PDA

Ver Versão Completa : De extremo a extremo, um país revisitado.

Atobá
11/11/2012, 09:54 PM
Srs.
Enquanto organizava as fotos da minha ultima viagem,durante o fim de semana,decidi que o proximo roteiro,em julho de 2013, vai do Chui até Vira Onça perto de Puxa Faca, em Roraima por "fora da estrada".
Algo em torno de 10 mil km mais os deslocamentos caso aconteçam.
Desta vez vou solo pois por mais prazeroso e seguro que seja viajar com amigos,preciso de total autonomia para uma jornada destas.
A moto deverá ser a CRF 250 L com a duração de 50 a 60 dias e pretendo despachar a moto no inicio e no fim da viagem.
Que viver,verá.

Gus Maua
11/11/2012, 09:59 PM
eu quero viver pra ver e aprender !!!!! vamos acompanhar mais uma aventura do grande Atobá !!!

Geovane
11/11/2012, 11:38 PM
Já estou acompanhando o tópico. Por enquanto, desejo um excelente planejamento.
Viverei sim. Saúde!

acdurigan_piu
12/11/2012, 09:16 AM
kkkkkkkkkkkkkkkk bem q eu disse em!!!! do Oiapoque ao Chui é o q faltava p/ vc!!! depois pode aposentar!!!!

Zé Graff
12/11/2012, 10:02 AM
Era mesmo o que faltava.
Por aqui, estou as ordens. Abraço

Lucio Bot
12/11/2012, 09:01 PM
Já estou imaginando as fotos e lugares ...... que o "desbravador" Atobá nos proporcionará!!!!

Ainda chego em uma destas!!!! rsrsrs

Alexandre
12/11/2012, 09:50 PM
Mais uma do Mestre Atobá. Vamos acompanhar essa também :D

***BQN***
12/11/2012, 09:53 PM
Essa é uma viagem que gostaria de fazer.

Bom planejamento, Atobá!!!

Giovani16
12/11/2012, 10:26 PM
Acompanhando e torcendo pelo sucesso da Expedição!

Atobá
12/11/2012, 10:47 PM
Obrigado pelos votos de sucesso meus amigos.
Desde já estou vendo que a grande dificuldade vai ser levantar o roteiro.Este país esta se transformando muito rápido e muitas estradas estão sendo asfaltadas.Vai dar trabalho mas vou em frente.Aceito dicas de todos para ajudar no levantamento e vou fazer uma rota básica relacionando as principais cidades para depois cuidar do meio.Uma coisa que já está certa é a inclusão da BR319 e a perimetral norte no Pará e em Roraima.
Tenho tempo para o roteiro mas vou tentar faze-lo o quanto antes para ver se é possível algum apoio neste tipo de viagem.
Abcs a todos

WGripa
12/11/2012, 10:48 PM
Mestre, show hein... Mas essa de aposentar depois dessa, num tá com nada hein... kkkkkkkk

Paul Barrett
12/11/2012, 11:09 PM
Atobá, roteiro grandioso... vai render muitos km e muitas fotos... no que precisar de apoio estamos aqui...

E vamos ver se a CRFL vai aguentar que nem as antigas... a Honda ainda não conseguiu substituir a antiga XL, espero que nessa acerte a mão!

acdurigan_piu
13/11/2012, 08:47 AM
INFORMAÇÃO,LAZER,DICAS DE VIAGENS,AMIZADES........
AQUI TEM MUITA MAS CUSTA PARA MANTER
CAMPANHA 10%.20 REAIS É MUITO POUCO

q siginifica isso Atobá?

Atobá
13/11/2012, 11:20 AM
Menino Piu.
De uma olhada aqui para vc entender melhor:

http://xt660.com.br/showthread.php?1071-%A9-Presta%E7%E3o-de-Contas-aos-Colaboradores&p=74660#post74660

acdurigan_piu
13/11/2012, 11:42 AM
ja dei o coiçe!!! a moda PIRAJU!!! rs....

Piraju
13/11/2012, 05:46 PM
Acho que alem de faze do Iapoque ao Chui você deveria tentar passar pelo ponto Geodésico do continente. ficaria uma bela de uma viagem, sei que já passou por este ponto porem acho que vale pela bela viagem que vai fazer.

VRG
14/11/2012, 08:25 AM
Que essa seja mais uma aventura com muito sucesso!

Já estou ansioso para ver as fotos.

acdurigan_piu
14/11/2012, 08:38 AM
PIraju ele passou mas não sabia viu!!!!! kkkk

Atobá
27/11/2012, 06:40 PM
O levantamento já começou e a coisa promete.Do RS até a divisa com o Paraná pronto.
Zé,prepare o churras que vou passar por aí.
Sofrendo com a pressão de pessoas próximas por viajar sozinho.Tentando argumentar mas vamos ver no que dá.

Paul Barrett
28/11/2012, 02:56 AM
Dá uma passada por aqui que os amigos conhecem bem a região pelas trilhas... saem daqui pra Minas toda hora, com motos sem placa...

Zé Graff
28/11/2012, 07:14 AM
Atobá,
não demora que o fogo já está pronto ...
Estaremos te aguardando

acdurigan_piu
28/11/2012, 09:35 AM
Mestre sugiro q reveja suas ideias e faça analise do meu curriculun:

Curriculum Vitae

Nome : Alexandre C. DUrigan
nasc: 29/09/1980
Local onde reside: Tiradentes 213 MOnte Alto SP

Objetivo

Ir de apoio na viagem extremo ao extremo, ao amigo Atobá para eventuais problemas gerado, nos lugares inospitos,
sabe arrumar pneu?
sabe resolver problemas mecanicos?
se quebrar no meio do caminho quem vai ajudar? vai ligar p/ o seguro?

Experiencia proficional:

Seis anos rodando em trilha;
Cinco anos fazendo caminho da fé;
Cinco anos como rato de oficina;
Cinco anos em vendas de peças;
Curso Race Tech; curso teorico pratico;
Experiência no teorico e na vida....

se quiser fotos fotos do certificados, teoricos eu passo

PROGRAMA LEVA EU!!!!!!!

fotos em anexo:

http://farm9.staticflickr.com/8339/8225892163_77f385fa77_z.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8487/8225883107_d05f2e5779_z.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8477/8226952720_9eefd4934d_z.jpg

Leão
28/11/2012, 10:11 AM
PIU, que curriculum hein???

mas esclarece... esse ovo é cozido? É pra comer ou é mais uma ideia maluca de solução de problemas na moto, assim como KY e WD 40 nos Pneus. hehehe

Gus Maua
28/11/2012, 10:13 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Programa Leva eu foi o melhor

dps dessa o Atobá leva

acdurigan_piu
28/11/2012, 10:15 AM
Giovani isso é p/ tampar furo em radiador!!!

só coloca a clara e não a GEMA!!! a clara cozinha e tampa o furo!!!!

Atobá
28/11/2012, 10:35 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Boa Piu.
Vc esqueçeu uma coisa muito importante:
NÃO RONCA!!!!!!

Falando sério,
A Dani e uma irmã estão pegando no meu pé por causa do viajar solo.
No mais ,vc pegou pesado quando perguntou se sei fazer alguma coisa pois sou um zero a esquerda no quesito mecanica.Sou bom em ter paciencia para achar a solução mas não arrumo quase nada então;
Vc promete que não vai pedir restaurante Japa no meio da transamazonica?
Promete não me fazer passar vergonha comendo metade do rango que era para 6?
Promete manter sua bagagem mais arrumada para sair melhor na foto?
Promete ligar para a Léa todo dia,quando houver sinal?
Promete não ficar atrasando a viagem mandando msg pelo FB/Orkut e os 10 fóruns que participa quando a gente para para abastecer?
Promete não perder o GPS?
Promete não andar tão devagar?
Promete se encarregar das filmagens,dos angulos das GOpro e afins?
Promete continuar sendo o cara de pau nas oficinas dos outros,pegando ferramentas emprestadas etc etc?
Promete.....

Caso as respostas acima sejam sim,temos 99% de fechar uma parceria.

acdurigan_piu
28/11/2012, 11:00 AM
Vc promete que não vai pedir restaurante Japa no meio da transamazonica?
impossivel!!! com monte de peixe quero sashimi!!!

Promete não me fazer passar vergonha comendo metade do rango que era para 6?
vou tentar!!! mas sabe q como por 2, eu e a claudia (minha solitaria)

Promete manter sua bagagem mais arrumada para sair melhor na foto?
vou tentar!!! na proxima levo menos coisas ai não da p/ bagunçar!!!

