PDA

Ver Versão Completa : Luz do neutro no painel da XT660R

Marcos Freire
05/11/2012, 01:47 PM
Ocorre que a 3 dias minha moto fica dando mau contato na luz de neutro no painel, com isto ela não dá partida (Nem que a vaca tussa), tenho que fazer uma manha que é apertar a embreagem. Já aconteceu isto com alguém. Socorrrrrrro!!!!:

Paul Barrett
05/11/2012, 02:10 PM
Marcos, dá uma verificada nos contatos do interruptor do descanso lateral. Não sei se tem a ver uma coisa com a outra, mas é também um sistema que impede a partida, e se estiver com problemas pode impedir a partida sim (cheio de água por ex.). O contato que indica o neutro no câmbio é mais complicado... mas pode verificar o que envia os dados pra ECU.

Quem pode te dar uma luz profissional no assunto é o Barah.

VRG
05/11/2012, 04:21 PM
Além de conferir o que disse o Paul,

Observa no fio que vai perto do pinhão se não há sinal de quebra.

A foto abaixo é da XT 600, não sei se na 660 é igual.

http://img864.imageshack.us/img864/9859/25022012444.jpg

RFerreira
05/11/2012, 10:08 PM
Marcos, já vi este mesmo problema com um amigo, fiz os testes com um multímetro e verifiquei que a chave de neutro (neutral switch), que fica ao lado do pedal de troca de marcha, estava com defeito, trocamos e voltou a funcionar normalmente, outro detalhe, caso não seja a chave, verifique se a fiação está em bom estado, caso não tenha habilidade e conhecimento técnico leve ao bom eletricista para verificar. Agora, se for brincar de mecânico, baixe o manual técnico (Service Manual) da XT660, tem aqui no site para baixa e boa sorte.

weligton1000rr
01/08/2013, 12:18 AM
galera to com um prob bem parecido porem a minha liga normal so acende a luz do neutro toda vez q aciono a embreagem

Leonardo13
01/08/2013, 02:03 PM
Vish isso esta parecendo curto!!

homemmistico
10/08/2013, 02:56 PM
puts também to com esse problema a moto nao liga na neutra se o pezinho estiver abaixado e aluz do neutro nao acende nem fudendo ...

a minha so esta ligando na neutra se apertar a embreagem e sem o pezinho de apoio abaixado ...
se nao for o fio do neutro que vai próximo ao passador de macha oq pode ser ?

Gus Maua
12/08/2013, 12:53 PM
a minha acendo o neutro se eu viro a chave, e a chave de corte do motor estiver acionada, assim acende a luz N, porém quando eu desaciono a chave de corte do motor pra poder liga-la, a luz N apaga, mas a moto liga, ela acende novamente acionando a embreagem, mas a moto liga e funciona normalmente, só tá meio esquisito mesmo essa luz...a unica coisa q fiz foi verificar o sensor do descanco,mas me parece tudo normal...inton-se...vou levar pra fazer uma revisao e uma lavagem descente nela...e ver oq acontece...

homemmistico
12/08/2013, 02:15 PM
Caramba pessoal ajuda ai a resolver esse problema ...

homemmistico
14/08/2013, 12:35 PM
up...:cool:

Soueu
14/08/2013, 12:43 PM
Experimente fazer o diagnóstico pelo painel para ver se aparece algul erro.
O procedimento está aqui :

http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660&highlight=diagnostico

No manual de serviços e de montagem, também tem o procedimento e números e equivalencias (esses manuais também tem aqui no XT 660 net)

homemmistico
14/08/2013, 07:04 PM
entao eu vi o roteiro de giagnostico ta no diag 21 off a luz de neutro agora so nao sei como muda ... fala que é com o botao vermelho que muda mas eu aperto e nao consgo mudar para on

Soueu
14/08/2013, 08:42 PM
Botão vermelho= start engine

Guidão : No manete esquerdo (da embreagem) há um sensor, verifique os estado dele, se os contatos estão limpos e se está funcionando
Imagens para referencia :
http://img444.imageshack.us/img444/7651/manete2.jpg

Willian Neves
05/10/2014, 10:04 PM
Olá Pessoal...

Estou com minha moto de enfeite na Garagem desde de Dezembro, e esta semana ao tentar ligar ela para não deixar motor muito tempo parado, Notei que Luz indicador do Neutro não acendia indicando um mau contato, logo vim aqui fazer uma busca pois me recordava de já terem comentado este assunto aqui:

Hoje Cevei meu chimarrão e fiz alguns procedimentos:

1ª Tirei o protetor do pinha (tampa) e verifiquei que o fio que conecta ao parafusinho Philipis não estava muito apertado,movimentei ele com ponta da chave e a luz do Neutro pisco, achei que tinha encontrado problema, mas não, Tirei a tampinha branca presa por dois Alem chave 4mm limpei tudo e não encontrei nada de anormal, Montei novamente.

