PDA

Ver Versão Completa : Expedição Atacama Janeiro 14

Edus
05/07/2013, 11:18 PM
Taí o convite Galera da XT
Dia dois de janeiro de 2014, as 6 da manhã, largada no Posto da PF de Guaíba/RS - BR 290.
Já tenho um roteiro básico a percorrer, ainda falta definir se estico até o Perú (imagino uma foto na entrada de Tacna, para combinar com o conj de couro, rsrsrsrs), a ida será por Mendoza, pernoite em Ponte del Inca, parada de um dia para fazer uma trilha a pé no Aconcágua, com o objetivo de fotogratar a montanha em grande estilo, cruzamos os Caracoles, Chile na direção norte, Atacama, Salar, Cabeça do Coiote, Mano del Deserto (a sequencia não importa, desde que passemos por todos), retorno pelo norte da Argentina, entrando no Brasil por Uruguaiana, nada de Paraguay. Imagino uns doze dias, cem dolares por dia + 500 de reserva. O roteiro fica em aberto, o que descrevi acima é só o ponto de partida, uma intenção, nada mais.
QUEM SE HABILITA?????
Não tem volta, está programado, a moto está em cima, os equipamentos já os tenho todos (da expedição Porto Alegre a Valparaiso feita em jan 13). A grana a gente arruma.
Taqui o adesivo da Expedição Caracoles, quando ficar pronto o adesivo expedição Atacama eu posto ele também. Da mesma forma está postada uma foto da viagem de Falcon, a próxima é de XTzona hehehehehe.

http://img838.imageshack.us/img838/2607/oowq.jpg

http://imageshack.us/a/img827/2263/430o.jpg

Tomasini
05/07/2013, 11:27 PM
Showwwww...

Acompanhando na garupa...

O trajeto é MARAVILHOSO...estive por lá entre dezembro e janeiro passado...

Bom planejamento e ótima viagem.

Abraço

LuizLima
05/07/2013, 11:57 PM
Estamos apostos!!!! . . . .

Naldo
06/07/2013, 01:39 AM
Show mesmo a trip Edu e tenho muita vontade de fazer... quem sabe um dia! Até fico acompanhando as aventuras dos brothers!

Saulo WDS
06/07/2013, 09:55 AM
Puts, O Alemão chegou chegando.
Parabéns pela Trip!!
100 Doletas por dia?
Temos um amigo daqui , que não vou dizer quem é que conseguiu fazer tudo com menos de 10 Dolares o dia, Né Paul? " Brincadeira"
Tadinho do Paraguay, a maioria foge dele! Eu penso numa hora dessas fazer uma Trip somente pelo Paraguay, para desfazer de vez este clima com os irmãos Guaranis.
Quando o adesivo estiver pronto me mande uns.

Paul Barrett
06/07/2013, 11:59 AM
Saulo, não exagera, foi mais que 10 por dia... mas em alguns dias gastei bem pouco... kkkkkkk e acho que é polonês, não alemão...

A conta de 100 por dia é real, gasolina, embora de ótima qualidade, não está barata, hospedagens idem, mas dá pra ir sem gastar muito se optar pelas de médio pra baixo.

Edu, passei uma noite em Taltal, vai no Residencial Paranal, fácil de achar, na ponta da avenida do mar na baia da cidade. Dali, eu deveria ter continuado acima pela costa, mas dei bobeira e voltei pra cima, na Panamericana. Sugiro essa, já li que é imperdível, e vc volta mais acima pra Panamericana e La Mano del Desierto, antes de Antofagasta.

Não vou poder acompanhar de moto, mas estaremos por aqui... em setembro 2014 pretendo pegar o degelo no Peru/Bolivia, passando por San Pedro de Atacama.

Que vaya bien, suerte!

Chucky
06/07/2013, 10:38 PM
Putz... acompanharei por aqui mesmo... mas um dia ainda farei esse roteiro...

Edus
07/07/2013, 11:05 AM
Poi´s é Paul, falei pro Saulo que U$10 é só um tanque de gasolina e a gente chega a gastar uns tres a quatro por dia, anotei a tua dica mas explica melhor, não procurei no mapa para ver de que lugar tu está falando, mas são essas dicas que fizeram a minha 1º trip correr sem problema algum, se é que pode ser considerado problema fatos como esse, um parceiro me ligou dizendo que tinha feito o mesmo projeto e recomendou , entre outras coisas, jantar no Comedor del Rock, em Ponte del Inca, então quando cheguei lá, vesti minha camiseta do Led e fui rangar no tal Comedor, porra era uma espelunca, como tudo lá na ponte del inca, e não era rock, era Roque.....rsrsrsrs, mas o lomo era bem macio, tem esse relato nas fotos que ostei no face, postei umas 80 fotos com descrição, se quiser conferir é só me add, me procura.
Ainda penso em fazer uma viagem no fim do inverno, para pegar a neve, mas isso está bem no futuro, depois do Atacama pretendo fazer uma trip no Brasil, mas algo bem consistente, tipo chegar a Belém. Falta pouco para eu me aposentar e, quando isso acontecer um dos projetos que tenho e fazert ums viagens sem data de volta, sair e rodar até dar saudade de casa.......
Um abraço
Edu's
obs: é polaco sim

Ruy
07/07/2013, 06:06 PM
Edu´s. Este é um ótimo roteiro!
Eu fui para o Atacama, pelo norte da Argentina em dezembro de 2012. Se precisar de alguma informação, manda a pergunta!
E tem mais um monte de gente aqui que foi, Paul, Tomasini,........, informação não vai faltar.
Abraço.