Promete ligar para a Léa todo dia,quando houver sinal?
kkkkk sim se não to morto!!!

Promete não ficar atrasando a viagem mandando msg pelo FB/Orkut e os 10 fóruns que participa quando a gente para para abastecer?
prometo!! vou contratar um acessor p/ mander o mundo informado!!!

Promete não perder o GPS?
prometo!!!! o garmin tem chave e não cai!!!

Promete não andar tão devagar?
kkkkk prometo!! se formos de crfL ai coisa vai render, pois dela eu não tenho dó não!!!

Promete se encarregar das filmagens,dos angulos das GOpro e afins?
sim prometo!!!! vc vai ver q as dessas viagens foi otimas!!!

Promete continuar sendo o cara de pau nas oficinas dos outros,pegando ferramentas emprestadas etc etc?
opa na hora!!! isso sou mesmo!!! é só ser educado e pedir com "jeitinho"

Promete.....

Caso as respostas acima sejam sim,temos 99% de fechar uma parceria.

desculpe mas não sei mentir p/ ter aprovação!!! kkkkkkkkkkk

CAMPANHA LEVA EU!!!!!!

Atobá
28/11/2012, 11:30 AM
Fechado Piu.
Vou avisar a Dani que pode ficar tranquila.
Ligo para vc ainda hj ok?

Geovane
28/11/2012, 11:50 AM
Muito boa essa. Campanha LEVA EU absolutamente eficiente. Certamente o Mestre fez a análise custo x benefício (kkkk).

Legal a parceria. Boa jornada. Saúde !!

Atobá
28/11/2012, 11:57 AM
Geovane.
Eu não tendo que que pagar a comida do animal,o resto é lucro pois ele realmente entende de mecanica e é um tremendo cara de pau.
O unico problema é um baiano entender o dialeto la da região de Monti Arto.

acdurigan_piu
28/11/2012, 11:58 AM
CAMPANHA LEVA EU!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu ia colocar umas condições p/ ir tb!!! mas no caso eu to sendo escolhido e não escolhendo kkkkkkkkkkkkk

OBAAA JA ENTÂO TENHO ENTREVISTA MARCADA? precisa levar as pastas com certificados?

Paul Barrett
28/11/2012, 12:14 PM
Beleza Piu... O Batman não podia ir sem o Robin nessa... kkkkkkk

acdurigan_piu
28/11/2012, 12:20 PM
eeee PAUL sai FORA esse negocio da ROBIN!!!!!! ele é gay!!!! eu sou MACHO!!! e tb não vem com essa q sou macho até de baixo de outro macho!!!! q homi da alergia!!!!

vamu fazer assim ele pode até ser o bataman!!! mass eu vou ser o bob esponja, o ritintin, o garfild, o zé coméia, o inspetor bugiganga!!! qualquer coisa menos o robin!!!!

WGripa
28/11/2012, 02:56 PM
Filé hein... Como meu avô dizia...

Quem não chora, não mama...

E vimos na pratica que resolve.
SHOW...

Zé Graff
28/11/2012, 03:21 PM
Churrasco pra dois então ... ou melhor, pra dois e meio
Bem vindo PIU

acdurigan_piu
28/11/2012, 03:34 PM
ze!!!! nem se preocupa em fazer muita coisa!!!!!
mas primeiro preciso esperar Atobá me ligar, pois ainda não foi a entrevista de aceitação!!!!

uma panelinha dessa de arroz dessa

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/529990_364857186915719_1059325744_n.jpg

e um espetinho de porco p/ mim é o sufuciente!!!

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/380676_214698061931633_1617308861_n.jpg

Leão
28/11/2012, 03:38 PM
Zé, pelo que o Atobá tem dito pode preparar pra 5 esse churrasco, o cara é forte no garfo! (vide tamanho da criança)

acdurigan_piu
28/11/2012, 04:16 PM
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOPPPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAA

ATOBÀ ja me ENTREVISTOU e me aceitou!!! e TB ja me passou SERVIÇO!!!!! fazer o levantamento de SC a MT!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

agora volta o animo p/ trabalha pois tem q JUNTA o R$ p/ viajar!!!!

Mendez
28/11/2012, 06:12 PM
Cara vcs são foda!
Uma pergunta, Piu...vc vai com GS?

acdurigan_piu
28/11/2012, 06:24 PM
rs...não pretendo não!!!!! confesso q iria sem medo e dó!!! pelo q entendi passaremos por terchos da transamazonica onde dependendo do barro e trecho para atravessar a GS pode dificultar!!!

então to pensando na nova CRF250L ou uma tenere 250!!!! moto de baixo custo de manutenção, pois a terra deteriora a moto no minimo 2x mais rapido!!!!

Mendez
28/11/2012, 06:35 PM
Imaginei...eu iria de CRF, acho mais a cara da aventura, menos carenagem.
Quando tiver um roteiro definido, um trassado no mapa bota aqui pra nos da uma olhada, qm sabe a gente se encontra. Desde de ja fico a disposição dos amigos aqui na região da grande Florianópolis.
Boa sorte!

Saulo WDS
28/11/2012, 06:36 PM
agora volta o animo p/ trabalha pois tem q JUNTA o R$ p/ viajar!!!!

Piu você já até ganhou presente de casamento e ninguem ouviu você dizer que vai juntar grana pro casorio....kkkkkkkkkk
Esse kara realmente é dos nossos!!!

acdurigan_piu
28/11/2012, 06:50 PM
kkkkkkkkkkk SAulo desde quando p/ casa precisa junta R$!!!! casamento acaba com o R$ isso sim!!!!!

um dia eu caso mas tenho umas viagens antes kkkkk

Mendez agradeço desde já a diposição!!!!!

Atobá
28/11/2012, 07:23 PM
Caro Zé.
Vc nem imagina o que é a "criança" em ação.Para ficar mais em conta sugiro fazer bastante farofa.

Vixi Saulo.
Tenho que consultar a Léa.

Mendez;
Valeu caro amigo.Com certeza as serras do RS e SC estarão no roteiro.A ideia,depois de um regabofe la pelas bandas de Caxias é seguir,em 2 dias, até Urubici onde começamos a seguir para oeste.

Paul Barrett
29/11/2012, 12:16 AM
Sacramentada a parceria... Atobá e seu fiel escudeiro Piu rasgando o país de sul a norte...

http://i1140.photobucket.com/albums/n574/PaulBarrett59/Photos_XT660_net/BatmanRobin.jpg

Piu, dá pra ver que vc ficava melhor de Bob Esponja mesmo... pra não ficar mal e de acordo com sua preferência, escolhi uma foto em que vc tá fazendo cara de macho... enquanto Atobá tá à vontade de Batman, vc nem imagina o trabalho que deu pra botar essa tromba na máscara do Robin....

Boa viagem aos dois! Passando por aqui já sabem que tem apoio...

PS: Piu, boa essa luvinha de pelica pra andar de moto?

Zé Graff
29/11/2012, 08:18 AM
Não estou acreditando no que estou vendo rsrsrs
Show Paul

Soueu
29/11/2012, 08:32 AM
rsrs:hihihi:

acdurigan_piu
29/11/2012, 08:52 AM
PAUL VC SE SUPEROU

FIQUEI pensando onde eu tinha me fantaziado de ROBIN!!! pois a foto ficou perfeita

ISSO AQUI È UMA FESTA se não imagina q ALEGRIA é abrir o topico as 8 da manha e ver isso!!!!

TO CHORANDO DE RIR Q JA DEU COLICA!!!!

SEM PALAVRAS!!!! SHOWWWWWW MESMO!!!!!

Atobá
29/11/2012, 09:01 AM
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Mesmo achando que estamos mais para Don Quixote e Sancho "Pança" não posso deixar de reconhecer que realmente desta vez vc caprichou messsssmo.Tomar vinho ouvindo o melhor rock n'roll madrugada a dentro só pode dar em pérolas como esta.

A cara do Robin não é devido a machesa e sim ao horário avançado(3 da tarde) sem almoço.

Saulo WDS
29/11/2012, 09:04 AM
kkkkkkkkkkkkkk

Puts
não é que ficou melhor que os originais!!!

Vai ser dificil chamar o Robin de Piu novamente.

