PDA

Ver Versão Completa : Defeito no painel da xt660z

Max Payne
26/10/2013, 12:11 AM
Olá amigos, apareceu algo no painel da minha Tenere 660z que está me deixando intrigado. Relatei o problema na concessionaria e os "técnicos" falaram que poderia ser lâmpada solta, mas não encontraram nada solto e ficaram pasmos com o tipo de defeito. Aliás, se fosse "lâmpada solta" ela acenderia em qualquer circunstância e não apenas nas situações que relato abaixo. Por outro lado bastaria apertar a tal da lâmpada e o problema acabaria?!!!!

Vamos lá:

Sempre que reduzo a marcha da 3ª para 2ª ou desta para 1ª, o led azul indicador de farol alto dá uma piscada. O farol também dá um toque (como se fosse eu que tivesse dado um toque de farol alto). O inverso também ocorre: quando começo a pegar velocidade, e faço as trocas das marchas mencionadas, o led azul indicador de farol alto dá uma piscada e junto o farol alto dá um toque de luz alta. Não ocorre em todos os casos, mas está se tornando comum isso, quase todas as vezes que faço estas mudanças de marchas. Antes, não era tão comum, agora tá ficando. A moto não apresenta qualquer defeito em razão disso, mas está me preocupando. Seria isso normal? Poderia ser o cabo da embreagem "forçando" algum cabo do farol alto? Pode ser problema do painel? Creio que o pedal da marcha não teria nada a ver, mas pode ser? A moto está com 1000km, já passou pela revisão, sendo que o defeito foi "registrado" no sistema Yamaha (melhor se tivessem resolvido:ranting:).

Se alguém puder me dar uma luz, ficaria grato.

Forte abraço a todos!

:vlw_1::vlw_1::vlw_1:

Max

Gabriel Garcia
26/10/2013, 06:36 AM
Aperta toda a embreagem e vê se não pega no lampejador.

Max Payne
26/10/2013, 12:52 PM
Olá Gabriel, vou verificar o que falou. Vou aproveitar para fazer também outro teste: vou trocar as marchas apenas no tempo motor. Se o led azul não acender, desta forma, então o problema vai se restringir a questão do manete, lampejador e cabos. Vou fazer estes testes e te falo quanto ao resultado. Obrigado.

Alberico
26/10/2013, 05:33 PM
Isso com certeza é o lampejador, ajuste o comando do guidon esquerdo q o manete da embreagem para de tocar no lampejador. Teste básico quando for trocar de marcha verifique se o tempo que vc fica com a embreagem acionada é o tempo que a luz alta fica acessa.

Max Payne
26/10/2013, 06:35 PM
Olá Aberico, lembro-me que o técnico da concessionária disse ter "girado" o manete para adaptar o protetor de mão (ou protetor do manete). Tem muito fundamento o que você e o Gabriel Garcia estão dizendo, pois olhando as fotos antes e depois, percebo que o lampejador, que não estava na direção do manete da embreagem, agora está posicionado bem na direção do manete. Também isso se justifica pelo fato de que nas trocas de marchas mais altas (4ª e 5ª) a luz azul não acende, pois o manete é pouco apertado, ao contrário das marchas mais baixas onde aperto o manete até o fim. Estou retornando para São Paulo e vou fazer todos estes testes que vocês me indicaram. Se fosse algo do painel, acredito que o defeito seria constante, o que na verdade não ocorre. É impossível passar um dia sem que a luz azul não acenda, por isso que reclamei na concessionária. Logo reporto a vocês o que verifiquei após os testes. Obrigado pela ajuda.

Max Payne
01/11/2013, 10:36 PM
Caro amigo GABRIEL GARCIA, veja só: A concessionária, ao instalar o protetor do manete, girou todo o conjunto para fazer a instalação. Muito bem, ao invés de soltar as anilhas que prendem o cabo do manete (cabo preto), simplesmente giraram todo o conjunto acreditando que cabo e anilha girariam juntos. Mas não foi isso que ocorreu! Ao girar toda a peça o cabo ficou extremamente esticado quase que quebrando o conector que fica embaixo do manete. Não bastasse isso, a alavanca da embreagem ficou exatamente na direção do lampejador. Sendo assim, em algumas ocasiões, como relatei, a alavanca da embreagem "tocava" no lampejador fazendo o led azul indicador de farol alto acender (e realmente dava um toque de farol alto); e não só isso, pelo fato do cabo estar extremamente esticado, o conector do cabo começou a dar mau contato e isso repercutia no painel, fazendo o farol alto apagar quando ele estava ligado. Bom, soltei tudo, ajustei a posição de todas as peças e deixei a folga do cabos dentro do padrão ideal. Até o presente momento a luz azul não mais acendeu, e creio que o problema foi definitivamente resolvido. Quero te agradecer pela sua dica, foi realmente muito precisa e a solução veio de imediato. Muito obrigado. Abç Max Payne. Obs.: Vou voltar na concessionária e perguntar para eles se eles sabem qual a diferença entre uma lâmpada solta e um técnico preguiçoso: nenhuma, ambos estão com o cérebro desajustado!!!!)

Max Payne
01/11/2013, 10:39 PM
ALBERICO, fiz o teste que falou e realmente o tempo do led azul acesso era o tempo da troca de marchas. Barbaridade, depois de constatado o defeito, vou esperar a raiva passar para ir então até a concessionária e mostrar para "aqueles doutores" qual a "lâmpada que estava solta"!!! PASME.... A VERIFICAÇÃO FOI FEITA NA REVISÃO.... E DISSERAM QUE COM O TEMPO A "LÂMPADA" SE "AJUSTARIA COM O MOVIMENTO DA MOTO"!!!!!!... AÍ, VOU TER UM ATAQUE CARDÍACOOOOOOOO.....!!!!!!!

Giovani16
01/11/2013, 10:54 PM
MEU DEUS!!!!!! Desde quando lampada se ajusta, essa foi pra MATA, puts. Foge dessa concessionária Max Payne.

Max Payne
01/11/2013, 11:02 PM
kkkk. boa, foi muito boa sua observação...kkkkkk

Alberico
04/11/2013, 08:34 PM
Rpz... Só querendo enrolar o cara mesmo... Só sendo!

Gabriel Garcia
05/11/2013, 12:15 AM
Ainda bem que era só isso mesmo.

Não precisa agradecer.
Abraço.