de Uiarém - VN
15° e 16° dia Explorar região Monte Roraima - Se o clima colaborar farei um Sobrevoo de helicóptero ao Monte Roraima com uma rápida parada no Marco da Triplice fronteira.
17° dia Santa Helena de Uiarém / Lethem - Guiana
18° - Reservado a chegar no Extremo Norte do Brasil este trecho não estava previsto porem farei o possivel para alcançar em homenagem ao Mestre Atobá que alguns meses antes me aceitou a fazer parte da Trip de Extremo a Extremo, no trecho Humaitá / Manaus / Santa Helena Uiarém" caso eu chegue até lá tenho certeza que será uma bela homenagem ao Mestre.
19°Lethem / Boa Vista
20° Boa Vista / Manaus
21° e 22 °Moto fica em Manaus sigo de avião para Tabatinga fronteira extrema Brasil / Colombia/ Peru
23° Embarco junto com a Moto descendo o Rio Amazonas " Este trecho ainda tenho duvidas se vou direto a Belém ou desço em Santarém e sigo para Macapá também de barco calculo 6 dias de barco neste trajeto.
29° Macapá / Oiapoque
30° Oiapoque / Macapá
33° Macapá / Belém
34° Belém / Marajó
35° Marajó / Belém

Calculo mais uns sete dias de Belém a São Paulo totalizando os 45 dias planejados, que poderão ser alguns dias a mais ou a menos.

Conto com a colaboração de todos vocês, aqueles que tiverem algumas informações e dicas das cidades citadas acima,
tais como hospedagens, Manutenção para Moto, lugares interessantes ou a serem evitados, das condições das Estradas, etc.... por favor colaborem!

DanWBR
11/09/2014, 03:45 PM
Giovani, antes de ir para Boa Vista ele me disse que, quando voltasse, deixaria a moto na revisão aqui em Manaus e iria para Tabatinga de avião, e aí quando estivesse mais folgado entraria em contato. Não sei dizer nem se ele já voltou lá do extremo norte, internet é luxo lá pr'aquelas bandas.

Saulo WDS
12/09/2014, 10:19 AM
Pessoal

Sem palavras para mencionar tudo que estou vivendo por aqui.
Tenho mitas historias para contar, nem sei se vivendo outra vida conseguirei contar todas!!

Primeiramente me desculpo por não ter postado nada por aqui, até consegui Net em alguns lugares porem o Forum estava fora do ar para mim.

DanWBR passei por Figueiredo e me apaixonei pelo lugar, tanto é que voltei aqui depois de seis dias e esta noite pernoitei aqui, fiz alguns amigos fomos em algumas corredeiras e cachoeiras e a noite fomos para um botequim, onde pude ouvir as melhores historias contadas pelos moradores mais antigos da região...Espetacular!

BQN , Cara você não pode deixar de vir aqui!!

Leão, lembra da mensagem que você me enviou? Pois é cara estive lá! Fiz exatamente como você sugeriu, Vibrei muito!! Pura emoção! Nem sei como vou conseguir relatar este trecho, emoção a flor da pele!

Samuka, que pena que não nos encontramos, tenho maravilhosas lembranças do Acre!!!

Estou saindo de Figueiredo agora, vou direto para concessionaria em Manaus, de lá tento voo para Tabatinga..conforme puder dou noticias, e conto as historias!

https://lh4.googleusercontent.com/-Qw1TixaRl98/VBLhilnrQGI/AAAAAAAAxiY/tw5aRTvV4jo/w769-h577-no/20140910_091452.jpg

Uiramutã - RR , ao lado desta arvore tive umas das passagens mais emocionantes da minha vida de Motociclista,
cheguei lá quase a noite a tempo de ver o sol se pondo, tudo que se vê alem do rio não é mais o Brasil,
tenho certeza que a vibração que depositei na minha prece pode ser sentida não só nas Guianas, Venezuela ou na imensidão desta Savana.
Do meu lado senti a presença de alguém muito especial que eu tenho certeza compreendeu cada centelha daquela prece, Amigo esta foi especialmente pra você!!

Giovani16
12/09/2014, 10:42 AM
CARACA Saulo!!!!!! Tu e o CARA!!!!!!

Muito bom ter noticias suas!!!!

Imagino a emoção de viajar e desbravar esses lugares praticamente desconhecidos pra gente, legal demais.

Fico aqui torcendo para o sucesso total dessa magnifica expedição e esperando ansioso pelo relato completo da aventura.

Forte abraço meu Irmão!!!

Nirlei
12/09/2014, 11:38 AM
Espetacular!!!

Grande e justíssima homenagem, Saulo! Pode ter certeza que ele estava contigo!

Grande abraço.

LuizLima
12/09/2014, 11:02 PM
Emocionei!!!! meu amigo!!! . . . Amém!!!!

Leão
13/09/2014, 12:09 AM
Bah, dizer o que...

Zé Graff
13/09/2014, 09:24 AM
Depois de ler esse relato do Saulo, pouca coisa mesmo fica a ser dita !

Saulo WDS
15/09/2014, 08:22 PM
Pessoal, gostaria muito de poder fazer o relato e postar as fotos, porem em alguns lugares internet é luxo por aqui!!
Quanto mais eu rodo por este Brasil, percebo que nasci na terra prometida aos Motociclistas!! tenho muito pra contar!

Por enquanto saibam que esta indo tudo conforme minha programação, eu e a moto estamos muito bem!

Daniel

Amigo te devo desculpas, cheguei em Manaus por volta das 11;00 da manhã vindo de Figueredo, fui direto fazer a revisão da Moto, os caras ai da concessionaria quase me deixam na mão...me disseram que entregariam a Moto até no maximo 18 h, quando cheguei lá disseram que só ficaria pronta na segunda feira, fiquei louco ameacei fazer escandalo, então para resumir ficamos quase até as nove da noite terminando a revisão, quando sai de lá de tão cansado nem tive pique de te ligar, fiquei de te ligar no sabado então, o pior aconteceu que perdi de comprar a passagem para Tabatinga, então sabado de manhã passando pelo porto resolvi na hora que iria a Santarém e fui, nisso acabei não ligando a vc nem ao Norat...No momento estou em Alter do Chão, Muito obrigado por enquanto foi a melhor dica de toda a viagem!! Isto aqui é espetacular, cara eu sou rodado, então eu posso dizer, valeu muito estar aqui...Muito obrigado pela dica! ia ficar apenas um dia aqui, fiz amizade com o povo vou ficar mais...

***BQN***

Anota ai, este lugar é imperdivel!!

***BQN***
15/09/2014, 08:45 PM
Saulo, que bom que vc gostou de Altér do Chão. Vc pegou a época certinha. Pergunte ao povo como estará aí em dezembro.Tenho planos antigos de ir... mas que até agora não consegui realizar. Quando voltar, arruma um tempinho na sua agenda prá eu te pagar uma cerveja e vc me contar com detalhes como foi a viagem.

Que Deus continue iluminando vc e a motoca. Abraço!!!

Ivan Jr
16/09/2014, 09:41 AM
Saulo

Não é a toa que Alter do Chão foi considerada a caribe brasileira.
Qdo souber mais precisamente o dia e o horário de chegada aqui me avise, vou te mandar meus telefones por MP.

Abraços...

Leão
16/09/2014, 10:13 AM
Acabei de ler o Livro da travessia da transamasônica do Vantuir e ele fala dessa Altér do Chão com a mesma empolgação, deve ser fantástico mesmo.

fpoli_1200
17/09/2014, 08:55 AM
Busquei fotos de Alter do Chão no Google e me impressionei com a beleza local, um dia quem sabe vou lá conhecer.

Leão
17/09/2014, 10:14 AM
Busquei fotos de Alter do Chão no Google e me impressionei com a beleza local, um dia vou lá conhecer.

fpoli, mudei tua frase, aí está o segredo.... hehehehe

Eu também vou!!!!

Geovane
17/09/2014, 12:02 PM
Putz, demais!! Já que estamos falando em CONHECER, também irei nesse destino (preciso definir o meio para chegar até esse Paraíso, hehehe) ...

Trajetos sugeridos desde Santa Cruz do Sul, RS

3.784 km, 57 horas
BR-163

4.040 km, 61 horas
BR-163

4.068 km, 61 horas
BR-163

fpoli_1200
17/09/2014, 09:53 PM
fpoli, mudei tua frase, aí está o segredo.... hehehehe

Eu também vou!!!!

Ai sim ficou bom kkk
É bem por aí.

fpoli_1200
17/09/2014, 10:01 PM
Foi eleita pelo jornal inglês The Guardian a mais bela praia do Brasil com areias brancas e a água doce e cristalina do Rio Tapajós. Oferece também o encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, quando as águas não se misturam, o Lago do Maicá com seu espelho d'água, a Floresta Nacional do Tapajós e suas comunidades ribeirinhas acolhedoras (fonte Mr Google).

Depois dessa, entrou no topo da lista de desejos e objetivos p/ ir de moto :)

Vitor
17/09/2014, 10:46 PM
Daria um mega EN...

Vitão
18/09/2014, 02:40 AM
fpoli_1200 fiz o mesmo que você,

assim que vi entrei no google e pesquisei o tal de Alter do Chão...

entrou para o Topo da lista, para ir conhecer de moto é logico!!

DanWBR
18/09/2014, 11:52 AM
Não tenho como ir de moto daqui de Manaus... pra variar :-(

Saulo WDS
19/09/2014, 06:52 AM
Não tem outra palavra para descrever Alter do Chão, Espetacular!!
Sem contar que eu tive a sorte de estar no lugar bem na época do Çairé,
festa folclorica disputadas entre o Boto cor de Rosa e o Boto Tucuxi, que acontecem sempre na segunda semana de Setembro.

https://lh4.googleusercontent.com/-RhBmnb9Nn-Y/VBh-a_ZAzdI/AAAAAAAAyrk/-sAb_qpFSaA/w769-h577-no/20140916_063326.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-HHgxXbp7nH8/VBh95WvSLMI/AAAAAAAAyqo/u9snf_NmcJs/w769-h577-no/20140916_063147.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-xLZHc9Mo52s/VBiAEzeUmqI/AAAAAAAAyuM/goBZvpMsOgA/w769-h577-no/20140916_065031.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-RW8uDrgOwE0/VBh78SISGSI/AAAAAAAAynQ/etBTLNKEzaw/w769-h577-no/20140915_171908.jpg

Saulo WDS
19/09/2014, 07:37 AM
Para mim hoje é dia de festa!!
Estou em Oiapoque - AP, é aqui depois de passar por 95% das cidades de Fronteira do Brasil que eu encerro o que chamei de Rota Das Fronteiras.
Pernoitei num hotel que fica bem enfrente ao rio Oiapoque e da janela vejo toda fronteira da Guiana Francesa. Para mim este momento tem sabor especial,
a sensação de sonhar e poder realizar um sonho é indescritivel! Porem não pensen que foram apenas flores, Ontem faltando alguns kms para chegar no Oiapoque tomei um chão de abalar as estruturas, meu pé ficou preso embaixo da Moto e ninguém para me ajudar a tirar a perna de lá, a principio pensei que havia quebrado a perna, de tanto que doía, depois de alguns segundos percebi que já não doía tanto e consegui forçar a Moto para cima até tirar minha perna lá de baixo, foi tenso!! Porem nada grave, nem comigo nem com a Moto...E assim cheguei no Oiapoque.

https://lh6.googleusercontent.com/-xUYoj24AtNc/VBv0muL46MI/AAAAAAAAzC0/-gTrA0YPMzw/w769-h577-no/20140918_180835.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-JSUrcrx4jW4/VBv4NOHHHrI/AAAAAAAAzE4/tvpQN6ZdfrM/w769-h577-no/20140918_154851.jpg

Talvez hoje eu inicie meu caminho de volta, só que agora não mais pela Rota das Fronteiras. Agora é Riscando o Mapa!!

fpoli_1200
19/09/2014, 09:45 AM
Saulo, parabéns pelo sucesso no passeio e pelo tópico, sensacional.

Leão
19/09/2014, 10:15 AM
Parabéns!!!!!
http://www.portobello.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/01/Blog-Portobello-reveillon-3-1024x533.jpg

Valeu Saulo, comprou terreno pra fincar bandeira né? kkkkkkk Aproveita que está na estrada e desce a Caxias para o 1º Moto acampamento farroupilha nesse Sábado (dá tempo hehehe)

Já preparei a poltrona e as pipocas para a leitura aqui....Abraço.

Bom retorno, não baixa a guarda!!!

Saulo WDS
19/09/2014, 10:46 AM
Leão bem que eu pensei em participar do Moto Acampamento, uma pena que não dá para chegar a tempo, lembra, vai fazer um ano que estivemos no Chui, seria uma bela comemoração.

Leão
19/09/2014, 11:01 AM
Exatamente Saulo, bem lembrado...Mas tu está "ali" no Oiapoque se sair agora dá! hehehehe
http://3.bp.blogspot.com/-Z4J2CeQx0lk/UkNkPtCLLNI/AAAAAAAAK70/Ed9X3nbjWRo/s1600/DSC_7800.JPG

Bah me emocionei de lembrar!

Giovani16
19/09/2014, 01:47 PM
É isso aí Saulo, tu conseguiu!!!!!! Parabéns meu amigo, que demais!!!! Que emoção....

Tomasini
19/09/2014, 07:12 PM
http://www.youtube.com/watch?v=hSTivVclQQ0

Congratulações, GIGANTE aventureiro...

Saudades do amigo...

LuizLima
19/09/2014, 07:36 PM
Sensacional!!!!! Parabéns!!!!! Tu é o Cara!!!!!

Carlos13
19/09/2014, 08:44 PM
Coragem ,Fé e Determinação. Parabéns!!!

Vitão
20/09/2014, 02:12 AM
Parabéns Saulo.. bem sonhado e conquistado!!

foram muito bons os seus relatos, isso nos deixa com uma vontade imensa de poros pés na estrada!!!

bom retorno!!

abraços

Saulo WDS
20/09/2014, 07:04 AM
Saulo

Não é a toa que Alter do Chão foi considerada a caribe brasileira.
Qdo souber mais precisamente o dia e o horário de chegada aqui me avise, vou te mandar meus telefones por MP.

Abraços...

Ivan, vou chegar em Belém provavelmente na proxima segunda ou terça feira, te ligo assim que chegar, muito obrigado!

João Hilário
20/09/2014, 11:05 AM
Parabéns Amigo Saulo, vc é merecedor de toda esta conquista e realização deste grande sonho.

Abraços.

***BQN***
20/09/2014, 03:04 PM
Que(baita) passeio!!! Aventura para pouquíssimos mesmo.

Tenho parentes em Belém (Ananindeua)... mas é uma pena que nenhum deles com moto prá te recepcionar.

Volte em paz!!!

Zé Graff
21/09/2014, 04:29 PM
Parabéns Saulo por essa conquista.
Sonho realizado e mtas histórias.