Gaion
08/07/2013, 08:37 AM
Grande Edu, eu e mais 2 amigos estamos planejando tal viagem em janeiro no mais tardar fevereiro de 2014, porém cruzando o paraguai, vai depender de minhas férias rsrsrs quando se tem 2 patrão a coisa complica, mas estou acompanhando tua preparação.
abs.

Edus
09/07/2013, 06:20 PM
Valeu Gaion
Vamos acompanhar essa possibilidade da gente ir junto, mas pelo Paraguay............. buenas, tudo é possível (não, não é o programa daquela alemoa aguada), já li relatos de camaradas que pegaram na fronteira um prospecto com instruções sobre como agir nas abordagens e o cara mostrou para um policial que queria receber a multa em dólares e o cara ficou sem ação, no fim não teve multa. No meu passeio pela Argentina, segui uma recomendação de ouro, sempre que passar por barreira ou fronteiras estaduais, passar bem devagarinho e cumprimentar os caras, não deu outra, cheguei a levar adesivos de moto clubes para agradar os guardas e, ninguém me parou, não mostrei os documentos para ninguém, só nas aduanas........ Um abraço

Gaion
10/07/2013, 07:59 AM
Corrupção existe em todo lugar, o negócio é ir tranquilo, quando fui para argentina andei com o mesmo medo, só tive que dar alguns adesivos aos policias, porque o camarada que estava comigo fez uma ultrapassagem bem próximo ao posto policial, não era proibido, mas sabe como é né! quanto ao paraguaí, um dos integrantes da viagem tem cidadania paraguaia, o que ajuda em muito nas abordagens (se ocorrerem); Andando na linha não tem perigo!

TiagoKxuera
10/07/2013, 02:19 PM
Acompanhando também.
Estou com planos de ir também nessa data.
Abrass,

Ruy
12/07/2013, 08:55 AM
Edu´s.
Esta é uma bela viagem.
Cara, posso colaborar no seu roteiro com informações de Antofagasta/CH a Corrientes/AR. Visite nosso blog: www.aoatacama2012.blogspot.com.br e fique a vontade para perguntar!
Para inspiração, segue foto da Ruta 52!
http://4.bp.blogspot.com/-GoHIpp0oEno/UOYfetjDCjI/AAAAAAAAAu8/FLxvarrKC-U/s1600/DSCN0843.JPG

Tikim
12/07/2013, 01:35 PM
Ruy to lendo o blog e viajando também nem que seja online, muito bom as dicas!

Edus
12/07/2013, 05:51 PM
UAU..... essa foto da Ruta 52 tá show de bola.... é isso aí, vou pelas dicas de quem já foi, não tem erro. Vou dar uma boa olhada no blog do Ruy. Sei que é cedo para começar a falar de trip mas, até o natal tem que estar tudo pronto, quem estiver a fim de ir começa agora a planejar e se preparar. Tenho listas de materiais interessantes e indispensáveis, poso mandar para quem precisar, tem varias providencias que precisam de tempo e grana, tipo a permissão internacional para dirigir, vacinas, telefone, cartão crédito...... Fui até o Chile e voltei e ninguém me pediu nada, mas levei tudo o que foi recomendado pelos parceiros, dessa forma não tem erro, se planeja com calma, se preparam os parentes (mulher, filho.......) para aceitar numa boa o seu passeio, importante é listar todas as providencias, a moto também, vai tempo e grana para deixar tudo tinindo. é isso aí um abraço a todos e Atacama em nos.

Ruy
13/07/2013, 10:22 PM
Edu, estamos aí para o que der e vier! É só assobiar......

Leão
18/07/2013, 12:14 AM
Edu e demais amigos, da uma olhada nesse BLOG o amigo é muito gente boa, se puder troque umas ideias com ele.
http://poaatacama2013.blogspot.com.br/2013/03/e-vamos-para-mais-uma-trip-poa-atacama.html

http://www.blogger.com/profile/18122882582428809082

Abraço.

Edus
17/08/2013, 05:25 AM
Amigos
Os preparativos estão bombando, vejam o que já rolou:
- Mata-cachorro com pedaleiras
- Trava de acelerador Burnier
- Afastador de alforjes
- Pneu traseiro Pirelli
- Os dólares já clarearam....hehehe
- Raios cromados.
Agora estou em fase de preparação da XT, o equipamento da Falcon não vai ajudar muito, a mala de tanque vou comprar nova, os alforjes ainda vou testar, mas devem funcionar, a documentação também está em cima, preciso ver se tem algo especial para entrar no Peru e Bolívia, isso se for até lá, na minha primeira experiência, quando cheguei ao destino programado - Valparaiso, bateu saudade de casa e da família, virei a moto e voltei no mesmo dia, era para ter ficado um dia passeando em Vinha del Mar e Valparaiso, acho que isso foi culpa de ter ido sozinho.
Agora preciso de parceiros quem estiver a fim de ir tem que decidir isso por agora, os planos demandam tempo e $$$.
Um abraço a todos
Edu's

LaerteDaXT
18/08/2013, 10:30 PM
Parabéns pela trip!!! Vau fazer a 40 nesta época, quem sabe não nos encontramos no caminho!!!

