PDA

Ver Versão Completa : Barulho estranho?

actionmen
27/02/2013, 10:26 AM
Galera é o seguinte, de uns dias para cá veio notando um barulho diferente na cabulosa. Ou seja, quando estou adando nela devagar, perceber um barulho estranho, tipo tec tec e para passa um pouco novamente, tem hora que parece estralar. Pensei que era a corrente, fiz limpeza tirei as impurezas e nada. (Lembrando que meu kit é novo). Levei a bagaça na concessionária pare ver se os caras percebiam alguma coisa, também nada. Mas sei que tem alguma coisa, pois a gente que é acostumado sabe quando tem alguma coisa errada. No entanto, tem horas que percebo esse barulho está vindo do motor, mas acho meio estranho ter alguma coisa no motor. Voces me recomendariam o quê? Fico no aguardo!

MotoBeto
27/02/2013, 10:38 AM
É dificil descrever os ruídos ainda mais quando não se sabe ao certo a origem, mas vamos por eliminação:
Rolamentos?
Suspensão?
transmissão?
Válvulas?
Corrente de comando?

Algumas causas prováveis:
Gasolina adulterada?
Falta de lubrificação?
Contato entre partes mecânicas e fixas?
Pneu gasto?

Enfim, acho que não ajudei muito... hehehe!
Mas se der, tente fazer um vídeo para caracterizar qual barulho está identificando...

Abs

actionmen
27/02/2013, 11:08 AM
É mesmo amigo, vou tentar ver se consigo filmar esse ruído estranho. Pode facilitar de meus caros amigos me derem alguma sugestão.

Silvio
27/02/2013, 01:09 PM
Actionmen, já tentou esticar/soltar um pouco a corrente? Na minha eu também ouvia este "tec, tec" estiquei um pouco a corrente, e o barulho parou.

Soueu
27/02/2013, 01:24 PM
Via cel.

Havia um barulho intrigante na minha. Depois de muito pesquisar descobri ser a bomba de gasolina.
Demorei e ajustei os encaixes plásticos e o barulho acabou.
Funcione o motor com a tampa do tanque aberta e perceba se há este ruído.
Mas cuidado com o líquido inflamável.

Soueu
27/02/2013, 01:31 PM
desmontei o tanque e retirei a bomba .
O barulho vinha dos encaixes das partes do corpo plástico.
Fiz um tutorial no motonline.

http://comunidade.motonline.com.br/forum/46-yamaha/532729-ru%C3%ADdos-estranhos-bomba-de-gasolina.html#561557

Rafael Gimenes
27/02/2013, 02:54 PM
não querendo abusar, mas poe o link ai amigo.

actionmen
27/02/2013, 05:58 PM
Ué galera posso até tentar seguir esses passos. Na verdade o barulho parece ser de atrito de alguma parte de ferro e não de plástico, por isso estou intrigado. Pensei em filmar, mas fica meio complicado. O jeito é ir andando e ver se consigo perceber ou andar até fuder tudo logo essa porra! rs rs

Marello
27/02/2013, 06:13 PM
Actionmen, parece doidura, vejo aqui que todos ja ouvimos barulhos estranhos...

Na minha foi o seguinte: comprei uns escapes esportivo e utilizei na minha magrela uns 6 a 7 meses, ae de uns dias pra ca comecei a escutar uns tec tec.
para ter uma melhor audiçao do tec tec, tirei os escapes esport e coloquei os originais, nué que sumiu o barulho. A moto ficou lisinha novamente.
Acho que as danada são bruta mesmo....rsrsrsrsrs

Vou por o scap sport denovo.....

abraços....