LuizLima
21/09/2014, 09:35 PM
Maravilhoso!!!! . . . . mas a trip continua!!!!! e só termina qdo acaba!!!! boa Jornada, e . . . . acompanhando!!!!!! Saúde!!!!!

Ivan Jr
22/09/2014, 12:21 AM
Hoje aconteceu uma incrível coincidência:
Estou em Santa Bárbara, pequena cidade da grande Belém, na casa da família da minha mulher quando de repente vejo o SauloWDS passar com destino ao distrito de Mosqueiro, onde tem belas praias fluviais. Logo pensei que poderia ser ele ai pensei e resolvi ir atrás dele de carro, pé embaixo chegando a 140 e fiz uma ultrapassagem doida e km depois alcancei ele.
Que coincidência!
Saulo chegou em Belém de manhã, conheceu um pouco e rumou a Mosqueiro pra se refrescar e descansar, onde está pernoitando agora.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/09/21/0f33a02f904d8278aa95e3c00eaa5bdb.jpg

***BQN***
22/09/2014, 12:55 AM
Que bacana esse inesperado encontro!!!

Só o xt660.net prá fazer isso acontecer. :clap:

Saulo WDS
22/09/2014, 07:59 AM
Que Deus me permita que no tempo que eu tiver eu possa compreender e aprender com todas as experiencias que estou tendo nesta Trip.

Ontem eu tive um encontro daqueles de arrepiar!
Desci do barco em Belém vindo de Macapá, dei minhas voltas pela cidade e confirmei o que eu já sabia e conhecia, Belém é linda e única!!
Não há outra cidade no Brasil que se pareça com Belém!!
Aquelas avenidas enveredadas de mangueiras carregadas, o Vero Peso, a Estação das Docas, a igreja de Nazaré entre outras particularidades que há faz única!!
Só que Belém se tornou uma Mega cidade, transito infernal mesmo no domingo. Então resolvi tocar pra frente e ficar num lugar mais tranquilo...Lembram que o Ivan de Belém deixou os telefones dele para que eu entrasse em contato com ele assim que chegasse em Belém? Pois é, pensei comigo, quando eu chegar em Mosqueiro envio uma mensagem a ele e digo que não sera desta vez que nos conheceremos, porem estava muito feliz em ter estado mesmo que de passagem pela terra dele...E assim toquei para Mosqueiro a 70 km de Belém.

Só que na vida nem tudo é como planejamos. as boas coincidências existem!!
Eu havia acabado de passar pelo portal de Mosqueiro e percebo pelo retrovisor um carro vindo em velocidade em minha direção,
o motorista passa por mim e faz sinal para que eu pare, logo pensei, sera que devo ter abarroado algum carro com as malas laterais e o motorista me seguia para acertar as contas?
Parei a Moto no acostamento, e o motorista desce do carro e logo já emenda a pergunta, você é o Saulo?? Não compreendi direito o que estava acontecendo, mas ao perceber que era com o Ivan de Belém que eu estava falando, confesso me arrepiei todo, ainda mais quando ele contou que estava enfrente a casa dos pais da esposa dele, quando viu minha Moto passando, não teve duvida saiu igual doido pela BR para me alcançar para conferir se era eu mesmo!!

Digam a verdade, alguém já passou por uma coincidências dessas? Belém é uma cidade enorme, e ele nem estava lá, estava no interior, e quis a natureza que eu passasse bem em frente a casa do sogro dele no mesmo momento que ele estava lá...sei lá, um farol que eu tivesse me demorado um segundo a mais, não teriamos nos encontrado...Impressionante!! De arrepiar!! Coincidências existem, e através de uma delas tive no acostamento de uma BR o enorme prazer de conhecer o Ivan.

https://lh3.googleusercontent.com/-0TqQO5qSPkQ/VB8FUSoWY_I/AAAAAAAAzss/2If1ic01dsU/w769-h577-no/20140921_140549.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-ae-9ygaLT_g/VB8GFEIClOI/AAAAAAAAztQ/mBhRUKWmqRY/w769-h577-no/20140921_140933.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-tFrO6_esa_0/VB8HfR1UfaI/AAAAAAAAzts/hX7pI7aV4a8/w769-h577-no/20140921_141516.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-Ctzv3fi9HoE/VB8IEnFQrGI/AAAAAAAAzuQ/ZJ-8DcJ-jFA/w769-h577-no/20140921_141800.jpg

Obs: Esta Coincidência só aconteceu por persistência do nosso amigo Ivan, que fez peripécias na BR para me alcançar..
Amigo Ivan, você não sabe como fiquei contente em te-lo encontrado, ainda mais da forma que aconteceu.
Muito obrigado pela persistência, estes é um dos momentos que levarei para o restante dos meus dias, mais uma vez muito obrigado por ter proporcionado este momento!
Isto é coisa de Familia, Familia XT!!

Ivan Jr
22/09/2014, 09:34 AM
O prazer foi meu Saulo!
Precisando de alguma coisa estarei aqui.
Faltou você postar fotos das belas praias de Mosqueiro rsrs...
De Mosqueiro você vai mesmo conhecer as praias marinas de Salinas (Salinópolis)? Ou ainda irá para a Soure, na Ilha do Marajó?

Esse foi o primeiro irmão daqui do fórum que eu conheci pessoalmente, sem contar alguns daqui que já conheço de outros fóruns. Espero conhecer outros...

Ruy
22/09/2014, 09:37 AM
Parabéns Saulo, parabéns Ivan.
O que tem que acontecer, acontece!
Saulo, seu giro pelas fronteiras ficaria completo se você voltasse por todo o litoral brasileiro! A idéia é maluca, mas, desculpa para andar de moto eu invento a todo momento!
Boa continuação da viagem, e que mais amigos surjam no seu caminho!
Abraço!

Saulo WDS
22/09/2014, 11:27 AM
O prazer foi meu Saulo!
Precisando de alguma coisa estarei aqui.
De Mosqueiro você vai mesmo conhecer as praias marinas de Salinas (Salinópolis)? Ou ainda irá para a Soure, na Ilha do Marajó?

Esse foi o primeiro irmão daqui do fórum que eu conheci pessoalmente, sem contar alguns daqui que já conheço de outros fóruns. Espero conhecer outros...

Ivan, Gostei muito de Mosqueiro, fico intrigado comigo mesmo de ter quase cinquenta anos e nunca ter me aprofundado nas historias deste lugar, no momento estou no centenário hotel Farol, conheci dona Núcia filha do fundador do hotel e que agora cuida do patrimônio deixado pelo pai que insistiu para que eu ficasse um pouco mais e eu fiquei, vou embora mais tarde rumo a Salinópolis e meu destino é Alcântara - MA, depois atravesso a Balsa para São Luis e sigo para o Delta do Parnaíba no Piaui e de lá vou a Teresina e vou descendo para o sul rasgando o Sertão da Bahia. Quanto ao Marajó vais ficar para uma próxima, Mosqueiro superou minhas espectativas, fico mais umas horinhas por aqui!! Muito obrigado pelas dicas. As fotos de Mosqueiro são especiais posto assim que baixar talvez amanhã caso eu tenha internet onde parar.

Tenho certeza que muitos outros amigos do Fórum em breve estarão por aqui, ainda mais sabendo da bela receptividade que eu tive. Obrigado!

Saulo WDS
22/09/2014, 11:34 AM
Saulo, seu giro pelas fronteiras ficaria completo se você voltasse por todo o litoral brasileiro! A idéia é maluca, mas, desculpa para andar de moto eu invento a todo momento!

Ruy, eu não contei ainda mas a ideia de percorrer o Brasil pelas fronteiras, iniciou quando estive em São Luis para resgatar a Bandeira vermelha, Naquela oportunidade rasguei todo o Litoral desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul, fiz questão de fotografar e registrar a maiorias das praias de todos os estados do nosso litoral, me faltava as praias do Litoral Amapaense, e do Pará, no Piaui estive lá e não registrei, estou voltando lá só para marcar o registro ai sim a história se completa e Rotas das Fronteiras se transforma em Riscando o Mapa!!!

Zé Graff
22/09/2014, 03:58 PM
Simplesmente SHOW

Leão
25/09/2014, 02:40 PM
Olá Saulo, tudo bem aí????

Anwar
25/09/2014, 03:01 PM
Saulo e Ivan, situação comovente!

Leão
28/09/2014, 10:24 AM
Bom dia.

Recebi hoje Domingo, as 6:50 uma mensagem do Saulo.

Pediu para informar aqui que está tudo bem com ele, mas o computer deu Pau, não pode postar nada.

Informa que dia 5 estará em casa...(deve cumprir com dever cívico hehehe)

Abraço.

Leão
06/10/2014, 02:42 PM
???????????????

Onde estará o Aventureiro?

DanWBR
06/10/2014, 03:45 PM
Ah, então provavelmente ele não fez o caminho de volta pelo litoral do NE. Me falou que iria passar por Mossoró, bem pertinho da minha terra!

Saulo WDS
08/10/2014, 09:37 AM
Amigo DanWBR

Então acabei não descendo pelo litoral é que ano passado já tinha descido do litoral Cearense até o Litoral Gaúcho, porem nesta Trip passei por todo litoral do Amapá, do Pará, Maranhão e Piaui. Agora sim posso dizer que rodei com minha Moto por todo o Litoral Brasileiro, de Norte a Sul. Depois de ter conhecido parte do nosso Litoral que me faltava conhecer resolvi conhecer um pouco do Sertão do Nordeste. Vou resumir numa só palavra, Surpreendente!!

Desde a minha estada em Manaus que estou lhe devendo os devidos agradecimentos pelo tempo que dedicaste a mim durante minha estada lá. Muito Obrigado!
Sabe aquela dica que você me deu de Presidente Figueiredo? Puts fiquei tão encantado com o lugar que na minha volta de Roraima ao invés de ir para Manaus resolvi ficar mais um dia em Presidente figueiredo. Inclusive já combinei com minha família que vou leva-los até lá, seria uma covardia de minha parte não dividir com minha família as belezas de um lugar que significou muito para mim. Tenho boas histórias de lá que na medida do possível vou contando aqui. Forte abraço meu amigo!

Desembarcar a Moto em Manaus e encontra-lo ali no porto, foi ponto alto da minha Trip, Muito obrigado!!

https://lh5.googleusercontent.com/PPbCPw7QogZvy0MLj1NZ4Zo7yad8b2dozWkMaIxapJq6=w842-h577-no

https://lh5.googleusercontent.com/-lnG0kmSWoS4/VAxhh879DqI/AAAAAAAA27c/jcOxbiGUGJI/w871-h577-no/20140907_104546.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-ICCBnFNSlbQ/VAxeGs_w7LI/AAAAAAAA27k/ELQXXkucfRg/w838-h577-no/20140907_102822.jpg

Saulo WDS
08/10/2014, 09:58 AM
Amigos, comecei este Tópico para relatar a Trip Rota das Fronteiras.
Porem em algum momento meu Notebook quebrou e eu não consegui continuar o relato.
Por fim conclui toda a Rota das Fronteiras e logo já emendei outra Trip a qual chamo de Riscando o Mapa " Qualquer hora eu conto o porque de Riscando o Mapa".
Acontece que Vi, ouvi e aprendi Muito mais do que imaginei que fosse aprender e perceber da Rota das Fronteiras e acabei perdendo o fio da meada do que eu estava relatando para vocês... Então decidi que ao invés de fazer um relato a vocês, o que seria impossível para mim neste momento aja visto a quantidade e passagens por que passei...Então vou fazer o seguinte, toda vez que eu me lembrar e tiver tempo de escrever e postar fotos de alguma destas passagens eu volto aqui e conto posto para vocês.

DanWBR
08/10/2014, 10:45 AM
Ei Saulo, até hoje eu fico pensando como que essas bananas não caíram por cima desse Civic. E o cara só ia tirar no outro dia, quando descarregasse tudo, lembra? haha

Saulo WDS
08/10/2014, 04:36 PM

Grande Ivan Jr, alem daquele emocionante encontro que tivemos na BR, segui suas dicas e permaneci em Mosqueiro e por incrível que possa parecer foi lá mesmo em Mosqueiro que eu tive uma outra grande passagem e esta sera a primeira destas historias que eu citei acima que vou contar aqui.

O Hotel Farol - GENTILEZA GERA GENTILEZA

Seguindo as recomendações do amigo Ivan que indicou que eu começasse a conhecer Mosqueiro pela praia do do Paraíso, e assim foi que eu fiz!
rapidamente passei pelas praias do Paraíso, Do Bispo, Camboinha, Ariramba, Chapéu Virado entre outras e por fim cheguei a praia do Farol.
Antes porem eu já havia feito uma reserva numa pousadinha instalada num desses casarões antigos de arquitetura Francesa na praia do Chapéu Virado, só que quando eu cheguei ali na praia do farol e vi aquele hotel a paixão foi instantânea eu pensei comigo, eu tenho que ficar neste hotel, nem que seja por apenas um pernoite.
A intenção nesta historia não é contar a historia do hotel e sim uma curiosidade interessante que me aconteceu lá...
Eu estava na recepção do hotel tentando negociar o valor da minha estadia que estava muito acima do valor estipulado por mim nas minhas estadias, ela a recepcionista informava o valor R$ 180,00 com ar, eu disse, não preciso de ar, nem ventilador a brisa esta perfeita para um pernoite, por quanto faz? diante da minha insistência por desconto ela me fez por R$ 160,00 porem sem o café da Manhã, antes de aceitar, insisti, mas faça por R$ 100,00 vou sair bem cedo bem antes do café, relutante ela disse, consigo fazer por R$ 150,00, se aceitar é o minimo que posso fazer, aceitei!. Fiquei muito feliz afinal de cara percebi que meu pernoite naquele hotel seria magico! e Foi! Porem não é da magia e da historia do hotel que eu quero falar. Quem quiser saber da historia do hotel é só procurar na net que deve ter muitas, vale a pena, procurem lá.
Voltando ao assunto, logo depois que me hospedei, tomei banho rapidamente e desci para aproveitar o restante de tarde conhecendo os arredores do hotel, lá embaixo na recepção estava a dona Mucia filha herdeira e atual proprietária do hotel me esperando para me apresentar os cantinhos daquele pequeno paraíso, Dona Mucia me acompanhou por bem mais de uma hora contando todos detalhes do sonho do pai para construção daquele hotel....Enfim passei uma tarde muito interessante em companhia de dona Mucia. já a noite no meu quarto pela janela soprava uma refrescante brisa nisto me veio o pensamento para escrever um bilhetinho para dona Mucia em agradecimento pela aquela tarde, então escrevi assim: Dona Mucia, fiquei encantado com todas historias das quais me contou, mais ainda da bela recepção que a senhora me proporcionou em teu hotel, me desculpe se pedi tantos descontos para me hospedar aqui, reconheço que devo pagar o valor integral sem descontos, afinal os momentos em que passei aqui não há valor que pague. e assim fiz e deixei o bilhete na recepção mesmo sabendo que ela não leria enquanto eu estivesse pernoitando lá.
Pois bem eu estava enganado, ela leu! e me respondeu com outro bilhete que encontrei pela manhã por baixo da porta do quarto, que dizia mais ou menos assim; Sr. Saulo, o tratamento que demos ao senhor é o mesmo que damos a todos os nossos hospedes, porem senti no senhor verdadeiro interesse pela nossa historia seu bilhete nos sensibilizou, estamos prolongando seu chek-in até a tarde para que possa desfrutar dos arredores, fique a vontade para permanecer mais algumas horas e vamos conceder o desconto que solicitou, gostaria também convidar-lhe para tomar o autentico café da manhã do hotel Farol.