Ruy
20/08/2013, 12:45 AM
Edú... para estimular e inspirar:

http://www.youtube.com/watch?v=ax-CM1MFPXc

Edus
24/08/2013, 10:52 AM
Laerte
Vamos ficar em contato, claro que a gente pode se encontrar e ir um pedaço juntos, é só marcar, quando estiver mais próximo a gente se fala. Esse teu roteiro é show de bola, dá até inveja, tenho muita vontade de ir até" El fim del mundo" mas é necessária uma preparação mais elaborada, com mais tempo de viagem e mais $$$, por hora estou pensando em mudar o roteiro da volta, passando pela Bolívia e entrando no Brasil por Mato Grosso.
Um abraço
Edu's

Paul Barrett
24/08/2013, 12:54 PM
Ruy, obrigado pelo vídeo... agora sempre que der aquela necessidade de estrada ligo aqui e dou uma amenizada... kkkkkk

Edu's, agora é reta final... legal esse gostinho do tá chegando...

Qual a mudança no roteiro pela Bolívia, Uyuni?

Pasin
28/08/2013, 12:57 AM
Saudações!
Seguindo o tópico!
Embora com muitas restrições quanto a Bolívia, o Salar do Uyuni me interessa muito!
Permaneço na escuta.

DiogoFV
28/08/2013, 04:59 PM
Bom D+ andar por aquelas bandas.

https://www.youtube.com/watch?v=e2aZX1h6py8

Edus
28/08/2013, 06:34 PM
Paul
A possível volta pela Bolívia é mais um sonho, estou sempre conferindo o relato dos parceiros e vi um roteiro maneiro, Chile - Peru - Bolívia - Mato Grosso...... quem sabe...... quando estiver mais perto e, pintar a tal parceria de viagem, a gente define, baseado no tempo e na grana, mas o Atacama é certíssimo, não tem volta, com parceria ou sem parceria a trip sai.
um abraço
Edu's

Edus
28/08/2013, 06:43 PM
Diogo
Gostei muito, apesar de não ser minha praia andar na areia...ripio..... sou mesmo é do asfalto.

Cara, me inscrevi na tua página do you tube, tem vídeo de todos os lugares que quero passar, até o fim do ano vou traçar um roteiro bem legal (estou esperando parceria para decidir mas se não pintar ninguém vou sozinho, não tem volta é dia dois de janeiro), se tu vieres no 2º Sulista a gente conversa melhor.

um abraço
Edu's

Edus
08/09/2013, 09:46 PM
Gaion
Como está o teu planejamento para o "ataque' ao Atacama??
Me fala quem são os outros dois que estão querendo ir... Eles são do fórum?? Cara se tu quer mesmo ir tem que começar a planejar agora, é muitos detalhes de itens a levar e a preparação da moto. No momento estou escolhendo pneu traseiro, quero sair com um zero, mas tem muitas opções de tipo e preço, quero conferir um 140/80-17, estou quase decidindo por esse. Mas tem uma tonelada de coisa para ver, estou em processo de conserto do suporte da lanterna traseira, já fiz (pegando as dicas aqui) um novo protetor do escapamento, aqui em Porto Alegre um novo custa mais de 300 dilmas na CC, fiz um novo custo zero - tenho no meu trampo mantas de borracha de 3 mm foi só pedir um pedacinho, agora só falta comprar a cola certa, quando ficar pronto vou abrir um tópico com as fotos do passo a passo. Quero trocar também a relação, para sair com ela zerada, fazer uma revisão geral, comprar uma peças básicas sobressalentes....e por aí vai.
Mas é isso, dá noticia aí cara.
Edu's

Edus
15/09/2013, 11:22 PM
Taí Galera

Uma amostra de roteiro para a Expedição Atacama Janeiro 14.

Estou prevendo uma ida "meio puxada" mas possível, agora que vou de XTzona vou enrolar o cabo nos retões Argentinos, vamos lá:

1º dia: Porto Alegre a Uruguaiana;
2º dia: Vila Maria;
3º dia: Ponte del Inca ou pelo menos até Mendoza;
4º dia: Aconcágua, ida até o monumento ao Cristo na estrada velha Cristo Redentor, pernoite em Socos, nas proximidades de Ovalle, sem sair da Ruta 5;
5º dia Antofagasta - passagem pela Mano del Desierto;
6º dia: Ruta 1 - Tocopilla / Iquique, volta para a Ruta 5 até Arica, se der para passar a aduana Peruana, pernoite em Tacna;
7º dia: San Pedro de Atacama, aqui tem as minas de Calama, a Casa Queimada em San Pedro, o deserto de Sal e mais umas coisitas, provável parar um dia;
8º dia: Pumamarca ou Jujuy;
9º dia: Las Lomitas, no meio do Chaco, evitando o Pampa del Infierno, subindo a Ruta 32 até a 81, Embarcacion até Formosa;
10º dia: Resistencia ou Corrientes,
11º dia: Um "pequeno" trecho até Uruguaiana, acho que se o cansaço não der para chegar em Porto Alegre, fico em Alegrete.
12º dia Porto Alegre.......

