PDA

Ver Versão Completa : Rotas de Desvio de Pedágios

diegondn
21/04/2014, 01:29 AM
Pessoal primeiramente gostaria de pedir desculpas se estiver criando este tópico em local errado me corrijam por favor!!!

Minha ideia é que sejam compartilhadas rotas seguras de desvios de pedágios, não sou contra a cobrança pois toda vez que viajo dou preferência pelas melhores rodovias, mas para quem trabalha ou estuda em local que tem cobrança os valore cobrados pesam no orçamento.

Não sei em outros estados, mas aqui em SP o novo formato de concessão de rodovias permite a cobrança para motos também. O mais chato é ter que parar, tirar a luva, pegar o R$ pagar, guardar o troço (o valor é sempre quebrado) e aguentar ao motoristas de carro na cola pela demora.

Gostaria da opinião do pessoal quanto a legalidade de fazer tais desvios? consequências de serem pegos pela polícia?

Entre minha cidade e a cidade que estudo tem um pedágio que cobra nos dois sentidos e a rodovia não é duplicada.

Anwar
21/04/2014, 02:41 PM
Caro Diego, se realizar o desvio em terreno particular, poderá ter problemas, isso se o proprietário der queixa! Veja no YouTube vídeos de pessoas passando sem pagar pelo Sem-Parar. Li alguns relatos, Inclusive de um advogado que faz isso e ainda garante que não há problema com a polícia por se tratar de empresa privada de pedágio. Alegam o direito constitucional de ir e vir e que as rodovias deveriam ser disponibilizadas com qualidade através do IPVA e impostos que já pagamos.

diegondn
21/04/2014, 07:49 PM
No meu caso em particular, onde existe o pedágio que passo diariamente é cercado por canavial e as terras são arrendadas para usina, nós fazemos trilhas pelos canaviais e eles não falam nada, creio que não vou ter problema se for para desviar do pedagio rsrs, mas passar pelo sem parar ou pela cabine sem pagar acho que dai sim da problema.

Saulo WDS
22/04/2014, 10:52 AM
Para aqueles que são da cidade e conhecem a região e passam pelo pedágio todos os dias o desvio até que pode ser uma boa ideia,
porem para aqueles que estão em viagem estes desvios podem se tornar um grande problema, sem contar o tempo perdido até encontrar o tal desvio.

Certas coisas não entendo, aqui em São Paulo algumas das melhores rodovias não cobram pedágios de Motociclistas, por ex. a Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera, em compensação outras estão cobrando a exemplo da Dutra, Regis, Aírton Sena entre outras e o pior é que não há cabine própria para Motociclista em alguns casos perde-se mais de quinze minutos na fila, definitivamente eles tem que adotar sistema próprio especial para o Motociclista se querem cobrar, porque ficar a Deus dará sobre chuva ou sol na fila é abusar do bom senso do Motociclista. Lá em vitoria - ES presenciei um quebra quebra no pedágio da Terceira Ponte promovido por alguns Motociclistas, se esta moda " Protesto" pegar rápido eles arrumam a solução....

E por falar em protesto, não entendo como os Motociclistas Paranaenses aceitam pacificamente o que as operadoras de pedágios cobram por lá, aquilo sim é um assalto!!
Paranaenses vamos protestar!

Pardal FDL
22/04/2014, 05:45 PM
Oi Realmente Saulo trovão , aqui no Pr pedágio é um absurdo, não tem cabine específica e o valor é um assalto...

diegondn
23/04/2014, 12:56 AM
Concordo com vc Saulo como eu disse quando viajo de carro nem procuro desvios por esse motivo, mas passar todos os dias ida/volta no final pesa um pouco.

Só para deixar claro não to aqui para incentivar ninguém a fazer coisas erradas...foi só uma colocação pois acho que temos muitos colegas na mesma situação.

diegondn
23/04/2014, 12:56 AM
Pardal aí no PR conseguiram superar a roubalheira de SP? Rsrsrs

Gaion
23/04/2014, 08:30 AM
Aqui no paraná é um ROUBO descarado, quem já passou por estas terras sente-se assaltado, porém um assalto legalizado.
Pois bem, lendo os questionamentos dos amigos, quem vem para Londrina já fazendo o convite aos amigos que querem tomar uma "coca-cola" em casa... creio que este pedágio não terão problemas, pois o dono do sítio cobra o pedágio somente para motos, carro não passa, ali quem conhece em Jataizinho tem o pedágio mais caro do Brasil, o mapa abaixo descreve como fugir APENAS para motos, carro NÃO PASSA! vai por dentro de um sítio beirando a rodovia, pode-se até ver a praça de pedágio, desvia menos de 1km e paga-se R$3,00 por moto.