Moral da historia, naquele exato momento que eu lia o bilhete da dona Mucia, me lembrei do adesivo na Moto do Atobá, que diz assim "GENTILEZA GERA GENTILEZA"

Eis algumas fotos do interior e dos arredores do Hotel Farol, lugar que me proporcionou uma belíssima passagem!!

https://lh6.googleusercontent.com/-wI8vHH5g5MA/VCALevi1NRI/AAAAAAAAz7o/xqju2gqzjic/w769-h577-no/20140922_084501.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-rW8BBZr-w60/VCAM0WCijbI/AAAAAAAAz8w/g8b7jXKpv44/w769-h577-no/20140922_085042.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-vS-POcBjLHk/VCA3Hag5A2I/AAAAAAAA0BI/XMoa1Bas3qk/w769-h577-no/20140922_115057.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-Ud3RCmniZsw/VB_67WEPWFI/AAAAAAAAz4A/nS8K6079hkM/w769-h577-no/20140922_073420.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-1XAY0U63dXQ/VCAQY6Un73I/AAAAAAAAz_8/LLzp1MTfbmA/w769-h577-no/20140922_085740.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-FBjBthzIuC8/VCAQKmpLF5I/AAAAAAAAz_w/v5hahBqLYuk/w769-h577-no/20140922_090428.jpg

Giovani16
08/10/2014, 10:36 PM
Que bela história Saulo!!!!

Siga nos contando mais histórias como esta.

Abração!!!

Ivan Jr
09/10/2014, 10:23 AM
Ótima história Saulo! Mas ainda achei caro a diária do hotel rsrs...

Belas imagens!

Por curiosidade, parece praia de oceano mas não é! É praia de rio, por isso que Mosqueiro tem a fama de ter uma mar de água doce.

Leão
22/10/2014, 09:52 PM
Oi Saulo, desculpa postar um vídeo aqui, mas desde que postou a foto do algodão, fiquei intrigado....Depois postou foto no local em outro Tópico (não lembro) e aí me intrigou mesmo hehehe
https://lh4.googleusercontent.com/-DlMJBV5vDtI/U_vNP3P30OI/AAAAAAAAuL0/ez5ryId2_zc/w769-h577-no/20140825_153103.jpg

Olha o que achei a respeito, bem legal.

http://www.youtube.com/watch?v=h8Mn0tHe2FA&feature=player_detailpage#t=14

...saber que uma vez era assim;
http://angola-luanda-pitigrili.com/wp-content/uploads/2011/01/Colheita-do-algod%C3%A3o.jpg

A que ponto chegamos...

Saulo WDS
30/03/2015, 08:03 PM
Rota das Fronteiras

Lenda de Macunaíma

" Desde criança sempre fui um leitor voraz de todas as lendas e livros de Macunaima.
Agora ao passar dentro das terras de onde nasceu a lenda , onde de fato Macunaima viveu,
já não percebo se ainda piloto minha Moto, não sei mais se sou o Motociclista que um dia sonhou em estar a aqui,
ou se nada mais é continuação do sonho, apenas sei e me sinto personagem da lenda"

Quando o Sol subia no horizonte, a lua já descia para se pôr. E vice-versa. Por milhões e milhões de anos foi assim. Até que um dia, a natureza preparou um eclipse para que os dois se encontrassem finalmente. O plano deu certo. A Lua e o Sol se cruzaram no céu. As franjas de luz do sol ao redor da lua se espelharam nas águas do lago cristalino da montanha e fecundaram suas águas fazendo nascer Macunaíma, o alegre curumim do Monte Roraima.
Com o passar do tempo, Macunaíma cresceu e se transformou num guerreiro entre os índios Macuxi. Bem próximo do Monte Roraima havia uma árvore chamada de “Árvore de Todos os Frutos” porque dela brotavam ao mesmo tempo bananas, abacaxis, tucumãs, açaís e todas as outras deliciosas frutas que existem. Apenas Macunaíma tinha autoridade para colher as frutas e dividi-las entre os seus de forma igualitária.
Mas nem tudo poderia ser tão perfeito. Passadas algumas luas, a ambição e a inveja tomariam conta de alguns corações na tribo. Alguns índios mais afoitos subiram na árvore, derrubaram-lhe todos os frutos e quebraram vários galhos para plantar e fazer nascer mais árvores iguais àquela.
A grande “Árvore de Todos os Frutos” morreu e Macunaíma teve de castigar os culpados. O herói lançou fogo sobre toda a floresta e fez com que as árvores virassem pedra. A tribo entrou em caos e seus habitantes tiveram que fugir. Conta-se que, até hoje, o espírito de Macunaíma vive no Monte Roraima a chorar pela morte da “Árvore de todos os frutos”.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xta1/v/t1.0-9/10702144_891301367548791_3806881410512316383_n.jpg ?oh=9cff6d2366f4afecaa26e7ac923afa05&oe=55A7EF2E&__gda__=1438151591_87ffb559be391ac9102bc5578794818 3

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10702147_891301590882102_70089359075915408_n.jpg?o h=e2f2d34e6fbe91f50731fca52200d1b8&oe=55B195CF

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/1911949_891302210882040_4980821162169335998_n.jpg? oh=5ecc2b22d560fda455508f737e2c3db4&oe=55A3CC56

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10659355_891302460882015_4237986841928874065_n.jpg ?oh=a6801dbc13fe1c18392450798b45e732&oe=55A886AA&__gda__=1433532534_f4d9a8171ebfd57de2b5f7f3bcd8b10 c

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10665833_891302687548659_614430614190881035_n.jpg? oh=2aec6ba9901ef6b5968d443e86424976&oe=55BB5741&__gda__=1437621116_f7483f9fbe4ec119401b75b6530fcf5 f

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10440851_891303270881934_3227185625067386326_n.jpg ?oh=6ff93aed77c2dfa1d848b345090916cd&oe=55AD29E7

Tomasini
30/03/2015, 08:13 PM
Muito agradecido pelo seu retorno, GRANDE IRMÃO.

E muito mais agradecido por você trazer parte da literatura brasileira retratada em fotos/fatos...

Tu és ímpar.

Saudoso abraço

Saulo WDS
31/03/2015, 10:19 AM
Tomasini

Você sabe que a palavra "irmão" por si só é capaz de elevar e trazer a tona os melhores sentimentos que o homem é capaz de sentir um pelo outro.
É a pura essência consanguínia do ser. Então meu amigo, só tenho a agradecer tamanha consideração. Porem não sem antes considerar que o sentimento é reciproco.

Você sabe que quando adentrei terras ancestrais dos índios Macuxi e me dei conta que me sentia personagem "vivo" da Lenda de Macunaima minha pele arrepiava, impossível que as histórias que ouvi ou que livros que li não aflorassem de outra forma que não fosse a "emoção"

Saulo WDS
31/03/2015, 08:42 PM
Rota das Fronteiras

Latitude Zero no meio do Mundo - Marco da Linha do Equador da BR 174

Eu que já cruzei tantas Fronteiras não imaginei que fosse ficar assim tão emocionado em estar aqui.
Talvez o motivo tenha sido aquele momento que em segundos fazemos uma auto introspecção,
ao atravessar aquela linha imaginaria não contive os pensamentos e viajei vida adentro,
naquele lapso de instante um momento análogo de toda uma vida,
me dei conta que a revolução que acontece em mim, nada mais é,
que a imaginaria linha tênue de alguém que já viveu metade de suas manhãs,
e ao meio dia da vida, passa a viver a grande expectativa das tardes.

A meio da BR 174, a única estrada que liga as capitais dos estados do Amazonas e Roraima, respetivamente Manaus e Boa Vista, passa a linha imaginária do Equador, exatamente aqui ergueu-se o Monumento em homenagem a linha imaginaria que divide o hemisfério Norte setentrional do Sul meridional. alguns chamam este Monumento do Marco Zero, outros de Latitude Zero eu chamo de Meio do Mundo, portanto me orgulho de ter chegado lá " No meio do Mundo". rodando em cima de minha Moto.

https://lh3.googleusercontent.com/-GbDjIrg8szI/VAzxZEVHotI/AAAAAAAAwz8/_f3jcu3gP3w/w737-h553-no/DSCN3897.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-8kC_zpZq2gU/VAzy0VwqmRI/AAAAAAAA6jA/WL8y_DdfEdQ/w737-h553-no/DSCN3893.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-ByKyNg-FNRs/VAzyrNItpBI/AAAAAAAAw0g/_tQgOBp7dWk/w737-h553-no/DSCN3894.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-3-J0Ck5a9O4/VAzzfYjF9sI/AAAAAAAAw10/FNrUCvnbKX4/w737-h553-no/DSCN3887.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-4V4fjK58EQ0/VAzzQXUrgVI/AAAAAAAA6i4/yre2nNHtV8c/w856-h553-no/DSCN3891.JPG

Anwar
31/03/2015, 11:23 PM
Faço minhas as palavras do Tomasini...

Saulo, reconheço muito bem a importância dessa posição, realmente é pra se emocionar! Parabéns!

Naldo
01/04/2015, 09:17 PM
Grande amigo Saulo... como é bom ler sempre os seus relatos e que saudades de bater um papo com o amigo... espero revê lo em breve! Grande abraço!

Saulo WDS
02/04/2015, 03:24 PM
Anwar

E como me emocionei.
Apesar que me emociono atoa..
Agora mesmo me emocionei vendo minha Moto ali paradinha na garage!

Naldo

Muitas saudades de vocês.
Vendo aquela turma toda rumando para Bituruna, foi por pouco que eu não escapei daqui.

Saulo WDS
02/04/2015, 03:31 PM
Rostos na Amazônia

O que realmente vale a pena nas viagens de barco, balsa ou navio pela amazônia são o encontro com pessoas, passar quatro ou cinco dias convivendo com pessoas das mais diversas regiões da Amazônia, do Brasil e do Mundo é uma verdadeiro choque de encontros de cultura, todos comendo da mesma comida, tomando da mesma água, usando dos mesmos banheiros e o que cada um tem de diferente são as histórias que cada um tem.
Só de rever estes rostos sinto saudades de pessoas que provavelmente jamais retornarei a velas, porem estarão para sempre nas lembranças deste viajante.

Amazonenses

https://lh5.googleusercontent.com/-buwDjBGAu9M/VAxFF2VKoGI/AAAAAAAAwjc/IxdqGlafCFo/w737-h553-no/20140906_145242.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-6LCf8quznFg/VAxFba-RKeI/AAAAAAAAwkc/m7FHr5VbQM0/w737-h553-no/20140906_150020.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-5BDxEiHaPwI/VAxFBpT3ePI/AAAAAAAAwjQ/vFIH2enmL7c/w737-h553-no/20140906_145207.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/--0ZkruqBF3o/VAw5-y7vWDI/AAAAAAAAwfE/7gbh1UrIDVw/w737-h553-no/20140905_102744.jpg

Brasileiros de outras regiões

https://lh4.googleusercontent.com/-ThoZv6T7mEg/VAw6JOvmckI/AAAAAAAAwfc/BCj0SYNFuLA/w737-h553-no/20140905_102811.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-SL-1vF95kkc/VAw5BrihyjI/AAAAAAAAwcE/DsAIKNNRAtg/w737-h553-no/20140904_192436.jpg

Gringos: Argentinos, Colombianos, Venezuelanos, Ingleses, Holandeses, Israelenses

https://lh3.googleusercontent.com/-p22Lm26HiFY/VAw5JHFBpbI/AAAAAAAAwcc/cu-fFM_udXI/w737-h553-no/20140904_192521.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-MQJxlsOcdfo/VAw5Q42JJUI/AAAAAAAAwc0/iaaNoMePBzk/w737-h553-no/20140904_192600.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-uoebTQ8PnyI/VAw5YGE0XTI/AAAAAAAAwdM/2DaTGXkpAKE/w737-h553-no/20140904_192622.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-Q71ipYWYURI/VAxFNEJGSTI/AAAAAAAAwj4/7t3fphSyiFk/w415-h553-no/20140906_145807.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-lnG0kmSWoS4/VAxhh879DqI/AAAAAAAA27c/jcOxbiGUGJI/w835-h553-no/20140907_104546.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-3HnR7hgR5go/VAxLkjWzkKI/AAAAAAAAwoM/9_QiuP5Jr0k/w737-h553-no/20140907_090812.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-lRuXUKSJZf4/VAxH1pv--OI/AAAAAAAAwns/GZisdcJ9FxY/w737-h553-no/20140905_120258.jpg

LuizLima
02/04/2015, 08:56 PM
Massa!!!!!. . . saudoso do amigo!!!! Abç (acompanhando)

Saulo WDS
07/04/2015, 07:40 PM
Uiramutã - A cidade mais Setentrional do Brasil

Uiramutã, localizado na região da Raposa Serra do Sol - Roraima, fronteira com Venezuela e Guiana,
o município é o mais setentrional do Brasil.