Estimativa de doze a quinze dias, o roteiro não descreve as paradas que deverão ocorrer,umas cem doletas por dia, levando 2 mil dá e sobra.
Vamos lá gente, quem tem o inicio de janeiro livre, e uns trocos para gastar ??????
Rabisquei o provável roteiro no mapa, vou fazer no google maps também, aí fica mais caprichado e dá para visualizar melhor.
um abraço
Edu's

http://img96.imageshack.us/img96/6916/md7g.jpg

Gaion
16/09/2013, 08:21 AM
Cara... tua viagem já começou! é neste clima, neste ritmo que o coração acelera, e você fica contando os dias para sair rumo ao SUL.....
Inveja de ti, queria estar partindo nesta data também!
Vai com Deus e tire muiitas fotos!

LaerteDaXT
21/09/2013, 08:11 PM
Edu's, quando fui pro Peru, levei a PID(cnh, internacional).

Paul Barrett
22/09/2013, 08:24 AM
Edu's, bom roteiro, meio corrido, mas minhas sugestões:

Verifique a possibilidade de pernoitar em Uspallata, se não em Mendoza. O caminho da cordilheira acho que vc conhece de quando foi a Valparaiso, mas é melhor sair cedo e aproveitar o dia naquela estrada, levando em conta tambem que vai perder um par de horas na fila da aduana argentina/chilena... sabe como é, sai da Argentina, carimba isso e aquilo, depois sai a moto da Argentina, entra no Chile, depois entra a moto no Chile, filas em tudo quanto é guichê... depois vistoria pra ver se não leva nada proibido (frutas etc...). Em janeiro, pode esperar fila... eu fiquei uma hora na fila da estrada, até chegar na aduana... Se ficar em Uspallata, já adianta 120km à frente de Mendoza.

Aí os Caracoles, Los Andes e, dependendo de vc aguentar, até Coquimbo ou La Serena... é bom parar aí e descansar bem pq até Antofagasta é uma puxada de uns 900km... se sair mais de baixo, Ovalle por exemplo, chega nos 1.000...

De Antofagasta a Tocopilla e Iquique, não fui por esse caminho, já fui pra Calama e depois San Pedro, mas vendo aqui no mapa vi que antes de Iquique, colado quase, tem uma cidade chamada Alto Hospicio! kkkkkk Não deixe de dar uma passadinha por lá e mandar umas fotos do Hospicio aqui pra galera... kkkk

Aguenta firme pq de Antofagasta até Tacna são uns 800km... e no dia seguinte vai voltar mais ou menos esse tanto pra chegar em San Pedro...

Conselho: Um dia é muito pouco em San Pedro, tem mais coisas lá pra ver que em toda essa rota até Alto Hospício... eu não fui, mas só iria até lá se fosse continuar o caminho, senão deixava pra quando fosse subir pro Peru/Bolivia e sair por outro lugar. Alguem que já tenha passado por lá pode te dizer se vale a pena, mas pelo que vi mais abaixo, não deve mudar muito não. Se sentar no Peru, digo, entrar no Peru, vai ter que fazer aduana, pagar o SOAT, e no dia seguinte voltar e entrar no Chile de novo... e ainda tocar até San Pedro. Por isso que acho que o lugar chama Alto Hospício... kkkkk Fique 3 dias em San Pedro: Geysers del Tatio, Valle de la Luna etc...

O deserto de Sal a que vc se refere, fica na Argentina, no Paso Jama, chama Salinas Grandes e, pra quem tá de volta por ali, é antes da Cuesta de Lipán e de Purmamarca, e depois da aduana argentina, que fica no meio da estrada. A chilena é na saída de San Pedro mesmo.

Dica: quando for sair de San Pedro, vai sair pela manhã. Pra não perder tempo na aduana chilena, vá na tardinha do dia anterior, fecha acho que 7 ou 8 da noite, e faça a saída... no dia seguinte é montar na moto e apreciar a estrada, que é muuuito legal, vai ficar o dia inteiro nela... a dica quem me passou foi um guia, eu perdi a hora e não fiz isso. No dia da saída peguei 3 ônibus cheios de gringos e fiquei duas horas na fila até conseguir carimbar o passaporte... se sair cedo dá tranquilo pra apreciar a estrada e chegar em Salta... de Salta fui até Joaquin V. Gonzales e depois direto até Corrientes. Entrei de volta por Santo Tomé/São Borja, aí na sua terra... depois Passo Fundo, Curitiba e Atibaia.

Que vaya bien, suerte! Tome uma Kunstmann Gran Torobayo no bar do lado da igreja em San Pedro!

Edus
22/09/2013, 11:51 AM
Grande Paul Barret
Esta tudo anotado, não tive dificuldades na aduana chilena, dormi em ponte del inca e passei bem cedo na aduana, foi uma carimbação de papel sem tamanho mas foi rápido.
O mapa que risquei não está computando as paradas, que haverão, em San Pedro vão ser dois dias, hehehe. Só não entendi a parada de fazer a saída do chile a noite e sair no dia seguinte, mas tá valendo as dicas, obrigado mesmo.
um abraço
Edu's

BidielaRacing
10/12/2013, 10:15 AM
edu´s manda pra mim esta lista ok quero dar uma estudada nela pra ver minhas possibilidades de me organizar pra uma sessas abç

Edus
10/12/2013, 01:29 PM
Tá na mão Bidela, já te encaminei várias listas pelo e-mail...... hehehe

Agora é preparar os alforges e pé ne estrada....

Edu's

Paul Barrett
10/12/2013, 11:52 PM
Edu's... o seguinte, procura entender a dica da seguinte forma: a aduana chilena fica em San Pedro mesmo, na saída da cidade, a argentina no Paso de Jama, a 4300m de altitude, no meio da cordilheira... não são lado a lado como as outras... então vc pode fazer a saída, voltar pro hotel, dormir e no dia seguinte é só estrada, pq vc já fez a saída do Chile... só para na aduana argentina e faz a entrada...