Tentarei descrever caso o mapa não seja suficiente, quem vem de Londrina sentido Cornélio Procópio, na altura do posto de atendimento do pedágio chamado de "casa do motorista" tem um acesso para a conhecida Ilha do baiano, pega uma estradinha de paralelepipedo, beirando a rodovia até o buffet Pedra Branca que fica depois do pedágio, ali tem uma casinha com um senhor que cobra R$3,00 por moto, passa-se por ali e pronto esta no trevo de Jataizinho sentido Assaí e Cornélio Procópio.
Quem vem de Cornélio Procópio para Londrina deve pegar o acesso ao retorno indo sentido Assaí, assim que pegar a rodovia PR-090 sentido Assaí cruza a rodovia acessando a entrada do Buffet Pedra Branca, ae é só fazer o caminho oposto, saindo de frente com a "Casa do motorista" ali tem um retorno antes do pedágio pega ele sentido Londrina.
Abaixo o mapa tentando ilustrar.
https://lh6.googleusercontent.com/-Rd5GSDjwS9o/U1eWOlDyfpI/AAAAAAAAKY4/XvsUY2bPwa0/w1014-h724-no/Untitled-1.jpg

Saulo WDS
23/04/2014, 10:03 AM
Gaion

Seguindo o proposito do Tópico você foi perfeito, Parabéns!!
Porem convenhamos, R$ 3.00 por Moto para passar por um desvio de terra é sacanagem, é roubo também!
A cada dois meses passo por este pedágio, e geralmente já a noite, mesmo a contra gosto prefiro pagar pelo assalto " Legalizado ", mas que da vontade de quebrar a cabine, isto da!!

https://lh4.googleusercontent.com/-IaKKuGYrADk/UtBrrzuxtUI/AAAAAAAAgCM/ZrYDV9niw30/w1026-h577-no/DSCN1538.JPG

Ali bem próximo tem esta placa, não sei se você já viu?
O que quer dizer esta placa? ela quer dizer que já existem Ações contra o abuso nas cobranças destas operadoras.
Isto muda alguma coisa? é lógico que não! quem realente guarda estes comprovantes? estes ladrões geralmente acoitados por outros ladrões os "políticos" tem a suposta lei a favor deles, pagam os melhores Advogados que conhecem os caminhos dos recursos mais demorados com o nosso dinheiro, e assim vão se perpetuando no roubo. E se por ventura algum dia perderem a Ação, o que acontece? quantos guardaram os comprovantes?

Gaion, por acaso você sabe qual foi o Governador do Paraná que aprovou este roubo?
Quer valer quanto que este FDP desfila como Senador da Republica e Brasilia?
Aposto quanto quiser que tem dinheiro deste pedágio nas propagandas para eleger o tal ladrão, que posa de bom moço.

Já vou logo adiantando, qualquer hora destas vou precisar da ajuda de vocês para me tirar da cadeia, não sei até quando vou aguentar calado sem quebrar uma cabine desta em forma de um pequeno protesto, pequeno e que me dará uma dor de cabeça danada, mas com certeza vai me aliviar o nó que trago na garganta.

Saulo WDS
23/04/2014, 10:15 AM
Realmente Saulo trovão , aqui no Pr pedágio é um absurdo, não tem cabine específica e o valor é um assalto...

E por falar em protesto, não entendo como os Motociclistas Paranaenses aceitam pacificamente o que as operadoras de pedágios cobram por lá, aquilo sim é um assalto!!
Paranaenses vamos protestar!
Grande Pardal, tudo bem amigo?
Eu sinceramente não consigo entender como que não houve uma Mobilização dos usuários, Motoristas, Caminhoneiros, Motociclistas contra estes abusos nas praças de pedágios do Paraná.
É como se todos estivessem anestesiados, calados...Esta corja esta nos subjugando!! até quando?

Gaion
23/04/2014, 01:23 PM
Então Saulo, tudo começou quando o ex-governador Jaime Lerner governava, fofocas dizem, digo fofoca porque não vi nenhum documento comprovando que Lerner é acionista de algumas operadoras de pedágio, fora os acordos que dever ter ocorrido quando foi aprovada tais leis.

Quanto a este pedágio é de paralelepipedo porém é muito curto menos de 1km pode se ver no mapa, creio que vale a pena, ali é um trecho muito utilizado por moradores ali da região que possuem sítio beirando o rio Tibagi, não conheço relatos de pessoas que passaram aperto ali, justamente também porque é um trecho muito curto.

Amigo Saulo ainda aguardo sua visita para uma cerveja em casa.

Pardal FDL
23/04/2014, 03:07 PM
Apenas para conhecimento, uma vez e única passei sem pagar por pedágios nas estradas do Pr, ocorreu quando o MST quebrou inúmeras praças de pedágio e liberou a cancela a todos.
Grande Saulo, estamos precisando de um movimento que organize algo contra os pedágios, nós motociclistas somos prejudicados porém o maior prejudicado dentre todos os usuários são os caminhoneiros, eles tem a maior força e o maior contingente para uma ação dessas, nada impede que o movimento comece por nós e eles nos apoiem.

David1105
23/04/2014, 03:11 PM
Caro Diego, se realizar o desvio em terreno particular, poderá ter problemas, isso se o proprietário der queixa! Veja no YouTube vídeos de pessoas passando sem pagar pelo Sem-Parar. Li alguns relatos, Inclusive de um advogado que faz isso e ainda garante que não há problema com a polícia por se tratar de empresa privada de pedágio. Alegam o direito constitucional de ir e vir e que as rodovias deveriam ser disponibilizadas com qualidade através do IPVA e impostos que já pagamos.