Me lembro como se ainda fosse hoje, minha primeira grande viagem sobre uma Moto foi para um dos extremos do Brasil, há quase 20 anos atras estive no Chui - RS, e depois daquela vez estive outras vezes no Chui, porem há dois anos estive percorrendo por toda vastidão dos 250 km da praia do Cassino e quando cheguei novamente no Extremo sul do país " pensei comigo" poxa como foi bacana chegar aqui, imaginem a felicidade que me tomava em estar novamente no extremo sul do Brasil?
Acontece que a cabeça deste Motociclista não para, então pensei, Já pensou se eu tivesse a oportunidade de rodar por todos os outros Extremos das Fronteiras desse país? nem dei muita atenção para o pensamento, porem não custava nada sonhar, então sonhei! Não custa nada? Pois é, só que quando você sonha passa a querer realizar...E não é que eu realizei!!
Rodei por todos os Cinco Extremos do Brasil, todos sabem quais são? São eles o Chui no RS, Mâncio Lima - Acre, Pontal dos Seixas - PB - Oiapoque - AM e finalmente o extremo do extremo o "Uiaramutã- RR" e é dele que eu que eu passo a contar como foi Estar Lá.
Em primeiro lugar deixa eu contar. Uiramutã não é um lugar desses que o cara fala assim vou lá e vai, principalmente se este cara não for de Roraima e muito menos ainda se o caboclo não for da região Amazônica e se for um Motociclista do Sul ou Sudeste ai então meu caro, é quase impossível querer Ir Lá. se tiver duvidas de uma olhadinha no mapa.

http://www.ahimtb.org.br/images2/raposaserrasol.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-NuuB8r9BO8w/VBLfy9wYxwI/AAAAAAAAxeA/3Cv0ocnTfzk/w737-h553-no/20140909_173902.jpg

Quando já quase chegando em Uiramutã encontrei a unica placa de sinalização que indentificava que aquele lugar realmente existia confesso que tremi, e ali no topo do Caburaí, me dei conta mais uma vez que quando alguém sonha com o verdadeiro desejo de realizar não tem o que segure, prova disso é que eu estava ali a poucos km de realizar um sonho. E feliz ainda vivendo o sonho meus pensamentos se elevam em agradecimentos e como se fosse num filme mentalmente não parava de visualizar todos os caminhos que eu acabara de passar e que trouxeram até aqui.

https://lh4.googleusercontent.com/-LDVMqt8qisU/VBFs8m6SasI/AAAAAAAAxNI/e2-CUCCZiV0/w737-h553-no/20140909_132918.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-yrI7ZGoJxRw/VBFuwpLUmII/AAAAAAAAxOo/2IJuPp73duE/w737-h553-no/20140909_141827.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-rcwy89_4Wn0/VBLb6Qk9eeI/AAAAAAAAxVA/QOd1raiLxGI/w737-h553-no/20140909_160920.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-xv1GV0XL6XY/VBLeuxZMniI/AAAAAAAAxbY/yxUVYUeTbdw/w737-h553-no/20140909_172303.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-aYftCAmtX9Q/VBLfFa1ivNI/AAAAAAAAxcU/bat2tYlMNZM/w737-h553-no/20140909_173019.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-Wg8Z_W9m0rg/VBLiGWRDXqI/AAAAAAAAxiw/X4etI5CGs1E/w737-h553-no/20140910_091621.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-MUDsydniJyU/VBLhVZdOIcI/AAAAAAAAxh8/XBsv8cIe-XE/w737-h553-no/20140910_091145.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-2NLmwZO_icY/VBLkoTixiGI/AAAAAAAAxnU/mPGuD3n6g-A/w737-h553-no/20140910_104032.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-b-jUu3QfsYw/VBLgE2xiZKI/AAAAAAAAxew/9CJWXg3HGrg/w737-h553-no/20140909_190206.jpg

Assim cheguei e Uiramutã o lugar mais setentrional do Brasil, porem a missão ainda não estava cumprida depois de uma longa noite de descanso no dia seguinte me sentia preparado para prestar aquela homenagem que eu havia prometido a mim mesmo que iria prestar a um velho amigo que já se foi e aquela homenagem só poderia ser feita num único lugar e este lugar é o que considero o Extremo de onde um Motociclista poderia querer e conseguir chegar rodando com a Moto no Brasil a foz do rio Ailã com o rio Maú na Fronteira com a Guiana. Esta homenagem é a você meu velho amigo Atobá!!

https://lh4.googleusercontent.com/-9txrL9MraVc/VBLofRn1qPI/AAAAAAAAxvw/gCW27YL4R4M/w737-h553-no/20140910_121835.jpg

Rio Maú Extremo Norte do Brasil Fronteira com a Guiana,
tudo que há deste lado da margem é o que chamo de meu país.

https://lh4.googleusercontent.com/-2EiuxOzVhiQ/VBLlmiphKnI/AAAAAAAAxpk/oR5d8PM9ak0/w737-h553-no/20140910_111239.jpg

Aqui, tendo as margens do rio Ailã como testemunhas presto minhas homenagens a você meu amigo se não tivesse sido por sua insistência jamais eu teria chegado aqui. Atobá meu amigo eu sei que o céu anda muito mais feliz depois da sua chegada por ai, assim como sei que mesmo longe você nos acompanha por estes caminhos de terra da nossa terra, foram varias as vezes que eu senti tua presença pilotando tua Moto lado a lado da minha e nesses milhares de quilômetros que me trouxeram aqui, sua presença foi constante. Muito obrigado meu amigo com tua luz iluminando o caminho não tinha como eu não conseguir chegar.

LuizLima
07/04/2015, 11:54 PM
Espetáculo meu amigo!!!! Maravilhoso!!!! . . . isso mexe com a minha cabeça, espero ainda poder saciar a minha sede!!!!! . . .

Aquele Abraço!!! espero vê-lo em breve!!!!

Robinho Itajai
08/04/2015, 12:26 AM
Belas fotos e, mensagens SAULO!
Sensacional de trip essa que vc fez... top mesmo!
Realmente, isso tudo vai ficar em nossas lembranças as passagens do nosso mestre feito muitas kilometragens com alguns aqui né?
Um grande abraço meu amigo..espero vê-lo novamente!
Vaaaaaleu!

Saulo WDS
10/04/2015, 03:58 PM
espero ainda poder saciar a minha sede!!!!! . . .

Meu amigo Luiz.
Desta sede, a água mesmo "benta" quanto mais se bebe mais sede tem!

Robinho Itajaí

Muito obrigado, também espero revê-los muito em breve!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Castanheira se fosse eu um poeta
Não passaria um dia sequer sem que eu dedicasse uma estrofe a você
Como nada disso sou... sim sou pura inveja incapaz de compor poemas
nada mais sei fazer a não ser comparar-me a ti.

Castanheira que dor, que dó de te ver assim tão só
que vergonha comparar-me a ti
Tu, mesmo que unica sobrevivente, imponente que és
impõe e derruba sobre mim tua sombra benevolente.

Por descender da raça humana
Hoje me sinto cúmplice do extermínio da Castanheira...
Triste..e ao meus netos vão lhe restar apenas as histórias que eu contar.

https://lh4.googleusercontent.com/X1YEj38FjfaW5RcnQp-xCGfx8LYusbJihig7u9IeUhZJ=w666-h553-no

https://lh6.googleusercontent.com/-HTTelTjh2fI/VAZr_B1OwAI/AAAAAAAAwHE/9MyjI0BWL6Y/w737-h553-no/20140901_090544.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-rqpduTOAXNk/VAZqDa7AqdI/AAAAAAAAwDQ/gmTnVEs6YKQ/w737-h553-no/20140901_095059.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-J5I29schkNo/U_46jaa16AI/AAAAAAAAulA/W_VolZAzT3U/w737-h553-no/20140827_131528.jpg

Vitor
10/04/2015, 04:21 PM
Belíssima história Saulo WDS. É emocionante. Crescimento e aprendizado para muitas vidas.

LuizLima
10/04/2015, 08:58 PM
AqueleAbrÇO!!!!! aMIGO!!!!! . . . . .

Gupt
10/04/2015, 11:23 PM
Imagens magníficas, parabéns pela realização Saulo, deve ter sido d+++ :icon_thumleft:

Giovani16
11/04/2015, 08:59 PM
Emocionante!!!!!!

Parabéns meu amigo, sempre bom demais ler tuas palavras.

Impressionante o tamanho e a imponência das Castanheiras.

Grande abraço.

Saulo WDS
25/04/2015, 05:21 PM
Oiapoque

Qual Motociclista que ao ouvir a frase do "Oiapoque ao Chui" não se arrepiou só de imaginar tal feito?
E eu mesmo antes de ter pilotado minha primeira Moto já sonhava com o tal do Oiapoque, sei que ao contar isto vou parecer ser ainda mais velho do que sou, mas é isto mesmo, que culpa tenho eu de ser lendário? Me lembro da primeira vez que ouvi falar sobre o Oiapoque, foi meu professor, que nas aulas antigas de Geografia ainda se ensinava que o Oiapoque era o lugar mais setentrional do Brasil " Hoje sabemos que não" mesmo assim o Oiapoque surge no imaginário de quase todo Brasileiro como sendo o tal lugar.
Nem vou me arrendar tanto em tal assunto porque na escola Geografia nunca foi minha matéria preferida, e que fique bem claro, que nem ela "a tal matéria"nem as outras, mas foi por causa daquela aula do professor zito que me veio pela primeira vez a paixão pelo desconhecido e foi assim que o tal Oiapoque ficou cravado em "pause" na memoria. E assim o tempo passou...!
Á exatamente quinze anos estive pela primeira vez no Chui - RS pilotando uma Moto, e foi lá naquele dia que aquela aula do professor Zito saiu do modo "pause" e não é que naquele momento me vendo ali no Chui eu prometi a mim mesmo assim, um dia vou ao Oiapoque e não valerá se for de outro jeito que não seja rodando com minha Moto. Mais uma vez os anos se passaram e lá estava eu como se tivesse acabado de desapertar o botão "pause" e ali diante do monumento Portal e grande Marco do Oiapoque eu estava fazendo a grande homenagem que um dia imaginei fazer ao meu professor Zito. Muito obrigado professor por aquela aula inspiradora, tenho certeza que foi naquele dia que meu inconsciente quis pela primeira vez que um dia eu estivesse aqui.

Quando o navio que nos trazia "eu e a Moto" de uma longa viagem pelo rio Amazonas vindo de Manaus aportou no porto de Santana no Amapá meu coração bateu forte, uma grande emoção tomava conta dos pensamentos eu sabia que estava prestes a realizar umas das minhas mais antigas promessas de aventureiro, afinal um dia eu sonhei assim, que não importava quanto tempo demorasse para realizar mas que eu iria realizar este sonho e é assim que eu passo a contar como foi rodar estes últimos 700 KM que ligam a cidade de Macapá ao Oiapoque.

https://lh6.googleusercontent.com/-LUcRtFcMxgs/VB6-xXwVQ4I/AAAAAAAAzjM/F4BGg0dugz8/w737-h553-no/20140921_075714.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-gQhrpTr0ayA/VB6o3RJ8wZI/AAAAAAAAzhM/BLunWOhLSMk/w737-h553-no/20140920_152418.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/5dmwrWVAd8_Rc07Dg3si7AV5aKE6okBOh3fX2s61UGkF=w1044-h528-no

https://lh4.googleusercontent.com/-QfAZkog0FUU/VB6n0GLaKSI/AAAAAAAAzfs/cZErIrc3nJs/w737-h553-no/20140920_150808.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-9dtbYzrLQic/VB8wGcv7MdI/AAAAAAAAz2I/zb7vEEhfTJU/w737-h553-no/20140920_154010.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-DF_J_i_opHI/VB7L3dGR42I/AAAAAAAAzlo/0N66Jn3iLiA/w737-h553-no/20140920_154002.jpg

Antes de começar a contar como é que se chega ao Amapá, deixa eu fazer uma pergunta, você conhece algum amapaense? Pois é, o Amapá é tão longe do restante do Brasil que são poucos os que saem daqui e muito menos ainda os que vem para cá. Chegar aqui é quase uma saga, ou se chega de asa dura ou de navio, barco, canoa, nadando, eu cheguei de barco vindo de Manaus, pense numa viagem longa? pensou? multiplique por duas vezes todo calor que você já sentiu na vida, em determinadas épocas o amazonas sabe ser ainda mais abafado, agora imagine sete dias dentro de um barco super lotado, com o barulho ensurdecedor do motor 24 horas zunindo no ouvido, imagine cheiro de óleo diesel queimado invadindo desde hora do café, almoço, janta, imagine tomar água salobra por sete dias, imagine a higiene das cozinheiras destes barcos, imagine a quantidade de vezes que a Marinha revista o barco toda vez que atraca em um porto a procura de trafico, pensou em drogas? errou, lá se trafica peixes proibidos de serem pescados, mas esta outra história...Imagine o que quiser..., viajar de barco pelo Amazonas vai alem da imaginação. Só sei que mesmo com qualquer imaginação "contra" ainda assim é surpreendente de bom!

https://lh4.googleusercontent.com/-hqDCUB4hHRg/VBodynhBFTI/AAAAAAAAy2k/3A-w_YHQfxg/w737-h553-no/20140917_075725.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-ZUiYQ-4GGsk/VBoeUlWD9JI/AAAAAAAAy28/gLr7kXL_2Xo/w737-h553-no/20140917_112217.jpg

Como eu estava dizendo chegar no Amapá não é fácil, ainda mais para mim que estava entre uma safra inteira de cebolas,
pior que cheguei no porto de Santana cidade a 20 km de Macapá por volta das 15 hr da tarde porem só pude deixar o barco no dia seguinte depois de descarregarem toda aquela garga de cebola que ficou a frente da Moto no barco, menos mal que dormi no barco economizei uma noite de hotel, já no dia seguinte com a Moto sentindo novamente a emoção de rodar na terra, passei pelo centro da cidade de Macapá com tanta pressa que até me esqueci de abastecer a Moto e já rumava 50 km em direção a BR 156 que me levaria ao Oiapoque quando me dou conta que teria que voltar a Macapá para abastecer " No Brasil há dois lugares que não há postos de combustíveis nas estradas um é Roraima o outro é o Amapá", voltei para cidade abasteci...agora sim de tanque cheio o final da minha grande jornada estava começando de verdade.

