PDA

Ver Versão Completa : Falta dos velhos tempos...

Super Teko
19/05/2013, 03:30 PM
Eu não tomei outro tombo, mas estava pensando, antigamente eu tinha uma XLX250R e quando a gente tomava um tombo andando devagar não acontecia nada, a gente batia a mão nos joelhos pra limpar a areia, batia na roupa, levantava a moto e voltava a passear...

Hoje em dia se a gente cai de moto andando devagar se lasca todo, rala o corpo todo, quebra a moto toda, torce as bengalas, quebra as setas, arranha as carenagens, arranha paralama, arranha protetor de escape, amassa pedal, toma um prejuizo de uns 5 mil só de começo...

E não é exclusividade minha, se a moto cai até parada na garagem já dá algum prejuízo. Eu vejo uns vídeos no youtube onde o cara cai devagar com motos esportivas de alta CC e a moto praticamente se desmancha, espirra líquido pra todo lado, etc... O cara fica a pé...

Bem, será que isso acontece porque as motos de antigamente eram melhor projetadas ou as de agora que são mais pesadas? Ou sei lá porque isso ocorre...

A XLX250R saia de fábrica com um protetor de cárter que dava até pra levantar a moto por ele com um macaco jacaré. Ela não tinha os pesos de guidão, mas se vc caisse tb não estragava os punhos. Não arranhava nenhuma carenagem lateral, nem o pedal amassava que era todo de ferro grosso e robusto, e as canelas nunca torciam. Tb não lembro de ter feito revisões periódicas nela (sei que tinha que fazer) como são as da XT, e mesmo assim a bicinha nunca dava problema... ehhehehe

Sei lá, eu sinto falta da minha XLX250R... :)

LuizLima
19/05/2013, 04:00 PM
Éh!!! bons tempos!!!! onde o consumidor ainda não era tão explorado . . . . faz parte!!!!!

Super Teko
19/05/2013, 04:22 PM
https://www.youtube.com/watch?v=zGbJR8uXlJs

Pierozan84
19/05/2013, 05:48 PM
Eu nem tinha moto nestas épocas.... mas percebe-se a durabilidade daquelas motocas.

Tomasini
19/05/2013, 06:51 PM
Chamam isso de Obsolescência programada...

E não é só com motos...é com tudo...

E NÃO É EXCLUSIVIDADE BRASILEIRA !!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=h30xIxtDzl8

Muito bom o documentário: Comprar - Tirar - Comprar (em espanhol).

Super Teko
19/05/2013, 07:43 PM
Ótima matéria essa, e faz todo sentido. Aquelas lampadas eletrônicas que a gente compra de baixo consumo pra colocar nas residências parecem que saem de fábrica com um cronômetro programado pra explodir, fabricação Chinesa ainda...

Ainda vou comprar uma XLX250R, eu gosto da moto, quando eu encontrar uma pelas ruas vou perguntar se o dono vende.

Será que fica muito caro mandar reformar uma moto dessas e colocar pra andar novamente?

To seriamente achando isso viável, não só pela economia que isso vai trazer mas tb pela segurança, pois raramente vai dar um erro eletrônico ou falha complicada, nem bateria ela precisa pra funcionar, e ladrão nenhum vai querer roubar também.

Nem IPVA vou pagar certo?

Sei lá, vou amadurecer essa idéia...