PDA

Ver Versão Completa : Instabilidade xt66 2007....quase fui pro chao!

Pedro Junior
05/11/2012, 08:13 PM
Salve galera! já peço desculpas a moderaçao caso tenha postado no local errado, achei aqui o mais indicado.

bem....meu problema eh o seguinte...

faz uns 20 dias...comprei minha xtzona de segunda mão...era unico dono..muito bem conservada...ta com 34mkm rodados...motor em perfeitas condiçoes

suspensao e tudo mais...na cidade a moto se comporta muito bem..esta fazendo uma otima media...19km/l...to curtindo a motoca pra caramba...

mas ae chego o dia em que pude testar ela na estrada...e...decepçao...ateh 130km/h ela eh muito estavel...vibra...mas isso eh normal das xt...

mas a partir dos 130,140( eu nao ando nessa velocidade...acho imprudente mas como era primeira estrada resolvi dar umas esticadas pra ''testar'')

a moto começou a balançar inteira...eu tava a 140..de peito aberto....a moto começou chacoalhar bem pokinho e foi aumentando..qnd cheguei nos 150 ficou

muito difiçil segurar a moto...tive que reduzir porque eu jah tava quase perdendo a moto...sabe akele videos que o cara perde a frente da moto e o cara nao

da mais conta de segurar o guidão pq ele fica balançando de um lado pro outro? entao..foi quase isso...mas deu tempo de diminuir e segurar...claro que tava

com o coraçao na mao nessa hora...enfim galera...qnd fui comprar a moto levei em 2 mecanicos..e na yamaha...e todos me disseram que a moto estava

excelente...inclusive 1 dos mecanicos ateh interessou na moto..

eu sai de uma fazer 250 2011 pra xt...antes disso tive tornado...e falcon...e nenhuma delas fazia isso...tenho 22 anos..começei andar de moto muito cedo..e

como esta nao eh minha primeira trail....considero que tenho "'experiencia'' em andar com essas motos...rodei quase 35mkm na falcon..20 e pouco na

tornado..e nunca vi isso...

bem...oq pode ser?? aguem jah passou por isso? a xt eh instavel a ponta de vc perder o controle da moto acima dos 140-150?

eu normalmente ando a 110-120...mas eh ruim saber que eu juntei uma grana ..paguei a vista uma moto de 19 conto e se quisesse nao poderia andar forte...

sera que pode ser alinhamento de mesinha? bengala? pq conheço o dono e ele nunca se acidentou com ela...jah caiu um tombo..mais foi de boa...ralo

retrovisor e protetor de mao...

eae galera? alguem com mais experiencia poderia me dar uma ideia?

desculpem pelo texto..eh a primeira vez que posto alguma coisa no forum e como comprei a moto faz pouco tempo eu to ansioso..

agradeço a todos que puderem me ajudar...abraço!

Tomasini
05/11/2012, 08:36 PM
Seja bem vindo Junior...

Nao deixe de se apresentar na área destinanda...

Nesse link você encontrará boas informaçoes sobre o que esta acontecendo...http://xt660.com.br/showthread.php?134-XT-com-Shymmy&highlight=moto+balan%E7ando

Abraço

Pedro Junior
05/11/2012, 08:51 PM
boua cara! brigadao..na minha pesquisa nao encontrei akele topico...

!! e pode deixar..que assim que eu tiver um tempo vo tirar umas fotos e me apresentar formalmente !

vlW, abraço!

Paul Barrett
05/11/2012, 11:57 PM
Recomendo uma geral na suspensão dianteira... troca de óleo, e alinhamento e balanceamento de roda. Tenha especial atenção com pneu e câmara de ar, especialmente esta última, se possivel coloque uma nova, Pirelli, Michelin ou Bridgestone... todo cuidado é pouco, um amigo do Portal BigTrails, o Vitão, se acidentou com a T 600 dele e a principal suspeita é a câmara de ar, que pode ter estourado. É normal as pessoas trocarem somente o pneu, e esquecerem da câmara. Ela com o tempo se desgasta em contato com o pneu, e tambem resseca, então a cada troca de pneu, troca de câmara. Como vc não sabe se foram trocadas, coloque uma nova e guarde essa de reserva...

Óleo eu prefiro o Motul 15W, um pouco mais viscoso que o original 10W, na minha opinião melhora a dianteira, mas é questão de hábito... e, claro, manter a calibragem recomendada. A regulagem da traseira também influi, então verifique em que degrau está e experimente mudar pra ver se melhora.