BR 156

A BR 156 salve engano deve ser a unica BR de todo o Amapá, li recentemente numa reportagem de um jornal do Amapá que a BR 156 se trata da obra mais antiga do Brasil ainda em andamento, resumindo, sabe-se Deus quando começou a ser feita e quando terminará nem o Diabo ousa antecipar o segredo. É a unica estrada que liga a cidade de Macapá ao Oiapoque, antes de partir para lá já tinha lido vários relatos de outros viajantes e sempre o que mais chama atenção é as dificuldades de trafego durante as épocas de chuva, dois relatos me chamaram a atenção o primeiro foi de um Motociclista que não conseguiu vencer o Barro dos últimos 100 km e teve que dormir na estrada debaixo de muita chuva e morrendo de medo de ser comido pelas onças, o outro relato falava de um Motociclista que levou uma semana para percorrer os 200 km que separam Oiapoque a Calçoene... Mesmo eu tomando o cuidado de ter escolhido uma época de secas pelas aquelas bandas meu imaginário me fez temer como nunca por viajar pela temida BR 156, pelo menos assim me preparei para o pior, porem ele não aconteceu consegui sair de Macapá e vencer o quase 700 km que separam do Oiapoque em um único dia. Ao contrario dos meus amigos que se sacrificaram no temido barro o meu drama foi com o excesso de calor, poeira e poaca, inclusive foi numa dessas poacas que eu comprei meu único terreno em todos os 26.000 km da Trip, não estranhe não, rodei sim todos os 26.000 km nesta mesma Trip.

https://lh6.googleusercontent.com/-orODf1CtVxk/VBv7-oyjJbI/AAAAAAAAzHs/U4A2s0ZkWb8/w737-h553-no/20140918_141528.jpg

Da cidade de Macapá até Calçoene são mais ou menos 370 km de asfalto e exatamente nesse local da foto acima é onde a aventura começa, então meu amigo se sua intenção é seguir para o Oiapoque este é o caminho, porem antes revise e abasteça sua Moto em Calçoene lé é a ultima cidade de apoio antes de seguir rumo ao restante da BR 156.Na verdade neste trecho final de 250 km há um único restaurante chamado Cassiporé e quase não há moradores a margem da BR mesmo assim caso necessite de ajuda fique tranquilo há muitas camionetes que fazem fretes entre Macapá e Oiapoque e com certeza uma delas te dará apoio, porem leve dinheiro, este apoio imagino não sairá barato.

https://lh4.googleusercontent.com/-RXAONKPT4VU/VByifb1Le6I/AAAAAAAAzVs/6x8IP44PugI/w737-h553-no/20140919_155444.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-Npf_haX9E94/VBv5BGIQEtI/AAAAAAAAzFo/GhmLix35nlA/w737-h553-no/20140918_152608.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-bSQ30EHE_tk/VBv740BvGvI/AAAAAAAA6BQ/B5qZ0SYr8Rs/w991-h553-no/20140918_105218.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-HKF0KqcTv6s/VBv61jjU7jI/AAAAAAAAzGk/C9BJXmZctXU/w737-h553-no/20140918_144445.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-fbQPPymEUrg/VBv4al9NGmI/AAAAAAAAzFQ/0x_dVj38iMo/w737-h553-no/20140918_153503.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-GQJsiPY11J0/VBv3vHY4n_I/AAAAAAAA6Bo/qyjdrn_dW94/w737-h553-no/20140918_165912.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-JSUrcrx4jW4/VBv4NOHHHrI/AAAAAAAAzE4/tvpQN6ZdfrM/w737-h553-no/20140918_154851.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-RNVrXh-bDTg/VBye8fy6d2I/AAAAAAAA6B0/oyNQxaD_7IU/w1002-h553-no/20140919_113315.jpg

Por fim, já bem próximo do meu objetivo o Oiapoque e também da fronteira com a Guiana Francesa os últimos km da BR 156 o asfalto novinho vem nos dar boas vindas, coração bate forte ao visualizar no GPS o Rio Oiapoque não me contenho e começo a comemorar e que nem louco eu gritava dentro do capacete eu consegui! eu consegui! Esta certo que eu dei sorte a BR estava em perfeitas condições, mesmo assim foi emocionante vencer umas das mais temidas BR do Brasil. Eu consegui! O Oiapoque estava bem ali!

https://lh6.googleusercontent.com/-qKxubvfJAms/VBv1tQ-EKeI/AAAAAAAA5Kw/VozaakVIsi4/w863-h553-no/20140918_172313.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-MmzeQejOAHE/VBv3FBk8d4I/AAAAAAAAzEI/xtNFaKrr6Kg/w737-h553-no/20140918_171205.jpg

Oiapoque

https://lh5.googleusercontent.com/-5Ec0_G_R42U/VBwhjbq_FxI/AAAAAAAAzJg/RklAjwo6j-k/w415-h553-no/20140919_083525.jpg

Aqui as margens do Rio Oiapoque fronteira com a Guiana Francesa encerrei a minha mais ambiciosa Trip, foram 69.000 km em quatro etapas a mais impressionante com certeza foi esta a ultima 26.000 km numa pegada só por toda região norte, fechei com chave de ouro uma grande viagem divididas em Três Trips batizadas de Rota das Fronteiras, Riscando o Mapa e Litoral de Ponta a Ponta.

https://lh3.googleusercontent.com/-lyNMas5Y-wk/VBwhueQGeSI/AAAAAAAA5Ko/LcQ9VtqLLLk/w680-h553-no/20140919_083645.jpg

Para algumas pessoas pode parecer coisa boba mas a sensação de realizar um sonho como este é indescritível e eu agradeço ao tipo de Motociclismo que escolhi para fazer, através dele pude realizar muitos outros sonhos mas igual a este fazia muito tempo que eu não experimentava. Você não sabe o que é chegar ali no Marco Zero do Oiapoque, impossível chegar ali e não passar um filme pela sua cabeça. Na hora me lembrei daquela aula de Geografia. Obrigado Zitão por ter causado aquele impacto em mim, e 35 anos depois eu posso encher o peito e dizer eu rodei o Brasil do Oiapoque ao Chui.

LuizLima
25/04/2015, 06:18 PM
Maravilha!!!!! Parabéns sempre!!!! Saúde!!!!

Saulo WDS
22/05/2015, 04:11 PM
Alter do Chão o Caribe Amazônico

Muito antes do jornal inglês The Guardian ter publicado para o mundo ter descoberto a praia e rio mais bela do planeta " Na verdade a praia só aparece no período da vazante do rio Tapajós entre os meses de agosto e janeiro" eu antenado que sou dos assuntos Amazônicos já mirava meus sonhos para um dia chegar lá, porem para mim não bastava chegar lá de forma convencional, eu tinha que chegar lá pilotando a minha Moto...Por sorte Alter do Chão tem tudo para continuar sendo por um bom tempo o paraíso que é devido as distancias dos grandes centros e das dificuldades de se chegar lá... Lá se chega de avião, Barco ou para muito poucos por via terrestre pela lendária BR 163...
Eu cheguei em Alter do Chão vindo 30 horas de barco de Manaus a Santarém, cheguei no porto de Santarém já passava das seis da tarde, desembarquei a Moto e logo segui para Alter do Chão e por chegar a noite só fui perceber das belezas do paraíso na manhã do dia seguinte...

Manaus / Santarém / Alter do Chão

A falta de estradas em Grande parte da Amazônia faz da viagem de Moto parecer frustrante... "Não há estradas!", aja sede de aventura para embarcar e desembarcar a Moto no portos Amazônicos, porem em alguns casos não há outro jeito já que as melhores e únicas estradas são o rios, navegar é preciso! Por trezentos reais comprei a passagem Manaus / Santarém com direito ao transporte da Moto... Porem como disse antes a grande aventura é embarcar a Moto nos portos Amazônicos e por cinquenta reais você compra a solidariedade para que te ajudem nesse embarque...Obs. Em qualquer porto vale cada centavo para contar com ajuda para embarcar a Moto, impossível conseguir carregar a Moto por conta própria... De uma olhada como é!!

https://plus.google.com/photos/10045...09568584689256 (https://plus.google.com/photos/100453309568584689256/albums/6142149057134728273/6142149062505482562?pid=6142149062505482562&oid=100453309568584689256)

https://lh6.googleusercontent.com/-aog257y4528/VT1MB2yC6VI/AAAAAAAA8kA/jkniDrvO7C8/w791-h593-no/20140913_115738.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/H7WXTqTCZcl52tiA8b-5QlQUiNb2a00gpUzlhX_-474_=w791-h593-no

https://lh6.googleusercontent.com/-YnDDVXUAKBY/VT1MB7KHH8I/AAAAAAAA8j8/2i57kiG9tCg/w791-h593-no/20140913_120129.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-pJH4RE8o118/VT1HcgAHUhI/AAAAAAABANE/h3MYX-8DYKE/w791-h593-no/20140914_182354.jpg

Quarenta horas depois eu desembarcava em Santarém....
Para nós do sul e sudeste viajar de barco pela Amazônia é a aventura,
então estando embarcado desacelere e se permita navegar...

https://lh5.googleusercontent.com/dlpIhWt6sNqkyqDHhI77UsXgd5aFiMuFbVR90eQeui_t=w791-h593-no

Ainda nos arredores de Manaus o encontro das águas do Rio Negro com as do Solimões.

https://lh4.googleusercontent.com/-zHnOiYyY07g/VT1MB5BjrFI/AAAAAAAA8kA/16VP-JU8ijU/w791-h593-no/20140913_203231.jpg

Apesar da precariedade o embarque e desembarque de mercadorias nos portos hoje em dia é relativamente rápido, viajei pelos rios da Amazônia 30 anos atrás e a grande demora nas viagens se davam na demora para carregar e descarregar os barcos nas inúmeras paradas que os barcos fazem pelas cidades ribeirinhas.

Santarém / Alter do Chão

Alter uma aldeia de pescadores esta no coração da Amazônia a 35 km de Santarém, porem pense num lugar que se voltou ao turismo!! dezenas de pousadas restaurantes e bares preparadas para receberem os turistas de toda parte do mundo, por incrível que possa parecer acredito que neste lugar há mais turistas gringos que Brasileiros, afinal talvez seja mais fácil chegar aqui vindo de Londres ou Tóquio que vindo de São Paulo.

Enfim, do jeito que eu sonhei, chegar no paraíso pilotando a minha Moto!

https://lh4.googleusercontent.com/-AJZMUBMWU0k/VT1HctvRalI/AAAAAAABAII/c4kJ5rXO_bQ/w791-h593-no/20140916_065055.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-slPUYKyI9o8/VT1HctsAqWI/AAAAAAABAIY/N_VV1AWZkRQ/w795-h593-no/20140916_064703.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-LFqj1FH9dWU/VT1HclWgsWI/AAAAAAAA8iw/gEhJw5grXL4/w791-h593-no/20140916_065031.jpg

Ao chegar aqui imaginei ficar apenas um dia, mas quando vi a imensidão de águas cristalinas do rio Tapajós formando as mais belas praias de rio do planeta, pensei comigo, se os gringos vem para cá e ficam dez, quinze dias, porque eu vou embora amanhã? fiquei!! O mês de setembro é o melhor mês para estar aqui é quando a vazante do rio faz surgir praias de areias límpidas a pesca de camarões e acari é abundante e a festa do Sairé acontece, e entre um tacacá e outro me misturei aos daqui e mesmo sabendo que sou mais um turista desfrutei por três dias de um paraíso que Deus deixou para todos mas que infelizmente poucos tem a oportunidade de estar aqui.

Que praia é essa!?

https://lh4.googleusercontent.com/-YSUci9wNHNk/VT1HckfS9EI/AAAAAAAA8iw/wpWgEOqEIY4/w791-h593-no/20140915_161902.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-SXYk1en2Lnk/VT1Hcvd2z9I/AAAAAAAA8is/LhdzYjV_VT0/w791-h593-no/20140915_114254.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-KixCcDqZu5o/VT1HcqrzWsI/AAAAAAAA8iw/NEhEnU15D98/w791-h593-no/20140915_135308.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-4wMUrRZMY7o/VT1HckzYW9I/AAAAAAAA8iw/xm8vmW95bOY/w791-h593-no/20140915_135217.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-S0dAY_aHsns/VT1HcqrvJdI/AAAAAAAA8is/ymo2K500NWE/w791-h593-no/20140915_135157.jpg

Turístando no Morro da Piroca

Por quatro reais os barqueiros te deixam na praia por dez eles te levam até o inicio da trilha do morro da Piroca,
e se você chegou até aqui não vá embora sem subir na Piroca, levei um susto quando o barqueiro me falou isto, só depois ele explicou que Piroca era o nome do único morro da praia e é de lá que temos a melhor visão da beleza e grandiosidade do Tapajós.
https://lh5.googleusercontent.com/22GNuqB4nQhXqQxA8QeE-PYPnyXmCoa6CengvwI6Qn6P=w791-h593-no

https://lh4.googleusercontent.com/-_ts04UrWmY8/VT1Hct91OiI/AAAAAAAA8is/63f2jV2lm4c/w791-h593-no/20140915_144523.jpg

Festa do Sairé "Çairé"

A festa do Çairé em Alter do Chão é uma manifestação que mistura elementos religiosos e profanos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Profana%C3%A7%C3%A3o), começando com o hasteamento de dois mastros enfeitados com frutas regionais, no qual homens e mulheres o disputam separadamente, seguido de ritual (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritual) religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio). No último dia, na segunda-feira, ocorrem a “varrição da festa”, a derrubada dos mastros e a “cecuiara” (almoço de confraternização), entre outros eventos. A programação termina à noite, com a festa dos “barraqueiros”.
Atualmente a festa conserva muito pouco da sua originalidade. Ganhou destaque a disputa existente entre o Boto tucuxi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Boto_cinza) e seu rival, o Boto-cor-de-rosa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Boto-cor-de-rosa), cetáceos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cet%C3%A1ceos) típicos da América do Sul (http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Sul). Fonte: Wikipédia

Além da própria festa, a beleza da mulher "Amazônica" se fez presente nos rostos das belas Paraenses a comida regional típica, peixe " Acari" assado na brasa o Tacacá se destacam entre muitas outras, três dias e três noites de festas com certeza deixou um gostinho de quero mais!

https://lh4.googleusercontent.com/-ZvTulk6pFow/VT1HchCdRuI/AAAAAAAA8is/wG5RHoHyv54/w791-h593-no/20140915_175708.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-TuvmKRqirmI/VT1HcpNT2uI/AAAAAAAA8is/_e5KPn5_V1k/w791-h593-no/20140915_105117.jpg

Trinta anos atrás estive na Amazônia e provei o Acari assado na brasa, depois daquela vez nunca mais ouvi falar naquela iguaria, fiquei surpreso ao perceber que ainda hoje preparam do mesma maneira que antes, ele vai para brasa do mesmo jeito que saia da água, ainda vivo. depois de assado se tira a casca e tempera com tucupi, sal, pimenta de cheiro, limão e se come com farinha d'agua do mesmo jeito de trinta anos atrás...

https://lh6.googleusercontent.com/-Q37nY7J2Vsk/VT1HcnEr_oI/AAAAAAAA8is/pTSRHFFZXw4/w791-h593-no/20140915_105234.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-h491SL6JNEE/VT1HcgIZBMI/AAAAAAAA8iw/iui7wH3ntO4/w791-h593-no/20140914_201317.jpg

Tacacá Outra iguaria tipica que eu gostei muito trinta anos atrás, mas desta vez mesmo insistindo não consegui ir até o final da cuia, a goma de tapioca e o jambu já não me apetecem como antes.