Cassineiro
29/11/2012, 03:22 PM
Pessoal, já que vcs estão falando do Chuy, vou compartilhar esse video que fiz lá na barra do Chuy. Foi a 2 semanas atrás na ida pro Uruguay.

http://www.youtube.com/watch?v=ueJsRGUOSFU

Recomendo tb visitar o forte São Miguel.

http://www.youtube.com/watch?v=jRNF-C5zeC0

Abraço

Leão
29/11/2012, 04:01 PM
Cassineiro, esse vídeo me deu uma vontade de viajar pra esses lados....

Atobá
29/11/2012, 04:25 PM
Eita ferro.
Vai ser ai nesta praia que tudo vai começar.Depois seguindo por ela até perto de Poa.
Valeu por postar.

Atobá
29/11/2012, 05:14 PM
Saiu a primeira parte do levantamento , do Chui até o começo da Transpantaneira.
Mais ou menos 3,5 mil km em caminhos de todos os tipos como praias,serras,varzeas que suponho transitáveis e muita poeira.
Até Manaus já está quase pronto com a 230 e 319 no cardápio.
http://farm9.staticflickr.com/8345/8229654229_8cb90850e1_o.jpg

acdurigan_piu
30/11/2012, 10:49 AM
passeio de coxinha!!!!! rs.....

Atobá
30/11/2012, 12:26 PM
Pronto.De Manaus acima é só para figurar pois o plano A é outro bem mais radical.

Dr Elson.Favor desconsiderar aquela minha consulta pois a volta seria muito grande.

Valeu a força Piu.

http://farm9.staticflickr.com/8058/8230893160_40285c9dc7_o.jpg

Dercilio
30/11/2012, 12:29 PM
Muito bacana

Quanto custa essa viagem (em tempo e dinheiro) ?

Parabéns aos intrépidos

acdurigan_piu
30/11/2012, 12:34 PM
oia nem recebi o restinho!!!!!

o forum aqui antes!!!!

Atobá
30/11/2012, 12:45 PM
Caro Dercilio.
Em tempo, algo próximo a 50 dias para fazer com calma e contemplação.Desta vez só vou passar dos 250/300 km dia em ultimo caso para ter tempo para fotos,interação,descanso....
Tem dias de sobra pois alguns serão gastos com manutenção nas motos,nos participantes e suas roupas e para atender algum convite que sempre rola.
Os gastos,fora pneus,revisoes,oleos,filtros,presentes(poucos)girã o na faixa de R$150 dia com hóteis e comida simples(a própria rota impõe isto)O fato de rodar pouco,diminui o consumo de gasolina/dia mas no final se torna a mesma coisa.
Vamos tentar despachar as motos para Poa e de volta de Manaus ,o que seria coberto pela economia de gas/comida/hotel/pneu etc mas acrescentaria a passagem aérea.
Creio que 10 mil para cada seria suficiente portanto não se assustem se daqui alguns dias aparecerem camisetas,adesivos para a venda,uma rifa,bingo bem como uma conta para doações.hehehehehe

acdurigan_piu
30/11/2012, 02:07 PM
não inventa em atobá!!!

sei q sou um sereio de tão BUNITO mas não sei nadar!!!!

Mendez
30/11/2012, 02:38 PM
10 conto...isso é pra qm tem bala na agulha em!
Só uma pergunta...os senhores trabalham com oque? Contrabando de nióbio? kkkkkkkkk

Como diz a propaganda do master...tem coisas q o dinheiro não compra... isso vcs sabem muito neh!?

Grande abraço!

acdurigan_piu
30/11/2012, 03:22 PM
Mendez desculpe se vou ser rude na resposta!!! mas a pergunta é diferente!!!

A pergunta é com o q não gastamos (eu)!!! rs...

exemplo, bar não frequento, roupas só 1x por ano e olha lá e na promoção!! de preferencia pego roupas q meu pai ou irmão vão dar embora!!!! tenis só MACBOOT 1 por ano e olha lá!!!!

procuro sempre opção mais barata p/ tudo!!! menos p/ comida rs....!!!!

meu pai sempre disse importante não é quanto vc ganha e sim quanto vc gasta!!!

mas é por ai...no meu caso q não tenho filhos, esposa!! minha prioridade é viagens de moto!!! rs.....

abrxx

Thiago Teodoro de Meneses
06/12/2012, 03:19 AM
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa foi a melhor
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esses caras parecem que ficam só esperando uma brecha para tirar uma onda kkkkkkk
Atobá de Batman e Piu de Robin

Mendez
06/12/2012, 10:13 AM
TA certo...eu tbm sou assim Piu, porem to numa faze de corrida contra o tempo para consegui uma "estabilidade"(não me pergunte o para que!).
90% do dinheiro conquistado é investido em apt, casa ou coisa do tipo. Até quando? não sei...Mas um dia, ah um dia eu chego no patamar Atobá Adventure.
Ah não tem nada de rude não relaxa!
Abraço!

acdurigan_piu
06/12/2012, 10:43 AM
ta certo!!! eu tenho uma R$ q não coloco a mão!!!!

tenho meu salario e é com ele q vivo, o resto considero aposentadoria!!!!!

Tomasini
06/12/2012, 11:06 AM
Por coincidência, também sigo o jeito "Piu" de viver...EXCLUINDO O FATO DE SER O ROBIN, É CLARO...

Atobá
14/12/2012, 06:20 PM
Um novo(velho) membro na expedição.

Disse que só vai até a metade mas conheço a peça........

Eu cuido da navegação,o Piu da mecanica e Don Piraju da diplomacia e relações externas.rs..rs

Tamo juntos novemente.

Bem vindo amigo.

http://farm9.staticflickr.com/8203/8163631328_a4cb7f1aba_b.jpg

WGripa
14/12/2012, 06:47 PM
Atobá, eu já estava sabendo disso...

Aquela história de viagem SOLO, kkkk...

SHOW...
Estarei acompanhando...

Elson_adv
15/12/2012, 01:08 AM
Interessante essa história do Piu em relação a dinheiro. Outro dia tava falando com uns amigos aqui. Eles diziam que eu gastava muito com moto. E eu disse algo parecido. Perguntei quem cortava a grama e as árvores da casa deles e eles disseram que pagavam, eu disse que eu mesmo cortava da minha casa. quase não bebo e só aí, nesse quesito já junto muito dinheiro pra gastar com moto. Resumindo: Como sou tarado por moto, gasto apenas com elas.

Zé Graff
15/12/2012, 03:27 PM
Churrasco pra 3 e meio então ... rsrsrs
vai ser mto bem vindo por aqui Piraju.
Estamos aguardando

Atobá
03/02/2013, 05:42 PM
Lamentavelmente,estou prestes a ter que adiar esta viagem.
O projeto para captar ajudas/apoios e patrocinios não deve ficar pronto e para esta empreitada de algo em torno de 60 dias,eu gostaria de ter ajuda pois o objetivo é documentar bastante o trajeto.
Não sou fã de fazer planos a longo prazo e talvez por isto acabei me precipitando com a data achando que teria tempo suficiente para organizar tudo.
Não vou cancelar e muito menos marcar um nova data.Que eu vou,eu vou, com ajuda ou sem,acompanhado ou solo pois esta vai ser a minha grande viagem,a dos sonhos.
Depois dela ,até uma volta pelo quintal,vai estar de bom tamanho.
Em troca,duas jornadas sendo a primeira pelo Raso da Catarina no sertão Baiano,de Canudos até Angicos e a outra a definir(aceito sugestões)
Quem viver,verá

LaerteDaXT
03/02/2013, 06:33 PM
Atobá minha casa será sua casa!!!!

Conte comigo .... Essa trip será fantástica ... Parabéns ...

Tomasini
03/02/2013, 06:48 PM
Grande Mestre...

Imprevistos fazem parte, o importante é não desistir.

Estarei aqui, acompanhando, ajudando (em SC), apoiando, vislumbrando, aplaudindo cada km dado nessa empreitada...

Saiba que, pra mim, você é umas das referências em Mototurismo dentro dessa enorme e magnífica família chamada XT660.net...

Forte abraço.

Atobá
03/02/2013, 06:57 PM
Caros Laerte e Tomasini.
Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio.Vindo de dois aventureiros como vcs isto é de grande valia.
Muitas vezes um passo para trás é o que nos fornece o apoio para os seguintes,não me abalo com estes recuos.

