PDA

Ver Versão Completa : Dúvida na autonomia da XT660R

fihitsu
27/05/2012, 01:00 PM
Bom dia.
Galera sou novo proprietario da xtr, por enqto nada de viagens, só dei algumas voltinha dentro da cidade mesmo, usando na maioria das vezes somente a 2 marcha, andando em um ritmo bem tranquilo.
Tinha completado o tanque dela com a gasolina V-Power da Shell, e agora já acendeu o led do "reserva", e andei somente 110 quilômetro.
Ou seja o tanque tem capacidade para 15l, sendo 5 reserva "por favor me corrigem se eu estiver errado", quer dizer que rodei somente 110 quilômetro com 10 litros de gasolina que da uma média mais o menos de 11Km/l.

"obs: ela esta com 25mil quilometro rodados, todas revisões feitas na Yamaha, peças e manutenções em dia.

Ai que está minha dúvida, isso é normal?
Dicas e sugestões serão bem vindas.
obg, abraços!!

***BQN***
27/05/2012, 01:14 PM
Fihitsu, bom dia!

Com certeza tem alguma coisa errada aí. Nunca ouvi falar de uma XT fazer 11km/l...ainda mais andando devagar como vc comentou. Era prá ser o contrário...fazer mais que 20km/l.

A maioria das XT fazem uma média entre 19 e 20km/l. Dê uma olhada nesse tópico e tire algumas dúvidas: http://xt660.com.br/showthread.php?81-Consumo-XT-660-KM-Litro

Abraço!

Claus.SS
27/05/2012, 01:16 PM
Olá!!!

A minha XT660R, com 6 mil Km, faz em média 18 km/l em ritmo forte. Se ando em ritmo mais tranquilo ela rende até 21 km/l.

Abraços.

Marcelo DP
27/05/2012, 01:23 PM
Sugestão. Faça a média de consumo novamente, se der 11 km por litro outra vez não tenha mais dúvidas tem algo errado. Procure um mecânico de confiança.

Gabriel Garcia
27/05/2012, 01:34 PM
Deve ter acontecido algum erro.
Vc andou mais qnnts kilometros na reserva?
Pq as vezes ela acende e logo apaga.
E já completou o tanque de novo e viu quantos litros coube?

A minha ultima media foi 19,6km/l

fihitsu
27/05/2012, 01:38 PM
Fiquei preocupado, mas agora ligando a XT, o led reserva não acendeu, dei uma balançada na moto para escutar o barulho da gasolina no tanque e parece estar um pouco a baixo da metade do tanque. "Acho quando eu parei ela com a inclinação do descanso ativou o led do reserva". Acho que está normal mesmo. "tomara hehe"
Mas para confirmar mesmo é só fazendo a media de consumo novamente como o Marcelo falou.
Obrigado galera , vlw BQN irei olhar o tópico.

Barah
27/05/2012, 01:39 PM
Encha o tanque até o combustível aparecer na parte debaixo do bocal, aquela parte cheia de furos: quando acender a luz da reserva quer dizer foram gastos 10 litros de combustível.

Faça esse controle por algumas vezes e saberá qual a média de km/l... no seu ritmo é normal média de 20 km/l, aproveita e vai rodar com a motoca senão o combustível evapora no tanque :vlw_1:

Marcio Miranda
27/05/2012, 01:51 PM
Bom, vamos separar os problemas:
Aconselho você a encher o tanque exatamente até a tela, zerar o hodômetro parcial e rodar normal. Após uns 100km ou 150km encher novamente o tanque exatamente no nível anterior e dividir o Km que estiver marcando pela quantidade de gasolina que entrou no tanque, com isso você saberá o consumo real dela. este consumo dificilmente será inferior a 16km/l.
Fazendo isso você vai descobrir se o consumo está realmente alto ou a reserva está atuando antes do tempo.
Pode acontecer da luz acender mas apagar logo em seguida dependendo da inclinação da moto dai dá a falsa idéia de que ela entrou na reserva de 5 litros restantes.

fihitsu
27/05/2012, 01:58 PM
a sim obrigado, valeu pela dica pessoal, esclareceram minhas dúvidas, irei fazer o teste e estarei mencionando aqui para vocês, abraços.