Na areia da praia com quem me trouxe até aqui.

https://lh6.googleusercontent.com/JMmRxVEzmZLmUhLGA_ND1Yx9K77y39-wYHkQd8gBrscJ=w972-h490-no

https://lh4.googleusercontent.com/-37MdmTsXqi4/VT1Hck2dwZI/AAAAAAAA8iw/-uTolr6EZto/w791-h593-no/20140916_063417.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-14EbWvyoRXY/VT1Hcj6MLmI/AAAAAAAA8iw/wcWJ9-V-kAI/w791-h593-no/20140916_063316.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-8Z_PtUJXYw8/VT1HcsPg7GI/AAAAAAABAIg/a5O5EL3x8wk/w910-h593-no/20140916_063725.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-Q16RnETKee4/VT1Hcmhkx4I/AAAAAAAA8iw/pNEgF0_6K2M/w791-h593-no/20140916_063141.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-8efSUoUOLBE/VT1HcmhMwaI/AAAAAAAA8iw/HbIvEfQhJuw/w791-h593-no/20140916_062714.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-xvfRaqE4TeQ/VT1HcrJZXpI/AAAAAAABAIw/e-AIlAxlsbI/w971-h555-no/20140916_062638.jpg

Na Madrugada do terceiro dia antes de ir embora fiz um tour pelas praias do Tapajós, foi assim que me despedi de Alter do Chão. Em poucas horas embarcaria minha Moto em outro barco o meu destino agora era o Amapá, mas ao chegar ao porto de Santarém fiquei sabendo que o embarque que aconteceria as onze da manha foi adiado para as seis da tarde, sabendo disso quase voltei para Alter do Chão novamente mas conversando fiquei sabendo de um lugar dezesseis km longe dali chamado Maracanã, ão pensei duas vezes e rumei para lá...o lugar se trata da praia mais próxima da cidade de Santarém a Praia de Maracanã...O lugar é muito popular, ali sim me senti mais brasileiro, mais amazônico, mais paraense... a praia já próximo da foz do Tapajós com o Amazonas ainda assim de águas límpidas o lugar é cercado por palafitas, um bar ao lado do outro e cada um tocando a mil decibeis musicas que só ouvi ali nunca mais em outro lugar...esta sim, tomando umas merecidas cervejas e provando camarão do Tapajós são minhas ultimas lembranças de Santarém enquanto aguardava a hora do meu embarque.

https://lh6.googleusercontent.com/-yureZkOU2lc/VT1HctDntaI/AAAAAAAA8iw/-r-tNW4yc6M/w791-h593-no/20140916_113207.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-YrjP7BFbQPg/VT0hjZoIjtI/AAAAAAAA8c4/6n8K5UZbQbI/w791-h593-no/2014-09-16%2B12.22.07.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-09PuCkDT7sY/VT1HcqZah6I/AAAAAAAA8iw/8UnCiJf33Ak/w791-h593-no/20140916_113524.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-mhPZzaVllkk/VT1Hcnf5U0I/AAAAAAAA8iw/MAosSGWg4dE/w791-h593-no/20140916_113422.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-1KxNQGOIrPc/VT1Hcjhup4I/AAAAAAAA8iw/3oJM4bFJ1JY/w791-h593-no/2014-09-16%2B12.24.03.jpg

Assim eu contei como foi queEu Estive em Alter do Chão.

delima65
22/05/2015, 07:44 PM
fotos nota 10. relatos nota 10, a viagem então nem me arrisco a classificar, du cara....... parabéns Saulo, e ainda uma aula de culinária de sobremesa

***BQN***
22/05/2015, 08:27 PM
Saulo, suas fotos e relatos são sensacionais!!! Estou ainda mais ansioso em ir prá Altér do Chão depois do q vc relatou.
Tenho q confessar que suas imagens me fazem lembrar do nosso amigo Atobá. Parabėns mesmo!!!

Saulo WDS
23/05/2015, 10:11 AM
parabéns Saulo, e ainda uma aula de culinária de sobremesa

Obrigado @delima65 (http://xt660.com.br/member.php?u=217924)!!!

Você sabia que eu como Ex Chef de cozinha já imaginei viajar por este pais encontrando histórias e receitas da no culinária?
Mas ai por enquanto me sinto realizado ao ver o Grande Motociclista e grande Chef Olivier Anquier fazendo isto mil vezes melhor que eu faria.

***BQN***

@***BQN*** Tenho certeza que você ficará apaixonado por Alter do Chão, aquele lugar é sua cara!
Quando for tente ficar no Albergue da Juventude que fica bem próximo do rio,
vá até o pequeno cais de pescadores compre duas metades de Tambaquis,
convide alguns amigos que certamente você fara ainda na primeira hora que estiver no albergue e asse na brasa em uma das churrasqueiras da pousada....

Saulo WDS
26/05/2015, 07:31 PM
Lavradeiro - Encontro com os cavalos selvagens de Roraima.

Não sei se vocês já tiveram esta sensação alguma vez, sabe quando você planeja um novo investimento, uma mudança de vida, até mesmo uma nova viagem e de repente mesmo tudo muito bem planejado na hora do vamos ver bate aquela duvida ? será que é isto mesmo que eu quero? Será? sera? ....Porem esta sensação não é o suficiente para te parar...Você vai lá e faz !! e mesmo ao fazer você continua procurando algo que justifique que aquilo que você decidiu fazer realmente esta valendo a pena.
Pois é, a Rota das Fronteiras por varias vezes me proporcionou estas duvidas, durante o planejamento e mesmo depois que iniciei a Trip, confesso que algumas vezes me peguei me perguntando, o que que estou fazendo aqui?

Amigos, tento na introdução acima traçar um paralelo entre a duvida e a certeza e é só relatando o causo, que talvez entenderão o que tento dizer, então vamos ao "causo".

Cavalo Lavradeiro - Um encontro com os últimos cavalos selvagens do Brasil.

Desde quando imaginei pela primeira vez percorrer a Rota das Fronteiras quando olhava nos mapas era Roraima o lugar me dava arrepios só de imaginar as imensas distancias...Na verdade eu imaginava e planejava ir para lá mas no fundo no fundo eu considerava um sonho perdido, porem não me deixava esmorecer e Roraima continuava lá entre os sonhos impossíveis, por outro lado eu sabia que se um dia eu quisesse seguir pelas Rotas das Fronteiras Venezuelanas e Guianenses, Roraima seria a unica rota.
E não é que o tempo passou e quase sem perceber um dia me vi pilotando minha irrequieta Moto pelos campos dos Lavrados Roraimenses, terras que um dia achei que fosse impossível chegar, lugar dos sonhos perdidos... Neste momento eu já agradecia a Deus pela grande oportunidade de viver a realização de um sonho que julgava perdido e ele Deus feliz em me ver vivendo um instante de tamanha felicidade e gratidão me guardou a seguir o maior presente de toda a viagem, um encontro que se quer ousei sonhar, um encontro que se quer um dia imaginei que pudesse ter, um encontro destes que me fez lembrar que se algum dia tive alguma duvida em ter escolhido fazer a Rota das Fronteiras este era o momento de elevar meus pensamentos ao céu clamar bem alto, Muito obrigado senhor!! Naquele momento não tinha mais duvidas, tudo valeu a pena e poder encontrar os Lavradeiros Selvagens me deu um novo sentido para o que é liberdade...Liberdade entre outros mil significados é poder continuar com seus sonhos mesmo apesar das duvidas, porque se não fosse assim jamais teria tido este encontro capaz de confirmar em um trisco de segundo que as duvidas não existem mais e a certeza é o sentimento que me impulsiona a perceber o quanto estava certo e que esse é meu jeito de seguir adiante.

https://lh5.googleusercontent.com/-KA_tz27ts3s/VWRsTfo8GII/AAAAAAABAYE/sLkPnMS7_-k/w972-h557-no/20140910_100556.jpg

O cavalo lavradeiro de Roraima, também chamado de cavalo selvagem, é um dos principais símbolos do estado de Roraima e, por isso, normalmente são vistos estampados em camisetas, ônibus e em outros souvenires, objetos e locais que representem a região. Além disso, esse animal sofreu, durante séculos, adaptação às condições do lavrado, que o tornaram bastante resistentes. Uma das características que mais desperta o interesse das pesquisas é o incrível desempenho físico do cavalo lavradeiro, capaz de percorrer grandes distâncias em velocidade, alimentando-se apenas do capim do lavrado que, por sua baixa qualidade nutricional, é conhecido popularmente como "fura-bucho".

https://lh5.googleusercontent.com/-Cu7y1DqbSbI/VWRsTU0PZ4I/AAAAAAABAXI/l84BfwQiqic/w823-h617-no/20140910_100530.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-F4A0Zrq3mYM/VWRsTYVFFXI/AAAAAAABAXI/dG8LMqEyBzA/w823-h617-no/20140910_100607.jpg

Os cavalos selvagens de Roraima vivem totalmente em liberdade. Alguns deles nascem e morrem sem terem tido nenhum contato com o homem. Costumam andar em bandos de apenas um macho e cerca de oito a dez fêmeas.

Este símbolo de liberdade habita as planícies de Roraima, por aqui chamado de lavrado. Chegaram ao Brasil por volta de 1718, com os colonizadores portugueses.

https://lh3.googleusercontent.com/-LHT7J1pwkrw/VWRsTRnMVCI/AAAAAAABAXI/cEkTg4PHetA/w823-h617-no/20140909_142003.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-j8sdaUMVPms/VWRsTUNvyKI/AAAAAAABAX0/PHJqEWXZidw/w972-h537-no/20140909_162902.jpg

Conta a lenda que mais de dois mil cavalos habitavam o estado de Roraima. Hoje, esse número talvez não chegue a 200.

Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região de lavrado, nos municípios de Amajari, Uiramutã, Normandia e Pacaraima.

https://lh4.googleusercontent.com/-DIhqWJ2YGcQ/VWRsTXqbRtI/AAAAAAABAXk/zHrx4c1SVh8/w972-h400-no/20140909_163056.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-nIHZkeFbzZM/VWRsTehsoLI/AAAAAAABAXs/NfspYIXp39s/w922-h617-no/20140909_163053.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-gq1bQJiS8Uo/VWRsTbuNqqI/AAAAAAABAXI/QN44SbUKTuA/w823-h617-no/20140910_095237.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-jJu79hGnyL8/VWRsTamMccI/AAAAAAABAXc/YDlyzKIjqJw/w972-h510-no/20140909_163102.jpg

Naqueles tríscos de momentos, parado, quietinho na minha imaginação Darwin soprava em meus ouvidos todas as paginas da Teoria do Evolucionismo em especial quando ele afirmou assim: As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem. Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.

Saulo WDS
29/05/2015, 02:25 PM
Lago Caracaranã - Raposa Serra do Sol

Na verdade este post é somente sobre o lago Caracaranã, é um lugar que eu jamais tinha ouvido falar que existisse ou seja desconhecia totalmente sua existência, e como é que foi que eu fiquei sabendo que existia este lugar?
Então vamos ao causo e para mim ir ao causo tenho que citar a Reserva Raposa Serra do Sol, rapidamente vou repassar que cheguei até lá através da Rota das Fronteiras com intenção de chegar até a Foz rio Ailã na margem esquerda do rio Maú fronteira com a Guiana Inglesa localizada no Extremo norte do Brasil, ou seja, minha rota me levaria na fronteira mais Setentrional do Brasil até onde fosse possível chegar pilotando uma Moto e este lugar fica adiante Uiramutã dentro do que é hoje chamado de Reserva Raposa Serra do Sol...Mas esta é uma outra história, este post é para falar do Lago Caracanã então vamos novamente ao causo...

https://lh3.googleusercontent.com/phw8GwrePH0516tYDDXELKlhZHTAsjuTpQHgMt11uOWx=w943-h707-no

Reserva Raposa Serra do Sol - Margem esquerda do rio Maú Fronteira mais setentrional do Brasil a direita do mesmo rio esta a Guiana Inglesa. Este lugar é para mim o grande Marco de conquista para a Rota das Fronteiras, a fronteira ainda se estende 200 ou 300 km rio acima e vai até os paredões do Monte Roraima, mas meu proposito era chegar no limite máximo onde fosse possível chegar pilotando uma Moto e este limite é aqui onde nenhuma outra moto chegou antes.Mas esta é uma outra história!

Porque então eu citei a reserva Raposa do Sol? é que desde a demarcação destas terras transformando-as em Reserva Raposa Serra do Sol a região ficou sobre controle do Exercito e do Incra e é neste contesto ai que a historia desenrola...

Naquela manhã eu já havia rodado mais de 200 km nas piores estradas de terra de Roraima e ainda me faltavam mais de 200 para que eu chegasse ao meu destino em alguns trechos as condições da estrada era tão ruim que eu temia não chegar naquele mesmo dia, o lugar é completamente inabitado e naquela manhã já havia rodado mais de duas horas sem cruzar um veículo sequer, até que duas caminhonetes mitsubishi l200 passaram por mim buzinando e foram embora, assim pensei!! rodei mais alguns kms e de longe avisto aquelas duas mitsubishi l200 obstruindo a passagem e pude perceber alguns homens armados, no mesmo instante meu sembrante mudou e em segundos um filme se passou pela minha cabeça, temi pela minha segurança, não sei porque primeiro imaginei que eu fosse ser assaltado, sequestrado, sei lá, nessas horas a gente fica besta e momentaneamente perde o senso de razão. acenaram para que eu parasse e sem outra alternativa, parei " Morrendo de medo é lógico, a perna tremia mais que bambu em tardes de ventania" Desci da Moto e aliviado logo vi que um dos homens armados parecia ser um oficial do exercito, percebi então que não se tratava de nenhum assalto ou sequestro.

https://lh3.googleusercontent.com/Dhs4Zb5wXztemQ_lXoAwOr6qf5I7DiZsunS0gtWfw4ak=w1087-h707-no

Depois de uma abordagem inicial rustica, tive a oportunidade de conhecer aqueles homens e eles a mim, nos tornamos admiradores eu pelo trabalho que eles exercem na Raposa serra do Sol e eles por terem tido a oportunidade de conhecer um Motociclista " Louco " que insiste em chegar nos extremos das Fronteiras do Brasil.

https://lh3.googleusercontent.com/h4ZTh8Ka97420CfwjZ5Z9r_BkxTzqLoHiWAsf4RAsOTW=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/qRYXkKcrKOAcMX3wqiELgst4NHO0lBet17JHLeGiNOGw=w943-h707-no

Lembram que eu citei acima que o controle da região estava sobre controle do Exercito e do Incra,
pois é! foi assim que se deu o meu encontro com uma equipe do Incra com apoio de soldados do exercito que fazem o controle na Reserva Raposa Serra do Sol. A primeira pergunta que me fizeram " imaginei, porque será me fazem esta pergunta?" se eu era Brasileiro? depois me disseram " não sei se é verdade" que é proibido a entrada de estrangeiros na reserva, " fiquei na duvida se é proibido ou não são bem vindos", pediram meus documentos, preencheram vários papéis que tive que assinar, um destes documentos me deixava ciente que a partir dos limites do rio Ailã 200 km afrente dali era proibido a entrada de não índios e eu seria responsabilizado caso desrespeitasse o limite " Não sabiam eles que era exatamente lá que eu queria chegar, então não haveria desrespeito da minha parte"
Segundo eles, aquele tipo de Britz acontece todas as vezes que encontram forasteiros dentro da reserva, a partir daquele momento nossas conversas foram ficando cada vez mais amistosas, e quando contei a eles que o motivo para eu estar ali era a realização de uma grande viagem de Moto pelas Fronteiras do Brasil. todos eles ficaram em estado de graça, perplexos não acreditavam que pudesse existir " loucos" que quisessem estar rodando naquelas estradas em uma Moto que que havia cruzado quase todas as fronteiras de todo o Brasil para estar ali prestes a conquistar a ultima, a mais sonhada a mais difícil e longínqua fronteira deste continente chamado Brasil.
O engraçado é que há poucos momentos aqueles homens me fizeram temer pela minha vida, agora estavam ali maravilhados com as historias da Rota das Fronteiras, fizemos uma amizade quase que instantânea a ponto de me darem varias dicas e a principal delas que segundo eles eu não deveria ir embora de Roraima sem antes conhecer o Lago Caracaranã eu rodaria mais uns 200 km a dentro da Reserva Raposa Serra do Sol em sentido oposto ao que eu estava indo, de acordo com eles, o que é 200 km a mais para quem já rodou cerca de 20.000 km para chegar até aqui? Ao falar do lago a empolgação deles era tanta que naquele mesmo momento imaginei que aquele encontro não era por acaso foi então que me veio o pensamento que nas minhas viagens não é eu que escolho o caminho é o caminho que me escolhe! Sei que o causo foi longo, mas foi assim através daqueles homens que ouvi dizer pela primeira vez do Lago Caracaranã...O Lago me escolheu, então eu fui!