Zé Graff
03/02/2013, 07:12 PM
Atobá,
aquele churrasco então, levanto a carne, mas não tiro do fogo.
Aguardando as novas aventuras.
Grande abraço

Atobá
03/02/2013, 07:22 PM
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ótima definição Zé.
mais gaucha impossível.

***BQN***
03/02/2013, 10:49 PM
É isso aí camarada... não deu agora... vai depois. O mais importante é nunca desistir dos seus sonhos!!!

Tb queria ir a Machu Picchu neste ano... mas não consegui as férias no começo do ano e a viagem vai ter que ficar um pouco mais prá frente.

Tenho parentes em Belém do Pará e só fui prá lá de avião. Tô matutando uma viagem prá visitar os parentes e conhecer Altér do Chão. Pelas fotos dá prá se ter uma noção de tão bonito que é o lugar e pouco divulgado no Brasil. Mas é uma viagem que necessita de tempo... pois daqui até Belém são 3000kms e depois até Altér são mais uns 1000kms... fora o retorno prá casa.

Minha sugestão é... conhecer o desconhecido ou não tão lembrado.

Paul Barrett
04/02/2013, 03:09 AM
Atobá, enquanto não vai na viagem dos sonhos, dá uma checada na Pedra do Ingá... pode ser interessante... o tal Peabiru é um caminho indígena que dizem que atravessava o Brasil todo e ia até o Pacífico. Talvez vc consiga incluir trechos dele na sua viagem. Apesar da Pedra do Ingá ficar aí perto da sua casa, o principal do caminho fica ao sul, atravessando o Paraná. Há relatos de que havia trilhas e ramificações por todos os lados, era a malha viária dos índios...

http://1.bp.blogspot.com/_MgLDQrDgMW4/SmEw101aQ6I/AAAAAAAAAbc/oIm3i09tX40/s400/pinga.jpg

Trecho do Caminho Peabiru, pavimentado, na região do Monte Crista, em Garuva, Santa Catarina Brasil.
http://2.bp.blogspot.com/__yPE0UCn83s/TPAc-q36udI/AAAAAAAAAOY/jErO4YPh8Dk/s640/Caminho+Peabiru.JPG

Site interessante: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=317

Caminho de Peabiru

Os caminhos e trilhas sempre fizeram parte do cotidiano das pessoas. Isso ocorre desde períodos remotos para auxiliar nas atividades básicas do cotidiano, como caça, coleta de alimentos e migração.

O Caminho de Peabiru é uma rota indígena antiga. Para alguns, o significado em guarani é “Terra sem males”, mas são encontradas várias versões para o significado de seu nome. Os Guaranis o chamavam de Peabiru, Piabiru ou Piabiyu, que significa “caminho” em guarani (pia, bia, pe, bia; ybabia: caminho que leva ao céu). Ou Caminho do Peru, sendo a palavra um híbrido de tupi - pe (caminho) + biru (Peru).

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/mapa_pr_caminho_peabiru_2.jpg
Itinerário de Ulrich Schmidel com o Caminho de Peabiru em destaque. Adaptado de Maack (2002). Organizado por Ana Paula Colavite

Os primeiros portugueses, quando chegaram por aqui, ouviram dos índios histórias sobre um caminho que ligava o Oceano Atlântico a um lugar descrito como os Andes. Ele ia de São Vicente, litoral paulista, à Cusco, no Peru. Existiam também outros ramais, partindo de Cananeia, também em São Paulo, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Esse caminho atravessava os limites territoriais do Brasil até chegar ao Peru, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, passando por matas, rios, pântanos e cataratas com uma extensão de três mil quilômetros, aproximadamente.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/mapa_peabiru_america.jpg
Esboço do Caminho de Peabiru na América do Sul. Adaptado de Bond & Finco (2004). Organizado por Ana Paula Colavite.

O caminho era uma estrada primitiva, porém muito bem ordenada rumo ao desconhecido, que possuía oito palmos de largura, ou seja, cerca de um metro e meio de largura e um rebaixamento de 40 centímetros. Alguns dizem que o percurso era coberto por uma espécie de gramínea que não permitia que arbustos, ervas daninhas e árvores crescessem em seu curso, e evitava também a erosão, pois ele era intensamente utilizado. O Caminho propiciava uma troca cultural e mercantil muito rica entre os povos. Além disso, atendia à necessidade desses povos em terem um caminho e uma forma de comunicação.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=319

Reinhard Maack e o Caminho do Peabiru no Paraná

O Professor Reinhard Maack (1892–1969), naturalista inglês e explorador do território paranaense, elaborou um mapa em 1952, mostrando o Caminho do Peabiru. O mapa foi confeccionado com base nos manuscritos de um alemão, Ulrich Schimidel. A área abrangida no mapa representa o território paranaense, parte de São Paulo, Santa Catarina, Paraguai, Argentina e Bolívia, não apresentando limites políticos pré-estabelecidos e projeção cartográfica. Schmidel possui grande relevância nos estudos relacionados com o Caminho de Peabiru, pois ele o percorreu saindo de Nossa Senhora de Assunção (atual Assunção, capital do Paraguai), indo até São Vicente em São Paulo, e ainda, segundo ele, a travessia durou quase seis meses. Ulrich Schmidel não foi o primeiro europeu a percorrer o caminho de Peabiru, antes dele dois grandes nomes ficaram marcados por esta travessia: Aleixo Garcia e Don Álvar Nunez Cabeza de Vaca. No entanto, foi Schmidel quem o descreveu com maiores detalhes.

O Caminho hoje está em sua maior parte descaracterizada pela atividade agrícola, como declara o Professor Igor Chmyz da Universidade Federal do Paraná (2007). Com a colonização do estado, já no decorrer do século XX, houve um intenso processo de desmatamento, exploração da madeira, da terra e de outros recursos naturais. Além disso, a construção de estradas, rodovias, cidades, entre outras coisas, acabaram colaborando para a desfiguração do caminho de Peabiru.

Um artigo sobre o "Geoprocessamento aplicado a estudos do Caminho de Peabiru", de Ana Paula Colavite e de Mirian Vizintim Fernandes Barros, reuniu o mapa de Maack sobre o caminho e a base do mapa político do estado do Paraná atualizada. Observando o mapa, a linha mais espessa representa, segundo Maack (1959), o ramal principal do caminho de Peabiru e as linhas de espessura mais fina representam os ramais secundários do caminho de Peabiru.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/mapa_pr_caminho_peabiru.jpg
Mapa Político do Paraná com o Caminho de Peabiru. Adaptado de DNIT (2002) e Maack (2002). Organizado por Ana Paula Colavite

A rota principal deste caminho atravessa o Estado do Paraná no sentido leste-oeste, vindo de São Paulo, passando nos municípios de: Adrianópolis, Tunas do Paraná, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Castro, Tibagi, Reserva, Cândido Abreu, Pitanga, Nova Tebas, Mato Rico, Roncador, Nova Cantu, Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Campo Bonito, Braganey, Iguatu, Corbélia, Anahy, Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Assis Chateaubriand, Palotina e Terra Roxa, chegando às margens do Rio Paraná.

Além da rota principal, o caminho contava com rotas secundárias que atravessavam o estado no sentido norte-sul. Uma das rotas secundárias vinha de São Paulo, adentrando o Paraná, passando pelos municípios de: Salto do Itararé, Siqueira Campos, Venceslau Braz, Arapoti, Jaguariaiva, Piraí do Sul, Castro, Carambeí, Ponta Grossa, Palmeiras, Porto Amazonas, Balsa Nova, Campo Largo, Araucária, Curitiba, São José dos Pinhais, Morretes, Paranaguá, chegando ao oceano Atlântico. Próximo ao município de Castro, o ramal secundário atravessava o ramal principal.

Em Curitiba, outro ramal seguia sentido nordeste, passando por Colombo, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, onde se dividia, um ramal seguia para São Paulo e outro para o litoral, passando por Antonina, chegando ao Oceano Atlântico.

Em Araucária, um ramal secundário segue sentido Santa Catarina, passando pelos municípios de Contenda, Mandirituba, Tijucas do Sul e Agudos do Sul, adentrando o estado de Santa Catarina.

Outro ramal secundário tem início em São Paulo e atravessa o estado do Paraná, passando pelos municípios de Jardim Olinda, Paranapoema, Paranacity, Cruzeiro do Sul, Uniflor, Atalaia, Mandaguaçu, Maringá, Floresta, Itambé, Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Juranda, Boa Esperança, Rancho Alegre do Oeste, IV Centenário, Formosa do Oeste, Jesuítas, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Toledo, Ouro Verde, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste, Ramilândia, Matelândia, Medianeira, Jardinópolis, Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Barracão e Flor da Serra do Sul, de onde segue sentido Santa Catarina.

