PDA

Ver Versão Completa : XT660R com problema na bateria?

Cristian
07/07/2014, 12:07 AM
Boa noite pessoal,
na noite de ontem, a xtzona resolveu aprontar a sua primeira sacanagem, eu estava andando com ela a noite, liguei luz alta e andei um curto trecho, até que ela foi apagando devagar até que apagou totalmente, painel, luzes e motor.
No entanto, como ela estava com um problema pra ligar, resolvi carregar um multímetro e um carregador de bateria, então usei o multímetro e la estavam os 12.70V na bateria, então fiquei preocupado e empurrei ela pra casa.
Fiz vários testes, até que coloquei o carregado de bateria e virei a chave, funcionou perfeitamente, apenas para dar a partida que ela não funcionava e apagava o painel, típico sintoma de bateria fraca, porém, com 12v normal.
Resolvi pesquisar e achei um tópico aqui no fórum que falava sobre isso, no entanto, no caso exposto indicava no painel o número 12, sendo que no meu caso nada aparecia.
Então hoje resolvi tirar a bateria fora, medir a voltagem sem nenhum fio nela, la estavam os 12v, então resolvi lixar os polos da bateria que estavam oxidados (mais oxidados no positivo que no negativo) feito isto, apertei bem os parafusos, liguei ela sem a ajuda do carregador de baterias e tudo funcionou perfeitamente, deixei a moto ligada com a luz alta por um bom tempo e foi normal, no entanto, notei que a luz do painel parece um pouco fraca, e o receio de andar ficou!
Alguém ficou em situação parecida? sem nenhum número de erro no painel, e com bateria em bom estado?
vlw.

Fernando Orthey
07/07/2014, 12:12 AM
Seja bem vindo!!! Logo alguém da uma força e te ajuda nesse possível problema

abraço

Cristian
07/07/2014, 12:26 AM
Opa, obrigado, vamos aguardar !

Zé Graff
07/07/2014, 10:32 AM
Existe um aparelho que as lojas de bateria normalmente possuem, que além de verificar a voltagem verificam o " poder de arranque ".
Nem sempre uma bateria com carga total, no caso 12 V, tem a força de arranque que deveria ter.
Dá uma verificada nisso.
Abraço e boa semana

Saulo WDS
07/07/2014, 11:34 AM
Cristian

Com a Sertão aconteceu a mesma coisa.
Inclusive foi quase a noite também, por sorte no momento estava passando bem próximo de um hotel,
aproveitei e fiquei hospedado por ali mesmo e logo acionei a Garantia, enquanto aguardava o resgate entrei em contato com o pessoal do Fórum BMW g650
e pelos sintomas que eu passei, logo obtive retorno que poderia ser cabo da bateria frouxo, ai fui lá conferir, ruim da Sertão é que para chegar na bateria tem que soltar 12 parafusos da carenagem, feito isto constatei que realmente o cabo estava frouxo, reapertei e voltou a funcionar normalmente.

https://lh4.googleusercontent.com/-ytDA8WnZVFs/U5bRTH-uF9I/AAAAAAAAsYU/H9tRNovM-vc/w1026-h577-no/20140610_062037_LLS.jpg

As quatro da matina no estacionamento do hotel verificando cabo da bateria, assim que constatei que era o cabo da bateria frouxo, dispensei o resgate.

Cristian
07/07/2014, 02:02 PM
Show Zé, vou verificar isso, obrigado!
Saulo, então tu sabe o desespero que dá hahaha.
Hoje pela manhã liguei ela e tudo funcionou normalmente, agora a tarde vou dar umas voltas pra ver, mas provavelmente aconteceu o mesmo problema que deu na sua Sertão.
Ainda bem que a bateria da 66 é em baixo do banco!
Bom, qualquer novidade eu posto aqui, obrigado pela ajuda de todos.

LaerteDaXT
07/07/2014, 09:11 PM
Vai ver que foi um "fio entupido" !!!!
Kkkkk

Brincadeirinha !!!!

Paul Barrett
08/07/2014, 03:38 AM
Saulo, pra logo de cara te falarem do cabo, deve acontecer em todas BMW 650...

Mas as coisas são assim mesmo, sempre é bom ter um mínimo de noção de como funciona o motor pq na hora do aperto é o que salva...

Cristian, pode ficar tranquilo, era oxidação no polo da bateria mesmo. Periodicamente tem que dar uma limpeza e reaperto.

Gabriel Garcia
08/07/2014, 04:43 AM
Bom é encher de graxa cada polo.
A ferrugem nem sujeira chega nos polos.

TiagoKxuera
08/07/2014, 08:20 AM
Pessoal,
Baterias ruins também representam 12V de medida quando estão a vazio (sem carga).
O Legal é medir com a moto alimentada mesmo, ou seja, a bateria dar 12V sendo usada.
No caso do amigo, eu imparia bem os contatos, apertava bem e testava. Tudo indica ser mal contato.
Se não for, partir pra testar outra bateria ou até mesmo o carregador (alternador da moto).
Abrass,

Pedrão
08/07/2014, 12:15 PM
Eu mesmo mais ou menos de 1000 em 1000 Km verifico o aperto de todos os parafusos visiveis (tambem os debaixo do banco), para q não aconteça nada que seja relativo a parafuso frouxo.