A bolha é a original? XT acima de 150 não é muito estável não, mas não chega a preocupar, sempre chego a essa velocidade ou mais em ultrapassagens, e não sinto insegurança. Se a sua estiver a ponto de vc sentir que não tá legal, não insista não... rssss mas já fui a 175 pra testar, o motor bate forte mesmo! Trepidação nessa velocidade não tem jeito, chacoalha mesmo!

E como vc disse que o antigo dono derrubou a moto, solte as bengalas das mesas dianteiras e reaperte. Pode ser que tenham ficado desalinhadas, e vc soltando elas voltam ao normal. Não precisa tirar, só afrouxar, alinhar as duas e reapertar. E qual pneu está usando?

Leonardo13
06/11/2012, 12:18 AM
troca de óleo, e alinhamento e balanceamento de roda.
Só isso resolve !!!

Polenta
06/11/2012, 12:27 AM
Opa cara a ums 15 dias atras quase tomei um rola na Trabalhadores...120...130...140......e começou a sair da mão...Nunca tinha me acontecido isso...
Cheguei no Trabalho xingando a moto e tals...quando fui embora pneu FURADO......
Resultado da quase perda da "mão" Pneus MURCHOS......

Paul Barrett
06/11/2012, 12:49 AM
Qual furou Polenta? Que câmara estava usando, que pneu... e se furou com prego, essas coisas... Vai trocar por câmara nova?

Jonas
06/11/2012, 04:33 AM
Quando eu tinha a minha xt, andando sozinho ela tambem balançava, isso a uns 150 km, mais notei que quando andava com minha esposa nessa mesma velocidade, a moto era bem mais estavel.
Acho que a xt gosta de peso kkkkkk.

Brunoas182
06/11/2012, 07:54 AM
PEDRO...

Ja deu pra vc perceber que o que aconteceu com sua XT não é normal... Procure dar uma revisada nos itens que o pessoal disse e vmos rodar...

A minha XT não tem Bolha, e ela começa com o shymmy dependendo muito das condições do vento, se estiver sem muito vento, vc pode enrolar o cabo que ela vai sem shymmar...

Ando sempre a 120km/h, e 140/150/160km/h em algumas ultrapassagens, cheguei a andar por uns 80km a 150km/h e nada se shymmy, soh a pressão do vento no capacete msm...kkkkk

Janickgers
06/11/2012, 12:40 PM
Rolamento inferior da caixa de direção com "calos". Certeza!

xUcRo!
06/11/2012, 03:33 PM
A minha acontece isso com 150 km/h pra cima, sem garupa. Acredito ser normal (não é?).
Com garupa, já fui a mais de 175 km/h e foi absolutamente normal, sem querer me derrubar. O peso segura.

Mateus Zanella
06/11/2012, 03:44 PM
Quando eu tinha a minha xt, andando sozinho ela tambem balançava, isso a uns 150 km, mais notei que quando andava com minha esposa nessa mesma velocidade, a moto era bem mais estavel.
Acho que a xt gosta de peso kkkkkk.

Comigo acontece a mesma coisa, com a minha namorada ela fica bem comportada! Mas com certeza é o óleo, alinhamento e balanceamento

alex biazotto
06/11/2012, 09:48 PM
ola amigo tive o mesmo problema q o seu, quando atingia altas velocidades parecia q a moto se tornava um touro bravo q queria me derrubar, o guidão queria pular da minha mão,

Entao descobri q o defeito da minha moto era o pneu traseiro q estava meia vida, mais como não era o original tinha ficado quadrado.
coloquei um pneu usado e resolvi meu poblema.

para andar acima de 140kmh na xt 660 por ela nao ser uma moto muito alta ela vai balançar um pouco, mais muito pouco,normal das 660e e das 600 tbm.
com a bolha original quando estou com garupa consigo andar em altas velocidades sem poblemas de instabilidade, mais quando estou sozinho faço uma leve inclinaçao para frente, atras da bolha para uma melhor estabilidade em altas velocidades.

Pedro Junior
12/11/2012, 07:27 PM
ae feras! agradeço a todas que estao me ajudando...

peço desculpas pela demora , eh que queimou minha fonte do pc e só agora consegui arrumar...

entao...

a Bolha eh sim a ORiGINAL!

os pneus sao marca Rinaldi...(sei que nao sao uma primeira linha, mas achei relatos aki no forum de pessoas elogiando o pneu, dizendo que nao causa instabilidade)comprei ela com esses pneus.

minha suspensao dianteira esta no mais alto..e minha traseira esta no mais macio!

so atingi essa velocidade sozinho...ate agora nao peguei estrada com garupa...

minha roda dianteira jah foi balançeada...tem 2 pesos de chumbo nas raias dela! vo mandar re-balançear o mais rapido possivel...