Esta rota secundária atravessa o ramal principal no município de Jesuítas. No município de Braganey, iniciava um outro ramal secundário e seguia sentido sul, passando pelos municípios de Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Santa Isabel do Oeste, Ampére e Francisco Beltrão, onde termina.

Esta distribuição espacial do caminho permitia o deslocamento dos índios e dos primeiros desbravadores para vários pontos desta extensa área.

Paul Barrett
04/02/2013, 03:16 AM
Tem mais: http://www.historiabrasileira.com/brasil-pre-colonial/caminho-do-peabiru/

História Brasileira » Brasil Pré-Colonial »Caminho do Peabiru

Por Felipe Araújo
Muitos eram os caminhos utilizados pelos povos sul-americanos antes de o Brasil ser colonizado pelos europeus. Um dos mais conhecidos e discutidos pelos historiadores é o Caminho de Peabiru, que ligava a então Capitania de São Vicente (interior de São Paulo) à cidade de Cusco, no Peru. A trilha estendia-se por aproximadamente três mil quilômetros e também cortava Paraná, Bolívia e Paraguai.
Peabiru é uma palavra da língua tupi-guarani, “pe” significa caminho e “abiru”, gramado amassado. E a rota ilustrava perfeitamente a descrição do nome, pois foi aberta no meio da mata virgem e, segundo alguns historiadores, tinha um metro e quarenta de largura. O tronco principal do caminho de Peabiru cruzava o Estado do Paraná de Leste a Oeste, penetrava no chaco paraguaio, atravessava a Bolívia, a Cordilheira dos Andes e terminava no sul do Peru, onde pegava parte da costa do Pacífico.

http://www.historiabrasileira.com/files/2009/12/mapa-do-peabiru.jpg
Mapa do Peabiru

Importância histórica do Caminho de Peabirú

A grande importância histórica do caminho de Peabiru foi, primeiramente, guiar as migrações indígenas, mas também serviu para facilitar a circulação de mercadorias, o comércio e as missões religiosas. A trilha foi, também, o principal acesso à região Sul do Brasil. Apesar de existirem diversas teorias sobre seus fundadores, a mais aceita é de que foram os Incas que construíram Peabiru.

Pela trilha, passaram diversos personagens históricos importantes. Foi lá que o português Aleixo Garcia iniciou os primeiros contatos com os povos Incas e descobriu o Sul do Brasil. Depois de Aleixo Garcia, Peabiru ficou bastante conhecida, sendo explorada posteriormente por Pero Lobo. Quem guiou a expedição de Pero Lobo foi Francisco Chaves, que, seguindo um antigo atalho indígena que cruzava o Caminho de Peabirú, acabou deparando-se com os indígenas Guarani. Pero e sua expedição foram mortos pelos Guaranis quando atravessavam o Rio Paraná, nas proximidades de Foz do Iguaçu.

Outros desbravadores da trilha foram o historiador Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, em 1541, o alemão Ulrich Schmidel em 1553 e os jesuítas Pedro Lozano e Ruiz de Montoya em suas missões de catequese.

Quase um século depois destas expedições, Raposo Tavares e outros bandeirantes de São Paulo realizariam, via Peabirú, os devastadores ataques às missões do Guairá, no atual estado paranaense. O finado historiador português Jaime Cortesão, explica que foi pelo caminho de Peabiru que os exploradores europeus conseguiram subir aos Andes.

http://www.historiabrasileira.com/files/2009/12/trilha-300x180.jpg
Atualmente, restam apenas alguns vestígios do que foi o grande trajeto que ligava o Brasil ao Peru. Uma curiosidade é que, os Guaranis plantavam uma gramínea chamada puxa-tripa pela trilha, isso evitava que a mata encobrisse o caminho. E não é só isso, em seus trechos mais complicados, a rota chegou a ser encoberta com pedras. Em outras partes havia sinalização demarcada por inscrições rupestres, símbolos e mapas de origem indígena.

Muitas cidades foram fundadas nas cercanias da trilha, como a própria Peabiru, que existe até hoje no norte do Paraná. Surgido em 1903, o município foi criado pelos inúmeros colonizadores que, acompanhados de suas famílias, construíram casas e se dedicaram à agricultura, o que levou mais pessoas aos arredores do Caminho de Peabiru, formando assim, vilas e povoados adjacentes.

Fontes:

http://www.caminhodepeabiru.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peabiru

http://www.parana-online.com.br

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/

http://organismo.art.br/blog/?p=1087

Pasin
25/02/2013, 07:38 PM
Saudações!
Estava meio afastado do forum e não acompanhei a evolução do projeto do Atobá!
Muito bom este tópico e os participantes! Inúmeras lições gratuitas de garra, cultura, determinação, bem viver e de vida!
A lição que pessoalmente mais me impressiona é a vitória retumbante da liberdade sobre o conforto na eterna luta entre eles dentro de cada um de nós!
Parabéns homens livres e de bons costumes!
Pasin

Pierozan84
25/02/2013, 08:02 PM
Mestre!!!!

Nem preciso falar, onde cruzar neste estado terá apoio. Até em Vanini!!! hehehe.

Mendez
26/02/2013, 06:36 PM
Esse Caminho Peabiru é massa...tem relatos q passou próximo aqui de casa, em Palhoça SC.

Atobá
26/02/2013, 06:46 PM
Obrigado pela oferta Pierozan.
Tive que adiar por questões pessoais mas principalmente por causa da logistica.
Ano que vem estarei no sul e quero encontrar com todos os amigos.
Como bem disse o grande filósofo e fotografo mor Zé Graf, de Caxias do Sul,só subi a carne mas não tirei do fogo.
Grande abc

Nirlei
26/02/2013, 08:24 PM
O importante é não desistir, Atobá. Já adiei minha ida ao Chile umas três vezes, pelo menos. Vamos ver se em 2014 vinga. Se não vingar, 2015 é logo alí. :-)

Se precisar de algo por aqui, sabe que estamos às ordens!!!

Abrass.

Atobá
26/02/2013, 11:11 PM
Grande Nirlei.
Desistir jamais,foi somente um recuo para fazer bem feito.
Valeu pela oferta e por aqui tb a casa é sua.

fuscatt4
22/11/2013, 12:37 AM
mestre! com o tempo tudo se ajeita! ;)

Atobá
01/01/2014, 07:47 PM
Nada como terminar o ano reacendendo os planos desta jornada.
Em um encontro na minha casa em Niterói,algumas decisões foram tomadas e a viagem esta marcada para o segundo semestre deste ano.
Por enquanto,pelo menos até termina-la,será a grande viagem da minha vida,o ápice,para mim, em termo de aventura dentro do Brasil.
Agora é cuidar dos detalhes,que são muitos,e correr atrás.
http://farm4.staticflickr.com/3666/11694670574_8b5ecc7cea_b.jpg

Nirlei
01/01/2014, 07:53 PM
Esse trio promete...

Grande abraço e um ótimo 2014!!!

Leão
01/01/2014, 09:00 PM
Bom começo de ano Atobá!!!

Nos planos de vocês incluam os gaúchos aqui para apoio!!!

Abraço.

(o PIU aí, tá só de onda ou vai encarar????? kkkkkkk)

Pierozan84
02/01/2014, 04:51 PM
Leão, vamos agitar a nossa viagem... Monstros do Off Road... Eu, tu e o 16. Não podemos ficar pra traz dessa galera aí hehehe.

Aventureiros, reforço a afirmação do Leão, não deixem de nos prestigiar com a ilustre presença. Abraços.

Atobá
02/01/2014, 05:52 PM
Valeu Nirlei.
muito obrigado e desejo para vc um ano cheio de aventuras

Piero e Leão.
O acompanhamento de vcs seria um enorme prazer e tb o conhecimento do trecho inicial da viagem sera de grande valia.
Confirmamos tb a reserva da garagem do Zé em Caxias e uma visita à Tradicional Galeteria da cidade para deixar o numerario de uma certa aposta feita a 2 meses atrás onde desde já o Leão será nomeado o fiel depositário.
Reafirmo a todos que quem quiser fazer parte de trechos da viagem,será bem vindo bem como qualquer oferta de suporte,escolta,patrocinio,hospedagem tb será de grande ajuda.