Wellerson
27/05/2012, 07:43 PM
Fihitsu, quando está PRÓXIMO da reserva e a moto fica em declive a luz da reserva acende, é normal que nesse caso ela acenda intermitentemente. Se a luz ficar acessa por um bom tempo, aí sim você terá aproximadamente 5 litros no tanque.

Abs.

fihitsu
27/05/2012, 07:56 PM
Percebi isto mesmo Wellerson, dpois andei mais um pouco e o reserva não acendeu, vivendo e aprendendo com amigos daqui o/
abs.

Andres
27/05/2012, 08:03 PM
As vezes pode ser o filtro de óleo que está na hora de trocar, já aconteceu comigo tb.

Rafael Gimenes
27/05/2012, 08:07 PM
a minha xt com 4mil km faz entre 19 e 22 andando relativamento forte.

fihitsu
27/05/2012, 08:43 PM
Espero que a minha faça isso tbm Rafael!

Otom
28/05/2012, 05:22 PM
Brother, deve ser pq vc anda com o motor em alta rotação, pois usar apenas duas marchas é o que acontece.
Abraço.

fihitsu
03/06/2012, 07:25 PM
Boa noite galera, fiz o teste novamente e deu para rodar 208Km antes de chegar no reserva, deu uma média d 20~21Km/l
Estou muito satisfeito, andando em um ritmo normal, as vezes algumas esticadinhas hehe.
Abraços!!!

Ricardo73
03/06/2012, 09:52 PM
hoje rodei 235km com 11,5L aredondando média de 20,5km/l velocidade 130/110 km/h

fihitsu
04/06/2012, 07:27 PM
hoje rodei 235km com 11,5L aredondando média de 20,5km/l velocidade 130/110 km/h

Bom eim, usa qual gasolina? estou usando a a V-Power da Shell estou gostando:o
Essa semana irei levar a XT para yamaha, para tirar uma dúvida, ou talvez resolver um probleminha, esta estalando quando troco de marcha, e como sou novo com a Xtzona estou achando q o motor esta fazendo um barulho diferente tbm, bom irei ver com os mecânicos... deixar meu Tratorzão mais filé ainda ;D.
Abraços

Markones
06/06/2012, 11:06 AM
Acho que não tem como comparar. Mas a minha Xt 600 , faz média de 21,9 km/l , 20 km/l , 22km/l. Cheguei a andar uma vez 285 km (com reserva) e depois abasteci.

Primeira viagem dela um pouco mais longa, ela pediu reserva com 220 km = = == 10,5 litros - 4,5 reserva = 15 litros no total.
Eu andando sozinho, em 110 km/h essa era a média e meu amigo com outra XT 600, fez quase a mesma cooisa, mas ele estava com garupa.

Capeto
08/06/2012, 02:41 PM
A minha está fazendo 18km/l na estrada rodando numa média de uns 110km/h e 15,5km/l rodando numa média de uns 140km/h

wesleiluish
11/07/2017, 10:24 AM
Bom dia, sou novo por aqui, e novo com a moto também, gostaria de saber quantos kms posso fazer na reserva até quaaase acabar a gasolina, resumindo, do momento que acende a luz da reserva até que acabe a gasolina ? Desde já agradeço!

Ruy
11/07/2017, 12:05 PM
Bom dia, sou novo por aqui, e novo com a moto também, gostaria de saber quantos kms posso fazer na reserva até quaaase acabar a gasolina, resumindo, do momento que acende a luz da reserva até que acabe a gasolina ? Desde já agradeço!

Caro wesleiluish.

Bem vindo ao Fórum, inicialmente recomendo você fazer sua apresentação à galera, neste tópico >> http://xt660.com.br/forumdisplay.php?44-Apresenta%E7%F5es

Quanto à sua dúvida.
Teoricamente, a reserva do tanque da XT deve ter 5 litros, o que resultaria em cerca de 95 km de percurso (dependendo da tocada, que influi no consumo). As XTs tem autonomia de 18 a 21 km/L.
Porém, é preciso ter certeza de que, quando a luz acende, tem realmente 5 litros ainda no tanque; pois podem haver variações.
Se quiser saber realmente quanto a sua moto faz com a reserva, o teste é andar até acabar (lógico: leve um pouco de combustível em um recipiente).
Porém, a XT varia bem o consumo conforme a tocada, em viagens com o cabo enrolado ela vai fazer 18. Em tocadas de 100 km/h, vai chegar nos 21. Na cidade, com trânsito tipo anda e para, o consumo vai ser muito alto. O melhor é não abusar da reserva.