Obs. No Link a seguir um resumo a respeito da polemica Reserva Raposa Serra do Sol:

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das ... eserva.htm (http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/raposa-serra-do-sol-a-grande-polemica-sobre-uma-enorme-reserva.htm)

O Lago Caracaranã

No meu retorno de Uiramutã a Rota a seguir era a cidade fronteiriça de Normandia, e seguindo aquela dica do lago que não saia da minha cabeça trilhei as antigas estradas arrozeiras a caminho de umas das paisagens mais belas de Roraima um paraíso perdido, que embora a partir de 2013 foi aberto ao publico e seja relativamente próximo da cidade de Normandia ainda é um lugar intacto, muito poucos Roraimenses conhecem o lugar, muito menos ainda brasileiros de outros estados.

https://lh3.googleusercontent.com/fbonCFs749KWXWI9WhsehQmKHjhN97CMjPu232NudO2X=w943-h707-no

A caminho do Lago Caracaranã, antigas estradas arrozeiras conhecidas assim por serem mantidas e conservadas pelos grandes fazendeiros produtores de arroz para evacuação da produção de arroz até transformação daquelas terras na reserva Raposa Serra do Sol. Observem que a estrada ainda guarda traços de sua boa conservação, porem em alguns lugares ela já sinais que um dia voltara a fazer parte da Savana.

https://lh3.googleusercontent.com/tFWPm9ErGpRruJUOrgWJByA9xZTduOLrZoH7hh5hKOAg=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/50X13up80OXM1ZK6kJVxZZhZl_zYKagFwrc-7M2Ye5CF=w971-h708-no

O Lago com praias de areia fina cercado por cajueiros nativos oferece uma beleza rustica,
talvez sua beleza seja melhor compreendida muito mais pela aventura de se chegar até ele.

https://lh3.googleusercontent.com/7vyTRK8Y3o1cXxFCsdAIY6Sc8m0_od5eBE6UhFdEbGlr=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/dQCBjuLB3LkU6j8pEELH9GlDtsPpQ6VUKGjDXJtTcHAP=w943-h707-no

Chegar ali é quase uma saga e a recompensa veio em forma de água morna, o banho foi literal..de se lavar a alma inclusive!

Assim é que eu contei mais um de meus causos através das minhas andanças pelo estado de Roraima,
que logo no inicio cheguei imaginar que era eu quem conquistava este lugar por fim percebo que foi Roraima quem me conquistou.

LuizLima
29/05/2015, 08:24 PM
Que Espetáculo!!!! heim, Saulo . . . . sensacional, obrigado por partilhar . . . (tu tem que publicar essa saga!!!!!!! . . . fafavor!!!!)

Vitão
30/05/2015, 05:27 AM
Concordo como mestre dos mares... Saulo isso tens de virar um livro!!!

que relato!! que viagem!!!

felicidades.

Tomás Stringhini
01/06/2015, 05:21 PM
Lindos relatos, muito envolvente! Aguardando os próximos :icon_thumleft:

Zé Graff
01/06/2015, 06:34 PM
Como sempre, tuas narrativas são emocionantes e com uma riqueza de detalhes dignas de um bom livro.
Porque então não publica-las mesmo ?
Aguardando as próximas.

Saulo WDS
02/06/2015, 12:35 PM
Que Espetáculo!!!! heim, Saulo . . . . sensacional, obrigado por partilhar . . . (tu tem que publicar essa saga!!!!!!! . . . fafavor!!!!)

Grande Mestre dos Mares LuizLima, Uai, e eu num to publicando aqui?

Concordo como mestre dos mares... Saulo isso tens de virar um livro!!!

que relato!! que viagem!!!

felicidades.

Vitão, muito obrigado pelas palavras!!! mas dai a virar um livro, calma lá isto é só um relato de viagem e relato eu gosto de fazer aqui!

Lindos relatos, muito envolvente! Aguardando os próximos :icon_thumleft:

Tomás, Obrigado amigo! Aguarde que tem muitos outros!!!

Como sempre, tuas narrativas são emocionantes e com uma riqueza de detalhes dignas de um bom livro.
Porque então não publica-las mesmo ?
Aguardando as próximas.

Zé vou te contar, aqui no Fórum existem histórias excelentes, algumas são de arrepiar,
estas sim se juntássemos e fizéssemos uma coletânea daria um belíssimo livro para guardarmos de recordação.

Vou adiante e vou te contar mais uma coisa: Tem uns dois anos que venho planejando coletar novas histórias aqui para quem sabe um dia publicar este tal livro.
O projeto já esta pronto faz mais de ano, com custos de Editora, revisão, grafismo e distribuição e principalmente com o aval do Anwar e xt660, sabe o que tem faltado de dois anos para cá? as histórias os relatos emocionantes, as aventuras....Quando eu cheguei aqui as histórias eram contadas com tanta emoção que qualquer uma delas já dariam um livro, me desculpem e me corrijam se eu estiver errado, é que sinto um esvaziamento do Fórum no que se refere aos relatos emocionantes, não sei se por conta de outras ferramentas tais como Whats App, Facebook que os amigos por ventura estejam contando as histórias lá...Não sei!!

A ideia por hora está em stand by e a ideia era a seguinte, abrir um tópico onde os amigos pudessem relatar as melhores histórias, relatos e fotos e ao final de um determinado tempo um ano por exemplo escolheríamos as melhores e publicaríamos em formato de livro, tenho certeza que muitos de nós gostaria de ver o nosso próprio livro na estante. E com a quantidade de gente boa que temos aqui, tenho certeza que esta publicação seria um Best Seller. Quem sabe um dia a ideia sai do papel ou melhor entra no papel!!

Anwar
02/06/2015, 01:12 PM
Amigo Saulo WDS,

Realmente, as redes sociais tem deixado o povo preguiçoso, compartilhando suas aventuras de maneira rápida, porém pobre. Aqueles que se deram conta disso já voltaram a priorizar o fórum, onde é possível obter feedback, planejamento, organização e valorização infinitamente superior para suas viagens e aventuras, tendo ainda a possibilidade de ingressar no Livro do Saulo! :icon_thumleft:

Zé Graff
02/06/2015, 01:13 PM
Saulo, concordo contigo em tudo. Essas ferramentas que tu citou, realmente causam um distanciamento natural do forum pela praticidade, tão somente por isso.
Estar interagindo aqui, mesmo que por pouco tempo ou em poucas oportunidades é infinitamente melhor que pelos aplicativos de smartfones.
Deve levar em consideração também, que nem todos, e me incluo nisso, tem a capacidade e o dom de transformar uma viagem de sonhos, numa narrativa emocionante
como as tuas. Insisto, se tens toda a lojística organizada, segue o projeto. Por aqui, sucesso garantido.

Tomasini
02/06/2015, 07:41 PM
Grande Saulo...

Muito, mais muito obrigado por compartilhar tais experiências...você não imagina como seus relatos e imagens engrandecem meu conhecimento geográfico (fiquei eufórico com o relato sobre a saga do Lago na reserva Raposa serra do Sol) ...e se me permitir, pretendo utilizar algumas imagens em minhas aulas...

Esse Brasil precisa ser conhecido, através das imagens, indo muito além dos parcos contextos presentes nos livros didáticos.

Outro ponto, você parou para pensar que passou por regiões onde estão os descendentes dos "primeiros" habitantes dessas terras??? Resgate histórico cultural incrível...

Fortíssimo abraço...você está mais perto e presente do que imagina.

Saulo WDS
03/06/2015, 12:14 PM
... tendo ainda a possibilidade de ingressar no Livro do Saulo! :icon_thumleft:

Meu livro não!
Nosso livro!

A primeira pessoa que eu consultei a respeito deste projeto foi o Atobá, ele topou na hora e iriamos levar esse projeto adiante juntos.
Poucos dias depois aconteceu dele nos deixar, de lá para cá me senti órfão para continuar com a ideia.

O tempo passou e quem sabe ele nos inspire e possamos todos juntos tocar esta ideia.

Saulo WDS
03/06/2015, 01:15 PM
Coca Cola, Arroz, Gasolina, Contrabando.....

Quanto aos índios, o que pude perceber que em primeiro lugar se algum dia foram selvagens isto foi a muitos anos,
segundo que em grande parte da reserva eles vivem em comum com os brancos, e talvez leve mais de cem anos para que a cultura Branca seja desraizada entre eles, mais provável que isto nunca mais aconteça....Talvez ao norte da reserva possa existir alguma aldeia menos invadida pela cultura branca, lá não estive, logo não posso afirmar, porem ao sul da reserva tive a oportunidade de visitar inúmeras aldeias, algumas inclusive pareciam vilas, com ruas e até comercio, é um tipo de sociedade indígenas que eu não imaginava que fosse presenciar....Não sei se já vocês já leram sobre o tamanho da reserva? o lugar é imenso maior que muitos países ( tudo que eu disser aqui não tem nenhuma confirmação oficial, conto apenas o que vi, e como percebi. e como minha passagem pela lugar se deu em três dias, posso muito bem ter percebido tudo errado!.) O que eu achei mais interessante dentro da Reserva é o "contrabando" de combustível, lembra que eu disse que o lugar é maior que alguns países? lá dentro da reserva não há postos de combustíveis, e eles tanto índios como não índios se locomovem de Moto, carro, e até caminhões, como é que este combustível para alimentar estes motores chega até lá? Só pode ser contrabando, porque contrabando? Porque todos sabem que Venezuela vende combustível quase que de graça, sendo assim quase todo combustível vendido naquela região chega até ali de forma ilegal vindo da Venezuela e com valor bem abaixo do combustível oficial... percebi que a Policia Federal tenta combater o contrabando de combustível, porem nada pode fazer se o contrabandista ou o pequeno vendedor for um índio....todos sabem que há uma legislação especial para índios http://www.indigena.mppr.mp.br/modules/ ... onteudo=87 (http://www.indigena.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=87).
O art. 231 da Constituição Federal assegura aos índios o reconhecimento de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

Eu tenho muito ainda o que aprender com o meu país, antes te formular qualquer opinião,mas sou a favor sim da Reserva Raposa Serra do Sol porem aquele lugar é intrigante por natureza e esta questão do contrabando de combustível é apenas uma.

https://lh3.googleusercontent.com/bfBoJpXctVqJbYQBUPLiQKrGVsoTqGEf1JVxmaz96wIB=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/TOQ1iklXBn_UNbe1SynMqrVbzkdOmlD2YMvYfq6zgreO=w943-h707-no

É impossível viajar dentro da reserva e não contar com a compra de combustível contrabandeado da Venezuela, os índios sabem que é ilegal, tanto é que eles dificultam a venda para forasteiros, nesta aldeia há várias famílias que vendem porem nenhuma delas me quiseram vender, rodei muito, temi a pane seca até que contei com a boa vontade de um jovem índio. A vantagem da cultura indígena é esta ou eles não te vendem ou se vendem não cobram mais caro, pagar metade do preço da gasolina oficial dentro da reserva a centenas de quilômetros de posto de gasolina oficial é surpreendente, confesso que pagaria até mais que vinte reais o litro! ainda assim valeria!

https://lh3.googleusercontent.com/P_R6Rb4618eDdul-3N7PXzCiKIk_pifDZQhdqXaDLWmy=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/DzgM2GYt8yoQ0NU0pNpSVtgfy8Q16VOQu4zKjD6Z_k3z=w943-h707-no

Mercearia - Este é um dos exemplos de comercio que encontrei em algumas aldeias, aqui se vende de tudo desde Coca Cola, chinelos a cachaça, carne, legumes e combustível. Eu me pergunto será que estes índios voltarão a viver como antigamente?
eu mesmo respondo, não! Depois que se envenena com a primeira Coca Cola ninguém será mais o mesmo!

https://lh3.googleusercontent.com/kN0F3q7OplbEclGNUx_X5FPjzYPpjCNaCa9QMz0hL4dM=w943-h707-no

Voltando ao assunto combustível, quem é o grande contrabandista de combustível em Roraima?
duvido muito se o índio mesmo que tenha sido envenenado por Coca Cola por si só tomaria esta iniciativa.
tem alguém ganhando muito dinheiro dos dois lados da fronteira permitindo estas facilidades...
Comprar gasolina na Venezuela por apenas dois centavos de Dólar e revender em Roraima por um Real é muita grana! nem a Petrobras tem este lucro!

João Hilário
19/11/2015, 06:23 PM
Grande Amigo Saulo WDS, poderia informar qual seria o caminho mais fácil para chegar a Oiapoque e depois os lençois Maranhenses.

E como chegar...e sair depois kkkkkkk

Quem puder ajudar agradeço.

Muito grato desde já.

Abraços.

Saulo WDS
21/11/2015, 04:42 PM
Que beleza hein João Hilário, esta planejando fazer uma longa viagem!!
Belíssimo roteiro, e traçar ele no papel é quase que escrever um livro.

Vamos lá, é o seguinte existe poucas rotas para se chegar ao Oiapoque, porem como você menciona a Rota mais fácil.

Rota Mais fácil: Siga 3800 km partindo de Passo fundo via BR 153 a Transbrasiliana, conhecida também por Belém Brasilia, este sim é o trecho mais fácil da viagem...
Para ir ao Oiapoque você terá antes que chegar a Macapá a capital do estado, cidade que não possui interligação por rodovias, por isso, para se chegar aqui, ou você vem de avião, ou de navio. No primeiro caso existem vôos diários praticamente de todo o Brasil, com uma breve escala em Belém do Pará. No segundo, o navio parte de Belém, geralmente duas vezes por semana, e cruza o arquipélago do Marajó, um dos maiores do mundo, a viagem dura mais ou menos 24 horas e é muito agradável, os navios são confortáveis, inclusive com serviço de bar, restaurante e música ao vivo. Aqui começa a aventura!!!