Dica: quando for sair de San Pedro, vai sair pela manhã. Pra não perder tempo na aduana chilena, vá na tardinha do dia anterior, fecha acho que 7 ou 8 da noite, e faça a saída... no dia seguinte é montar na moto e apreciar a estrada, que é muuuito legal, vai ficar o dia inteiro nela... a dica quem me passou foi um guia, eu perdi a hora e não fiz isso. No dia da saída peguei 3 ônibus cheios de gringos e fiquei duas horas na fila até conseguir carimbar o passaporte... se sair cedo dá tranquilo pra apreciar a estrada e chegar em Salta...

Pierozan84
10/12/2013, 11:59 PM
Nós deixamos para fazer de manhã, ficamos até às 11:00 horas. Chegamos a salta por volta das 23:00horas.

Zé Graff
11/12/2013, 11:35 AM
A imigração, se a saída é pelo Jama, agora é feita toda lá. Saida do Chile e entrada na Argentina.
A saída do Chile é feita em San Pedro de Atacama se for pelo Paso Sico.

Paul Barrett
11/12/2013, 11:59 AM
Zé Graff, não tem jeito de fazer em San Pedro e depois só apresentar lá no Jama? Acho que na próxima vou voltar pelo Paso de Sico...

Edus
11/12/2013, 12:45 PM
Aaaaaaaaaaa
Agora eu entendi, é no Passo Jama.......... ainda não cheguei lá, minha experiência - que foi bem tranquila, foi no passo Cristo Redentor..........
Mas tá tudo anotado, agradeço aos amigos as dicas, é muiiiiiiito melhor sair para o desconhecido levando umas orientações básicas, para não se perder, não perder tempo e se cuidar com umas particularidades, tipo essa ponte de Corrientes que tu tem que entrar pela via lateral para não ser multado.
Em Rivera tomei uma multa que me estragou o passeio, estava entrando pela avenida principal e achei estacionamento do outro lado da rua, fiz a volta e paguei 1132 pesos uruguaios (uns 130 pilas), podia ter comprado umas bobagens com este dinheiro, fora o clima que ficou péssimo, resultado disso é que, quando dei uma banda até o Chuí, não atravessei a fronteira e poderia ter ido até o tal "El Forte", sem precisar de burocracia ou Carta Verde, vários colegas já me falaram que, para conhecer o forte ou as praias próximas da fronteira com o Rio Grande não precisa de burocracia é só ir e voltar no mesmo dia.......

Um abraço a todos
Edu's

Zé Graff
11/12/2013, 02:39 PM
Paul, a imigração ( saída do Chile e entrada na Argentina ) via Paso Jama, é toda feita em Jama.
Não atendem mais em San Pedro de Atacama. A Aduana de San Pedro faz a imigração pelo Paso Sico e se não me engano o Paso San Francisco.

Edu's, não é a ponte em Corrientes, é em toda a extensão onde tem via secundária, não se deve circular de moto pela via expressa. A ponte não tem via secundária, nela tu atravessa normal.

Paul Barrett
11/12/2013, 04:24 PM
Então tá facil... como voltei pelo Jama na última, em março, e a aduana ainda era lá, agora vou na ida pelo Jama, fazendo em sentido contrário e depois volto pelo Sico, com aduana em San Pedro...

Valeu a dica, Zé Graff

Edus
17/12/2013, 05:17 PM
Taí Galera
O adesivo ficou pronto, não vai ter policial Argentino sem um destes....hehehehehe
http://imageshack.us/a/img5/5518/vg27.png

Edus
30/12/2013, 04:50 PM
Atenção aos possíveis interessados.
Dei mais uma aprimorada no roteiro, lembrando que é apenas um caminho a seguir, se precisar a gente modifica alguma coisa.

EXPEDIÇÃO ATACAMA / LAGO TITICACA – Janeiro 2014
ROTEIRO BÁSICO

1º dia: 02/01/14 – Saída Porto Alegre, pernoite em Uruguaiana;
2º dia: 03/01/14 – Aduana Argentina, compra do Seguro Carta Verde em Passo de Los Libres e estrada até Vila Maria
3º dia: 04/01/14 – Vila Maria até Ponte Del Inca;
4º dia: 05/01/14 – Trilha curta no Aconcágua, subida ao antigo Passo Cristo Redentor, aduana Chilena e compra do SOAP na aduana ou em Los Andes e estrada até Los Vilos – Pousada Mar e Sol, se possível um banho no Pacífico;
5º dia: 06/01/14 – Los Vilos até Antofagasta, visita a Mano Del Desierto e ao Monumento La Portada;
6º dia: 07/01/14 – Ruta 1 costeando o Pacífico até Tocopilla / Iquique, volta a Ruta 5 até Arica;
7º dia: Aduana Peruana, compra do seguro e estrada até Tacna, após aduana Boliviana e pernoite em Nª Sr.ª de Copacabana;
8º dia: Passeio ao Lago Titicaca, ilhas do Sol e da Lua;
9º dia: Retorno por Tacna, aduana Chilena e estrada até Calama;
10º dia: São Pedro do Atacama;
11º dia: Passeio ao Salar, aos Geiser’s, etc.
12º dia: Aduana Argentina pelo Passo Jama, estrada até Jujuy;
13º dia: Las Lomitas, no meio do Chaco, subindo a Ruta 32 até a Ruta 81, trecho de Embarcacion até Formosa:
14º dia: Estrada até Corrientes;
15º dia: Aduana brasileira em Uruguaiana, estrada até Alegrete;
16° dia: Chegada em Porto Alegre

Uns 9,5 mil km.