Soueu
27/02/2013, 06:32 PM
não querendo abusar, mas poe o link ai amigo.

http://comunidade.motonline.com.br/forum/46-yamaha/532729-ru%C3%ADdos-estranhos-bomba-de-gasolina.html#561557

Soueu
27/02/2013, 06:56 PM
Outro dia em um estradão rural, tirei p capacete para sentir o vento no rosto ( como nós os mais antigos faziamos antes da obrigatoriedade correta do uso do capacete). Putz, fiquei impressionado com a barulheira que é a xt. ... é a genética dela, creio eu.

actionmen
28/02/2013, 10:25 AM
Não sei nao, pode até ser coisa da minha cabeça. No entanto, ela não fazia esse barulho, de um tempo para cá que começou, vou ver se eu leve em mais alguns lugares aqui para ver se é coisa minha mesmo ou se realmente é possui algum problema.

actionmen
11/03/2013, 11:03 AM
Galera! Pensei que o barulho vinha do motor, mais se fosse no motor, quando ligasse a moto, ela apresentaria também o barulho. No entanto andei percebendo melhor e parece que o barulho está vindo realmente da corrente, existe a possibilidade do kit relação com 3 mil km rodados está apresentando esse tipo de estralo? Será que eu trocando resolveria essa bagaça, fico com medo da corrente arrebentar comigo.

TiagoKxuera
11/03/2013, 11:53 AM
actionmen,
Não sei se isso pode estar ocorrendo contigo, mas comigo já ocorreu (não na XT): Suspensão traseira.
Na minha finada XRE, pelo menos uma vez a cada 8.000Km eu tinha que mandar desmontar tudo e lubrificar.
É mais fácil perceber o barulho, pois só acontece quando a suspensão esta trabalhado, nos vai-e-vem, buracos etc...
Abrass,

actionmen
11/03/2013, 02:37 PM
Galera outra coisa, pode acontecer de ser também os rolamentos ou as buchas da roda traseira estarem fazendo isso ou não? Tava percebendo e os estralo é quando você dá uma arrancada na marcha forte ou seja, quando saio com ela ou quando passo da 1 para a 2ª ai o estralo aparece.

Leão
11/03/2013, 04:12 PM
Cara tenta dar uma olhada se o teu rolete da corrente ainda está lá, acredito que o que tu te refere é o raspar da corrente no FERRO, não tem mais a buchina do rolete.

Se não pode ser um monte de outras coisas mesmo, coloque a moto no cavalete central ou num apoio, ou peça para alguém erguer a moto no pesinho e rode a roa em ponto morto, perceberá de onde vem o barulho com certeza.

actionmen
11/03/2013, 04:36 PM
Pensei que fosse os roletes, mais os mesmos estão ainda lá. Na verdade não é como se estivesse ferro ralando no ferro e sim uns estralos tec tec na hora do arranque mais com a moto em baixa (marchas fortes), quando está em alta, a mesma nao se ouve esses estralos.

actionmen
13/03/2013, 04:59 PM
Galera! Troquei a meleca da corrente e parou de fazer barulho, ou seja, era a danada que tinha bichado mesmo. E vamo, que vamo!

Marello
13/03/2013, 05:24 PM
É isso ae, tração nos pneus, e vamos fazer o mundo girar..........

Super Teko
14/03/2013, 02:26 AM
Caramba actionmen a corrente deu problema com 3000 Km? Que corrente era essa? Me fala a marca que é pra eu nunca comprar igual! hahahaha

actionmen
14/03/2013, 09:37 AM
Caro amigo Super Teko, a marca é da KMC, porém o cara falou que ela deu prego, foi por causa de má lubrificação. Ele disse que ele patrocina dois competidores profissionais e eles usam essa mesma marca e me diz que ela aguenta o tranco. Coloquei novamente a mesma marca, vou ficar de olho nessa lubrificação e ver realmente se isso procede. Fica a dica, agora não sei se o cara me barulhou para eu comprar, no entanto resolveu a barulheira.
Outro ponto engraçado! Resolveu o problema da barulheira, no entanto, após a colocagem da corrente, agora parece que o tem outro barulho, mais é daquela roldana em baixo, parece o do tensionador, pois antes parece que a corrente nao raspava nela, e agora está raspando isso é normal, sinto que essa roldana minha nao gira correntamente junto com a corrente, será que tenho que trocar essa roldana também ou isso é normal também?