A ideia é que em cada estado,tenhamos o acompanhamento de amigos daquele local com um limite maximo de 4 pessoas.
No caso do RS ja fica combinado com vcs.

Giovani16
02/01/2014, 08:08 PM
Acompanhando e aguardando a chegada dos amigos aqui no RS!!!!!

acdurigan_piu
02/01/2014, 10:51 PM
Giovani!! OXXIIII é claro q vou!!!!!!

ja até tenho a moto!!!!

http://imagensgratis.com.br/imagens/motos-agrale-292e01.jpg

Saulo WDS
03/01/2014, 06:45 AM
Aguardando ansioso pelo inicio da Trip.
Em terras Bandeirantes terei enorme prazer em acompanha-los.

Atobá
15/01/2014, 10:37 AM
Que marravilha Sr Saulo.A parte paulista é muito pequena mas sugiro seguir conosco a partir do Paraná.

Comprei o primeiro pneu para a viagem.No momento estou com um Levorin na traseira mas assim que acabar entra o meu favorito,o Enduro 3 que na foto esta ao lado de um Pirelli Duratraction que eu trouxe para um amigo.
Comprei no RJ pela bagatela de 210 cada.

Hj tambem fechei a compra das pedaleiras do Giovani 16.
Na moto,não a muito ha ser feito.

http://farm3.staticflickr.com/2807/11805873536_f26e840e2b_b.jpg

Zé Graff
15/01/2014, 11:01 AM
Buenas pessoal,
recebido o recado e confirmado a hospedagem ... na garagem, junto com a cachorra, moto com prioridade e carro na rua rsrsrs
A galeteria já está com reserva feita e por enquanto o dinheiro da tal aposta, está comigo.
Além do Atobá e do Piraju, Piu serás mto bem vindo.
Somente aguardando vcs agora.

Atobá
15/01/2014, 11:35 AM
Zé meu querido amigo

Agradeco imensamente mas sugiro ir devagar com o Piu pois vc não tem idéia do quanto o cabra come.Na galeteria,ele será a nossa vingança.
Quanto a aposta,espero que até lá as coisas mudem ao meu favor pois já ajudaria com a compra de gasolina hehehehe.
Grande abc e saudade de todos.

Paul Barrett
15/01/2014, 12:48 PM
Galeteria em Caxias... estou dentro, embora ainda não tenha deixado o $$$... e dessa vez ajudando o Piu a dar prejuízo na mortandade de galetos.. rssss espero estar em forma pro acontecimento!

E, se possível, vou escoltar o Saulo na passagem pelas terras paulistas...

Atobá, a moto vai ser a 250 ou a 660?

fuscatt4
15/01/2014, 10:07 PM
no que puder ajudar estou a disposição! :)

se puder acompanhar-los em algum trecho ficaria honrado!:salve::salve:

Atobá
15/01/2014, 10:23 PM
Mas é claro Lucas.
Será uma honra para nós tb pois além de tudo será o começo de uma longa jornada que promete muito e que merece um inicio festivo.

fuscatt4
05/04/2014, 11:30 PM
E como esta o andamento dessa trip mestre? :D

Atobá
06/04/2014, 12:24 PM
Lucas,
Esta tudo confirmado faltando alguns detalhes de roteiro e de logistica alem de equipamentos mas isto é pessoal e de cada um.
Desistimos de correr atrás de apoio pois alem do atraso provocado na confecção do projeto, pois quem iria faze-lo se meteu em uma viagem de mais de 60 dias pela Venezuela,havia uma possibilidade de ter que mudar a rota passando perto de São paulo e Rio além das dificuldades habituais para se conseguir patrocínio para este tipo de coisa.Enfim,vamos por nossa conta mas com a vantagem de não sofrer interferência.

Definimos o prazo para viagem em 60 dias mesmo podendo ser feita em menos tempo pois queremos fazer com bastante calma rodando uma média de 250 km dia e com uma parada de uns 3 dias em Cuiabá para dar uma revisada nas motos,rever esposas e namoradas.
Segue uma amostra da rota que ainda pode sofrer mudanças.

https://farm4.staticflickr.com/3801/13667830423_641ce119e5_b.jpg

fuscatt4
06/04/2014, 10:09 PM
o legal de uma aventura dessas é que,

só da para ver o trajeto mapeado,
pelo globo! :)

heheheh

Saulo86
06/04/2014, 10:30 PM
D+ heim !!

Vou tentar participar de um trecho no PR, vai passar por União da Vitória ??

Atobá
07/04/2014, 09:16 PM
Saulo,
Vamos rodar bastante pelo Paraná entrando perto de General Carneiro,passando por Guarapuava,Umuarama,Cruzeiro do oeste e entrando em SP perto de Loanda.
Vc é bem vindo para nos acompanhar ok?
grande abc e até breve.

Érica
07/04/2014, 09:49 PM
Maravilhada com o passeio dos amigos.

Preciso intensificar meus treinos no off-road, quem sabe sobre uma vaguinha p escoltar vcs, heheheheh.
(Pra isso preciso de um adesivo da guarda real p minha Lander Leão)

Estou acompanhando a saga!!

ILP
07/04/2014, 09:53 PM
Nossa.. essa tb vou acompanhar show de viagem !!

Pasin
04/05/2014, 01:05 PM
Saudações!
Acompanhando o planejamento:
Estrada do Estanho e BR-230 até Humaitá, AM ?

Forte abraço
Pasin

Atobá
05/05/2014, 10:31 AM
Erica.
Tai um bom batismo:a praia do Cassino.
Seria muito bacana a sua presença

Pasin.
É exatamente isto e com planos envolvendo sua pessoa hehehe.
Seria possivel nos encontrar em Humaitá para uma conversa?
Te avisamos com uns 2 dias de antecedência.

ILP
Obrigado meu amigo.

Vitão
05/05/2014, 10:42 AM
Atobá, essa trip promete hein!!! Acompanhando de perto, pois tal façanha não é pra qualquer um.

Pasin
06/05/2014, 12:33 PM
Erica.
Tai um bom batismo:a praia do Cassino.
Seria muito bacana a sua presença

Pasin.
É exatamente isto e com planos envolvendo sua pessoa hehehe.
Seria possivel nos encontrar em Humaitá para uma conversa?
Te avisamos com uns 2 dias de antecedência.

ILP
Obrigado meu amigo.
Atobá!
Muito bom!
É perfeitamente possível e desejável o encontro e tudo o mais que pudermos ajudar!
Muito interessante o aviso com antecedência embora eu já vá acompanhando todo o passeio desde o início.
Até lá já vou aproveitar e fazer alguns reconhecimentos e coleta informações de informações.
Forte abraço.
Pasin

Leão
06/05/2014, 02:10 PM
(Pra isso preciso de um adesivo da guarda real p minha Lander Leão)

Com muito prazer Érica.

A gauchada estará na espera dos aventureiros...

Atobá
06/05/2014, 07:44 PM
Ok Pasin.
Vamos te avisar o quanto antes e qualquer informação será extremamente útil.

A escolta do sul,pelo visto, será do mais alto nível.

Acabo de ter uma ótima noticia.
Nosso amigo Saulo trovão entra na viagem a partir de Humaitá.
Isto agrega muito à nossa jornada pois a sabedoria e sensibilidade do amigo torna qualquer viagem mais agradável então,
seja muito bem vindo meu caro irmão.

Atobá
16/05/2014, 11:10 PM
Sensacional trabalho do Felipe Murúci para a nossa viagem.
Em breve estaremos disponibilizando camisas de trilha.
Como só aceitam encomendas acima de 20 unidades e vamos ficar com umas 12,se alguem tiver interesse, me avise.
Preço na faixa de R$80,00

https://farm6.staticflickr.com/5037/14015470247_83e3bb63d0_b.jpg

Saulo86
16/05/2014, 11:26 PM
Opa,

Reserva uma camisa pra mim !!!

Anwar
17/05/2014, 01:49 AM
Fui ler os primeiros posts deste tópico pra saber do que se tratava e me surpreendi com a evolução e mudanças no projeto. Parabéns Atobá!

Atobá
17/05/2014, 10:58 AM
Ok Saulo.
Assim que a estampa estiver definida publico aqui.

Obrigado General.
Como sempre as coisas mudam,evoluem e atrasam hehehehe.
Agora ja esta certo.Saio da Bahia no fim de agosto ainda não sei se despacho minha moto ou se vou rodando pois despachando para Porto Alegre/Floripa,economizo uns 3 a 4 dias
Piraju e Piu tb estão a mil nas preparações.