A técnica que uso em viagens, para não correr risco de pane seca é a seguinte:

1 - Considero que a moto tem autonomia total de 285 km.
2 - Toda vez que abasteço eu zero o Trip pequeno e é por ele que acompanho o gasto do combustível.
3 - Se estiver rodando por estradas reconhecidamente cheias de postos eu até deixo acender a luz para abastecer e fazer menos paradas.
4 - Se estiver em estradas mais arriscadas, abasteço quando aparece um posto e o Trip já se aproxima dos 200 km.

Abraço!

MB86
11/07/2017, 12:19 PM
Minha média geralmente varia entre 19 e 21km/L.
Tive uma unica situação que andei o tempo todo praticamente na estrada de cabo enrolado mesmo de 150, 160 pra cima e ai ela fez 15km/L...
Acho que a sua não esta muito certa não haha

Tikim
12/07/2017, 09:32 AM
Minha média geralmente varia entre 19 e 21km/L.
Tive uma unica situação que andei o tempo todo praticamente na estrada de cabo enrolado mesmo de 150, 160 pra cima e ai ela fez 15km/L...
Acho que a sua não esta muito certa não haha

Minha mão também não deve estar certa, estou na minha 2º XT e nunca fiz mais de 17km/L, aliás só uma vez, uma ÚNICA vez kkkk fez 18km/L eu pensei que o marcador tinha dado problema kkkkkkk...minha média é 15KM/L na cidade e geralmente 16Km/L na rodovia, sempre escrevo isso já desencanei em ser econômico na XT o negócio é çççuuullerraaaaaaaaaaa não tenho mão pesada quando peso a mão ela faz 13KM/L :D

MB86
12/07/2017, 09:37 AM
Tikim andando a 120/130km/h consigo fazer 19 - 19.5 km/l.... mas se fica andando cabo enrolado é brabo... só sendo sócio de posto dai... kkk

Tikim
13/07/2017, 09:27 AM
kkkkk..não sou sócio rs mas sério não ando de cabo enrolado sempre rs mas tá bão ter uma moto dessa e ficar encanado com a gasosa não rola mas que a minha bebe ... ixi bebe viu kkk

Tomás Stringhini
13/07/2017, 02:59 PM
Já fiz 24km/L na estrada andando a 80-100km/h de média como já fiz 12km/L andando só dentro da cidade (serra, com muito semáforo, parando em toda esquina. Tirei essa média depois de rodar pouco mais de 70km). Minha média fica em 19-21 em 90% dos abastecimentos. Isso me dá autonomia de 200km até entrar na reserva e mais uns 80km na reserva. Evito sempre que possível andar na reserva pois não é bom forçar a bomba de combustível. Acendeu a luz da reserva, no máximo 20km eu abasteço.

MB86
13/07/2017, 03:12 PM
Já fiz 24km/L na estrada andando a 80-100km/h de média como já fiz 12km/L andando só dentro da cidade (serra, com muito semáforo, parando em toda esquina. Tirei essa média depois de rodar pouco mais de 70km). Minha média fica em 19-21 em 90% dos abastecimentos. Isso me dá autonomia de 200km até entrar na reserva e mais uns 80km na reserva. Evito sempre que possível andar na reserva pois não é bom forçar a bomba de combustível. Acendeu a luz da reserva, no máximo 20km eu abasteço.

Na maciota já fiz 85km na reserva sem ficar a pé, mas também tava no cheiro só quase...

welber
14/07/2017, 12:29 PM
Acho que nao se deve confiar nos 5lts da reserva, pois a minha, assim que a reserva acende, ja cheguei colocar 11 11,3lts! Se o tanque é 15lts, minha reserva estaria com 4lts ou menos.

luiz_
15/07/2017, 03:51 PM

praticamente as mesmas médias que a minha

xt660r 2015 com 16k km. filtro de ar e vela trocados com 13k km. rodando na cidade faço 15km/l e na estrada entre 19 e 22.5 sempre entre 115~~140. as vezes com umas estilingadas.