sobre a troca do oleo...acham melhor leva na concessionaria ? tem uma oficina de motos perto de casa...nunca fiz nenhum serviço lah..mas soh vejo os cara mechendo em moto boa...

e o oleo a ser usado? esse motul 15w nao eh muito grosso? ? padrao original 10w ou o 15w? em uso urbano qual eh melhor? eu rodo 70% cidade e 30% estrada...(da dó da moto, vocaçao estradeira e uso ela pra ir pro serviço..)

e outro detalhe..qnd der uma abaixada na suspensao dianteira...como vou saber que abaixei os dois lados exatamente igual? tem alguma marca na bengala que nao apareçe com

ela estando na posiçao mais alta? ou eh na régua mesmo?kk

vio galera..eu quero deixar a moto redondinha porque pretendo começar a cair mais na estrada...mas eu uso a moto de modo bem cauteloso...difiçilmente..com ela toda ajustada ou nao eu mantenho velocidades superiores a 120km/h...só se for uma estrada muito boa e se eu jah conheçer o trajeto muito bem...gosto de andar suave...
o que eu quero fazer eh ter uma moto que caso eu presise andar a 160 ela nao vai tentar me tirar de cima dela..

obrigado de novo a todos!

Paul Barrett
13/11/2012, 12:37 AM
Pedro, experimenta ir ajustando a traseira grau a grau e verificando qual fica melhor.... o óleo não exatamente em concessionária, mas óleo de primeira, Motul por exemplo. Se achar que mais dura vai ficar melhor, use o 15W, senão o original 10W. Tem que trocar de vez em quando...

Pra abaixar a suspensão dianteira via bengala, é régua mesmo, e não dá pra abaixar muito por causa do guidon... pega nele. Não mexeria nisso, não adianta muito.

Rinaldi não é o supra sumo em se falando de pneus pra XT, tente um outro pra ver se melhora...

Pedro Junior
13/11/2012, 06:13 PM
tranquilo...vo mudar a regulagem da suspensao traseira e usar o 10w mesmo..pelo que pesquisei o 15w eh usado mais em XTX...

posto o resultado assim que puder testar ela!

vlw bro!

Leonardo13
13/11/2012, 08:01 PM
Mas ja fez o balanceamento das rodas, só isso ja resolve dependendo do caso, nem todas XT vem com o pneu balanceado das CC a moto do chico saiu zero assim, depois de balancear e trocar o oleo acabou o problema, na minha a mesma coisa !!!

Pedro Junior
28/12/2012, 10:44 AM
Galera...como havia dito...assim que fizesse as modificaçoes postaria o resutado aki...

Troquei o oléo da bengala...o oléo saiu preto....e fedido pra c****.....

coloquei o motul 10w....

nao mexi em mais nada..nem na altura...nem na regulagem da suspensao traseira...esta na mais macia...

resultado...somente com troca do oleo jah consegui um excelente resultado...150km/h sozinho..sem peso...de peito aberto....a moto nao shymmou..nem pensou em shymmar....pelo que ouvi falar a xt se comporta melhor com peso..entao acredito que qnd estiver com garupa e bau com carga o resultado seja melhor ainda...

mas como nao pretendo andar acima dos 120 entao pra mim a moto jah esta perfeita!

e detalhe que continuo com os pneus Rinaldi que vieram com a moto...

abraço galera valeu!

Paul Barrett
30/12/2012, 03:36 AM
Valeu pela informação Pedro, ajuda muito saber as soluções para os problemas... e agora vai mexendo na traseira, achando a regulagem ideal pro seu uso... com garupa e carga não é indicada a regulagem mais macia.

Geralmente esses problemas de shimmy são consequência de um ou mais fatores desses... óleo, pneus, calibragem, balanceamento...