Saulo WDS
17/05/2014, 11:11 AM
Atobá

Puts, este "Logo" ficou sensacional, se fizer adesivos guarda uns para mim.
reserve uma camisa para mim. Favor entregar em Mãos!!

fuscatt4
17/05/2014, 08:37 PM
Reserve adesivos e uma camiseta pra mim tbm Atobá! Pego com vc lá no chui! ;)

LuizLima
17/05/2014, 09:11 PM
Show demais!!! parabéns!!! . . . tá quase pronto!!!!!

Ruy
17/05/2014, 10:36 PM
Grende trip Atobá!
1 adesivo e 1 camiseta para mim!

Atobá
20/05/2014, 08:21 PM
Obrigado Luis.
Ainda falta tanta coisa mas a moto já esta quase pronta.

Caros Trovão e Lucas,
Vou ter que enviar a camisa e o adesivo pelos correios pois a bagagem ja vai estar um tanto quanto restrita e assim vcs ja podem sair de casa devidamente uniformizados.

Ruy,
Assim que ficar definido eu posto aqui ok?

Hj,o Piu criou uma pagina no facebook.
Quem quiser dar uma olhada,o endereço é este:

https://www.facebook.com/deextremoaextremo

https://farm6.staticflickr.com/5481/14230917332_9cf10d362d_b.jpg

Saulo WDS
21/05/2014, 08:56 AM
Caros Trovão
Vou ter que enviar a camisa e o adesivo pelos correios pois a bagagem ja vai estar um tanto quanto restrita e assim vcs ja podem sair de casa devidamente uniformizados.

Valeu Atobá ! quando estiver tudo ok me passe os dados para o deposito.

Atobá
23/05/2014, 07:01 PM
Ficou pronta a arte da camisa.
Realmente um ótimo trabalho do Felipe Murúci da FIM Design,https://www.facebook.com/fimdesign.

As que serão vendidas não terão nomes nas costas

https://farm3.staticflickr.com/2901/14067130740_6d39b707f8_b.jpg

fuscatt4
23/05/2014, 10:58 PM
espetacular!!!!!!

muito massa!

mas eu queria o meu nome na camiseta! :(

Atobá
24/05/2014, 08:00 PM
Caro Lucas,
Estamos vendo com um outro fornecedor para poder fazer com os nomes.
vamos ver o que rola.
Te informamos por aqui ok?

fuscatt4
24/05/2014, 10:19 PM
Caro Lucas,
Estamos vendo com um outro fornecedor para poder fazer com os nomes.
vamos ver o que rola.
Te informamos por aqui ok?

Ok! Pode ser ;) :)

Tomasini
24/05/2014, 11:02 PM
Opa....estava esperando essa "brecha"...

Tenho interesse em uma também...

Acompanhando.

Junior Cejota
25/05/2014, 10:38 AM
Não esqueça da minha rsrs.
Deixa uma para mim.
Deixe a conta para dep em mp.
E restande dos dados

Atobá
09/06/2014, 06:49 PM
Caros amigos,
Resolvemos fazer as camisas personalizadas.
As cores escolhidas foram de mato e terra.
Para encomendar a camisa deverá ser feito o deposito antecipado, pois devido a personalização se torna inviável a venda depois. O contato p/ encomenda e calculo do frete é acdurigan@yahoo.com.br o prazo p/ encomenda é até 18/07/2014.

Saulo Jr,Saulo WDS,Lucas (Fuscatt4),Cejota,Tomasini,Ruy e Zé Graff,favor enviar e mail para o Piu com detalhes de tamanho e o nome que querem na camisa.
A vcs,muito obrigado pelo apoio.

https://farm3.staticflickr.com/2898/14385455495_c9f662e42a_b.jpg

Elson_adv
10/06/2014, 05:11 PM
Atobá. Verifique em seus planos, pois se der certo, a parada estratégica poderá ser em Canarana. Será um prazer recebê-los aqui e prometo que não conto nenhuma mentira. digo, Causo.kkkkk

acdurigan_piu
11/06/2014, 11:38 PM
amigops falem comigo!!! mandei PVT ao interessados

Atobá
12/06/2014, 07:39 AM
Dr.
Cheguei a cogitar passar por ai mas desta vez não vai dar.
Vamos parar em Cuibá por uns 3 dias para revisão nas motos,visitas das esposas/namoradas seguimos sentido oeste a partir da Chapada dos Guimarães sentido Lucas do Rio Verde,Brianorte,Colniza e por ai vai até sair na 230.
Vc poderia nos encontrar por lá(Chapada ou Cuiabá) fazendo aquele mesmo caminho que percorremos em 2012.
Quanto as mentiras,por favor continue.
Grande abc

Atobá
19/06/2014, 10:56 PM
Preciso de uma ajuda dos amigos do sul.
Levantei a rota pela praia saindo do Chuí e indo até o Farol Berta mas preciso confirmar se o trecho de Rio Grande até o farol tb é possível pois se não for,a unica opção vai ser a RSC 101 até as proximidades de Capivari do Sul.
Caso seja possível seguir pela praia até o farol,serão aproximados 550 km de muita aventura mas só faremos se não for trazer grandes riscos para as motos pois estaremos no começo da viagem.
Outra coisa que preciso saber e como é feito a travessia da ligação da lagoa do peixe com o mar para quem vem pela praia pois se não for possível,tenho que dar a volta mais uma vez seguindo para Mostardas depois de Estreito.
Agradeço desde já por qualquer informação.

fuscatt4
20/06/2014, 02:03 AM
De São José do Norte até bojoru vai. Realmente não tem como passar a lagoa do peixe de moto.

Tens que contornar; saindo em bojoru e retornando em mostardas/tavares.

De mostardas da para ir até tramandai pela areia sem obstáculos. Tudo tranquilo sem riscos.

Fiz esse trajeto em dezembro.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Atobá
20/06/2014, 08:27 AM
Obrigado Lucas.Vou manter o roteiro como está deixando para resolver na hora.
De qualquer maneira sua informação me deixa mais tranquilo pois o desvio pelo asfalto será curto.
Fico mais tranquilo ainda sabendo que os amigos gaúchos vão estar juntos.
Grande abc e muito obrigado

Atobá
26/06/2014, 05:45 PM
Caros amigos,
Conforme ja informado pelo Piu,nos tópicos das bandeiras,é importante para nós que uma bandeira siga nas suas mãos,ou do Piraju,em direção ao norte do país pois NUNCA uma bandeira rodou por aquelas bandas.
Lembro aos futuros portadores que sairemos de São paulo e cruzaremos o Paraná,Sc e RS no princípio de agosto e poderá ser agendado um resgate ou uma entrega em local pré combinado.
Como o Piu só portou a azul e com a verde rumo nordeste(em Salvador mas rumo Maceió),fica ai o pedido para quem estiver de posse da vermelha ou amarela no fim de agosto.

Desde ja agradeço.

Atobá
03/07/2014, 09:04 PM
A moto esta quase pronta.
Hj montei um par de aros de aluminio.
Vou colocar um paralama alto e o restante é revisão com montagem de pastilhas,pneu e relação novas.
Vou deixar para montar estas coisas no sul para poder viajar sem me incomodar.

https://farm3.staticflickr.com/2909/14572321834_73ab09f196_b.jpg

Zenden
03/07/2014, 09:58 PM
Ta linda demais Atobá!
Como está o coração desse aventureiro???
Penso que cada viagem tem um significado e sensações distintas, não?
Abraço!

Serjão da XT66
04/07/2014, 12:39 AM
Como o Piu só portou a azul e com a verde rumo nordeste(em Salvador mas rumo Maceió),fica ai o pedido para quem estiver de posse da vermelha

Grande Atobá a respeito da Bandeira Vermelha ela está comigo e seguira para as mãos do Piu final de Julho isto já esta acertado com ele, desde já uma ótima viagem para vcs.

Atobá
04/07/2014, 07:47 AM
Com certeza Zenden
Cada viagem é uma nova emoção tanto antes quanto durante e aquela aflição da vespera,mesmo com anos de experiência,sempre toma conta.

Muito obrigado Serjão.
Fico mais feliz ainda por saber que é a minha afilhada que vai seguir conosco rumo norte.
Valeu.