Infelizmente estou indo solo, os roteiros do pessoal que saiu ou está saindo para as trips de verão, não combinaram......

Agora é só esperar a saída, está tudo pronto, todo o material separado esperando ser acondicionado nas malas, o celular já está habilitado, o câmbio já está feito, a revisão geral, etc, etc, etc,....

um abraço aos amigos do forúm e um feliz ano novo, repleto de muitos km de estradas por esse mundo a fora.

Edu's

Giovani16
30/12/2013, 10:20 PM
Boa viagem Edu's, aproveite bastante e nos conte como foi!!!

Abraço.

Marco_Canis
31/12/2013, 11:44 AM
Boa viagem Edu, nos encontramos no Atacama para a foto!

Abraço!

Leão
01/01/2014, 10:01 PM
Boa Viagem Edu´s... Vá com DEUS e conosco na garupa!

Grande abraço, nos mantenha informados...

Edus
01/01/2014, 10:21 PM
Valeu Galera
Obrigado pelas mensagens, estou com o coração a mil, faltam poucas horas, a XT tá lá fora, coberta pela capa e prontinha para zarpar, amanhã a noite estarei em Uruguaiana, desta vez estou levando mais material, mas coube tudo, está meia pesada mas é uma moto guerreira, vai me levar a me trazer em segurança.
Taqui a guria.....
http://imageshack.com/a/img24/6363/yl4b.jpg

Leão
05/02/2014, 09:51 PM
Onde está Edu's???????????

Edus
10/02/2014, 10:12 PM
Buenas Meus Amigos

A trip rolou... e como rolou.... estou satisfeitíssimo de cruzar os Andes, milhares de km por estradas magníficas então, nem se fala, só quem já foi para uma aventura destas sabe o que rola.
Cheguei em Porto Alegre, na minha casa dia 14/01 as 21:30, depois do maior "tirão' de moto que já dei em minha vida, de Corrientes a Porto Alegre - 1025 km. Dia 15 fui para o litoral, onde já estavam a minha mulher e filho, fiquei até dia 30/01 sem acesso a internet, só tinha um tablet conectado mas não me animei a tentar organizar as fotos, caramba são 990 fotos e 42 vídeos, não tem Cristo que faça uma apresentação decente sem ficar infindável.....
Então decidi não perder mais tempo, vai ser somente algumas imagens, que possam retratar a dádiva que foi poder realizar esse sonho, Argentina - Chile - Peru.
a primeira foto que selecionei para vocês, meus amigos, foi a suprema aventura de subir e descer o Cerro Cristo Redentor... sem palavras.
Os desertos do Chile foram excepcionais, o Perú foi uma experiência completamente diferente, ninguém entendia o que eu falava, tinha que repetir e fazer sinais para o pessoal me entender.... mas curti muito, a Mano del Desierto foi um dos pontos altos dessa expedição.
Infelizmente, a caminho de Puno, tive de dar meia volta, muito frio e neblina complicaram demais o progresso, no meio das nuvens não passa de 30 por hora, já era lá pelo meio da tarde e eu percebi que não conseguiria fazer os 200 km que faltavam para chegar ao objetivo final - o Lago Titicaca. Quando começou a cair granizo eu achei umas biroscas na beira da estrada, parei, tinha um grifo (sem bombas, não entrei mas deveria ser só uns galões) e duas "vendas", onde as peruanas - super típicas, não quiseram me vender nada, na segunda birosca tinha até uma garrafa térmica e uma lata de nescafé na mesa, mas as diabas não quiseram me vender, e eu morrendo de frio... depois achei que não tinha éra água quente ou fogo, para fazer um café ou um "T". Apareceram duas vans, querendo algo para comer e, também, não levaram nada, o motorista de uma das vans me falou que estavam voltando a Moqueguá porque havia muito gelo na pista e estava perigoso demais. Dali voltei, exatamente 80 km depois de Moqueguá, mais 210 km e eu estaria em Puno..... mas não deu.
Foram treze dias e 8.433 km.

http://imageshack.com/a/img801/9576/prjb.jpg

***BQN***
10/02/2014, 10:24 PM
Parabéns Edu's!!!

Aos poucos vá postando as fotos e os videos prá ir matando nossa curiosidade.

Edus
10/02/2014, 10:39 PM
A XT é guerreira mas........
A CORRENTE ARREBENTOU.......
Todos no fórum foram contra a tal dica do super mecânico, usar uma corrente de CB300....hahahaha, só não perdi a moto ou me matei porque foi na saída de um posto,a uns 30 por hora, no finzinho da viajem, chegando em Libres, já quase sem gasolina - a XT correspondeu a minha expectativa, rodou muitos trechos a 140/150...mas como bebe... 14 km/l, a 120/130 km/h eu conseguia umas médias por volta de 17/18 km/l.