uso bolha alta da criativa, pneus com 29~~29 psi.
gasolina aditivada.

fiz uns testes com podium e as médias foram iguais a aditivada. a diferença é a qualidade da gasosa, com menos álcool e enxofre.

normalmente na estrada rodo mais ou menos 200km quando entra na reserva e vou abastecer.

faço o acompanhamento das médias pelo app drivvo

Oliveira
16/07/2017, 10:12 PM
Ontem fui para a Serra do Corvo do Branco. Quem já foi lá sabe, subidas íngremes até o talo, estradas muito ruins, crateras de meteoros (rs).. Fiz 21km/l, tocada pesada, subida e mais subida, com garupa e mochila pesada.

Tikim
18/07/2017, 01:47 PM
Ontem fui para a Serra do Corvo do Branco. Quem já foi lá sabe, subidas íngremes até o talo, estradas muito ruins, crateras de meteoros (rs).. Fiz 21km/l, tocada pesada, subida e mais subida, com garupa e mochila pesada.

Putz 21km/L numa subida com Serra o dia que minha XT fizer 20km/L eu abro um novo tópico aqui falando EUREKA eu consegui rs ... sei lá o gás aqui em MG deve ser ruim tb mas não culpo só a gasosa não a mão direita no acelerador óbvio que sempre será o principal ofensor.

SamuelR32
18/07/2017, 03:47 PM
Essa serra é pra ogro mesmo. Passei la com minha ex XT660 e com a patroa na garupa. Fiz 20 km/l aquele dia. Foi a primeira vez que vi a ventoinha dela ficar ligada após desligar a moto. A estrada no pé da serra estava horrível. Estava em obras. Subi chovendo e com neblina. Não consegui apreciar a paisagem mas na próxima se eu tiver sorte vou pegar ela com céu limpo. Só que agora de Transalp não vai ser tão gostoso igual subir de XT. Menos suspensão e mais pesada.

Billygran
20/07/2017, 12:03 PM
A minha faz 20 por litro normalmente, hoje mesmo vindo pro trabalho ela pegou reserva, tinha rodado 205km, sempre achei o consumo tranquilo e tenho a mão pesada.
minha falcon (que era carburada) bebia bem mais.

SamuelR32
20/07/2017, 12:20 PM
A minha faz 20 por litro normalmente, hoje mesmo vindo pro trabalho ela pegou reserva, tinha rodado 205km, sempre achei o consumo tranquilo e tenho a mão pesada.
minha falcon (que era carburada) bebia bem mais.
Tive uma Falcon e fazia de 18 a 22 km/l. Lembro que ia de Treze Tilias a Lages, 200 km. Chegava la e pegava a reserva.

Oliveira
23/07/2017, 02:36 PM
Putz 21km/L numa subida com Serra o dia que minha XT fizer 20km/L eu abro um novo tópico aqui falando EUREKA eu consegui rs ... sei lá o gás aqui em MG deve ser ruim tb mas não culpo só a gasosa não a mão direita no acelerador óbvio que sempre será o principal ofensor.

Se eu te disser que fui lá com um amigo, batendo pega direto, e que a moto dele é uma Honda CBR 600R.. Tive que aloprar a xt66 para conseguir acompanhar ele, e mesmo assim o resultado foi mais de 21km/l... Mas é aquilo né, minha xt está 100% revisada, troquei TUDO, ate a tampa do radiador é nova!!

Oliveira
23/07/2017, 03:10 PM
Essa serra é pra ogro mesmo. Passei la com minha ex XT660 e com a patroa na garupa. Fiz 20 km/l aquele dia. Foi a primeira vez que vi a ventoinha dela ficar ligada após desligar a moto. A estrada no pé da serra estava horrível. Estava em obras. Subi chovendo e com neblina. Não consegui apreciar a paisagem mas na próxima se eu tiver sorte vou pegar ela com céu limpo. Só que agora de Transalp não vai ser tão gostoso igual subir de XT. Menos suspensão e mais pesada.

Nem vá por agora então...a estrada esta muito ruim, muito. Perigo lá é 100% do tempo. E na volta encarei a descida da Serra do Corvo Branco pelo lado oposto da subida.. A vista é deslumbrante porém não é muito indicado fazê la próximo do pôr do sol.. Tem umas curvas la que errou a mão é saco preto, vela branca.