Concordo completamente com o texto. Não pago pedágios a bastante tempo. Acho um absurdo pagar além do que pagamos no IPVA e na Gasolina. O nome disso é bitributação. Esses dias fui a Petrópolis e o pedágios de 8 reais se não me engano. Subindo a serra fiquei pasmo com o péssimo estado de conservação da via. Por isso digo. Não pago e acho que ninguém deveria pagar. Um abraço

Saulo WDS
24/04/2014, 10:08 AM
Gaion

Justo o Lerner que era um dos poucos políticos do Paraná que eu ainda tinha uma gota de esperança, para você ver o nível da nossa política.

Quanto aquele cerveja, pode ir pondo para gelar que estamos chegando...
Outro dia falei com o Lúcio e ele me contou que estará toda segunda, terça e quarta em Londrina...
Agora pode ter certeza que sai o Moto Londrina. KKKK

Pardal

Eu estou muito propenso a passar sem pagar nos pedágios do Paraná, próxima vez que for a Londrina eu digo como foi, isto é, se eu sair da delegacia!!

Eu pensava a mesma coisa a respeito dos caminhoneiros, conversando com meus primos ai de Curitiba que são caminhoneiros, sabe o que ele me falou?
que a maioria dos caminhoneiros não esquentam com o valor do pedágio porque já esta embutido no valor do frete, vai vendo?

O jeito é começar o movimento entre eu e você, que acha? KKKKKKK

david1105

Você diz que não paga, só que não contou como é que faz, da a letra ai?

Gaion
24/04/2014, 12:44 PM
Aguardo os amigos em Londrina ein...

Quanto a não pagar vejo direto nos postos de pedágio motocicletas não pagando, inclusive tem um amigo meu que faz isso direto, ele cola na traseira do veículo que esta na cabine e quando vai sair, ele arranca junto; a chancela tem um sensor para evitar colisão então para o sensor os dois veículos é um mantendo aberta até a passagem de ambos, mas confesso que parece bem arriscado, olhando outros fazerem parece simples, mas não é.
Outra opção que dizem que da para fazer é passar colado apertado entre a chancela e a parede, se estiver sem alforge é possível passar, mas arriscado também.

Quando ao amparo legal, não sou advogado, mas para haver penalidade é preciso que uma autoridade ou agente da autoridade de trânsito presencie para assim fazer valer o artigo 209 do CTB, dizem que as câmeras dos pedágios filmam e depois passa para a PRF autuar, pelo que sei isso é ilegal, pois as câmeras não são regulamentadas, se for assim sempre que alguém ver uma infração basta fotografar e enviar para o órgão de trânsito do local, utiliza-se como exemplo os radares e videos vigias, todos devem ser aferidos de tempo em tempo pelo Inmetro e devem ser regulamentados, registrados no órgão de trânsito do local onde é instalado, seja ele um município, rodovia federal ou estadual.

Abaixo alguns videos para ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=d5XRMGAcdxA

https://www.youtube.com/watch?v=BsxONDQ79Wg

https://www.youtube.com/watch?v=OORa1egPYx0

https://www.youtube.com/watch?v=WbltCooUMhU

Chico 13
25/04/2014, 04:00 AM
De moto sempre passei sem pagar nos padagios, seguía a trás de caminhão ou carreta que passava pelo sem parar e aí embora, só ouvia os gritos do pessoal do pedagio, tô começando a pensar em fazer isso de carro, pois realmente isso é inconstitucional e fere o direito de ir e vir.....

Fabricio_JLLE
25/09/2014, 01:56 PM
Rota desviando o pedagio na divisa de SC/PR pela BR101, nao sei se vale a pena pelo $$$ mas vale a pena pela ponte submersa, lugar muito top!!!

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/09/25/d38322ffe8aa8d03b1245a78bac9254f.jpg

Toni Zaneti
21/01/2015, 01:55 PM
Olá amigos!
Compartilho da mesma indignação!
Pedágio no Paraná é um roubo e o pior legalizado por políticos que usufruem dos mesmos!
Povo daqui é muito pacífico, acomodado pra falar o correto, e quando você ainda tenta lutar pelos direitos, os demais cidadãos que deveriam apoiar, pelo contrário, começam a lhe olhar como se você fosse louco!
Muito triste o que ocorre por aqui...

Ruy
25/01/2015, 11:25 PM
Galera...
Já lí notícias de que tentarão autuar quem fura pedágio de outra maneira, por passar no sinal vermelho.
Sim, nas praças que ainda não tem aquele sinal luminoso vermelho e verde, irão colocar! Se avançar, o veículo pode ser fotografado e multado.
Parece que as câmeras que tirariam essas fotos também não precisam ser homologadas, visto que não fazem medição apenas registram o veículo em uma situação irregular.
O cerco vai se fechando.
E a gente, vai pagando!
Abraço!