Rafael Gimenes
14/03/2013, 03:50 PM
Kra anda com essa moto fio...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Hélio Alves
16/03/2013, 03:11 PM
AMIGÃO, TE DOU UM TOQUE, QDO TROCAR A RELAÇÃO TEM QUE SER COMPLETA, ESSE NEGÓCIO DE TROCAR SOH CORRENTE, OU SOH COROA, OU SOH PINHÃO, NUM DÁ CERTO, O NEGÓCIO EH FAZER O REPARO POR COMPLETO, E MANTER A MESMA SEMPRE ESTICADA E LUBRIFICADA, "A MANUTENÇÃO EH TUDO", ESSE DIAS TIVE O DISPRAZER DE VER UMA XT ARREBENTANDO A CORRENTE AQUI NA CARVALHO PINTO... E VOU TE FALAR O BRAÇO DO CARA FICOU SOH O CACO, ESTAVA SEM JAQUETA E APAVOROU QDO A CORRENTE ARREBENTOU E FOI PRO ACOSTAMENTO , COM AQUELE ASFALTO TODO GROSSO , IMAGINE A SITUAÇÃO DO CAMARADA... E AINDA ESTAVA PREOCUPADO COM A MOTO DEPOIS DE ESTAR TODO RALADO... EH FODS.... COM A MANUTENÇÃO NÃO SE BRINCA.... UM ABRAÇO...ha...ha

Super Teko
22/03/2013, 03:09 AM
Olá actionmen,

Fui lá ver essa roldana da minha e ela gira bem facilmente quando eu passo o dedo, acho que você pode tentar lubrificar só a roldana com WD40 pra "lavar" a graxa que deve ter agarrado no eixo dela heim.

Mas como o assunto é corrente com defeito, deixa eu contar uma coisa...

A minha moto anterior estava com a relação de fábrica, com menos de 4.000Km rodados, ou seja, relação nova. Ai eu inventei de lavar a corrente com querosene como manda no manual. Pois bem, lavei, sequei e lubrifiquei com uma graxa em spray Molysil, própria pra corrente de moto.

Pois bem, depois de uns 500Km eu observei que um lado da corrente estava com os retentores meio que finos demais, e as rodinhas de metal internas de cada elo parecia estar com um espaço maior entre as 2 laterais... Esse espaço se dava pq os retentores pareciam estar finos demais.

Ai eu vi uma foto da corrente acho que do Barah, aqui no forum, mostrando O MESMO problema.

Eu fiquei encucado com isso, eu acho que se não foi o querosene e nem o Molysil em spray foi defeito de fabricação na corrente original, pq os retentores se danificaram.

Acho que talves possa ter sido o fato de andar com ela sem lubrificar no inicio quando ela era 0Km ou talves eu tenha deixado querosene na corrente de um dia pro outro (sem lavar direito).

O fato é que agora que estou com uma relação 0Km eu pretendo lubrificar ela com oleo de motor mesmo ou aquele spray da motul, e também não estou muito animado a lavar com querosene novamente não, fiquei meio traumatizado com isso. Talves o querosene esteja misturado com alguma substância diferente que come borracha sei lá, nesse Brasil tem de tudo, tem até suco de maçã Ades com detergente!

Mas uma coisa é certa, tem que manter a corrente sempre lubrificada, SEMPRE!

Super Teko
22/03/2013, 03:17 AM
actionmen, só pra completar, o defeito que deu na minha é o mesmo desse:
http://xt660.com.br/showthread.php?69-Sistema-de-Transmiss%E3o-da-XT660-%28Corrente-Coroa-Pinh%E3o%29

Note que os retentores dele chegaram a desaparecer totalmente, os meus ficaram bem finos, acho que iriam desaparecer também.

Eu falei "retentor", mas o nome certo é o'ring.

Vamos manter esses o'rings danadinhos molhadinhos de óleo! hehehe

actionmen
25/03/2013, 10:02 AM
É galera, depois da troca da corrente, tinha ficado apenas um barulhinho da roldana, agora a mesma também parou, felizmente. Agora é lubrificar direito essa corrente, e não deixar ela mais secar. O problema que aqui em Goiânia anda uma chuva do caralho, mas paciência, melhor molhar do que andar de buzu. rs Valeu galera!