PDA

Ver Versão Completa : Opinião sobre roteiro de viagem

gaff
27/02/2013, 10:12 PM
Boa noite, amigos!
Estou planejando fazer uma viagem de moto há bastante tempo. Neste ano terei a oportunidade de realizar esse sonho.
Fiz um roteiro ousado, com uma quilometragem puxada.
Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre este trajeto. Se está puxado demais, se dá pra ir, mesmo com um pouco de esforço (sofrimento).
Minha idéia é sair em agosto.
Vou de CB1000R. Talvez um amigo faça o apoio de carro. Caso contrário, vou sozinho (por enquanto).

Conto com a ajuda dos senhores!
Um abraço,
Guilherme Aquino

Primeiro dia
BH – Apiaí SP
Distância: 887 Km

Segundo dia
Apiaí SP – Lauro Muller – SC (Serra do Rio Rastro)
Distância: 643 Km

Terceiro dia
Descanso
Passeio pela Serra do Rio Rastro

Quarto dia
Lauro Muller SC - Chuí RS
Distância: 841 Km

Quinto dia
Chuí RS – Punta Del Este Uruguai
Distância: 226 Km

Sexto dia
Descanso
Passeio por Punta Del Este

Sétimo dia
Punta Del Este – Porto Alegre RS
Distância: 744 Km

Oitavo dia
Porto Alegre RS – Curitiba PR
Distância: 760 Km

Nono dia
Curitiba PR – Belo Horizonte
Distância: 993 Km

***BQN***
27/02/2013, 10:28 PM
É um pouco puxado... mas dá prá ir numa boa.

A volta é sempre mais complicada devido o cansaço. Se puder acrescentar pelo menos mais um dia prá dividir os km's do retorno... já alivia bastante.

Papito
27/02/2013, 10:38 PM
Olá Gaff,
particularmente acho tranquilo essa km "puxada", principalmente com CB1000 que oferece boa velocidade sem muito esforço. Porém longos percursos diários faz com que o motociclista não aprecie a paisagem, principalmente se estiver sozinho.
Abraço.

Paul Barrett
28/02/2013, 12:50 AM
Bom, de CBR 1000 realmente é mais fácil, mas nem por isso vai deixar de cansar, principalmente nos dias de maior km...

Quanto a ir solo, por um lado é melhor; pelo menos no meu caso, prefiro pela mobilidade, me concentro melhor na tocada, ando no meu ritmo, paro onde eu quero, quando eu quero, não preciso ficar monitorando ninguém pelo retrovisor, e estou mesmo acostumado é com isso. O lado ruim é não ter com quem dividir a viagem, as paradas, os pernoites e, no caso de alguma coisa sair errado, ajuda...

Boa viagem! Devo passar por Apiaí no final da semana que vem...

Saulo WDS
28/02/2013, 08:51 AM
Gaff

Em primeiro lugar parabéns pela escolha do roteiro.
Percebi que seu objetivo é conhecer Punta e voltar, se for, da tranquilo.
Porem se o objetivo for apreciar os caminhos curvas e outras coisinhas que as estradas oferecem, esqueça! nessa tocada mal da para tirar fotografias dos postos de combustiveis que você para para abastecer no caminho.

gaff
28/02/2013, 04:22 PM
Obrigado pelas dicas, pessoal!
Acho que vou diluir a volta com um dia a mais.

Abraços e mando fotos quando estiver viajando.

Guilherme Aquino

Pierozan84
28/02/2013, 05:09 PM
Eu iria a colonia e montevideo. "Já que tá que vá!!!!"

Na ida ao atacama teve um camarada com uma CBR 1000. O cara sentiu bastante os ombros. Salompa, dorflex e depois de alguns dias, paracetamol entraram na sua dieta diária.

Chegamos a fazer 1200 km num dia. Na quase totalidade do percurso andamos os 5 juntos, no mesmo rítmo. 120-130-140.... A viagem rendia, mas poderia render mais. Pq a CBR andava menos do que podia, e tinha que parar várias vezes. As trail andavam no rítmo normal, mas tinham que parar mais do que o normal. Não sei se me entendes.