Aqui eu fudido
http://imageshack.com/a/img585/9587/sjtk.jpg

Aqui eu já recuperado, uns 40 minutos de trabalho para instalar a corrente reserva... com essa parada e mais a aduana de Uruguaiana eu ainda consegui dormir na minha cama, no último dia de viajem, foi corrido, só parei para comer alguma coisa em Butiá, umas 4 ou 5 hs da tarde, fora isso era secar o tanque, parar e abastecer, tomar uma água e estrada até secar o tanque novamente.

http://imageshack.com/a/img836/4736/0ffl.jpg

Edus
10/02/2014, 10:55 PM
Aqui foi o mais longe que consegui chegar, umas biroscas bem rusticas, não havia luz ou piso nos locais que entrei, tentando tomar uma café bem quente, ou qualquer outra coisa, mas a Peruanas que me atenderam, além de quase não nos entendermos, não quiseram me vender nada....

http://imageshack.com/a/img163/9899/xcvs.jpg

Aqui vocês poderão ver a quantidade de neblina que me fez dar meia volta e descer até Moqueguá para tentar no dia seguinte ou dar uma volta maior, não fiz uma coisa nem outra, no dia seguinte as montanhas continuavam cobertas de nuvens e não me animei a prolongar a trip, já estava com saudade de casa, do meu gurizinho principalmente

http://imageshack.com/a/img547/1695/k5fx.jpg

Pierozan84
11/02/2014, 02:03 AM
Que bom que fez boa viagem, apesar do (im)previsto. O pessoal tava preocupado, pois não destes notícias.

Zé Graff
11/02/2014, 12:03 PM
SEja então, mto bem vindo de volta.
Siga apresentando tuas fotos.

Marco_Canis
11/02/2014, 03:53 PM
Show de viagem Edu! No fim nao conseguimos nos encontrar por lá, mas que bom que deu tudo certo.

Minha trip também rolou sem grandes imprevistos, a não ser a XT que começou e embolar em baixa, ainda não descobri o que foi, rodou uns 3 dias assim e se arrumou sozinha rsss.

Achei a viagem um tesão, como voce mesmo disse, só quem já foi pra compreender.

Grande abraço!

Tomasini
11/02/2014, 06:15 PM
Showwww grande aventureiro.

Bom saber que estas em casa e bem, ao lado da família.

Fica a lição e muitas estórias para contar.

Abração

Christofer
13/02/2014, 05:01 PM
Que viagem amigo... parabens e que bom que foi só a corrente.

Edus
19/02/2014, 11:11 PM
Meus Amigos, aqui vai mais uma palhinha....
Uma curva a mais de 100, siando de SPA, na subida gelada do Paso Jama, tinha uma pedra... bem na minha tangente, não deu para desviar, o resultado foi um retentor da bengala estourado, ainda não mandei arrumar, a XT tá lavada e guardada embaixo da capa, esperando os "pilas" entrarem para levar para a oficina. A foto da passagem para a Bolívia, a caminho do Paso Jama era uma das lembranças que busquei nesta trip. A última é um flagrante dos desertos...., meu depois que tu passa de Los Villos - subindo a Ruta 5 é só areia....

http://imageshack.com/a/img819/865/tx3j.jpg

http://imageshack.com/a/img706/1731/8w0w.jpg

http://imageshack.com/a/img401/5464/f7ou.jpg

Edus
19/02/2014, 11:15 PM
QUERO VER QUEM TEM ESSA!!!!!!

http://imageshack.com/a/img32/6236/xft4.jpg

Edus
19/02/2014, 11:23 PM
A placa tava no meio da pista...

http://imageshack.com/a/img853/7387/efr9.jpg

Eu estava com medo de não achar a 660 e parei nesta, a bendita estava 200 m a frente.... rsrsrsrs

http://imageshack.com/a/img838/4116/kfgf.jpg

Essa eu vi a do João Hilário e achei a placa, só não botei a moto ao lado porque estava meio perigoso, não é acostamento e os caminhões estavam passando meio perto...

http://imageshack.com/a/img571/7048/8lkm.jpg

Edus
04/03/2014, 11:47 AM
Buenas meus amigos, aqui vai mais uma palhinha da aventura Atacama Jan 2014.

Chegando ao Peru.

http://imageshack.com/a/img35/3509/wvbv.jpg

Entrando em Tacna.
http://imageshack.com/a/img836/2078/nr4v.jpg

Vai uma Inca Cola aí??? É doce, amarela e tem bastante gás, fora o fato de que é fabricada pela Coca-Cola. Não me pergunte o gosto, é doce.....
http://imageshack.com/a/img844/5456/4p8q.jpg

Saindo de Tacna, a cidade é relativamente grande, mas não tem edifícios, deve ser por causa dos terremotos, nesse ponto eu iniciava a subida da Cordilheira, de Arica até aqui foi pelo litoral, altitude zero, tem essa subida de serra, depois um deserto bem vermelho e, a partir de Moqueguá, a paisagem muda.

http://imageshack.com/a/img802/5293/i1y2.jpg

Ôpa!! Puno tá logo alí..... duzentos e poucos km depois de Moqueguá, tá no papo......hehehhe

http://imageshack.com/a/img829/8028/fggi.jpg

De Tacna a Moqueguá foi um tiro rápido, um retão no deserto....

http://imageshack.com/a/img577/1369/d38q.jpg

Passei batido por Moqueguá e fui em direção a Torata, só subida e muiiiiiiita curva.

http://imageshack.com/a/img21/827/ouem.jpg

Aqui pode-se ver Toratá lááá em baixo e as malditas curvas intermináveis, nesse ponto comecei a sentir que não chegaria a Puno, era umas 3 ou 4 da tarde, faltava perto de duzentos km mas não estava rendendo nada, só trinta - quarenta por hora, e o pior estava por vir, só subindo, subindo, subindo, o frio tomando conta e..........
http://imageshack.com/a/img577/2411/p3ln.jpg

Então aconteceu o pior....entrei no meio das nuvens, um frio de rachar, parei na beira da estrada para trocar a segunda pele de calor para a de frio... me esqueci da luva segunda pele e me ferrei, as mãos congelaram e eu não conseguia mais fazer a troca de marchas e frear a cada 50 mts, mais ou menos...