A Passagem para você e a Moto de Navio partindo de Belém ao Porto de Santana no Amapá custa em torno mais ou menos de R$ 500,00 " De acordo com o tamanho da Moto"

https://lh3.googleusercontent.com/aLLGBO4IABYycbL0vLwo4jLnD1XIzipG2iBJDKyTi4vnKGbaaJ L4GKJhHYnUwMD7b2daGjGXRtvZRcgRNJXgbiPOgOs2tMfNu3ii vKT47oTAQnjXJkY4cGaabQc1f_Nt9c1Q00ZhYwDSyKFX85MUih GRHTzXfZT_kGZvoE1eyFTjKToP9MplXecW6CuN_l68lOu4vp-G-lewBQOATIzQZ9pZRk5ogMe8bZsEi-B-gnJFNnpAf2sYOi1oifKlfXSXIqazzV3QK8TrlASq9L7Yb2tg-aDkZ-SFF_wVCFoI3hUhPoUvMAWc3HmPKKYLJt8b71ps6eG5xVLZQ3EH dlV-3717C9BERilI3XvRkHv-NOMDw8QisslQCYb3w3pgajH5A_2qIy9RfED45ytTMhwmn1nyGt rDRyl_dyJ1LuFs-edu7lCTieKg0iDeOHrSv_vqmkC5b8kKP11mOgFsbWlpNKgxFAp kqqe1s3BRoQl0Ucg11_R9RB5sb3fat7pPfYLFnI1Dug0i4-9qYlxrvAo75_C6x44GY4Bko1zKjg2Bjd8Y=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/4bfqNwleIKzTjlugeWIYbMMmyG_XtuBQ_fvBhg4PxBmUbX5-qg1_d3qT0YqLQeIQ_t3TxTAkfwNatf3GAFUENfgM5RI1l_BrdH mK0lpu5HYAyCEpw36Xv5-Eg9U8tCWkDgthKxr7bzyXVqlO8tMLzn_IlIrcYRV99T3sKPbDL 4R3_Fav-iY-pwqO2BW6g1ObwlMzH_g6SgnPBtXamjnuwZktb7vYYw5Iw1fWsG ojx6HX3Ls4qoSLSJEFdrgOc0b8I9qIb1ZSWl8StVPsSY9Eyc4R PDyJF3XsK7XcLyutTo42dqzmaxZ3WUsd0dQHmqOqPsRJK7ay4u kDRUSD8-ETYWhty80whVT_Jg6_esFG_vOHwkdEYERvWsb0AbVMZAU4ZBVt LYBMC8yApLTNMcESo2gkC_iOZKakOfjz1KmYo1rxaW72Sx1I4v cCgMrUA-LGG0dgKWxJcWBATLsA67juaGv8eQSh6wb1llJajA68U5COiqJr b88oFPsMrFYVAPcMD6ZeB_XnUmNw3j4dMLKj3gSY7Hq1aMLTD-DdDT3JotzT=w943-h707-no

A Dica é se vier de Belém e chegar no Porto de Santana no Amapá a noite não desembarque, pernoite no navio e desembarque pela manhã. A capital esta uns 35 km do porto não recomendo rodar a noite em Santana o lugar é meio quebrada fácil para se perder e segundo que o pernoite no navio é grátis não terá que gastar com hotel. eu fiz assim!

Passando por Macapá não deixe de conhecer a Fortaleza de São José e também o monumento do meio do Mundo " Linha imaginaria do Equador que dividem os hemisférios....

Preparado? Agora você até pode começar a sentir o gostinho do Oiapoque, afinal está tão perto agora, né? não te iludas a aventura esta começando!

Da cidade de Macapá ao Oiapoque são aproximadamente 600 km seguindo sempre pela BR 156 os primeiros quatrocentos km é de piso asfaltado, fique atento porque mesmo que o asfalto seja até bom se comparado ao restante da amazônia ainda assim falta manutenção. nesses primeiros 400 km saia de Macapá de tanque cheio, não é comum abastecimento a margem da 156 sempre que houver um posto abasteça ao final dos primeiros quatrocentos km você chegara numa cidade chamada Calçoene, a dica aqui é a seguinte se você chegar em Calçoene até duas da tarde é provável que consiga vencer os próximos 200 km ainda no mesmo dia, porem se chegar em Calçoene após este horário melhor pernoitar ali mesmo. Se a opção for prosseguir abasteça a Moto e faça a manutenção que tiver que fazer porque daqui para frente não há mais apoio nem posto de combustíveis até que chegue no Oiapoque. Outra dica é conhecer a unica praia oceânica do estado do Amapá, a praia de Goiabal. porem deixe para conhecer Goiabal na volta do Oiapoque porque o caminho de volta será o mesmo. Se na época que for a BR 156 estiver seca como estava quando eu fui você poderá dizer, agora sim a aventura irá começar e fazer os últimos 200 km de terra ainda no mesmo dia , porem se estiver chovendo prepare-se para uma grande aventura que durará no minimo dois dias para vencer esses mesmos 200 km.
Levando em consideração que as viagens pela amazônia sempre são medidas por dias e não por km e se tudo correr bem e você vencer os 600 km que separa a Cidade de Macapá a do Oiapoque no mesmo dia prepare-se para comemorar você chegou no Oiapoque. Chegando no Oiapoque nem perca tempo procurando hotéis vá logo para o hotel Floresta fique de frente para a Guana Francesa na margem esquerda do rio Oiapoque.

https://lh3.googleusercontent.com/iFzRiIzHpDHr2Ro0iHs9kJjfTDJ_dPUXZ7ScFCdnMGlZG3UZx9 R4iAHGWNvfBsRFaFODfqIaqqwqgZ3ytpCcXRwbD25abLYNPsJ0 Ksom-tA8HnY4IzWJwm9zcVXRHMvB2RW1UPQyHyHvBKT8kERDKjOD3BV K9ohyGpe2Gj878Z3j0teMQWthS1pbuV74a-eoEQ6sUxPpW1je0-eFOHIGneA53Do1rqnyN8c6dV7nsnDBSzBvCmUeqpf5JCeMll7x Nit6qKT_C7wEjkxUPtm2EkIhhpp9RQaClGWYGk9sTa6tQpPoJk i7T0PxKfSW_Sed-KARxm3C5Bm-_0ZABemtUaPVcR_e4eyse3hUO-czDuv-XI0s46awcBr6qEi8vJEOuaXmNkHmgVb3SNIbWVef6mwj-J2XM_cbelW2LLqxf_wVc6w-f8fkwhaP5VSMCMaeLcb1A2qnm5pJG1HQxard0s6wUQHxxvCFeL U1XtL4GPnV2_MwNd63isKsCacsxdaFVMFJGC07baWBb5UuolMf NWKGMEoDq0Bf7Zflm_ePCN8_=w943-h707-no
http://xt660.com.br/image/gif;base64,R0lGODlhAQABAIAAAP///wAAACH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==http://xt660.com.br/image/gif;base64,R0lGODlhAQABAIAAAP///wAAACH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Posto de combustível em Calçoene

https://lh3.googleusercontent.com/UNW9hsmuhTb4RWVQPFRrhwc31x_Xku9JFK8kX3K1glK8CvZUPw Mlq8ElVkBXBZN_m2diUep_3jZhW71McKCIqKaXa2tnCy_LjoPM LMCaPR_bIOBQxMokkwvbZdX1wy4j3NLLyJBOYEvQJhVeXeYPs8 Anrhqw0CObObZsdUbg_HNYQsOQqdy0590GpB2O6Nh6hT5gcZCa 6HnXrGnGV8ahPZ60LhsVMD8Ktt0ww4RgYP-Uih1h9I7vG1NEqbGIqgHOiMJcv_Cc0GEsdJZI5NDH2x1GnaDJX Fyes3kOfev9w5Um6eqQfThMwPz73oSVVWpPCLtZPL7hLcPexPD yqI3d_vFL7C2jv22BVcaaTMESycuqEXbxBhcx8eSUF3p5P5nj2 rulSIHjyT8Z--iNLGvMvsw9ZJP6_ha-7Je5J1oZuR1Yl9-pCCNiDODJM114pmzRBbRiGhbYfrDkdG81CZfyi1-D4JiF07raN4wuCCyLAfDJ3EQ-khSs-k4Y4awGuQ-KE1VwfXpsJFX_g4py22L8tgl8bosDiRmFcyTyymXDNkoz=w943-h707-no

Lugar exato onde termina o asfalto da BR 156 é onde a aventura realmente começa.

https://lh3.googleusercontent.com/9maSZhoQ7RwVsGCWb-qj4U_1BW7zNhGyQYhv8EhCsaLaqxCgrpWE1EWYOFIY4umH_AEe Pl0WNxyOBIfV46qZ8phZ93bItIfWPO-JzD3St-AP39kvhw2RizYwhBL5nCAd0cYNFUL1HvawAQhL0ZTdo5GF2BFS cNkUXU0VW7bwUkN-DNDojIaMZoiiMN7HY7eQdX1WEd3wOUcY918K3YSJXxRk2R062v D_3zbsLhMhZuk4xQk2dKZkFJsKByA_4FySTycLF-7BCQ3A3amnZj6ARzjwId0Gr4Dq3bm2H60hKFZrE8_SqWMZoGmZ zmAad0xJ8AsTbcRwkVAVbY1EjPwDPd-yt640YjiJmOIlvgLm_XlXwkUEONmBE33B-aRC4avc_l4iKKLYGlYhAg3LmEJF2pd0QsXddvS0RWhC7cZMWua 0F7mPkYmEZmJUJKY2VEwxWABBLglGRdSjRXaAxLELAOTUOfmPC HNkKorNXHaaEc49ZI_HOw16yBnam9t9DEr8hrNcLn9fLpEh4z0 eWVhHdvt3qqofTDupaBr34SqasqWj=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/b8f8a3JJGx8bjDgvASqc5cwzHBH_krc4NPgrmaTJ-au9s9LsUh5Bgjypu39elWxUAWRZ1Zxj3DgUHyUs-UQpe5uENZVhNlTy06au6fRUTaEV_Mf7F-DNXJk7I7ZYJU7ozhQYjMcD3uLx0vOGV5C7NLrE1Rp25rVKeltc aRL0bYcqQAKGoM3Kqt0i3ZlAkxi3Z8K_I-Q2Y_qPzLrWw1Dj1KANvYKX_IyR_YXdqNd9aHO68RF29WH1pJtr XkRUaKtnO0xaPIVgSk9ePZJzG7tWz8wvo4F7zTBvYZCx0iAuDu XIdxEzpLFmd2lDFBi28CVwQy-q59s9J94DYsmwFejnvP-3-VqArJD1Wx4qlZqAFqLSoamMnILOYK_2Jb5Sps9lgRwYRcMkiTB IldUJIou05Nr3oZw5SrvFyLjUr1_axwRVsu9CsGMFqPI82ofHC KtP3Tj5sLWT0Lg9Vt6Kwyldz-VTsduNxTFtKLE17NW5RkZtszWN6JQmXI6uB9ThSYaUWB2iA7q3 fsVcIzyPWiNfevsDZUB6_0XIL5fxlYANZbtA=w943-h707-no

https://lh3.googleusercontent.com/7S7SB8krtnsF1xfKx_3RIRQ5EW0SS87Rc7M0X-jBy0OZTHF8nByTOlUiHCWVwrxWAAuAUy0DwLUvGbs-LKsQ5Z1C4r7ASpMu1P1BYn30q7OUAP5vNcN9q1uxm9KM-B1MEBDlsQTJcvlFIhqsdq8SfrwIHkwcUJJHY2c7m-OV9ZMpyCcLcqYH5PlCSNqRYTBqcfX2-h2NKg0_2Yg1gbTiCc9Hxwaz9qgHCMQTdApmJQbJ49ZJRjpx9L7 v4NBJLsjzIv9yPR2MmQNoHMCXqP5KOB7StHbYJpAbRio9jpKNQ vv94HHLN7ua9x6S8V89wgmfADi6SYQZqI-wP-8mXrzxCOS7kOuum7lstQXymgOJ2tPhBh6dKYS9_6cwpnPn3ZDf vcGQHPgTE5JgocWLjz97viCeL5TaUTL2aN9RiYWX1hHQjpaT7c 8va0mDxds9OcRZqD57fazazBKz5NE-WOdy_CSLuyRub11r15XVIuuG5aTQUW47oRrjPB6oFxY0DQuCQw PJSYxhYg2u6A_T2ued81Z172uY74IN5QZfbqf0hZwK=w869-h707-no

Marco Da Cidade de Oiapoque. Aqui começa o Brasil!

A segunda parte da sua pergunta " Como Chegar a Lençóis Maranhenses? "

antes que eu responda refaça todo este caminho de volta e retorne até a cidade de Belém.

Robinho Itajai
22/11/2015, 11:01 AM
Top hein JOÃO...é uma viagem de aventura inesquecida...hehehehehe!!!
Pois vou acompanhar os seus relatos aqui!
Viajando na garupa desse roteiro!
Aquele abraço!

Robinho Itajai
22/11/2015, 11:09 AM
Salve irmão de estrada SAULO...tudo jóia parceiro ?
Os seus roteiros também aqui foram um sucesso...encarou maior parte do desafio de aventura...sozinho..não é para qualquer um não !
Na real a gente resolve ir sozinho como doido mesmo....kkkkkk..esqueçe os problemas e, bora pegar estrada sem destino né ?
Pois ainda quero fazer isto...é gratificante..arrepia de emoção só de ver essas fotos..muito massa!
Parabéns e, um grande moto-abração irmão!
Vaaaleu!

João Hilário
23/11/2015, 06:08 PM
Valeu Saulo!!!

Muito obrigado pelas valiosas informações.

Abraços.

Saulo WDS
24/11/2015, 10:11 AM
Valeu Saulo!!!

Muito obrigado pelas valiosas informações.

Abraços.

João Hilário, não vai falar nada? conta ai, quais são os planos?

o João as dicas que me pediste foi do caminho mais rápido para s Chegar em Oiapoque, porem te conhecendo como te conhecemos sabemos que não é bem disso que você gosta, tem outros caminhos para se chegar lá com um pouquinho mais de sabor de pimenta. Uma outra dica mais apimentada é subir pela BR 158 até Santarém conhecer a Magnifica Alter do Chão e de lá embarque a Moto para Macapá. pense nisso.

Suponho e indico que quando voltar do Oiapoque retorne pelo Litoral, de uma atenção especial ao Litoral Paraense e Maranhense são lugares de extrema beleza fácil acesso e de natureza esplendorosa. No Litoral do pará não deixe de conhecer Mosqueiro, Ilha do Algodoal, Salinópolis, e a Magnifica cidade histórica de Bragança e as praias de Ajuruteua. O Litoral do Maranhão é extraordinário não deixe de conhecer desde Alcântara, São Luiz, Os Lençóis, e o lado direito do Delta das Américas. Pensa bem, o Oiapoque é tão longe que praticamente é lugar para se ir uma única vez na vida e o Litoral Amapaense o Paraense e Maranhense estão logo ali próximo, aproveite a oportunidade.

Augusto
24/11/2015, 12:10 PM
Algum dia quem sabe eu faço essa viagem...

João Hilário
24/11/2015, 06:10 PM
kkkkkkkk @Saulo WDS (http://xt660.com.br/member.php?u=214652)

Apenas planos para o fim do ano...

Mas nada definido...

A ideia é ir ao Oiapoque e voltar com calma pelo litoral.

Até pensei em talvez fazer apenas o litoral, mas chegar lá em cima...tão perto do Oiapoque e não ir lá...

Por isso a ideia de chegar o mais rápido ao Oiapoque para aproveitar o litoral depois.

Alter do chão gostaria de conhecer...mas são tantos lugares e tão pouco tempo...

Obrigado pelas dicas novamente.

Abraços.