Neto e Carol
04/01/2013, 03:54 PM
Já percebi isso tbém, eu fui de monte verde para rio claro na minha moto, aqui em monte verde nada funciona direito e como eu saí de madrugada, o posto estava fechado e eu não calibrei os pneus (coisa que eu deveria ter feito na noite anterior), bem, fui sozinho sem bagagem nenhuma, devia ter parado no primeiro posto para calibrar os pneus da moto, mas não, sou motociclista experiente, dei uma olhada por cima do guidão para dar uma conferida no pneu, e toquei pra rio claro, passando por limeira fui ultrapassar um caminhão, dei 140 nela.... aveeee mariiiiiaaaaaaaa, tomei um shime, abriu até a pulseira do meu relógio o coração veio parar na boca, porque até então eu estava indo numa média de 110k/h, bem tirei a mão, me recuperei do susto, fiquei p*** da vida pois saí de uma GSX-R 1100, tenho moto desde os 12 anos de idade hj tenho 38, e nunca tinha passado por isso, na volta de rio claro pra monte verde - mg, minha esposa veio junto, vim com 20 kilos em cada alforge lateral, uns 10 no bauleto eu 110kg, minha esposa 58kg, na saída de rio claro abasteci e calibrei os pneus, para minha surpresa o pneu dianteiro estava bem baixo, (uso sirac 90/90/21 e 130/80/17) peguei a estrada com a patroa, 100km, nas decidas 110km, numa reta eu dei uma forçadinha chegou a 120km/h e nada de balançar, de repente eu e a patroa levamos um susto, um idiota em uma bmw gs 650 com uma mulher na garupa, me cortou pela direita o guidão dele passou mais ou menos uns 30 cm de distância do meu, e me passando ele chamou na seta.....

Irresponsavelmente fui apertando minha xtzona até chegar perto dele, ele ultrapassava de qualquer jeito, costurava, parecia motoboy em são paulo indo tirar a mãe da zona....passado uns 15 minutos eu e ele ficamos lado a lado atrás de um caminhão ultrapassando um outro caminhão, qdo o caminhão saiu da nossa frente, eu estava na esquerda, fiz questão de esperar, e aceleramos junto, e pasmem xtzão largou a bmw pra trás, sussegadinho, qdo ví eu estava a 157km/h a xtezona não balançou nada, a única coisa que fodeu foi o cutucão da patroa nas costelas, pra eu parar de acelerar, (100% certa)kkkkkkkkk, após essa intrépida jornada, sentei no alpendre da minha casa, aqui em monte verde, dando amendoim para os esquilos que frequentemente me visitam, olhei para minha xtzona e pensei:

"SUA SAFADONA, VOCÊ GOSTA DE PESO NO LOMBO E PNEUS CALIBRADOS NÉ!!!!!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

TIRANDO A BRINCADEIRA, EU COMO VETERANO EM CIMA DE MOTO, POR CAUSA DE EXCESSO DE CONFIANÇA MINHA, NÃO CALIBREI OS PNEUS NA SAÍDA, EU PODIA TER ME MATADO E TER LEVADO MAIS ALGUÉM QUE EU AMO JUNTO....

Então vamos lá.... vai cair na estrada, calibre os pneus, confira e lubrifique a relação, óleo do motor, e sempre, sempre cautela, nunca saia para testar sua moto na primeira tocada, ande primeiro com ela, veja como os freios respondem, como a aceleração responde, VÁ AOS POUCOS ATÉ QUE VC TENHA CONFIANÇA NELA E depois acelere pra valer.....

Excesso de confiança e curiosidade mataram o galo!!!

AbraçOs a todos....

Tikim
05/01/2013, 10:32 PM
Já percebi isso tbém, eu fui de monte verde para rio claro na minha moto, aqui em monte verde nada funciona direito e como eu saí de madrugada, o posto estava fechado e eu não calibrei os pneus (coisa que eu deveria ter feito na noite anterior), bem, fui sozinho sem bagagem nenhuma, devia ter parado no primeiro posto para calibrar os pneus da moto, mas não, sou motociclista experiente, dei uma olhada por cima do guidão para dar uma conferida no pneu, e toquei pra rio claro, passando por limeira fui ultrapassar um caminhão, dei 140 nela.... aveeee mariiiiiaaaaaaaa, tomei um shime, abriu até a pulseira do meu relógio o coração veio parar na boca, porque até então eu estava indo numa média de 110k/h, bem tirei a mão, me recuperei do susto, fiquei p*** da vida pois saí de uma GSX-R 1100, tenho moto desde os 12 anos de idade hj tenho 38, e nunca tinha passado por isso, na volta de rio claro pra monte verde - mg, minha esposa veio junto, vim com 20 kilos em cada alforge lateral, uns 10 no bauleto eu 110kg, minha esposa 58kg, na saída de rio claro abasteci e calibrei os pneus, para minha surpresa o pneu dianteiro estava bem baixo, (uso sirac 90/90/21 e 130/80/17) peguei a estrada com a patroa, 100km, nas decidas 110km, numa reta eu dei uma forçadinha chegou a 120km/h e nada de balançar, de repente eu e a patroa levamos um susto, um idiota em uma bmw gs 650 com uma mulher na garupa, me cortou pela direita o guidão dele passou mais ou menos uns 30 cm de distância do meu, e me passando ele chamou na seta.....