Tomei mais uns Mates e fui denovo

2º Tirei o sensor do cavalete descanso lateral Abri limpei os contatos, estiquei aquela molinha, contudo não avia sinais de oxidação por umidade, apenas sujeira do roça roça por funcionamento, Montei novamente e nada de Luz do Neutro acender..

Tomei mais uns mates....

3 º Com descanso recolhido apertei na embreagem e apertava o sensor do descanso lateral, e escutava um Tecle tecle de tipo de relé em baixo do banco..."Plin"

Tomei mais dois ou três mates e me lembrei do básico...

4º Abri o banco fui direto na caixa dos fusível do Parking, e apos remover e limpar com WD 40 inseri novamente o mesmo fusível no lugar, e a Luz verde acendeu forte na mesma hora, fiz diversos outros testes e ela não apagou mais...

Resumo Se acontecer com vez inciem pelo Fusível, se não der certo, sensor do pezinho e por ultimo o que fica atrás do pinhão que é banhado a óleo e teoricamente é o ultimo a incomodar, Sugiro ainda verifificar onde o fio entra para dentro do sensor no descanso lateral que a capa preta do chico pode ficar fora da borracha entrando água..deve ser bom colocar silicone e banhar com WD 40 dentro.

Detalhe minha outra XT rodou comigo por bons e maus caminhos por mais de 70 mil km... e nunca acendeu uma luz ou teve qual quer mau contato, porém nunca ficou tanto tempo parada como a esta nova que tem apenas de 35 mil km de três viagens mais de 90 % de asfalto, nunca fez uma trilha ou atravessou um rio,

Mas assim como a água moto parada também cria bicho... vou revisar toda e vender...

Ps terminei de tomar meu chimarrão feliz...

Grande abraço a todos

Leão
05/10/2014, 10:13 PM
Bah!!! Taí porque tomamos CHIMARRÃO!!!

Obrigado Willian.

Fabricio_JLLE
08/10/2014, 01:27 PM
Bom relato William, compartilhando conhecimento aprendemos 2 vezes.

kelder
11/02/2016, 02:48 PM
Olá Pessoal...

Estou com minha moto de enfeite na Garagem desde de Dezembro, e esta semana ao tentar ligar ela para não deixar motor muito tempo parado, Notei que Luz indicador do Neutro não acendia indicando um mau contato, logo vim aqui fazer uma busca pois me recordava de já terem comentado este assunto aqui:

Hoje Cevei meu chimarrão e fiz alguns procedimentos:

1ª Tirei o protetor do pinha (tampa) e verifiquei que o fio que conecta ao parafusinho Philipis não estava muito apertado,movimentei ele com ponta da chave e a luz do Neutro pisco, achei que tinha encontrado problema, mas não, Tirei a tampinha branca presa por dois Alem chave 4mm limpei tudo e não encontrei nada de anormal, Montei novamente.

Tomei mais uns Mates e fui denovo

2º Tirei o sensor do cavalete descanso lateral Abri limpei os contatos, estiquei aquela molinha, contudo não avia sinais de oxidação por umidade, apenas sujeira do roça roça por funcionamento, Montei novamente e nada de Luz do Neutro acender..

Tomei mais uns mates....

3 º Com descanso recolhido apertei na embreagem e apertava o sensor do descanso lateral, e escutava um Tecle tecle de tipo de relé em baixo do banco..."Plin"

Tomei mais dois ou três mates e me lembrei do básico...

4º Abri o banco fui direto na caixa dos fusível do Parking, e apos remover e limpar com WD 40 inseri novamente o mesmo fusível no lugar, e a Luz verde acendeu forte na mesma hora, fiz diversos outros testes e ela não apagou mais...

Resumo Se acontecer com vez inciem pelo Fusível, se não der certo, sensor do pezinho e por ultimo o que fica atrás do pinhão que é banhado a óleo e teoricamente é o ultimo a incomodar, Sugiro ainda verifificar onde o fio entra para dentro do sensor no descanso lateral que a capa preta do chico pode ficar fora da borracha entrando água..deve ser bom colocar silicone e banhar com WD 40 dentro.

Detalhe minha outra XT rodou comigo por bons e maus caminhos por mais de 70 mil km... e nunca acendeu uma luz ou teve qual quer mau contato, porém nunca ficou tanto tempo parada como a esta nova que tem apenas de 35 mil km de três viagens mais de 90 % de asfalto, nunca fez uma trilha ou atravessou um rio,

Mas assim como a água moto parada também cria bicho... vou revisar toda e vender...

Ps terminei de tomar meu chimarrão feliz...

Grande abraço a todos

vlw irmão! meu neutro estava dando umas osciladas, limpei o fusível e ficou SHOW! obrigado mesmo!