Tanto que no penúltimo dia optamos por fazer 1200 km. As trail no mesmo ritmo, com menos paradas. A CBR (hora com a H6, hora com a BMW F800R) num ritmo mais forte e com mais paradas. Fechamos os 1200 todos juntos. E no outro dia mais 600.

Pra ti isso não vai ser problema. Afinal, vai solo.

Pra mim, a volta é mais fácil. Porque tu tá na ansiedade de chegar em casa.

Outra coisa. Tu vai conhecer Urubici? Se não for, não tem pq ficar o dia inteiro parado em Lauro Muller. Utiliza meio período. E tenta encaixar Colonia e Montevideo.

Os 226 km entre Chuí e Punta tu faz em 2:30 já com o tempo na aduana. Chegando em punta por volta das 11 h tu tem o resto do dia pra aproveitar.

gaff
02/03/2013, 10:44 AM
Prezado Pierozan84,

Obrigado pelas suas considerações. Eu não conheço nenhuma cidade da Serra Catarinense. Aliás, não conheço nenhuma cidade do estado de Santa Catarina.
Já lli na internet que Lauro Muller não tem muita infraestrutura para o motociclista, inclusive a recomendação para hospedagem em Orleans.
Não sei onde vou ficar... Você sugere alguma cidade que fique próxima à Serra do Rio Rastro que tenha boa infraestrutura?
E Urubici, é uma daquelas cidades que "não da pra deixar de ir"?

Em relação à motocicleta, a minha é uma CB1000R, e não uma CBR1000. Ela é uma naked, tem a posição de pilotagem bem confortável.
Já rodei 900km sem parar em um dia e não senti dores.
As desvantagens são a falta de proteção contra o vento, o que da uma velocidade de cruzeiro de 130 a 140 Km/h. Acima disso é muito desconfortável.
A autonomia também é baixa: tanque com 17L, roda 200Km e entra na reserva.

Um grande abraço,
Guilherme Aquino

Pierozan84
02/03/2013, 12:49 PM
Minha sugestão:

Primeiro dia
BH – Apiaí SP
Distância: 887 Km

Segundo dia
Apiaí - Urubici - 622 km
Se chegar com tempo nesse dia, e se o tempo (chuva, neblina) permitir, já dá um pulo na Serra do Corvo Branco e Morro da Igreja. Algo como 3h entre ida/volta/curtição. Pra ir até o Corvo Branco pega uns 5 km de chão, mas coisa boa.

Terceiro dia
Tens este dia pra fazer o Corvo Branco e Morro da Igreja (caso não faça no dia anterior) e ainda Rio do Rastro.
Aqui, mesmo com todos estes passeios, creio que consigas "tocar" até Osório/RS.
338 km via BR 101 Duplicada.
Podes optar em ir até Porto Alegre (90km de Osório via BR 290 Triplicada)

Quarto dia
Osório/RS - Punta del Este
Distância: 837 Km

Quinto dia
Meio Período - Passeio em Punta
Tarde - Punta - Colônia
Distância: 315 Km

Sexto dia
Meio Período - Passeio Colônia
Colônia - Montevideo - 180 km
Passeio em Montevideo

Sétimo dia
Montevideo – Porto Alegre RS
Distância: 800 Km Via Jaguarão/RS

Oitavo dia
Porto Alegre RS – Curitiba PR
Distância: 760 Km

Nono dia
Curitiba PR – Belo Horizonte
Distância: 993 Km

Mesmo número de dias e, meu entendimento, melhor aproveitados.

gaff
03/03/2013, 12:34 PM
Valeu, mestre! Essa é a diferença de quem conhece a região. Vou avaliar essa rota com muita atenção.
Abraço,
gaff

gaff
09/08/2013, 07:24 PM
Companheiros, retorno a esse post para um feedback da minha viagem. Por questões de trabalho, tive apenas 06 dias para viajar. Sendo assim mudei o roteiro e dei prioridade à Serra do Rio do Rastro.
Foi a melhor viagem da minha vida. Fiz um videozinho no Youtube com as fotos:

https://www.youtube.com/watch?v=QZyR8MkIb1M

Abração a todos

prancha
10/08/2013, 07:41 PM
Belas fotos!!!!

gaff
10/08/2013, 11:12 PM
Obrigado, prancha!