Irresponsavelmente fui apertando minha xtzona até chegar perto dele, ele ultrapassava de qualquer jeito, costurava, parecia motoboy em são paulo indo tirar a mãe da zona....passado uns 15 minutos eu e ele ficamos lado a lado atrás de um caminhão ultrapassando um outro caminhão, qdo o caminhão saiu da nossa frente, eu estava na esquerda, fiz questão de esperar, e aceleramos junto, e pasmem xtzão largou a bmw pra trás, sussegadinho, qdo ví eu estava a 157km/h a xtezona não balançou nada, a única coisa que fodeu foi o cutucão da patroa nas costelas, pra eu parar de acelerar, (100% certa)kkkkkkkkk, após essa intrépida jornada, sentei no alpendre da minha casa, aqui em monte verde, dando amendoim para os esquilos que frequentemente me visitam, olhei para minha xtzona e pensei:

"SUA SAFADONA, VOCÊ GOSTA DE PESO NO LOMBO E PNEUS CALIBRADOS NÉ!!!!!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

TIRANDO A BRINCADEIRA, EU COMO VETERANO EM CIMA DE MOTO, POR CAUSA DE EXCESSO DE CONFIANÇA MINHA, NÃO CALIBREI OS PNEUS NA SAÍDA, EU PODIA TER ME MATADO E TER LEVADO MAIS ALGUÉM QUE EU AMO JUNTO....

Então vamos lá.... vai cair na estrada, calibre os pneus, confira e lubrifique a relação, óleo do motor, e sempre, sempre cautela, nunca saia para testar sua moto na primeira tocada, ande primeiro com ela, veja como os freios respondem, como a aceleração responde, VÁ AOS POUCOS ATÉ QUE VC TENHA CONFIANÇA NELA E depois acelere pra valer.....

Excesso de confiança e curiosidade mataram o galo!!!

AbraçOs a todos....

Aí Neto realmente a sua dica é válida, as vezes queremos dar um rolê mas esquecemos de nos atentar a detalhes básicos nas motocas, detalhes esses que como vc mesmo disse pode ser perigoso até d+ senão for verificado.

Em relação ao cara te ultrapassar pela direita e te "chamar" na seta rs caralho véi eu ultrapassava ele e ainda dava "dois tiros" com a motoca rs, to bricando, rapaz não entre na onda desses malacabados que acham que "pilotam" moto não, se ele está com pressa deixe ele ir...você tem um trator nas mãos não precisa provar nada pra ninguém não....mas a BMW tava amarrada hein pq ela tem 2 cavalos a mais do que a XT...mas enfim..curta a viagem....Abraço.

Pedro Junior
07/01/2013, 10:04 PM
verdade cara........depois de ler bastante conteudo aqui no forum eu coloquei uma corrente reserva no bauleto...umas ferramentinhas extras que podem fazer diferença...akeles spray de reparar pneus....isso fora a bagagem...por onde vc vai ir..qual melhor caminho.....é tanta coisa pra pensar que acabamos esquecendo de detalher basicos como a calibragem..jah fui umas par de vez pra chacara e nem olhei a calibragem...sem contar que aumenta o consumo de combustivel e dos proprios pneus...
Mas é isso ae..agora o negocio eh fazer um check-in antes de cair na estrada...hehe
abraço!

João Toledo
22/11/2016, 12:51 AM
Compra uma moto trail e quer andar a 150 km, loucura essa moto não tem aerodinâmica para andar em alta velocidade, se a moto começar a shimar você está ralado

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Tikim
22/11/2016, 08:19 AM
Compra uma moto trail e quer andar a 150 km, loucura essa moto não tem aerodinâmica para andar em alta velocidade, se a moto começar a shimar você está ralado

Pá de ouro ressuscitou um tópico de 3 anos atrás rs

João Toledo
15/12/2016, 11:25 PM
Motos trail tem curso longo na suspensão dianteira, em velocidade se bater em uma pedra, ondulação, buracos, ou pneu perder a pressão de repente e ela começar a shimar não tem mesas e braços para segurar a torção das bengalas, piloto moto a 40 anos e infelizmente já perdi muitos amigos por exceder o limite de segurança da moto e piloto, quer pilotar por muito tempo e ter história prá contar quando ficar idoso, não passe de seus limites e da moto, sem contar que em onde circulamos com nossas magrelas não estamos sozinhos, sempre tem os sustos e imprevistos e as vezes pode ter consequências que não queremos nem em sonhos,, minha moto é uma XT660R ano 2015, um abraço

João Toledo
30/01/2017, 03:38 PM
Abaixar a frente da XT660R se pegar um areião pela frente tá ralado, aconteceu comigo abaixei 30 mm a frente e me ferrei, pois a roda dianteira vai ter mais peso