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/812/qxuz.jpg

Consegui ir até esse ponto, 55 km depois de Torata. Na placa aparece a distancia ao "peaje", pois bem, ali parei para trocar a viseira fumê pela cristal, os guardas me recomendaram a não subir com neblina, não dei bola, mas perguntei se a estrada continuaria a subir, a resposta foi de que iria a 4,9 mil mts e nesse ponto era 3,4 mil mts.

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/46/yam7.jpg

Próximo desta placa ficava esta "birosca", ali tem um grifo, mas sem bombas, como não precisava de gasolina nem entrei, mas tinha dois "comércios" (venda-restaurante-buteco, sei lá) eu estava congelado e pedi algo quente para beber, não me venderam, numa das biroscas tinha uma garrafa térmica e uma lata de nescafé sobre a mesa, apontei e pedi um café quente, mas não quiseram me atender, depois cheguei a conclusão que não tinha era a água quente, ali não tinha eletricidade, muito menos vegetação para arrumar lenha e fazer fogo, então não poderiam me atender naquele horário, umas 5 da tarde, logo que parei começou a cair granizo, uma van encostou (também não venderam nada para eles, na verdade só tinha bebida fora do gelo) e o motorista me falou que estavam voltando por causa do gelo na pista, nesse momento desisti de continuar a subir, ainda faltava muito para Puno, estava no fim da tarde e eu completamente congelado.

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/41/r920.jpg

Dá só uma olhada na visibilidade, agora imagina o risco que é pilotar na beira dos precipícios, enxergando uns dez metros a frente.....

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/138/oyzb.jpg

Entrei em Torata mas....não tem hotel, tive que continuar descendo e dormir em Moqueguá.

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/36/t9ch.jpg

Dormi em Moqueguá e, de manhã dei uma olhada para o céu, na direção que eu precisava ir, só nuvens pretas..... me mandei de volta, rumo ao ATACAMA, mas isso fica para contar outro dia....rsrsrsrs

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/36/plzp.jpg

Paul Barrett
05/03/2014, 03:32 AM
Edu's, ótimas fotos, retratam bem a areia que tem por lá... pra asfaltar, é só levar o piche, pq areia e pedra... rssss

Muito bom esse caminho pro Peru, pretendo ir pra esses lados na próxima, só não sei quando... quem sabe ano que vem. Agradeço pelas informações e fico triste por vc não ter chegado no Titicaca... é um dos meus objetivos. Quem sabe se estivesse acompanhado, fui solo e sei como é, não é prudente arriscar. Falando em risco, vai se lembrar do que eu disse quando da sua decisão de colocar uma corrente inferior, recomendada por um mecânico que provavelmente só deu voltinha no quarteirão pra testar uma XT: que já que queria se arriscar, que fosse na mão de veludo... tinha quase 100% de certeza que vc não voltaria com aquela corrente, e preocupação maior ainda com sua integridade física... deu sorte, aprendeu pela pior maneira, com certas coisas não se economiza. A certeza era tanta que alguém que não me lembro perguntou o que achava da sua decisão e eu respondi que vc não terminaria a viagem sem arrebentar a corrente. Fui pela minha experiência, com uma VP2, e quase termino como vc. Na próxima, saio com corrente zerada e testada por algumas centenas de km...

Pronto pra próxima?

ManuelJS
05/03/2014, 10:41 AM
Belas imagens e relatos. Até me imaginei na situação!!

Quando crescer quero fazer uma desta.

Edus
06/03/2014, 01:36 PM
Valeu Paul, o mecânico que me recomendou a corrente"sem emendas" da CB 300 não sabe nada, a dita cuja rodou 4 mil km e começou a lacear barbaramente, fui até Arica, ali comecei a esticar a corrente todos os dias, e esticar como nunca tinha visto, sempre regulei com uma volta na porca de ajuste, nesse casso tinha de ficar apertando até a corente ficar com uma folga adequada.
Tu tem razão, sozinho a gente acaba não encarando as adversidades, eu fiz tudo errado, para tentar a passagem pelas grandes altitudes, tem de começar logo de manhã, eu estava passando por Torata umas 3 ou 4 da tarde, não teria a menor chance de chegar a Puno de dia, iria cair a noite - e a temperatura, e eu estaria no meio do caminho, teria sido um suicídio.
Mas fiquei na vontade, quem sabe na próxima a preparação rola melhor e eu consigo passar pelos 5 mil mts...... quem sabe 2015??????

um abraço

Edu's

Hei Manuel, que isso cara? tu já é grandão, tem uma xtzona 2012, falta programar e cair na estrada, planeja umas férias.....15 dias e uns U$ 2,5 k tu chega lá. 2015 tá aí, eu vou de novo...... vai pensando na idéia.....

um abraço