Atobá
09/07/2014, 10:32 PM
Este fim de semana resolvi testar algumas mudanças feitas na moto e para isto,escolhi um roteiro de 450 km off road entre Cabrália e Barra Grande onde me encontraria com Piraju que tb estava em viagem para ver alguns jogos da copa e testar a sua moto
Sai debaixo do maior sol mas 10 km depois o céu desabou e isto fez com que eu rodasse 200 km na lama misturada com areia o que acabou com a minha pastilha traseira e como eu não tinha reserva,só consegui chegar em Ilhéus depois de rodar 350 km.Me encontrei com Piraju por lá e voltamos em um mix de asfalto e terra.
As suspensões foram aprovadas,as proteções de carter,guidon e motor tb.
O GARMIM 660 trabalhou muito bem e se mostrou 100% a prova de agua.O 60CSX,que foi na reserva,só de pirraça,funcionou muito bem e resistiu bravamente à tempestade,coisa que nunca tinha acontecido antes.
Aproveitei para calcular consumo em situações de off,que sempre ficou entre 25/30 km conforme o esperado.
Os baús foram fonte de problemas com porcas se soltando com a buraqueira mas nada que loctite não resolva
Seguem algumas imagens do teste aventura

Esperando a canoa que me levaria até a outra margem do Jequitinhonha.
Mesmo acostumado com estas travessias,nunca passei tanto cagasso.
https://farm3.staticflickr.com/2921/14428899399_365c06108a_b.jpg

Aqui,ja escurecendo e ainda faltavam 120 km muito ruins.
Mais um tombo logo depois desta foto onde pude comprovar minha teoria que BIG Trail não serve para aventuras off em solitário.
Se fosse a 66 eu estaria lá até hj.
https://farm6.staticflickr.com/5483/14417182478_2956c8428f_b.jpg

O figuraça Charles,mecanico que abre aos domingos,fez uma gambiarra na minha pastilha e isto permitiu que eu seguisse até Ilhéus alongando em mais 150 km bem radicais,o meu passeio.
Atendimento VIP com direito a transmissão da F 1 e suco de Genipapo(meu favorito)
https://farm4.staticflickr.com/3916/14580735586_0d27c6f2f3_b.jpg

Pensem em um lugar ermo.
Esta palha é a fibra da piaçava que o pessoal da roça usa para melhorar a estrada nos lugares muito lisos.Por incrível que pareça,funciona.
https://farm3.staticflickr.com/2896/14615010312_5ed0eda30c_b.jpg

A volta em boa companhia.
https://farm3.staticflickr.com/2910/14417135257_726af1e570_b.jpg

Zenden
10/07/2014, 12:10 AM
Caramba Atobá, isso sim é viver!

Me chamou a atenção duas coisas: a loctite e big trail off solo. É de se avaliar mesmo essa segunda questão.

No mais, não tem qualquer relação contigo, mas no futuro quero baixar o ritmo de trabalho e me lançar em projetos inspirados nos que você pratica meu velho!

Grande abraço!

Paul Barrett
10/07/2014, 03:59 AM
O medo era a canoa virar e vc perder a XTzinha no fundo do Jequitinhonha e ter que adiar a viagem? rssss...

O que aconteceu com o tombo que se estivesse solo não dava pra continuar, ficou embaixo da moto?

Reaperto nessa viagem vai ter que ser a cada mil km...

Atobá
10/07/2014, 12:54 PM
Obg mais uma vez Zenden
O loctite é uma ferramenta extremamente útil e nunca viajo sem e cada porca que afrouxa eu sempre coloco um pingo.
Quanto a Big Trail em off road costumo dizer que quanto mais BIG,menos trail e que são modelos que só ficam bem na foto.
Uma moto média,de no maximo 400 cc é o ideal pois raramente se ultrapassa os 90 por hora em estradas de terra e no caso de tombo,dependendo da situação que a moto para,o piloto pode estar em uma tremenda enrrascada.

Mr Paul.
Eram 5.30 da tarde,estava escurecendo,chovendo pra baralho e eu ainda tinha mais de 130 km para cumprir.Para completar,o rio estava cheio,a canoa era estreita e o barqueiro pediu que eu fosse sobre a moto a equilibrando, só que balançava pra burro.
Nem pensei em adiar a viagem e sim no preju que seria pois alem de tudo,o equipamento eletronico(maq fotografica,GPS's)estava junto
Quanto ao tombo(foram 2)no segundo,a moto caiu em uma descida muito ingreme e cheia de valetas e como estava molhado,eu não conseguia apoio para ergue-la e tive que sofrer bastante para coloca-la de pé.
Sempre vejo os vídeos desses cursos de Big Trail,que considero meio enganadores,onde os instrutores ensinam como levantar a moto mas ela sempre esta no plano e no seco.Quero ver fazer isto em situações reais do fora de estrada..
Uma Té 250 carregada,passa dos 160 kg,uma Té 66 passa dos 230 e uma BM 1200 deve chegar aos 300.

https://www.youtube.com/watch?v=ogZk_6vy3cU

Giovani16
10/07/2014, 01:50 PM
Já deu pra ter uma previa do que será a Expedição Extremos, muito bom!!!!
Será uma experiência de vida ímpar.
Agora é acertar os últimos detalhes nas motocas e arrumar a bagagem porque esta chegando a hora.

Se precisarem de apoio mecânico aqui no sul, não exitem em me chamar.

Grande abraço

Nirlei
10/07/2014, 02:58 PM
Isso que é aquecimento!!!

Abrass.

Paul Barrett
10/07/2014, 03:38 PM
Pensei mesmo nos equipamentos... tem que ter é confiança no barqueiro, esses caras nasceram dentro da canoa, conseguem sempre se equilibrar quando vc nem consegue levantar e ficar de pé...

Essas XTzinhas cada vez mais me surpreendendo, são realmente fora de série, acabei de ver no FB duas chegando no Alaska, pai e filho. Se não fosse pelas suspensões como vc diz, seriam perfeitas. Por falar nisso, como foi com elas? Com essas modificações, acabou a saudade das Showa das XRE?

E os aros D.I.D, sentiu diferença?

Atobá
10/07/2014, 09:35 PM
16.
Não posso deixar de ressaltar o desempenho das suas pedaleiras.
Foram ótimas e como o Piraju ainda não tinha montado as dele,quase toma um tombo por conta disso.
Pode deixar que qualquer coisa eu te dou um toque.

Valeu Nirlei.
Muito obg

Paul.
O complicado foi o balanço do barco.Estou acostumado mas confesso que desta vez foi osso.
Para completar,um barranco ingreme(muito) e molhado me esperava do outro lado.

As suspensões melhoraram muito mas como estão mais rígidas e reguladas para 120 kg,judiam um pouco mas me acostumei bem.
Falta ainda para se compararem às Showa.
Os raios deram mais confiança.Sei que estou muiiiiiito mais bem servido e a moto,um pouco mais ágil.

https://farm4.staticflickr.com/3858/14623584243_efb71d088e_b.jpg

fuscatt4
08/09/2014, 08:17 PM
é.... hoje seria o inicio da grande e tão esperada expedição de extremo a extremo, um país revisitado. meses de preparo e empolgação, roteiros feitos e refeitos, a anciedade sempre presente no dia a dia, e a data que nunca chega. hehe
pois bem, o dia chegou... carregado de saudades e reflexões.
mas quis, o destino que fosse de outra forma.
saudades mestre.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/t31.0-8/10549050_674927849258577_4686509302953057505_o.jpg

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/1609707_674927885925240_9120398179444438190_n.jpg? oh=b1c4618bdaef72c70e3a6e2182b98dae&oe=548AA324&__gda__=1419709925_e996ae001126530a276fee916d935f5 b

https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t31.0-8/10572063_674927829258579_4177418017209856672_o.jpg

https://scontent-a-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t31.0-8/10644479_674927919258570_1624461824649053716_o.jpg

https://scontent-a-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10647136_674928262591869_7076287547705342890_n.jpg ?oh=a0a7b74122acae67fbbe1a298c9496b7&oe=54857763

Paul Barrett
09/09/2014, 03:12 PM
Em homenagem à data e aos amigos, uma de quando tudo estava começando...

http://i1140.photobucket.com/albums/n574/PaulBarrett59/Photos_XT660_net/BatmanRobin.jpg (http://s1140.photobucket.com/user/PaulBarrett59/media/Photos_XT660_net/BatmanRobin.jpg.html)

LuizLima
10/09/2014, 08:56 PM
Saudades!!!!! ainda parece mentira!!!!! . . . . .